*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
Para o jantar, reservei o prato confeccionado pela Maria Ribeiro, que vai mostrando que percebe de bola no blogue A Culpa é do Hassan.
Não me acordem deste sonho, by Maria Ribeiro
Hoje é um dia de felicidade, como há muito não me lembrava de sentir. Acordei, tomei o café, li as notícias muito rápido e pus-me no carro. Na rádio dizem: “Agora para o futebol, Sporting venceu ontem o Gil Vicente e é líder isolado” (e atenção escrevo isto sem que tenha ainda ouvido a frase).
Durante toda a semana fiz cálculos matemáticos, equações, detectei as probabilidades de vitória e fui tentando adivinhar qual o desfecho de um fim de semana que arrancou logo com os dois pontos que o Arouca cedeu na Luz (senti o Pintassilgo muito inconformado com o resultado).
Confesso que ao saber que podíamos ser líderes, a dois pontos do segundo lugar , temi que o Sporting fosse Sporting isto é, que falhasse quando tem de acertar, que o ataque fosse tudo às três pancadas, bolas ao poste, Patrício a subir nos cantos, bom… as trinta jornadas do ano passado.
Os rapazes calaram os meus medos e hábitos. Não, o Sporting já não é o clube que quando tem de ganhar empata. Não, o Sporting já não é um clube que dá um campeonato por perdido depois de perder com um dos rivais. Não, o Sporting não tem um único jogador caro no plantel e no entanto ao ver aquele meio-campo trocar bolas choro um pouco por dentro. Vencer ao Gil é mais do que a liderança, é uma mudança de paradigma e de mentalidade, é o espírito de compromisso cada vez mais presente nos jovens que usam o manto sagrado.
Sabemos todos que a teoria nos diz para ter calma, para aguentar o verde coração que teima em fugir da racionalidade e imaginar-nos levantar o troféu. Mas eu, neste momento, quero que a teoria vá para onde o Enzo Perez mandou a bola de sexta.
Tenho 21 anos, a última vez que o Sporting foi campeão eu tinha 10. O meu pai arrastava-me num mar de gente ao pé da Praça do Município porque eu queria ver o Pedro Barbosa, o Hugo Viana e o Niculae. Lembro-me que o Viana chorou na varanda e eu, que gostava mais dele que dos outros todos porque era bonitinho e jogava bem, prometi a mim própria que só comprava outro cachecol quando o Sporting me levasse de novo à Praça do Município. Escusado será dizer o estado do meu mais preciso objecto…
Já passou tempo demais, foram demasiadas as desilusões, os “quases”, os anos de equipas fantásticas que ficavam sempre à porta, quer pelo sistema quer pelo azar.
Eu não consigo evitar imaginar-me de novo na baixa lisboeta, com muito mais noção, muito mais amor e mais ídolos. Eu “acredito” no Sporting campeão e assim estarei até Maio, quando alguém me acordar deste sonho. Não existe equipa que mereça mais do que a nossa. E, acima de tudo, não existem adeptos mais fiéis, criativos e dedicados do que a família leonina. Saber que os jogadores, treinador e presidente fazem parte dessa família só aumenta o nosso amor e entusiasmo.
Nota futebolística: O nosso meio-campo é cada vez mais dinâmico, certinho e criador de pura magia. 100% Alcochete a espalhar magia nesses relvados portugueses. A defesa tem estado impecável e irrita-me um pouco essa do “precisamos de um central”. Os dois titulares, Eric e Semedo dão conta do recado sem dúvida!
Quanto a “reforços”, se precisamos de um médio é a hora Iuri Medeiros (a 10 tem estado brilhante) ou João Mário. Parece que Magrão vai embora e Jardim já disse que vão subir jovens da equipa secundária. Acho sim que os extremos andam com menos poder de fogo do que o suposto. Carrillo e Wilson são inconstantes, Salomão é o Salomão, Mané é puto e Capel (ámen) parte sempre tudo. Luís Leal para jogar a falso extremo (como jogou Wilson Eduardo frente ao Gil) é a minha sugestão.
