Adrien estava imperial. Cédric corria piscinas como se estivesse possuído, fintando, tabelando e até rematando. William, como é habitual, distribuía passes teleguiados, sempre posicionado de forma irrepreensível. Carrillo, jogador de que nunca fui fã, carregava, mortífero, o futebol no corpo. Aquele tridente do meio-campo sufocava o adversário, retirando-lhe a bola e fazendo-a circular a um ritmo e intensidade alucinantes. Marcelo tinha menos trabalho do que teve contra… o Alba.
Na conferência de imprensa, era ver Leo Jardim a dar 10-0, mostrando que não é só futebol bem jogado que lhe corre no cérebro, é muita inteligência; Paulo Fonseca vestido de formiga, a dizer aquilo que nunca ouvi um treinador do clube da fruta dizer: “um empate em Alvalade não é um mau resultado.” A finalização tramou-nos, é certo. Mas é impossível olhar para o futuro sem ver muito optimismo no horizonte.
Quantas vezes, nesta época, já me transportei para uma solarenga tarde de Maio, corria o ano 2000. O último adversário de uma época que começou atribulada (nem sequer faltou a chicotada psicológica) era o Salgueiros, o tal clube que fixou os preços dos bilhetes nuns obscenos 150 euros, que me impediram de seguir os passos de Acosta, Schmeichel, André Cruz, Duscher e companhia até ao norte. Fiquei-me por Lisboa e pelo velhinho Alvalade, onde os ecrãs gigantes eram pequenos para os leões que os cercavam. Antes do jogo, com uma nervoseira que não me deixou almoçar, agarrei a mão do meu pai. Tinha 15 anos e a vulnerabilidade de uma criança. “Pai, vamos ganhar, não vamos? Não vai ser como na semana passada, em que íamos ser campeões e perdemos com o benfica, no nosso estádio, no momento decisivo, pois não?”
Hoje, as nossas mãos estão 14 anos mais velhas, mas seguram-se com a mesma crença. Talvez maior – porque agora o trabalho está a ser feito com pés e cabeça, por gente nossa, gente que ama o Sporting, gente que luta como um leão para defender o símbolo de todos nós. “Pai, vamos ganhar, não vamos?”
Não o sabemos. Ninguém sabe. Mas hoje este Sporting de alma lavada faz-me acreditar. E embora estejamos ainda a muitas jornadas do dia de todas as decisões, sinto aquele nervosismo de 2000, antes de cada apito inicial. Questiono-me se vamos falhar, como foi verdade durante tanto tempo, ou se vamos mostrar, enfim, de que massa somos feitos e vencer, vencer, vencer!
O nosso Leo diz que o que importa é ganhar jogo a jogo e que não somos candidatos. Os jogadores alinham pela mesma batuta. O presidente diz que não podemos passar da pior época para a melhor – embora lhe pressinta, no seu íntimo, a esperança de um título já esta época. E acrescenta, com lucidez, numa entrevista ao Expresso, que, tendo em conta a opacidade que rege o futebol português, só pode prometer aquilo que controla. Essa “opacidade”, pintada de amarelo e preto, faz o servicinho sempre que é necessário travar o leão.
Mas eu continuo a acreditar. E confesso que me começa a ser difícil gerir o coração. Vejo-nos no Marquês. Vejo o presidente a chorar de alegria agarrado ao símbolo. Vejo o Adrien, o William, o Martins, o Capel, o Patrício, o Cédric campeões. Vejo-os a fazer juras nas redes sociais. Vejo mares de gente a fechar as artérias do país e do mundo, naquele que será só o primeiro dia e o primeiro momento de uma festa que se prolongará como se de uma celebração cigana se tratasse. Vejo o nosso Leo a quebrar o gelo de que parece ser feito e a festejar, eufórico, entre nós. Vejo-nos a gritar, a plenos pulmões, “o campeão voltou!”. Vejo esse dia e faço um esforço para apelar à razão. “A Champions é o objectivo. Ainda não ganhámos nada.” Mas quanto mais colo os pés ao chão mais a cabeça me foge para o céu… E querem saber de uma coisa, colegas tasqueiros? Que se lixe a razão! Eu quero ser feliz. Eu não quero gerir o coração.
by mbc
* duas cozinheiras, dois temperos. O toque de Leoa, dado pela Maria Ribeiro e pela mbc. Às terças, na Tasca do Cherba.
2 Janeiro, 2014 at 18:54
Simplesmente Brutal! É esse o meu estado de espírito tb!
