Diz que, com “brincadeiras destas”, são 529 golos em 327 jogos, número que dispara para os quase 700 festejos se contabilizarmos torneios e jogos particulares.
Diz que, com “brincadeiras destas”, são 529 golos em 327 jogos, número que dispara para os quase 700 festejos se contabilizarmos torneios e jogos particulares.
© 2024 A Tasca do Cherba — Powered by WordPress
Theme by Anders Noren — Up ↑
7 Janeiro, 2014 at 17:12
Benfica tira cachecóis dos rivais por razões de segurança
Dois elementos da claque No Name Boys apanhados a roubar adereços de Sporting e FC Porto na estátua do Pantera Negra
O Benfica resolveu retirar os cachecóis de Sporting e FC Porto da estátua de Eusébio no Estádio da Luz por motivos de segurança.
Ao que o DN apurou junto de fonte encarnada, os funcionários do clube apanharam dois elementos da claque No Name Boys a roubar os adereços dos dois rivais da escultura, tendo por essa razão os responsáveis pelo clube ordenado que esses cachecóis fossem guardados para que mais tarde sejam recolocados no local.
A notícia relativa à retirada daqueles adereços gerou indignação esta terça-feira nas redes sociais, após ter sido colocada a circular uma foto em que se vê um segurança a transportar cachecóis dos rivais.
In DN
7 Janeiro, 2014 at 17:14
tão patéticos…
7 Janeiro, 2014 at 17:16
pelo menos há uma teoria que está completamente posta de parte: a de ter sido photoshop
7 Janeiro, 2014 at 21:59
Patetas foram os gajos que lá colocaram os cachecóis
7 Janeiro, 2014 at 17:14
pois, pois…eu eu sou o Pai Natal (de verde, claro)
7 Janeiro, 2014 at 17:17
E o pai natal foi com o coelhinho ao circo.
7 Janeiro, 2014 at 17:19
As desculpas estão a melhorar conforme vão aparecendo! Era muito mais difícil vigiar a estátua como costumam certamente fazer durante a noite para ela não ser vandalisada…Além disso esperaram para caraças! Mas esperem que ainda vai ficar um bocadinho melhor!Ainda assim ficam os adeptos com reputação de animais em vez da direcção…controlo de danos! hehe!
7 Janeiro, 2014 at 17:21
Bom isso quer dizer na prática que a lampinagem nao quis mais niguem a associar à homenagem ao seu grande simbolo. Querem chorar sozinhos.
Não lhes fica bem ..nada bem.
A justificação é esfarrapada e ofende a inteligência de qq um.
Quem não presta nao presta .
Espero que quem lá foi colocar o cachecol , gesto do qual não partilho, tire as suas conclusões.
Mais uma his´toria para contar.
7 Janeiro, 2014 at 17:22
neste momento, a minha curiosidade sobre a versão oficial o slb está no máximo
7 Janeiro, 2014 at 17:23
desculpa Cherba por ter respondido ao monte de merda….
7 Janeiro, 2014 at 17:38
Ontem e nos próximos dias irá haver muita gente a continuar a cortar “cebola” para refugar. Avizinha-se um cheiro de relva molhada com um leve cheiro a cebola para os lados da ETAR.
7 Janeiro, 2014 at 20:48
Provàvelmente quem lá os pôs, como esta foto não virá nos jornais nem na tv, não vai saber o que se passou.
7 Janeiro, 2014 at 17:34
O maior goleador da história do futebol! Ponto
7 Janeiro, 2014 at 17:39
estás a falar do Peyroteo, claro!
7 Janeiro, 2014 at 21:22
Claro!
7 Janeiro, 2014 at 21:24
E’ que nem sequer e’ simplesmente o melhor português, não há outro goleador no mundo com a média de golos do Peyroteo!
7 Janeiro, 2014 at 17:43
Já há comunicado oficial do Frango Real Clube.
