Por esta altura, já meio Portugal sabe que A Tasca do Cherba quer ser reconhecida como o primeiro núcleo virtual da história do Sporting e do futebol português (para sermos modestos). Ora, o Green Lion puxou para a mesa o seguinte comunicado:
Novo Regulamento de constituição e funcionamento dos Núcleos do S.C.P. entrou em vigor
Aprovado pelo Conselho Directivo está doravante em vigor o novo regulamento de constituição e funcionamento dos Núcleos do SCP. Apresentado à respectiva Comissão Coordenadora no passado Domingo pelo vice-Presidente Artur Torres Pereira e pelo vogal Bruno Mascarenhas, dele foi dado igualmente conhecimento a todos os núcleos do SCP pelo Departamento de Expansão e Núcleos.
Para além de uma clarificação e de uma nova sistematização das regras indispensáveis para que um Núcleo se possa constituir jurídicamente e registar-se como membro integrante da Família “Leonina”, foi também definido que os Núcleos constituídos no Continente e nas Ilhas deverão seguir a base territorial da Freguesia ou do Concelho, podendo, em cada Concelho, representar uma ou mais Freguesias.
Prevê-se expressamente a criação de Núcleos de Empresas, de base socioprofissional.
Para além de se dar finalmente cumprimento aos Estatutos do Sporting quanto à obrigatoriedade de todos os sócios dos Núcleos serem sócios do Sporting, podendo optar por qualquer das respectivas categorias , o objectivo estratégico de aumentar o número de sócios do Sporting Clube de Portugal, fazendo com que os actuais sócios dos Núcleos que ainda não são sócios do Sporting passem a sê-lo, ficou muito facilitado com a última revisão estatutária, em que a Assembleia Geral aprovou escalões de quotas de 12, 6, 4 e 2 euros na categoria de sócio efectivo.
Ficou igualmente determinado o novo logotipo [nota da Tasca: escreve-se e diz-se «logótipo»] comum a todos os Núcleos do SCP, doravante obrigatoriamente idêntico para todos eles, excepto na referência específica à respectiva localidade ou empresa, e a obrigatoriedade de todos os Núcleos disporem de uma sede digna e destinada unicamente ao funcionamento e às actividades do Núcleo.
Ficou definido um período de transição até 31 de Dezembro de 2016 para que todos os Núcleos actualmente existentes, procedam à adaptação dos seus actuais logotipos [ai…] e dos seus actuais Estatutos ao novo Regulamento e regularizem a situação associativa dos seus associados, assegurando que naquela data todos eles são sócios do SCP.
Ora, muito bem. Eu aplaudo esta decisão, que há muito se pedida, de uniformizar a imagem dos núcleos em termos de logótipo. Faz todo o sentido.
Ora, muito bem. Fico com uma dúvida: o que é uma sede digna? Adiante. Tal como faz sentido uniformizar a imagem dos logos, também faz sentido uniformizar a imagem das sedes. Não há dinheiro? Utilize-se o parceiro Super Bock para tratar da renovação da imagem dos espaços, a troco de exclusividade publicitária. Publicidade nas cores com que se apresenta nas camisolas de futsal, claro!
Ora, muito bem. Todos os sócios do núcleo devem ser sócios do Sporting. Complicado, parece-me. Vamos por partes. Que todos os responsáveis pelo núcleo sejam sócios do Sporting, parece-me lógico. Que todos os sócios desse núcleo sejam sócios do Sporting, já acho mais sinuoso. Eu percebo, e aplaudo, a estratégia de fazer crescer o número de sócios, mas imaginemos um sócio de um núcleo que pague quatro euros por mês a esse núcleo. Passará a ter que pagar mais 2 ou 4 ou… ou… ou… para ser sócio do Sporting. É pouco? Depende da bolsa de cada um. Nem toda a gente vai aceitar isto.
Então e A Tasca do Cherba?
Nós continuamos à espera. Calmamente. Somos o maior Núcleo do Sporting. Ponto assente. E não temos rival em termos clubísticos, a nível nacional. Sabemos que a nossa proposta poderá obrigar a mexer nos estatutos, mas também sabemos que, nesta casa, serve-se o Sporting de forma única. E, isso, ninguém pode negar!