11 Dezembro, 2013 at 18:30
Foi assim que o Roberto foi treinado: http://tudoaomolho.wordpress.com/2013/12/11/foi-assim-que-treinaram-o-roberto/
11 Dezembro, 2013 at 18:31
Quais são as reais hipóteses de uma conversa com esta frase pelo meio não descambar logo para a badalhoquice:
“senti o Pintassilgo muito inconformado com o resultado”
11 Dezembro, 2013 at 18:34
Tu tens olho de lince, ou de leao?
11 Dezembro, 2013 at 18:38
A Maria que explique lá isso do pintassilgo …
De resto excelente texto . Essa do tambem precisamos de um central estou de acordo.
Direi mais nao precisamos de ninguem . È com estes que vamos à luta.
Eu tenho o cachecol do titlulo de 2000 que passei para a minha filha com o sermão de o guardar e o pssar quando decidisse que era altura.
Aquele cachecol representa uma alegria imensa e muitas lagrimas.
Força Maria.
11 Dezembro, 2013 at 18:35
Eh pá mas vocês têm uma mente…….
Principalmente aqui o Ricardo que deve ter como nome do meio a própria da badalhoquice 🙂
11 Dezembro, 2013 at 22:15
Atão, mas com’é qu’é, um home num pode ter dúvidas?
11 Dezembro, 2013 at 18:42
E depois sou eu…
11 Dezembro, 2013 at 20:40
Oh Leão… eu disserto sobre o português suave que a Maria escreveu… Tu, a gente já sabe!
“Ah e tal, Madalena, anda cá e mais não sei quê…” 🙂
11 Dezembro, 2013 at 19:08
ahah nada de badolhoquices caros leões. O Pintassilgo NA TELEVISÃO pareceu extremamente incomodado com o empate.
Vamos lá falar de Sporting
11 Dezembro, 2013 at 19:44
Boa crónica, Maria.
Pintassilgo é bom jogador. Reparaste muito bem no inconformismo dele. Apesar de ninguém gostar de ser roubado (como o Arouca foi), no caso do jogador que citaste, quase que se pode dizer que é um Pintassilgo com várias costelas de Leão.
11 Dezembro, 2013 at 20:42
Lá está… Eu não consigo entender que haja um Pintassilgo que fique contente perante o “empate”… O Pintassilgo quer é jogar e facturar!!!
Deixem facturar o Pintassilgo, por amor da santa!
11 Dezembro, 2013 at 19:14
a cozinha hoje teve cheia!!! 🙂 e como sempre só bons petiscos!!
11 Dezembro, 2013 at 19:23
Boa Maria (agora não comecem também já com suposições…), boa crónica…
Desejo que tenha se substituir este ano o seu velho caschecol…
Sporting Sempr…!!
SL
11 Dezembro, 2013 at 19:29
OFF TOPIC
http://www.abola.pt/inter/fifpro.aspx
Para escolher o 11 do ano.
Aproveito e digo o 11 que escolhi:
Guarda-redes: Neuer
Defesas: Lahm, Kompany, Marcelo, Thiago Silva
Médios: Ozil, Robben, Yaya Touré
Avançados: Ronaldo, Ibrahimovic, Suarez
11 Dezembro, 2013 at 19:30
Esta equipa com a táctica do Jesus cilindrava tudo e todos.
4-2-4 à la Jejuns.
11 Dezembro, 2013 at 22:55
O Leao, tens que por ai o Ribery e o Dante. De resto, ta.se bem…
11 Dezembro, 2013 at 19:31
Shhhhh, continua a sonhar, deixa-te estar neste momento único e só nosso.
Que te o diz, quem me o diz, é uma equipa em surdina e em tom de melodia no meio de uma festa de união e de algazarra de alegria num corredor de um autocarro do mais lindo verde puxado pela inesgotavel força de um rampante.
Quem nos embala neste sorriso é um meio campo de uma equipa, cheio de esforço mas forte como os musculos do nobre rampante.
Quem nos protege do ruido das gralhas que não se calam que o sonho tem e já teve fim uma dúzia de vezes é um Homem com um sotaque castiço mas que é um mestre com o apoio de um Puro que soubemos reconhecer como o nosso futuro e com um campeão de dois anos antes da promessa ao cachecol, são quem filtra as galdérias perdigotos que andam a gastar saliva em vão a ver se nos roubam o sonho e abafadas são nesta exuberante Juba.
