Depois de servido o almoço, pelo Liedhold, a cozinha fica nas mãos do riga, que recupera vários momentos da história do seu sportinguismo.
Memórias, by riga
Muitas vezes tenho lido por aqui as memorias leoninas de que por aqui passa, hoje resolvi contar as minhas.
Como nasceu esta paixão pelo Sporting? Sinceramente nem eu sei, o que sei é que na família mais directa ( aquela que vive e viveu comigo) não tinha ninguém, que pudesse puxar para esse lado: a minha mãe e a minha avó materna nunca ligaram grande coisa ao futebol (embora a minha mãe com o tempo também foi vibrando um pouco com o Sporting), o meu avô materno segundo me disseram mais tarde, era mais do Benfica e o meu pai por ter sido criado e passado muito tempo da juventude em Setúbal puxava pelo vitória local ( embora também tenha uma costela sportinguista da parte do meu avô paterno).
Segundo a minha mãe, quando era pequeno chutava uma bola ou qualquer coisa e dizia “gol do poting”. O meu padrinho é que não perdeu tempo e tratou de me arranjar um equipamento completo (equipamento esse que ainda hoje tenho e está pendurado atrás da porta do meu quarto em conjuntos com os cachecóis que tenho e um chapéu de palha que me foi dado por um senhor, (infelizmente já falecido) que era dono de uma pastelaria onde ia muitas vezes e que sabia o quão sportinguista era, me ofereceu esse chapéu que era seu).
Foi também com o meu padrinho que me estreei em idas a estádios, apesar de o meu primeiro jogo ser no antigo estádio da luz num Benfica-Sporting ( época 92/93, perdemos 1-0 com golo do futre), foi em alvalade que acabei por ir mais vezes ( embora não tantas como desejava) indo ver jogos numa altura em que também era sócio.
Durante anos, quem não sabia o que me dar no natal ou nos anos, era simples: bastava ser algo do Sporting, e assim juntei inúmeros artigos desde porta chaves de toda a maneira e feitio, a copos, chávenas, baralhos de cartas, calendários , autocolantes, canetas, pins ( ainda hoje tenho uma estante no sótão exclusiva para esses artigos, tal como uma tábua de cortiça para os porta chaves)
Durante anos não tinha forma de ver os jogos que davam na Sporttv, tinha que ouvir os relatos, até que primeiro nos principais jogos, e depois em todos os que davam na tv em sinal fechado ia até a um café que existe na minha rua e ficava la a ver os jogos ( nota curiosa, aqui no bairro somos poucos Sportinguistas e o dono do café é benfiquista, então o grupo de Sportinguistas juntava-se sempre todo na mesma mesa).
Nos festejos do titulo de 2000 vibrei imenso, com uma das camisolas do clube que tenho sempre vestida, e a rotina de ir ao café ver os jogos manteve-se até ter Sporttv.
Há poucos anos estreei-me no novo estádio nas eliminatórias da liga europa contra Everton e Atlético de Madrid( sim, o tal jogo dos confrontos), foi uma sensação espetacular, infelizmente não é fácil ir aos jogos( sim eu tenho consciência que tenho menos militância de estádio do que muitos que aqui andam), mas cá em casa em dias de jogo, os horários regulam-se pelo mesmo, seja em antecipar a hora de jantar seja em adiar a mesma.
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
18 Dezembro, 2013 at 19:56
O meu 1ª jogo ao vivo foi um Sporting de Espinho – Sporting… já nem sei eu que época! Sei que o guarda-redes era o Rui Correia que tinha na altura 18 ou 19 anos! Acho deu empate: 1-1.
Melhor recordação / jogo ao vivo: vitória no Salgueiros! Campeões! Fim do jejum! Puta que os pariu a todos! Grande Acosta! 20 contos pelo bilhete! Mas valeu a pena, foda-se! Acho que atirei um copo de sumo (ou terá sido o meu irmão?) que passou a centímetros das fuças do presidente dos gajos (aquele que também era um mafioso do caralho… não me lembro do nome… e que descanse em paz o homem) por eles terem posto os bilhetes aos preços que puseram!… e ainda se terem vindo “gabar” dessa merda! O karma é fodido e vejam onde eles andam agora!
18 Dezembro, 2013 at 20:53
Já agora e porque a nostalgia assim o permite,dei por mim a constatar um facto curioso,sempre que fui a Alvalade,não interessa se no velhinho ou no novo estádio,fui sempre para a bancada sul!
Curiosamente no super bock super rock em alvalade,ao que marquei presença exclusivamente para ver Deftones :),o palco estava na norte e mais uma vez fui para a sul ahahah a margem sul puxa-me…são as raizes..
Foi aí que me despedi do velhinho estádio,eu tive lá!
18 Dezembro, 2013 at 21:04
O meu primeiro foi na Luz. Devia eu ter uns 11 anos. Empatamos 1-1 penso eu. Ainda jogavam o Jordão e o Manuel Fernandes. Lembro-me que o o jogo teve uma “arbitragem polémica”… Para eu me ir habituando…
Tenho ideia de um lance em que nos é anulado um golo e assinalado pénalty (terá sido isso?)
Alguém esteve lá? Quem se lembra desse jogo?
