* todas as sextas, directamente de Angola, Sá abandona o seu lugar cativo à mesa da Tasca e toma conta da cozinha!
UM JANTAR PREVISÍVEL
No Sábado passado fui jantar com dois amigos que já não via há mais de 3 anos e que hoje trabalham na mesma empresa fazendo, esporadicamente, uns clientes em Angola. Um é andrade e o outro lampião. É dessa forma que serão identificados no resto do texto.
Primeiro, o mais importante: a conta foi dividida pelos 3. Os meus amigos, que estão cá em Angola de passagem, ainda tentaram descartar-se à dolorosa mas eu mandei-os pó caralho. Talvez sejam ainda efeitos dos últimos clássico e derby. É a vida. Se calhar, noutras circunstâncias até teria pago a conta. Mas como o Sporting está num rumo diferente, achei que também eu deveria comportar-me como tal. E por isso, cada um pagou o que comeu.
O lampião pediu lagosta, quiçá convencido de que eu lhe iria bancar o jantar, e o andrade quis ficar com a factura total para incluir nas despesas de estadia. Sorri. Pequenas coisas que ajudam a demonstrar o porquê de serem dos clubes que são.
Depois de cerca de 20 minutos a falar sobre as nossas vidas profissionais, o assunto acabou, obviamente, em futebol. E eu já sabia disso, por isso é que marquei o jantar num restaurante cujo dono é um sportinguista doente como eu. Não que eu precisasse de algum tipo de “backup” em argumentação futeboleira, mas apenas porque gosto ter sempre a opção de os pôrr a dormir com qualquer coisa, em caso de estupidez aguda. Não foi preciso.
O tema começou com os elogios da praxe. “Epa! O teu Sporting está se a aguentar!”. Sorri (sorrir foi das coisas que mais fiz durante este jantar). Descodifiquei a coisa facilmente. O que eles queriam dizer era: “Se nos deixamos dormir, os lagartos passam-nos à frente!”. Ao que eu respondi que achava que o porto tinha a pior equipa dos últimos anos e que o benfica era um barril de pólvora, prestes a rebentar. “Pois, mas chegámos para vocês!”. Sorri novamente. E porquê? Porque confirmei imediatamente que estamos no bom caminho. “Chegar para nós” passou a ser a medida do sucesso destes meus amigos, quiçá para esconder os desaires na Champions e a irregularidade exibicional na Liga. Não lhes respondi porque sabia que iríamos voltar a isto, mais ou menos na altura em que eles não tivessem mais argumentos para continuar um outro qualquer tema relacionado com os nossos clubes que na altura estivéssemos a discutir. Sabia perfeitamente que o “Chegámos para vocês” iria surgir novamente. E resolvi poupar as munições.
Começámos com o derby. “Grande jogo!”, “Aquilo é que foi um derby!” foram as frases do meu amigo lampião. Ao que eu respondi que sim, tinha sido um jogo intenso mas, por exemplo, em nada superior ao 5-3 de há uns anos atrás. Estava a começar a preparar o terreno. Ao que ele, obviamente que não concordou. E eu insisti, dizendo que nesse jogo, os golos foram mais bonitos, a incerteza foi maior e…não houve gamanço. “Pronto, sempre a queixarem-se!” foi a resposta que obtive. E já estava à espera. Respondi que não eram queixas, simplesmente factos. E a discussão andou uns 15/20 minutos nisto, a falar de lances reais, linhas de fora-de-jogo, unicórnios, elfos, duendes e outras fantasias do sempre criativo cérebro vermelho… O normal. O andrade acompanhou isto de forma tranquila mandando sempre um bitaite….imagine-se….
Depois de um bate-boca intenso, onde o lampião quis, à força toda, que eu admitisse que o árbitro errou para os dois lados, rematei com uma pergunta muito simples: “Que achaste da nomeação?” Silêncio, durante 4/5 segundos. E depois o contra ataque, dizendo que um árbitro pode perfeitamente ter clube. E eu concordei. Mas voltei a insistir. E o lampião voltou a desviar-se do assunto, falando em proençadas e outras coisas do género. O habitual. O andrade, esse, mantinha-se calado e a ouvir.
Passámos ao de leve pelo clássico. Não houve grande discussão. Admiti que a vitória do porto foi justa, não houve grandes polémicas mas que continuava a achar que o porto estava mais fraco fundamentando com o resultado em Belém. Ele concordou mas sem antes dizer que eram mais fortes do que nós. O tal “Chegámos para vocês!” disfarçado com outras palavras. Falámos também dos Casuals e contei a minha versão do que se passou. Claro que o andrade não acreditou e falou das imagens que correram o país. Chegou onde eu queria. E perguntei se ele viu algum daqueles elementos a agredir alguém por iniciativa própria. “Então não vi???” Não, não viste, pensei eu. Mas não valia a pena. Aconselhei apenas a ver novamente o vídeo ou as imagens.
