Este texto vem na sequência da atribuição do Prémio Superbrands, que distingue as marcas de excelência num determinado ano.
Começo por dissecar o nome da marca. É simples:
SPORTING – Fazer desporto
CLUBE – Grupo de pessoas que partilham uma determinada paixão, interesses, convicções.
PORTUGAL – O nosso País
Portanto, resumindo a coisa, estamos a falar de uma organização constituída por um grupo de pessoas que amam o desporto que se pratica em território nacional. É esta a nossa essência. Nós não amamos “só” o nosso clube. Nós amamos o desporto. É isto que nos separa dos outros, que amam apenas o seu sucesso e que em nada contribuem para o desenvolvimento do desporto nacional. E a mensagem da marca começa aqui. Assim como o seu target. O Sporting dirige-se aos sportinguistas, é certo, mas também aos desportistas que não têm clube ou que apoiam outros que não o nosso. E por isso vemos muitos adeptos rivais a utilizarem as nossas piscinas e os nossos pavilhões.
Olhemos para o nosso logótipo. Um leão rampante, signo do nosso clube que representa a bravura, a força e a nobreza apenas ao alcance daquele que é o rei da selva, acompanhado das palavras Sporting e Portugal (deixo aqui um link sobre a história do nosso emblema)
Chegamos, pois, ao nosso lema: Esforço, Dedicação, Devoção e Glória. Que não é mais do que a indicação do caminho para se chegar ao sucesso. Até nisto os nossos fundadores nos facilitaram a vida. Um lema pode ser aquilo que quisermos. O facto de o nosso incluir as palavras Esforço, Dedicação e Devoção representa bem aquilo que somos e aquilo que queremos. Nada nos é oferecido, nada é garantido. A Glória só se atinge com muito Esforço. E só o Esforço não chega. É preciso dedicarmo-nos ao desporto que praticamos, ao trabalho que fazemos, às funções que desempenhamos. E se pensam que isto já chega, estão enganados. É preciso Devoção. Amor e Paixão pelo emblema que ostentamos no peito. Orgulho.
Podia estar aqui a dissecar o “value market” da marca Sporting em Portugal. Não creio que seja necessário. Todos sabemos aquilo que a nossa marca vale no mercado nacional. Interessa-me mais analisar o nosso valor no mercado internacional. Só um clube como o nosso é que pode, no seu “core-business”, ficar longe dos palcos internacionais sem que a sua marca seja afectada de forma permanente. E a grande razão disso é a nossa Academia. A Academia Sporting já recebeu vários prémios de excelência pelo trabalho ímpar que faz no futebol de formação. Produzimos e desenvolvemos 2 Bolas de Ouro. Somos responsáveis pela formação de cerca de 80% dos atletas que constituem a Selecção Portuguesa. E somos os responsáveis pela formação dos melhores talentos da próxima geração de seleccionáveis (Bruma, Ilori, Dier, William, Esgaio, Iuri, Chaby, João Mário, Mané entre muitos outros). Este é o valor que o mercado internacional nos atribui e que, muitas vezes, nós cá no burgo não valorizamos.
Pegando na definição mais pura de Marketing : Satisfação das Necessidades dos Consumidores e Diferenciação, chego à conclusão que o trabalho que está a ser feito obedece a esta lei fundamental das organizações que (também) procuram o lucro.
E como o Marketing está presente em tudo na vida, é com orgulho que vejo esta direcção a implementar esta lei em todas as acções que promovem e decisões que tomam. O Sporting esteve afastado dos seus sócios durante demasiado tempo e esta direcção percebeu isso e apontou o seu foco em nós. Organizou o clube para que as nossas necessidades em relação ao “core-business” (atitude, bom futebol e títulos) sejam satisfeitas o mais rapidamente possível. Atitude, já temos, bom futebol também vamos tendo. Os títulos são uma questão de tempo. Em relação à Diferenciação, também aqui estamos a ganhar pontos. Estamos trabalhar com uma estratégia diferente dos outros clubes de grande dimensão. Redução de custos, aposta no jogador nacional, investimento sustentável e rentabilização da formação. Estamos a Inovar, a todos os níveis. Por necessidade ou por convicção, a mudança que precisávamos está a ser feita. Os resultados não podiam ser melhores: desportivamente, estamos no topo do campeonato e temos jogadores a valorizarem forte e feio. Financeiramente, acabámos de saber os resultados do primeiro trimestre, com lucros, pela primeira vez em muitos anos. Tudo o que nos prometeram está a ser escrupulosamente cumprido, se calhar, até mais rapidamente do que o expectável. E os “consumidores” estão felizes e sentem-se identificados com a marca, defendendo-a de todos os ataques externos. E correspondem com boas assistências quer em casa ou fora, criando o efeito Onda Verde que todos conhecemos.
