No seguimento da mensagem aos sócios e em véspera do clássico para a Taça da Liga, Bruno de Carvalho concedeu uma entrevista exclusiva ao Expresso onde explicou o conteúdo do documento apresentado ao Governo, partidos políticos, Federação, Liga e clubes, sobre alterações da legislação desportiva.
Há muito (e bom) para ler e, digo eu, há muita gente que deve ter ficado com as orelhas a ferver…
Porque decidiu avançar com esta iniciativa?
É um documento único – pela primeira vez explica-se o que se passa e avança-se com propostas de regulamentação para melhorar. Foi um trabalho de meio ano. Não interessa dizer em termos filosóficos o que achamos, demos uma versão concreta das alterações que defendemos. Ouço dizer que falo e não apresento soluções – já o fiz. Agora temos esperança de conversar com os clubes no início do ano para discutir estas temáticas.
Um dos pontos diz respeito às questões fiscais. Defende um novo perdão aos clubes?
Nada disso.O trabalho quis tocar nos assuntos importantes apesar do contexto económico que atravessamos. É um ponto sensível, mas preocupa-nos a diferença entre o espetáculo desportivo e outras indústrias como a musical, cinematográfica ou cultural. E demos um exemplo claro na parte fiscal:um jogador a quem se ofereça 600 mil euros, num clube que lute pela permanência em Espanha, recebe 500 mil porque têm vários escalonamentos de impostos; cá, fica-se pelos 300 mil. Isso retira competitividade aos clubes. Pode dizer-se que é uma estratégia – que seja, mas então que se assuma. Não queremos deixar de pagar impostos nem ter regalias, mas de duas, uma: ou se mexe no nosso sistema atual ou se tenta mexer no mercado europeu, tornando-o igualitário.
E porquê tanto enfoque nos seguros dos jogadores?
Houve uma reunião entre seguradoras e Governo – querem sair do desporto e do futebol. Devemos pensar o futebol em termos preventivos, não reativos: se isso acontecer, como será? Pode haver um problema gravíssimo. Exemplo: reduzimos a massa salarial para cerca de metade mas o seguro ficou quase igual e o tempo de carência passou de 70 para 365 dias. Ou alteramos a lei ou os clubes pagarão uma pequena fortuna todos os anos só para competir. Isso é subverter o que é um seguro e gera mais problemas para os clubes.
O que defende em relação aos fundos e às percentagens de direitos económicos em futuras transferências?
Os empresários não deveriam ficar com percentagens de futuras transferências – isso cria sérios focos de instabilidade. Em relação aos fundos, não dizemos que se deve eliminar um elemento financeiro mas defendemos que devem ser repensados. Se desaparecessem, os clubes perdiam a capacidade de fazer investimento; no entanto, a capacidade de gestão que esses fundos têm nos clubes deve ser limitada. Isto vê-se num modelo de sucesso, o inglês. Há pessoas a mais a poder decidir sobre o futuro dos jogadores.
E como consegue evitar?
A decisão de alienação ou não de um ativo deve ser só dos clubes. Como rentabilizar o investimento? Percentagens em vendas futuras, opções de retorno financeiro. Não é acabar com os fundos, é balizá-los através de regras benéficas para todos. Devem ser parceiros do win-loose e não do win-win. Os clubes não devem ser esquartejados dos seus direitos. Dou outro exemplo: um jogador custa 500 mil euros e um fundo entra com 50%, 250 mil. Automaticamente tem direito a metade do jogador. O clube paga dois milhões por ano, fica três anos, seis milhões de encargos. É vendido por cinco milhões, dez vezes mais: o clube ganha 2,5 milhões e gastou 6,25. Tem alguma lógica? O clube perde quase quatro milhões! Ou vamos para um lado onde assumimos tudo, e se um clube tiver 20% do passe só paga 20% dos encargos, ou balizamos regras.
Acredita mesmo que, por exemplo, as classificações dos observadores aos árbitros passarão a ser enviadas aos clubes?
Nenhum clube pode achar bem que as classificações não sejam conhecidas. Qualquer dirigente de um clube pode reagir a tudo na sua casa; opinar em relação ao trabalho de uma equipa que, boa ou má, tem influência, isso é que não. Faz sentido?
Isso resolvia o problema?
Se calhar… Um exemplo que dei nas reuniões: alguém tem um problema, vai a tribunal, paga e não sabe quem é o advogado de defesa, o de acusação, o juiz, os timings, nada. Alguém aceitava isto? No futebol é assim. No caso entre o Sporting e o FC Porto sobre João Moutinho, ouvi dizer coisas como ‘eh pá, vai perder porque quem decide está sempre na tribuna do FC Porto‘ e não sei se será assim porque não estou lá para ver! Era simples: vai um elemento do Sporting, outro do FC Porto, decidem o terceiro elemento e está feito. Os próprios árbitros queixam-se dos observadores, falam sobre o que podem manipular sobre o seu futuro, internacional ou não, descem ou não, e ninguém sabe quem são!
…
Outra coisa: para que serve o quarto árbitro? Se o principal não viu, qual é a intervenção do quarto árbitro para diminuir o erro? Essa história do errar é humano… Porque assumimos com tanta calma que errar é normal? Se assumo que médicos ou juízes não podem errar, porque tem de ser diferente com os árbitros? Porque é que a premissa não é evoluir e terem mais meios para não errarem? Na essência, um árbitro é um juiz.
É por isso que defende a introdução das novas tecnologias?
Em vez de virem contra quem critica e refila com direito, devem dizer que querem mais meios para errarem menos. Devem dizer que querem novas tecnologias para que o quarto árbitro perdesse dois segundos a ver um lance na TV. Isso eliminava o erro grosseiro. Mas não é isso que fazem, querem é castigos para quem fala… Se errar é humano, eu também sou humano!