Por fim, o andrade disse, com todo o seu ar de superioridade, para ter cuidado com este presidente. E aqui, confesso, comecei a enervar-me. “Cuidado porquê? Por nos ter tirado da banca rota? Por nos ter colocado a discutir o título com vocês os dois? Por não vos ser subserviente?”. E vai ele, e diz que não, que é por ser populista. Ao que o lampião, que estava fora da conversa, acordou subitamente e corroborou com o andrade. “Sim, ele é um populista que e vai acabar com o teu clube!”. Sorri novamente. Quando um andrade e um lampião tentam arranjar um defeito para colocar no nosso presidente e saem-se com um…”populista”…só posso concluir que há ali uns resquícios de inveja e, mais importante, que estamos a fazer bem o nosso trabalho. E não me fiquei. Respondi que antes ser populista do que corrupto ou traficante. E a conversa descambou durante uns minutos. Sabia que íamos chegar a este ponto e resolvi ser eu a provocar. Já tínhamos comido, bebido e estava na hora de ir embora. O dono do restaurante, de passagem, dá-me uma pancadinha no ombro e sorri para mim. Provavelmente estava a ouvir.
Pagámos, despedimo-nos e….voltei ao restaurante que estava já vazio e quase a fechar para beber um digestivo com o dono. Aquelas quase 2 horas foram tempo perdido e precisava de estar entre os meus. Senti imediatamente o calor sportinguista do dono mal voltei a entrar no restaurante: “É isso, pá! É fodê-los a todos!” seguido de um “Tira lá dois whiskys!” dirigido ao rapaz do bar. E aqui já não houve sorrisos. Houve cumplicidade e sinceridade: “Cabrões, pensam que são superiores, mas daqui não levam nada!”. E ficámos mais uma hora nisto, a falar do “ganda ponta de lança” que fomos buscar, do “armário do Selimáne”, do “presidente com colhões”, da “discrição do Inácio”, da “competência do Jardim”, enfim….do GRANDE SPORTING. Mais uns whiskys no bucho (a conversa estava tão boa que perdi a conta), despedi-me do dono do restaurante com a promessa de lhe trazer uma camisola personalizada para o filho quando fosse a Lisboa e fui-me embora.
Saí de lá revigorado. Cuma cadela do caralho também. Mas, sobretudo, revigorado. Estar entre sportinguistas é estar entre os nossos. É partilharmos de um sentimento genuíno e de um orgulho enorme pelas cores que defendemos. Sentimento esse que se demonstra nos mais pequenos gestos, como uma frase, uma pancadinha no ombro ou oferecer uns copos a um irmão. Esta última hora vai ser a única coisa que vou recordar deste jantar. Porque o resto era previsível.
22 Novembro, 2013 at 14:45
Ganda bacalhau Sá!! Também eu noto o mesmo nas conversas que tenho com esses “adeptos”. Curiosamente, eate ano o meu chefe, mega-lampião, está mais contido. Efeitos do melão da época passada certamente mas que irá ser temporário, creio. Porque lhes está no sangue a soberba, a cagança e a ignorância. Quanto aos bimbos, são lamps azuis e está tudo dito.
22 Novembro, 2013 at 14:47
off-trópicos:
foda-se, acabei de almoçar um belo dum bitoque, com um fantástico tintol numa tasca de Braga (não como a nossa!) cheia de cachecóis do braga e estava a ver as noticias a dizerem que o Braga vai na 4ª derrota consecutiva e gritei bem alto:” porra, isto é que é o 3º grande!?” aha ha ha ha …
….entretanto é preciso dizer que este é um dos dias mais felizes do ano: é sexta feira, é dia de 13º mês, a Liga voltou, está um frio do caralho mas um sol lindo, o Sporting é lindo, o ROnaldo é o Maior, estou a ouvir uma grande malha hipnótica dos Swans, a seguir vou ouvir os Deafheaven, estou “ligeiramente ébrio” e só me apetecia estar em Alvalade a gritar O SPORTING É O NOSSO GRANDE AMOR!!!!!!! SPORTING!! TU FAZES PARTE DA MINHA VIDA!!! GRITEM CARALHO!!! VAMOS ABANAR ESTA MERDA!!!!! VIVA O SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTIIIINNGA!!!!!
22 Novembro, 2013 at 20:37
É bem Mister!
