A história da Beatriz e do Tiago, alvo de reportagem na Revista do Expresso, chegou à Tasca e depressa se ouviram vozes desejosas de fazer algo para podermos criar o nosso próprio conto de Natal.
Afinal, que “estória” é esta? (a resposta chega com o artigo escrito pela Alexandra Simões de Abreu)
Há dois ou três anos havia mais comida na mesa. E mais prendas.” Os 12 anos de Beatriz dão-lhe maturidade suficiente para perceber que a crise entrou pela casa dentro e agravou ainda mais a pobreza desta família de Celorico da Beira. A mãe está desempregada há dois anos e o padrasto há três meses. Olga, de 39 anos, e José Carlos Ferreira, de 46, têm ambos a 4ª classe, feita à noite.
O Natal será tão ou mais pobre do que o anterior. “O dinheiro não dá para tudo. Os pais têm de pagar contas. Comprar o básico, roupa e comida.” Lista de prendas? Nem chega a tomar forma de letra no papel. A custo, responde: “Do que mais gostava era de um portátil para poder fazer os trabalhos de casa. Só tenho o ‘Magalhães’, não tenho internet. Faço as pesquisas na escola, no Google, e escrevo em casa.” No ano passado, a prenda de que Beatriz mais gostou foi “da camisola preta”. Vai buscá-la, veste-a e coloca o capuz na cabeça. Tem uma orelha de cada lado e Bia (como é tratada em família) ri-se timidamente quando lhe dizem que parece uma gata.
O irmão mais novo, Tiago, começa a ficar agitado com o efémero “estrelato” da irmã. Não resiste e conta o feito da semana: “Eu gosto de jogar futebol. Na sexta-feira marquei do meio-campo e a bola chegou à baliza, à trave.” Os seus anafados 7 anos não enganam. “É muito guloso”, delata a irmã, quando Tiago começa a enumerar os presentes que gostava de ter: “Um Pai Natal grande de chocolate e um coelho de chocolate, framboesas, umas sapatilhas e a camisola do Sporting, do Capel… e uma PSP para jogar e bolas de futebol.” “Bolas de futebol? Mas tu tens muitas!”, atira o pai. “Mas estão todas vazias”, responde a medo o pequeno. Provavelmente, além do bacalhau com couves na consoada e do tronco de Natal de chocolate que Olga faz questão de comprar todos os anos, Tiago e Beatriz voltarão a receber umas peças de roupa e um ou dois jogos que saem de vez em quando num jornal.
A família Ferreira não tem vergonha de dizer que passa por grandes dificuldades. Ao todo são seis. Além de Beatriz e de Tiago, Olga é também mãe de Paulo (18 anos) e de João (17 anos), resultado de outras relações anteriores. Os mais velhos estão na Fazenda da Esperança, uma comunidade religiosa que acolhe e trata toxicodependentes. Sobre eles pouco ou nada querem falar.
José Carlos toma as rédeas da conversa. Está casado com Olga há nove anos e sóbrio há 17. Faz questão de mostrar, com orgulho, os sucessivos diplomas de abstinência. É pai de Tiago mas foi ele quem ajudou a criar os outros três filhos de Olga. Neste momento recebe “apenas 40 euros de subsídio de desemprego”. Um valor muito baixo para quem diz que trabalhava na junta de freguesia de Vila Boa e já fez de tudo um pouco na vida, desde os 13 anos. “Comecei num lagar de azeite, trabalhei no campo com tomate, cortei feno, estive nas obras, numa panificadora, fui apanhando tudo o que apareceu.” Olga garante que além daquele dinheiro não recebem mais nada a não ser os abonos de família e uma pensão de alimentos do pai de Beatriz. Dizem que vai dando para pagar a casa ao banco e a comida. “Fui eu que refiz a casa toda por dentro. Estava tudo podre. Ficava aqui até às 2h da manhã e com a ajuda dos rapazes fiz tudo”, conta José Carlos. Não fora a lareira e este inverno poderia ser duro numa casa de três pequenos andares revestidos de paredes grossas de pedra. A vida é feita sobretudo na cozinha que é também a sala onde assistem à televisão. Até porque à pergunta infantil “do que gostas mais do Natal?”, a resposta é sempre a mesma: “De estar com a família.”
