A resposta foi esmagadora, infinitamente maior do que eu esperava e, a seu tempo, será alvo de um post específico. Neste momento, com o valor final praticamente apurado (houve transferências de última hora, que só devem entrar amanhã), houve uma questão que se levantou: «com esse dinheiro, podíamos ajudar mais famílias». Podíamos, mas, como dizem os outros, não seria a mesma coisa.
A missão era clara: dar o melhor Natal de sempre à Beatriz e ao Tiago. Foi essa missão que nos uniu. Foi para ela que contribuímos. Foi ela que esteve na base de um movimento impressionante. E, bem vistas as coisas, se, depois de feitas as compras, sobrarem mil ou 1500 euros para serem colocados na conta da família, isso não será demais para quem, diariamente, se confronta com dificuldades várias. E se dúvidas restassem, olharíamos para o campo legal e constataríamos que não podemos utilizar a imagem de dois irmãos e, depois, dar uma utilização ao dinheiro divergente do movimento que assenta nessa mesma imagem.
Com a primeira parte da missão plenamente cumprida, vamos ao pormenores e, se possível, peço-vos que nos comentários sigam a ordem de raciocínio na altura de deixarem sugestões ou de responderem.
O que conseguimos?
Um computador (oferecido extra donativo, pelo viriato); a camisola do Capel + uma bola autografada por todo o plantel (sacados pelo pedja, vá lá saber-se como); uma surpreendente quantia em dinheiro; a quantia exacta para a camisola (diz-me lá se posso colocar aqui o nick), que será utilizada noutra peça de roupa leonina ou numa surpresa que estou a tentar viabilizar; em stand by está algum calçado, enviado directamente de uma fábrica de S. João da Madeira.
A ideia de trazê-los a Alvalade, para ver um jogo (ao que parece, o pai também é Sportinguista a sério), fica para depois do Natal, na tentativa que seja o Sporting a promovê-la e a levar a família ao centro do relvado.
O que fazemos com o dinheiro?
O que falámos desde o início: roupa, comida (para a despensa e para um bonito cabaz de Natal) e umas surpresas para os miúdos
O quê, para quem? (com base no que falei com o pai deles, José Carlos, e com o que a Alexandra Abreu, a jornalista que fez a reportagem – que, curiosamente, é do Sporting – me contou)
Beatriz: ela queria um computador e vai tê-lo. E precisa de um fato de treino, para as aulas de educação física.
Assim sendo, eu sugiro que acrescentemos o seguinte:
uma pen para ela aceder à Internet e fazer as pesquisas da escola em casa (vou ver se dá para comprar com internet paga durante um ano) + um leitor mp3 com uns phones catitas + um pijama e umas meias (é Natal ou não é?) + roupa (sweats e polares, por exemplo, que por ali faz frio) + um par de ténis e um par de calçado mais casual + um casaco quente + um cachecol do Sporting + um leão mealheiro com 50 euros para ela comprar algo que lhe apeteça
Tiago: ele queria uma camisola do Capel e vai tê-la. Queria uma bola e vai tê-la (mas espero que não a chute). E também precisa de um fato de treino.
A isto, acrescentaríamos:
uma psp (99 euros, já com um jogo) + um pack de jogos + uma bomba para encher as bolas vazias + um pijama e umas meias (é Natal ou não é?) + roupa (sweats e polares, por exemplo, que por ali faz frio) + um par de ténis e um par de calçado mais casual + um casaco quente (provavelmente do Sporting) + um cachecol do Sporting + um carro telecomandado + um leão mealheiro com 50 euros para ele comprar algo que lhe apeteça
Para os dois: um ou dois jogos tipo Pictionary
Para comer
o cabaz: bacalhau, azeite, presunto, alheira, queijo, compotas, chocolates, bolachas, bolo rei
para ficar: leite, cereais, iogurtes, manteiga, queijo (barra), atum, massa, arroz, feijão, grão, salsichas, fiambre e afins embalados, tostas…
Quando?
combinei ir lá acima no domingo. A viagem de ida e volta, entre portagens e gasóleo, ficará em cerca de 100 euros (calculei pelo viamichelin.pt). Este valor sairá do bolo que conseguimos amassar, mas se houver alguém que discorde faça o favor de dizer (sem stresses)
E mais?
Estou orgulhoso de todos nós!
18 Dezembro, 2013 at 10:27
Cherba, antes de mais quero dar-te os parabéns e agradecer o trabalho e tempo “gasto” em nome de nós todos.
Eu concordo com todos os pontos do post.
