às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
Sim, o letreiro diz que é às quartas, mas foram vários os candidatos a ocupar a cozinha. A receita do Paulo ficou a marinar, de ontem para hoje, para ganhar mais sabor.
O tema, esse, remete-nos para mais uma hipocrisia do nosso futebol. A propósito da piada (de bom ou de mau gosto, pode discutir-se, mas nada mais do que uma piada, parece-me) feita por Bruno de Carvalho sobre as cores da nossa bandeira (a mesma que o presidente da república hasteou ao contrário), houve uma espécie de movimento de indignação.
Como o Paulo bem, diz, não vimos ninguém indignar-se com a quase ausência de verde nos equipamentos da selecção. E, acrescento, eu que jeito deu esta indignação, numa altura em que o presidente dos encarnados (olha, que coincidência na cor), é notícia por, ao que parece, ter pregado um valente calote, de 17 milhões, ao estado português.
A Propósito de uma Bandeira, by Paulo
O presidente do Sporting Clube de Portugal, terá dito, disse, que os problemas do País se resolviam tirando o vermelho da bandeira de Portugal.
Está o caldo entornado. Há falta de outro assunto para lhe apontarem o dedo, a indignação seletiva tem percorrido os diversos fóruns e redes sociais e encontrou também expressão (alguma) na comunicação social.
O tom é sempre o mesmo. O homem, o Presidente eleito do Sporting Clube de Portugal, Bruno de Carvalho é um homem perigoso e diz coisas perigosas.
A primeira interpretação da maioria, foi a de que no calor da noite, no meio de sportinguistas, o homem excedeu-se e conotando o vermelho com o benfica, estaria a dar um toque brejeiro e acintoso aos nossos maiores adversários lisboetas. Não digo que não tenha sido essa a ideia (não acredito), mas se foi é errada porque os nossos problemas não são apenas as equipas que equipam de vermelho. Uma segunda interpretação, mais elaborada, remete-nos para o simbolismo das cores, e introduz algum peso político às palavras de Bruno de Carvalho. Para a maioria das pessoas o verde simboliza a esperança num futuro melhor e, o vermelho, o sofrimento para o alcançar. Com sinceridade confesso não saber se é esta também a ideia do Presidente do clube. Terá de ser ele a explicar.
Mas … a bandeira existe. É linda, é a bandeira representativa da Presidência da Republica, é oficial e portanto não é nenhuma heresia uma bandeira sem o escarlate (a verdadeira designação do “vermelho” no batente). Mas se nos queremos agarrar ao simbolismo e, remetendo novamente a conversa para o futebol e para a vida do clube, que é onde verdadeiramente a conversa deve ficar, experimentem fazer uma pesquisa no Google sobre “Selecção Nacional de Futebol”, cliquem em imagens e …. procurem o verde.
Será que estes anos todos temos sido ofendidos pela omissão descarada das nossas cores das camisolas da equipa que nos representa a todos? Será que o vermelho do sofrimento não seria mais feliz substituído pelo verde da esperança? Será que este problema só existe agora porque a alguns tudo é permitido e a outros se deve apontar o dedo ao mínimo exagero (sim concedo)? Onde andou a indignação daqueles que agora apontam o dedo?
Já toda a gente percebeu o mais importante. O Presidente do Sporting Clube de Portugal, este Presidente, tem um estilo próprio, não é apenas mais um, para desgraça de muitos adversários … desportivos, opinadores e outros atores do mundo futebolístico. Se se gosta ou não gosta do estilo é conversa de taberna e aceita-se em tascos como este. Lá fora ele é e será o nosso Presidente. Só nos resta a nós, sportinguistas, vestir a camisola, a 12, e recomendar a todos carbonato de di-hidróxido de alumínio e sódio.
E claro ter hasteada, sempre, em lugar cimeiro e central sempre com a bandeira do clube ao seu lado direito, a … verde-rubra, a nossa Bandeira Nacional “… bipartida verticalmente em duas cores fundamentais, verde escuro e escarlate, ficando o verde do lado da tralha. Ao centro, e sobreposto à união das duas cores, terá o escudo das Armas Nacionais, orlado de branco e assentando sobre a esfera armilar manuelina, em amarelo e avivada de negro…”
Um grande abraço ao taberneiro e a todos os clientes do tasco.
Viva Portugal, Viva o Sporting Clube de Portugal.
28 Novembro, 2013 at 17:39
O que eu sei é que os filhos da puta hipócritas de merda que andam por aí a pedir prisão (LOL) para o Presidente do Sporting, são a mesma escumalha de hipócritas que assobia para o ar quando o assunto toca nos 17 MILHÕES de € que o ORELHAS burlou ao BPN e que agora todos temos que pagar!
