Chegando a época natalícia, chega a época dos mitos, lendas, e demais fenómenos paranormais. Depois de ouvir os mitos abaixo descritos, a primeira coisa que fiz foi escrever uma carta ao Pai Natal a foder-lhe a cabeça para saber porque é que eu não recebo nada há mais de 10 anos.

Mito 1: “O Sporting está no primeiro lugar por demérito dos rivais”
A velha questão do mérito de uns e a estupidez dos outros. O Sporting tem, neste momento quase o triplo dos pontos que tinha no ano passado e os rivais têm menos 4 ou 5 pontos Isto, se quiserem ir pela estatística. Eu prefiro ir por aquilo que os meus olhos vêm. O Sporting está a fazer um super campeonato. E só é super porque batemos no fundo, porque este percurso tem de ser a normalidade para um clube como o Sporting. Os rivais estão a fazer exactamente aquilo que têm feito nos últimos anos. Começam titubeantes no campeonato, envergonham o país na Champions e depois recuperam para o resto do campeonato . A única diferença para os anos anteriores é que os corruptos planearam mal a época, compraram caro e mal e puseram um estagiário à frente da equipa. Os lampiões mantiveram tudo, treinador e jogadores, e ainda compraram mais. Ora, se isto é demérito dos rivais posso dizer, com segurança, que em todos estes anos que andámos na merda os rivais ganharam por demérito nosso.

Mito 2: “O Sporting tem a vantagem de não estar na Europa”
Troco todas as receitas que os rivais tiveram na Champions pela frescura física que os nossos jogadores possam ter a mais. Dava-nos muito jeito, nesta altura de dificuldades financeiras. E se os rivais tivessem abordado a Champions com seriedade, hoje estariam na próxima fase, motivados e os jogadores com mais ritmo competitivo pela habituação a jogos durante a semana e, provavelmente, estariam com outra embalagem no campeonato. Como foram enrabados, tudo desmoronou. É fodido. E o Sporting não tem culpa disso.

Mito 3: “Os adeptos estão eufóricos e já gritam Sporting campeão”
É a velha manobra dos paineleiros. Quando o estádio está vazio, é porque não estamos bem e temos de chamar gente ao futebol. Quando temos o estádio cheio, os adeptos estão eufóricos e pedem o título. Têm sempre a mania de pensarem que sabem aquilo que a gente pensa. Não são capazes de fazer, por exemplo, o seguinte raciocínio lógico que qualquer miúdo de 8 anos faz: 1- O Sporting estava mal. 2- O Sporting está bem. 3- Os adeptos estão felizes. Têm sempre de ir mais longe e dizerem o que acham que nós pedimos ou pensamos. O que é estranho, já que ninguém se lembrou, no início da época, de perguntar aquilo que pensávamos. Nessa altura não contávamos para o totobola. Para essa gente é difícil estabelecer conceitos simples como insatisfação/satisfação. Têm sempre de exagerar e ir para a euforia/depressão. Quem cria isto não são os adeptos. São esses comentadores. Metem-nos palavras na boca só para terem alguma coisa para dizer. E são pagos para isso.

Mito 4: “O Sporting tem um plantel curto e vai sofrer com lesões e castigos”
Essa do plantel curto é uma coisa que eu nunca percebi. Então, mas afinal estamos em quantas competições? Se calhar queriam que a gente fosse buscar camiões de sérvios. Essa hipocrisia mata-me. Dizem que temos de apostar na formação e quando há alguém que o faz, dizem que o plantel é curto e que precisa de reforços. E já sofremos lesões em jogadores importantes, o Jefferson e Maurício e um castigo do Rojo. E o rendimento da equipa não oscilou.

Mito 5: “O Sporting está a ser levado ao colo pelas arbitragens”
Este é o meu preferido. Primeiro, estamos fora da Taça por influência dos bois. Segundo, estamos a jogar o suficiente para não precisarmos dessas ajudas enquanto as más exibições dos rivais estão a ser suportadas por penaltys inventados e golos em fora de jogo. Nem me vou dar ao trabalho de fazer somatórios. Mesmo no Sábado, o jogo que todos falam, fomos prejudicados com uma não expulsão na primeira parte que podia dar outra tranquilidade. Mas como disse, não precisamos disso. Depois dos voos do quintero, do jackson e do sulejmani, os rivais deviam ter vergonha na cara quando falam em ajudas que dão pontos. No caso do carnide, estamos a falar de 3 pontos oferecidos nestas 2 últimas jornadas. Terceiro, ninguém leva o Sporting ao colo. Podem enganar-se, de vez em quando, a nosso favor. Levar o Sporting ao colo é uma ideia demasiado ridícula para ser levado a sério.

Mito 6: “O Sporting não está a jogar melhor que os rivais, está é a ser mais eficaz”
Esta é fácil de desmentir. Em casa, temos uma média de 3 golos por jogo e temos o melhor ataque do campeonato, logo ofensivamente estamos muito melhores. Defensivamente, já não sofremos golos à 4 jogos e temos o 2º melhor registo. Os únicos jogos que ganhámos com dificuldade foram em Guimarães e Braga, ao contrário dos rivais que sofrem para ganhar a qualquer um. Estamos a entrar bem nos jogos e a marcar cedo ainda na primeira parte e estamos a demonstrar que lidamos bem com a pressão de estar na frente. A qualidade de jogo, não sendo excepcional, é boa e a vontade de ganhar evidente. Podemos não estar a dar massacres exibicionais mas estamos a ser muito mais competentes que os rivais. E essa competência tem de ser valorizada.

Mito 7: “Cuidado! Quando chover é que vão ser elas!”
Este mito descobri ontem. Parece que é uma espécie de teoria do lamaçal, que diz que os rivais são mais fortes a jogar em terrenos pesados e na lama e que nós vamos sofrer com a chuva que vem aí. Já vale tudo. Quando se diz que o Sporting vai ter dificuldades porque vai chover, eu digo que vamos ser campeões porque este ano não vai nevar.

Resumidamente, estamos na frente, com todo o mérito e com o melhor futebol praticado em Portugal neste momento. Qualquer exercício de futurologia também pode incluir um cenário em que o Sporting faz uma segunda volta igual à primeira e é campeão. E digo isto só para equilibrar um pouco a balança, já que estou farto de ouvir demasiadas teorias do desmoronamento por parte dos paineleiros do costume.
FIGHT & RESIST, PORRA!

* todas as sextas, directamente de Angola, Sá abandona o seu lugar cativo à mesa da Tasca e toma conta da cozinha!