Apresentou outra medida em relação à arbitragem: sorteio com regras. Quais?
O futebol tem de acabar com a hipocrisia do ‘sou deste clube mas sou imparcial’. Eu sou dedicado, honesto, mas se apitasse o adversário acabava só com o guarda-redes e para ver a sofrer golos. Disse isso mesmo na reunião: quem tossisse era expulso, via uma agressão com perdigotos a um jogador do Sporting. Se o clube é emoção, mexe e interfere com a razão. Por isso defendemos um sorteio condicionado a clubes, ao histórico. Há árbitros com quem refilei este ano e que tiveram boas atuações com o Sporting onde não interveio o seu clube…
Fala de Duarte Gomes?
Por exemplo: com o Vitória de Setúbal, muito bem; com o Benfica, foi o que se viu. Mal cheguei, defendi a verdadeira profissionalização, não isto. Como os jogadores, os treinadores ou os dirigentes, devem tentar melhorar, deixando-se dessas coisas do ‘errar é humano’, exigindo mais condições para a sua profissão. Isso deve ser o seu combate diário. Que críticas fiz a Carlos Xistra após o Sporting-Rio Ave, onde não viu um penálti escandaloso? Nenhumas: notou-se na cara que estava incomodado, tinha a perceção de que tinha errado.
Depreendo que Manuel Mota não teria a mesma cara…
Nada, zero. É inconcebível… Mas este documento é muito mais importante que tudo isto.
Foi por isso que disse sentir vergonha do mundo do futebol?
Não aceito pertencer a um mundo que considero opaco, cinzento, pouco claro, pouco leal devido a isso tudo. E não me concebo calado. Foram muitos anos a sonhar ser presidente do Sporting mas isso não encerra em si a minha missão nem faz com que deixe de sentir vergonha por pertencer a um mundo assim. Não me calo. E dou o Sporting como exemplo. Se sinto vergonha do mundo do futebol não saio, altero para melhor.
Em que sentido?
Quando decidi avançar com uma candidatura, deparei-me com um sistema terrífico que envolvia partes da sociedade, pessoas importantes, etc. Era impossível qualquer pessoa com um perfil similar ao meu entrar. Onde acabou e onde queremos que seja o fim do sistema do futebol português? Simples: alteração de estatutos e mudança do regulamento eleitoral. Independente de quem estivesse à frente, ganhava quem tivesse mais votos. Demonstrei como se destruía um sistema de 20 anos para melhor. No futebol português são 30… Não posso aceitar que há 30 anos se diga que campeonatos são decididos antes de começarem e não mudam! É um sistema opaco, obscuro e andamos todos contentes. É o mesmo que ir jogar Football Manager, entrar com quatro treinadores, derrubar outros três e ser campeão – é assim que está o futebol português. As novas gerações deixarão passar? Não, garanto. Tudo será desmascarado. Primeiro muda-se o regulamento, depois as pessoas e deixa de prevalecer a cultura do medo.
Acredita que terá o apoio de todos os outros clubes?
Ainda espero o dia em que todos os clubes tenham dirigentes que distingam os clubes e a realidade do mundo em que vivemos. Os clubes têm o direito de se relacionarem ou não uns com os outros, mas não têm o direito de matar o futebol.
E para 2014, o que deseja?
Que toda esta documentação não caia no esquecimento. Até porque não vamos deixar que isso aconteça. Enquanto as regras do jogo forem opacas, o objetivo será ganhar jogo a jogo.
É por isso que não assume a candidatura ao título?
A exigência interna, estarmos em 1º lugar, andar pelo topo, nada nos aflige. Mas, com esta direção, o Sporting é muito realista e está atento ao que se passa no mundo do futebol. Ou seja, estabelecer grandes objetivos num mundo opaco onde existe uma série de regras que ou não são conhecidas ou são conhecidas e não se compreendem, fazer promessas é como vender ilusões. Só posso prometer aquilo que consigo controlar…
E se conseguir mudar?
No dia em que se fizer ao futebol português aquilo que fizemos ao Sporting, no dia em que as regras forem claras e transparentes independentemente de quem estiver na sua liderança, podemos formular outras metas. Até lá, tentaremos honrar a camisola, continuar a instituir o espírito Sporting no clube, limar mais algumas arestas. Grandes perspetivas sem haver a coragem para mudar, isso não. Não crio ilusões, o ser humano já vive com demasiadas…
3 Janeiro, 2014 at 11:07
Tivemos Sorte. Uma grande equipa, um grande Treinador…e um enorme Presidente
3 Janeiro, 2014 at 11:10
Finalmente temos Presidente.
Eu ontem fiz a minha parte, mesmo estando longe (não terei nenhuma vantagem em ser sócio), comprei o Pack Sócio e assinei o jornal online.
Assim dá gosto…
3 Janeiro, 2014 at 13:30
Grande Phil! O Sportinguistas têm que começar a perceber que o Clube precisa delas…
3 Janeiro, 2014 at 11:16
É assim mesmo Presidente…!!
Nem sei o que dizer mais a não ser…: tem o meu total apoio…!!
Sporting Sempre…!!
SL
3 Janeiro, 2014 at 11:20
Infelizmente não soube e acabei por perder esta peça.
A entrevista está aqui na sua integra? Vale a pena comprar o semanário?
Do que consegui ler até aqui, é o Bruno de Carvalho de sempre. Certeiro. Implacável.
Só espero que a mensagem passe para o público em geral. Pelo que leio na entrevista, não há nada que o adepto comum ( seja ele do Sporting ou tenha ele mau gosto ) não aprecie e não gostasse de ver ser posto em prática.
Orgulho neste presidente.
Está mesmo a nascer uma nova era no futebol português.
