A história da Beatriz e do Tiago, alvo de reportagem na Revista do Expresso, chegou à Tasca e depressa se ouviram vozes desejosas de fazer algo para podermos criar o nosso próprio conto de Natal.
Afinal, que “estória” é esta? (a resposta chega com o artigo escrito pela Alexandra Simões de Abreu)
Há dois ou três anos havia mais comida na mesa. E mais prendas.” Os 12 anos de Beatriz dão-lhe maturidade suficiente para perceber que a crise entrou pela casa dentro e agravou ainda mais a pobreza desta família de Celorico da Beira. A mãe está desempregada há dois anos e o padrasto há três meses. Olga, de 39 anos, e José Carlos Ferreira, de 46, têm ambos a 4ª classe, feita à noite.
O Natal será tão ou mais pobre do que o anterior. “O dinheiro não dá para tudo. Os pais têm de pagar contas. Comprar o básico, roupa e comida.” Lista de prendas? Nem chega a tomar forma de letra no papel. A custo, responde: “Do que mais gostava era de um portátil para poder fazer os trabalhos de casa. Só tenho o ‘Magalhães’, não tenho internet. Faço as pesquisas na escola, no Google, e escrevo em casa.” No ano passado, a prenda de que Beatriz mais gostou foi “da camisola preta”. Vai buscá-la, veste-a e coloca o capuz na cabeça. Tem uma orelha de cada lado e Bia (como é tratada em família) ri-se timidamente quando lhe dizem que parece uma gata.
O irmão mais novo, Tiago, começa a ficar agitado com o efémero “estrelato” da irmã. Não resiste e conta o feito da semana: “Eu gosto de jogar futebol. Na sexta-feira marquei do meio-campo e a bola chegou à baliza, à trave.” Os seus anafados 7 anos não enganam. “É muito guloso”, delata a irmã, quando Tiago começa a enumerar os presentes que gostava de ter: “Um Pai Natal grande de chocolate e um coelho de chocolate, framboesas, umas sapatilhas e a camisola do Sporting, do Capel… e uma PSP para jogar e bolas de futebol.” “Bolas de futebol? Mas tu tens muitas!”, atira o pai. “Mas estão todas vazias”, responde a medo o pequeno. Provavelmente, além do bacalhau com couves na consoada e do tronco de Natal de chocolate que Olga faz questão de comprar todos os anos, Tiago e Beatriz voltarão a receber umas peças de roupa e um ou dois jogos que saem de vez em quando num jornal.
A família Ferreira não tem vergonha de dizer que passa por grandes dificuldades. Ao todo são seis. Além de Beatriz e de Tiago, Olga é também mãe de Paulo (18 anos) e de João (17 anos), resultado de outras relações anteriores. Os mais velhos estão na Fazenda da Esperança, uma comunidade religiosa que acolhe e trata toxicodependentes. Sobre eles pouco ou nada querem falar.
José Carlos toma as rédeas da conversa. Está casado com Olga há nove anos e sóbrio há 17. Faz questão de mostrar, com orgulho, os sucessivos diplomas de abstinência. É pai de Tiago mas foi ele quem ajudou a criar os outros três filhos de Olga. Neste momento recebe “apenas 40 euros de subsídio de desemprego”. Um valor muito baixo para quem diz que trabalhava na junta de freguesia de Vila Boa e já fez de tudo um pouco na vida, desde os 13 anos. “Comecei num lagar de azeite, trabalhei no campo com tomate, cortei feno, estive nas obras, numa panificadora, fui apanhando tudo o que apareceu.” Olga garante que além daquele dinheiro não recebem mais nada a não ser os abonos de família e uma pensão de alimentos do pai de Beatriz. Dizem que vai dando para pagar a casa ao banco e a comida. “Fui eu que refiz a casa toda por dentro. Estava tudo podre. Ficava aqui até às 2h da manhã e com a ajuda dos rapazes fiz tudo”, conta José Carlos. Não fora a lareira e este inverno poderia ser duro numa casa de três pequenos andares revestidos de paredes grossas de pedra. A vida é feita sobretudo na cozinha que é também a sala onde assistem à televisão. Até porque à pergunta infantil “do que gostas mais do Natal?”, a resposta é sempre a mesma: “De estar com a família.”
