Com os efeitos da quadra natalícia a fazerem-se sentir no alinhamento dos posts, o tupperware com o texto do Filipe Tavares é aberto para ser degustado noite dentro.
Clube de Elite, by Filipe Tavares
Desde o início dos tempos que somos apelidados pelos nossos adversários de “Clube da Elite”, dos “Viscondes”, dos “Ricos”… enquanto eles se auto-intitulam de “Clube do Povo” e “Clube que é uma Naçoue”.
Engraçada esta forma de ver as coisas, se calhar é por eles serem tantos que o país está neste estado de crise… pois seguindo o raciocínio destes iluminados e fazendo as contas assim por alto: somos 10 milhões em Portugal, mais de 6 são lampiões, quase 4 pertencem aos corruptos do Norte… e sobram meia dúzia de “elitistas” a apoiar o clube de Portugal, que mesmo tendo tão poucos adeptos, consegue ser o 2º clube do mundo com mais troféus conquistados no conjunto de todas as modalidades, curioso isto…
Curioso é também que o “Clube da Elite”, onde estão os “Ricos” tenha gasto apenas alguns tostões para se reforçar enquanto um clube do povo e um clube de bairro tenham gasto vários milhões…
A “Elite” está apenas na mentalidade das pessoas na sua forma de ser… e gostaria de dar dois pequenos exemplos que o comprovam:
– Depois da vitória em Alvalade sobre Os Belenenses, no caminho do estádio para casa cruzei-me com várias pessoas que ao verem-me com o cachecol do Sporting se dirigiam a mim, um desconhecido, (mas ao mesmo tempo mais um elemento desta grande família que veste de verde e branco), e sorriam, acenavam, alguns até efusivamente, mostrando a sua alegria…
– Há uns dias ao ler os comentários da notícia em que o Nelson Oliveira afirmava que o Sporting era um exemplo para o futebol porque apostava na formação, constatei que 70% eram os próprios lampiursos a ofender o jogador do próprio clube, 10% eram aqueles raros benfiquistas com o mínimo de bom senso a dar razão ao jogador e outros 10% eram adeptos leoninos a afirmarem que o jogador tinha demonstrado uma boa atitude e até seria bem-vindo a Alvalade.
São estes pequenos detalhes que nos distinguem dos outros!
Mas sim, eu concordo plenamente com esse apelido que teimam em nos colocar, porque na nossa Academia temos uma FORMAÇÃO DE ELITE capaz de formar a base da Seleção Nacional e de formar ‘Bolas de Ouro’, porque temos uma ESTRUTURA DIRECTIVA DE ELITE capaz de colocar o seu Sportinguismo à frente dos seus interesses pessoais, porque temos um ESPIRITO DE UNIÃO DE ELITE capaz de quebrar qualquer barreira e porque temos ADEPTOS DE ELITE que nos bons e nos maus momentos enchem o estádio e apoiam o seu clube do primeiro ao último segundo do jogo!
É por isto e muito mais que não somos o “Clube da Elite”… somos sim, o Sporting Clube de Portugal um Clube de Elite!!!
6 Janeiro, 2014 at 0:29
Concordo com tudo, somos diferentes acima de tudo!
Um pouco off-topic mas penso que esta imagem de hoje espelha muito bem isso: https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/1601533_643227319052493_440946045_n.jpg
6 Janeiro, 2014 at 0:34
Parece-me que esse cachecol já foi retirado…
6 Janeiro, 2014 at 0:58
Há pouco vi uma foto onde até aparece uma bandeira e uma camisola do Sporting, provavelmente o cachecol está escondido debaixo dos milhentos cachecóis que lá puseram. A verdade é que acho que se fosse ao contrário isso não acontecia…
6 Janeiro, 2014 at 0:49
A propósito deste texto, recordo o seguinte post:
«O que é ser “diferente”?