Qual é a proposta da Tasca?
Vamos dividir esta missão em dois objectivos, pelo grau de dificuldade:
1- reunir dinheiro para comprar a camisola do Sporting ao Tiago
2- reunir dinheiro para comprar o computador à Beatriz
Como é que fazemos isso?
– cada um de nós dá um euro. Quem quiser dar mais, dá (e se existirem por aí empresas que queiram aderir, estejam à vontade)
– esse dinheiro será depositado numa conta. Vou ver, amanhã cedo, se demora muito a abrir uma conta solidária e como se processa isso (o mais tardar na segunda-feira temos que arrancar com a transferência de dinheiro para essa conta)
– diariamente, será comunicado o valor que já conseguimos reunir
E mais pormenores?
– tenho um e-mail pronto a sair, tendo como destinatária a jornalista que conduziu a reportagem. Ela será a nossa ligação aos pais do Tiago e da Beatriz, a quem temos que pedir autorização para trazer os dois a Alvalade, para ver o Sporting vs Nacional e receberem as suas prendas
– e como é que eles cá chegam? Há Leões que frequentam a Tasca e que são dos distritos de Viseu e da Guarda. A ideia é um desses Leões (ou Leoas) trazer os pequenos e levá-los de volta (e seria justo todos contribuirmos com algo para ajudar na viagem, caso a mesma seja propositada)
– e se os pais não os deixarem viajar com estranhos? nesse caso, eu comprometo-me a levar as prendas a Celorico da Beira e a entregá-las pessoalmente, juntamente com um postal de Natal com o nome de todos os que contribuíram
– e se juntarmos mais dinheiro? decidimos o que fazer com ele. Roupa e comida, por certo serão uma boa ajuda
– e o Sporting não podia ser envolvido nisto? claro que sim e, caso eles possam vir a Lisboa, tudo farei para que o Capel autografe, pessoalmente, a camisola do Tiago. E, já que o puto (uma versão leonina do saudoso Piranha) quer uma bola, tentemos uma autografada por todo o plantel
Agora, é connosco!
Um por todos, todos por eles!
Spooooooooooooooooooorting!
12 Dezembro, 2013 at 10:32
Vamos a isso.
Não posso ir com muito mas ajudo na mesma, o desemprego também já bateu à porta da minha casa.
12 Dezembro, 2013 at 10:33
Isto é como as tascas no Natal, há sempre um fiozinho com umas notas penduradas para a malta que trabalha.
Acho esta iniciativa fantástica. Porque a imprensa adora mostrar a miséria mas ajudar está de chuva. Tal como os continentes e Lidls com os arredondamentos e as vendas de livros inflacionados com vedetas a patrocinar para ganhar à conta da solidariedade.
Aqui a solidareidade é real existe e não quer publicidade. É genuina tal como os voluntários do Banco Alimentar.
Contribuo com todo o gosto porque sei que é real.
Vou divulgar porque isto é fantástico.
Grande abraço
12 Dezembro, 2013 at 10:41
Sendo este um movimento solidário que pode ter alguma proporção acho que se deve destingir dos outros! Por exemplo, pegando no mote, realizar desejos de miúdos com bilhetes ou camisolas! Porque se é para doar apenas mais dinheiro ou outras coisas acho que faria mais sentido juntar ao Sporting Solidário…Eu gosto das 2 formas…mas acho que seria engraçado ir alimentando almas sportinguistas…ajudávamos o SCP (entravamos com a guita para bilhetes e camisolas) e os miúdos que ficariam encantados com o presente…
12 Dezembro, 2013 at 10:36
Entretanto estou certo que o Sporting, ao saber da situação, vai ajudar e facilitar todo o processo.
E não me admirava que fizessem um vídeo, à semelhança do que fizeram com o miúdo de Olhão.
A nossa força é mesmo brutal!
12 Dezembro, 2013 at 10:40
Também tenho poucas dúvidas quanto a isso.