7 Janeiro, 2014 at 17:46
Comunicado: A universalidade de Eusébio
Os dois dias que vivemos desde a morte de Eusébio da Silva Ferreira demonstraram a sua dimensão universal e, embora referência do Sport Lisboa e Benfica, ele nunca foi nem o Benfica alguma vez o fez refém do Clube porque efectivamente Eusébio foi e continuará a ser referência do País e do Futebol mundial.
Verificaram-se durante a noite de hoje tentativas de vandalização de alguns cachecóis e outros materiais depositados junto à estátua de Eusébio. Actos mesquinhos perpetrados por um pequeno grupo de pessoas. Acções nas quais o Sport Lisboa e Benfica não se revê.
Por isso, para salvaguarda de todas as ofertas depositadas junto à estátua de Eusébio e até à montagem da estrutura de protecção ontem anunciada, em entrevista, pelo presidente Luís Filipe Vieira, todos esses materiais susceptíveis de sofrerem indevida vandalização foram recolhidos, bem como muitos outros depositados na porta 1, incluindo ainda os cachecóis que foram atirados para o carro funerário. Em breve voltarão a ser depositados, devidamente protegidos, no seu local de origem.
Todas as insinuações publicadas nas redes sociais não fazem o menor sentido, principalmente depois de tudo quanto vivemos nos últimos dois dias. A universalidade de Eusébio será sempre preservada e esta Direcção do Sport Lisboa e Benfica faz questão que assim seja, como já o demonstrou.
7 Janeiro, 2014 at 17:46
Colo porque ninguém merece ir aquele site… vou desinfectar o computador, volto já!
7 Janeiro, 2014 at 17:47
Por isso só copiei as “melhores” partes! 😉
7 Janeiro, 2014 at 18:00
Pronto…agora acredita quem quer…ou acham que é verdade e eles não têm seguranças no estádio e não à nada mais fácil do que vandalisar aquilo tudo ali á volta (e que para além disso definitivamente aqueles lampiões são uns animais…) ou acham que eles queriam fazer a coisa pela calada e quando dessem por isso estava lá só do SLB mas foram canados e tiveram de inventar qualquer coisa à pressão para não ficarem mal vistos…
Agora é com cada um…eu vindo de uma direcção que ligou regras, apagou luzes, virou as costas na entrega de uma taça de Portugal, enjaula os adeptos adversários, coloca-os num sector inteiro com acesso apenas a 1 wc, arranjou seguranças para provocarem jogadores no túnel até estes se passarem, pediu aos adeptos para interromperem um jogo de juniores à pedrada para tentarem ser campeões, entre outras…estou inclinado para a segunda….queriam fazer um Mausoléu só do SLB mas foram canados a meio do processo…
7 Janeiro, 2014 at 17:46
Reubéubeú, reubéubéu, pardais ao ninho……
“Verificaram-se durante a noite de hoje tentativas de vandalização de alguns cachecóis e outros materiais depositados junto à estátua de Eusébio. Actos mesquinhos perpetrados por um pequeno grupo de pessoas. Acções nas quais o Sport Lisboa e Benfica não se revê.”
……Reubéubeú, reubéubéu, pardais ao ninho
7 Janeiro, 2014 at 17:57
Do Peyroteo eu ouvia falar (nasci em 1943 e morava na provincia…) mas nunca o vi jogar…
Ouvia falar dele como se de um “monstro” do futebol se tratasse…o Peyroteu era um fenómeno de que eu ouvia falar …e me deixava orgulhoso por eu ser do Sporting…!!