Desde pequeno que ouço dizer que “o Sporting é um clube diferente”. Provavelmente também o meu pai e o seu pai o ouviram. As palavas foram-se entranhando em nós e, com o tempo, enquanto nos formávamos como Sportinguistas, fomos percebendo. Ao vivermos o clube, as razões tornaram-se óbvias. Para os outros, continuam a ser dúbias. Mas creio que hoje, em Alvalade, voltámos a mostrar ao Mundo o que é ser diferente.
64 minutos de jogo. O Sporting vence tranquilamente o Alba, equipa da divisão distrital de Aveiro, por esclarecedores 5-0. Depois de uma bola ser colocada fora de campo, o speaker anuncia: substituição na equipa do Alba – sai Zé Bastos, entra Tica.
Nas bancadas centrais, algo muda. Os Sportinguistas levantam-se, um por um, e aplaudem. Na Curva Sul, as claques cessam os seus cânticos para aplaudir Zé Bastos. Mas afinal, quem é Zé Bastos? Um ex-jogador do Sporting? Um sócio importante do clube? Será, sequer, Sportinguista? Ninguém sabe. Zé Bastos era apenas uma pessoa que acabava de ter uma das experiências mais memoráveis da sua vida. Um jogador de futebol amador que enfrentou profissionais de forma corajosa, dando o seu melhor. E por isso, mereceu um aplauso de pé.
Este momento de desportivismo repetiu-se. Uma, duas, três vezes. Todos os jogadores substituídos foram ovacionados. O golo do Alba foi aplaudido por todo o estádio. São 20.000 Sportinguistas a parabenizar um golo adversário. É verdade que se o jogo estivesse renhido não o teriam feito? É. Obviamente, continuamos a ser adeptos que querem ver a sua equipa ganhar. Mas ao invés dos aplausos, poderíamos ter optado por uma atitude arrogante e gozar com os adversários, gritando uns “olés”, ou não? Não é o que se faz nos outros estádios?
Dei por mim a pensar: se eu fosse jogador do Alba e, ao mesmo tempo, fosse adepto do Porto ou do Benfica, hoje teria saído de Alvalade um grande Sportinguista. Quando se tem contacto com este clube, com as suas pessoas e a sua forma de olhar para o desporto, é impossível não o achar fantástico. É impossível não ter um orgulho gigante em ser do Sporting. Por quê? Porque o Sporting é assim: diferente.»
http://sportingfans.pt/o-que-e-ser-diferente/
6 Janeiro, 2014 at 2:07
Para quem ainda não viu, têm aqui a entrevista de ontem do nosso Presidente:
http://www.youtube.com/watch?v=Vf8sJnAiMbc
6 Janeiro, 2014 at 3:48
Somos diferentes por, por exemplo: não nos aproveitarmos das nossas glorias ( e da sua morte ) para uma promoção quase obscena do clube, como hoje vi fazer-se!
Por não tolerarmos a hipocrisia dos dirigentes como outros toleram e até apoiam!
6 Janeiro, 2014 at 6:26
A gente sera diferente dos ótros todes porque a gente sabera falará o português curretamente que como todes saibem sera a lingua do Canhões que excroveu a enpumpeia dos Lusiados
6 Janeiro, 2014 at 8:05
Se ser “Elitista” é sentir o que sinto pelo Sporting, aso mesmo tempo que comungo do respeito devido aos outros…
Então eu sou…e deixem-me continuar a ser…Elitista e VERDE…!!
Sporting Sempre…!!
SL
6 Janeiro, 2014 at 9:35
Sim, porque isto de apregoar que somos diferentes e depois ver merdas como as que vi escritas ontem num post sobre a morte do Eusébio… enfim.
Pois, o respeito… quando não se respeita nestes momentos, a diferença fica de facto muito ténue.
Já não digo ser hipócrita, mas… haja o mínimo de bom senso!
6 Janeiro, 2014 at 11:16
Explica-me uma coisa…alguêm ofendeu alguma coisa por dizer que não gostava do Eusébio?! Li os Post e nunca vi nada a dizer “Já foi tarde!” ou “Não fazia cá nada!” ou nada disso…vi pessoas a dizer que não gostavam dele e que não o respeitavam porque não se sentiram respeitadas por ele! Se é o que elas sentem…deviam dizer diferente só porque ele morreu (RIP)?!