2 Janeiro, 2014 at 18:57
mais um belissimo pipi!
Tudo tem mais valor quando somos obrigados a seguir o Grande à distância, principalmente mais a norte..
2 Janeiro, 2014 at 18:58
e já agora, http://31.media.tumblr.com/13450d51ed94e0b8f0b8a55c484e9a21/tumblr_mqt8uzDKX41szylgho1_500.jpg
2 Janeiro, 2014 at 18:58
I HAVE A DREAM… Que este ano o Sporting vai ser campeão 😀
2 Janeiro, 2014 at 19:31
DEUS TE OIÇA.
2 Janeiro, 2014 at 19:18
Tb eu quero acreditar LEOA, mas não tá fácil !
3 Janeiro, 2014 at 1:00
nobody said it was easy 😉
2 Janeiro, 2014 at 19:25
Texto digno de uma verdadeira LEOA!!
Eu também não quero gerir o coração; só quero ser feliz!
2 Janeiro, 2014 at 19:33
Fdx, que isto hoje foram dois pipis bem gostosos…
O último parágrafo fez-me correr o sangue nas veias com mais intensidade e ficar ansioso. Eu acredito.
2 Janeiro, 2014 at 20:04
Bom texto, mas ainda estamos longe de concretizar o nosso sonho.
Ate la esforco dedicacao devocao e o resto vem por acrescimo.
Ps: confesso que gostava de ver o Elias reintegrado no plantel, nas mao do L.Jardim acredito que iriamos ver o verdadeiro Elias.
SL76
2 Janeiro, 2014 at 20:23
Também acreditas no Pai Natal?
2 Janeiro, 2014 at 20:44
Infelizmente nao acredito no Pai Natal nem que Elias seja reintegrado…
Mas gostava…
2 Janeiro, 2014 at 20:20
Que dia espetacular o do jogo no Salgueiros! Um dos mais felizes da minha vida. Bilhetes para sportinguistas de 25 a 30 contos (ainda não havia euros, mbc…) Mesmo assim, um estádio vestido de verde.
Para repetir este ano? Vamos com calma, este é o ano zero, para não corrermos o risco de uma depressão coletiva, como os lampiões na época passada.
2 Janeiro, 2014 at 21:18
Completamente de acordo, com calma humildade e muito trabalho.!!
2 Janeiro, 2014 at 21:30
Fiz a conversão dos euros, naturalmente 🙂 os contos já morreram 🙂
Quanto ao resto, não há cá depressões. Esperança e pedantismo são coisas diferentes 😉
2 Janeiro, 2014 at 21:46
Mais outro grandissimo post, um pipi de se lhe tirar o chapéu. A minha vénia, estimada leoa MBC.
Também eu não quero gerir a razão e quero acreditar que lá chegaremos, mais cedo ou mais tarde.
É que pela primeira vez em muitos anos, no Sporting temos tempo -, tempo para crescer, tempo para estabilizar, tempo para ensinar, tempo para aprender, tempo para desfrutar e tempo para ganhar. E isto para mim é o melhor de tudo – temos tempo para construir um grande presente e um espantoso futuro. Os nossos rivais por exemplo não têm esse tempo – e é isso que os vai desgraçar…
E sim, vejo muitas semelhanças com essa época em que conquistámos o titulo e matámos o danado jejum. Oxalá se repita, os sinais são mesmo encorajadores.
SL
2 Janeiro, 2014 at 21:54
Depois de ler este texto, ninguém ficará com dúvidas de que no Sporting temos mulheres que percebem da vida do Clube, e de futebol.
Um bom cozinheiro nunca cozinha mal, mesmo quando possa não estar inspirado. Mas quando está inspirado pode ser um caso sério, e ninguém ficará indiferente ao seu tempero.
MBC é merecidamente uma das cozinheiras residentes da Tasca C, e com a prática, e a dominar os utensílios de cozinha e os ingredientes com a maestria que demonstra, haverá todas as semanas muitos tasqueiros que aguardarão pelos “Pipis à la Lioness”, com água a crescer-lhes na boca.
Way to go!
3 Janeiro, 2014 at 1:04
epá, oh Ariel, deixaste-me sem palavras.
muito obrigada e ainda bem que o tempero estava ao teu gosto 🙂
2 Janeiro, 2014 at 22:51
Uma verdadeira Chef que nos oferece esta especial iguaria.