Quem nos assegura que o sonho não é impossivel são aqueles que defendem a equipa sempre com a certeza que a equipa os ajudará sempre que necessário, cinco são os defesas que como guardas estão prontos a dedicar tudo ao sonho, são as garras que mantém afastadas as hienas do nosso sonho.
Quem nos protege dos pesadelos prontos a invadir um sonho, fantasmas de vícios
mundanos, comedores de fondues de fruta e chocolate, Galdérias piolhosas que só lavam a cara e os fundilhos não, são as presas do rampante que se mostram quando ruge na plenitude da sua força de modo a afugentar o pesadelo de um priiiii qualquer, é a linha de ataque desta equipa, os destruidores de Galdeirices, os causadores de tanto carpir, uma força de ataque que ainda não encontrou rival.
Continuemos a sonhar, nós que somos o coração do Rampante, nós que lhe damos a vida, nos que o fazemos mover, nós o SPORTING que sempre sonhamos e sonharemos por isso somos o que somos.
Os únicos realmente Grandes.
11 Dezembro, 2013 at 21:26
Há que anos….. que eu não lia e nem ouvia esta palavra «fundilhos». Deves ser da província, Chuteiras, como eu.
11 Dezembro, 2013 at 21:39
Não é província :).
As vezes é que me lembro de termos usados pelos mais vividos, um gosto, só isso.
11 Dezembro, 2013 at 19:54
É bem Maria,sou um bocado mais velho que tu e sei bem do que falas….!eu estou como tu e como disse o nosso mister,se temos o melhor ataque do campeonato de longe e se temos apenas mais um golo sofrido do que a melhor defesa,e já jogamos fora nos terrenos mais difíceis não entendo isso de precisarmos mais um central ou médio,acho que temos uma linha a seguir e espero que apesar de estarmos bem não se mude essa linha!
SL
11 Dezembro, 2013 at 20:34
Hoje foi dia de Masterchef na Tasca… E o mote do dia foram os “feelings”.
Depois do “Feelings dos aziados” do Chefe Ramirez, e do “Tenho um feeling que o Labyad…” do Chefe Phill Babb, um “Feeling de Leão (ou Leoa)” da Chefe Maria Ribeiro.
Eu também não sei como é que isto vai acabar em Maio. Também não consigo deixar de sonhar com voltar à rua a festejar, desta vez com os meus filhos – o meu cachecol ainda é mais velhinho que o teu, e mantê-lo arejado com o uso faz com que não consiga disfarçar a idade…
Acho que a equipa está “esticada”, no limite do que pode dar, pelo menos esta época – há jogadores a “crescer”, mas esse crescimento é demasiado gradual para que haja grandes diferenças até Maio. Também acho que ganhava com um ou dois jogadores cirurgicamente escolhidos. Mas a sensação que vou consolidando de jornada para jornada é que a grande qualidade do grupo é a sua estabilidade – da mesma forma que acho que não se deve esperar muito mais em termos exibicionais, também não me parece possível uma regressão, mesmo que aconteçam (como já aconteceram) percalços. E isso significa que o principal objectivo a que a equipa se propôs no planeamento da época – consolidar processos de treino e de jogo – estão a ser plenamente alcançados.
Claramente, a chegada de reforços só é compatível com a saída de alguém que permita encaixe financeiro. O que para mim significa que não vamos mesmo ter reforços, e nestas condições, ainda bem – só haveria encaixe financeiro razoável se vendêssemos um dos principais jogadores (mau, para uma equipa “esticada”), e a chegada de jogadores novos implicaria sempre um processo de integração, para os reforços e para a equipa (mau, para um grupo que se quer que consolide a “estabilidade”).
A não ser que…a não ser que o “feeling” do Chefe Phil Babb esteja correcto, e o reforço principal já cá esteja…
11 Dezembro, 2013 at 22:53
Comungo da maior parte das ideias expressas, nomeadamente das que se referem à maturidade/estabilidade da equipa.