22 Novembro, 2013 at 14:53
Ja falaram com Bruno Carvalho … tudo encaminhado 🙂
http://desporto.sapo.pt/futebol/liga_espanhola/artigo/2013/11/22/galllardo_messi_vai_deixar_o_b.html
22 Novembro, 2013 at 15:04
NÃO!! o meu sonho é que CR7 acabe a carreira no Sporting! estou a imaginar o gajo no Aeroporto, coroado como o melhor jogador de sempre da História do Futebol, com milhares de adeptos do Sporting, pentacampeão de Futebol , a receber Crsitiano Ronaldo. E o nosso Filho Pródigo a dizer: EU ESTOU AQUI! VOLTEI À MINHA CASA DE SONHO!!!
http://www.youtube.com/watch?v=RWyVhIBmdGw
Dream House (Deafheaven):
22 Novembro, 2013 at 14:55
Chlap chlap chlap
Muito bom, adorei o texto.
22 Novembro, 2013 at 15:16
Converge. se tivesses aviado uma bela bacalhoada acompanhado que um belo verde tinto (por ex. Ponte de Lima) ficavas a gritar pelo nosso Grande Amor até às 22h de Domingo! ehehhe. Abraços Leoninos.
22 Novembro, 2013 at 15:34
Lion, ponte de lima é aqui ao Lado. temos que combinar uma janta!!!:)
22 Novembro, 2013 at 15:20
Sá, vê lá se abres a pestana e descobres por aí mais uns “Dinis” para o nosso SPORTING!
22 Novembro, 2013 at 15:22
Dá mais gosto falar com um cão do que com um lampião!
22 Novembro, 2013 at 15:39
“NA RUA, NO ESTÁDIO ONDE FOR A DEFENDER O NOSSO GRANDE AMOR!
NO ESTRANGEIRO OU EM PORTUGAL NÓS SOMOS A CURVA SEM IGUAL!…”
Parabéns Sá pelo excelente texto que permite que a maioria de nós se identifique com ele. Mas, e estou a falar a sério, também existem benfiquistas e portistas inteligentes e honestos…e estão “assustados/preocupados” com este Sporting!
22 Novembro, 2013 at 15:42
Só faltavam as baratas na Tasca…
22 Novembro, 2013 at 15:47
COMANDANTE CHE CR7!
22 Novembro, 2013 at 16:05
Ao filho da puta aí de cima:
No teu caso é o contrário. Os resultados é que interessam, a forma como os conseguem é que são pormenores. E já agora…gostava de saber que resultados são esses. Porque o único que vislumbro é o aumento da venda do melão.
E sabes o que é o mais ridículo? É que nem a roubar ganham merda alguma. Vocês são tipo o ladrão que assalta a ourivesaria, limpa tudo, foge de carro e depois pára no café ao pé da esquadra para almoçar. E é apanhado. Já os corruptos (e tu nem sequer tens o direito de usar essa palavra) é o gatuno que assalta a ourivesaria ao pé da esquadra, limpa tudo, foge de carro, tudo nas barbas da polícia, e quem leva com as culpas é o ladrão anterior.
Agora vai bater uma canhola a pensar no Eusébio.
22 Novembro, 2013 at 16:36
Sá nao estragues o teu texto a responder a este gajo.
Responder é dar lhe importância. Passa por cima, passa em grande.
Abraço
22 Novembro, 2013 at 16:15
Alguém me pode dizer como devo fazer para colocar aqui o meu avatar?
Desde já um obg.
22 Novembro, 2013 at 16:23
http://wordpress.com/
22 Novembro, 2013 at 16:24
Mais uma vez – obrigado
22 Novembro, 2013 at 16:33
Meus, é a Revolução Leonina!
Ao ataque contra a corrupção do futebol português!
Ao ataque ao sedentarismo da bipolarização do Futebol Português!
AO ATAQUE! COMANDANTE PATRICIO!
AO ATAQUE! COMANDANTE ADRIEN!
AO ATAQUE! COMANDANTE MONTERO!
AO ATAQUE! COMANDANTE SLIMANI!
AO ATAQUE! COMANDANTE LEONARDO!
AO ATAQUE! COMANDANTE BRUNO!
POWER TO TASCA!!! ISTO É A REVOLUÇÃO LEONINA!!
FUCK YOU! WE WONT DO WHAT YOU TELL US!!
http://www.youtube.com/watch?v=EgWP3Qbg2NU
22 Novembro, 2013 at 18:14
Um dos meus clássicos favoritos num dos meus antros de eleição na juventude: Johnny Guitar! Era a puta da loucura!
22 Novembro, 2013 at 17:27
Um OFF aqui para não cosnporcar o Post do atletismo.
“O técnico do Sporting, Leonardo Jardim, garantiu, esta sexta-feira, que nesta altura está satisfeito em Alvalade e que não pensa em ser selecionador.” in A Bosta
Mas estes filhas da puta são estupidos ou simplemente comem merda.