Que saudades tenho dessa alegria vivida aqui em Coimbra e em tudo o mundo sportinguista
2 Janeiro, 2014 at 23:02
Tudo o que é feito com (o) coração tem outro sabor. Belíssimo pipi, a transportar-nos da memória ao sonho.
Dois belíssimos pipis, aliás: este e o da Maria. Algures entre a Razão e o Coração, é onde vivemos por estes dias.
2 Janeiro, 2014 at 23:20
Tenho fé, mas mais que isso concordo que o caminho está a der bem feito
Gostei mbc
3 Janeiro, 2014 at 1:09
Toma lá pipis a gosto!
Uma jóla pó caminho e “siga a Marinha que a força aérea já está no ar!”
Mas o mais impressionante é ver o Sporting a subir e os outros em queda como baralho de cartas.
3 Janeiro, 2014 at 1:11
Por agora, é chegarmos ao fim da 1ª volta em 1º – isolados. Empate entre pOrcs e Amoreira expugnada é o que se quer (e: não havendo dinheiro, promover quem deve sê-lo).
3 Janeiro, 2014 at 3:56
Excelente, adorei ler este post.
O Mal de muita gente é não sonhar, em não acreditar.
Não querendo dizer com isto que acreditar não é deixar de lutar.
Com luta e com o crer quase tudo se consegue
EU ACREDITO , NÂO ACARDITO
3 Janeiro, 2014 at 8:13
Bilhete mais barato para o Estoril-Sporting custa 25,00 €.
Pensei que eram os Benfas que davam alimento aos clubes todos da 1ª liga…
3 Janeiro, 2014 at 9:33
Aos olhos dos cegos de palas é, na realidade já está mais que provado quem anda a sustentar os pequenos clubes quer no Algarve, zona centro e Norte. E vá lá que por cada Sportinguista há 2 lampiões segundo estatísticas altamente credíveis!
3 Janeiro, 2014 at 10:03
Aos lampiões prestam vassalagem, depois com os outros têm de ir buscar o resto da receita. Vergonha!!!
3 Janeiro, 2014 at 9:32
Belíssimo Pipi !
3 Janeiro, 2014 at 9:57
Gostei… eu tendo a ser um pouco mais racional e pessimista (prefiro ser agradavelmente surpreendido do que amargamente desiludido) nestas coisas, mas gostei. E certamente voltarei para repetir o pitéu para a semana.
3 Janeiro, 2014 at 10:14
Vamos ganhar? Ninguem sabe. Mas uma coisa eu sei, corre te nas veias sangue de leoa.
3 Janeiro, 2014 at 10:16
Granda pip…pratada Mbc! Tenho a tua idade, lembro-me bem dos meus 15 anos em 2000…que época!!
Não há comparação possivel entre o Leogarden e o Paulinho do clube da fruta.
Este Sporting tb me faz acreditar!
3 Janeiro, 2014 at 10:24
Pipizarro.
3 Janeiro, 2014 at 10:24
O meu avatar caralho?!!!?!!!!
3 Janeiro, 2014 at 10:31
Pipizarro!
3 Janeiro, 2014 at 10:56
http://www.alienresistance.org/stop-alien-abduction/
fight and resist?
3 Janeiro, 2014 at 10:33
Se me permitem, gostava de dar os meus parabéns à puta da Letônia por ter entrado prá União.
Viva a Flop-Europa!
3 Janeiro, 2014 at 10:35
* Letónia, ou então…la Létonie.
3 Janeiro, 2014 at 10:41
* artesã da Letónia.
3 Janeiro, 2014 at 11:34
lol vejo aqui uma enorme coincidência
3 Janeiro, 2014 at 10:41
Porra! Não sei se é da época natalícia, mas até me veio uma lagrimita ao canto do olho. Um GRANDE ano para nós! Que seja ENORME como o nosso SPORTING!
3 Janeiro, 2014 at 11:08
Gostei muito deste pipi…ta no ponto mbc!eu acredito que é possível caralho,mesmo senão ganharmos nada de títulos,temos de pensar que já ganhamos muito em ter o nosso clube,o nosso amor de vvolta e isso já ninguém nos tira!!!
SL
3 Janeiro, 2014 at 11:34
Grande Mbc. Eu acreditava mas os Motas estragam tudo…
3 Janeiro, 2014 at 12:58
Tenho a dizer… que temos a mesma idade e histórias semelhantes no que toca ao campeonato de 2000!
Em relação ao post só me ocorrem 2 palavras: “LIN DO!”