Quem é Lewis Enoh?, perguntamos nós, ao saber da contratação do avançado camaronês que vem do Sourense e assina por cinco anos. Sentado numa das mesas da Tasca, o Gazuza atirou «Acerca do Enoh, posso afirmar que o menino é uma máquina, vi jogar o menino três vezes, precisa de trabalho para desenvolver competências, mas o potencial está lá sem dúvida alguma. Avançado forte, com técnica e segundo o registo de nascimento 21 anos. Jogador do Sourense ( distrito de Coimbra ) desde o início da época no Campeonato Nacional de Séniores, foi um dos responsáveis juntamente com Bata ( Sp. Covilhã ) pela subida a época passada do Alcanenense ao CNS» .
Temos, portanto, uma aposta ao estilo da que foi feita com Cissé: muito potencial, para o qual é preciso tempo, arte formadora e paciência. Está visto que o Leonardo gosta de desafios!
Entretanto, o Sporting chegou a acordo com os juniores Yiming Liu, defesa, e Yan Zihao, médio esquerdo, para prolongar o seu vínculo: Yiming Liu ficará até 2019 e Yan Zihao, para já, até 2015, podendo igualmente manter-se-se até 2019. Recorde-se que, nesta altura, Bruno de Carvalho está em viagem pela China e por Macau, sondando potenciais investidores e a possibilidade de expandir a marca Sporting no oriente.
E já que falamos de jovens com potencial, parece que está para chegar ao outro lado da segunda circular um tal de Parziszek, melhor marcador da segunda divisão holandesa. No meio de tanto alarido, algo que já se esperava, uma nota: ao ler Juskowiak a fazer a análise do compatriota, ocorre-me, novamente, a ideia de que aproveitamos pouco os conhecimentos dos nossos ex-jogadores (aqueles que valem a pena, claro) e que, escolhidos a dedo, poderiam ser uma excelente equipa de olheiros espalhados pelo mundo.
5 Dezembro, 2013 at 6:41
Bom dia a todos este avançado e muito bom mas aqui na Holanda estas defesas não são de confiança abrem muitos espaços não da para avaliar um jogador da segunda divisão
Lembro me de muitos avançados que aqui máquinas goleadoras chegam a outros campeonatos e desaparecem
caso mais flagrante Afonso Alves
Sai um café e um pastel de nata saudações leoninas
5 Dezembro, 2013 at 7:07
Wolfswinkel?
5 Dezembro, 2013 at 7:21
Esse ainda marcou por nos marcou mais pelo sporting do que no Utrecht
5 Dezembro, 2013 at 6:51
Pois os meus putos tb jogam aqui na Holanda e o q eu vejo desde os escalões mais baixos é que ninguém os ensina a defender como equipa. Os defesas aqui são duros, dão muita porrada, mas não sabem fazer dobras ou recuar num 1×1 por exemplo.
Cherba, para mim hoje troco o café pelo q serviste há 2 dias atrás ao Ricardo Sampaio. O q quer q tenha sido, fez efeito 😉
5 Dezembro, 2013 at 7:01
Também moras aqui na Holanda ?
5 Dezembro, 2013 at 7:39
Moro em Wassenaar. Trabalho no ESTEC (http://www.esa.int/About_Us/ESTEC)
Os meus putos jogam no Blauw & Zwart (http://www.blauwzwart.nl/)
E tu? Perto de Amsterdão, não é?
5 Dezembro, 2013 at 8:34
Sim em Purmerend e o meu puto joga no fc Purmerend E11 e eu trabalho na gement de Purmerend temos que combinar uma jantarada
5 Dezembro, 2013 at 9:22
Lá mais p/ a primavera, no jogo do título
Q tal?
😉
5 Dezembro, 2013 at 9:37
Esperemos que sim
5 Dezembro, 2013 at 8:32
Wassenaar?! HAHA Granda chinesada que se come no golden fork! Passei um ano do cacete em Leiden!
5 Dezembro, 2013 at 9:18
O chines que jogou na taça de Lisboa é um destes?? Nao era defesa esq.?!?
5 Dezembro, 2013 at 9:31
sim, o Zihao… notei porque tinha jeito, o cabelo duma côr peculiar (ferrugem???) e viu 2 amarelos… joga do lado esquerdo, no meio campo. Se já o adaptaram a defesa, não sei…
5 Dezembro, 2013 at 9:37
Gostei do rapaz, muita garra e não é tosco!