5 Dezembro, 2013 at 16:35
Oficial ou nao, somos do cacifo…
5 Dezembro, 2013 at 16:42
Chamem-me o que quiserem, que isto é uma tasca e a pergunta é um bocado estúpida: para além do acto simbólico que é assumir um site/blog como núcleo do Sporting (e acho isto uma óptima ideia), mudaria alguma coisa aqui na Tasca?
5 Dezembro, 2013 at 16:43
nem mais …
faz-me lembrar a história da galinha dos ovos de ouro. Não a matem. Os núcleos são importantes e a obrigatoriedade de todos os sócios dos núcleos serem sócios do clube é um erro.
p
5 Dezembro, 2013 at 16:50
Óbvio. Querem mais sócios? Ofereçam vantagens às pessoas.
5 Dezembro, 2013 at 19:11
Nem mais…
5 Dezembro, 2013 at 19:46
Maior vantagem do que ser sócio do Sporting Clube de Portugal?
5 Dezembro, 2013 at 23:53
Ahahaha, bem visto!
mas grande proposta e ideia!
Força nisso
5 Dezembro, 2013 at 16:50
Máquina de lavar?????????
Tasca que é tasca tem um fundito de água no lava-loiça, já meia amarelada, onde se lava a loiça da semana toda 😉
5 Dezembro, 2013 at 16:51
http://3.bp.blogspot.com/-WNp1mYlMMgA/UClbK4XoF-I/AAAAAAAAHWw/znhjM8LpoAs/s1600/cozinha+fazenda+chocolate+itu+via+cris+raposo4.jpg
5 Dezembro, 2013 at 18:09
Por exemplo 😉
5 Dezembro, 2013 at 17:03
Logótipo ou logotipo não é uma questão fechada. http://www.ciberduvidas.com/pergunta.php?id=18014
5 Dezembro, 2013 at 21:12
Exacto, logotipo e logótipo são ambos aceites… http://www.priberam.pt/dlpo/logotipo.
5 Dezembro, 2013 at 17:22
Os nucleos deviam ter uma uniformizacao de imagem, vantagens em deslocacoes, e serem uma pequena loja verde para vender o merchandising.
Assim faz sentido esta (primeira) medida de uniformizacao dos Nucleos.
Quanto aos associados dos nucleos serem socios do Clube… Concordo.
NAo faz sentido ser de outra forma.
Quem e Sportinguista (ou nao) e quer frequentar o nucleo pode faze-lo como ate aqui, mas se quiser as vantagens (de precos de bilhetes e deslocacoes por exemplo) deve ser socio.
Falta o salto para o mundo Virtual… BdC moderniza o Clube e abre as portas aqui a Tasca. Um nucleo Virtual nao tem os constragimentos de um tasco real, mas as potencialidades sao muito maiores….
SL
5 Dezembro, 2013 at 18:11
Jubas não deves conhecer o que se passa em termos de deslocações dos núcleos a Alvalade nem sobre os preços dos bilhetes. Deves estar a pensar em claques. Porque os núcleos não têm bilhetes mais baratos nem o Sporting paga deslocações. No meu caso eu pago a minha game box ao preço normal e ainda pago ao núcleo 10 euros, em cada deslocação no autocarro, para o estádio. Como vez penso que estão a prejudicar os núcleos com esta exigência dos seus sócios serem também sócios do Clube. Que os orgãos sociais dos núcleos sejam obrigatòriamente sócios do Sporting estou de acordo agora todos os outros sócios do núcleo serem obrigados a serem sócios do Clube não concordo.
5 Dezembro, 2013 at 20:42
exactamente por nao haver diferenciacao nos bilhetes (entre outras benesses) e que eu digo que o papel dos nucleos deve mudar. E penso que esta a ser feito.
Este sera o primeiro passo nesse sentido. Espero eu…
Mas agora pergunto eu (genuinamente curioso!), que vantagens tens em ser socio do Nucleo nao sendo socio do Clube?
