A resposta foi esmagadora, infinitamente maior do que eu esperava e, a seu tempo, será alvo de um post específico. Neste momento, com o valor final praticamente apurado (houve transferências de última hora, que só devem entrar amanhã), houve uma questão que se levantou: «com esse dinheiro, podíamos ajudar mais famílias». Podíamos, mas, como dizem os outros, não seria a mesma coisa.
A missão era clara: dar o melhor Natal de sempre à Beatriz e ao Tiago. Foi essa missão que nos uniu. Foi para ela que contribuímos. Foi ela que esteve na base de um movimento impressionante. E, bem vistas as coisas, se, depois de feitas as compras, sobrarem mil ou 1500 euros para serem colocados na conta da família, isso não será demais para quem, diariamente, se confronta com dificuldades várias. E se dúvidas restassem, olharíamos para o campo legal e constataríamos que não podemos utilizar a imagem de dois irmãos e, depois, dar uma utilização ao dinheiro divergente do movimento que assenta nessa mesma imagem.
Com a primeira parte da missão plenamente cumprida, vamos ao pormenores e, se possível, peço-vos que nos comentários sigam a ordem de raciocínio na altura de deixarem sugestões ou de responderem.
O que conseguimos?
Um computador (oferecido extra donativo, pelo viriato); a camisola do Capel + uma bola autografada por todo o plantel (sacados pelo pedja, vá lá saber-se como); uma surpreendente quantia em dinheiro; a quantia exacta para a camisola (diz-me lá se posso colocar aqui o nick), que será utilizada noutra peça de roupa leonina ou numa surpresa que estou a tentar viabilizar; em stand by está algum calçado, enviado directamente de uma fábrica de S. João da Madeira.
A ideia de trazê-los a Alvalade, para ver um jogo (ao que parece, o pai também é Sportinguista a sério), fica para depois do Natal, na tentativa que seja o Sporting a promovê-la e a levar a família ao centro do relvado.
O que fazemos com o dinheiro?
O que falámos desde o início: roupa, comida (para a despensa e para um bonito cabaz de Natal) e umas surpresas para os miúdos
O quê, para quem? (com base no que falei com o pai deles, José Carlos, e com o que a Alexandra Abreu, a jornalista que fez a reportagem – que, curiosamente, é do Sporting – me contou)
Beatriz: ela queria um computador e vai tê-lo. E precisa de um fato de treino, para as aulas de educação física.
Assim sendo, eu sugiro que acrescentemos o seguinte:
uma pen para ela aceder à Internet e fazer as pesquisas da escola em casa (vou ver se dá para comprar com internet paga durante um ano) + um leitor mp3 com uns phones catitas + um pijama e umas meias (é Natal ou não é?) + roupa (sweats e polares, por exemplo, que por ali faz frio) + um par de ténis e um par de calçado mais casual + um casaco quente + um cachecol do Sporting + um leão mealheiro com 50 euros para ela comprar algo que lhe apeteça
Tiago: ele queria uma camisola do Capel e vai tê-la. Queria uma bola e vai tê-la (mas espero que não a chute). E também precisa de um fato de treino.
A isto, acrescentaríamos:
uma psp (99 euros, já com um jogo) + um pack de jogos + uma bomba para encher as bolas vazias + um pijama e umas meias (é Natal ou não é?) + roupa (sweats e polares, por exemplo, que por ali faz frio) + um par de ténis e um par de calçado mais casual + um casaco quente (provavelmente do Sporting) + um cachecol do Sporting + um carro telecomandado + um leão mealheiro com 50 euros para ele comprar algo que lhe apeteça
Para os dois: um ou dois jogos tipo Pictionary
Para comer
o cabaz: bacalhau, azeite, presunto, alheira, queijo, compotas, chocolates, bolachas, bolo rei
para ficar: leite, cereais, iogurtes, manteiga, queijo (barra), atum, massa, arroz, feijão, grão, salsichas, fiambre e afins embalados, tostas…
Quando?
combinei ir lá acima no domingo. A viagem de ida e volta, entre portagens e gasóleo, ficará em cerca de 100 euros (calculei pelo viamichelin.pt). Este valor sairá do bolo que conseguimos amassar, mas se houver alguém que discorde faça o favor de dizer (sem stresses)
E mais?