E é assim que se vê as prioridades e estrutura moral dessa gente. Não têm princípios nem vergonha na puta da cara.
E são tão burros ao fazer isso, que acabam por dar razão ao Presidente do Sporting:
-Se os cabeçudos do Carnide fossem para Marte, teríamos um país bem melhor, mais saudável e mais produtivo.
28 Novembro, 2013 at 19:03
Mário Soares espezinhou a mesma bandeira que agora é causa de tanta celeuma. Isso sim, é desrespeitar a bandeira. E nunca foi responsabilizado por isso. E depois de ter ocupado vários cargos governamentais, veio a ser por 2 vezes Presidente da República que instituiu a dita bandeira.
Não se esqueçam que em 1910 Portugal já tinha bandeira. A Bandeira Nacional ostentou umas cores que representavam a nação havia muitos séculos, e sem que tivesse havido consulta popular (ou qualquer outra) foi substituída por esta que agora está a fazer com alguns se mostrem ofendidos por algo que B. de Carvalho disse numa reunião de sportinguistas e num determinado contexto.
Ele não desrespeitou a bandeira. Quem a hasteou virada ao contrário no 5 de Outubro (deliberadamente para envergonhar o actual Chefe de Estado) ou quem a espezinhou em Londres perante os jornais, esses sim, desrespeitaram-na e a tudo o que ela é suposto representar.
De resto, todos nós temos o direito de não gostar do dito estandarte. E ninguém se pode ofender, porque pelos vistos esses símbolos (à luz do que aconteceu em 1910, quando se provou que o que era sagrado deixou de o ser) podem ser mudados sem perguntar a opinião a ninguém.
Alçada Batista teve a honestidade de dizer numa ocasião que o Hino Nacional (outro dos símbolos que mudou em 1910: era um e passou a ser outro) estava desactualizado, e devia ser revisto, e não foi preso por causa disso, nem foi alvo de petições públicas. Por falar nisso, por que não se faz uma petição pública para exigir que o Estado não perdoe ao LFV a enorme dívida que tinha para com o BPN? isso é que nos afecta a todos.
Eu não desrespeito a bandeira, nem o hino nacional, mas tenho direito a não gostar. E considero-me MUITO patriota.
Viva o Sporting, e Viva Portugal!!
28 Novembro, 2013 at 19:52
« O regime [da I República] está, na verdade, expresso naquele ignóbil trapo que, imposto por uma reduzidíssima minoria de esfarrapados morais, nos serve de bandeira nacional — trapo contrário à heráldica e à estética, porque duas cores se justapõem sem intervenção de um metal e porque é a mais feia coisa que se pode inventar em cor. Está ali contudo a alma do republicano português — o encarnado do sangue que derramaram e fizeram derramar, o verde da erva de que, por direito mental, devem alimentar-se. »
Vamos banir o FERNANDO PESSOA das aulas de português? Neste trecho ele ofendeu a Bandeira Nacional, os Salgueiristas e os Sportinguistas!
28 Novembro, 2013 at 20:32
McLovin em grande.
Mais palavras para quê…
28 Novembro, 2013 at 22:24
Gostei desse Salgueiros revisitado: “Eu, um humilde filho das ervas…”
“Ó pá, então és grilo!”
“Ah, fdp, que te vou f… e é já!”
(E lá se acabou a AG salgueirista, com toda a gente à pancada)
29 Novembro, 2013 at 23:21
McLovin on fire!!!
Foda-se, nesta Tasca-se invoca-se Fernando Pessoa! E não é em vão! E em estado sóbrio!
28 Novembro, 2013 at 20:09
Esta indignação selectiva, como bem referes, afecta lampiões e anti-Bruno de Caravalho, onde se incluem bogues de merda como o A Norte de Alvalade, ou cromos como Dias da Cunha para quem ainda é difícil não ver um incompetente a liderar o clube…como ele o foi.
28 Novembro, 2013 at 20:41
Há mto tempo q já tinha reparado na ausencia do verde no equipamento da selecção Portuguesa.
Faz mto bem em colocar a questão. É sinal q ainda há quem ande de olhos bem abertos.
PS – O cacifo era do crlh, mas na Tasca tá-se mta bem tb!!!
28 Novembro, 2013 at 22:02
Vou já marcar lugar para o almoço de dia 8/12 em Vila do Conde, antes do jogo com o Gil…… O que será que o perigoso terrorista do BdC vai dizer desta vez?