Z
18 Dezembro, 2013 at 22:09
Meu primeiro jogo em nossa casa foi no velhinho Alvalade,na superior sul num jogo contra o Milan para a UEFA onde lá perdemos por 2 a 0 e cá tivemos a ganhar 1 a 0 golo do Niculae e onde estivemos quase a empatar a eliminatória pelo JvP?de cabeça à Barra senão me engano e depois o Javi Moreno marcou o golo deles e empatados 1 a 1.depois disso existem histórias onde faltava sempre aos treinos do Rio ave sempre que o Sporting jogava ou como depois quando jogamos contra o az alkmar a 2 mão,apesar de ter pedido o dia de férias no meu emprego,que não foi dado,lá tive de faltar ao emprego nesse dia sem os meus pais saberem para ver o jogo do Sporting!
SL
18 Dezembro, 2013 at 22:19
Desde muito novo gostava de ouvir os relatos do Ribeiro Cristóvão, mas o meu primeiro jogo foi o Sporting 2 barcelona 1 em Novembro de 1986. O estádio estava à pinha, ficou-me na memória para sempre a cor do relvado super verde por causa da intensidade da luz artificial e a quantidade de bandeiras no topo sul. Negrete foi quem marcou o primeiro e Meade o segundo. Fomos eliminados pois já nessa altura nos roubaram com um golo inacreditável na primeira mão em Barcelona…
O segundo jogo que vi foi o Sporting 7 benfica 1. Mal cheguei a casa ainda tive um presente da RTP que deu o jogo todo em diferido! 🙂
18 Dezembro, 2013 at 22:23
Com estreias dessas, fica-se viciado em Sportinguismo.
…sem remissão.
18 Dezembro, 2013 at 23:58
O primeiro jogo do Sporting que me lembro de ver ao vivo foi no estádio das Antas em 1984. Foi um jogo muito complicado, em que o Damas defendeu tudo e que com 10 conseguimos segurar o nulo. Era o primeiro ano do Futre nos Bimbos e lembro-me, de estar no peão a ser insultado o tempo todo por uma besta desdentada que nos gritava “ides sofrer que nem cáins, o Frute (já deveria estar a imaginar o futuro do seu clube na área da fruta) bai-bos cumere tuados”, lembro-me de levar com pedras, isqueiros, etc o jogo todo, de ter de fugir no fim do jogo com um anormal com um ferro arrancado do varandim atrás de mim e de o resto dos sportinguistas presentes e nunca mais me esqueço de um de nós ter um casaco de penas verde que foi rasgado pelo dito ferro e enquanto ele corria as penas esvoaçavam 😉
Como se percebe não foi um jogo fácil….
Nesse mesmo ano fui também pela primeira vez a Alvalade, ganhamos 1-0 ao Benfica com um golo do Manel logo no início do jogo, lembro-me essencialmente de 2 coisas – de estar umas largas horas a olhar para o movimento junto à mítica 10A e ver o Presidente João Rocha a entrar e de dar por mim a festejar o golo abraçado a uma Leoa giraça que não conhecia…
Percebi logo que era no Sporting que havia as mulheres mais giras e no FCPorco as bestas desdentadas 😉
19 Dezembro, 2013 at 1:02
tens uma camisola do SCP que trazes smepre vestida?? já fede, nao? eh eh eh!!
obrigado por partilhares o teu pedaco de sportinguismo.
eu, infelizmente, tb nao posso militar como gostaria… apesar de socio (este ano!!!) e viver em Lx
mas o trabalho , com muitos fins de semana nao me permite!!
espero conseguir mais presnecas na segunda volta
19 Dezembro, 2013 at 9:41
A minha primeira vez em Alvalade foi a meio da semana, num jogo europeu com o Poli Timisoara.
Foi no dia 24 de Outubro de 1990 e vencemos 7-0, com hattrick do Cadete!
E agora, mesmo estando fora do Pais, a minha gamebox continua paga, o meu lugar reservado e sempre ocupado por alguem em todos os jogos! E sabado e’ o aviao aterrar e apanhar um taxi directo para o estadio, que vai ser o primeiro jogo que vejo este ano ao vivo!
19 Dezembro, 2013 at 10:28
Engraçado…estava a pensar qual seria…não faço a mínima ideia!era muito puto a primeira vez que fui a Alvalade com o meu tio…lembro-me que foi com o Estoril (era a equipa de perto da minha escola e por isso é que o meu tio foi naquele dia…) mas não faço puto do ano nem do resultado…eu devia ter 5/6 anos (por isso deve ter sido por volta dos anos 89/90 ou por aí…)! Comprou-me uma bandeirinha que ainda tenho…verde escuro com o antigo símbolo! Fui indo raramente e sem conseguir muito bem localizar no tempo ou os resultados aos que jogos fui…sei que o meu tio só ia a jogos europeus por isso até ir pelo meu próprio pé eu também só ia a jogos europeus…só mesmo já crescido aos 13/14 anos (no ano de 98/99, na época de Mirko Jozic) é que comecei a ir regularmente a todos os jogos do SCP em casa…até comprar o bilhete de época (agora é gamebox mas antigamente no antigo estádio não tinha nome….pelo menos que eu me lembre…) no ano de 02/03 depois de ganharmos o campeonato (até lá como era menor pagava muito menos pelos bilhetes por isso não rendia ser sócio nem ter bilhete de época)…e pronto…até hoje…
19 Dezembro, 2013 at 11:18
Dass a primeira vez que eu fui a Alvalade fui ver roberto carlos com a minha mae tinha 4 anos prefiro esquecer este momento da minha vida e lembrar a segunda vez ,fui com o meu pai ver o Sporting-Setubal que ganhamos 2-0 (salvo erro) tinha 6 ou 7 anos vi o futre a comecar vi o figo e tantos mais lembro me ir com os meus amigos pedir aos velhotes para entrar nunca ficamos a porta
Obrigado Sporting por estes anos fantasticos
Somos Sporting