Nas nossas jogatanas com a bola de trapos, eu tão depressa “era” o Peyroteo, como na jogada a seguir era ou um Travassos, ou um Martins, ou um Jesus Correia…não me lembro é de nome nenhum “desses galinhas” doutro tempo…
No 1º vídeo (o do aperitivo) ao lado esquerdo encontra-se “o velho” José Sezabo, que mais tarde eu conheci como treinador do Caldas Sport Clube (195 e tal…talvez 57/58)…(um filho dele, guarda-redes, morreu creio que em Angola, vitima de uma mina…porque serviu Portugal nas forças armadas como muitos outros…onde eu me incluo…)…
Mas não foi só o Peyroteo…foram o Travassos, o Vasques, o Martins, o Jesus Correia…o Mourão e outros… e muitos de que agora já nem me lembro se são de “antes” de eu começar a entender as coisas…se recordações do que o meu pai me contava à luz do petróleo…
E como o “velho” Mário me falava do Sporting como se ele fosse (e era…) da nossa familia…!!
Por acaso e em relação essa “tiragem” dos cachecóis do Sporting, do meio dos encarnados…fiquei descontente e sabem porquê…?
Eu explico…: eles (os nossos) estão tão verdinhos que no meio daquela merda toda encarnada, iriam pegar de estaca e dissiminar-se como cogumelos…se não os tivessem tirado tão depressa…
“aquilo” ficava tudo verde…!!
Mas lá que foi uma atitude bronca…lá isso foi…!
Mas que esperavam “omecês”…??
Sporting Sempre…!!
SL
7 Janeiro, 2014 at 18:02
O meu pai conta-me tanta história de estar agarrado à telefonia a ouvir os relatos do ENORME no tempo dos 5 Violinos. Até sinto um bocadinho de inveja de não ter mais uns quantos anos nestas alturas. 🙂
7 Janeiro, 2014 at 18:05
Ó Maria, a “desvantagem” é que…”quem andou, não tem para andar…”, de resto tudo bem…!!
Sporting Sempre…!!
7 Janeiro, 2014 at 18:08
E como diz o grande Jorge Palma : “chega aonde tu quiseres, mas goza bem a tua rota” 😉
7 Janeiro, 2014 at 18:10
Você são ridículos. O Peyroteo melhor que o Eusébio? Há videos do Peyroteo? Têm a noção do que é o futebol? O que se sabe é que o Peyroteo na altura, em que o futebol era muito diferente, era um matulão com pouca técnica mas que marcava muitos golos. Provavelmente, mesmo se ele jogasse na altura do Eusébio, não dava em nada. O futebol não é só golos, em divisões inferiores, em ligas africanas, também há recordes de golos enormes. Mas um jogador tem de provar o seu valor ao nível máximo. Eusébio fê-lo na Taça dos Campeões e no mundial. Daquilo que se sabe, do que se pode analisar, o Eusébio era um jogador impressionante, um portento de técnica e força. Já viram o vídeo do youtube sobre o Peyroteo em que há um bocado de vídeo que o mostra a jogar? Se jogasse hoje era pior que o Hugo Almeida.
7 Janeiro, 2014 at 18:20
Inteligente és tu que sabes que ele não tinha técnica e “só” marcava golos às pazadas sem o ter visto!
Lamps intel!!!
7 Janeiro, 2014 at 19:56
Deixa lá… o UBoat acha que no tempo de Peyroteo, o benfica não jogava.
Já o Eusébio também disse: “Não admira que o Cristiano Ronaldo me tenha ultrapassado no número de golos, porque eu nunca joguei contra a selecção do Frankenstein”.
…e é verdade, sim senhor. Mas Peyroteo também não. LOL
7 Janeiro, 2014 at 23:58
Pró ‘inteligente’, aqui fica um registo dum jogo internacional do Sporting. Antes de haver Competições Europeias:
http://1.bp.blogspot.com/-EPYA69ygklk/UY_bi6NlvnI/AAAAAAAAOMk/cAq1NUEBBZU/s1600/Flama+12+Maio+67+eus%C3%A9bio.JPG
Peyroteo nesse dia não marcou. Mas tem desculpa, afinal até o MAIOR GOLEADOR MUNDIAL pode ter uma tarde de descanso LOL
…mas o Sporting ganhou em casa do Atlético de Madrid por 3-6, e Jesus Correia marcou os 6 golos.