Qual é a proposta da Tasca?
Vamos dividir esta missão em dois objectivos, pelo grau de dificuldade:
1- reunir dinheiro para comprar a camisola do Sporting ao Tiago
2- reunir dinheiro para comprar o computador à Beatriz
Como é que fazemos isso?
– cada um de nós dá um euro. Quem quiser dar mais, dá (e se existirem por aí empresas que queiram aderir, estejam à vontade)
– esse dinheiro será depositado numa conta. Vou ver, amanhã cedo, se demora muito a abrir uma conta solidária e como se processa isso (o mais tardar na segunda-feira temos que arrancar com a transferência de dinheiro para essa conta)
– diariamente, será comunicado o valor que já conseguimos reunir
E mais pormenores?
– tenho um e-mail pronto a sair, tendo como destinatária a jornalista que conduziu a reportagem. Ela será a nossa ligação aos pais do Tiago e da Beatriz, a quem temos que pedir autorização para trazer os dois a Alvalade, para ver o Sporting vs Nacional e receberem as suas prendas
– e como é que eles cá chegam? Há Leões que frequentam a Tasca e que são dos distritos de Viseu e da Guarda. A ideia é um desses Leões (ou Leoas) trazer os pequenos e levá-los de volta (e seria justo todos contribuirmos com algo para ajudar na viagem, caso a mesma seja propositada)
– e se os pais não os deixarem viajar com estranhos? nesse caso, eu comprometo-me a levar as prendas a Celorico da Beira e a entregá-las pessoalmente, juntamente com um postal de Natal com o nome de todos os que contribuíram
– e se juntarmos mais dinheiro? decidimos o que fazer com ele. Roupa e comida, por certo serão uma boa ajuda
– e o Sporting não podia ser envolvido nisto? claro que sim e, caso eles possam vir a Lisboa, tudo farei para que o Capel autografe, pessoalmente, a camisola do Tiago. E, já que o puto (uma versão leonina do saudoso Piranha) quer uma bola, tentemos uma autografada por todo o plantel
Agora, é connosco!
Um por todos, todos por eles!
Spooooooooooooooooooorting!
12 Dezembro, 2013 at 14:11
In.
12 Dezembro, 2013 at 14:14
Eu proponho que se ofereça o associativismo ao miudo! Agora que há inumeras categorias, acho que com o dinheiro que juntamos o miudo fica com as cotas pagas uns bons anos. Que me dizem??
12 Dezembro, 2013 at 14:42
Depois da camisola do Capel, de preferência entregue em Alvalade pelo próprio e o Grande cherba ao lado e do computador para a irmã a prioridade deveria ser um bom cabaz de natal para a família e o cartão de socio ao Tiago com cotas pagas por alguns anos na categoria mais barata.
12 Dezembro, 2013 at 14:15
Contem comigo!
12 Dezembro, 2013 at 14:18
No que puder ajudar, estou disponível. O sporting é isto…:)
12 Dezembro, 2013 at 14:25
Contem comigo, já tinha dito presente digo uma vez mais !
Cherba este tipo de iniciativas devem ser presentes o ano todo não só na quadra natalicía, o Natal é quando um Homem quiser !
Um euro ou dois a cada Tasqueiro não custam nada e assim conseguimos ajudar a concretizar sonhos e a garantir futuras militâncias . Grande abraço mais uma vez e uma saudação especial ao Viriato pela sua preciosa oferta .
SOMOS ENORMES, É UM ORGULHO PERTENCER A UM GRUPO COMO ESTE .
12 Dezembro, 2013 at 14:27
Ser do Sporting também é isto!
Venha de lá esse NIB para fazer mais um Leão sorrir este Natal!
