Eu tentei, juro que tentei, passar ao lado do folclore em que se tornou o funeral do Eusébio (tanto, que até optei por não publicar um (bom) texto que me enviaram). Do meu ponto de vista, tudo se resumiria ao post que publiquei, colocando de lado ressentimentos clubísticos e desejando um pacífico descanso a alguém que faz parte da história do futebol, de histórias que me contaram e, para o bem e para o mal, da história do nosso país. Ponto.
O problema é que, o que se seguiu, foi transformando o meu ponto final em três pontos. Ao ponto desses três pontos já não serem suficientes para susterem o incómodo que declarações e imagens me iam causando. A novela dos cachecóis, que ontem fez as delícias de dezenas de milhares de portugueses, terá sido a gota de água. E tudo teria sido simples de evitar se, em vez de esperar que a bola de neve crescesse ao ponto de esmagar um sentimento de respeito comum em torno da figura de Eusébio (porra, se até Pinto Buffonni foi capaz de ser politicamente correcto), a direcção do Benfica tivesse parado para pensar cinco minutos. Não parou e, desse erro medonho de comunicação – não anunciar, antes de fazê-lo, que ia retirar os cachecóis em virtude dos actos de vandalismo – nasceu um episódio que enlameia o momento.
Mas, e foi aqui que se tornou impossível suster o vómito, o que me incomoda é que essa total ausência de estratégia de comunicação nasce, precisamente, de uma estratégia de comunicação que visa capitalizar a morte de Eusébio em benefício próprio (e nem vou entrar em aproveitamentos políticos extra-futebol).
Talvez seja o facto de ser adepto de outro clube que me leva a ter uma visão menos turva das coisas, mas não queria acreditar quando ouvi o presidente do benfica afirmar que um dos seus objectivos é fazer mais uma vontade a Eusébio, apostar nos jogadores formados no clube, e que essa será uma realidade em 2020. A campanha presidencial movida a populismo (onde é que eu já ouvi esta expressão?) ganhou contornos épicos com frases como «vi com os meus olhos [o Jesus não faria melhor, LFV] alguns jogadores a chorarem […] o Eusébio acordou as pessoas e é bom que os benfiquistas sintam isto porque algo está a mudar no Benfica».
É verdade que não se chegou ao ponto de pedir para se encher o estádio, frente ao fcp, até porque disso se encarregarão os diários desportivos do costume, já a partir de hoje, mas o que fica, pelo menos para os mais atentos, é um aproveitamento hipócrita da morte de Eusébio. Alguém dizia que o craque tinha levado uma vida de sacrifícios em prol do benfica, sujeitando-se a constantes infiltrações que lhe tornaram os joelhos em papa. Já sem joelhos para jogar, foi utilizado como bandeira de um clube ao qual faltam referências de nível mundial. Agora, num caixão coberto com a bandeira desse mesmo clube, há quem ache normal continuar a servir-se do seu nome. O nome do tal jogador universal que, sem vergonha na cara, alguns vão utilizando sob a máxima «é universal, mas é um bocado mais meu, por isso eu utilizo-o quando e como me der mais jeito».
8 Janeiro, 2014 at 15:41
Foda-se!
Nunca mais é Sabado .
8 Janeiro, 2014 at 16:03
Acardita 😀 Estou farto desta novela do Eusébio.
Quero é ver o Sporting.
9 Janeiro, 2014 at 0:47
x1000
8 Janeiro, 2014 at 15:45
Reponho aqui, com as devidas adaptações, o comentário que fiz ontem no post do Peyroteo.
Se Eusébio for para o Panteão Nacional, dever-se-á considerar também a ida da Irmã Lúcia, vidente de Fátima. Cumprir-se-ia então, e ficaria para todo o sempre memorizada, a célebre trilogia de Fado-Futebol-Fátima, que cristalizou o País durante várias décadas. Para que o ramalhete ficasse completo, e exactamente como no célebre romance de Alexandre Dumas, em que os três mosqueteiros eram afinal quatro, julgo que seria apropriado transladar também quem mais apadrinhou tal trilogia, o finado Professor Salazar.
Foda-se!
8 Janeiro, 2014 at 15:51
o leão verde é que a sabe.
8 Janeiro, 2014 at 15:57
Repito aqui o que digo aos meus amigos lampiões.
Quero que sa foda se o Lampião vai ou não para o Panteão, desde que não vá para Alvalade ou para minha casa estou-me sinceramente a cagar, tenho problemas maiores para preocupar mais.
Em relação ao aparato, já esperava muita coisa, só não contava com:
-3 dias de luto nacional! WTF?!?!
