hora de jantar, novo cozinheiro. Paulo, assim se chama, o homem que nos oferece o petisco.
Tranquilos, mas…, by Paulo
É inegável o momento calmo, tranquilo, que vivemos. Acho mesmo que esta é a palavra mais adequada ao atual momento do clube. Tranquilidade (é engraçado mas nem a consigo dizer sem ouvir ao mesmo tempo o PB).
Estamos todos a viver um momento extraordinário, fantástico, histórico. Sim acho que estamos a escrever uma página lindíssima na história do clube, que há-de acabar em Glória, uma página em que a maioria cria esta onda que arrasta milhares de pessoas pelo país fora, numa catarse coletiva alimentada por anos e anos de frustrações acumuladas.
Estamos pois numa fase em que discutir fait-divers, como um artigo tendencioso num jornal, a eventual má disposição de um treinador adversário, a estranha predisposição para errar de muitos árbitros, se torna cada vez mais fora de contexto, cada vez mais fútil. Chegará o dia em que esses mesmos treinadores, dirigentes, jornalistas, árbitros e outros atores do futebol verão o mesmo que nós e deixarão de artificialmente alimentar uma imagem negativa para o clube e para os nossos sucessos. Nesse aspeto o tempo será o nosso melhor aliado.
Mas …
O mas é um “call to arms”, acho que ninguém necessita de ser chamado à realidade. Como todos os adeptos (onde eu me incluo), a nossa alegria e bazófia tem picos de adrenalina divertida e saudável (como foi o post do pão de ló de Arouca degustado aqui na tasca como se fosse uma delicatesse gourmet… uma delícia Cherba), mas …
É importantíssimo que tenhamos presente a realidade do clube e sobretudo estarmos preparados, todos, individualmente, para o pior e para os períodos piores que decerto ainda hão-de vir. Esta direção do Sporting Clube de Portugal tem várias virtudes. Mas o principal resultado até agora é a empatia criada com os sócios e adeptos. Não sei se é propositado e estratégico, mas o clube é de facto nosso, nós sentimo-lo assim, e cada dia que passa esta relação torna-se mais forte. Resta saber se esta estratégia teria resistido a resultados desportivos mais fracos. Felizmente, com este arranque fantástico do campeonato, nunca o saberemos.
No entanto podemos utilizar a equipa B também para ver o que aconteceria. Basta apreciar algum “histerismo” face aos resultados da B. Uma montanha russa de emoções que vão desde o habitual “somos os maiores na formação” até ao também habitual “o Abel não percebe nada daquilo”.
A auditoria que arranca em Janeiro e que nos permitirá ainda mais expurgar, bem ou mal, mas de facto expurgar as dúvidas que existam sobre as boas/más intenções de quem em nosso nome dirigiu o clube; A reestruturação financeira que nos obriga a um aperto de contas difícil de gerir, com implicações fortes no dia-a-dia do clube e, sobretudo, com um horizonte temporal apertado para a reestruturação total; A inexistência de um pavilhão que nos obriga a deslocar as modalidades para fora de nossa casa, com todas as implicações que isso acarreta em desmotivação e desmobilização de adeptos e sócios; As aparentes incongruências a nível comunicacional, com os problemas da Sporting TV à cabeça, e a não menos importante representação nos painéis televisivos; A (re)negociação de passes de atletas; O ecletismo que por motivos financeiros lida com dificuldades acrescidas, etc, etc…
Problemas e mais problemas que vão exigir muito de todos os Sportinguistas, sem exceção … sócios, adeptos, simpatizantes terão de ajudar e sobretudo terão de se desligar desta euforia alicerçada nos resultados da equipa profissional de futebol.
Lembrem-se Fight & Resist é para durar uns bons anos! Nada está vencido e nada está ultrapassado, sonhem com o futuro, deslumbrem-se com os resultados …. Mas … não percam o foco no essencial … a sobrevivência do clube. É por isso que palhaços como os que falam em programas de televisão, escrevem em jornais, emitem opinião, devem ser combatidos de todas as formas e não podem ficar sem resposta. A realidade não é a que nos querem impor, a realidade será a que quisermos nós fazer do clube.