SL
5 Dezembro, 2013 at 17:27
Cherba
Para quando os cartões de sócio, nem que sejam só virtuais, aqui da Tasca?
5 Dezembro, 2013 at 17:43
O que fazia sentido também era um sócio de um núcleo e SCP ter de pagar a 2 sítios… simplesmente dizia-se, sócio de núcleo x € em que 2€/mês vão para o núcleo e ponto.
5 Dezembro, 2013 at 20:44
Concordo. Era uma forma de dinamizar os Nucleos…
Parte da quota (opticional e aumentada em relacao ao actual!!) iria directamente para o Nucleo de residencia (ou de outro a escolha!!).
🙂
5 Dezembro, 2013 at 17:45
No outro post falei deste tema pois estava a ler o nosso jornal com muita atenção do princípio ao fim e reparei neste comunicado sobre os núcleos, daí a minha chamada de atenção para o assunto.
Também penso que ao obrigarem os sócios dos núcleos a serem sócios do Sporting, com o objectivo de aumentar o número de sócios pode ter um efeito indesejável. Se por um lado, o número de novos sócios poderá não ser significativo e por outro lado muitos poderão deixar de ser sócios dos núcleos, podendo originar o fecho de vários que vêem diminuir as suas receitas. Não convém esquecer que o País atravessa uma grave e prolongada crise e que as pessoas andam aflitas. Reflexo disso mesmo foi o reduzido número de espectadores presentes em Alvalade no passado Domingo (cerca de 26.000). Apesar do horário e do frio não ajudarem penso que a principal razão para não ter havido uma afluência maior foi mesmo a crise que se vive!!!
Saudações Leoninas
P.S.: o jornal está muito bom e mostra uma pequena parte da podridão do nosso futebol que continua impune e sem vergonha !!!
5 Dezembro, 2013 at 17:59
No Núcleo da minha terra os reformados pagam 7,5 euros por ano e os não reformados pagam 15 euros por ano, contudo há muitos sócios que se atrasam nas quotas ou mesmo estão anos sem pagar até que se vão actualizar o nº. se sócios pagantes. Com esta exigência de serem sócios do Sporting então estou a ver que deixam de ser sócios do núcleo e passarão a ser só clientes porque as portas estarão abertas para todos. Como podem verificar as quotas de 2 euros do sporting (que são restritas) são superiores às quotas dos associados do núcleo da minha terra. Não vejo, pois, que esta medida vá facilitar a vida dos núcleos que por acaso prestam um serviço muito útil à Casa Mãe. No caso deste núcleo em todos os jogos leva um mini-autocarro cheio a Alvalade e quando são jogos considerados importantes vão 1 ou 2 autocarros da rodoviária.
5 Dezembro, 2013 at 19:08
Já referi isto na outra publicação, mas vou repetir e realçar um par de pontos.
No “meu” Núcleo as crianças (até aos 14 anos, penso) pagam 5 euros anuais, e a partir dessa idade 10 euros ano.
Muitos dos nossos associados têm dificuldades económicas e têm quotas em atraso.
A sede é cedida pela edilidade local, logo…não se pode falar em sede própria.
Estamos assim há bastantes anos, e o contrato celebrado recentemente renovou-o por muitos mais.
Será uma sede condigna, e própria?
Quanto ao logo, o facto deste regulamento promover um tempo de transição, irá diluir o facto de haver material que foi encomendado com os logos anteriores e aprovados.
Não me choca que se uniformize.
Quanto aos aspectos mais melindrosos, estou convencido que se alguns destes pontos se mantiverem, a maioria dos Núcleos passará a não oficial…ou fechará portas.
5 Dezembro, 2013 at 19:10
Offtopic:
https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/1496152_10152441160849062_1729137189_o.jpg
Zidane is the ‘French Pedro Barbosa’ ! Mega WIN!
5 Dezembro, 2013 at 19:12
ahahaha…muito bom!
5 Dezembro, 2013 at 19:21
Ahahah fantástico.
5 Dezembro, 2013 at 19:49
Muito bom!