5 Dezembro, 2013 at 18:55
já fazia as 2 posições (pelo que eu vi na altura na ficha do zerozero)
5 Dezembro, 2013 at 10:00
Xiii o Sourense!
(Momento “eu tambem servi no ultramar”)
Sourense e a equipa de Soure, distrito de Coimbra, terra da minha família materna. Uma vez fui c a minha avo (e c uma data de velhotes em excursão) a Portalegre ver o Estrela vs Sourense…
O Sourense, que ja foi treinado por Jose Viterbo, meu vizinho em Coimbra e que me treinou nos infantis da Académica quando eu queria acreditar que a minha carreira gloriosa no mundo do futebol começaria no pelado do campo de Santa Cruz.
Melhor jogador dessa equipa de infantis era um gajo que agora e central, mas que na altura marcava golos a dar com pau: Ze Castro.
Xiiiii… O Sourense! Xiiii… Estou velho!
5 Dezembro, 2013 at 10:09
Tenho um primo que jogou, penso eu, nessa equipa de infantis… Rodrigo Gil Maurício, diz-te alguma coisa?
5 Dezembro, 2013 at 10:22
Epa assim pelo nome não vou la. A memória ja não da para tanto. Lembro-me do Ze Castro e do filho do Vitor Manuel…
5 Dezembro, 2013 at 10:51
O pai dele tinha um restaurante muito conhecido em Coimbra, “O Gil”, onde parava muita malta da Académica nessa altura…
5 Dezembro, 2013 at 12:11
Eheh grandes recordações desse restaurante 😀 Belos jantares de curso!
5 Dezembro, 2013 at 12:28
Infelizmente fechou depois do falecimento há quase ano e meio do meu saudoso Tio, o sr. Gil, que fazia o favor de emprestar o seu carisma a uma casa tão “sui generis”.
Certo que era benfiquista dos 4 costados… mas era um senhor!
Um dos poucos benfas que merecia o meu respeito e admiração… Com tanta merda que aqui fica, tinha de ir tão cedo um grande homem, à conta dum acidente tão estúpido quanto irreparável!
5 Dezembro, 2013 at 12:45
É do Gerry não te lembras? A quem o Mauro(central) partiu a cabeça num treino??
5 Dezembro, 2013 at 10:21
Ao cuidado dos machos de Orthodera novaezealandia aqui do Tasco:
“Há alguns casos de canibalismo sexual conhecidos, como os das viúvas-negras e de outras espécies de aranhas. Também nos louva-a-deus é comum o relato de canibalismo durante ou após a cópula. Esta situação preocupa os investigadores neozelandeses, particularmente porque numa espécie de louva-a-deus, que invadiu a Nova Zelândia vinda da África do Sul, as fêmeas poderão andar a comer os machos da única espécie nativa, conforme reportam na revista Biology Letters.
Os motivos que levam ao canibalismo ainda não são bem conhecidos e poderão ser diferentes consoante a espécie, ou consoante o próprio animal, mas é sempre a fêmea que come o macho, normalmente quando ele se aproxima para o acasalamento. As fêmeas podem comer o macho porque estão esfomeadas, porque o confundem com uma presa, porque são predadoras agressivas ou simplesmente porque determinado macho não lhes interessa.
Para evitarem serem comidos, pelo menos antes de consumarem a cópula, os machos, em geral, têm adoptado várias estratégias, aproximando-se da fêmea cautelosamente ou aproveitando quando ela está distraída a alimentar-se. Para tentarem passar despercebidos, ajuda serem normalmente mais pequenos que elas.
Alguns estudos defendem que enquanto a fêmea louva-a-deus come a cabeça do macho durante o acasalamento, o abdómen do macho mantém a capacidade de introduzir o esperma dentro da fêmea.
Os estudos desenvolvidos em laboratório, pela equipa liderada por Gregory Holwell, da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, têm mostrado que os machos louva-a-deus nativos (Orthodera novaezealandiae) se sentem mais atraídos pelas fêmeas da espécie invasora (Miomantis caffra) do que pelas fêmeas da sua própria espécie. As feromonas sexuais entre as duas espécies poderão apresentar algumas semelhanças, mas as da espécie invasora parecem ser mais eficazes na conquista dos machos.
Numa experiência, que durou 16 horas, e juntou fêmeas e machos de Miomantis caffra e machos de Orthodera novaezealandia e, verificou-se que as fêmeas mataram e comeram 39,1% dos machos da sua espécie, e 68,8% dos machos da outra espécie. “Este estudo demonstra um novo mecanismo de impacto de uma espécie invasora sobre uma espécie nativa: atracção sexual interespécies leva à predação dos machos em contexto de canibalismo sexual”, referem os investigadores.