SL
12 Dezembro, 2013 at 14:31
O Tiago rechunchudo vai ter uma época festiva que nunca mais se irá esquecer ! Vai de certeza ser um Humano melhor e um LEÃO solidário no futuro.
12 Dezembro, 2013 at 14:49
boas tenho um enorme orgulho de ser sporting parabens fico a espera do nib.saudaçoes leonias
12 Dezembro, 2013 at 14:51
como diz a música… “a nossa força é brutal”
vamos encher estes jovens de alegria, e a dispensa de comida!!!
12 Dezembro, 2013 at 14:54
Cherba,
Também entro, claro.
Só uma nota: acho que a boleia para o miudo devia ser melhor pensada. É muita responsabilidade para se atribuir a alguém que não se conhece. Há muita merda neste mundo. Talvez fosse melhor pagar o comboio à família toda e pronto.
É só uma ideia.
SL
12 Dezembro, 2013 at 15:00
Jô acho que tens razão, só que a despesa ficará bastante mais cara visto que aos bilhetes de comboio tens de juntar a pernoita cá no burgo porque já não deve haver comboio de volta a casa à hora que acaba o jogo.
A não ser que haja algum hotel residencial ou similar que se queira juntar a nós e oferecer a dormida .
12 Dezembro, 2013 at 15:07
eu sendo da guarda ofereci-me para levar o miudo com o seu pai ou irma mas claro na minha ideia o pai deveria de ir
so peço (uma maneira de falar 5 bilhetes para o jogo) pq da casa dele a alvalade sao certamente perto de 400 kms portagens nao me chega 50 € combustivel 70 € como pode imaginar nao é facil suportar as despesas sozinho ( ainda por cima tenho a mulher desempregada e uma bebe )
como tenho carro de 7 lugares e o meu grupo leonino de a muitos anos somos 5 elementos nao me importaria de os transportar ida e volta
12 Dezembro, 2013 at 15:00
Criem uma conta paypal, fica mais facil para quem está fora.
Abraço a todos
12 Dezembro, 2013 at 17:36
+1
12 Dezembro, 2013 at 15:00
Em relação à vinda da familia a alvalade, não haverá nenhum nucleo sportinguista perto da area de residencia?
Pagávamos a gasolina para alguém do nucleo ir buscar a familia e vinham de autocarro com os restantes membros desse nucleo.
12 Dezembro, 2013 at 15:08
nucleo sportinguista da guarda
12 Dezembro, 2013 at 15:10
Também já tinha pensado nisso…e assim trazia mais gente do núcleo que comprasse bilhete…até era um incentivo para quem está longe vir a Alvalade…mas não sei se há e se tem pessoas para vir…
12 Dezembro, 2013 at 15:13
a questao sendo eu da guarda é arranjar bilhetes para o jogo nao é facil
o proprio clube peca por aí nos adeptos que se encontram a longa distancia
deveria ser mais facil a aquisiçao de bilhetes para os jogos pois ja temos o castigo do preço das viagens e ainda levamos com a dificuldade em arranjar os tickets
12 Dezembro, 2013 at 15:15
Pois…assim se o bancasse-mos o autocarro podia ser já um empurrão para mais gente que só tinha de comprar o bilhete (e já é muito eu sei…)! E se for só o bilhetes podes comprar on-line em qualquer lado…
12 Dezembro, 2013 at 15:04
Acho a atitude louvável, mas acho que empregar o dinheiro numa camisola é desnecessário, bem como em bilhetes para a família.
Isso devia ser o clube a oferecer.
Haverá outras necessidades maiores que com o dinheiro aqui reunido possam ser satisfeitas. Como o computador prá miúda.
12 Dezembro, 2013 at 15:13
A questão acho que é ligar a alegria desta gente ao SCP…se não fazia-se uma instituição de solidariedade! Eu penso que o objectivo é dar um “mimo” a quem não o pode ter! Preencher um desejo menos básico mas que é muito grande e que não existe mais ninguém a fazer! porque depois a nível de solidariedade de outros bens básicos podemos ajudar através de muitas outras instituições…as claro…se decidirem de outra forma não é por isso que deixo de dar!