-Devassarem o cemitério todo. Partiram campas porque se meteram em cima delas, jarras, etc, falta de respeito enorme!
-O padre no fim gritar “viva ao fifica!” Dass que burgesso…
-Enterrarem a bandeira deles! Isso gostei, um gesto que é sempre bonito, enterra fifica!
-Continência da policia a um civil que deu uns chutos numa bola! Olé.
-Por fim, afirmações do género “Um exemplo a seguir como jogador e homem!” Foda-se a minha mulher é do fifica, e de certeza que não iria querer que lhe desse nos cornos, andasse bêbado e nas casas de alterne, isto é que é um exemplo de cidadão?
Por fim volto a repetir, metam-no onde quiserem, don´t care! Paz á sua alma, de resto quere é que ele se foda e mais os lampiões.
8 Janeiro, 2014 at 16:29
Não vou comentar mais nada do seu comentário…mas estava em casa e olhei por acaso para a TV e de repente vi uma imagem que até gostei…:
Um dos coveiros a largar lá para o fundo…a bandeira vermelha dos lampiões…
Ainda bem que sobre esse símbolo nacional. não se lembraram de colocar a Bandeira Portuguesa…!!
Continuo na minha…: descanso em Paz para o Eusébio e siga… le circle de la nuit…!
E da próxima que esteja com o meu amigo Vitor Melicias, vou perguntar-lhe como “conseguiu” …aquele “viva o benfica…”…!
Bolas…há coisas que um sportinguista nunca deveria ser capaz de dizer…!!
8 Janeiro, 2014 at 16:42
Que vira casacas o senhor Milicias.
SL
8 Janeiro, 2014 at 17:30
Pois…lá vamos ter de pedir desculpa ao Pe Vitor Melicias amigo…!!
Eu estava a estranhar…!
SL
8 Janeiro, 2014 at 17:04
Max,
Na altura do cemitério, já não era o Pde. Vitor Melícias, era o padre que fez o funeral do Feher…
8 Janeiro, 2014 at 17:12
Eu acho que era o papa que vai a todos os jogos do fifica
8 Janeiro, 2014 at 17:29
Ahhhhhhhhhhhhhhh…estava a ver que o Pe Vitor Melicias nuncva desceria tão baixo…!!
Por acaso ainda fez sábado oito dias, falei com ele do Sporting…
Estivemos um pouco à conversa em Óbidos…!!
SL
8 Janeiro, 2014 at 23:05
lindo!!!
8 Janeiro, 2014 at 16:09
Pessoalmente, é-me perfeitamente irrelevante:
– O aproveitamento que os milhafres pretendam fazer do falecido Eusébio;
– A “história dos cachecóis”, que me parece uma minudência tão grande (ou antes, pequena) que não vejo porque se perde tempo a falar disso, no contexto em que a tal “história” terá acontecido;
– Que se opine que o Eusébio não é “universal” ou que não foi um “símbolo português”. É falso.
SL
8 Janeiro, 2014 at 17:04
Até pode ser universal pois, pelo que fez no benfica, ficou conhecido em todo o mundo. Símbolo do benfica, sem qualquer tipo de dúvida. É um símbolo e é Português? Sim. É um símbolo Português, no sentido de representar uma nação, para mim, não o é nem nunca o foi!
Alguém que despreza uma larga franja da população, que a ofende ostensivamente e que lhe deseja mal, não pode representar essa mesma população.
8 Janeiro, 2014 at 16:11
Olhem, eu gostei do circo, foi melhor que o cirque du soleil, e sem pagar bilhete tivemos uma sessão de quase 48 horas non-stop em todos os canais de TV, com histórias lindas, como as de alguém que se cruzou com ele e recebeu um aperto de mão, é pá, simplesmente fantástico, chorei que nem a “Fancy Lala”, a revista “Hola” não faria melhor!
Foda-se, cada vez mais amo meu Sporting!
8 Janeiro, 2014 at 16:23
Palhaçada do ano e 2014 ainda agora começou, a parte que mais gostei desta comédia foi o padre a gritar “viva o fifica” ao mesmo tempo que enterravam o morto e dos bois a correr atrás do morto (aposto que não faziam isto para o próprio pai).
http://www.youtube.com/watch?v=Hg04fRgFTkQ
8 Janeiro, 2014 at 16:25
Tanta cera gasta em tão ruim defunto!…
8 Janeiro, 2014 at 16:41
Epa isto tem sido um espectáculo degradante de promoção da merda do boifica e sus acolitos.