Concordo também com a ideia de para além da bola autografada ir mais uma bola para ser realmente chutada com toda a força pelo ‘nosso’ Piranha. Também concordo que se entregue a PSP. Qual o miúdo que hoje em dia não tem uma? E não devemos esquecer que vivemos épocas diferentes das dos nossos dias (falo por mim que sou de 74) e se uma bola trazia as delicias dos miúdos do meu tempo uma PSP hoje em dia traz alegrias iguais. Concordo com a PSP, até porque felizmente e graças á generosidade de todos os tasqueiros e tasqueiras, sobra bastante para bens essenciais.
Natal é sonho e sonho são todas as coisas que não podemos ter na realidade!
Também eu vou ter um Natal melhor, pois não é a primeira vez que contribuo para algo deste género mas será certamente a primeira vez que vou ver olhos a brilhar com o meu pequeno gesto de solidariedade.
Sinto-me feliz! Estamos todos de parabéns! Festas Felizes a todos os Tasqueiros e Tasqueiras!!!
18 Dezembro, 2013 at 10:27
se me permitem um off-topic:
O isGaylove já apareceu 🙂 e treina-se sozinho para voltar depois do natal 😀 (noticia O Jogo) hehehehe
18 Dezembro, 2013 at 10:29
Nada a acrescentar e, vendo bem, todos nos tivemos a parte mais facil uma vez que tu ‘e que vais “perder” o teu tempo para entregar tudo isto.
18 Dezembro, 2013 at 10:31
Ainda vou a tempo de fazer transferência?
SL – 18978
18 Dezembro, 2013 at 10:38
Off Maurício hoje no jornal do sporting: «AINDA HÁ UM LONGO CAMINHO PARA PERCORRER» . Tem muita razão e teremos todos muito que estar atentos porque «eles andem por aí».
18 Dezembro, 2013 at 10:43
Perfeito Cherba, grande trabalho, mais uma vez.
SL
18 Dezembro, 2013 at 11:08
Parabéns conseguiram por um marmanjão a chorar….
18 Dezembro, 2013 at 11:09
Está muito bem decidido! Parabéns a todos nós!
Z
18 Dezembro, 2013 at 11:15
Cherba, com toda a sinceridade, acho que se deve usar o dinheiro com alguma ponderação(vale o que vale o meu comentário, é só uma opinião).
Mais do que PSPs e afins, interessa dar aos miúdos ferramentas para um dia terem uma vida melhor. Pelo que defendo que parte seja usado como pagamento adiantado na escola dos miúdos para fazer face a despesas futuras, nomeadamente livros, material de escrita e afins. É através da escola que eles vão realizar-se, não através da Playstation.
“Mais importante que dar o peixe, é ensinar a pescar”
18 Dezembro, 2013 at 11:17
Sou da mesma opinião, que apesar de serem miúdos, e merecerem ter um natal Brutal, a família poderá estar com problemas de contas, e a comida e roupa serão muito mais importantes do que consolas, no entanto se alguém conseguir uma…. melhor
jogo(s) de tabuleiro, bola adicional (para ser chutada), adicionar na lista de favoritos alguns sites de jogos free (se a ideia da pen for para a frente)
Logicamente as despesas da tua deslocação terão de ser suportadas pelo movimento solidário.
É pena não conseguirmos fazer isso por tantos outros Sportinguistas e Portugueses que o merecem, mas gota a gota alteramos o desequilibro cósmico.
Sinto um orgulho Brutal de nos deixares fazer parte de algo tão bonito, é por este tipo de comportamentos que nós somos Sporting…
18 Dezembro, 2013 at 11:21
muito bom somos mesmo grandes e melhores e claro a despesa tem que sair do bolo força herba e obrigado
18 Dezembro, 2013 at 11:23
Eu concordo com tudo. Só acho é que se deve fazer um esforço por comprar a maior parte das coisas na loja verde. Todos os artigos que existam com o símbolo do Sporting devem ser prioritários!!
Meias? Do Sporting! Casacos, fatos-de-treino,etc.? Do Sporting! Bolas, sapatilhas? Do Sporting!
18 Dezembro, 2013 at 15:31
Para isso…. Acho que o Sporting tem que fazer preço de revenda desses produtos para o “piranha”
Isto para nao dizer, que se devia solidarizar com este movimento e oferecer todos esses artigos.
Para sobrar mais para as despesas perenes.
18 Dezembro, 2013 at 11:26
Diga-se de pssagem que o nosso merchandising é de uma pobreza franciscana.
18 Dezembro, 2013 at 11:56
Concordo com muita coisa que foi aqui dita, também penso que se o miúdo não tiver a psp agora, no futuro também não vai ser fácil de a conseguir…Compra lá isso ao rapaz! De resto deixo ao teu critério porque tens capacidades para isso. Muito obrigado a todos.
18 Dezembro, 2013 at 12:01
Isto tudo é muito bonito.