Neste momento, a cotação da nossa marca sobe que nem uma flecha. Estamos a demonstrar ao País que com uma estratégia diferente é possível competir de forma competente. O exemplo mais recente do sucesso dessa estratégia chama-se Borussia Dortmund, que vai tentando e conseguindo ombrear com o gigante de Munich e que na Europa vai demonstrando que é capaz de eliminar qualquer equipa. E o gigante de Dortmund é um exemplo perfeito no que diz respeito à elaboração de uma estratégia de sustentabilidade, levá-la a cabo e isso ter consequências quer desportivas (títulos da bundesliga ganhos e final da Champions), a valorização dos activos da marca, quer financeiras.
Entretanto, olho para o Sporting e penso: Porque não? Não estaremos já a dar os primeiros passos para chegarmos a esse nível? Imaginem o que poderá fazer uma SAD que acumula lucros, aumenta receitas (de bilheteira, eventuais transferências e possível entrada na Champions) e que tem uma estrutura de custos equilibrada. As possibilidades que isso abre.
O futuro é nosso!
6 Dezembro, 2013 at 7:26
Sem dúvida belo texto que exprime muito bem o que se vai passando só e pena e termos perdido tantos anos com aldrabões senão já estaríamos no mesmo patamar de alguns grandes clubes mas com calma e com esta direção iremos conseguir
Abraços para todos
6 Dezembro, 2013 at 9:00
Que grande “posta” à Sá!
6 Dezembro, 2013 at 9:32
Mas é necessário também…que os adeptos “mantenham” os pés assentes no chão e deixem que o “Leãozinho” cresça e reine…!!
Se começarmos com exigências “fora de etempo”, podemos deitar tudo a perder…
Muitas das asneiras passadas, aconteceram porque as direcções foram demasiado permeáveis às pressões e pensaram que era possível colocar o telhado…antes de lançar os alicerces e fazer crescer as paredes…!!
Temos o futuro à nossa frente, está nas nossas mãos “alimentá-lo” e fazê-lo crescer…ou lançar tudo por água abaixo…!!
Sporting Sempre…!!
SL
6 Dezembro, 2013 at 9:37
eh pah eu acho que já percebi tudo. o Sá é o BdC. Só pode!
Grande post Sá, uma muito boa análise. Acho até que se podia ir ainda mais longe na questão dos jogadores.
Abraço
p
6 Dezembro, 2013 at 10:00
Mas que petisco, que lascas de bacalhau tão saborosas e suculentas!
Sá, o teu texto é tão evidente que até custa a perceber como foi possível perdermos 17 anos da nossa história e termos cedido, propositadamente e com dolo, o nosso lugar inovador e diferenciador no panorama do desporto em Portugal.
Agora é tempo de reconstruir e alicerçar, com toda a paciência deste mundo, para que o futuro volte a ser nosso. Mas satisfaz-me ver que já estamos a trilhar este caminho. Graças a dois sócios que tiveram coragem de dar um murro na mesa, e graças a Bruno de Carvalho. Vamos Sporting!
6 Dezembro, 2013 at 10:18
Há “marcas” que, apesar da sua qualidade intrínseca, não são apreciadas pelo público em geral.
Culpa NOSSA, que deixamos de reconhecer na “marca” a qualidade que detém desde a sua criação.
Mérito Nosso, elevar a “marca” aos pergaminhos que são seus por direito e por inerência…
6 Dezembro, 2013 at 10:08
Há pataniscas? Saia uma no pão.
6 Dezembro, 2013 at 10:11
desculpa Sá utilizar o teu bacalhau, que mais uma vez, está muito bem apurado, para falar de outro tema.
“É importante os adversários começarem a dar mais luta” – Bruno de Carvalho
Espero que seja mais uma manipulação de palavras… made in a borla
6 Dezembro, 2013 at 10:39
Eu acho curioso, esta frase vem na bolha na sequência de um discurso perante adeptos, mas aparece de forma isolada e sem ligação com o sentido do discurso anterior que é um discurso perfeitamente normal. Parece tirada do contexto e ainda por cima a chamada de caixa escolhida pela bolha é esta frase. Muito estranho…
Gostava de ver o contexto em que a frase foi dita antes de a classificar como fanfarronice ou arrogância. Mas na noticia da bolha a frase está ali a pairar sem qualquer conexão ou relação com o resto do discurso. Cheira -me a jornalixo.
6 Dezembro, 2013 at 10:44
Até pode ser (e acredito que seja…), mas já foi “aproveitada” por alguém …”para malhar ” no Presidente…
6 Dezembro, 2013 at 10:45
Não tem nada de estranho… vem no seguimento daquilo da bandeira!
Querem arranjar assunto onde não há, servindo para isso, acompanhar os convívios entre leões.
Repito: Eu gostava que fizessem o mesmo com os outros, a ver o que “apanhavam” no ar…
Isto e o chamado “fet daiver”… encher chouriços!
Por falar nisso, venha de lá uma chouricinha!
Melhor, uma morcelazita assada, Xôvor!
6 Dezembro, 2013 at 12:05
Só te cheira ? é mesmo jornalixo.
