A resposta foi esmagadora, infinitamente maior do que eu esperava e, a seu tempo, será alvo de um post específico. Neste momento, com o valor final praticamente apurado (houve transferências de última hora, que só devem entrar amanhã), houve uma questão que se levantou: «com esse dinheiro, podíamos ajudar mais famílias». Podíamos, mas, como dizem os outros, não seria a mesma coisa.
A missão era clara: dar o melhor Natal de sempre à Beatriz e ao Tiago. Foi essa missão que nos uniu. Foi para ela que contribuímos. Foi ela que esteve na base de um movimento impressionante. E, bem vistas as coisas, se, depois de feitas as compras, sobrarem mil ou 1500 euros para serem colocados na conta da família, isso não será demais para quem, diariamente, se confronta com dificuldades várias. E se dúvidas restassem, olharíamos para o campo legal e constataríamos que não podemos utilizar a imagem de dois irmãos e, depois, dar uma utilização ao dinheiro divergente do movimento que assenta nessa mesma imagem.
Com a primeira parte da missão plenamente cumprida, vamos ao pormenores e, se possível, peço-vos que nos comentários sigam a ordem de raciocínio na altura de deixarem sugestões ou de responderem.
O que conseguimos?
Um computador (oferecido extra donativo, pelo viriato); a camisola do Capel + uma bola autografada por todo o plantel (sacados pelo pedja, vá lá saber-se como); uma surpreendente quantia em dinheiro; a quantia exacta para a camisola (diz-me lá se posso colocar aqui o nick), que será utilizada noutra peça de roupa leonina ou numa surpresa que estou a tentar viabilizar; em stand by está algum calçado, enviado directamente de uma fábrica de S. João da Madeira.
A ideia de trazê-los a Alvalade, para ver um jogo (ao que parece, o pai também é Sportinguista a sério), fica para depois do Natal, na tentativa que seja o Sporting a promovê-la e a levar a família ao centro do relvado.
O que fazemos com o dinheiro?
O que falámos desde o início: roupa, comida (para a despensa e para um bonito cabaz de Natal) e umas surpresas para os miúdos
O quê, para quem? (com base no que falei com o pai deles, José Carlos, e com o que a Alexandra Abreu, a jornalista que fez a reportagem – que, curiosamente, é do Sporting – me contou)
Beatriz: ela queria um computador e vai tê-lo. E precisa de um fato de treino, para as aulas de educação física.
Assim sendo, eu sugiro que acrescentemos o seguinte:
uma pen para ela aceder à Internet e fazer as pesquisas da escola em casa (vou ver se dá para comprar com internet paga durante um ano) + um leitor mp3 com uns phones catitas + um pijama e umas meias (é Natal ou não é?) + roupa (sweats e polares, por exemplo, que por ali faz frio) + um par de ténis e um par de calçado mais casual + um casaco quente + um cachecol do Sporting + um leão mealheiro com 50 euros para ela comprar algo que lhe apeteça
Tiago: ele queria uma camisola do Capel e vai tê-la. Queria uma bola e vai tê-la (mas espero que não a chute). E também precisa de um fato de treino.
A isto, acrescentaríamos:
uma psp (99 euros, já com um jogo) + um pack de jogos + uma bomba para encher as bolas vazias + um pijama e umas meias (é Natal ou não é?) + roupa (sweats e polares, por exemplo, que por ali faz frio) + um par de ténis e um par de calçado mais casual + um casaco quente (provavelmente do Sporting) + um cachecol do Sporting + um carro telecomandado + um leão mealheiro com 50 euros para ele comprar algo que lhe apeteça
Para os dois: um ou dois jogos tipo Pictionary
Para comer
o cabaz: bacalhau, azeite, presunto, alheira, queijo, compotas, chocolates, bolachas, bolo rei
para ficar: leite, cereais, iogurtes, manteiga, queijo (barra), atum, massa, arroz, feijão, grão, salsichas, fiambre e afins embalados, tostas…
Quando?
combinei ir lá acima no domingo. A viagem de ida e volta, entre portagens e gasóleo, ficará em cerca de 100 euros (calculei pelo viamichelin.pt). Este valor sairá do bolo que conseguimos amassar, mas se houver alguém que discorde faça o favor de dizer (sem stresses)
E mais?
Estou orgulhoso de todos nós!
17 Dezembro, 2013 at 20:41
Sai uma rodada de minis Super para a malta da Tasca!
Orgulho em fazer parte desta iniciativa. Obrigado Cherba!
17 Dezembro, 2013 at 20:42
ORGULHO!!! Somos Sporting!
