Temos que começar por aqui, mais não seja para arrumar o assunto. Sim, a falta que dá origem ao penalti e ao primeiro golo, foi fora da área. E, agora, vou fazer conta que sou adepto de outro clube e limitar-me a dizer «aquele penalti é que vos abriu a porta da vitória».
Efectivamente, o penalti e o golo, chegam depois de 25 minutos, mais coisa menos coisa, de total domínio da partida, mas ausente de grandes oportunidades de golo. Nomeadamente pela direita, onde Cédric e Capel criavam sucessivos movimentos que conduziam a bola a cruzamentos que morriam nas mãos de Matt Jones. Curiosamente, o maior lance de perigo surgiria quando foi Carrillo a ir à linha, com Capel, desequilibrado, a tentar um pontapé acrobático que levou pouca força.
Seguiu-se o tal penalti, o golo, um livre de Jefferson para boa defesa e, de novo, o total domínio do jogo. Os cinco minutos finais da primeira parte agitaram as bancadas. Primeiro, com um penalti claro sobre Montero, que valeria a expulsão do jogador azul; depois, com uma belíssima jogada (a melhor do jogo?), com Capel a cortar para dentro e a dar o flanco a Martins, que colocou redondinha para o remate de Montero a cheirar a golo.
Recomeço e o Sporting chega decidido a sentenciar a partida. Com Rui Patrício a ter que se exercitar para não arrefecer, Capel cruza, largo, para Carrillo. A recepção, de craque, cola a bola no pé, vira-se, lê o jogo, e oferece o golo a André Martins. O mesmo Carrillo, que viria a unir Alvalade num aplauso, já perto do final, depois de vir à sua linha de fundo recuperar uma bola, levantaria para Capel, com o remate do espanhol a apanhar as pernas de um irritado Montero (quando vontade de marcar, Fredy).
Já a caminho do minuto 70, o Belém, de livre, lá leva a bola a Patrício, mas seria o Sporting, aos 85, a dar a pincelada final no marcador, por Wilson Eduardo, dando sequência a uma jogada que se iniciou num belo movimento de Slimani e passou pelos pés de André Martins.
Resumidamente, o Leão ganhou como quis. Nunca pareceu estar ansioso, nem antes nem depois desse tal penalti. Dominou. Geriu ritmos. E quando acelerou, ou marcou ou esteve perto disso. Existe a tal “espinha”, que os adeptos adversários farão questão de sublinhar como se dela tivesse dependido a conquista de uma Champions. É capaz de ser uma questão de estados de espírito, pois enquanto o Leão olha para cima e vê um belo céu ensolarado, os outros são obrigados a olhar para este Leão tranquilo. E incómodo como há muito não se via.
15 Dezembro, 2013 at 16:31
Depois de uma vitória clara, leio aqui comentários de sportinguistas que parecem indignados por nos terem assinalado um penalty que dizem que não foi…
Mas queriam marcar a falta onde caralho? Fora do campo?
15 Dezembro, 2013 at 17:08
Este é um caso curioso, tentei encontrar alguma coisa sobre faltas fora das linhas de campo e o melhor que encontrei foi isto:
http://www.fifa.com/mm/document/afdeveloping/refereeing/law_12_fouls_misconduct_en_47379.pdf
Na página 3:
“The following conditions must be met for an offence to be considered a foul:
-it must be commited by a player
-it must occur on the field of play
-it must occur while the ball is in play
Remove any of these conditions and the offence is not and cannot be a foul.
If the referee stops play due to an offence committed outside the field of play (when the ball is in play), play shall be restarted with a dropped ball in the possition where the ball was located.”
Mas nem é por aí, o Sporting jogou melhor, marcou mais dois golos, viu-lhe sonegado um penalti claro e o belenenses não criou uma ocasião de perigo. Esse erro não teve influência no resultado. Ao contrário de penaltis recentes inventados, com influência directa no resultado de jogos de lamps e porcos.
15 Dezembro, 2013 at 17:15
Nada a ver. Isso refere-se a agressões fora do terreno de jogo, no banco de suplentes por exemplo, enquanto o jogo decorre.
É claro que um empurrão que começa dentro das quatro linhas e acaba fora, com o jogador espetado nos placards como aconteceu ontem ao Cédric, não vai ser “punido” com uma bola ao ar.