3 Janeiro, 2014 at 11:22
vamos la discutir as medidas( já quando numa cx de comentários falaram no assunto eu disse que concordava com umas ideias e com outras nem tanto)
fiscalidade- o que é defendido é algo a nível europeu, o que torna a coisa muito complicada e a ser conseguida apenas a um muito longo prazo
classificação de observadores- concordo, tal como a parte da mediação e até ia mais longe colocava tal como os treinadores, os árbitros a falar no final dos jogos( ups isto a fifa e a UEFA não deixam)
novas tecnologias- concordo e se os quarto árbitros apenas servem para as substituições e controlar os bancos de suplentes, podiam muito bem servir como vídeo-arbitro. existem em outros desportos e não morre ninguém por isso. não se deixa de errar é verdade, mas erra-se muito menos em especial nos principais lances. claro que isto apenas podia ser aplicado em competições profissionais, mas era melhor que nada.
sorteio dos árbitros- não concordo com a ideia apresentada, visto apenas existirem 25 ou 30 árbitros e por esta ideia apenas tinha(quando se tinha) 2 ou 3 árbitros para apitar cada clube.
transferências e fundos- concordo, ainda mais quando se aponta o exemplo ingles
regulamento eleitoral para os orgaos federativos. sinceramente aqui não percebi a ideia até porque utilizam o mesmo método( método de hondt) utilizado nas eleições dos clubes
3 Janeiro, 2014 at 13:18
Tb não percebi o regulamento eleitoral.
De resto concordo com tudo o q disse o Presidente. Mesmo o sorteio dos árbitros. É óbvio q haveria muitos árbitros “banidos” dos jogos dos 3 grandes mas sobravam os 3 ou 4 realmente bons p/ os jogos críticos e alguns jovens q ainda não tiveram a oportunidade de errar p/ os jogos mais fáceis. Estes jovens c/ um sistema de sorteio tinham um incentivo extra p/ não se deixarem corromper.
Nos outros pontos penso estarmos todos de acordo!
3 Janeiro, 2014 at 15:07
É preciso acabar tambem com esse argumento dos “arbitros jovens”, são tão cabroes como aqueles que ja la estao à muitos anos, apenas lá estão graças a padrinhos e corrupção.
APAF – Filhos da puta/fruta
3 Janeiro, 2014 at 21:02
A transcricao acima foi na íntegra? Parece-me que muito sumarizada – gostava que certas idéias fossem melhor explicadas.
No mesmo tom do Riga:
Fiscalidade:
faz todo o sentido mas é muito difícil a nível europeu porque estas coisas levam muito, muito tempo. E as disparidades sao enormes, sendo o Mónaco o mais previligiado certamente (e a discussao é grande em Franca, por causa disso, especialmente deste as taxas de 70 ou 80% do Hollande). Mudar as coisas a nível nacional seria o mais plausível no médio prazo, onde acresce que estaria interesado todo e qualquer clube que regularmente tenha batalhe com este problema (no mínimo as duas primeiras divisoes e, depois, clube perto das fronteiras).
Seguros:
é uma indústria que desconheco mas parece-me que o que BdC diz é que o clube paga o mesmo prémio independentemente do valor do plantel (o que é errado). Isto, com o aumento do tempo de carencia, dá-me a impressao que os seguros se estao a aproveitar porque acham o futebol muito arriscado. As seguradoras, isto é: as “sugadoras” a aproveitarem-se??? Naaaaao acardito….
Fundos:
Para mim, isto é um tipo de empréstimo bancário desvirtuado, sob pretexto de serem “investimentos”, aproveitando-se de clubes que nao possuem meios suficientes.
Eles pagam para concretizar uma transferencia ajudando um clube a obter direitos desportivos durante X anos, claro, mas o clube só precisava do dinheiro para comprar o jogador que queria. Se depois o fundo tem influencia a nível desportivo (quantidade de jogos feitos pelo jogador, timing e destino da transferencia, etc..), o que deve ser uma competencia exclusiva do clube por princípio, entao isso só pode gerar efeitos nefastos.
Nao sei se os fundos deveriam tomar mais risco ou maior compromisso…isso é uma discussao enorme. Por princípio, acho que os fundos simplesmente deveriam receber dividendos e assumir o risco como em outro investimento qualquer (“por princípio”, claro! Eu nao acredito que em qualquer outro fundo de investimento em qualquer outro setor do mundo nao se tente influenciar os ganhos de forma ilícita ou imoral….).
Empresários
Para mim é um setor mal regulado e muito sujeito a más influencias de mercados fracos. Claramente certos gajos manteem um monopólio de certos nichos, outros sao oligopólios, etc…
Em relacao a percentagens futuras: nao faz sentido nenhum! Aliás, eles prestam um servico a granel e devem ser remunerados consoante. Normalmente neste tipo de mercados recebe-se uma percentagem da transacao, e acaba aí!
Arbitragem
O que a arbitragem necessita é de transparencia. Nao acredito que os árbitros sejam corruptos, descaradamente caseiros/clubistas ou comprados consitentemente (embora quem, desprevenido, leia este e qualquer outro blog de futebol seja passível de achar o contrário…). Existem vários fenómenos provados até cientificamente: eles sofrem pressoes (como a dos montes de merda que foram foder o talho do Mota….Caralho, chamem-me doente pelo Sporting mas quem faz isso é doente mas é dos cornos!); o caseirismo é real e tem influencia, etc…
Até o “Fergie time” é verdade verdadinha: e resulta em média num minuto de descontos extra em jogos de resultado desfavorável para o Manchester United.
Transparencia, transparencia transparencia! Relatórios públicos de observadores, tecnologia em tempo real, video do dia seguinte, tudo e mais alguma coisa viria ajudar, bem como mais e melhor explicacao das razoes porque certas decisoes sao tomadas; por exemplo, as nomeacoes sao melhores que os sorteios ou nao?