12 Dezembro, 2013 at 15:19
Eu não disse que o puto não deve ter a camisola! O que eu quis dizer foi que o clube tem a obrigação de oferecer uma. Aliás duvido que isto já não tenha chegado aos ouvidos do BdC e estou em crer que o puto é o próximo a pisar o relvado. Provavelmente contra o Nacional.
12 Dezembro, 2013 at 15:21
Pois…não sei…acho que não compete a nós pedir ao clube para fazê-lo…se temos meios para fazer…além disso era umas pacas também que entravam no clube…não sei…é como quiserem! O importante é o miúdo ter um natal feliz…
12 Dezembro, 2013 at 15:36
O clube tem todo o interesse em ajudar. É marketing caído dos céus acredita. É uma questão de juntar o útil (que é a ajuda a uma família carenciada) ao agradável (promover a imagem do clube).
E depois, volto à temática das camisolas. O preço é ridículo! E não me conformo em saber que há muitas crianças que gostavam de ter uma camisola do Sporting com o seu nome das costas ou o nome do seu ídolo e simplesmente não pode porque são caras pa caralho. E trata-se de uma camisola…
13 Dezembro, 2013 at 2:04
Exacto.
Eu também disse logo isso. Sempre são 70 e tal aérios que em vez da camisola (que o clube assim que souber da dimensão que esta iniciativa está a tomar oferecerá com toda o espírito) podem ser investidos num cabaz de Natal, material escolar para os putos, etc…
12 Dezembro, 2013 at 15:22
Porque um clube que paga 2 milhões a puto que devia estar a vender tapetes no Martim Moniz também tem 5 euros (se tanto) para dar uma camisola à família toda.
12 Dezembro, 2013 at 18:17
muito bem dito!
12 Dezembro, 2013 at 15:09
OFF TOPIC – porque me apetece falar de bola…
Hoje é noticiado o interesse no Evandro. Penso que se é para comprar mais vale comprar um jogador já a pensar no próximo ano…
12 Dezembro, 2013 at 15:34
Para mim, o reforço da equipa, a acontecer em Janeiro, tem de ser sempre a pensar na próxima época de Champions… Ou seja, não directamente para atacar o titulo deste ano (sem desprezar a hipótese de lutar por ele, embora a esta distância não faz sentido falar nisso) mas numa perspectiva de fortalecer a equipa onde mais precisa JÁ, de forma a criam a ambientação desses reforços esta época para na próxima época já estarem totalmente integrados. Obviamente tem de ser mais valias, o que em Janeiro nem sempre acontece (nem sempre estamos em anos 2000…).
Se se reforçar a equipa já em Janeiro, tem de ser bem explicado aos que cá estão, que essa gente não vem com obrigação do que quer que seja para “este ano” mas sim numa de evolução continua da equipa… ou seja, nunca passar a ideia que este plantel não é bom suficiente para ser campeão agora mas sim que possui lacunas naturais que tem de ser corrigidas para atacar 2014/15 de forma mais consistente. Evolução na continuidade… Nesse sentido, só vejo a necessidade de contratar, na tal perspectiva de médio/longo prazo, um “10 abalakovado” e um centralão. Os outros lugares, entre a equipa A e a B temos gente de sobra para esse lugar e para a quantidade de jogos desta época. Assim, na pré-época que se avizinha teremos muito menos que mexer no mercado (obviamente sem estar para aqui a pensar nas saídas).
PS: Estamos em maré alta. Até as acções estão acima das da Galinha… coisa que não acontecia desde 2007…
12 Dezembro, 2013 at 15:41
Não acho que tenhamos essa necessidade…1º concordo que temos plantel mais que suficiente para esta época! Depois comprar para a próxima época só se fosse um jovem para se adaptar…mas jovens temos cá nós na academia por isso a contratar alguém para a próxima época é jogadores feitos! E jogadores feitos são caros e raros nesta altura, para além de se corre mal (é o mais provável para alguém que chega a meio do ano a uma equipa nova…dificilmente tem o andamento necessário) começa a próxima época já meio queimado e a direcção fica mal vista por um falhanço na contratação!