Esta é a razão porque me porque me sinto muito bem aqui. Luto e resisto como posso e cada um à sua maneira contribui com o que pode … e algo me diz que a continuar assim o Sporting, só pode sair reforçado. O Cacifo de Ideias; A Tasca Solidária … só podem reforçar o clube e o Sportinguismo.
Lutem … cacifo.
ps. Comecei a escrever esta crónica antes do jogo com o Belenenses e antes do jogo da B com o BragaB. Tranquilidade na A e mais uma volta na montanha russa na B. J Não há como não estar contente.
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
18 Dezembro, 2013 at 18:50
Vi um lampião a dizer que eles tinham o novo messi, eles têm tantos neo messis, adivinhem quem o próximo melhor do mundo, do universo, de tudo o que existe, que vai existir e que já existiu:
18 Dezembro, 2013 at 19:12
Grande Paulo,
Permite-me destacar uma frase tua que resume a importância do teu texto:
“Lembrem-se Fight & Resist é para durar uns bons anos! Nada está vencido e nada está ultrapassado…”
Abraço,
SL
18 Dezembro, 2013 at 22:26
Nem mais … é aguentar os embates e fazer frente aos embuçados 😉
Mas havemos de vencer e ultrapassar.
p
19 Dezembro, 2013 at 0:12
bom, muito bom!
identifico-me claramente com o escrito!
obrigado. por teres posto em palavras
acima de tudo, para mim, o mais importante é o chamado à realidade
já me passou mesmo pela cabeça (e perdoem-me todos), se até nao seria preferível nao sermos campeoes já esta época (obviamente, é possível sermos campeoes)…
e porquê?
– este é o ano zero » nao é suposto ganharmos nada, além de:
inicio de uma construçao sólida apoiada no melhor que o SCP tem, a formaçao, os valores, o ecletsimo…
– há muita merda para limpar, muito a corrigir
– há um plano que nao deve sofrer desvios, baseado nesses mesmos valores acima referidos
de certo modo, t(r)emo que glória imediata nos faça retroceder
a prova disto, há malta que já queria reforços em Janeiro. desculpem todos os que tenham esta opiniao (apenas querem o melhor para o SCP) MAS porra,…. desviar do caminho, MAIS do que isto?!
ou seja, se estivéssemos a jogar bem, mas estivéssemos em terceiro, bem acima do braguinha, mas fora da possibilidade de sermos campeoes, ninguem falava em reforços de JAneiro, apenas estavamos preocupados com a optimizaçao dos B, mantermos-nos em 3º (com hipotese de tentar o 2º), exigindo apenas boas exibiçoes… ou seja, para mim é o retrato de que a glória imediata nos pode desviar do CAMINHO
só espero, espero mesmo, caso a glória surja já (pois acredito que possamos ser campeoes esta época), que o BdC e sus muchachos nao se percam no ébrio da vitória e se desviem da rota… pois o caminho é longo e nao chega ao fim com uma vitória,….
caramba… está tudo encaminhado para ser um ano zero do caralho!
fuebol, futsal, andebol…. !! imaginem que somos campeoes de tudo, caralho!
mas pode acabar como um certo ano do peseiro!
no entanto, e tal venha a suceder, nao deixa de ser uma época de sucesso!
MAS o que muitos vao pensar:
porra quase ganhámos isto e aquilo, bla bla bla… deviamos ter investido mais, com pouco tinhamos reforçado o andebol (a.k.a. deviamos ter esquecido o caminho e procurado a gloria imediata)
MAIS importante que a vitoria é o PROCESSO!
P.S.: espero muito que sejamos campeoes, JÁ!!
19 Dezembro, 2013 at 0:42
“A realidade não é a que nos querem impor, a realidade será a que quisermos nós fazer do clube”
Fight & Resist
18 Dezembro, 2013 at 19:35
Quais são os problemas com a Sporting TV? Não vai começar em Maio de 2014?
18 Dezembro, 2013 at 19:43
Completamente de acordo, não podemos baixar a guarda, nunca!
Esta dinâmica criada não é para manter… é antes para aumentar, sempre e progressivamente, até nos estabilizarmos no patamar que o nosso fundador sonhou.