Outra coisa que é preciso é os atrasados mentais dos comentadores de futebol irem fazer um curso de futebol e de arbitragem. E, já agora, irem jogar a bola!! Só em Portugal é que nao se ve jogadores, treinadores nem jornalistas (no verdadeiro sentido do termo) a comentar futebol. Em vez disso vemos na televisao gente medonha, sem cultura e sem fair play. E isso só estupidifica. É o legado do Fado, Futebol e Fátima , Foda-se! Beber o vinho é dar o pao aos portugueses.
A questao da tecnologia é capaz de ter muita culpa da FIFA, que deve ser a organizacao mais artrítica do mundo, mas há muita coisa que se podia fazer no futebol portugues.
Por outro lado, nao se enganem que é só em Portugal, porque nao é. Em todo o lado, todas as jornadas há lances capitais mal ajuizados por árbitros tidos como os melhores do mundo, mas ninguém (i.e. comunicacao social) parece fazer tanto alarido como em Portugal.
Sobre o sistema eleitoral nao sei a que ele se refere, mas só a maneira como fala de mudanca faz-me segui-lo a qualquer lado!
3 Janeiro, 2014 at 22:03
Uma série de idéias interessantes. E desassombradas.
3 Janeiro, 2014 at 11:24
Impecável!
3 Janeiro, 2014 at 11:27
Mais uma grande entrevista do nosso Presidente.
Bom Ano 2014 para todos 😉
SL
3 Janeiro, 2014 at 11:28
Eu sinto (e sei, e desejo) que Bruno de Carvalho não só vai ficar na História do Desporto Português como o Homem que mudou o Sporting Clube de Portugal, mas o Homem que revolucionou o Futebol Português. Esta entrevista está carregada de sinais que o indicam: coragem, lucidez, ousadia, audácia, independencia e, acima de tudo, imensa Paixão não só pelo Sporting mas pelo Futebol Português.
A História Humana está repleta de mártires. Mas nem todos os Revolucionários têm de ser mártires. O Sporting Clube de Portugal e a sua gigante massa adepta nunca vão deixar que Bruno de Carvalho seja mártir! Será, então, ele o grande Revolucionador de que o Futebol Português tanto necessita. Ganham todos aqueles que amam o Futebol Verdadeiro…e ganha o Sporting!
3 Janeiro, 2014 at 11:30
já agora: um Excelente 2014 para todos os Tasqueiros, como tudo que desejam a nível pessoa, familiar, profissional e, claro, desportivo!
E, não se esqueçam: 2014 será o Ano de todas as mudanças, o princípio do Caminho da Glória para o Sporting. O ano em que vamos ser campeões! O primeiro de muitos.
3 Janeiro, 2014 at 11:31
Temos um Leão no lugar certo finalmente !
Somando ao outro na equipa tecnica, tudo se conjuga para um 2014 risonho…
O Sporting está de volta !
3 Janeiro, 2014 at 11:32
Estas sao as medidas para transparecer o futebol.
Acrescentaria medidas para o tornar mais competitivo:
campeonato com 12 equipas a 3 voltas.
Gestao centralizada de direitos televisivos e reparticao por classificacao.
Obrigatoridade de ter uma percentagem de jogadores formados em Portugal nos planteis (ja nem vou tao longe como dizer formados no proprio clube!!!)
Ate estas medidas nao acontecerem, o futebol Portugues nao passa da cepa torta.
Grande Presidente que e o BdC. Boa sorte com a limpeza necessaria.
SL
3 Janeiro, 2014 at 11:43
campeonato à escocesa?( aquilo é tudo menos competitivo)
direitos centralizados cool já que dá mais dinheiro………embora cá a coisa esteja em quebra
jogadores formados em Portugal não ia adiantar muito, já que isso já se faz, sejam portugueses ou estrangeiros, em termos de formação já la tens de tudo, agora voltar a limitar os extra comunitários era giro, mas brasileiros e argentinos muitos deles têm passaporte comunitario
3 Janeiro, 2014 at 12:25
Riga para mim eram Portugueses e formados no clube… Mas como nao da, que sejam formados em Portugal (estrangeiros ou nao!!!) ja ajudava.
Nao se trata de imitar a Escocia ou nao, trata-se que nao ha espaco (mercado) para 16.
12 equipes com os primeiros 6 a disputar uma segunda metade do campeonato entre si para apurar o campeao, os ultimos 6 para nao descer.
Resultado: o dobro dos jogos competitivos, com aumento de receitas (bilhetes tv e publicidade), e mais e melhor espectaculo.
SL
3 Janeiro, 2014 at 12:32
sinceramente isso cavaria um enorme fosso( ainda maior do que o que actualmente existe) entre 3 ou 4 clubes e os restantes.
e se fores a ver os alargamentos têm a ver com o ajudar os clubes a sobreviver, porque condenares uma data de clubes aos cns era condena-los á extinçao
3 Janeiro, 2014 at 17:37
explica la essa tua teoria…
3 Janeiro, 2014 at 12:37
Tambem nao sou apologista de um campeonato assim. Nao tou a dizer se funcionaria ou nao, so a dizer que nao
gostava de um campeonato assim. Banalizavam-se os jogos grandes e afundavam-se ainda mais as equipa pequenas.
No resto, completamente de acordo.
3 Janeiro, 2014 at 16:03
Se por banalizar queres dizer tornar normal, entao digo-te que esse e precisamente o ponto.
Achas que os operadores televisivos compram (e vendem) os Olhaneneses vs Aroucas? Isso da algum dinheiro?
Dobro dos jogos grandes, dobro da receita, menos para repartir, e repartir pela classificacao (meritocracia).