Na espécie nativa da Nova Zelândia, ao contrário de grande parte das cerca de 2000 espécies de louva-a-deus, nunca foi verificado um comportamento sexual canibal, o que justifica o comportamento ingénuo, que leva muitas vezes à morte dos machos nativos que se aproximam das fêmeas louva-a-deus-sul-africanas (a espécie invasora).
Há investigadores que defendem que os louva-a-deus só apresentam comportamentos de canibalismo sexual quando estão em stress, alvo de experiências sob a luz dos laboratórios ou perturbados com a presença dos observadores na natureza. “Só diz isso uma pessoa que não trabalha realmente com louva-a-deus”, contrapõe ao PÚBLICO Gregory Holwell. “Algumas espécies exibem claramente comportamentos canibais [sexuais] tanto no laboratório como na natureza. E eu já observei canibalismo [sexual] em várias espécies na natureza.”
Os investigadores concluem: “O próximo passo para entender a atracção interespécies e a predação nesta situação passa por desenvolver protocolos experimentais na natureza.”
Tenham medo… muito medo!
Quando pensam que as estão a comer vocês podem acabar comidos…
5 Dezembro, 2013 at 10:37
Cherba, eu disse-te que os rissois estavam marados.
5 Dezembro, 2013 at 10:48
encontrei pelo menos um chapeuzinho de “mushroom” estranho num deles…
http://www.youtube.com/watch?v=vzSRVgF501M
5 Dezembro, 2013 at 10:40
Sim, We… estou preocupado contigo!
Não sei com que Winonas andas metido, mas… mas…
Beware the bitches out there!!!
5 Dezembro, 2013 at 11:15
Não sei o que tas a beber , mas quero do mesmo.
5 Dezembro, 2013 at 11:34
Saké de feijoka da bairrada… mas falamos melhor ali no armazém, ok?!
O We anda a chibar-se em grande e preciso abafar a situação…
É o que dá as Winonas andarem a canibalizar-lhe a libido…
5 Dezembro, 2013 at 11:58
Cá pa mim canibalisaste o Mescal todo 😉
5 Dezembro, 2013 at 10:35
os jogadores que jogam no campeonato holandes são demasiado valorizados… este polaco não deve ser excepção apesar da boa vontade do Jusko. Mesmo o jogador polaco só vale pelo porte físico, tem de aprender outras coisas. Não é nenhum Lewandowski em potencia.
5 Dezembro, 2013 at 10:36
Quem é que mudou o canal do televisor da tasca para o National Geographic?
5 Dezembro, 2013 at 10:53
http://www.youtube.com/watch?v=EDY7HJooJ44
5 Dezembro, 2013 at 10:42
Sem dúvida que podemos e devemos (ou podíamos e devíamos) aproveitar quem passou por cá está por essa Europa (e não só) fora.
Conhecendo o nosso clube, a exigência de ganhar, estar sempre no topo, sabendo que apostamos nos jovens … reforço esta ideia.
Agora, se a nossa equipa B tem portugueses e são de grande potencial, é preciso avaliar muito bem quem vem. Tem de ser mesmo uma promessa.
Off-topic: Fico deliciado com este video …
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Zq3NAERmRKw
5 Dezembro, 2013 at 10:44
um campeonato onde em média cada equipa sofre mais 15 golos que no campeonato português também deve dizer alguma coisa sobre a maneira como os gajos defendem.
5 Dezembro, 2013 at 10:56
Sou a favor destas apostas. Baratas e com um risco muito baixo. Jogador a ser enquadrado na B para comprovar o seu potencial. Se é humilde e tem talento pode ser que seja útil!
Quanto às renovações dos 2 chineses, boas noticias também. O que assinou até 2015 foi o que jogou a lateral esquerdo no torneio de pré-época e deixou excelentes pormenores (na altura ainda com 16 anos!).