Ontem houve falta. No momento em que começa a ser empurrado, os Cédric, e a bola!, ainda estão dentro do campo. Falta saber se o empurrão começou fora ou dentro da área. Eu acho que começou fora, e por isso não é penalty. Mas ninguém pode negar que houve falta.
15 Dezembro, 2013 at 17:30
Ok obrigado pela correcção, mas ainda tenho uma dúvida, se uma falta for cometida fora do campo, com a bola em jogo, onde deve ser marcada a falta?
E concordo que a falta sobre Cédric começa dentro das linhas de jogo! Apenas tentava perceber, em resposta ao comentário do Leão à Solta, onde deve ser marcada uma falta cometida fora das quatro linhas.
SL
15 Dezembro, 2013 at 21:24
Obvio!
Há falta fora da área.
Mas…
Pelas probabilidades e estatísticas deste campeonato com esta equipa do Sporting.
A probabilidade de marcarem dois golos por jogo é grande.
E ontem mais uma vez isso ficou provado.
Se o Pénalti nao tivesse sido marcado e da falta nao tivéssemos concretizado.
Tínhamos ganho o jogo à mesma!
Já FCP e SLB em semanas transatas conseguiram ter dois penaltis marcados a favor no final do jogo para tentar salvar a pele.
Nao queiram comparar porque é intelectualmente medíocre e mesquinho.
O Sporting é mais equipa de isso ningu tenha o mínimo de duvidas!!!
15 Dezembro, 2013 at 17:13
Para mim é penalty. Sofre a falta (não sei como é que alguém diz que não é falta) que é contínua e vai largar mesmo ali no biquinho da grande área. Depois cai fora do terreno de jogo. Mas se há ali uma passagem pela área do jogador (e para mim há), então é penalty, ponto. Metam lá a repetição.
15 Dezembro, 2013 at 23:19
duas questões sobre o primeiro golo
o empurrao é fora da área mas o cedric ia apanhar a bola (e ia mesmo se nao fosse carregado) dentro da àrea, portanto…. essa da falta ser fora..
é a lei, é verdade mas é rídiculo uma falta a um jogador isolado a 10 cm da área, valer menos do que uma falta de dentro duma área (cheia de jogadores) , sobre a linha de fundo.
tal como esta que ia resultar numa grande situaçao de assistencia
a outra questão é a treta do encosto de ombro…. para muitos é um encosto de ombro…. para mim o belenense usa o seu peso para desviar o cedric
15 Dezembro, 2013 at 16:37
Não vão nas cantigas dos jornaleiros.
15 Dezembro, 2013 at 16:44
Jogo tranquilo.
Empate nos erros da arbitragem. Quem disser que teve influência no resultado (que, recorde-se, foi três-secos!) tem escassez de honestidade intelectual, pelo que não vou sequer perder tempo com isso.
Bastante gente no estádio, o que é sempre agradável.
André Martins e Carrillo a melhorar, o que é sempre útil.
A aguardar com serenidade e conforto o resultado dos jogos dos milhafres e dos andrades.
SL
P.S.- Cherba, já enviei o meu donativo.
15 Dezembro, 2013 at 16:54
Entretanto no futsal, estamos a ganhar ao Boabosta por 2-0, ao intervalo.
Quem quiser seguir:
http://www.futsalsporting.com/directo.html
15 Dezembro, 2013 at 16:54
Recomeçou agora a 2ª parte, 3-0!
15 Dezembro, 2013 at 17:27
Boabosta atropelado. 8-0.
De volta às goleadas. Sempre a somar.
15 Dezembro, 2013 at 17:32
Mais uma vitória neste fim de semana .
Bom jogo da equipa leonina de futsal, destaque para o grande jogo de Miguel Angelo q se n me engano , apontou 3 golos .
SL
15 Dezembro, 2013 at 17:39
Destaque Tb , para uma pequena lembrança em forma de troféu , oferecida pela claque oficial das modalidades do Sporting , entregues ao treinador Nuno Dias e ao grande capitão Joao Benedito , pela conquista do campeonato , taça , e supertaca .
SL
15 Dezembro, 2013 at 17:47
Este André V Boas está com a peida toda rebentada.
15 Dezembro, 2013 at 18:02
O “fiambre de totten” pifou completamente.
Curto (porque sou uma bèca sádico) ver os planos aproximados do homem à procura do Wally.
15 Dezembro, 2013 at 22:47
Ahahah, brilhante!