Lê bem a noticia da borla. Até a noticia cita BdC de duas maneiras diferentes .
p
6 Dezembro, 2013 at 10:12
Já que falamos de postas. Aqui vai mais uma, do nosso Bruno!
«É importante os adversários começarem a dar mais luta»
Soa a fanfarronice, parece fanfarronice, mas o homem continua a oferecer assunto aos pasquins para se entreterem de forma a arranjarem “não assuntos”…
Se não percebesse a capacidade que esta nova direcção tem, estaria deveras preocupado com estas declarações. MAs desde 24 de Março que durmo “descansado” com o “Novo Rumo” alinhavado em Dezembro e assumido pelos sócios em MArço… Assim, resta-me sentar-me ali ao canto, com a minha jola e as minhas moelas e refastelar-me com mais este momento de entertainment do grande Bruno…
Dá-lhes, Bruno! Arriba, Presi! VIVÓ SPORTING, CARAJO!
6 Dezembro, 2013 at 10:13
Peço desculpa de vir comentar um assunto off topic, mas fiquei bastante incomodado quando ouvi o nosso Presidente fazer estas declarações ” É importante os adversários começarem a dar mais luta”. Espero que tenha sido mal interpretado, porque eu não me revejo minimamente nestas declarações que são completamente despropositadas. Espero que venha fazer um reparo ou um desmentido ás mesmas.
6 Dezembro, 2013 at 10:18
Também não gostei nem um bocadinho…
6 Dezembro, 2013 at 10:23
É apenas mais um “não assunto”…
Isto já se tornou moda. Andam à caça de declarações feitas no meio de convívios entre leões para incendiar o ambiente!
Depois da cena da bandeira, agora isso?! Mas achas que isto é importante?!
Os pasquins que venham lançar as atuardas que se dizem em outros convívios de certas agremiações que assim tem assunto até ao fim da época.
RP, achas estas declarações mais gravosas do que aquela do Mourinho em pleno Alvalade sobre o Rui Jorge? Ou do Pinto da Bosta em relação ao nosso Paulinho???
Eh pá, senta-te lá comigo na mesita ali do canto e vamos mandar umas jolas abaixo e comer estas moelas que estão de estalo!
Deixa-os pousar…
6 Dezembro, 2013 at 10:47
É importnte que os nossos adversários comecem a dar mais luta…
dentro do campo e haja menos jogos de bastidores…
Deixem-nos apenas a jogar 11 contra 11…!!
6 Dezembro, 2013 at 11:47
Meu caro RP
deixem-se de merdas! desculpa o vernáculo mas isto irrita-me.
Como estou habituado a estas coisas do jornalixo mais básico limito-me a registar que esta frase está totalmente descontextualizada.
Eu teria mais cuidado. A bola onde isto está publicado titula o artigo assim:
“«É importante os adversários começarem a dar mais luta» BdC”
e no corpo de texto refere o Presidente do Sporting assim:
“«É importante os nossos adversários começarem a dar mais um bocado de luta», afirmou. ”
VÊM alguma diferença? Assim apenas só no que está publicado?
Mas porque carga de água havemos de ser nós a comportarmo-nos como se fossemos uns puros e enormes viscondes incapazes de dar umas bicadas de vez em quando. Fónix aplaudam e deixem-se de merdas. Se reagem às merdas publicadas na borla e no rascord desta maneira estamos todos lixados. Não há quem aguente.
Quando se escolhe uma barricada, escolhe-se. Não se questiona o que o camarada do lado diz e muito menos se questiona o que o comandante diz. Se o disse, reparem bem SE o disse lá terá as suas razões.
p
6 Dezembro, 2013 at 11:53
“ouviste” ou “leste-que-disse”? De qualquer modo, e no site do jornal oficial do éssiobê, dá pra interpretar da forma que cada um queira. Não está inserido em qualquer contexto, e quem lê interpreta à sua maneira… no meu ponto de vista queria dizer que têm de esforçar mais nas manobras de desestabilização porque não é uma classificação “alterada” nem a constante “candidatura a candidato” ao título que vai desestabilizar a Estrutura do Sporting, que está coesa e a trabalhar com a cabeça assente nos ombros…
6 Dezembro, 2013 at 10:15
Quanto à posta… O Sporting não é uma marca…
É um MARCO!
6 Dezembro, 2013 at 10:18
Grande Sá, agora que iniciei a leitura diária, vou beber um café.
Sobre a já tão falada frase do presidente, não a consigo contextualizar pelo “resuma” da Bola.
Só talvez ouvindo as declarações.
Seguramente ele não queri dizer que somos os maiores e os adversários não dão luta … óbvio.
6 Dezembro, 2013 at 10:25
Andam de micro em punho a pescar tudo o que o homem diz… Deixá-los, pah!
Ele é bandeiras, agora isto… deixem os gajos brincarem mas é…
6 Dezembro, 2013 at 10:55
Ricardo, por alguma razão somos diferentes das galinhas e dos corruptos lá de cima.