Em vez vamos alargar o campeonato para por o Boavista de volta. Mais uma machadada na Liga moribunda.
3 Janeiro, 2014 at 17:20
e como o Presidente (quase) nao dorme…
A administração da Sporting, SAD pretende ser recebida pelo presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, numa audiência a ter lugar neste mês de janeiro.
Querem os leões apresentar e discutir com o líder da FPF um conjunto de assuntos que consideram muito importantes para o futebol português. Esta iniciativa leonina segue na sequência das recentes visitas do presidente dos verde e brancos, Bruno de Carvalho, à Assembleia da República – onde se reuniu com os presidentes dos grupos parlamentares – e ao gabinete do secretário de Estado da Juventude e Desporto, Emídio Guerreiro, para apresentar um conjunto de propostas de alterações legislativas, num dossier que também seguiu para a FPF.
Um dos temas fortes que o Sporting pretende levar à discussão é o da arbitragem. Defendendo uma verdadeira profissionalização do setor, o sorteio das equipas de arbitragem, a divulgação das classificações dos árbitros e árbitros assistentes e a maximização dos meios tecnológicos. Neste particular, os de Alvalade consideram que a prova de reprodução de imagem televisiva, agora só admissível para penalizar os infratores, deveria ser admitida para os pedidos de despenalização de cartões amarelos ou vermelhos indevidamente mostrados.
Os Contratos Coletivos de Trabalho entre clubes e SAD são também apontados pelos leões como assunto a necessitar revisão aprofundada. Quer a Sporting, SAD, então, discutir o que considera imperioso, uma modernização e adaptação neste particular.
Ou seja, a administração leonina está apostada a ser uma voz ativa no futebol português, recuperando uma posição que, considera a SAD leonina, foi abandonada pelas anteriores administrações.
na borla
3 Janeiro, 2014 at 11:41
O problema é que ninguém, excepto o SCP está interessado em mudar (algumas excepções claro, mas raras).
Todo o sistema interessa desde o pequeno que vai recebendo por estar numa liga do amigo ou todo o poderoso que só ganha de 10 em 10 anos… e fica sempre em 2º.
Enfim é triste mas vivemos num país hipócrita.
Espero que se consiga algo com o documento e ainda bem que há pessoas “limpas”.
3 Janeiro, 2014 at 12:22
Tudo dito.
3 Janeiro, 2014 at 11:51
Não perdi essa entrevista no Expresso. Bruno de Carvalho não deixa coisas por dizer. Internamente a exigência e o rigor está completamente assimilando por todos (falo com conhecimento de causa). Cá fora, no futebol português, as coisas vão começar a mudar, lentamente (o Mafioso apesar de já estar enfraquecido) ainda mexe muitos cordelinhos.
E o que dizer da entrevista do Nelson Oliveira?
“Criou-se a ideia de que Jorge Jesus não aposta nos portugueses…
– Não foi uma ideia, é uma evidência! Não estou a dizer que faz mal. Ele é um bom treinador, tem qualidade, mas a verdade é que os portugueses não jogam no Benfica. E olho para a equipa do Sporting, que está em primeiro lugar, e muitos daqueles jogadores jogaram comigo nas seleções jovens. O Benfica tinha jogadores para as mesmas posições com tanta qualidade como eles. Dou um exemplo: William Carvalho é um grande jogador mas o Benfica tinha nos quadros o Danilo Pereira, que naquela altura tinha tanta qualidade como o William. Só que nunca jogou no Benfica, nem sequer foi à equipa principal mas acabou por mostrar no Mundial sub-20 que tinha grande qualidade. Olho para o Sporting e vejo William, que é um ano mais novo que eu; Cedric é da minha idade; Wilson Eduardo é mais velho que eu um ano, tal como o André Martins. São bons jogadores, mas o Benfica tinha jogadores tão bons quanto eles.”
Isto tb é fundamental para atrair jovens portugueses com 2 dedos de testa para a nossa formação.
3 Janeiro, 2014 at 12:39
Mais duas entrevistas destas e voto na contratação do rapaz.
3 Janeiro, 2014 at 12:42
Também eu. Tá mesmo fodido por lhe estarem a arruinar a carreira.
3 Janeiro, 2014 at 12:46
Ahah
3 Janeiro, 2014 at 14:17
Não me admirava nada que não viesse só mesmo para espetar a facadinha nos lamps. A questão é saber se viria trazer alguma mais valia.
3 Janeiro, 2014 at 12:01
este homem é um Presidente com um P bem grande, acima de tudo é competente, ama o clube e não é hipócrita.
Tem calado todas as bocas “podres” que diziam mal dele e vai arrepiando o poder instituído do nosso futebol, se não tivéssemos na crise que estamos a nível de País este assunto sería visto com outros olhos de certeza pois o governo fosse ele qual fosse tería de olhar para o documento com seriedade, espero que o secretário de estado do desporto faça o seu trabalho em condições.
Foi por tudo isto que nas duas últimas eleições votei Bruno de Carvalho e acho cada dia que passa que chegou ao Sporting com 20 anos de atraso.
SL
3 Janeiro, 2014 at 12:08
Fodasse o que eu me arrependo de nao ter votado no BdC.!!!
Gde entrevista, sinto que se nao for-mos campeoes este ano esta para breve.!!
3 Janeiro, 2014 at 14:18
por favor diz-me que se não votaste nele foi pq não foste votar. Diz-me que não caíste na conversa de que o couceiro não era mais do mesmo. É que não consigo mm perceber como é que alguém acreditou que o couceiro era uma boa escolha.
Ou isso ou então diz que votaste no outro (que nem me lembro do nome) e aí já não és alvo de critica…
3 Janeiro, 2014 at 15:06
Nao na altura achava mesmo que Couceiro era uma boa escolha, por alguns motivos que nao vale a pena ir buscar.