Estou em crer que se o nosso presidente sabe disto é ele que vai buscar os putos. Ao contrário do que dizem o nosso presidente não é arrogante nem bazófias é um tipo muito humano e ligado às pessoas, dai a diferença deste ano para os transactos.
Mais, se o Capel sabe disto penso que é gajo para ir buscar os putos.
O Sporting tem de ser uma familia.
SL
12 Dezembro, 2013 at 10:39
Excelente iniciativa mas não acho justo um receber uma camisola e a irmã um portátil… E tentarmos ir para a PSP??
12 Dezembro, 2013 at 10:44
Não seria mais interessante em vez de ir buscar a PSP, comprar bilhetes ou camisolas do SCP para outros putos leões e carenciados?! Ajudávamos o SCP e alargávamos a alegria de mais miúdos! É o que eu acho…
12 Dezembro, 2013 at 11:00
Concordo.
12 Dezembro, 2013 at 12:13
Levá-los a Alvalade . “A tasca leva-te a Alvalade”
12 Dezembro, 2013 at 12:18
Era lindo! “Vem a Alvalade com a tasca!” Fds…já viram os putos todos contentes…nunca tinham visto o SCP ao vivo e ali estavam, num ano especial da vida do SCP…fds…era do caralho…
12 Dezembro, 2013 at 10:56
Concordo com o Tiago.
Entrar por outras ofertas é desvirtualizar o que se pretende. Além dos jogos serem caros .. e não me parece que vá ser crackada 🙂
Até porque podemos estender isto a outros que precisem.
Este é o primeiro passo.
12 Dezembro, 2013 at 10:40
Bora.Quero contribuir. Como faço?
12 Dezembro, 2013 at 10:42
Conta comigo. Como contribuo?
12 Dezembro, 2013 at 10:44
posso contribuir?
12 Dezembro, 2013 at 11:25
Mínimo…6 zeros.
12 Dezembro, 2013 at 12:45
claro
12 Dezembro, 2013 at 10:46
Encomenda já isso!
Saudações Leoninas
12 Dezembro, 2013 at 10:47
Bom dia, fregueses! Contem comigo, claro!
12 Dezembro, 2013 at 10:50
Contem comigo. Venha de lá o NIB.
Este é o verdade espírito do Leão e do Natal.
SL
12 Dezembro, 2013 at 10:50
Uma pergunta importante, conseguimos os contactos via a jornalista do Expresso? Se não, é ir pela Câmara Muncipal!…
12 Dezembro, 2013 at 11:01
Presente. Venha de lá esse NIB.
12 Dezembro, 2013 at 11:03
Cherba, parabéns por esta iniciativa que tenho a certeza vai ser um sucesso. Acredito que uma acção destas esteja e venha a dar muito trabalho para além do tempo que se tem de disponibilizar, por isso Cherba, obrigada!
Contribuirei, claro!
12 Dezembro, 2013 at 11:04
Se duvidas houvessem … Ficam aqui esclarecidas para toda a gente.
Este é um espaço de eleição!
Obrigado a todos e a ti “Cherba” em particular.
O mais incrível mesmo é alguns mitras que por aqui passam a escrever Bosta varias vezes ao dia, quanto toca a reunir são os primeiros a saltar ou nao entrar no Barco.
Vamos juntar dinheiro suficiente para isto e muito mais.
Acredito que se vai tornar viral e muitas pessoas que não conheciam o Sporting vão começar a Amar.
A nossa força é Brutal!
Viva o Sporting Clube de Portugal!!!
PS: Trazes a máquina à mesa ou tenho que ir ao balcão? 😉
12 Dezembro, 2013 at 12:38
Os mitras têm mais que fazer. Tipo ler duzentos blogs, para se manterem informados (?) e coleccionarem argumentos. Só assim se pode alardear a natural superioridade intelectual. Yep? Ou nope?
12 Dezembro, 2013 at 16:49
HIC!….se disseres mais uma vez, yep, ou yap, ou nope, ou nip, ou yup…vou-m’embora!