Estou orgulhoso de todos nós!
17 Dezembro, 2013 at 23:45
Cherba
Como já referi no mail esta iniciativa enche-nos de orgulho.
Desejos de uma boa viagem até à Beira Alta.
Se fosses no sábado teria o privilégio de te convidar para almoçar em Coimbra.
17 Dezembro, 2013 at 23:46
É da mais elementar justiça que as despesas que tenhas sejam pagas pelo que a Tasca conseguiu reunir.
A disponibilidade para enfrentares uma longa viagem, abdicando do teu tempo, mais do que justifica que o faças.
Que tenhas pudor em o fazer e o peças à malta, só prova que a nossa confiança não poderia ter melhor destinatário.
Obrigado, Cherba! És o Maior!
17 Dezembro, 2013 at 23:59
Apenas um grande obrigado por momentos como este!!!
Parabéns! É enorme o orgulho em Ser Sporting!
SL
18 Dezembro, 2013 at 0:10
Não te esqueças de dar uma bola extra, para jogar. E de uma foto na despedida.
Um abraço, e parabéns a todos!
18 Dezembro, 2013 at 0:14
Poucos comentários, peço desculpa por não seguir a ordem:
1. Cherba, a sério, obrigado.
2. O miúdo precisa de duas bolas, poruqe uma não dá para jogar porque tem escrito o nome dos nossos jogadores, é um objecto de culto religioso.
3. O melhor Natal de sempre é o melhor Natal de sempre, com direito a PSP e tudo! Foda-se, ok fazer face à necessidade é uma necessidade, mas e a alegria pura de um puto sportinguista a ganhar uma PSP, caralho?
4. A minha confiança ti para levares a cabo esta missão é total. Total, ouviste? Acho que deves pôr de lado mais 100 ou 150 para despesas adicionais com a viagem. Epah, é cpaaz de se proporcionar um almocinho ou assim. Se sobrar fica para a “Tasca Solidária 2”
SL
18 Dezembro, 2013 at 0:15
Ah, e só tenho uma exigência: quero uma foto-reportagem aqui na tasca!
18 Dezembro, 2013 at 0:17
Boa viagem Cherba!
e saca umas fotos para a malta poder depois desfrutar da alegria!
Na minha opinião as tuas despesas devem ficar por conta do que a Tasca reuniu e quanto ao resto… não sei! claro que acho que os bens mais essenciais ou outras despesas essenciais devem ser privilegiados em relação aos mais bens mais “fúteis” mas… é Natal! e é suposto este ser um Natal especial para eles… já deixaram aqui atrás boas sugestões e recomendações… confio no teu bom-senso e estou certo que as decisões e escolhas que tomares serão tomadas com ponderação e serão boas e bem-intencionadas.
P.S.
já fiz seguir aquilo para ti! deves receber isso aí amanhã… enviei-te um email mas o meu gmail não é de confiança!
18 Dezembro, 2013 at 0:34
Bem, ja foi tudo dito, concordo com a maioria e confio plenamente no destino que vai ser dado ao dinheiro angariado. Uns exageros e presentes mais superficiais fazem parte do natal de todos nós com certeza, por isso há que dar oportunidade aos miúdos de viverem isso mesmo também, afinal, foi essa a proposta que aceitámos e para a qual contribuímos.
Somos só…. ENORMES, mas isso já nós todos sabemos. 😉
18 Dezembro, 2013 at 0:36
Tambem gostava de pelo menos ter acesso a umas fotos, só pelo prazer de ver materializado o esforço e dedicaçäo de todos nós.
18 Dezembro, 2013 at 0:38
Concordo com todos os pontos. Acho mais que justo que a deslocação saia do bolo.
Tremendo orgulho nesta iniciativa e resultado assim como em todos os que fizeram parte dela.