17 Dezembro, 2013 at 20:46
Não há palavras possíveis para avaliar o que foi feito. Mais de 90 por cento dos donativos foram feitos com base na cumplicidade online aqui da tasca. Ninguém se conhece. Há gajos que estão fora do país e lamentam não ter participado. Isto é muito mais do que um site. Ou mesmo de um grupo de fãs de um clube. É um espaço de homens bons. Foda-se. Estou orgulhoso do que fizemos e do que isto aponta para o que iremos fazer. Somos diferente, por isso, somos Sporting.
Uma pequena sugestão. Alguém conhece algum sportinguista de Celorico da Beira? A ideia era chegar a um Dia, Intermarché ou Pingo Doce lá do sítio e fazer uma espécie de conta a prazo de compras. A marca ganhava o dinheiro à cabeça e a publicidade – todos sabemos que esta iniciativa vai ser notícia – e venderia os produtos (com os descontos devidos à família). Assim, iria permitir que eles, durante uns meses não pensassem em compras de mercearia, aliviando as despesas. É só uma ideia, mas era uma forma de transformar 1000 em 1.100 (com preços vantajosos da loja).
17 Dezembro, 2013 at 21:12
Isto.
18 Dezembro, 2013 at 9:36
‘Um espaço de homens bons’ Foda-se ate me vieram as lágrimas…..
18 Dezembro, 2013 at 10:01
Lindo!
A ideia de uma conta aberta ou mesmo de um cartão de compras do tipo Continente também não é nada má.
SL
17 Dezembro, 2013 at 20:46
Ah, e deve haver uma bola para o puto jogar, como é natural.
17 Dezembro, 2013 at 20:49
Enorme ORGULHO 😉
17 Dezembro, 2013 at 20:49
A nossa força é brutal!!!
É um prazer ler estes posts e ver como toda a nossa família se mobilizou pela causa.
Acho que deves tirar o dinheiro da viagem.
Só quero acrescentar umas notas:
1) este natal é dificil para as crianças por todas as dificuldades, mas tb para os pais que sabem q não têm condições para dar aos filhos aquilo q desejavam… Com isto que se ofereça uma cascol do Sporting ao Pai dos miúdos. Se é sportinguista que se ofereça um cascol.
2) que o cascol da miuda seja Sportiing Women (sim as mulheres sporting são as melhores do mundo!)
3) um chapéu do 12º jogador para o Tiago
SL
17 Dezembro, 2013 at 20:55
Cherba sei q a verba será bem utilizada e parece-me bem a tua ideia. A tua disponibilidade é também uma mais valia nesta onda solidária. Será de certeza o concretizar de sonhos maravilhosos para os dois. Em relação à internet visto que somos patrocinados por um operador não haverá possibilidade de mais uma oferta via SPORTING ?
Outra questão que ainda ninguém se lembrou (acho eu), não haverá na zona nenhum LEÃO que possa empregar pelo menos o chefe de família ?
O orgulho de sermos quem somos continua em crescendo, temos que fazer da Tasca Solidária uma bola de neve, estarei sempre disponível para ajudar com a minha modesta contribuição futuras acções semelhantes.
Abraço . O LEÃO pensa, inspira-se na Tasca e a obra acontece !
17 Dezembro, 2013 at 20:56
Cherba, tira do bolo, não mereces menos 🙂
Abraço
17 Dezembro, 2013 at 21:02
Neil Armstrong:
“One small step for man, one giant leap for mankind…”
De resto o Sampaio já disse tudo portanto proponho só mais 2 ideias:
1: O Cherba, no mínimo, tem o direito de parar na Mealhada virar uma de espumante e destruir 800g de Leitão.
2: Paga-se também a um motorista do “bolo” para não arriscares a carta!!!
Abraço a todos,
FORTÍSSIMO PESSOAL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
17 Dezembro, 2013 at 21:19
+1!!! Bela ideia…e mais que merecido!
18 Dezembro, 2013 at 12:48
hahahaha MT bom!!!! Destruir 800g de Leitão 🙂
Concordo plenamente! Mais que merecido!
17 Dezembro, 2013 at 21:02
Boa noite a todos. Acho que o que escreveste está bem. Os custos da ida tira do bolo total. Mas uma coisa tenho de concordar com o Ricardo Sampaio, leva um fato de Pai Natal verde e tira umas fotos da ocasião para pôs bem no meio da tasca.
Saudações Leoninas.
17 Dezembro, 2013 at 21:14
Cherba,
Concordo com a lista que fizeste.
Deixo só uma sugestão, já que conseguimos um montante elevado poderia-se deixar algum desse dinheiro em “dinheiro vivo” caso os pais tenham alguma divida/necessidade para ser gasto de imediato.