Eu não defendo algo ou alguém cegamente. Tento analisar os factos do que acontece, tentar perceber, ser razoável.
Por vezes percebemos as merdas de forma errada.
Por isso, qd sai uma tirada destas, há que tentar perceber em primeiro lugar porque tem seguramente de fazer algum sentido. Não só pelo percurso do BC (imaculado) mas também por aquilo que diz e onde me revejo a 100%.
Mas esta frase, gostava sinceramente de a entender. Estou-me a caga para os pasquins e para os adversários que a podem usar como bem entenderem. Eu é que a quero perceber.
É que para mim não faz sentido (por tudo o que escrevi) que o Bruno diga aquilo no sentido arrogante, estamos em primeiro, os outros não dão luta. Claro que não é isso.
Talvez seja a questão de luta fora do campo, etc … por um futebol melhor.
Hope so !
6 Dezembro, 2013 at 11:12
Se calhar (lá vamos nós divagar…) ele estava a referir-se ao facto dos nossos adversários não precisares sempre de “rodinhas” nas suas “biclas” para os ajudar a andar, como o Porco precisou em Coimbra (que não aproveitou) e que o Boifica teve em Vila do Conde (que aproveitou)… Se calhar, ele referia-se a isso.
Mais capacidade dos adversários, menos “rodinhas”…
Lá está, era preciso apanhar o contexto completo para perceber qual o sentido. Agora, de arrogância, acredito que não era… mas sei que é disso que os pasquins andam à procura, não andassem eles tão zelosos em seguir o Presi por todo lado que vai a convívios…
No final de semana, vai haver um convívio na véspera do jogo com o Gil… fico à espera de mais uma “laracha” que o BdC lhes atire para se entreter…
Esta merda faz lembrar quando se atira milho aos pombos e eles vão todos atrás em desespero à procura do grãozito…
6 Dezembro, 2013 at 11:29
Sim, desviar as atenções, mas convém ser sempre com nível. Ironia e nível.
De resto, tb acredito que ele se referia a outro tipo de luta e não no relvado.
6 Dezembro, 2013 at 11:32
Obviamente não é “vai haver” mas sim “haverá”… com humildade, peço desculpas ao Português pelo pontapé nas partes baixas… 🙂
6 Dezembro, 2013 at 11:52
se, se , se , se , se ….. confiem !
deixem-se destas cenas
Já todos percebemos que BdC toca na ferida muitas vezes e com o estilete bem afiado. E que os faz sair da toca de dentes aguçados, a rosnar e sobretudo prontos a denegrir e a mostrar que escolhemos mal e que com este Presidente o Sporting está e estará perdido.
Como o Sá mostra e bem neste belo post de hoje (mais uma vez obrigado Sá), é exactamente o contrário.
O Sporting não está nem estará perdido.
p
6 Dezembro, 2013 at 12:00
oh paulo , mas não se pode criticar nada que o presidente diga , nem se pode achar uma estupidez algumas declarações?
não se tem de dizer ámen a tudo
6 Dezembro, 2013 at 12:02
Riga
claro que podes e deves discordar… mas primeiro certifica-te que ele disse de facto o que os jornais dizem!
p
6 Dezembro, 2013 at 12:05
em relação a este caso, já disse não sei o contexto por isso não sei se foi um disparate ou não, mas já li aqui a defenderem a historia da bandeira e isso foi um disparate completo
6 Dezembro, 2013 at 12:10
Riga
em ralação à Bandeira discordo em absoluto de ti. É que não foi mesmo um disparate absoluto.
Em relação a esta frase se não sabes sequer se foi dita ou não, em que contexto, nem sequer existe discussão possível. Só discuto factos.
p
6 Dezembro, 2013 at 12:36
lá está
tudo o que é dito pelo presidente apenas porque é dito por ele, achas bem dito.
cum caraças dizem que se pode discordar, mas são quem aplaude tudo o que é dito pelo presidente independentemente do contexto, ou a desculpa da bandeira foi que foi dito num núcleo e ai pode-se dizer tudo.
ele nesse caso depois quando foi á AR tentou emendar o que disse com a historia de gostar da bandeira da presidência, mas dizer que era fácil resolver os problemas do pais, bastava tirar o vermelho da bandeira, se não é um disparate, enfim….
6 Dezembro, 2013 at 10:20
Excelente prato Sá.
Concordo em absoluto este Sporting tem um rumo e sobretudo um modelo sustentavel.
Ainda não ganhamos nada, mas arrisco a dizer que se o Sporting fosse campeão era um passo em frente para o futebol português por várias ordens de razões a saber:
a) A aposta e defesa do jogador português;
b) A descida de investimento não significa que não se seja competitivo;
c) A aposta no mérito compensa sempre;
d) A não depedência de favores de arbitragem para obter titulos;
e) A demonstração que o modelo Dortumund e Barcelona de aposta na formação pode e deve ser aplicado em Portugal;
f) A formação é o futuro do campeonato português e não as paletes de estrageiros a meias com os fundos;
g) A implementação de uma nova filosofia de exigência dá resultado.