How about that?
Se o submarino vier aqui muitas vezes arrisca-se a apanhar a doença do Sportinguismo.
8 Janeiro, 2014 at 0:00
Sorry, pessoal, submarino incluído. Enganei-me no link.
Este é que é:
https://www.google.pt/#q=atletico+aviacion+sporting+jesus+correia+6+golos
8 Janeiro, 2014 at 0:01
Porra. Isto está correr mal caraças…
Este é que é:
http://www.sportingcanal.com/?p=6674
7 Janeiro, 2014 at 18:22
Se o eusébio jogasse hoje era menino para discutir o lugar da seleção das quinas com o nelson oliveira, por essa ordem de ideias…
7 Janeiro, 2014 at 18:23
Ah, e guarda bem aqueles cachecóis verdes que depositaram na vossa estatua do Deus que os vossos “assassinos” das claques não sabem respeitar, que quero vê-los lá quando montarem a tal estrutura, ok?!
Ou então não… para desmascararem de vez a gente nojenta que vos preside e que tão bem retrata a maioria de vós.
Obrigado.
7 Janeiro, 2014 at 18:25
Eu sou do Sporting
7 Janeiro, 2014 at 18:25
E vocês são uma vergonha para o Sporting, uma vergonha…
7 Janeiro, 2014 at 18:30
LoLoLoL! Afinal a piada do dia estava guardada…para a noite!Sim…és do Sporting…vá…agora toma lá os comprimidos e vai para a caminha que já deu o vitinho…LoLoloL!
7 Janeiro, 2014 at 19:50
Pois… e eu sou o Cebolinha, da turma da Mónica!
7 Janeiro, 2014 at 18:27
O Eusébio digo-te desde já que não passaria de um Cardozeco muita força e remate e pouco mais.
Vai cultivar-te um pouco e descobre qual é o jogador com melhor média de golos no planeta terra e depois vens cá debitar merda. Já agora vê lá qual foi o maior goleador da bota de ouro com 46 golos em 1976.
SL
7 Janeiro, 2014 at 18:36
Que atrasado mental. Não percebeste o que eu defendi no meu comentário? Também existe um jogador da Zâmbia que marcou mais golos que o Messi durante uma ano? Também achas que ele é melhor do que o Messi por isso. O Peyroteo marcou o que marcou numa altura em que o futebol era muito diferente e nunca provou nada a nível internacional.
7 Janeiro, 2014 at 18:39
Sim..é verdade rapaz…lembras-te bem desses tempos não é?! Sim…vá…olha…vai com estes senhores…veste primeiro o fato que eles trazem para ti de forma a ires apresentável e vai para os senhores…eles levam-te para um hotel simpático com pessoas como tu! Vais sentir-te em casa…
7 Janeiro, 2014 at 18:40
Lol argumentar com fanáticos…
7 Janeiro, 2014 at 18:28
Resumindo… O Peyroteo era como o Jardel, tosco mas um goleador do cacifo!!
Quanto ao seres Sportinguista, duvido, talvez mais uma “melancia”…
7 Janeiro, 2014 at 18:33
É a doutrina dos lampiões só os jogadores deles é que são bons os outros são merda. Como o Nuno Gomes que era melhor do que Jardel mas este último marcava mais golos ou o Markovic que ainda estou à espera que expluda, se calhar uma bilha de gás ajudava.
SL
7 Janeiro, 2014 at 18:45
Epah, este gajo que se aqui:
http://1.bp.blogspot.com/-EPYA69ygklk/UY_bi6NlvnI/AAAAAAAAOMk/cAq1NUEBBZU/s1600/Flama+12+Maio+67+eus%C3%A9bio.JPG
esse é que era um matulão com jeito para o pontapé.
7 Janeiro, 2014 at 19:00
Manda lá o link para o Face do Aníbal Cavaco… A ver se ele ainda acha o que dizia há dois dias atrás.