Explica-me lá qual é o problema disso?!
6 Janeiro, 2014 at 8:39
a questão do elitista e de ser gente rica tem a ver com a fundação do clube. é que se fores a ver foi um rapaz que se chateou com os amigos e foi pedir dinheiro ao avô para criar um clube, e este até lhe deu uns terrenos para o campo de futebol, a sede do mesmo era na mansão da família, etc.
o benfica pelos vistos foi fundado numa antiga farmácia e durante anos andaram com a casa as costas porque não tinham sitio para jogarem(inclusive o Sporting chegou a emprestar-lhes o campo para eles jogarem) e sempre foi visto por ser o clube das pessoas pobres.
6 Janeiro, 2014 at 9:19
Olha que não desgosto de todo que nos chamem de clube da elite… se elite significa mais bem educado, mais culto, mais honesto, mais integro, mais respeitador e menos provinciano, menos tacanho, menos embrutecido e menos ignorante que os outros então faz todo o sentido.
É que sinceramente basta olhar para um lampião ou tripeiro quando abrem a bocarra para constatar o obvio…
Saudações Leoninas
6 Janeiro, 2014 at 9:32
O post que o Cherba ainda colocou aqui ontem sobre o falecimento do Eusébio mostra bem que isso de ser diferente, de elite, o que merda for, fica muito aquém da prática. Muito do que vi escrito naquele post… enfim!
Ainda sou tentado a dizer que mais depressa batiam palmas ao Godo, se fosse o caso, do que apenas desejar condolências à família do homem, só porque era lampião…
Depois do que li ontem, prefiro nem comentar este post…
6 Janeiro, 2014 at 9:42
Desculpa Ricardo, mas no post de ontem vi mais comentários respeitosos que o contrario. Mas também é preciso um estômago de aço para esquecer as mentiras e calunias que a personagem em questão sempre disse sobre o Sporting.
Sim, somos diferentes. Mas a era do “come e cala” do “beija-mão” pelos vistos acabou. De agora em diante o respeito é dado na exacta medida em que é recebido. O fair play é bonito mas não ganha jogos, muito menos campeonatos ou influencias na liga e nos pasquins!
6 Janeiro, 2014 at 9:54
1906 se leste o livro estórias de Alvalade sabes que o Eusébio num titulo ganho em Alvalade num jogo contra o Benfica, foi dos primeiros a dirigir-se ao balneário do Sporting para felicitar os campeões.
Apesar da rivalidade em campo, existia um enorme respeito e amizade entre os jogadores.
6 Janeiro, 2014 at 10:06
E depois diz que somos um clube de fascistas e racistas… ele, que chamava Salazar de seu padrinho!
6 Janeiro, 2014 at 10:13
1906
e é mentira que o Sporting, teve dirigentes e mesmo presidentes ligados ao antigo regime?
6 Janeiro, 2014 at 10:26
E isso faz do Sporting um clube de fachos e racistas? E é mentira que o clube do regime era o carnide? É mentira que ainda hoje recebam perdões fiscais e ajudinhas dos impostos de todos nos?
Sinceramente riga, duvido mesmo muito que sejas Sportinguista, para mim és o mais sofisticado cogumelo que parou no cacifo e que ainda para pela tasca!
6 Janeiro, 2014 at 10:33
eu não disse que era um clube racista ou facista, mas que tinha muitos dirigentes ligados ao antigo regime.
Já o benfica era utilizado como clube de propaganda visto o sucesso internacional que tiveram e assim alimentava o povo
6 Janeiro, 2014 at 12:34
esquece que nao vale a pena discutir contigo… ate prova em contrario para mim es lampiao!!!
6 Janeiro, 2014 at 10:00
EH pá… há momentos para tudo!
O que havia de discórdia entre Eusébio e o Sporting morreu ontem, pelo menos para mim.
Não me parece que seja esta a altura para esgrimir esse tipo de argumentos. Haja bom senso pelo meio.