5 Dezembro, 2013 at 21:30
pfffff
5 Dezembro, 2013 at 22:56
Quem foi que se acuse!
5 Dezembro, 2013 at 19:21
a ver se isso, de quererem fazer com que os sócios dos núcleos sejam obrigatóriamente sócios do clube, não é o primeiro tiro no pé ….
5 Dezembro, 2013 at 19:59
DECLARAÇÃO DE GUERRA CONTRA OS NÚCLEOS!
A questão que se coloca é: qts é que vão fechar as portas, com mais esta mais do que óbvia machadada nas suas receitas?
5 Dezembro, 2013 at 23:11
Fónix, deves ter utilizado toda a tua capacidade mental para inventar esse nick!
O que é uma pena porque a tua maezinha acabou de entrar no quarto e tu nao és capaz de desligar o audio, que continua a reproduzir os teus gritinhos de satisfacao gravados no vídeo que o Barbas acabou de te enviar.
5 Dezembro, 2013 at 20:36
Pois é … isto das leias e o camandér é tramado. Mas o que nós somos ninguém nos tira … e entendo que isso no fundo é o que conta!
Somos uma das maior comunidade de adeptos de um clube como as maiores da Europa!
( vocês perceberam o que eu quis dizer??!!”) 😉
5 Dezembro, 2013 at 21:27
O primeiro grande tiro no pé desta direcção.
Há formas de rentabilizar os núcleos de uma maneira muito mais fácil do que esta.
Para mim tem de haver uma uniformização dos núcleos numa perspectiva de negocio. Os núcleos devem ser encarados como um dos meios para fomentar o Sportinguismo e também como um franchising do clube.
Dou um exemplo, a maioria dos núcleos tem o seu espaço com o bar e o café. Porque não negociar com um parceiro como a Super Bock uma cerveja própria, que chegariam aos núcleos através das revendas espalhadas pelo pais, algo do gênero Super Bock/ Peyroteo ou Super Bock/Leo, essa cerveja era exclusivamente vendida nos núcleos, e o Sporting garantia que todos os núcleos só venderiam cerveja da Super Bock e uma parte dessa cerveja reverteria para o clube, tipo 10 cêntimos por garrafa vendida. O Sporting garantia um preço competitivo junto a cervejeira, e os núcleos ganhavam 2 vezes, com a venda da cerveja e com o preço mais competitivo. Todos os núcleos que vende-se sagres, por exemplo, tinham de deixar de o fazer.
Esta parceria podia ser feita com marca de café, com marca de salgados, com marca de agua, sumos, etc.
O Sporting negociava quase como uma central de compras, pois estria em cima da mesa milhões de litros de cerveja por ano. E cabia ao Sporting fazer uma campanha do genero ” Se não pode ver o jogo ao vivo, vá ao núcleo mais próximo” pois os produtos que consumiam iria ajudar 3 entidades, o clube o núcleo e o parceiro.
O cartão de sócio não pode ser na perspectiva de ser adiquirido por paixão, a publicidade sobre ser socio tem de ser sobre uma perspectiva de vantagem economica, algo como “Seja socio do Sporting de graça” Basta ser socio e abastecer o seu veiculo na Galp(passe a publicidade) com X litros por mes vai poupar Y que vai fazer com que o cartão siai por um preço menor, e quantificar cada vez que usar o cartão.
Outra forma de fazer com que disparassem o numero de associados seria: Um valor irrisorio para ser socio, tipo 2 euros por ano, mas o cartão utilizado na Fnac dá um desconto de 5% de desconto, o Sporting teria de previamente negociar com a Fnac, por exemplo, um desconto de 10% e 5% iria para o cliente e os outros 5% iriam diretamente para os cofres do clube. Esta ideia carece melhor fundamentação…
5 Dezembro, 2013 at 21:28
Onde se lê 2 euros por ano, deve se ler 20 euros por ano.
5 Dezembro, 2013 at 23:20
Isso da cerveja/água/sumo Sporting nao dá, senao já tinha sido feito.
