*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
Para o jantar, reservei o prato confeccionado pela Maria Ribeiro, que vai mostrando que percebe de bola no blogue A Culpa é do Hassan.
Não me acordem deste sonho, by Maria Ribeiro
Hoje é um dia de felicidade, como há muito não me lembrava de sentir. Acordei, tomei o café, li as notícias muito rápido e pus-me no carro. Na rádio dizem: “Agora para o futebol, Sporting venceu ontem o Gil Vicente e é líder isolado” (e atenção escrevo isto sem que tenha ainda ouvido a frase).
Durante toda a semana fiz cálculos matemáticos, equações, detectei as probabilidades de vitória e fui tentando adivinhar qual o desfecho de um fim de semana que arrancou logo com os dois pontos que o Arouca cedeu na Luz (senti o Pintassilgo muito inconformado com o resultado).
Confesso que ao saber que podíamos ser líderes, a dois pontos do segundo lugar , temi que o Sporting fosse Sporting isto é, que falhasse quando tem de acertar, que o ataque fosse tudo às três pancadas, bolas ao poste, Patrício a subir nos cantos, bom… as trinta jornadas do ano passado.
Os rapazes calaram os meus medos e hábitos. Não, o Sporting já não é o clube que quando tem de ganhar empata. Não, o Sporting já não é um clube que dá um campeonato por perdido depois de perder com um dos rivais. Não, o Sporting não tem um único jogador caro no plantel e no entanto ao ver aquele meio-campo trocar bolas choro um pouco por dentro. Vencer ao Gil é mais do que a liderança, é uma mudança de paradigma e de mentalidade, é o espírito de compromisso cada vez mais presente nos jovens que usam o manto sagrado.
Sabemos todos que a teoria nos diz para ter calma, para aguentar o verde coração que teima em fugir da racionalidade e imaginar-nos levantar o troféu. Mas eu, neste momento, quero que a teoria vá para onde o Enzo Perez mandou a bola de sexta.
Tenho 21 anos, a última vez que o Sporting foi campeão eu tinha 10. O meu pai arrastava-me num mar de gente ao pé da Praça do Município porque eu queria ver o Pedro Barbosa, o Hugo Viana e o Niculae. Lembro-me que o Viana chorou na varanda e eu, que gostava mais dele que dos outros todos porque era bonitinho e jogava bem, prometi a mim própria que só comprava outro cachecol quando o Sporting me levasse de novo à Praça do Município. Escusado será dizer o estado do meu mais preciso objecto…
Já passou tempo demais, foram demasiadas as desilusões, os “quases”, os anos de equipas fantásticas que ficavam sempre à porta, quer pelo sistema quer pelo azar.
Eu não consigo evitar imaginar-me de novo na baixa lisboeta, com muito mais noção, muito mais amor e mais ídolos. Eu “acredito” no Sporting campeão e assim estarei até Maio, quando alguém me acordar deste sonho. Não existe equipa que mereça mais do que a nossa. E, acima de tudo, não existem adeptos mais fiéis, criativos e dedicados do que a família leonina. Saber que os jogadores, treinador e presidente fazem parte dessa família só aumenta o nosso amor e entusiasmo.
Nota futebolística: O nosso meio-campo é cada vez mais dinâmico, certinho e criador de pura magia. 100% Alcochete a espalhar magia nesses relvados portugueses. A defesa tem estado impecável e irrita-me um pouco essa do “precisamos de um central”. Os dois titulares, Eric e Semedo dão conta do recado sem dúvida!
Quanto a “reforços”, se precisamos de um médio é a hora Iuri Medeiros (a 10 tem estado brilhante) ou João Mário. Parece que Magrão vai embora e Jardim já disse que vão subir jovens da equipa secundária. Acho sim que os extremos andam com menos poder de fogo do que o suposto. Carrillo e Wilson são inconstantes, Salomão é o Salomão, Mané é puto e Capel (ámen) parte sempre tudo. Luís Leal para jogar a falso extremo (como jogou Wilson Eduardo frente ao Gil) é a minha sugestão.
11 Dezembro, 2013 at 22:38
Esta foi pelos Bs!
espero que o desgaste de jogar 2 vezes por semana (com a EHF) não nos fragilize na luta pelo título.
este plantel é curto, não temos alternativas na 1ª linha – Silva, Magalhães e Carol. um lateral direito canhoto seria muito bem.-vindo para a 2ª metade da epoca.