15 Dezembro, 2013 at 18:06
Domingo tranquilo. Pela manhã levei os pequenos ao cinema, à tarde fomos ao circo e ao final da tarde fomos à feira popular. E quem é que lá estava super tranquilo? O grande lateral esquerdo: Jefferson. A caminho do aquecimento para torcer pelo Olhanense e Rio Ave.
Saudações Leoninas.
15 Dezembro, 2013 at 18:36
De certeza que o Jefferson estava a jogar nas corridas de cavalo (aquele que um gajo dá um muro numa cena qualquer e salta uma bolinha para uma outra cena qualquer para o cavalo ganhar velocidade…), e a manipular Sega rally em simultâneo.
Always…but always, with an eye on the donkey on the other on the gypsy.
15 Dezembro, 2013 at 18:22
GOLO DO OLHANENSE!
15 Dezembro, 2013 at 18:23
fs tranquilo …. tranquilo.
p
15 Dezembro, 2013 at 18:28
12 MIN : MAXI dá uma cacetada daquelas. Amarelo no bolso!
15 Dezembro, 2013 at 18:33
no site do CM..indica que o benfica ta a ganhar 0-1 LOL
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/futebol-em-directo/futebol-em-direto-olhanense-0—1-benfica
15 Dezembro, 2013 at 18:35
Que merda são estes centrais do Olhanense…
15 Dezembro, 2013 at 18:42
maus muito maus ….
15 Dezembro, 2013 at 18:35
O Carnide empata. Lima parece-me FORA-DE-JOGO! Aliás, a jogada que precede o golo tamb+em me pareceu. A SPORCCV nada mostra nem fala!
15 Dezembro, 2013 at 18:40
Pelo menos um metro em fora de jogo…
15 Dezembro, 2013 at 18:40
5 Min depois, a SPORCCV mostra que o Golo de Lima foi irregular! Mas com comentários condescendentes…Palhaços de merda!
15 Dezembro, 2013 at 18:41
“Ligeiramente” dizem estes camelos…
15 Dezembro, 2013 at 18:37
Simulação de penalty de Gaiteiro! O arbitro, perto, não marca nem mostra amarelo ao carnidense,,,
15 Dezembro, 2013 at 18:44
O Lima tava fora de jogo. Depois ainda têm a lata de falar dos outros.
15 Dezembro, 2013 at 18:44
isto sim é uma arbitragem fixe …. dura para o olhanense, softzinha para os lampiões … ehehe e ainda vamos na 1ª parte 🙂
p
15 Dezembro, 2013 at 18:45
goooolllooo
15 Dezembro, 2013 at 18:46
eheheheh
tranquilo tranquilo
15 Dezembro, 2013 at 18:46
GOLAÇO do OLHANENSE: Regula do meio da rua! 2-1
15 Dezembro, 2013 at 18:47
( estou a ver em “stream”, por isso ando atrasado…)
15 Dezembro, 2013 at 18:46
ARREGULA-MOS
15 Dezembro, 2013 at 18:47
Lá em casa tinha um Artur… Lá em casa tinha um Artur… E o Artur piu e o Artur piu e o Artur piu e o Jejuns acardita e o Jejuns acardita e o Artur piu
15 Dezembro, 2013 at 18:49
O Regula tá tão confiante que daqui a pouco mete lá outra.
15 Dezembro, 2013 at 18:46
grande artur … isto sim é gr!
15 Dezembro, 2013 at 18:47
E a Selecção do Brasil alí tão perto…
15 Dezembro, 2013 at 18:49
Toma!! Lindoooooooooooooooooooooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!
15 Dezembro, 2013 at 18:49
Estou maravilhado com os comentários da sporttv.
Que sapiência, são mestres.
15 Dezembro, 2013 at 18:50
É o do critério largo
15 Dezembro, 2013 at 18:51
Adoro.
É falta, é falta, é falta, éééé faaallltttaaaa porue é a favor do benfiorto.
Spetaquele.
15 Dezembro, 2013 at 18:50
André Almeida, esse colosso “seleccionável”, na bancada!
15 Dezembro, 2013 at 18:52
36 min: Golo do matico!
15 Dezembro, 2013 at 18:52
este olhanense na defesa é mesmo fraquinho 😉
15 Dezembro, 2013 at 18:52
Que MERDA de defesa este Olhanense…
15 Dezembro, 2013 at 18:53
“Bom golo o do Regula, Fantástico o de Matic” . Estes comentadeiros…
15 Dezembro, 2013 at 18:53
Tá com frio.