Porque? Porque as Bagres e as SuperBikes deste país nao se querem identificar com clubes, porque alienariam clientes dos outros clubes. Se quisessem já o teriam feito com o benfica.
Mesmo que fosse só uma questao de rótulo, os clientes continuariam a comprar a marca conhecida do que a do clube que, para o cliente anónimo (adepto do clube do rótulo ou nao), a qualidade seria de desconfiar.
Talvez a malta aqui do marketing me possa corrigir, mas tem a ver com a maior familiaridade das principais marcas, tendo em conta o oligopólio nas bebidas em Portugal.
6 Dezembro, 2013 at 0:38
Estas enganado, porque a minha ideia é essa cerveja só ser vendida nos nucleos, ser uma cerveja exclusiva do nucleo.
É tudo uma questão de poder negocial, se o Sporting fazer ver a cervejeira que vai aumentar as vendas de cerveja x milhões ou milhares de litros ano e vai ganhar essa margem na concorrencia, a cervejeira vai ter interesse em fazer um rotulo exclusivo para os nucleos, isto só funciona se todos os nucleos forem obrigados a comprar apenas dessa cerveja exclusiva.
5 Dezembro, 2013 at 23:25
Sim isso está tudo mais ou menos correcto, só que depois iria acontecer como agora, quem é sócio tem desconto na gasolina da Bp mas quando eu chego a um posto, por exemplo em Setúbal a resposta é que «aqui não dá» vou a outro posto abastecedor e respondem-me o cartão não passa. Eu respondo tenho as quotas pagas até ao fim do ano como é que o cartão não passa, eles respondem-me na verdade aqui diz que as quotas estão pagas mas o cartão não passa. Até que deixei de ir à BP.
6 Dezembro, 2013 at 0:43
O problema é que o onus dessas iniciativas passa sempre para o dono do posto de gasolina, e quem tem de repassar o desconto tem de ser a gasolineira.
Para teres uma ideia melhor do que falo, ve isto que há no Brasil, que para mim devia ser o que devia se implementar em Portugal com o apoio da Liga, mas infelizmente os dirigentes portugueses só sabem olhar para o proprio umbigo.
http://www.futebolmelhor.com.br/
Eu se for a um supermercado que esta nessa lista é só dar o numero de contribuinte e o desconto é logo automatico. O desconto acaba por fazer com que a quota seja gratuita.
Para sto funcionar tem de haver comprometimento de todos.
6 Dezembro, 2013 at 9:12
Isso já me aconteceu várias vezes…e exactamente em setúbal… BP é pra esquecer mesmo.
5 Dezembro, 2013 at 21:28
quando é que isto deixa de ser atascadocherba.com e passa a ser Tasca??
5 Dezembro, 2013 at 21:33
Já é.
5 Dezembro, 2013 at 22:14
podes entrar através de atascadocherba.com , Pedro
o comandoc continua a aparecer por estarem os dois e-mails associados ao site, mas estamos a tratar de uniformizar tudo com a Tasca
5 Dezembro, 2013 at 23:24
No meu PC aparece Tasca, no telefone aparece Comando.
A grande vantagem da Tasca é oferece um ambiente amigável, onde toda a gente se presta a contribuir, e tem bebidas e pesticos!
No Comando, havia sempre uma data de gajos de ar lúgubre, a afiar as facas de combate, a encher clips de municoes, ou a olhar pelas miras…
5 Dezembro, 2013 at 22:25
Morreu Nelson Mandela, um sócio do Sporting. RIP.
5 Dezembro, 2013 at 22:28
Ultima hora… morreu o socio do scp mais famoso do mundo… nelson mandela! RIP Mandela!
6 Dezembro, 2013 at 11:52
Infelizmente acho um grande tiro no pé….
Os núcleos espalham Sportinguismo por todo o mundo, ou tentar forçar as pessoas dos núcleos a serem sócias, vão estar a cortar muitos adeptos que vão deixar de vir ver o Sporting com os núcleos, porque não tem possibilidades financeiras de serem sócios.
Não sei, honestamente parece-me uma má jogada, a menos que venham daí regalias para os núcleos, o que em primeira análise não me parece que vão existir