Disse muita merda, é verdade… mas será que lhe saiu da cabeça como lhe saiu da boca. Será que era essa mesmo a sua opinião. Ou era a opinião de outros transmitida por ele? Não sei… o que sei é que era muito fácil instrumentaliza-lo pois não era um tipo propriamente dotado de sagacidade e intelecto superior.
Haja RESPEITO! Uma coisa é pagar na mesma moeda quando cá estamos todos, outra é não respeitar um momento destes. Eh pá, não sou hipócrita, a mim diz muito pouco o Eusébio, muito pouco mesmo. Mas ainda assim, reconheço que é uma figura reconhecida internacionalmente pelo que fez. Não é à toa que aparece destacada na imprensa internacional. E não esqueçamos que ele só não foi para o estrangeiro porque, mais uma vez, foi utilizado (a contragosto, acredito) como bandeira pelo regime de Salazar. Há sempre aquela história do Inter…
OLha, independentemente de tudo, acho que ontem não era dia de graças nem graçolas. E o Cherba, disse o que tinha a dizer, com bom senso e sem desrespeitar a memória do homem nem a sofrimento de todos os que cá ficaram. Se fosse comigo, eu não ia gostar, de todo, que me fizessem o mesmo… Mas isso sou eu.
6 Janeiro, 2014 at 10:12
Sâo casos diferentes mas, quando foi o Pinto da Costa, como vai ser? O que havia de discórdia entre ele e o Sporting também morre?
6 Janeiro, 2014 at 10:14
Quando for*
6 Janeiro, 2014 at 10:21
A diferença é que o Eusébio nos lixava com golos… era dentro de campo que nos lixava (mas também levava troco!)… com o Pinto a conversa é outra!
Tens toda a razão, são coisas diferentes… Ainda assim, posso dizer-te que se tenho uma raiva descomunal ao Pinto, hoje por hoje, estando o SCP nas mãos em que está, espero que viva muitos anos para assistir de boa saúde à queda do seu “império de putedo e corrupção” e veja os seus seguidores a digladiarem-se por um lugar no poleiro, enquanto o SCP estará a ganhar e a ocupar de novo o seu lugar. E cada vez estou mais convencido que isso vai acontecer.
6 Janeiro, 2014 at 10:22
Também não fiz graçolas e entendo o que queres dizer. Mas já é tempo de em Portugal se santificar quem morre. Dei os meus pêsames à família e admiradores assim como fez a maioria dos frequentadores da tasca.
Foi um grande jogador? Foi, mas não foi o melhor.
Além de ser simpático era também muito mentiroso…
Não sinto vergonha nenhuma que adeptos do meu clube digam o que lhes vai na alma, eu respeito mesmo quem não nos respeitou mas se existe quem não quer respeitar estão no seu pleno direito o que sempre é melhor que ser hipócrita.
Não te esqueças que quando morreu Jesus Correia, a tragédia do “very light” no Jamor ou o acidente do Cherbakov os rapinosos fartaram-se de gozar e por via de uma claque oficial… compreendo que haja quem não consiga deixar isso para trás.
No meu caso, o que me indigna são os 3 dias de luto nacional… Como se realmente fosse das coisas mais essenciais que o país tem por resolver?!? Como disse o nosso presidente; Portugal seria um país tão melhor se finalmente tirasse o vermelho da bandeira!
6 Janeiro, 2014 at 10:31
Errata; “já é tempo de em Portugal se parar de santificar quem morre”
6 Janeiro, 2014 at 19:06
Meu caro, em relação ao very light não precisas dizer nada!
Vivi isso mais por dentro do que imaginas!