Atenção que não há qualquer deslumbramento nem digo que o SCP tem obrigação de ser campeão mas o facto é que o futebol português tinha muito a ganhar com isso.
6 Dezembro, 2013 at 10:28
Grande Sá, enorme texto sim senhor. Estas são as palavras que melhor descrevem a marca Sporting. Aliás, suportando o que dizes e bem, basta lembrarmo-nos de um clube que venceu a UEFA e depois a Champions e não conseguiu capitalizar esse sucesso na expansão da sua marca. Hoje é só mais um bom clube Europeu. É Aqui que a mentalidade de aldeia não consegue fazer chegar os seus tentáculos.
Relativamente ás declarações de BdC, espero que estejam fora de contexto. Para mim é um tirada infeliz se estivermos a menosprezar os vários clubes da primeira divisão que lutam com os poucos meios que têm. Mas sinceramente acredito que isto venha de encontro ás declarações anteriores de que se deve acabar com o “clubismo analfabeto” e se deva contribuir para o futebol em si. Ai sim concordo com a declaração, os outros têm de dar mais luta porque até agora estamos sozinhos na linha da frente ( tal como no campeonato oh Manha manha).
Um pratinho de muxama oh Cherba, arranja-se aqui no tasco?
6 Dezembro, 2013 at 10:30
Como complemento refira-se que as acções da SAD duplicaram o valor desde Setembro.
Z
6 Dezembro, 2013 at 10:32
percebo a comparação com o Dortmund, mas não esquecer que estamos a falar de comtextos totalmente diferentes
sim eles apostaram na formação quer deles quer de dispensados de outras grandes equipas alemãs, quer em jogadores mais desconhecidos, mas não esquecer que o primeiro passo para a salvaçao foi a dadviva que o B Munique lhes deu.
outra diferença, é que o Sporting teve 18 anos se ser campeão, mas nesse tempo andou sempre nos primeiros lugares, o Dortmund passou de ganhar uma taça UEFA, para uma equipa que durante 3 ou 4 anos andou no meio da tabela do campeonato, e depois antes de voltar a lutar pelo titulo e ser campeão, andou 1 ou 2 anos a lutar por apenas ir á europa.
Sinceramente não sei se em Portugal existiria mentalidade para aguentar isso se se exigir a cabeça do presidente, coisa que do Wacke não aconteceu.
quanto as declarações do presidente não sei o resto do que ele disse, por isso, é difícil comentar o que foi dito
6 Dezembro, 2013 at 10:41
Oh meu krido, quando foi mesmo que o Dortmund ganhou uma taça UEFA?
É que tou farto de dar voltas à mioleira e não “ma lembra” nada disso…
Faz lá um refresh dos “120”…
6 Dezembro, 2013 at 10:49
não ganhou, mas foi finalista em 2002, num jogo com o feyenoord, apitado pelo vitor pereira
6 Dezembro, 2013 at 10:52
Ah, OK, meu krido… para ti é a mesma coisa dizer que se ganhou ou que se chegou à final…
Tá bem, então! Então, tou todo contente com a nossa Liga Europa que ganhamos ao CSKA! Ah, ganda Rogério…
6 Dezembro, 2013 at 10:55
fdx, será que tu so sabes implicar comigo?
remete-te a tua insignificância e deixa-me em paz
deves ser o senhor perfeição que nunca se enganou na vida
6 Dezembro, 2013 at 11:04
Tás nervoso, meu krido…
Bastava reconhecer o erro. Se tu dizes que apontar-te um erro é implicar, se calhar quem implica não sou eu!… A humildade de reconhecer um erro (próprio ou de outros) é coisa que não é para todos…
6 Dezembro, 2013 at 11:14
coisa que nunca te vi fazer
6 Dezembro, 2013 at 11:17
Isso é porque andas muito entretido a tirar o cotão do próprio umbigo…
Quem sabe, um dia, ainda vamos os dois reconhecer algum erro… ex aquo! Quem sabe…
6 Dezembro, 2013 at 10:43
Há que comparar o que é comparavel.
O Dortmund chegou a campeão europeu em 1997 pagando ordenados e fazendo contratações ao nivel do Bayern, pensando que esse era o modelo sustentavel.
Depois capacitou-se que precisava de construir uma equipa e isso demora tempo. Ora na ALemanha chegar sequer aos lugares europeus é dificil devido ao nível da competição, já em Portugal o Sporting, dada a disparidade de orçamentos, condições, massa adepta, etc, tem a obrigação de acabar pelo menos em 3.º e não há nenhum sportinguista que exiga mais do que isso.
Aliás andamos mal nós quando neste anos de Godinho e Bettencourt em que nem em 3.º conseguimos terminar, isso sim demonstra uma enorme incompetência.