12 Dezembro, 2013 at 12:46
hum até num post destes mandam bocas.
suas excelências fiquem sabendo que cheguei há pouco a casa, mal vi por alto os comentários, e o conteúdo deste post.
mas enfim não tenho de dar satisfações a ninguém seja quanto ao que for e participando ou não na iniciativa, é algo que apenas me diz respeito a mim, não tenho de andar a publicitar aqui.
por isso escusam de mandar bocas e picar porque acreditem escolham o caminho da provocação e vao receber troco
por isso crominhos é bom que não se cheguem para o meu lado, quando estou sossegado no meu canto
12 Dezembro, 2013 at 12:56
E não é que a carapuça serviu? 🙂
Z
12 Dezembro, 2013 at 13:02
z
já deviam saber que escusam de mandar indirectas que eu entendo-as todas e detecto os cromos anormais que as fazem( porque são sempre os mesmos e aplaudidos pelos mesmos) á distancia, por isso se querem mandar bocas sejam homenzinhos pelo menos uma vez na vida e digam as coisas directamente, em vez de mandarem bocas e depois fingirem que não se passa nada
12 Dezembro, 2013 at 13:56
Faz te um Homenzinho e entra nesta belissima onda altruísta e ajuda com um simples eurico!
12 Dezembro, 2013 at 14:50
Photure
ajudando ou não( até podia estar sentadinho sem dizer nada, e ajudar sem anunciar que o faço), não é da conta de certos cromos que aqui andam, que não perdem uma oportunidade de mandar bocas e picar
não tenho de dar satisfações a ninguém do que faço, ou de quando venho aqui ler, ou quando digo alguma coisa
12 Dezembro, 2013 at 18:17
Já te escorreu,por momentos,que se calhar,talvez…as tais bocas de que te queixas tanto,não serão provocadas pelo teu mau feitio?
Opiniões todos nós temos direito,mas sermos ouvidos,não!
Desconfio que sejas um narcisista disfarçado de drama-queen,ou o contrário…dá igual.
Isto foi só um comentário,não é um início de debate.
PHUTURE,P-H-U-T-U-R-E!
bebe lá um copo que pago eu,é natal ou quase…
Oh Cherba tens ucal?
13 Dezembro, 2013 at 8:41
mau feitio? naa eu dou a minha opinião, e apenas reajo a provocações e quando sou picado
leio muita cena sem sentido que podia responder e emendar, mas muitas vezes fico quieto e calado e deixo-os fazer figura de parvo sozinhos( até porque aparece sempre alguém a concordar com a alarvidade que foi dita), mas não reajo porque sei se o fizer caiem-me logo em cima( até porque admitir que erram por aqui não é propriamente uma virtude).
12 Dezembro, 2013 at 15:09
porra, obrigam-me a concordar com o Riga…
queixam-se queixam-se mas já vai para aí no 3º ou 4º post em que picam e ele nao aparece
mas picam picam picam..
Quanto ao topico. grande! de resto estám tudo diti
pode ser o inicio de algo muito interessante, muito grande, maior que a propria Tasca.
Nice
12 Dezembro, 2013 at 17:45
Imagino o quanto deve ter sido doloroso… mas só mesmo obrigado! 😛
12 Dezembro, 2013 at 11:07
Perdoem-me o francês mas isto é do caralho mesmo!!! Foda-se (peço uma vez mais desculpa) mas estou completamente dentro disto. Fico a aguardar o NIB para a transferência e porra Cherba… tu és do caralho!! 🙂
Somos os maiores!!!
12 Dezembro, 2013 at 11:09
ainda mais impressionante do que a historia, é ver a quantidade de gente q se mobiliza e se interessa em ajudar… gente que se percebe não estar em situação muito melhor do que a familia do piranha, mas mesmo assim se chega a frente.
da minha parte contem comigo. e se isto for um teste para estar a viabilidade do projecto do pavilhão…. parece-me q vai correr bem… 😀
12 Dezembro, 2013 at 11:10
coordenem isto lá com a página do Facebook onde isto começou (depois do Sporting Apoio), porque lá já têm um nib etc, e as pessoas vão pensar que é o mesmo, e o miúdo acaba por receber duas camisolas!