Sei muito bem o que senti quando saí do Jamor no MESMO autocarro que o Rui Mendes usou para lá ir… iamos na mesma excursão! Vi muito macaco filho da puta do boifica a festejar e a provocar o nosso autocarro, na saída, sem respeito nenhum pelo que tinha acontecido ao Rui. Agora, por eu não ser igual a esses filhos da puta que eu não festejo nem teço grandes considerações nem faço graças sobre a morte do Eusébio, além das que teci. Respeito… só! Acabou…
6 Janeiro, 2014 at 11:21
Mas continuo na minha…o que é que te chocou tanto nos comentários de ontem?! Haver pessoas a dizer que não gostavam dele?! Haver pessoas a dizer que não respeitavam que não os tinha respeitado?! Fodasse foi isto que provocou essa indignação toda?! Epah eu não me lembro de ler nada de grave nos comentários…
6 Janeiro, 2014 at 15:12
Se era lampião, querias o quê? Até parece que ser lampião é algum elogio, algo que se tenha que aturar e suportar.
…mas enfim, cheguei agora, e não posso afiançar que não tenha havido algum comentário mais ‘forte’, mas digo que até ontem à 1:00 da manhã não vi nada que fosse ofensivo. Vi foi muita gente a demarcar-se da injecção de propaganda, e a dizer que não tinham gostado de algumas coisas que ele disse acerca do Sporting.
6 Janeiro, 2014 at 12:43
Mais calma amigo…Os tripeiros não são todos iguais….eu sou tripeiro com muito orgulho e Sportinguista toda a vida.
6 Janeiro, 2014 at 9:34
A questão é que em Portugal a elite é uma m####, que se limita a viver à grande à custa dos outros. Não há empreendedorismo, humildade, patriotismo, ou outras qualidades que se veem nas elites de outros países. Por isso os nossos melhores são “obrigados” a sair. Um bom exemplo é a “elite” financeira que liderou o nosso clube.
6 Janeiro, 2014 at 9:44
Mas esses gajos não eram do Sporting…
6 Janeiro, 2014 at 10:22
Eram do SCP… não eram “PELO” SCP… Dava-lhes jeito ser do SCP!
6 Janeiro, 2014 at 10:21
Ao ler o comentário do caro Ricardo Sampaio, dei comigo a pensar…: eh pá deixa-me lá ver bem o que escrevi não me tenha saído alguma coisa menos respeitosa à memória do Eusébio…
“Desejo-lhe que descanse em Paz…e agradeço-lhe a alegria que me deu no já distante ano de 1966…quando no Norte de Moçambique, em Palma junto ao Oceano Indicoeu escutava pela rádio o fantástico jogo do campeonato do mundo de 1966, contra a Coreia…
Tendo em conta que a generalidade das observações que fez de pouca simpatia para com o Sporting, aconteceram geralmente no final dos repastos…estás desculpado…!!
Sporting Sempre…!!…”
Depois de relido…fiquei absolutamente descansado, na verdade de “negativo” apenas referi aquilo que era público o excesso de consumo de bebidas alcoólicas em certas ocasiões, no fim das quais as suas considerações pelo Sporting não eram muito simpáticas, mas conclui que não foi a mim que o Ricardo Sampaio se referiu (também acho que os mortos nos devem geralmente merecer respeito… )…
E fiquei “mais descansado” quando li o que o Ricardo Sampaio acabou por escrever do mesmo Eusébio…
É que também não foi assim muito simpático convenhamos…
“…Disse muita merda, é verdade… mas será que lhe saiu da cabeça como lhe saiu da boca. Será que era essa mesmo a sua opinião. Ou era a opinião de outros transmitida por ele? Não sei… o que sei é que era muito fácil instrumentaliza-lo pois não era um tipo propriamente dotado de sagacidade e intelecto superior…”
Não abonou muito a inteliência do Eusébio meu amigo…
Mas pronto, com defeitos e virtudes… que o Eusébio descanse em Paz…!!
Olhem verdadeiro desrespeito foi o que acabei de escutar na TVI dito pelo antigo responsável da Comunicação do Benfica João Malheiro…
“…O Eusébio jogou muitas vezes injectado…para que o Benfica pudesse receber os cachets contratados…sofria horrivelmente, mas sacrificava-se pelo Benfica…”
Talvez, digo eu…isso e outras coisas, lhe tenham encurtado a vida…
6 Janeiro, 2014 at 10:29
Concluiu bem caro Max… Não era a si que me referia! De todo!