Eles estão cheios de medo! E eu rio-me para Caralho.
Bom post Paulo
Sai um Rakia de Melão (bebida tradicional da terra dos ….vics)
28 Novembro, 2013 at 23:27
O que vai acontecer nesse dia em Vila do Conde LionTrip?conta-me,sff!é que eu sou de Vila do Conde e nesse dia irei a Barcelos apoiar o Grande Sporting!
SL
29 Novembro, 2013 at 7:47
Cá vai.. SL
Caro(a) Sportinguista,
No próximo dia 8 de Dezembro, a partir das 12:00, vai ter lugar no Restaurante Aquário (http://www.aquarioeventos.com) – Vila do Conde – um Almoço Sportinguista organizado pelo Solar do Norte em parceria com o Núcleo Sportinguista de Vila do Conde.
Preço p/ pessoa: 15 €
Convidados:
Dr. Bruno de Carvalho (Presidente do Sporting Clube de Portugal)
Augusto Inácio (Diretor do Departamento Futebol Sénior)
Eng. Gilberto Borges (Presidente da Secção Autónoma de Hóquei em Patins do Sporting Clube de Portugal) – a aguardar confirmação
João Nuno Coelho (Autor do livro “Memórias de Peyroteo”) – a aguardar confirmação
Plantel Sénior de Futebol – Equipa B
BILHETES GIL VICENTE x SPORTING CP
Neste almoço, que antecede o jogo com o Gil Vicente, com início marcado para as 16:45, será também possível adquirir o seu bilhete (divulgação do preço e abertura de reservas em breve).
::CLIQUE AQUI E FAÇA JÁ A SUA RESERVA::
NOTA: AS RESERVAS SÓ SE TORNAM EFETIVAS APÓS PAGAMENTO ANTECIPADO POR TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA/DEPÓSITO E ENVIO DE CÓPIA DO COMPROVATIVO POR EMAIL PARA: [email protected]
BANCO BPI
NIB: 0010-0000-22922550001-68
Saudações Leoninas
Solar do Norte
29 Novembro, 2013 at 13:25
Muito obrigado Lion Trip,sei bem onde fica o Aquário…estarei lá então!
SL
28 Novembro, 2013 at 23:56
Acho que a piada foi uma piada dita num contexto de um jantar de Sportinguistas. Nao achei grande piada, na verdade, e ainda gostaria de saber exatamente o que passou na cabeca do Presidente. Mas só por curiosidade, porque é uma tempestade num copo de água, por todas as razoes já explicadas.
Apenas acrescento que nao creio que tenha sido de propósito, mas como alguém disse acima, tem o benefício de desviar atencao dos jogadores e da equipa técnica, e isto é um benefício real.
Quanto ás virgens ofendidas: é normal. Estranho, seria o oposto. A principal motivacao dos jornaleiros nestes casos, continuo a acreditar, nao é clubismo mas sim autopreservacao.
A bandeira portuguesa, para todos os que aqui aparecem, é e sempre foi a verde e vermelha. Dizer que a da presidencia da república é toda verde e isso legitima a piadola, para mim é desonestidade intelectual.
O equipamento da selecao devia respeitar a bandeira, em primeiro lugar, e ser mais criativo, nem que seja apenas para vender mais equipamentos. O alternativo branco, com a cruz, é lindo. O principal é aborrecido. Eu adorava aquele da ardidas, com os calcoes verdes, e 3 riscas nos ombros e calcoes.
Acho muito boa esta estratégia de aproximacao dos núcleos, com estes almocos antes dos jogos fora. É apenas mais um exemplo da lideranca tomada pelo Bruno de Carvalho. Espero que hajam mais solucoes que encorajem os Sportinguistas espalhados pelo país a virem a Alvalade. Fiquei muito desapontado com esta estatística:
http://www.ligaportugal.pt/oou/estatisticas/espectadores/clube#jogo
…porque acreditava mesmo que tínhamos as maiores assistencias.
29 Novembro, 2013 at 3:56
Ainda a propósito de bandeiras, selecções e coiso e tal… Deparei-me com isto … http://camaroteleonino.blogs.sapo.pt/633469.html … E recordo-me dos últimos sorteios da Taça da Liga, Taça de Portugal, Campeonato… Enfim, FiF(i)as, Uefas, FPF’s, é tudo farinha do mesmo saco… Um saco onde a corrupção e a ‘verdade desportiva’ (que esta gente nos vende) são cada vez mais uma e a mesma coisa…
SL