7 Janeiro, 2014 at 21:43
Excelente recolha Ariel…
Pois, isto não interessa e tal…
É assim ditaduras e galdérias dá em Galdeirices…
SL
7 Janeiro, 2014 at 21:00
Pois eu vi o Eusébio jogar no Mundial e digo-vos que ele só valia pelos golos e se jogasse hoje em dia,nem por isso valeria, pois não o deixariam fazê-los. Quem valia muito mais do que ele a jogar e que o safou muitas vezes mas, de que ninguém fala, era o Coluna. Que seria do boifica desse tempo se não fosse o Coluna.
7 Janeiro, 2014 at 18:19
Foda-se, vocês tem a passarinha aos saltos ou o caraças!
Faça-se a estrutura e espere-se… se houver cachecóis do Sporting falaram a verdade, senão… corte de relações!
Agora vamos andar a alimentar processos de intenções.
Para mim, a justificação da recolha é válida. Só lhes ficou mal vir reconhecer que os filhos da puta que se vangloriaram de matar um adepto nosso sejam também ladroagem que nem respeita as ofertas ao seu (???) ídolo…
Mas o que ganhava a lampionagem retirando os cachecóis e ofertas de outros clubes, quando só por aí podiam pegar para alegar precisamente o que alegam: A universalidade do jogador.
Deixem-se de fazer filmes… Era dum descaramento atroz fazer uma merda dessas, além duma burrice monumental. Nem eles ficavam bem vistos.
Continuem a malhar no ferro… eu cá, vou aguardar. Atento…
7 Janeiro, 2014 at 18:28
Tu acreditas no que queres…deixa os outros acreditarem no que querem…como disse em cima:
“ou acham que é verdade e eles não têm seguranças no estádio e não à nada mais fácil do que vandalisar aquilo tudo ali à volta (e que para além disso definitivamente aqueles lampiões são uns animais…) ou acham que eles queriam fazer a coisa pela calada e quando dessem por isso estava lá só do SLB mas foram canados e tiveram de inventar qualquer coisa à pressão para não ficarem mal vistos…
Agora é com cada um…eu vindo de uma direcção que ligou regras, apagou luzes, virou as costas na entrega de uma taça de Portugal, enjaula os adeptos adversários, coloca-os num sector inteiro com acesso apenas a 1 wc, arranjou seguranças para provocarem jogadores no túnel até estes se passarem, pediu aos adeptos para interromperem um jogo de juniores à pedrada para tentarem ser campeões, entre outras…estou inclinado para a segunda….queriam fazer um Mausoléu só do SLB mas foram canados a meio do processo e tiveram de voltar atrás…”
7 Janeiro, 2014 at 19:04
Se esse ódio todo te deixa contente… acredita pra frente, homem.
Quem sou eu…
8 Janeiro, 2014 at 10:35
Estás enganado…eu não os odeio! Antes pelo contrário! Espero que fiquem (a direcção toda) lá muitos e longos anos! LoL! Quando mais eles conseguirem sugar dos passarinhos e perder troféus mais eu gosto deles! hihihi! Apenas já mostraram o que são capazes e por isso o que espero deles é isso…mais nada! Não tenho nenhuma fé na bondade daquela direcção…só isso! De resto por mim é como te digo…longa vida ao orelhas! hehehehe!
7 Janeiro, 2014 at 18:31
Foda-se esperar pela estrutura, o Ricardo não me fodas, daquela gente espero tudo pois conheço bem as facadas dos gajos pelas costas.
Lembras-te de 2005 que iamos limpar o futebol com o Vieira, pergunta lá ao Peseiro e ao Dias da Cunha como é que isso correu?
E na taça da Liga em 2009 e já agora como foi no dia 9 de Novembro de 2013 e com o Capelo que nos pôs fora da Europa.
Daquele esgoto da Luz só sai merda e por muito que a tentem pulir não fica dourada.