Vai ser um Natal extraordinário naquela casa!!
18 Dezembro, 2013 at 0:39
Acho a pen com net essencial, tal como a PSP. Afinal o miúdo tem 7 anos, é o desejo dele, e o preço é insignificante.
E parabéns a todos! Em especial ao cherba por esta ideia magnífica.
SL
18 Dezembro, 2013 at 0:58
Cherba,
Estou de acordo com tudo.
Acho bem que o “bolo” angariado sirva pagar a tua deslocação a casa do piranha, afinal deste bem mais que nós todos juntos.
Obrigado pela iniciativa.
Tens todo o nosso apoio.
SL
18 Dezembro, 2013 at 1:08
Parabéns Cherba! Obrigado por estes momentos.
Decide tu o que achares melhor – “Nós acreditamos em você” 😉
18 Dezembro, 2013 at 1:26
És Grande “Cherba”!
(É o que eu tenho para te dizer.)
18 Dezembro, 2013 at 2:19
Cherba parabéns.
Não te vou dar mais ideias , porque se torna fácil dar ideias e mais difícil colocá-las em prática.
Dei o que pude nesta iniciativa, como muitos de nós, obviamente que ainda devo respeitar mais, quem sentíu vontade de dar e não o fez, por questões financeiras.
18 Dezembro, 2013 at 2:35
Cherba, apesar dos bens de primeira necessidade, que tambm concordo sejam prioritários relativamente aos bens materiais, posso sugerir que a “carta de natal” com os nomes dos participantes seja antes convertido num quadro ou num postar com o símbolo do Sporting e aí sim meter os nomes de todos os que ajudaram. Seria a recordação da iniciativa da família sportinguista que iria ser mais duradoura que um postal, que poderiam pendurar em casa no local que achassem mais adequado.
18 Dezembro, 2013 at 2:51
Quando ao dinheiro restante nunca sou de concordar muito com o dar dinheiro as pessoas em mão. Se for possível preferia que se arranjasse uma maneira se pagar as contas futuras, gas , electricidade, entre outras necessidades..
Quanto aos custos associados da deslocações, acho que faz sentido retirares do bolonde custo que a viagem irá originar.
Cumprimentos.
18 Dezembro, 2013 at 6:48
+1
18 Dezembro, 2013 at 4:29
Orgulho enorme em pertencer a esta família!
Saudações Leoninas
18 Dezembro, 2013 at 8:01
E eu não consegui efectuar a transferência, por conta das ENORMES dificuldades que tive em fazer a operação via CGD online. 1000 barreiras de segurança, que a quase 2000km se afiguraram difíceis de transpor só com telefonemas.
Fiquei profundamente triste, e quando chegar a Portugal, podendo contribuir com um acto isolado ou podendo contribuir a dobrar uma próxima iniciativa da Tasca, é o que farei.
18 Dezembro, 2013 at 8:06
De acordo com tudo. Obrigado pela disponibilidade, Cherba!
18 Dezembro, 2013 at 8:25
Parabéns Cherba, esta iniciativa teve o condão de me fazer voltar a acreditar no Pai Natal… no verde, claro!
Já quase tudo foi dito pelos restantes tasqueiros, claro que deves tirar a quantia das despesas com a viagem mas obrigado por perguntares, revela caracter.
Quanto às prendas, concordo inteiramente. Adicionava apenas uns packs de novos sócios para os miudos se juntarem a esta grande família, bem sei das dificuldades que terão em pagar quotas mas com esforço, dedicação e devoção, quem sabe não se encontre uma solução.
Abraço de Leão.
18 Dezembro, 2013 at 8:53
Concordo com tudo!
Somos grandes!
18 Dezembro, 2013 at 9:04
Concordo com o que escreveste e só posso ficar orgulhoso por ter participado nesta iniciativa!
Somos muito mais do que um blog…
18 Dezembro, 2013 at 9:06
You are Grande, Cherba!
We are all Grandes!