Fight & Resist!
18 Dezembro, 2013 at 22:28
Tens toda a razão. Aumentar a dinâmica é o caminho.
Espero que estejamos à altura porque quando for preciso … e vai ser preciso, vamos ter de ira ainda mais à luta .
p
18 Dezembro, 2013 at 19:55
Completamente de acordo.
Temos o exemplo do nosso Rival o ano passado muito presente.
O Melão pode rebentar de um momento para p outro.
Mas….
Independentemente de tudo o que possa acontecer … Uma coisa é certa… Este é o Sporting que eu admiro e porque sempre sonhei.
É um milagre à lá Lázaro!
18 Dezembro, 2013 at 22:27
Ehehe de facto estamos muito próximos de um milagre. Eu nunca apostaria neste “comeback”.
Mas sinto-me muito, muito bem com o que se está a passar.
p
18 Dezembro, 2013 at 19:57
Um Leão …nunca baixa a guarda…
Se o fizer…está lixado…!!
SL
18 Dezembro, 2013 at 22:29
… never surrender … e quando for para festejar, ninguém o faz como nós.
p
18 Dezembro, 2013 at 20:16
Bem escrito, Paulo.
Isso é ‘petisco’ para ir comendo, e degustando um pratinho por dia. Não azeda, e convém ter no menu diário…
2400 euros?? OMG!! isto não é uma onda, é um TSUNAMI de solidariedade.
Até já vez a luz do Pavilhão a brilhar no fundo túnel…
18 Dezembro, 2013 at 20:16
*até já vejo…
18 Dezembro, 2013 at 22:31
Obrigado Ariel.
Se a Tasca Solidária foi em si mesmo uma maravilhosa demonstração do que é possível em 1/2 dúzia de dias … imagina o que o Cherba deve ser capaz de montar a mais longo prazo.
O homem tá com a pica toda, isso pega-se e nota-se que existe um espirito cooperativo no ar.
Quer seja o pavilhão ou outras ocasiões solidárias o facto é que com esta 1ª iniciativa o Cherba, a Tasca, sai definitivamente do blogroll normal …
p
18 Dezembro, 2013 at 20:40
Como um jogo do nosso bravo Sporting.
Até ao fim, até ao apito, lutar, resistir, ganhar.
Neste jogo a expulsão surpresa sem motivo, o(s) penaltys que se teima em não marcar os inclinares de campo vão aparecendo aos poucos, mais suaves mas eles ainda andam aí, pretendem ser os profissionais, pretendem que todos andem calados pretendem ser os eternos pretendentes mas…
mas nós somos os únicos que conseguem armar o arco, os únicos a usar o arco, voltamos da nossa longa Odisseia mas ainda temos de enfrentar os pretendentes ao nosso lugar de o Maior.
Que nunca mais baixemos a guarda, Fight Resist, Um Leão só Baixa a Cabeça para Beijar o Simbolo, Somos os Garotos, Somos o SPorting Clube de Portugal.
18 Dezembro, 2013 at 22:33
🙂 é isso já não me lembrava do garoto !
Sabes que quando escrevo aqui é isso que me sinto … vivo o Spporting cons uns bons anos a menos.
p
18 Dezembro, 2013 at 20:40
Muito bom!
Posso repetir?
😀
SL
18 Dezembro, 2013 at 22:33
eheh
claro que sim. O chefe deixa.
Obrigado.
p
18 Dezembro, 2013 at 20:41
Peço desculpa ao Paulo pelo Off Topic, mas este ‘rap vermelho’ é mesmo engraçado:
http://www.youtube.com/watch?v=-qWt-Ucr5aA&feature=youtu.be
18 Dezembro, 2013 at 20:46
UAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHHAHA!!!!!!!!!!!
18 Dezembro, 2013 at 20:48
ahahahahahah!!!!
18 Dezembro, 2013 at 21:23
Muito Bom!
hahahhahahahahhshahahahahhahaahahahah
18 Dezembro, 2013 at 22:38
ahahah grande sobremesa 🙂
venham mais. Mas quem é que faz estas coisas !
Está um espectáculo.
p
18 Dezembro, 2013 at 23:31
Genial
18 Dezembro, 2013 at 23:52
Muito bom!!!