Mas, neste momento, não me preocupa Maio, a minha preocupação é, já, Dezembro. Perante os resultados negativos de boificas e porquistas na Champions, eles precisam, como de pão para a boca, de qualquer coisa que mexa com o seu ego, que os anime. Receio que mobilizem todas as suas influências nos bastidores da arbitragem e nos preguem ou que, pelo menos, nos tentem pregar uma série de rasteiras e armadilhas -e como a equipa é pouco experiente…
Assim sendo, a minha preocupação mais próxima e forte é “como estaremos no final da 1ª volta”
Depois…bom, ainda antes do final de Maio (aqui vou seguir o comentário de Rogério Alves (uma muito agradável surpresa na TVI-24), “Vamos esperar pelo final da jornada 18, depois falamos”.
É uma baliza muito, muito importante e, se a dobrarmos mantendo-nos no topo, então, amigos, todos os sonhos se tornam possíveis e o rugido do Leão vai tornar-se avassalador.
A fé é muita, mas as forças ocultas que comandam (não duvido) os bastidores do nosso futebol e que movem os cordelinhos de várias marionetas, árbitros e auxiliares internacionais, agora pré-profissionais, levam-me a recear o que aí possa vir porque, penso eu, o Sporting não se preparou (pelo menos ainda não se preparou) para se defender das máfias e dos mânfios que por aí gravitam.
A fé é muita, muito maior que os meus receios e ao ver a tranquilidade com que aqueles “meninos” ganharam em Barcelos…bem, tal como disse alguém, “deixem-me sonhar!”
11 Dezembro, 2013 at 23:04
A forma como lidarmos com as “forças ocultas” vai ser decisiva. E uma prova de fogo à estabilidade da equipa.
11 Dezembro, 2013 at 21:00
A propósito de feelings dos adeptos, e de sonhos, vale a pena ver isto:
http://scpsupporters.tumblr.com
11 Dezembro, 2013 at 21:10
Nunca vi um Porco a andar de bicicleta, mas neste momento estou a ver um a ir de vela…
11 Dezembro, 2013 at 22:58
O momento do jogo…a cotovela do Insúa pla boca do Jackson
11 Dezembro, 2013 at 21:10
Sem (muito) desprimor pela antiga cozinheira, mas isto sim é um bom petisco. Afinal, continua a #nãohaverpipiscomoosdestatasca 🙂
11 Dezembro, 2013 at 21:36
+1
11 Dezembro, 2013 at 21:37
Pessoal, futsal a ganhar … e em andebol estamos a fazer grande jogo na luz até ao momento …
10-16 perto do intervalo ..
http://www.allstreaminglive.com/ver-tv-online-a-bola-tv/
11 Dezembro, 2013 at 21:46
Intervalo. 10-17. Vamos lá a ver se não borramos a pintura na 2ª parte…
11 Dezembro, 2013 at 21:48
Tá a dar na BulaTV…
diz que está 10-17…
11 Dezembro, 2013 at 21:57
Sim está. (Neste momento está 14-20, já na 2ª parte).
11 Dezembro, 2013 at 21:59
Porra duas exclusões do Frankis em tão pouco tempo!
Espero que isto não acabe como no jogo com o Porco, depois dum avanço tão grande… Hoje é muito importante sair da ETAR com uma vitória.
11 Dezembro, 2013 at 22:02
Que ganda golo do Portela…16-22
11 Dezembro, 2013 at 22:07
18-23…
11 Dezembro, 2013 at 22:11
19-24…
11 Dezembro, 2013 at 22:14
Porra, caralho…
21-24… Duas falhas técnicas e pumba… assim se vai uma boa vantagem.
11 Dezembro, 2013 at 22:18
21-26.
Calma.
11 Dezembro, 2013 at 21:37
Intervalo do jogo de futsal. Estamos a ganhar 2-0. Está tão pouca gente em Loures! Os tasqueiros não picaram o ponto..
11 Dezembro, 2013 at 21:41
21h da noite à quarta-feira não é fácil…
12 Dezembro, 2013 at 0:37
bahhhhhhh!