Já reparei que o Tiago é esquerdino, não perdes (perdemos) nada em colocar-lhe uma bola de andebol na canhota.
Who knows…em grande forma…2029, pivot Piranha, originaly “from Celorico”, transferido para o Kiel…
P.S. Assegura lá 10% para a malta!
18 Dezembro, 2013 at 9:12
Concordo com tudo, a PSP é algo mais fútil, no entanto se isso for possivel, melhor.
Um abraço Cherba. Obrigado a todos
18 Dezembro, 2013 at 9:13
Grande Cherba, Grandes tasqueiros/as, Grande Sporting!!!
Um gajo assim começa logo bem o dia.
Saí uma ginja, com elas!!!
18 Dezembro, 2013 at 9:24
Só uma sugestão, Cherba.
Para a proxima cria uma conta no Paypal de forma a que as pessoas (principalmente as que moram no estrangeiro, e na tasca não são poucas) possam, com mais facilidade participar numa iniciativa deste género
18 Dezembro, 2013 at 10:38
+1 pró Paypal
18 Dezembro, 2013 at 14:49
+1 pr’o Paypal…
Além da transfª ser mais rápida permite aos ‘tasqueiros na diáspora’ participarem mais facilemte…
Em 2014 serei mais um pelo mundo fora…
Bora Sporting! Pra cima deles!!!!!!!!
SL
18 Dezembro, 2013 at 14:55
Vais internacionalizar o negócio das peles, é?
18 Dezembro, 2013 at 9:29
Está tudo mais que perfeito Cherba. A tua dedicação à causa tem sido brutalissima.
Faz uma reportagem fotográfica com todos os passos.
Iniciativas como estas merecem ser divulgadas.
Um abraço,
18 Dezembro, 2013 at 9:29
Obviamente de acordo com tudo. Não faço ideia se alguma operadora permite pagar um ano de internet… Mas vai na volta…
A PSP é essencial. O miúdo tem 7 anos!!! Juntar uma bola para jogar e um fato de treino do Sporting para ele e para a irmã e ta feita a festa. O resto do dinheiro julgo que deveria ser para ajudar as contas mais próximas e se sobrar algo, abrir uma conta poupança, uma para cada miúdo, para ir ganhando juros até eles terem 18 anos. Tipo 500 euros para cada conta. Sobra 1000 e tal que dá para um grande natal.
Orgulho de todos nós. Muito. Imenso!!
18 Dezembro, 2013 at 9:31
Obrigado a todos os tasqueiros e principalmente ao Cherba – o mentor -, pela alegria e orgulho que sinto. Dou por mim a imaginar a reacção daquela família no próximo domingo. Estou ansioso por ver. Parabéns tasqueiros.
18 Dezembro, 2013 at 9:44
Fixe, fixe era depois de eles virem cá organizarmos um jantar aqui da Tasca e pagarmos a parte deles. Seria uma óptima maneira de também os conhecermos e os juntarmos ainda mais a esta grandiosa comunidade leonina 🙂
O SPORTING É NOSSO!
PS: Eu vou tentar arranjar uma PSP com jogos, ainda hoje dou uma resposta, até porque não sei onde a pus xD Dou-a caso a encontre, eles precisam mais do que eu
18 Dezembro, 2013 at 9:58
Somos mesmo muito grandes, só um clube com pessoas como nós podemos fazer uma iniciativa como esta, e de um enorme sucesso! O que o Cherba dicidir com o que fazer com o dinheiro angariado, por mim está óptimo! Em Cherba we trust!
Um off topic!
Mt vieram criticar o Bruno de Carvalho pela comentário da bandeira, provavelmente não sabem, como eu tb n sabia, que já existe a tal bandeira referida!
http://audaces.blogs.sapo.pt/10424.html
Inchem lá!
18 Dezembro, 2013 at 9:59
Fui dos que sugeriu ajudar mais gente. No entanto concordo perfeitamente com a explicação dada e acho que faz todo o sentido.
Terem roupa quentinha e comida na dispensa vai trazer-lhes com certeza o melhor Natal de sempre.