18 Dezembro, 2013 at 21:09
Grande texto Paulo!
Não podia estar mais de acordo, especialmente, com o: Como seria se os resultados não tivessem a ser tão bons???
A mim custa-me ver muitos Sportinguistas ainda para mais nesta tendo em conta todo o esforço e trabalho que tem sido desenvolvido, a pôr em causa jogadores, treinadores, tácticas, etc. etc.
Havia de ser bonito caso as coisas não tivessem a correr tão bem. Não haviam de faltar os visionários e habituais treinadores de bancada com os seus palpites e alucinantes visões.
A critica é importante e bem-vinda, mas que seja construtiva. Para bater no “ceguinho”, para isso já temos os nossos rivais.
Ainda há muito por fazer, e a onda verde é para manter seja a ganhar seja a perder, pois só assim chegaremos onde queremos chegar.
S.L.
18 Dezembro, 2013 at 22:05
A mim custa-me ver muitos Sportinguistas ainda para mais tendo em conta todo o esforço e trabalho que tem sido desenvolvido, a pôr em causa jogadores, treinadores, tácticas, etc. etc.
18 Dezembro, 2013 at 22:41
De facto JVP é uma pergunta lixada. Até mesmo assim com as coisas a correr bem existem vozes que criticam destrutivamente.
p
18 Dezembro, 2013 at 21:45
Há pouco procurando no youtube um vídeo de que tinha necessidade…
Acabei opor encontrar, por acaso, está pérola…
http://youtu.be/LtbCMvF6Jvg
Depois de exito da campanha do Cherba a favor dos dois irmãos sportinguistas que adoptámos…esta surpresa que fizeram ao João, também é um mimo…!!
Não existe nada que se possa comparar a uma criança feliz…!!
SL
18 Dezembro, 2013 at 22:00
Um Clube que consegue despertas paixões destas, como a que este leãozinho, nosso mano, nosso sente, não é um clube qualquer…
Não admira que haja também tantos que nos invejam…
18 Dezembro, 2013 at 22:00
*despertar
18 Dezembro, 2013 at 22:05
Dassssssse , até me faltaram as forças nas pernas !!
Que orgulho ser Sporting .
18 Dezembro, 2013 at 22:41
É brutal ser do Sporting!
Temos de conseguir fazer isto …. Levar ao Sporting quem não pode!
18 Dezembro, 2013 at 22:48
E as lágrimas chegaram-me aos olhos!!!!!!!!
Lindo! ISto é o Sporting! O meu o teu o NOSSO Sporting Clube de Portugal!
Vamos Sporting! Vence por nós!
SL
18 Dezembro, 2013 at 23:11
Já tinha visto há dias este vídeo e chorei a vê-lo. Só não o coloquei aqui por ser areia demais para a minha camioneta.
18 Dezembro, 2013 at 23:55
Fdx que cena! Vieram-me as lágrimas aos olhos…
18 Dezembro, 2013 at 22:07
Bom post Paulo.
A glória tem que chegar, mais tarde ou mais cedo… eu estou tranquilo. 🙂
SL
18 Dezembro, 2013 at 22:41
Somos dois Pinilla, tranquilos, tranquilos …. 😉
18 Dezembro, 2013 at 22:22
Faço minhas as tuas palavras e sensações!
Saudações leoninas!
18 Dezembro, 2013 at 22:53
Meus caros, tenhos de partilhar convosco mais um ponto alto da “empreitada leonina” que esta nova Direcção está a realizar em nome do Sporting Clube de Portugal:
“Bruno de Carvalho mostra-se entusiasmado com a parceria de colaboração assinada esta quarta-feira entre o Sporting e o Real Cartagena. Protocolo com o clube colombiano, sublinha, vai permitir ao leão contar «com os melhores» jogadores daquele país sul-americano.
«Tínhamos muito interesse em fazer este protocolo e estamos orgulhosos de o poder ter feito. A partir de agora temos um parceiro de nível na Colômbia, que nos dará a hipótese de ter aqui os melhores, e a Real Cartagena tem aqui, em Portugal, um parceiro para desenvolver todas as potencialidades do jogador colombiano», afirmou o presidente leonino, citado pelo site do clube, depois da assinatura da parceria que vai possibilitar a aquisição e o intercâmbio de jogadores e de treinadores entre os dois clubes.