Como já disse, o homem não me diz grande coisa… dirá certamente muito mais a quem for das suas cores ou a quem o viu jogar. A mim, só me diz algo pelo seu passado e por ter jogado por Portugal. E obviamente pela repercussão que se vê além fronteiras (ainda há???). Só alguém em negação completa não percebe a dimensão mundial que o homem teve. Por isso, não me perturba nada o mediatismo… é normal, dada a situação. Agora, tem de haver o respeito mínimo que estas situações levam consigo. Há espaço para tudo nesta vida… até para respeitar nestes momentos a memória de quem não nos soube respeitar.
A vida é muito mais que as picardias que levamos daqui… E do Eusébio só me chateia algumas coisas que disse (a mando de alguém? Iniciativa própria? Ressabiamento? Sei lá…) e os muitos golos que nos marcou.
6 Janeiro, 2014 at 11:43
Ricardo…consideras faltar ao respeito a uma pessoa dizer que não se gosta dela?! Nesse caso estou em desacordo contigo…nunca será faltar ao respeito a quem quer que seja dizer factos…é apenas constatar factos…
6 Janeiro, 2014 at 10:43
Tem absoluta razão …
Os “pontapés na bola”…são bem menos importantes do que a vida e a morte…!!
Abraço
Parafraseando o Cherba…:
“…É por isto e muito mais que não somos o “Clube da Elite”… somos sim, o Sporting Clube de Portugal um Clube de Elite!!!…”
Sporting Sempre…!!
6 Janeiro, 2014 at 11:14
não fui eu quem escreveu este texto 🙂
6 Janeiro, 2014 at 11:40
Mas como é acolhido na “casa de que tem a chave”…é responsável na mesma…!!
SL
6 Janeiro, 2014 at 11:02
Somos mesmo um clube de elite e de adeptos de elite que ninguém duvide.
Quanto à morte do Eusébio os meus sentimentos à familia e amigo pelo ser humano que perderam e pelo grande atleta que foi. Como homem atacou muito o Sporting mas tudo bem isso até nem me chateia por ai além. Aliás acho que havia outros jogadores desse Benfica melhores como o Coluna e mais respeitadores como o António Simões.
Acho que o que revolta os sportinguistas é a campanha pró-benfica em que estão a transformar a perda de um ser humano.
Desde querer o panteão nacional, passando pelo facto de se dizer que é o melhor jogador português de sempre e não há nem haverá melhor, até ao mito de ser um super jogador que fintava cinco e marcava outros cinco golos.
Em suma morreu um grande jogador português e o maior mito do Benfica. Para fazer do funeral do senhor o foclore de ontem, não contem comigo. Aliás estarei muito atento aos surtos de benfiquismo dos arbitros na tentativa de homenagear o mito Eusebio.
SL
6 Janeiro, 2014 at 11:05
Quando é que nos daremos conta que não é a escrever, gritar e dizer em todos os cantos da internet, que somos um Clube de Elite, que nos tornaremos um Clube de Elite.
É com acções, atitudes e sobretudo muita capacidade de nos mostrarmos diferentes na forma de estar na vida que o seremos.
A infeliz partida de Eusébio, dá-nos mais uma vez a oportunidade de sermos quem somos, o Sporting Clube de Portugal, e sendo-o assim é absolutamente essencial que o Sporting se faça representar nas exéquias de Eusébio ao seu mais alto nível (tenho a certeza de que isso acontecerá – não pode ser de outra maneira).
O que os outros fazem, os aproveitamentos de outros, os regionalismos de outros, os clubismos de outros … isso é para os outros.
Nós somos o Sporting Clube de Portugal e Portugal está de luto. O Sporting está de luto … respeitem esse luto.
p
6 Janeiro, 2014 at 11:32
Vamos-nos deixar duma vez por todas de bradar aos céus que “somos diferentes dos outros”. Se achamos que sim, então calemo-nos e deixemos essa evidencia falar por si e não cantemos de galo!