SL
7 Janeiro, 2014 at 19:03
Vocês andam doidinhos de todo, arre…
Já misturam tudo!
Passo…
7 Janeiro, 2014 at 21:14
Ricardo, bem vistos ficavam eles se garantissem as condições de segurança, nao deve ser dificil, para que quem quissesse prestar a sua homenagem ao tal simbolo nacional. Isso sim.
Agora retirar e depois justificar pq dois putos andavam por ali…soa a desculpa da trteta.
7 Janeiro, 2014 at 21:17
Ricardo, bem vistos ficavam eles se garantissem as condições de segurança para quem quissesse prestar homenagem ao tal idolo nacional. Assim dar como explicação que dois putos que andavam por ali queriam tirar os cachecois parece desculpa da treta.
7 Janeiro, 2014 at 18:32
E compreendam que o meu comentário sobre o Peyroteo tem um certo radicalismo para equilibrar e ir contra o vosso nível de estupidez.
7 Janeiro, 2014 at 18:35
Ui mais um iluminado a chamar estupido aos outros, onde é que já vi isto?
SL
7 Janeiro, 2014 at 18:36
Fodasse…isto hoje é dia…
Se os gajos tiraram os nosso cachecóis com medo que os Lampiursos os queimassem não podemos tirar este daqui com medo que a Juve lhe bata?!?! Só naquela do olho por olho…
7 Janeiro, 2014 at 19:06
Esse submarino. U77…
teremos que mandar os Navy Seals…
7 Janeiro, 2014 at 19:35
Houve por aí alguém que se enganou na porta
7 Janeiro, 2014 at 19:15
Então como é…já nem “um velho” de 70 anos é respeitado…?
Nos meus tempos de miúdo (há quanto tempo isso já foi…)…uma das coisas que aprendi foi que…
Quem quer ser respeitado…tem de aprender a respeitar…!!
Estes espaços são para glorificarmos o Sporting e aumentarmos na medida do possível, o nosso sportinguismo…
Aqui não devem ter lugar…ofensas e dissensões…!!
Sporting Sempre…!!
SL
7 Janeiro, 2014 at 19:20
Max Martins,
O U77 é sportinguista? E tem setenta anos?
7 Janeiro, 2014 at 19:31
Chiça…??
Quem tem 70 sou eu e não é um qualquer U77 que me pode ofender…
Então…eu comentei, por isso devo estar na lista dos …: “o meu comentário sobre o Peyroteo tem um certo radicalismo para equilibrar e ir contra o vosso nível de estupidez”…
Deuzi que “isso” era para todos…!!
SL
7 Janeiro, 2014 at 19:53
Oh Max, como diria o Prof Machado: “Um vintém é um vintém e um cretino é um cretino”…
Faça como o poeta Artur Jorge, e deixe-se apenas “ofender” por quem você quiser.
7 Janeiro, 2014 at 19:29
A teoria do U- boat U77 tem grandes lacunas. O Peyroteo não jogou na Zâmbia. Jogou no mesmo campeonato onde jogou o Eusébio, contra os mesmos clubes, num tempo não muito distante um do outro por isso podemos comparar a performance de um e outro. O Peyroteo não detém um recorde nacional. É simplesmente o maior goleador da História do futebol mundial e até hoje ninguém conseguiu fazer o que ele fez. E se desvaloriza os anos em que jogou o Peyroteo como sendo uma época dum futebol menor, nós hoje podemos fazer o mesmo com o Cristiano Ronaldo em relação ao tempo em que jogou o Eusébio, por isso não vale a pena entrar por aí.
7 Janeiro, 2014 at 19:35
E não esquecer que de 1949 até 196… é menos do que quando o Eusébio jogou até por exemplo…ao Ronaldo…!!
Só tem uma diferença…no tempo do Peyroteo…a bola talvez não fosse redonda…
Mas quadrada não era de certeza…!!
SL
7 Janeiro, 2014 at 21:22
E tiro no submarino… foi ao fundo e ja nao submerge.