18 Dezembro, 2013 at 12:23
Grande Cherba,
Não li os comentários todos, mas parece-me faltar ai uma coisa: livros. Uns asterix, tintin, uma aventura, por ai…. Parece-me mais util que a PSP.
Mas… Os tempos são outros e confio no teu bom senso.
Quanto as despesas da viagem, nem há duvidas!
Aquele abraço e obrigado.
18 Dezembro, 2013 at 12:56
se optarem por uma PSP3 , os meus putos dispensam alguns jogos
18 Dezembro, 2013 at 13:15
Tu tomaste a iniciativa,tiveste todo o trabalho com a organização,ainda vais ter de comprar as coisas e ir lá acima entregar…eu (como muitos outros sportiguistas)apenas contribuimos,com muito gosto, com aquilo que podiamos,portanto agora faz como achares que é melhor,nem me sinto no direito de dar opiniões.
Apenas te quero louvarpelo teu espirito solidário que cada vez vai sendo mais raro, e dizer-te que podes contar com o meu modesto contributo noutras iniciativas deste tipo em que te envolvas no futuro.
Um grande bem haja e um feliz Natal para ti e para quem te ajudou!
18 Dezembro, 2013 at 13:22
Hoje conseguiram tirar-me umas quantas lagrimas. Que grande orgulho tenho eu de pertencer a esta familha!!
Um abraço grande de Bruxelas e que tenhao todos um felizissimo Natal.
18 Dezembro, 2013 at 13:32
Ja nao fui a tempo de ajudar e eles precisam muito mais do dinheiro do que eu… Sinto me mesmo mal por não o ter feito, perdão a todos, desculpe me Cherba e desculpem me os miudos :/ … Esta historia emocionou me muito… Chorei baba e ranho… Espero que tenham o melhor Natal de sempre! E mais uma vez peço desculpa a todos!
SL
18 Dezembro, 2013 at 14:16
Outras oportunidades não vão faltar, assim espero!
S.L.
18 Dezembro, 2013 at 14:26
Fantástico 2400 € + bola + computador
18 Dezembro, 2013 at 14:32
Concordo com tudo, no geral.
Queria apenas dizer-vos a todos que é um ORGULHO enorme pertencer à vossa família e que é INCRÍVEL o valor alcançado, num contexto de crise, em que (acredito) muitos dos que contribuíram vivem também as suas próprias dificuldades.
É a prova de que juntos somos mais fortes, que a nossa força é mesmo BRUTAL e que, com a ajuda de todos, o sonho do pavilhão erguido por Sportinguistas será uma realidade!!!
Para acabar, queria deixar a minha homenagem a um amigo, que sendo benfiquista, não quis deixar também ele de contribuir para esta causa (acredito que não seja caso único). É também um orgulho ser amigo dele!
18 Dezembro, 2013 at 14:35
Grande iniciativa!
O que fazemos com o dinheiro?
Concordando c o q várias pessoas disseram acho q é mto importante os miúdos receberem presentes mas acho q n se devia enchê-los de prendas e 1 parte considerável do € deveria ser utilizado p/ pagar eventuais contas em atraso (renda, gás, água, luz) e renda e contas de gás luz água deste mês. Adicionalmente a ideia de abrir uma conta poupança c algum € em nome dos putos tb me parece bem pensada, assim como fazer uma espécie de conta a prazo de compras c algum estabelecimento comercial na área, obviamente perguntando 1º qual a preferência aos pais dos miúdos.
SL
18 Dezembro, 2013 at 17:22
Grande Orgulho, pá!
Cada um podia acrescentar isto… e tirar aquilo.
Nunca mais daqui se saia.
Mas concordo com o que já li, que falando com os Pais, poderá haver coisas mais prementes e básicas como a renda, água, luz, etc.
Há que garantir que as crianças têm os mimos que tornará o momento marcante.
Se o Sporting os acolher num jogo em Alvalade, e forem ao relvado não vou conseguir conter as lágrimas.
18 Dezembro, 2013 at 18:08
Parabéns a todos!!
FDX mas como é k alguém duvidava k nós sportinguistas íamos fazer um NATAL em grande para os miúdos????
O SPORTING É MUITO GRANDE
18 Dezembro, 2013 at 23:39
Impressionante! Nós somos realmente diferentes e fazemos a diferença! Orgulho em todos os tasqueiros!
Cherba, o meu especial agradecimento! Quem é aqui das beiras sabe bem as dificuldades que por aqui abundam!
Esta família vai ter o Natal mais especial de sempre e nós certamente também!
Obrigado!
19 Dezembro, 2013 at 12:38
Orgulho, não me aprás dizer nada mais…
19 Dezembro, 2013 at 21:51
faltam as batatas e os grelos (é Natal ou não é) para completar o cabaz!!