O modelo Dortmund/Barcelona de aposta na formação e jogadores menos conhecidos é aplicavel ao SCP, aliás foi isso que o Porto fez e que lhes permitiu ganhar uma Champions e duas Uefas.
SL
6 Dezembro, 2013 at 10:53
green ainda há poucas épocas tiveste o wolfsburgo a ser campeão num ano e a quase descer de divisão no ano seguinte, e no ano anterior tiveste um Estugarda campeao
6 Dezembro, 2013 at 10:57
“e não há nenhum sportinguista que exiga MAIS do que isso. ”
Querias dizer “que exija MENOS do que isso” não?
6 Dezembro, 2013 at 11:15
Obrigado pela correcção era isso mesmo.
SL
6 Dezembro, 2013 at 10:56
O Dortmund ganhou a champions e a intercontinental, em 96 ou 97, não me lembro bem, com o Paulo Sousa como uma das figuras da equipa.
E, riga, parece-me que temos uma vantagem: mesmo apostando em jovens e jogadores “desconhecidos”, temos capacidade para não andar a pensar pelo meio da tabela.
6 Dezembro, 2013 at 11:04
Foi em 97, a Juventus, onde foi buscar o Paulo Sousa (que jogador, campeao da europa dois anos consecutivos em dois clubes diferentes – juventus e dortmund) e onde tinha ido tambem buscar o Kohler (?!) e o Moller. Jogava o Sammer e creio que o Chapuisat na frente. Despontava tambem o Ricken.
Mas esse Dortmund acabou por ser o antecipar do declinio do futebol alemao a que assistimos no mundial 98.
O dortmund, como o futebol alemao, comecou depois uma enorme renovacao.
6 Dezembro, 2013 at 11:13
tinha a impressão que o Dortmund tinha sido em 96, mas acho que tens razão foi em 97.
e LM sabes porque e como começou a renovação do futebol alemão?
foi depois do que aconteceu no euro 2000 e da humilhação que passaram, em que a federação apostou em toda a força na formação, e deu dinheiro e obrigou todos os os clubes das primeiras e segunda divisões a contruirem centros de estagio especializados e a apostarem na formação.
pegaram nos jogadores filhos de emigrantes e conseguiram produzir 3 ou 4 gerações seguidas de equipas que nas selecçoes de formação tiveram bons resultados. esta selecçao alemã actual tem uma base que já joga junta há para ai 5 ou 6 anos
6 Dezembro, 2013 at 11:24
Antes de 2000 houve 98. Isso e que foi humilhação! Levaram uma tareia da Croácia (minha equipa favorita desse mundial)!
Era uma equipa velha ainda com Matthaus (bateu um record nesse mundial, ao alinhar em x mundiais diferentes), Hassler, etc…
Era quase a base de 90 e 92.
Mas fico agradecido pela tua lição relativamente ao futebol alemão!
:p
6 Dezembro, 2013 at 11:31
Lm, mas o que aconteceu em 98 eles acharam que foi um contratempo( e a mesma equipa croata já lhes tinha dado agua pela barba, 2 anos antes no euro 96), tanto que depois em 2002 chegaram á final
mas foi o que aconteceu em 2000, em que levaram 3 dois suplentes de Portugal e também perderam com a Inglaterra acabando em ultimo do grupo, que os fez mudar, mesmo apesar do relativo sucesso de 2002, em que já estavam a começar a trabalhar para o mundial caseiro
6 Dezembro, 2013 at 11:49
E o Riedle, que ponta de lança !!!
Atenção que fizeram estádio novo e foi um arrombo nas finanças …
Adorava aquela equipa.
6 Dezembro, 2013 at 11:59
no ano em que foram campeões europeus era ele e o chapuisat na frente
6 Dezembro, 2013 at 11:08
foi em 96 cherba
não digo que não, mas, o que eu disse foi que a mentalidade na alemanha permitiu eles andarem pelo meio da tabela( e vai ver alguns jogadores que eles tinham nos planteis na altura, não era nenhuns toscos, para teres uma ideia em 2005/06 apos ficarem em 7º tinham no plantel o worns internacional alemão, o metzelder, o rosicky, o odonkor que foi ao mundial em 2006, o jan koller, o smolarek que na altura era o melhor avançado polaco) a direcçao não foi constestada e tiveram sempre as melhores assistência da Alemanha.
e achas que cá se qualquer um dos grandes tivesse mal, ias ter algum dos outros 2 rivais a dar dinheiro para os ajudar, como fez o bayern em 2004 ou 2005
6 Dezembro, 2013 at 11:15
Então não Riga, temos o exemplo do benfica. Estamos todos a pagar os 17 M que o Orelhas queimou. Em vez de ir para despesas do clube através de artimanhas financeiras, o Estado ( ou seja, nós portugueses) pagamos o devido!
E para não falar do investimento de camaras em centros de estagio de 20 M e arrendados a 500 euros mensais ao par de jarras do futebol. Até o braguilha faz o mesmo com o estádio.