Agora uma(s) pergunta(s) a quem acompanhou os juniores no ano passado e está mais por dentro da formação (alô Leão à Solta?): Não faria mais sentido o Mané estar a jogar regularmente na B? O Esgaio ou o Iuri não são mais jogadores atualmente? O Mané parece-me muito verdinho para a A ainda…
5 Dezembro, 2013 at 14:35
Matias, eu também defendo isso. Acho que seria mais “justo” subir primeiro o Esgaio do que o Mané. Não porque o Mané não tenha qualidade para já estar a fazer os seus minutos na equipa A, mas é preciso também estabelecer uma hierarquia nas promoções…
O Esgaio tem já 1 ano e meio de equipa B onde é uma das maiores figuras. Os jogos que, por exemplo, fez o Salomão deviam ter sido feitos pelo Esgaio. Tal como acho que o João Mário já podia ter também os seus minutos em vez de Vítor ou Magrão. Depois admiram-se que os putos desanimem.
Ainda gostava que me explicassem a razão da renovação com o Salomão até aos 30 anos. Só anda lá a ocupar espaço, o Sporting nunca fará um bom negócio com ele, porque com 25 anos anda a jogar na equipa B… Péssimo negócio. Se foi para agradar ao Jorge Mendes para ele pôr o Vítor no Sporting de borla, digo já que até acho que a contratação do Vítor foi totalmente desnecessária e que tínhamos ficado melhores servidos com o André Santos em vez dele, e assim já podíamos ter dispensado o Salomão.
Quanto à contratação do Enoh fico feliz por ele se assumir sportinguista. Não sei se é bom se é mau, mas não me faz espécie nenhuma que ele tenha vindo de divisões inferiores. Há muito talento e por vezes só precisam de uma oportunidade.
Mas atenção, os plantéis querem-se curtos para serem bem trabalhados. E sendo este Enoh um homem de ataque que deverá passar pela equipa B nos próximos tempos, começo a ver já muita malta para o Abel orientar.
Só para PL na equipa B temos Cissé, Betinho e Alexandre Guedes. Um devia ter sido emprestado: Alexandre Guedes. Se juntarmos a estas contas o Enoh ficamos com 4 avançados e só joga 1. É preciso começar a gerir isto muito bem, se não cai-se no ridículo.
5 Dezembro, 2013 at 14:49
Se calhar, o Alex Guedes não será por muito tempo… está a trabalhar-se atempadamente, talvez…
5 Dezembro, 2013 at 15:13
O Guedes estara de saida, para o fifica diz-se!!
O Salomao foi renovado acho que por 3 anos mais 2 de opcao, mas acho que e para fazer negocio e ficar de bem com o Mendes…
Quanto ao Enoch, que venha e que mostre o que vale. Se nesta meia epoca provar que tem valor e boa contratacao, se ficar pelo caminho e vendido e nao se perde grande coisa com estas apostas… Parece ser a nova estrategia, complementar a formacao com potenciais jogadores de fora tambem.
Nao me parece mal.
Quanto ao Esgaio concordo convosco, mas LJ sabera melhor que nos.
Ja o Joao Mario nao tem sido opcao e temo pelo seu desenvolvimento. Oxala seja emprestado para a Belgica, que veja o exempo do irmao e se torne o craque que todos reconhecemos que pode vir a ser…
SL
5 Dezembro, 2013 at 16:33
Obrigado pela resposta Leão à Solta! Vejo que tens opinião parecida. Também não concordei com a renovação do Salomão. E já aqui tenho dito que André Santos faria melhor figura que Magrão por exemplo (da cantera e mais barato).
Tou curioso para ver o desenrolar da situação do Guedes.
5 Dezembro, 2013 at 18:01
Parece-me que o André Santos foi mal entendido quanto à sua posição.
Na 1ª época que fez, criou rotinas de 8/10… e saiu-se bastante bem!
Depois começaram a empurrar o rapaz para trinco e foi baixando o nível de exibições até ser dispensado (muito mal a meu ver). Muito jeitinho dava este rapaz no nosso plantel. Aí, Inacio e BdC não estiveram bem… AS não fica a dever em termos de atitude e campo ao Gerson nem ao Vitor… e era nosso.
Por mim, felicidades ao AS… pena tê-lo visto sair. Muita pena.
5 Dezembro, 2013 at 21:16
Concordo.
5 Dezembro, 2013 at 11:22
http://acausafoimodificada.blogs.sapo.pt/597537.html
5 Dezembro, 2013 at 12:49
Muito bom.
5 Dezembro, 2013 at 15:47
o leão à solta deve ter adorada, qunado fala do Rojo, eh eh eh
5 Dezembro, 2013 at 16:29
Não foi ele que escreveu…?