Mas enfim enganei-me e como disse em cima arrependo-me. Ao fim de alguns anos, apesar de algumas coisas que discordo , tenho um presidente que me orgulho.
Aquele Sporting tipo coutry club dos betinhos, coitadinhos daqueles que dao sempre a outra face esta aos poucos a acabar e isso para e um motivo de gde orgulho.!!
SL
3 Janeiro, 2014 at 15:48
Acontece que eu já estava tão desiludida de tudo que nem me informei como devia. Por isso votei no tal que chamas «outro». Vê lá que até já não sei o nome dele só sei que foi o que quase não teve votos mas o meu era um deles.
3 Janeiro, 2014 at 18:57
Carlos Severino!! Lembrei-me!! 🙂
3 Janeiro, 2014 at 12:08
Mas que grande, GRANDE entrevista!!!!!!!
3 Janeiro, 2014 at 12:10
Que orgulho neste Presidente.. é um senhor! Houvesse mais como ele no universo politico e o país estaria diferente.. para melhor.
3 Janeiro, 2014 at 12:11
Em relação ao exemplo apresentado nas contas dos fundos, no meu entender, aquando da venda o clube não perde 4 milhões se o vender passado três anos. O esperado é que a presença desse jogador na equipa gere retorno em patrocinios, assistência, quotização, presenças em competições europeias e outros. Todos esses valores deverão ser abatidos nas contas finais.
Quanto ao resto de acordo.
SL
3 Janeiro, 2014 at 12:19
Verdete, não estamos a falar de Cristianos Ronaldos, nem Zidanes, nem Messis que esses é que trazem patrocínios e receitas brutais, no caso dos jogadores do futebol português não há nenhum adepto que se faça sócio nem compre uma gamebox por haver um jogador galáctico.
SL
3 Janeiro, 2014 at 12:51
Verdade…. Mas o acesso a fundos permite a compra de melhores jogadores e as receitas que menciono, nao podendo ser comparadas a messis e ronaldos, existem sempre e sao superiores (em teoria) e têm de ser contabilizados.
3 Janeiro, 2014 at 12:19
As propostas são um pouco irrealistas em alguns pontos. Mas tem a grande virtude de pôr o dedo em várias feridas e a possibilidade de ser um primeiro passo rumo à solução de vários problemas.
Assim os políticos e os dirigentes desportivos o quisessem e disparava aqui um brainstorm.
É pena não aparecer mais um ou dois clubes com presidentes com cojones. São uma cambada de lambe botas com medo de saltarem fora do sistema.
3 Janeiro, 2014 at 12:45
Que me lembro, na Liga Portuguesa só consigo respeitar o presidente do Marítimo…
3 Janeiro, 2014 at 13:16
que me lembre*
3 Janeiro, 2014 at 13:34
Este tipo do Guimarães agora também me parece ser porreiro, vê a ultima entrevista dele..
3 Janeiro, 2014 at 12:20
Estou completamente em êxtase… mas antes de revelar o porquê… Quero fazer uma vênia a este Senhor Bruno de Carvalho! Obrigado!
Voltando ao êxtase… Quase choroso voltei a fazer-me sócio, sou o 105.321! Choroso porque deixei de ser o 42.569… Mas enfim a esperança é verde… Questionei o chefe da secretária do Sporting e ele revelou-me que… Posso pagar em prestações a minha grande divida ao Sporting (Quotas). E não, não voltarei a ser o 42569… E SIM O 16.000 E PICOS! Quando com os meus três anitos o meu pai me fez sócio! Que orgulho do catano! VIVA O SPORTING!
3 Janeiro, 2014 at 12:29
xiça entre o teu numero e o meu existem 39 pessoas, num espaço de 24 horas
3 Janeiro, 2014 at 12:36
Eu vou correr para voltar a ser o 16 mil num espaço de 2 anos máximo! Pk a divida é grande! Mas sim e ontem estava lá muita gente a fazer-se sócia!
3 Janeiro, 2014 at 12:44
Incrível. Parece que a malta interiorizou o repto do presidente. E não foi preciso aparecer semanas seguidas na TV a oferecer kits de limpeza ou lá o que o Orelhas fazia.
Muitos parabéns Islam!
3 Janeiro, 2014 at 12:55
eu tive la 1 h e tal ontem de manha, tinha 4 pessoas á minha frente e 3 delas estavam a associar-se
3 Janeiro, 2014 at 19:04
Ó Slim! como é que conseguiste isso? tenho interessados em saberem como podem beneficiar do mesmo (pagamento a prestações das quotas atrasadas) e que estão á meses á espera de resposta… se puderes diz qualquer coisa. Tiveste que ir lá directamente? Trataste disso por email?…
podes responder para [email protected]
3 Janeiro, 2014 at 12:48
isso são óptimas notícias!
3 Janeiro, 2014 at 14:43
tá tudo louco!
em Jun.. 5 minutos, online!!!
bem, eu sou sócio virgem, não ia lá tentar reaver nenhum número antigo!
3 Janeiro, 2014 at 12:36
Da-lhe com alma grande Slimani
3 Janeiro, 2014 at 12:38
Obrigadão Schemeichel! O pessoal pode não entender…. Mas ser o 105321… Ou o 16,000 é muito diferente! E tem um grande significado para mim!
3 Janeiro, 2014 at 12:48
Granda Slimani!!
3 Janeiro, 2014 at 13:35
Se é amigo, são anos em que fazemos parte da história do gigantesco Sporting, eu cá já sou o 9000 e tal desde 1981, eheheh que orgulho!
3 Janeiro, 2014 at 12:46
105.196 aqui
3 Janeiro, 2014 at 22:34
27646
associem-se
3 Janeiro, 2014 at 12:52
Obrigado a todos pessoal! P.S. sócio efectivo A que o Sporting merece!