Melhor contribuição que esta é impossível. Não é do Sporting, mas acredita, é de muitos Sportinguistas e mesmo até de gente que não vê futebol.
6 Dezembro, 2013 at 11:22
juve boy estas a falar de coisas completamente diferentes
o Bayern clube deu não sei quantos milhões ao Dortmund para estes não irem à bancarrota
6 Dezembro, 2013 at 11:37
Sim, voluntariamente, o que eu digo é que involuntariamente, nós Sportinguistas também contribuímos e muito para que esses clubes possam evitar o descalabro financeiro.
6 Dezembro, 2013 at 11:23
Claro que a solidariedade entre clubes em Portugal é uma falácia. Basta ver a questão dos direitos televisivos em que não conseguem chegar a acordo. Os pequenos vivem dependentes dos empréstimos dos grandes e como tal cedem às suas pressões. Na Alemanha é tudo negociado em conjunto o que significa que há mais dinheiro para todos e como tal, embora não pareça devido ao dominio do Bayern, há de facto mais competitividade.
Quem não se lembra do Leiria em 1997 que vendeu os seus direitos televisivos à TVI e foi roubado como se não houvesse amanhã e desceu de divisão, só com um aldrabão encartado como o Bartolomeu é que se manteve à tona da água.
SL
6 Dezembro, 2013 at 12:41
Lá está o rigaa pegar em pintelhos.
Basicamente o Dortmund fez o mesmo que nós estamos a fazer. Se foi porque o Bayern emprestou ou se foi porque roubaram um banco, é lá com eles. A aposta em jogadores jovens (comprados no mercado nacional a preços baixos ou da formação) é evidente e nós estamos a fazer o mesmo. Só não precisamos é de contratar tanto porque já temos os melhores jovens nas nossas fileiras. Têm um 11 baseado em jovens alemães (Schmelzer, Hummells, Bender, Grosskreutz, Reus). Nós, igual (Patrício, Cédric, William, Adrien, André Martins). Investiram bem na posição de ponta de lança (primeiro, Barrios e depois Lewandovsky) e nós também (Montero e Slimani). Esquece os valores dos jogadores porque as realidades são diferentes. Mas a estratégia não difere muito. Aproveitaram o que de bom tinham, contrataram bem para posições que estavam carenciados e tornaram-se competitivos. E como o Bayern deixou-se dormir, foram bicampeões após subirem de divisão. E chegaram à final da Champions. Porquê? Porque lá na Alemanha, normalmente quem joga melhor é campeão. Cá no burgo, existem outras forças que tudo farão para não deixar cair os corruptos e lampiões assim como tudo farão para acabar com o nosso sonho, o quanto antes. E por isso, infelizmente, não te posso garantir que a rapidez do nosso sucesso seja igual. Poderemos ter que passar mais alguns anos sem ganhar um título. Mas que estamos no caminho certo, disso não tenho dúvidas. E que esse caminho foi percorrido pelo Dortmund, também não. É preciso é quereres ver as semelhanças em vez de te focares outras coisas sem interesse nenhum.
6 Dezembro, 2013 at 12:50
apos subirem de divisão?
onde é que eles desceram de divisão nestes últimos anos
e já nos anos em que andavam nas lonas tinham boas equipas
pois jovens alemaes, mas vai ver quantos desses que falas foram eles que formaram( o hummels era 3ª ou 4ª opção na equipa de reservas do Bayern, o réus tinha sido dispensado pelo Dortmund aos 15 ou 16 anos, o bender tinha sido formado no leverkusen com o irmão gémeo que ainda la está.
investiram bem no barrios? ok e já antes no smolarek, no zidan, no koller, no nelson valdez, o barrios acabou por ser um achado como foram o lewadowski e o kagawa, que quando aparecem em dortumund ninguém os conhecia, mas eles sempre tiveram nos anos maus pl de nível( em cima disse-te alguns dos nomes que eles tinham lá em 2005( )
6 Dezembro, 2013 at 13:01
Exactamente… e mais um ponto em semelhança, contrataram um treinador alinhado com a estratégia do clube e que percebe (muito!) de futebol!
6 Dezembro, 2013 at 13:04
um treinador que com uma equipa da treta (mainz) os levou da terceira a primeira divisão em 3 anos e os tornou numa equipa sensação
( para alem de darem a conhecer alguns jogadores)
6 Dezembro, 2013 at 13:03
Julguei que a falência tinha ditado a descida de divisão.
Lá estás tu. Eles não têm uma formação como a nossa. Mas compraram jovens que eles acharam que tinham potencial naquele momento. Quem não tem cão, caça com gato. O importante é a estratégia. Depois de entrarem em falência, reorganizaram-se, baixaram custos, investiram menos e melhor e atingiram o sucesso. E foram campeões em 2011, mantendo-se competitivos na Alemanha e na Europa desde então. E nós estamos a fazer o mesmo. Estamos é apenas na primeira fase do projecto. Continua a focar no que não interessa.