Por isso creio que a haver contratações só em caso de saída de jogadores…se sair tipo o Magrão pode fazer sentido ir buscar um médio…pelo menos é muito mais fácil a todos perceberem que vem preencher uma lacuna!
Por isso na minha ideia, contratar neste momento é um risco muito grande para os benefícios que pode trazer! Para a próxima época contrata-se 2/3 jogadores feitos e pronto…se não sair ninguém ficamos com um plantel equilibrado e melhor…
12 Dezembro, 2013 at 15:56
Eu já dei aqui as minhas sugestões.
DC-Paulo Oliveira
MOC-Marco Fabian
E estava feito. Se quiserem um extremo, e já que é difícil o Nani vir por 6 meses, era ir buscar o Choupo-Moting ou “Chupa Moutinho” que é a maneira mais certa de se pronunciar. Joga no Mainz na Alemanha.
12 Dezembro, 2013 at 16:00
Isto sim, eram contratações já a pensar na próxima época.
Agora mais Vítores não.
12 Dezembro, 2013 at 16:10
Como disse no texto não concordo com isso…aliás acho que o próprio Vítor está a sofrer por ter chegado mesmo em cima do fecho do mercado com a equipa já em andamento! Quanto mais virem mais 3 para não jogar! Começavam o próximo ano onde o Vítor está agora…como flop! Ele tem valor e acho que é um excelente jogador mas sem espaço não joga, não tem confiança nele próprio e os adeptos também não têm nele…mas pronto…é a tua ideia que é tão legitima como a minha…
12 Dezembro, 2013 at 17:50
O Slimani não chegou no mesmo dia do Vitor?!
12 Dezembro, 2013 at 18:17
E marcou 3 golos de canto…não se pode dizer que está propriamente no centro nevrálgico do jogo do SCP pois não?! Não é preciso propriamente muito treino para cabecear em lances de bola parada…E convenhamos não o vemos participar muito no jogo! Por mais que eu goste dele (e do Vítor) não é igual adaptar o Slimani ou o Vítor…acho que qualquer um percebe o que eu estou a dizer…Além disso o que digo é que numa equipa bem mecanizada não é fácil entrar (ainda por cima a jogar 1 vez por semana)…o que não quer dizer que seja impossível…
12 Dezembro, 2013 at 15:28
Cherba,
Poderás sempre criar uma conta Paypal e um “Donate Button” aqui na tasca!
É muito simples e podes começar mesmo sem ter a conta solidária aberta!
Sporting!
https://www.paypal.com/cgi-bin/webscr?cmd=_donate-intro-outside
12 Dezembro, 2013 at 17:21
para o próximo movimento solidário, Tomáš! (com mais tempo)
abraço!
12 Dezembro, 2013 at 15:29
Mandem vir o nib. Sou de viseu e engraçado que li o post enquanto por Celorico. Era gajo para dar uma juda pessoalmente!!
Pena nao ir ver o scp a LX este fds senao levava os miudoa com todos o gosto.
Brutal era o BdC e o Capel virem pessoalmente entregar a camisola ao puto! Manda tacada a ver…
12 Dezembro, 2013 at 15:39
contem comigo!
12 Dezembro, 2013 at 15:53
Isto é o Sporting.
12 Dezembro, 2013 at 15:53
1€não custa nada! tudo a dar!
12 Dezembro, 2013 at 16:00
Entro. Bota aí o nib. Vou ver o jogo contra o Nacional mas vou de Aveiro. Perguntem às fontes se existe um nucleo de sportinguistas em Celorico e se vão dia 21. É dia dos núcleos, talvez tenham sorte. Se alguém aqui tiver dentro da SAD e tiver como lá chegar, estou certo que o Capel dá essa camisola.