O pito esta com frio!
UAHAHAHAHAHAHAHAH!
15 Dezembro, 2013 at 18:54
Honestamente, não percebo como alguém viu penalti naquele lance. Na minha opinião não houve falta, nem dentro nem fora da área.
AGORA, podemos dizer que o árbitro nos beneficiou? Não acho. Há o lance do penalti sobre o Montero que não foi assinalado (e que teria dado a expulsão do jogador do Belenenses) e que, embora seja mais um erro, atenua a influência no resultado. Além disso, nunca me pareceu ter visto uma tendência na arbitragem de ontem.
O que ressalta do jogo é, uma vez mais, o incrível espírito de equipa e superação (até o Carrillo entrou na linha, aleluia!), a confiança, a alegria, a garra e a comunhão com os adeptos. E mesmo nas raras vezes em que somos beneficiados em lances capitais fazemos o favor de marcar muitos mais golos para desfazer as dúvidas. Benfica e Porto ganham e empatam com golos de penaltis não existentes. Nós damos 3. As diferenças.
15 Dezembro, 2013 at 23:27
acho que é uma questão de intensidade, eh eh
é carga de ombro ou falta?!?
quanto ao sitio, efectivamente começa fora mas, para mim, importante é que o cedric a ia apanhar dentro da área…
mas nao interessa o que eu penso, interessa a lei… e fora, é fora!
15 Dezembro, 2013 at 18:54
Ivan Caganeiro joga de caralho! Escandaloso não ir ao Brasil!
15 Dezembro, 2013 at 18:54
O celestino parece o Maradona ali…
15 Dezembro, 2013 at 18:57
O Rojo era capaz de lutar por um lugar nesta defesa do Olhanense.
15 Dezembro, 2013 at 18:58
O Rojo teve em grande ontem!!!!!!!!!!!!!
15 Dezembro, 2013 at 18:58
E fez o seu remate do meio campo…
15 Dezembro, 2013 at 19:00
Alguém que faça uma compilação dos remates dele em todos os jogos por favor. Dava um vídeo para 10 minutos. Devem ser já uns 40 remates (ou mais!) desde o ano passado.
15 Dezembro, 2013 at 18:59
Não esteve bem nem esteve mal, antes pelo contrário.
15 Dezembro, 2013 at 19:04
O gajo está a treinar o remate dalí para nos oferecer a vitória na Etar…
Deixa lá o miúdo em paz!
15 Dezembro, 2013 at 19:01
Estou farto de dizer aos meus amigos benquistas: Este Artur não “regula” nada bem… mas eles preferem criticado o titular indiscutível da selecção… 🙂
Z
15 Dezembro, 2013 at 22:02
Conheço um amigo meu lampião, com quem comentei agora mesmo, que consegue ter a capacidade de ver que o Artur não está à altura da titularidade. Mas é só um..
15 Dezembro, 2013 at 19:03
Gostava de poder ter visto o golo irregular do Lima + umas 5 vezes, durante a 1ª parte… mas acho que isso so acontece qdo é o Montero q está em fora-de-jogo…
15 Dezembro, 2013 at 19:06
pois… coisas da vida!
15 Dezembro, 2013 at 19:08
“Apesar de ligeiramente adiantado… mas isso n é um problema dele (Lima), é um problema do árbitro…” Ahahahahh 🙂
15 Dezembro, 2013 at 19:14
Também ouvi essa. É inacreditável o andor quer se dá a esse clube de merda.
15 Dezembro, 2013 at 19:18
Clap, clap!!
15 Dezembro, 2013 at 19:20
Aquela defesa…cuidado!
15 Dezembro, 2013 at 19:38
O pior que podia acontecer ao Olhanense, aconteceu.
Perú out.
15 Dezembro, 2013 at 19:38
com esta q não contava o artur lesionou-se!
15 Dezembro, 2013 at 19:41
O Ivan Caganeiro já foi substituído??? Meu Deus! Será que ninguém vê o talento da pérola carnidense???
15 Dezembro, 2013 at 19:45
Benfas perto de sofrer golo e ouve-se “aquilo do Artur prejudicou porque o ritmo quebrou e isso prejudica quem está a ganhar”.
O ano passado era o Braga a ganhar e supostamente a desligar as luzes do estádio para quebrar o ritmo de jogo e isso prejudicava quem estava a perder… LOL
15 Dezembro, 2013 at 19:46
Pois…