11 Dezembro, 2013 at 21:49
Sporting está a ganhar 17 -10 em andebol
11 Dezembro, 2013 at 21:51
O Luís Leal já está de malas aviadas para a Arábia… Vai ser treinado pelo Vitor Pereira… Nesse já não vamos a tempo
11 Dezembro, 2013 at 21:56
Pelo menos não joga contra nós.
11 Dezembro, 2013 at 22:35
Eu sei, escrevi o texto ainda não tinha sido anunciado 🙂 mas tenho pena, ele é bom.
11 Dezembro, 2013 at 21:52
Cherba, hoje não pude vir à tasca. Como houve 3 pratos novos, espero que me tenhas guardado um bocadinho de cada para eu provar…
11 Dezembro, 2013 at 21:55
Futsal, já na 2ª parte, 3-0.
11 Dezembro, 2013 at 21:55
http://www.futsalsporting.com/directo.html
11 Dezembro, 2013 at 21:57
4-0, Divanei
11 Dezembro, 2013 at 22:04
Entretanto já vai em 6-0.
11 Dezembro, 2013 at 22:07
7-0. Parece que voltaram ao bom caminho.
11 Dezembro, 2013 at 22:16
8-0.
11 Dezembro, 2013 at 22:20
Acabou. 8-0. De volta.
11 Dezembro, 2013 at 22:07
E o Andebol? O link não está a abrir …
11 Dezembro, 2013 at 22:15
Ta 24 a 20 p nós,bora caralho!
11 Dezembro, 2013 at 22:21
http://www.andebol.tv/diretos/78-diretos/640-sl-benfica-sporting-cp.html
11 Dezembro, 2013 at 22:13
20-24, faltam 12 minutos.
11 Dezembro, 2013 at 22:15
Tou a ver que vai dar o mesmo que foi com o Porto…
11 Dezembro, 2013 at 22:17
golo mesmo a raiar o jogo passivo… veio a calhar… e agora o candeias a segurar as pontas.
Vamos lá, caralho!
11 Dezembro, 2013 at 22:17
Chupa… 21-26!!!
11 Dezembro, 2013 at 22:23
Cabecinha, foda-se… 22-27!
11 Dezembro, 2013 at 22:19
o meu stream falhou…como é que está?
11 Dezembro, 2013 at 22:20
22-26
11 Dezembro, 2013 at 22:23
23-27
11 Dezembro, 2013 at 22:25
23-28… com posse! a 4:30 do fim
11 Dezembro, 2013 at 22:27
23-29… já não foge!
11 Dezembro, 2013 at 22:28
24-29
11 Dezembro, 2013 at 22:26
Ta ganho caralho
11 Dezembro, 2013 at 22:26
Grande exibição do nosso keeeper …
Já me esqueci dos b’s hoje, pronto 🙂
11 Dezembro, 2013 at 22:27
Grande azia dos comentadores que falam como se estivessem na benfica TV.
11 Dezembro, 2013 at 22:29
🙂
11 Dezembro, 2013 at 22:29
Eles estão na benfica TV…
11 Dezembro, 2013 at 22:32
Sim, é o canal 2 da lamps TV.
11 Dezembro, 2013 at 22:28
CHUPA!!!
24-30!!!
11 Dezembro, 2013 at 22:30
LIDERES, caralho!!!
11 Dezembro, 2013 at 22:30
25-30. Já não foge.
11 Dezembro, 2013 at 22:31
Grande vitória!
11 Dezembro, 2013 at 22:31
Ganhamos car****.
Líderes. É sempre bom olhar para baixo.
11 Dezembro, 2013 at 22:31
ACABOU GANHAMOS 25-30 AGUENTA E NÃO CHORA!
11 Dezembro, 2013 at 22:31
INSHA LÁ!!!
11 Dezembro, 2013 at 22:32
Mais um Melão pro manha descascar…
11 Dezembro, 2013 at 22:36
Excelente vitória no Andebol e no Futsal foi um fartote de golos!
Cherba, onde está o comandoc para se mudar de canal na Tasca, que isto de ver a Burla TV é doloroso, parece a Galinácio TV.
Sai um licor beirão para aquecer a goela e a seguir vou para casa esperar pela meia-noite.
11 Dezembro, 2013 at 22:37
Futsal e Andebol foram o brinde para nos esquecer-mos dos B.