SL
17 Dezembro, 2013 at 21:19
Não tenho nada a dizer Cherba, apenas o meu muito obrigado por todo o tempo que tens dado a esta causa.
Espero outras iniciativas destas se sigam.
Um abraço leonino!
És grande!
17 Dezembro, 2013 at 21:20
Orgulho em fazer parte desta família!
17 Dezembro, 2013 at 21:24
Eu sei que não está “na moda”, mas e que tal oferecer alguns livros em troca de uma PS?
Leões / Portugueses com mais cultura são bem vindos.
SL
17 Dezembro, 2013 at 21:57
De acordo…
17 Dezembro, 2013 at 23:45
É um puto. Quer é jogar, está na idade.
Tudo a seu tempo… Livros já lê o puto na escola foda-se.
Ofereçam-lhe Camões e o caralho, foda-se… É suposto fazer disto um Natal épico!
18 Dezembro, 2013 at 9:36
Eh pá… oferece-se um livro do Camões e diz-se que o gajo era um pirata das Trafarias!
Assim como assim, só lhe falta a perna de pau e o papagaio ao ombro…
17 Dezembro, 2013 at 21:25
Isto (também) é o Sporting! Que orgulho pertencer à família sportinguista!
Acho que o viriatoportucalle tem alguma razão, talvez uma parte desse dinheiro fosse mais importante para poupar/pagar dívidas do que alguns brinquedos. Mas o Cherba falou com eles, conhece melhor a realidade da família.
Espero que a Direção os leve a Alvalade, eles bem merecem ir ao relvado.
17 Dezembro, 2013 at 21:30
Cherba tens de arranjar outra forma o pessoal do estrangeiro e muito complicado por esta forma não sei bem porque mas talvez com o i deal ou outra cena assim parecida agora sei que por mim foi muito complicado
Mas realmente um sucesso abraços e continua e nunca mais e sábado
18 Dezembro, 2013 at 10:04
Nuno,
Mesmo estando na Holanda, continuo a manter uma conta à order em PT (para quando vou de visita).
Teria sido mais simples fazer a transferência assim. 😉
Abraços!
17 Dezembro, 2013 at 21:32
Concordo com tudo.
Tenho orgulho de beber minis com todos vocês.
Saudações Leoninas!
17 Dezembro, 2013 at 21:33
Tenho um grande orgulho em pertencer a esta família. Mas, tal como alguns, acho que se deve gerir bem o que fazer com ele. E, não estando em causa dar um grande natal aos miúdos, acho que o dinheiro deve ser usado para suprir necessidades de primeira ordem (o essencial), não para comprar uma PSP (o acessório).
Obviamente, Cherba, deves gastar do dinheiro do bolo para cobrir as despesas.
Um grande abraço e muito obrigado
17 Dezembro, 2013 at 21:34
Tenho muito (e quando digo muito, é MUITO mesmo) orgulho de todos os tasqueiros, mas uma palavra especial para ti, Cherba., tens um coração do tamanho do nosso querido clube. O SPORTING. De resto concordo com tudo o que resolveres, fica na tua mão. Só quero é ver a alegria daquelas caras o mais depressa possível. Abraço para todos. NÓS SOMOS O SPORTING. NÓS SOMOS DO CARALHO.
17 Dezembro, 2013 at 21:35
Já não tenho nada a acrescentar.
Já todos disseram tudo.
Apenas quero dizer a todos os leões OBRIGADO
SL
17 Dezembro, 2013 at 21:37
Brutal Cherba!
Acho justíssimo que as despesas com a viagem sejam retiradas do bolo angariado.
Esta iniciativa e a mobilização dos tasqueiros em torno dela, mostraram bem a nossa força e que vamos conseguir angariar as verbas necessárias para construção do nosso pavilhão em tempo record!
Viva o Sporting Clube de Portugal!
17 Dezembro, 2013 at 21:44
Comentei pela primeira vez, para dar os parabéns pela iniciativa! Foda-se monumental!
17 Dezembro, 2013 at 21:45
INCHA LÁ pobreza miserável! conseguimos libertar uma família das tuas garras! Pessoal… Não falo de mim para não ser arrogante… mas falo de todos vós! São os maiores!
17 Dezembro, 2013 at 21:50
Muito orgulho em fazer parte desta iniciativa e desta Tasca.
17 Dezembro, 2013 at 21:59
Antes de mais expressar o meu orgulho, pela adesão que esta iniciativa teve…quanto as perguntas que colocaste, deixo a tua consideração, porque sei que vais fazer o melhor!!!