Eu deixei lá o mesmo recado, para eles cxoordenarem com aqui, porque aqui está com uma dinâmica fenomenal!!!!
O importante é entenderem-se
https://www.facebook.com/taopobre
12 Dezembro, 2013 at 11:11
+1. Conta comigo. Venha o NIB
12 Dezembro, 2013 at 11:12
É UM ORGULHO DO CARALHO OLHAR PARA ESTA CAIXA DE COMENTÁRIOS!
peço-vos só um bocado de paciência porque, entretanto, dei-me conta que o Sporting Apoio estava a arrancar com uma iniciativa parecida e, assim sendo, vamos unir forças!
E, brinca, brincando, já temos computador (grande viriato!)
Assim que possível abro novo post com ponto de situação!
bjs, abraços e hoje é tudo por conta da casa!
12 Dezembro, 2013 at 14:17
Venha de lá esse NIB, então!
Oh Cherba, por acaso sabes dizer se é o Nuno Mourão que está por detrás da pagina sportingapoio no FB?
É que o site Sportingapoio foi à vida e tanto quanto me lembro ele tinha dito que haveriam novidades, mas até hoje nada.
Alguém sabe se o S.A. está só no face ou se está previsto voltar?
Lembrei-me do site por causa da ida do BdC a Macau, pois vi uma foto dele com o responsável pelo Sporting de Macau, o ACJ, António Conceição Júnior, que escrevia umas coisas no site do Nuno…
Aí estava outro site de apoio ao Sporting bem interessante mas que foi à vida…
12 Dezembro, 2013 at 11:15
Conta Comigo Cherba…
olha e relativamente a este mesmo assunto…já sabes deste “movimento”…é que eles já têm lá NIB e tudo para ajudar o Tiago e a Beatriz…
https://www.facebook.com/taopobre?fref=ts
12 Dezembro, 2013 at 11:30
sei, estou em contacto com eles
12 Dezembro, 2013 at 11:19
escusado será dizer que tamos tou dentro também 🙂
Camisola e bola pro puto. Portatil prá irmã.
Dinheiro que sobre para um cabaz de natal pra familia, e juntar para futuras iniciativas ou para o Sporting Solidário.
12 Dezembro, 2013 at 11:20
Excelente iniciativa!
Apenas não concordo com uma proposta que muitos fazem: publicitar por todo o lado. Penso que faz mais sentido ficar tudo dentro da Tasca (embora já tenham levado garrafas de mini lá para fora, com vasilhame) e que chegamos para as encomendas. Fazer propaganda das nossas (boas) acções não cai bem e pode tornar toda a ideia num “circo”.
O nib está para breve?
12 Dezembro, 2013 at 11:44
Obviamente calados.
12 Dezembro, 2013 at 11:46
Concordo.
12 Dezembro, 2013 at 13:05
Concordo ctg
12 Dezembro, 2013 at 11:24
Mágico Cherba! Mágico!….conta comigo também!
Fico sempre emocionado com estas histórias…
É um orgulho esta Tasca Cacifeira!
O Sporting somos nós! e que bom que é dizer isto e senti-lo pela primeira vez em muitos anos!
Obrigado Cherba, Obrigado Sportinguistas
12 Dezembro, 2013 at 11:35
I´m all In!
12 Dezembro, 2013 at 11:39
Grande Cherba!
Venha esse daí esse nib!
SL
12 Dezembro, 2013 at 11:43
I’m in!
12 Dezembro, 2013 at 11:47
Centra o NIB aqui para o segundo poste.
12 Dezembro, 2013 at 11:48
Presente.
12 Dezembro, 2013 at 11:48
Parabéns! Excelente iniciativa… Sporting é um Mundo e tenho muito respeito por gajos como tu… Abraço e que venha de lá o NIB
12 Dezembro, 2013 at 11:55
pá, se sobrar guita, comprem uma bicla ao Piranha, daquelas com fitas a sair dos punhos, e filmem-no a assobiar enquanto pedala… não sei porquê, faz parte do meu imaginário… 😛