Cherba, se puderes documenta a entrega com fotos e vídeos. Acho que seria fixe podermos todos ver a reacção dos miúdos e pais a este gesto.
Para terminar, grande orgulho nesta gente toda. ISTO É A TASCA! ISTO É O SPORTING!
18 Dezembro, 2013 at 10:01
De acordo com tudo. Obrigado pela disponibilidade, Cherba!
Tenho cada vez mais orgulho em pertencer as estas duas famílias , SPORTING e TASCA.
18 Dezembro, 2013 at 10:04
Grande iniciativa Cherba.
Junto com a PSP o computador e a camisola devia seguir a biblia do SCP e um ou dois livros. Faz sempre falta e ler ajuda muito.
Grande abraço e mal fosse que tivesses que pagar a deslocação do próprio bolso, já fizeste muito.
Saudações leoninas e espero que esta reportagem venha plasmada no expresso demonstrando que ainda existe solidaderiedade espontanea.
18 Dezembro, 2013 at 14:51
+1…
O Livro com a história do SCP parece-me bem!
Ganda Cherba!!!
Olha e tira aí um branquinho com mistura… sff
18 Dezembro, 2013 at 10:05
A nossa obra é brutal…!
Lembrei-me de uma coisa que se podia acrescentar. Para além de colocar somente o nome de todos no postal de Natal que acompanha o cabaz também se podia colocar o local de residência ou freguesia ou concelho. Para quê? Para demonstrar que o novo núcleo virtual do SCP / que os Tasqueiros é / somos desmedido(s)! Já sabes onde é o nosso local de residência, portanto, a única coisa que é preciso agora é tempo para fazeres isso. E nesse ponto, eu ofereço-me para colaborar.
Que acham?
Bem-haja,
MCM
18 Dezembro, 2013 at 10:06
Acho bem tudo, incluindo os comentários de “mais contas do gás e comida etc etc”, mas como decidirem está bem.
E gostava de ter fotos do raio da camisola, frente e costas para meter no verdebranco.net 🙂
18 Dezembro, 2013 at 10:06
Eu posso dar alguns livros, pequenos e de fácil leitura. Não sei se concordariam que o fizesse…
18 Dezembro, 2013 at 10:09
Bem hajas Cherba… Q isto de dar dinheiro face ao que fazes é fácil…
18 Dezembro, 2013 at 10:28
Exactamente, Anti-Frutaria!
18 Dezembro, 2013 at 10:09
Ah, relativamente às prendas 2 pormenores:
– Concordo em que retires o valor da viagem do bolo, faz todo o sentido!
– Não concordo com a PSP (99 euros, já com um jogo) + um pack de jogos !!! Considero que esse dinheiro podia ser amealhado. Eles precisam de comer todos os dias e não só no Natal. E 99€ dá para muita comida!
Bem-haja,
MCM
18 Dezembro, 2013 at 15:28
Brincar nesta idade é tão ou mais importante que comer e o Piranha tem comido, mal, é verdade, mas tem comido.
18 Dezembro, 2013 at 18:32
A profissão de uma criança é brincar, aí não existe dúvida nenhuma. Concordo quando se oferece uma bomba para encher as bolas vazias e, consequentemente, divertir ou oferecer um carro telecomandado para se entreter. Agora uma PSP? Não considero isso de forma alguma como prioritário.
Bem-haja,
MCM.
18 Dezembro, 2013 at 10:19
Grande Cherba!
Impressionante o que foi conseguido por todos!
O meu Natal será um pouco melhor porque sei que, graças a todos (especialmente a ti Cherba), estes putos terão um Natal do caralho!
O que tens investido em tempo e dinheiro nesta missão é mais que justificativo para pagares a viagem do bolo amealhado, honestamente acho que é questão que nem se coloca.
Abraço
18 Dezembro, 2013 at 10:20
Grande natal os putos vão ter!
A PS, ou o puto a ganha agora, ou tão cedo não tem hipótese de a ter, as dificuldades são muitas…