SL
17 Dezembro, 2013 at 22:03
Concordo com o que o Ricardo mencionou em cima.
Parecem-me brinquedos a mais para uma família que faz um esforco para levar comida a mesa.
Em todo o caso acho fundamental incluir no pacote uma segunda bola pois assim pode guardar a outra assinada 😉
17 Dezembro, 2013 at 22:10
E eu estou orgulho de ti e de todos os leões que contribuíram para esta grande iniciativa, incluindo os que não puderam contribuir mas que gostariam também de o ter feito.
Saudações Leoninas a todos!
17 Dezembro, 2013 at 22:15
Somos do comando, do cacifo, de tudo! Viva a tasca! Viva os sportinguistas! Viva nós fodasse!
17 Dezembro, 2013 at 22:22
Isto é ser Sporting!!!
Sinto um orgulho incomensurável de vos ter na família!
Cherba, dás sentido ao nosso lema: Esforço, Dedicação, Devoção e Glória.
Saudações Leoninas e votos de um Natal com saúde e paz!
17 Dezembro, 2013 at 22:22
O mundo está do avesso:
http://www.xicapenico.org/2013/12/17/video-e-foto-coca-cola-vira-verde-e-estadio-da-luz-retira-verde/
17 Dezembro, 2013 at 23:02
Até que dava um belo patrocínio nas nossas camisolas e nas cadeiras do estádio.
18 Dezembro, 2013 at 10:32
Vão plantar os melões nos carreirinhos…?
17 Dezembro, 2013 at 22:27
Cherba,
De acordo com tudo. Estou na Guarda e disponível para ajudar.
SL
17 Dezembro, 2013 at 22:35
Grandes ideias e grande espirito… grande tudo vá, excelente atitude de toda a gente, orgulhoso do povo Sportinguista!!
17 Dezembro, 2013 at 22:37
Cherba vi k fizeste os cálculos no gps. Para mim o melhor caminho é ir directamente a Coimbra pela A1. Entras na IP3 até Viseu k é de borla e depois em Viseu apanhas a A25 direito a Celorico.
17 Dezembro, 2013 at 22:37
Não te esqueças de tirar do bolo dinheiro para pequeno almoço no por do sol em aveiras de cima, como se fosses a uma excursão de eur19,90 à serra de mira d’aire com oferta de um presunto e demonstração de produtos do organizador. De resto, concordo com tudo e parabéns a todos!!
17 Dezembro, 2013 at 23:11
Só que de M. dAire até Celorico é mais do dobro do caminho. Ele tem que almoçar no caminho e na volta tem que jantar. Não pode ficar só pelo pequeno almoço.
17 Dezembro, 2013 at 22:40
Esta iniciativa (e o seu resultado) só me merece os seguintes comentários:
– A minha vénia ao Cherba, pela proposta que nos apresentou;
– O meu imenso orgulho pela adesão dos Tasqueiros à iniciativa. Bem hajam.
SL
17 Dezembro, 2013 at 22:44
Pah o que se fez aqui…. foi ENORME!!!! Mil aplausos.
“A história é de quem a faz”
Parabéns Cherba!!!
17 Dezembro, 2013 at 22:49
Foi um prazer e um orgulho ter participado… Parabéns a nós! Obrigado Cherba.
17 Dezembro, 2013 at 23:13
Grande iniciativa, que orgulho ver o que conseguimos. Não costumo comentar por aqui, mas desta vez teve mesmo que ser.
Só uma achega sobre o destino do dinheiro: percebo que os bens de primeira necessidade tenham que ser a prioridade, mas não nos esqueçamos que o objectivo é proporcionar o melhor Natal de sempre a estas crianças. De certeza que ficariam muito contentes e agradecidos com roupa e comida com fartura, mas se lhes pudermos oferecer os brinquedos/aparelhos com que decerto sonham (a PSP, o computador, o MP3…), teria um sabor diferente.
Junto-me aos tasqueiros que pedem o registo fotográfico (e porque não em vídeo?) do momento.
Grande Cherba, Grande Tasca, Grandes Leões!
17 Dezembro, 2013 at 23:35
E se o dinheiro proporcionar mais tranquilidade e conforto à família toda? Não seria melhor do que meras “coisas”?
SL
17 Dezembro, 2013 at 23:36
Por falar em camisolas. A sportzone tem 50% de desconto em cartão em todos os produtos Puma.
Quem ainda não tiver que aproveite.
17 Dezembro, 2013 at 23:38
Grande orgulho em todos nós e muito feliz por ter podido ajudar esta família.
Fico à espera de os ver em Alvalade para os aplaudir de pé.
A Tasca é do caralho! 😀