5 Dezembro, 2013 at 11:59
Sportinguistas, e que tal o Jornal do Sporting a lavar o chão com as trombas dos cabrões todos?? Bufas, orelhas, manhoso, jornal do oliveirinha (DN), vai tudo à frente. E prometem mais nas próximas edições…
Talk about fight and fucking resist!!
5 Dezembro, 2013 at 12:09
Nao conheco o jogador, mas so pelo porte fisico agrada-me.
Estou farto de ver jogadores no scp pequenos e frageis.!!
Outra boa contratacao seria o medio defensivo do leixoes, nao me lembro do nome, mas desde que foi noticiado que o sporting estava interessado tenho vindo a seguir o jogador que me parece muito interessante.!!
5 Dezembro, 2013 at 12:30
Anderson Esiti
5 Dezembro, 2013 at 14:54
Cherba, não tens consciência de como o futebol na Holanda é mau. Acho que a experiência recente devia levar-te a pensar 2 vezes antes de sugerires isso.
Wolsfwinkel, Schaars, Labyad e… bolodearroz.
5 Dezembro, 2013 at 14:59
Atenção, embora haja na liga holandesa grandes talentos. Mas pegando aqui num exemplo, o Pranjic fez grandes temporadas ao serviço do Herenveen e é o que todos sabemos. Nem tudo o que reluz na Holanda é ouro.
Mas este ano, saiu do Vitesse para o Swansea o Wilfried Bony. Esse gajo é bom. Mas também custou 12 milhões… Já é bastante.
Outro craque é o Eriksen que foi do Ajax para o Tottenham.
5 Dezembro, 2013 at 15:00
eu não sugeri que nos centrássemos na Holanda. Sugeri que aproveitássemos a capacidade de nomes como Balakov, Acosta, Iordanov, André Cruz, Schmeichel, Juskowiak, etc, saberem reconhecer talento para, com base nessa informação, intensificarmos as observações
5 Dezembro, 2013 at 19:05
…o que faz todo o sentido.
Acho que não podemos esquecer Cherbakov.
E porque não alguns treinadores que por cá andaram e saíram com boas recordações?
5 Dezembro, 2013 at 20:04
Para completar a ideia que tinha, falei com um amigo meu jogador do Sourense e um elemento da equipa técnica ( ambos lampiões ), e ambos confirmaram não só a qualidade do jogador, assim como o acerto dele ir para a Academia, dado que precisa de qualidade de treino, alimentação controlada e ginásio. Potencial ele tem, assim como alguns jogadores que jogam no CNS, é só ver por exemplo do nosso próximo adversário ( Gil Vicente ) e ver onde eles foram recrutar jogadores e os resultados alcançados.
5 Dezembro, 2013 at 21:12
aproveitar ex-craques estrangeiros com forte ligação ao SCP é quase obrigatório!!
quanto a contrataçoes, a minha opinião (ou visao, pq tem mais a ver com a minha ideia de SCP do que as necessidades da equipa):
and atudo doido c reforços?
então mas nao temos um plano\estratégia e acima de tudo, uma identidade?
estava tudo bem no inico da epoca, agora que a equipa está em primeiro já é curta?
querem centrais? com Dier e Semedo a espreitar…. a dupla titular para o ano… precisam de minutos!
quem vamos buscar com este potencial? acima de tudo, para quê? se já os temos
“ah mas para o ano jogamos na champions”
não percebo isso… o varane sentou o Pepe.. não percebo porque é que os nossos não podem ser titulares para a champions
no fim da temporada passada ninguem questionava que a dupla este ano serio Ilory + Dier (para aqueles que o preferem ver a central:))
volto a dizer, não percebo…
e nao percebo para que é que vamos ter uma estratégia se depois nao queremos dar a titularidade aos nossos maiores potenciais valores
epá, ha por aí melhor que o cedric, melhor que o adrien, melhor que o andre martins, melhor que o wilson, melhor que o mané… e pasmem-se até melhor que o william!!
Eu quero um SCP da academia, com 2-3 contratações para titulares e uma ou duas para o banco e já está!
enoh, ok pode ser melhor do que o que temos na academia, e a posiçao de PL é uma posição em que habitualmente (Alias, Portugal) somos deficientes
no entanto, tenho muita fé no betinho!
e 20-21 anos,para lapidar, nao chega o cisse?
chineses, já cá estão, estão na academia… correctissimo, por várias razoes
concluindo,
mas porque raio anda tudo com a tusa de contratar?!?! i
eu quero é ver o iuri e chaby a desabrocha e esgaio, ruben e o JM a confirmarem-se……