Este U77 deve ser daqueles Sportinguistas que alegadamente vandalizaram cachecois na Estatua.
7 Janeiro, 2014 at 19:45
Exactamente. É fazer as contas, e ver-se-á facilmente que o tempo que meia entre a retirada de Peyroteo e o começo da carreira de Eusébio, é MUITO MENOR do que aquele que separa o final de carreira do ‘pantera’negra’ do tempo do Cristiano Ronaldo. São ERAS de diferença. Desde Eusébio a CR7, houve por exemplo nomes como Gomes, Futre, Chalana, Figo, etc.
Não liguem a um indivíduo que só sabe argumentar chamando aos outros o que ele próprio é
7 Janeiro, 2014 at 19:46
*o tempo que medeia
7 Janeiro, 2014 at 19:32
“Deduzi”…o raio do teclado…!!
7 Janeiro, 2014 at 19:40
Toda esta discussão à volta de mortos já cansa, quando o melhor jogador português de todos os tempos ainda está bem vivo, a espalhar magia pelos relvados e a bater sucessivos records. Ou então se calhar não é o melhor, porque ainda não teve oportunidade de jogar com unhas encravadas, como noutros tempos.
8 Janeiro, 2014 at 19:57
Like
7 Janeiro, 2014 at 20:17
O 2
7 Janeiro, 2014 at 20:47
Fiquei na dúvida, os cachecóis do Sporting foram retirados pela direcção do SLB para os proteger das bestas benfiquistas que os queriam vandalizar, ou pelas bestas da direcção do SLB para os proteger dos adeptos que não os queriam ver?
7 Janeiro, 2014 at 21:07
Boa dúvida.
7 Janeiro, 2014 at 21:50
Peyroteo é, propositadamente, esquecido pelo Sistema com duas cabeças que domina o futebol e a comunicação social cá do burgo…
No entanto, NÓS nunca esqueceremos este e outros símbolos maiores do Desporto Nacional e do Sporting Clube de Portugal!!!
Obrigado por tudo Peyroteo! Que descanse em paz!
SL
7 Janeiro, 2014 at 22:38
Porque este post era sobre o Peyroteo (acho eu):
O Eusébio foi o único atleta verdadeiramente icónico da colectividade de Carnide durante a sua existência. Foi elevado a esse patamar porque foi no seu tempo um atleta excepcional, porque numa cultura que cultiva a adoração de ídolos ele personificou convenientemente um dos “F” da trilogia salazarenta, e porque depois de o terem descartado quando os joelhos cederam às dezenas de infiltrações a que foram sujeitos (the show must go on), obrigando-o a acabar a carreira no União de Tomar (ainda não consigo conceber isto…), os lamps ainda tiveram a desfaçatez de “recuperar” o símbolo que mandaram embora quando foi um empecilho, para o usarem uma outra vez, agora para se servirem da imagem mundial do atleta excepcional (vejam os ecos da morte dele na imprensa e em alguns dos principais palcos mundiais) para se colarem a essa imagem, e porque é (era) o que resta(va) dos tempos de glória.
E nós? Quantos atletas excepcionais, verdadeiros ídolos do desporto, tivemos ao longo da nossa História? Sim, Peyroteo. Sim, os Cinco Violinos, e Carlos Lopes, e Fernando Mamede, e Joaquim Agostinho, e Livramento, e Vitor Damas…
Nós nunca tivemos um regime “a trabalhar” para promover os nossos ídolos, é verdade. Mas também fizemos muito pouco para isso. Temo-nos limitado a olhar e promovê-los “para dentro”.
Temos muito de que nos orgulhar. Pelos atletas de eleição, e também porque nunca demos um chuto no cu de um desses atletas quando ele se tornou incómodo, para o ir buscar só quando nos lembramos que precisamos de uma “imagem de glória”, um cartão de visita dourado. Acho que é mais que tempo de começar-mos a fazer o trabalho de casa…virados para fora.