…estão com foméca, venham aqui ao tasco… caralho!
22 Novembro, 2013 at 17:56
Como eu gosto de vir à Tasca! Fodasse agora to em casa! Discutir bola numa tasca bate tudo! Como eu entendo o Sá, tentar explicar um palácio a burros é impossível! Quando falo com alguns lamps aqui no trabalho vêem sempre com a história inventada pela imprensa dos golos do Montero em fora de jogo principalmente do jogo de Alvalade. Respondo sempre:
Vão pó caralho! O Montero quando marcou estava em jogo. O Cardozo tava ? E o pênalti contra o Rio Ave branqueado pela imprensa ? Respondem logo:
Nesse jogo não jogaram nada!
Como se essa merda fosse condição para ganhar!
Querem calar-nos ?
Vão pó caralho!
Como disse nuns posts atrás:
Essa merda com o Bruno acabou!
Tão com medo ?
Tenham calma que ainda não viram nada! O melhor está para vir!
E Sá, já não vou aí há dois anos, agora tem sido mais Moçambique, mas imagino que seja igual Luanda a Maputo. Somos grandes em África e vamos ser maiores ainda. Fodasse que orgulho eu tive quando ao jantar o empregado da Tasca em Maputo disse:
Sr. João olhe aqui! E eu incrédulo olhei! Por baixo da farda do restaurante tinha a camisola do GRANDE vestida!!
Não é preciso dizer que quando voltei lá à duas semanas o meti a chorar com a camisola do Montero!!
Somos grandes em qualquer lado do mundo!
22 Novembro, 2013 at 18:08
Grande Sá!
Não ficou nada no prato;-)
Até sexta.
S.L.
22 Novembro, 2013 at 18:21
Para quem tem amigos andrades e lampiões, o teu texto Sá , não podia estar mais assertivo, só passando pelo mesmo para compreender como ambos se apoiam quando ao lado têm um Sportinguista com a energia suficiente para lhes foder os cornos !
Dá-lhe Sá !
22 Novembro, 2013 at 18:39
Grande Sá. Como eu te compreendo, com pai e irmãos todos do benfica podes imaginar como tenho calo nestas discussões!
22 Novembro, 2013 at 18:52
granda posta do Sá!
agora está na hora de despachar, para ir apoiar o GRANDE no futsal!
SL
22 Novembro, 2013 at 19:21
Boa estreia do (Gomes) SA.
Fico a espera da proxima sexta, para novo repasto leonino.
Eles nao tem argumentos, so repetem as mentiras (ou inverdades) que ouvem na CS, com os seus oculos azuis ou vermelhos.
BdC e perigoso sim, para eles.
BdC e populista, porque fala e age como NOS.
O Porto e o Benfica chegou para nos sim. Com ajudinha do arbitro, e com o triplo do orcamento. Vamos ver no final do ano.
Mas no final fazem-se as contas.
Deixa-os estrabuchar. Tem medo, porque sabem que o VERDADEIRO LEAO esta de volta.
SL
22 Novembro, 2013 at 20:24
S
22 Novembro, 2013 at 20:33
Sá, acho que foram 2 horas perdidas, conversar bola com esses atrasados mentais, só pode dar nisso (tempo perdido), só consigo discutir bola com adeptos do grande Sporting.
Em relação aos outros merdosos, acho que o silêncio é o melhor caminho, mas confesso que o ” é fode-los a todos” também não é mau.
Sexta há mais.
SL
22 Novembro, 2013 at 20:41
Chef Sá…all in!
22 Novembro, 2013 at 21:09
Estou a aqui a deliciar-me na Tasca com o belo do bacalhau à gomes de Sá , a ouvir/ver na TV o Futsal e a ler este belo texto que descreve na perfeição o bom que é “estar entre os nossos”. É este o espírito que espero encontrar sempre que vier à Tasca mesmo que, em certos momentos, as opiniões difiram de uns para os outros.
Afinal de contas estamos aqui todos unidos por uma razão… O NOSSO GRANDE AMOR
E agora… aproveitar o intervalo no Futsal para o café e um cigarrinho lá fora…
23 Novembro, 2013 at 0:06
Este prato estava divinal! Está-se tão bem nesta tasca que vou cometer uma loucura.
CHERBA, UMA RODADA PARA ESTA GENTE TODA! PAGO EU.
23 Novembro, 2013 at 21:02
Em Angola em cada dez pessoas, 9 são do SPORT LISBOA E BENFICA !!! E cá para mim depois dos whiskes foste praticar o teu desporto favorito : levar no cú ! É das poucas vezes que perdes o ar de superioridade que pensas ter. E se for com um caralhão de um preto na boca e outro no cu nem te lembras do zmerding, só pedes mais, estás entre os teus!