12 Dezembro, 2013 at 16:01
Boa causa! Irei apoiar na medida em que poder…
OFF-Topico:
Já viram os preços para a taça lucilio? Aquilo é o quê? Sabem se foi o SCP ou a liga a estipular os valores ou anda tudo maluco?
Estou indignado, se querem apoio, ou que as pessoas voltem aos estádios não é com estes preços de certeza! Pelo menos não contem comigo, é que mesmo com a crise cá em casa, este ano já consegui ir a 5 jogos e um da Taça de Portugal e sábado vou!
12 Dezembro, 2013 at 16:06
É o Sporting…infelizmente o preço mais parece um jogo do campeonato…Acho que perderam uma oportunidade de encher o estádio num jogo contra o Porto…Pelos vistos se tiverem meia casa já não vai ser mau…
12 Dezembro, 2013 at 16:12
Tens a certeza Tiago? É que se assim for não vejo nem percebo o cabimento, isto é colocar um travão á onda verde! Será a minha primeira desilusão com esta direcção…
12 Dezembro, 2013 at 16:18
Epah…não tenho 100% mas seria uma inovação deste ano! Quem dá os preços dos bilhetes sempre foi em todas as competições que joga em casa…a única excepção são as finais em que ninguém joga em casa! Por isso tenho praticamente a certeza absoluta, até porque seria uma alteração ridicula aos regulamentos…ninguém paga o aluguer do estádio e o evento é organizado pelo SCP pelo que o SCP tem os custos e os proveitos de jogar em casa…normalmente (e compreensivelmente) quem estipula os preços é quem organiza e tens os custos do evento…
Pode fazer parte de uma estratégia maluca que aí anda para acabar com a taça da liga…sei lá…tou como tu…fiquei chocado! Mas enfim…já sei que chega a hora da verdade e aperta aqui, aperta ali, menos prenda e tal e lá vou eu…LoL!
12 Dezembro, 2013 at 16:44
Já mandei mail pelo site para lá porcausa disso…a reclamar…a dizer isso tipo fds…têm um bom jogo, numa competição que ninguém liga um crl e em vez de aproveitarem para dar um “mimo” aos adeptos dão uma cacetada de 20 euros?! Depois que não se admirem de ter 10/15 mil no estádio…
Não foi propriamente para ter nenhuma resposta mas foi mais para desabafar para lá, para eles perceberem que houve quem não gostasse! Pelo que percebo do nosso presidente ele está atento a estas coisas e a estas atitudes por isso olha…apeteceu-me…
12 Dezembro, 2013 at 16:57
Para a central, com cativo pago, são 25! :S é duro…
12 Dezembro, 2013 at 18:12
Em relação à causa, acho fantástica a iniciativa, pena que haja tanta gente a precisar…não se podendo chegar a todos…
Quanto ao teu off-topic, vi há pouco o preço e fiquei como tu…parecem-me inaceitáveis os preços para a competição que menos interessa aos adeptos. Em vez de aproveitarem a onda verde para terem um estádio cheio, optam por isto…pensava ir, assim está fora de questão.
12 Dezembro, 2013 at 16:04
Desculpem não resistir, mas, escutem a Bosta TV:
“… fizemos!” diz o comentabostas da tv:
http://www.youtube.com/watch?v=yhhI0NpQKfo&desktop_uri=%2Fwatch%3Fv%3DyhhI0NpQKfo&app=desktop
12 Dezembro, 2013 at 16:21
Deviamos pensar numa ‘prenda’ de natal de todos os tasqueiros para estes gajos.
Cherba abre ai outro post estilo ‘lampionagem da bola recebe presente da tasca. Palpita me que iam aparecer ideias do cacifo.
12 Dezembro, 2013 at 16:57
Continuo na dúvida (realmente): a transmissão foi da Burla TV, ou foi do canal Carnide e a Burla retransmitiu? É que no segundo caso é mais fácil de perceber – é quase normal, como diz o outro…
12 Dezembro, 2013 at 19:33
Eheh, os gajos às vezes espalham-se todos ao comprido. Já não conseguem disfarçar
12 Dezembro, 2013 at 16:14
Devo ser daqueles muitos leões que visitam a tasca 3 ou 4 vezes ao dia mas costumam ficar caladinhos na mesa do canto. Fico a beber o meu copinho e a ouvir com agrado as conversas que se devenvolvem em torno dos petiscos brilhantemente confecionados pelo Cherba e seus convidados.