6 Dezembro, 2013 at 13:08
eles não foram literalmente a falência( la esta o tal dinheiro do Bayern evitou isso),andaram foi apos 2002, até 2009, 2010 a restruturar aquilo tudo, mas sempre com bons treinadores e boas equipas.
quanto á formação, o Dortmund, como todas as equipas alemãs so apos 2000 começaram a apostar a serio na formação, o Sporting desde sempre o fez.
6 Dezembro, 2013 at 13:17
Nisso dou-te um pinto, riga… nos últimos dois amos não, mas o Sporting de paulo bento não mais era que uma clara aposta na formação. A questão é se a nível directivo se estava preparado para tirar frutos (para além dos títulos que nos roubaram) dessa estratégia. E é isso, parece-me, que o Sá apregoa… uma estratégia clara e bem definida transversal a todo o Clube com a formação como princípio mas também como meio e fim.
6 Dezembro, 2013 at 13:21
o Sporting sempre apostou na formação, uns anos mais outros menos, mas sempre o fez
6 Dezembro, 2013 at 13:24
Otimo texto,fazendo todo o sentido.
Porem nao gosto que o meu clube seja comprado com outros:P!o benchmark teremos de ser nos!!!
6 Dezembro, 2013 at 14:18
O texto está exemplar e reflete de facto o momento que vivemos.
Vejo alguns tasqueiros incomodados com as postas de pescada mandadas pelo nosso presidente. Uns pela questão da bandeira tão discutida aqui na tasca e já muito bem dissecada outros com a frase dita em macau que não se entende muito bem o contexto em que é proferida. Não devemos dizer ámen a tudo o que o presidente diz, nem o próprio quer isso, mas tb acho simplesmente asqueroso o papel de Virgem ofendida ou de termos de ser os politicamente corretos o tempo todo. Metam uma coisa na vossa cabecinha, estamos em guerra, se não perceberam, esta guerra foi iniciada á mais de 30 anos, e não fomos nós que a iniciamos. Pela segunda vez neste período temos um presidente que entende isso, e como tal está a lutar pelos nossos interesses. Então tratem de questionar o que deve ser questionado (os atos de gestão) no resto é cerrar os dentes e ir junto com esta direção á Luta. Quanto á frase, interpreto assim, “nossos rivais têm de dar mais luta dentro do campo e menos fora dele” Agora se cortam as palavras e as colam fora de contexto é outro assunto. e para futuros ditos casos, Eu estou junto com BDC e com ele irei á luta até ao fim. E está na hora de deixarem de ser tão politicamente correto e começar a defender com unhas e dentes quem está a nos defender dos verdadeiros inimigos da nossa causa. Tenho dito.
Saudações Leoninas
6 Dezembro, 2013 at 14:51
O presidente esta a potenciar a marca nos mercados emergentes.
Para quem criticava que era para viajar “a pala”, desde que tomou posse a direccao ja iniciou (ou manteve) contactos no Canada, Africa do Sul, Mocambique, Angola, Belgica e agora o gigante China.
A nossa marca (sobretudo na sua parte mais forte, a formacao) e know How em troca de preferencia de talentos emergentes… e a medio prazo aumentar a notoriedade e Sportinguistas (nem que sejam emprestados), com os beneficios de mercahandising e de venda de direitos televisivos que isso vai trazer.
Eu ia mais longe e procurava parceiros para iniciar Academias, tipo franchisadas, com directores tecnicos nossos, para, de mais perto potenciar e “scoutizar” nestes mercados. A ideia era tb dar lucro, e pagar royalties.
Acho que o caminho esta a ser tracado, e os primeiros passos, especialmente na China com a toda poderosa Federacao (estatal) Chinesa…
Quanto a comparacoes com o Dortmund, trilhamos o nosso caminho, a realidade na Alemanha e diferente. Sera mais facil para eles recuperar financeiramente porque…sao Alemaes, tem o estadio cheio e dinheiro para comprar camisolas a montes…
Nos, no nosso cantinho, ate fazemos melhor, 1. porque nao temos o Bayern a ajudar (pelo contrario o sistema e rivais empurram para baixo), mas tivemos um balao de oxigenio da banca. Mas sobretudo, temos a NOSSA propria formacao, a melhor do Mundo (mesmo com a CS e os rivais a embandeirarem os titulos de juniores e futuros eusebios e messis).
Por essa dificuldade (ser Portugues e ter o sistema a perna) e sobretudo “fazer” jogadores em vez de os comprar, acho que teremos mais merito.
Mas claro, ainda o projecto vai no inicio…. Aguerdemos com alegria que a Esperanca e Verde.
e o Futuro e realmente NOSSO.
SL
6 Dezembro, 2013 at 19:43
Só acho que temos de melhorar as assistências em casa!!! E para isso se calhar é preciso mexer nos horários e preços…
Ps: o acompanhamento da equipa fora tem sido incrível!!!