Até porque, no futebol, como atividade massificante e aglotinadora do melhor e do pior das sociedades humanas, há de tudo: desde a barbárie sub-humana vista no Heysel Park ou mais recentemente no Brasil (Paraná) aos exemplos fantásticos de fair play, como aquele inesquecivel de Robbin Fowler (um dos meus jogadores preferidos) que propositadamente falhou um penalty contra o Arsenal em 1997, por considerar injusta a marcação da falta. No espectro moral de acções num acontecimento cultural e humanamente tão vasto como é o Futebol, cabe tudo isto, e cabe tambem a rivalidade. No mundo do Futebol, a rivalidade entre Sporting e Benfica atinge dimensoes superiores e Eusébio faz parte duma geração de benfiquistas que aprenderam a “não gostar do Sporting”, como o meu Pai (com menos 6 anos que Eusebio) aprendeu a não gostar do Benfica.
Tudo isto é rivalidade, tudo isto é saudável. tal como as bocas estúpidas e insanas de Eusébio, que se contradisse logo de imediato e espantou um dos seus melhores amigos, conterrãneo e sportinguista, Hilário.
Mas não façamos nós agora o papel odioso de rancorosos. Eusébio é um dos Heróis Populares Portugueses do Séc. XX. Por mais que nos custe. E a mim, pouco me custa. Irrita-me muito mais o facto de se colar tanto a ele essa “Instituição Nacional” (entretanto Servizada) que é o benfica. Como me irritou ver no caixão dele apenas a bandeira do benfica, porque sabemos nós que a dimensão humana e futebolistica de Eusébio é uma dimensão Nacional. Tanta e tanta gente, tanta personalidade de tantas áreas a repetirem até à exaustão que “Eusébio se confunde com Portugal” e nem uma bandeira portuguesa levou. Enfim…coisas do clube de carnide…
Deixemo-nos de coisas: somos um clube de Elites: Cristiano Ronaldo, Figo, Bessone Batos, Peyroteo, Yazalde, Damas, Hilário, 5 Violinos, Moniz Pereira, Carlos Lopes, Mamede, Livramento, tantos e tantos mais, de tantas e tantas épocas. Nenhum deles com a dimensão de Eusébio? talvez, embora acredite que, com o tempo, o CR vai ultrapassá.lo. Mas temos Passado, Presente e Futuro. Essa é a nossa Bandeira. E eles sabem disso. Eusébio sabia disso. Por isso, nos odiava. Como se odeia algo que se almeja e não se alcança. Não quero armar-me aos cucos, mas há duas personalidades que têm o Sporting atravessado na garganta: Eusébio e Mourinho. E logo dois que gargantejavam muito. Tudo isto é mind games. Tudo isto é futebol. E nada disto tambem nos pode fazer esquecer o essencial: ontem morreu um dos Cromos (no bom sentido) da caderneta popular do Séc. XX português. E morreu tambem uma grande parte da História do Sport Lisboa e Benfica. Paz à alma deles…
E continuemos nós a nossa História!
6 Janeiro, 2014 at 14:41
Ronaldo vai ultrapassar o Eusébio com o tempo?
Aos 23 anos o Ronaldo já tinha posto o Eusébio fora do pódio Nacional:
Ronaldo, Peyroteu, Figo e só depois Eusébio!
6 Janeiro, 2014 at 19:08
http://youtu.be/gl-kQHtdFfg
Bem o dr Soares já nem sabe bem o que diz…
Então numa situação destas vai dizer que o Eusébio tinha pouca cultura e bebia muito wisque durante todo o dia…?
Não sei “quem irá primeiro…” (bem se eu puder dar uma opinião é claro que irá ele…), mas estou curioso para saber o que vão dizer dele …quando chegar a sua vez…!
Um aplauso para o nosso Presidente, por ter estado presente na Missa de exéquias de Eusébio…ele o Inácio e ainda vi mais um elemento dos altos comandos…
Sporting Sempre…!!
7 Janeiro, 2014 at 7:27
O Mário Soares é tecla 3.