11 Dezembro, 2013 at 22:39
Maria sinto o mesmo….. Tenho de admitir que esta semana estou um chato! Não perco uma oportunidade de dar uma alfinetada a corruptos e lampiões a propósito de tudo e de nada… Hoje numa reunião, estava um colega das papoilas a apresentar um projecto e eu fiz duas ou três perguntas, numa delas ele não sabia responder e começou a “enrolar”, ao que eu lhe disse, “se quiseres mudar de tema estás à vontade, podemos falar sobre futebol” 😉
11 Dezembro, 2013 at 22:42
Leão com dotes de Piton… eheheheheheh
11 Dezembro, 2013 at 22:40
Bom calendário até final da fase regular…
Do top 6, ainda recebemos o ABC e o Águas… Temos tudo para acabar em 1º nesta fase! Gosto…
Liderança no Andebol e Futebol… Futsal com tudo em aberto… Hóquei a superar as minhas expectativas…
Assim é que é bonito o SPORTING… Eclético!!!…
11 Dezembro, 2013 at 22:44
O porco tem menos um jogo… Vamos ver isso do 1º lugar.
11 Dezembro, 2013 at 22:51
Falta-lhes um jogo com o Avanca que vai ser um passeio, isso é certo!
Ainda assim, eles tem de ir a Braga, ao ABC, pode ser que tenham um percalço lá… De qualquer forma, à vista de outras épocas estamos bem… e ainda na EHF. Quem sabe não vem aí uma excelente época, depois da Taça e da Supertaça. Apesar dos cortes, continuamos fortes… muito fortes. É a prova que nem só o dinheiro faz campeões…
11 Dezembro, 2013 at 22:52
Foi pena o jogo com os corruptos onde tivemos uma grande vantagem não conseguir a vitória…mas estamos aí para a luta,gostei do jogo que fizemos hoje!
11 Dezembro, 2013 at 22:42
Já é a 2ª encavadela na lampionagem este ano. Só precisamos de não perder as vantagens das 1ª partes. O empate com o porco e a derrota com o ABC foram terríveis.
11 Dezembro, 2013 at 22:57
Quando ainda estava a ler o segundo parágrafo pensei para mim.. “depois deste post vou procurar um daqueles textos históricos do Cherba”, mas Maria, acabou por não acontecer. Grande post!!
11 Dezembro, 2013 at 23:01
MAIS UMA NOITE DO CACETE!
GOLEADA NO FUTSAL!
ENORME VITORIA NO ANDEBOL, COM A LIDERANÇA CONQUISTADA!
A JUNTAR A ISTO A ELIMINACAO DO PORTO E A PASSAGEM DO DORTMUND!
ESPETACULO!
11 Dezembro, 2013 at 23:03
Descubram as diferenças:
https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc3/q71/s720x720/1503841_556371661112010_226317421_n.jpg
11 Dezembro, 2013 at 23:06
ahaha,lindo…!eu bem digo a esses corruptos aqui do norte que eles são um clube regional e eles ficam ofendidos…mas quem diz verdade não merece castigo 😀
11 Dezembro, 2013 at 23:05
E só naquela…os júniores do Judo foram campeões nacionais…
12 Dezembro, 2013 at 12:36
mais um título!
11 Dezembro, 2013 at 23:11
Maria, boa posta, a tua! Grande upgrade face à anterior cozinheira. Mas precisas de ter mais ambição sportinguista: Um Sporting derrotado ou empatado nao é um Sporting à Sporting, é um não- Sporting! Mas tens desculpa: os teus 21 aninhos viram mais derrotas que vitorias. Está na altura de mudarmos isso! Saudações Leoninas!
12 Dezembro, 2013 at 11:21
O Sonho comanda a vida! ;)! Eu neste momento sonho ganhar ao Belenenses…depois vou sonhar ganhar ao Nacional, depois ao Estoril, and so on and so on! Passei tanto anos a fazer contas (E se ganharmos este ficamos a x, se depois ganharmos aquele recuperamos para Y…merda…perdemos este…assim temos de ganhar aquele para recuperar deste, ir lá ganhar acima…merda…empatámos outro…) que acho que fiquei vacinado para este ano…não sou capaz de olhar para mais o que o próximo fim de semana! LoL! E confesso que estou a adorar viver assim…sei que não vai durar muito (pai a 5/6 jornadas do fim é impossível não fazer contas, sonhar e sentir a pressão) mas enquanto durar vai ser assim! Mas que haja Sportinguistas (e muitos) a sonhar ganhar no final é sinal do enorme trabalho que está a ser feito!
FORÇA SPORTING!!!!
12 Dezembro, 2013 at 17:49
Identifico-me como ninguém com esta refeição porque eu também sou de tempo em que ainda não me podia embebedar da última vez que o Sporting sou Campeão. E coincidência das coincidências, mudei-me para Lisboa em Outubro. Eu, um jovem de uma aldeia no Sopé da Serra D’Aire vim aqui parar, e agora vejo a nascer em mim uma hipótese de celebrar o título na minha casa, com os meus. Por isso, sim, este petisco está fantástico, este petisco é para toda uma geração de Sportinguistas como eu, que eram gaiatos da última vez que fomos campeões!