3 Janeiro, 2014 at 14:20
Excelente, amanhã será a minha vez 😀
3 Janeiro, 2014 at 15:21
Excelente!
O meu pack sócio também já vem a caminho do interior Alentejano.
E a seguir vem outro pack sócio para oferecer ao meu Pai.
É um sonho concretizado!
Alguém sabe quanto demora o processo desde enviarmos a proposta por correio até recebermos o cartão em casa?
SL
3 Janeiro, 2014 at 15:58
Mas que história é essa, eras o 42.569 e passas para 16.000 só porque vais pagar as quotas. Então eu que paguei sempre as quotas sou o 17.562 e tu passas-me à frente! Isso não está correcto. Ou há moralidade ou pagam todos.
3 Janeiro, 2014 at 16:27
Pelo que percebi, o numero de sócio 16 mil já lha fazia parte, quando era miudito.. mas o Slimani que esclareça..
3 Janeiro, 2014 at 23:21
Sim é exactamente isso. Com 3 anos o meu pai fez-me sócio e pagou até aos 8 anos. Depois deixou de pagar e aos 18 fez-me sócio novamente, sem dar baixa do antigo numero. Eu para ter o 42000 tenho de pagar 780€ para reaver o 16.000 e coiso tenho de pagar perto de 2000€. Esclarecido?
3 Janeiro, 2014 at 23:22
P.S. o 16 e coiso era o meu numero de criancice de 88 para ai.
3 Janeiro, 2014 at 12:30
Orgulho de já ter apertado a mão a esse Senhor aqui em Maputo. Se cá voltar dou-lhe um abraço.
A vida corre bem quando não se está preocupado com o dia seguinte do Clube sabendo que ele está bem entregue.
Ganhando ou não este ano ou para o ano eu sei que este é o caminho.
3 Janeiro, 2014 at 12:36
Custa a creditar. Isto não é discurso de homem de futebol. É discurso de homem realmente bem intencionado, com objectivos claros. Isto sim é realmente um perigo para os poderes instalados. Mas este não vai vergar. Grande orgulho que ele seja do Sporting (não me parece que seja coincidência)
3 Janeiro, 2014 at 12:39
Grande Presi!
3 Janeiro, 2014 at 12:56
Acho que deveríamos aumentar a cláusula de rescisão do BdC… “prá i” uns 1000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000 milhões, só por via das dúvidas.
3 Janeiro, 2014 at 13:13
Quais dúvidas?
De todos os “activos” ou “salariados” do clube é o q menos precisa de cláusula. Ele é como a maioria de nós (falo por mim pelo menos): Dinheiro nenhum paga o orgulho de ser Presidente do SCP!
3 Janeiro, 2014 at 13:27
Que seriedade. Relaxa. Vou beber uma fresquinha ali ao balcão. Fica aí a “rugir” na mesa.
3 Janeiro, 2014 at 13:09
Infelizmente o futebol portugues é manipulado por pessoas que servem-se dos clubes para autopromoverem-se e encherem os bolsos. Caso contrario certas medidas para evitar a bipolarização do futebol há muito haviam sido implementadas. Como será impossivel por porto e benfica no barco da mudança por razoes obvias, vai ser necessário um trabalho grandioso de divulgação aos socios dos restantes clubes, para que saiam pessoas com o mesmo espirito da actual direcção do sporting e lutem contra o sistema.
O problema é que o sistema também é as equipas jogarem para o não perder em vez de jogarem para ganhar. Enquanto os clubes pequenos não apostarem na formação e no futebol espetaculo, dificilmente irão cativar socios e espectadores.
Por isso o primeiro obstaculo será mesmo mudar as mentalidades. Como? Expondo as trafulhices do futebol portugues e afastando os sanguessugas. Dificil? Muuuuuito. Impossivel? Com muito trabalho e algum tempo, não!
3 Janeiro, 2014 at 13:30
Com o Carvalho a presidente, Nem a morte nos faz frente!!!
SPORTING SEMPRE
3 Janeiro, 2014 at 13:35
Um enorme orgulho ter votado neste Presidente!
Em tão pouco tempo, já fez tanto pelo clube, que nem imagino sequer o que fará nos próximos anos.
PS: sócio 45.135 por aqui 😉
3 Janeiro, 2014 at 13:40
Uma delícia esta posta. Não havendo bacalhau “À Gomes de Sá”, isto foi um verdadeiro manjar. Não tinha quaisquer dúvidas, mas esta entrevista do nosso presidente ao Expresso deixa antever que vai haver mesmo um antes e um depois no futebol português.
As propostas apresentadas, para quem está de bem com o futebol, fazem todas sentido e já vêm atrasadas uns 20 anos. E até gostaria que o tal documento fosse divulgado publicamente. A razão é simples, estamos envolvidos numa verdadeira guerra contra o sistema que domina o podre futebol português. Temos que saber com quem podemos contar e quem vai à guerra ao nosso lado. A divulgação ajudaria a separar as águas e a definir os dois lados da batalha. Não acredito que muitos alinhem connosco, mas estou certo que não vamos para esta guerra sem conseguir alguns aliados.
SL
isto é uma guerra e está na altura de saber quem vai lutar ao nosso lado
3 Janeiro, 2014 at 14:03
Ver o Sporting no topo da classificação provoca azia a muita gente, mas não é isso que os preocupa. Essa azia resolvem-na com “pastilhas” de nome Gomes, Capela, Paraty, ou com um qualquer genérico de nome Mota.