SL
7 Janeiro, 2014 at 22:38
O comunicado do galinheiro é conversa para boi dormir.
Quanto ao ENORME o que fica é isto :
“De entre os variadíssimos recordes de Peyroteo destacamos apenas seis deles que ainda hoje se mantêm:
O jogador português que mais golos marcou na história do Campeonato Nacional: 331 golos.
O jogador português que mais golos marcou num só jogo em campeonatos nacionais: 9 golos contra o Leça em 22 de fevereiro de 1942, que o Sporting venceu por 14-0.
O jogador português que mais golos consecutivos num só jogo para campeonatos nacionais: 5 golos ao Vitória de Guimarães em 8 de fevereiro de 1942.
O jogador com melhor média de golos marcados pela selecção de Portugal: 14 golos marcados em 20 jogos (média de 0,7 por jogo).
O jogador com mais golos marcados ao Benfica: 64 golos em 55 jogos (média de 1,2 por jogo).
O jogador com mais golos marcados ao F.C.Porto: 33 golos em 32 jogos (média de 1,02 por jogo).
“
7 Janeiro, 2014 at 23:25
O engraçado é que os lamps dizem que não se pode comparar o Eusébio com o Peyroteo porque os tempos e o futebol eram diferentes, mas também não se pode comparar com o CR porque os tempos também são outros (parece que ele nunca jogou contra o Frankenstein…). Conclui-se, portanto, que o futebol não tem evoluído continuamente desde o seu aparecimento, nas vertentes física, técnica e tática. Evoluiu até ao tempo de Eusébio, no qual aquelas vertentes atingiram o seu expoente máximo, entrando em inapelável regressão com a retirada do jogador. Eu diria que para aquela gente é capaz de fazer mais sentido comparar Peyroteo e CR…
7 Janeiro, 2014 at 22:43
Escreveram alguns aqui que, para o Eusébio ir para o Panteão Nacional, antes teria de ir o Peyroteo. Ora, tenho que dizer aos meus confrades Tasqueiros e Sportinguistas em geral, que não estou de acordo.
Se Eusébio for para o Panteão Nacional, não deve ser Peyroteo a ir também. Julgo que deverá ser a Irmã Lúcia. Cumprir-se-ia então, e ficaria para todo o sempre memorizada, a célebre trilogia de Fado-Futebol-Fátima. Para que o ramalhete ficasse completo, e exactamente como no célebre romance de Alexandre Dumas, em que os três mosqueteiros eram afinal quatro,
julgo que seria apropriado transladar também quem mais apadrinhou tal trilogia, o finado Professor Salazar.
Foda-se!
7 Janeiro, 2014 at 23:08
Apoiado
7 Janeiro, 2014 at 23:32
*Upgrade:
faltaria o bad english estudantil da tão apregoada liberdade e ainda, e os marretas cavaco, soares e cunhal.
Não nos podemos esquecer dos tempos livres…
Quanto a Peyroteo, os números falam por si, e numa altura em que o Salazar proibia a net, as tvs e os mobiles, será justo dizer que os Violinos, sem os Media e com censura, ainda assim conseguiram projeção suficiente para sermos o clube convidado para o primeiro jogo da Champions na altura…
SL
7 Janeiro, 2014 at 23:44
Deixo aqui mais uma nota, que considero pertinente.
Leiam o livro do Peyroteo.
Um conjunto de aventuras sintomáticas da época e que retrata de modo fidedigno o futebol naqueles anos e o carácter e nobreza deste avançado épico do nosso Sporting.
SL
8 Janeiro, 2014 at 1:02
Ofereci esse livro ao meu pai neste natal… a ver se o consigo ler dentro de poucas semanas 🙂
8 Janeiro, 2014 at 12:44
Eu comprei-o na semana passada e infelizemte esquecime dele no estádio.. ao menos que seja mais uma pessoa a ler o livro, quem seja que ficou e não entregou nos perdidos e achados.