Pois bem…hoje, aqui do meu cantinho, digo PRESENTE!
Aproveito ainda para dizer: -Obrigado Cherba pelo teu trabalho diário e por facilitares a participação de todos nesta inicitiva!
Mesmo “caladinho” conta sempre comigo na tua tasca.
Saudações Leoninas
12 Dezembro, 2013 at 17:22
+1 também eu sou daqueles que acompanha há largos meses este espaço mas que, por falta de tempo, não costuma juntar-se à malta para comer uns tremoços e beber umas cervejinhas. Aproveito para saudar esta grande iniciativa Cherba e contem comigo para ajudar estes miúdos a terem um Natal mais feliz e próspero e a sugestão do 66Ciscco em filmar a entrega dos presentes seria uma grande ideia. Venha daí o NIB!
SL
12 Dezembro, 2013 at 16:21
Alguém sabe se as pessoas em questão (Piranha e família) já sabem do que se está a passar?
Era giro alguém filmar as reacções quando lhes fossem entregar as surpresas!
12 Dezembro, 2013 at 16:25
Desculpem a linguagem mas, cum caralho, a nossa força é brutal….
Count on me…
Sai uma rodada por minha conta, para a Bia o para o Tiago!
12 Dezembro, 2013 at 16:36
Ser Sporting é ISTO!!!
Que grande sentido de Solidariedade! BRUTAL!!!
Cherba, uma rodada à la Camões, pago eu:
“Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o Mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.
Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança;
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem, se algum houve, as saudades.
O tempo cobre o chão de verde manto,
Que já coberto foi de neve fria,
E em mim converte em choro o doce canto.
E, afora este mudar-se cada dia,
Outra mudança faz de mor espanto:
Que não se muda já como soía.”
Também concordo com o “leão à solta”, a camisola autografada devia ser oferecida pelo clube.
Claro que não havendo disponibilidade por parte da direcção (duvido mesmo muito) vai na mesma com o guito que a malta arranjar…
Venha de lá esse NIB, canudo..
Somos enormes. A todos,
SL
12 Dezembro, 2013 at 16:41
A camisola “devia ser oferecida pelo Clube”… mas não podemos esquecer que a venda das camisolas, é um dos meios que o Clube tem de arranjar algum dinheiro…
Por isso, como nós “também somos” o Sporting…teremos de levar por diante essa tarefa…
Não vai ser dificil…
É só um pouco de amor ao Sporting…estendido aos sportinguistas com mais dificuldades…
Sporting Sempre…!
SL
12 Dezembro, 2013 at 16:38
Cherba. Apaga esta merda sff.
12 Dezembro, 2013 at 16:39
Conta comigo.
12 Dezembro, 2013 at 17:01
enquanto o Cherba vai tratando do NIB, o meu blog associa-se a esta causa nobre, nunca é demais divulgar
http://misticaleonina1906.blogspot.pt/2013/12/nunca-e-demais-divulgar-tasca-do-cherba.html
Abraço e SL a todos
12 Dezembro, 2013 at 17:11
Conta comigo Cherba.
És Grande, És o MAIOR!!
Venha de lá o NIB.
Gostei da ideia de utilizarmos algum dinheiro para fazer de sócios alguns miúdos que não têm condições para tal..
Imagino o orgulho do Tiago ao receber uma camisola assinada pela equipa e um cartão de sócio com a sua foto (podemos utilizar a da reportagem) impressa. Até podia ser uma categoria mais baixa, mas não deixa de ser um dos nossos e sócio!
E claro, continuamos a ajudar o nosso grande clube!
ORGULHO..só me arrepio a ler tudo isto..INCRÍVEL.
Abraço,
SPORTING