O que verdadeiramente os preocupa é o assunto deste post. Porque não passa com “pastilhas”, não se vai embora, e sabem que vai alastrar. Para já, alguns ensaiam mais uma pirueta, a ver se distraem a moedeira – parece que os lamps encomendam sérvios e sul-americanos às carradas, mas o seu desígnio afinal é a formação (tivesse o Nelson Oliveira o mesmo sentido de oportunidade como ponta de lança que demonstra para falar…). Outros vão estando calados, e mandam os “patos” dizer que quem está mal neste jardim o que tem a fazer é sair – há hábitos que não se perdem facilmente, o das “encomendas” é um deles.
Eu por mim estou contente com a prestação desportiva. Mas descansado estou é com entrevistas como esta.
3 Janeiro, 2014 at 14:03
Gostei… muito! Algumas das soluções podem não ser viáveis por dependerem das instâncias supra-nacionais que gerem o futebol (UEFA e FIFA), mas ninguém o pode acusar agora (como o sobralito fez há não muito tempo) de não apresentar soluções e querer debater os assuntos para bem do futebol Português. Mais uma vez a marcar pontos!
3 Janeiro, 2014 at 14:46
raios partam…
o raio do garoto populista 😉
3 Janeiro, 2014 at 14:55
E perigoso. Mesmo!
3 Janeiro, 2014 at 15:00
Ganda Presi!!!!
Nunca me enganaste!
Vai-te a eles, Bruno!
3 Janeiro, 2014 at 15:09
Orgulho em ter um presidente que nos representa
3 Janeiro, 2014 at 15:28
Muito bom. Exmo. Senhor Presidente do Sporting Clube de Portugal, Dr. Bruno de Carvalho, o Sr. está mesmo de parabéns…..
É que já me irrita esta CS, para os outros é Sr. presidente ou Sr. PC, Sr. LFV (desculpem mas não consigo escrever por extenso) e com o nosso Presidente é tudo grandes intimidades…. “Bruno”….
Senhores Jornalistas, aqui para os sportinguistas e tasqueiros pode ser BdC ou Presi, por uma questão de carinho, mas vós, faz favor de dobrar a língua…é Senhor Presidente ou Dr. Bruno de Carvalho!!!
Na história haverá 2 homens no dirigísmo desportivo em Portugal, o PC pela corrupção e pela fruta e o BdC por ter mudado para sempre o futebol em Portugal, estes 2 só terão uma coisa em comum…. As vitórias.
3 Janeiro, 2014 at 17:18
Exactamente o que penso. Deixa sublinhar:
“Na história haverá 2 homens no dirigísmo desportivo em Portugal, o PC pela corrupção e pela fruta e o BdC por ter mudado para sempre o futebol em Portugal, estes 2 só terão uma coisa em comum…. As vitórias.”
3 Janeiro, 2014 at 18:25
Sublinha à vontade 😉 pode ser que quanto mais o dissermos mais depressa aconteça
3 Janeiro, 2014 at 15:28
Engraçado é que de Carvalho (Bruno) em Carvalho (William) vamos despoluindo o ar! EH CARAÇAS! Mais algum carvalho por ai?
3 Janeiro, 2014 at 15:41
Ainda não tinha lido, nem tinha tido conhecimento desta entrevista!
Por que razão esta entrevista não teve ecos em nenhum jornal desportivo!?
3 Janeiro, 2014 at 16:07
Porque não interessa aos poderes instituídos no futebol.
3 Janeiro, 2014 at 16:07
Isto sim é O PRESIDENTE. Pode muito bem dizer, aos ouvidos mais distantes da nossa realidade sportinguista, coisas que nenhum presidente pode dizer, tornando-o um fraco presidente (” o elo mais fraco do sporting” já ouvi dizer). Pois eu digo, para mim não podia ter calhado nada melhor como o Bruno de Carvalho na rifa. Todas as palavras que diz eu concordo, sublinho e rubrico por baixo. Podem passar, por vezes, de uma linha convencional criada para não ferir susceptibilidades, mas são as palavras que cada vez mais nos unem, sportinguistas!!! Por isso mando essa linha para o ******* porque ninguém susceptível consegue ver o futebol português da maneira escandalosa em que se encontra. Saudações leoninas para todos os tasqueiros!
3 Janeiro, 2014 at 16:36
Sp ao teu lado Presidente
FORÇA SPORTING
3 Janeiro, 2014 at 17:07
É para quem o acusava de não apresentar soluções e de só criticar. Onde estão aqueles comentadores armados aos cágados que vieram acusar o BdC depois do jogo do Nacional? Onde está o otário da APAF e afins e porque não fala agora?
Curiosamente (ou não), esta entrevista não está a ser minimamente tratada pelos vários órgãos de CS. Eu, se não tivesse vindo aqui à Tasca enfiar um penalty, não teria conhecimento.
Há muitos interesses instalados mas há que combatê-los. Basta juntar uma série de pessoas sérias. O nosso presidente é uma delas.
Fight & Resist!
3 Janeiro, 2014 at 18:24
Nem mais, faz-se um search no Google, e… nada. Só mesmo aqui também tive conhecimento. Este espaço é mesmo o único de informação desportiva alternativa (sim, porque com este exemplo passa a sê-lo) que não obedece a ninguém.
3 Janeiro, 2014 at 17:19
Esta entrevista incomoda muita gente e mexe com muitos interesses, sendo também muito complexa para o nível de inteligência do adepto comum em Portugal e por tudo isso não foi publicada na grande maioria da comunicação social que cria estereótipos de pessoas conforme o próprio interesse!
E esta entrevista não coagula com o estereótipo criado para o nosso presidente, o garoto, o populista e o novo vale e Azevedo de voz grossa…
3 Janeiro, 2014 at 18:27
Nem mais!
3 Janeiro, 2014 at 18:08
Grande entrevista! Enorme Presidente!
(desconfio que não vai contecer nada no curto prazo, mas as sementes vão germinar)
Viva o Sporting!