Rodrigo Rendón, presidente do Real Cartagena, congratulou-se com «o protocolo mais importante» da história do emblema colombiano.
«Obrigado por confiarem em nós e no nosso projeto. Este é o primeiro êxito de muitos que teremos juntos. Além desta parceria, somos o primeiro clube colombiano que terá um corpo técnico inteiramente português [n.d.r. liderado pelo treinador José Dominguez] e, proximamente, teremos ainda mais 10 treinadores portugueses connosco. Assim, o trabalho dos nossos jogadores irá desenvolver-se com a filosofia do Sporting, para que quando cheguem aqui, estejam preparados. Esperamos, com isso, que os nossos melhores talentos se possam desenvolver no Sporting», afirmou.
Na cerimónia também estiveram presentes Augusto Inácio e Virgílio Lopes, responsáveis pelo futebol profissional e de formação do Sporting, respetivamente, o avançado Fredy Montero, os administradores da Real Cartagena Edison Garces e Alberto Romero, o Embaixador Colombiano em Portugal, German Santamaria, e a Ministra Conselheira da Colômbia, Carla Tarditi.
German Santamaria usou da palavra para destacar a importância do acordo assinado entre Sporting e Real Cartagena no estreitar dos laços entre Portugal e Colômbia, apontando o goleador leonino como «um grande embaixador» daquele país sul-americano em terras lusas.
«O futebol tornou-se um grande vínculo entre Colômbia e Portugal. As relações cresceram muito, de há quatro anos a esta parte. O futebol é o maior vínculo humano e dinâmico entre os dois países. Na embaixada ficámos muito contentes pelo facto de Montero ter chegado ao Sporting, uma vez que não havia futebolistas colombianos em Lisboa. Os seus golos e as capas de jornais que faz deixam-nos extremamente orgulhosos. Montero, além de promover o nosso país, está a mostrar a Portugal a potência que temos; é um grande embaixador. Nós temos bons jogadores, e prova disso é que vamos estar no Mundial do Brasil, mas a nível de infraestruturas estamos atrás de Portugal. Por isso, o nosso país vai ganhar muito com esta parceria. E o Sporting vai ganhar também com a destreza e com a habilidade dos colombianos», afiançou.
Alexis Escudero, médio ofensivo de 19 anos, estará de malas feitas para Lisboa, a fim de cumprir, a partir de janeiro, período de testes na equipa B do Sporting. ”
Assim sim! E o Sporting é o NOSSO grande amor!!!!!!!!!!
19 Dezembro, 2013 at 0:28
like!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
de nível
18 Dezembro, 2013 at 23:09
Grande pitéu, Paulo! Já tinha reparado que costumas usar uns temperos na medida e tempo certos, e este manjar é o corolário da tua cozinha.
19 Dezembro, 2013 at 0:01
Excelente post!
*****
19 Dezembro, 2013 at 0:48
Tranquila, feliz mas com os pés assentes na terra!
19 Dezembro, 2013 at 0:49
Tranquila, feliz mas com os pés assentes na terra!
19 Dezembro, 2013 at 0:52
Tranquila e feliz mas com os pés assentes na terra!
19 Dezembro, 2013 at 0:55
Desculpa os comentários repetidos, Cherba, isto deu erro; podes apagar!
19 Dezembro, 2013 at 4:28
Tranquilidade total…a ganhar ou perder Sporting até morrer!!!
19 Dezembro, 2013 at 9:41
Grande posta!!! Uma chamada à realidade!
Temos de estar preparados para perder e não deixar o trilho traçado. No caso de se atingir a glória, também é importante não desviar do rumo sob pena de se deitar tudo a perder. Queremos um futuro mais sustentado.
19 Dezembro, 2013 at 11:13
Obrigado a todos pelos comentários.
Scpgz usas a palavra chave no teu. Futuro.
A Glória que procuramos não nos serve de nada se for efémera e circunstancial. O Clube tem de estar vivo daqui a mais 100 anos.
p