O problema são os sócios de honra como o Duarte Gomes, o Capela ou o Mota quererem homengear o seu idolo através de ofertas da arbitragem.
A cobertura da RTP tem sido vergonhosa e uma falta de respeito para com todos os grandes futebolistas da decada de sessenta.
A merda da TVI 24 vai passar o Portugal Coreia do Norte como um grande jogo, com cometários de Fernando Correia. Ora atentem na IRONIA dos factos. O Inzébio disse que não marcou mais golos porque não jogou contra o “Frankenstein”, ora o seu grande momento pela selecção de Portugal é contra a “poderosa” selecção da Coreia do Norte. Sim essa a que Portugal espetou 7 no mundial de 2010.
Ai memória selectiva do caralho.
SL
8 Janeiro, 2014 at 16:42
Mais uma vez, grande texto Chreba, concordo plenamente.
Depois da tanga dos 6 milhões, a morte do Eusébio foi o melhor golpe de marketing para o benfas, e mais uma vez os lampiões embarcam na cantiga como os ratos encantados pelo tocadaor da flauta.
Vivó folclore galináceo… e a nação embarca nisso! Que tristeza.
8 Janeiro, 2014 at 17:23
A nação ponto e vírgula, há quem não tenha visto nem uma única imagem na tv e nem tenha lido jornais nestes dias somente, e já é muito, tenha acompanhado aqui no blog.
9 Janeiro, 2014 at 10:49
“há quem não tenha visto nem uma única imagem na tv e nem tenha lido jornais nestes dias somente, e já é muito, tenha acompanhado aqui no blog.”
+1
Toda esta palhaçada em volta do falecimento de Eusébio já era de prever,ora não fosse o modus operandis do benfas e seus oportunistas,exagerar sempre em tudo com a tal pompa e circunstância ridicula que os caracteriza.
Portugal em muita coisa é um país de “parolos”.
Mas desrespeitar um cemitério inteiro num funeral que acabou com um viva ao benfas dado por um padre…
é surreal.
A cena dos cachecóis é a perfeita imagem deste circo todo.
O que é certo é que tudo isto podia ter sido feito de forma honrosa e digna,mas não foi.
É triste a parolice.
9 Janeiro, 2014 at 11:01
o que o padre deu os vivas aos lampiões?
Estás a sério?
há imagens?
8 Janeiro, 2014 at 19:52
Realço o texto inicial, digno de figurar em qualquer meio de imprensa inteligente, honesto e educado…
O nosso clube também já teve personagens absolutamente tenebrosos, no entanto tenho para mim que a postura habitual do adepto do Sporting é bem diferente do comum adepto.
Chamem-lhe o que quiserem, mas isto é um facto !
Sem caganças…
O que se pode esperar de um clube cuja maioria dos adeptos representa tudo o que de pior tem o povo português…
Continuamos tão pouco exigentes, 40 anos de libertinagem não abriram os olhos, dinheiro a rodos vindo de fora não promoveu a educação e a cultura como deveria ter sido feito.
Continuam as influências nefastas dos joguinhos de poder ressabiados, onde o que interessa é mostrar que se tem e se pode e não o que se É…
A impunidade reina e é premiada…
Votem em Lixo, têm Lixo…
Cada vez mais triste este burgo aburguesado de pantomineiros, amanuenses e diletantes…com o alto patrocínio da corja política, da imprensa corrupta e manipuladora, e de um povo na sua maioria pouco dado a pensar …dá trabalho …
Desculpem este aparte, mas sinceramente ainda acredito que é possível daqui a umas décadas e via os jovens de hoje (embora na maioria em desespero, julgo que sabem perfeitamente fazer uma leitura do que se passou e passa…) existir uma mudança no nosso Portugal.
Deveríamos em função da nossa História ser bem mais rigorosos e exigentes, é tão triste perceber que existe potencial e…
SL
8 Janeiro, 2014 at 22:28
Não sei não. Quem vive no meio escolar não é tão optimista com tu.
8 Janeiro, 2014 at 20:47
Não consigo entender a lógica de sugerir ou defender que o Benfica tinha de fazer um comunicado antes de tirar de lá os cachecóis. A primeira coisa que temos de fazer para resolver um problema é resolver o problema. Não é dizer que vamos resolver o problema e depois sim é que o vamos fazer.
Subordinar a execução de qualquer medida que seja em função do prévio consentimento das redes sociais não me passa pela cabeça. É uma situação em tudo semelhante ao que acontece quando se deixa transparecer para o domínio da comunicação social o que se vai passar em tribunal. Quantas vezes já se é culpado antes de serem sequer apresentadas as provas? E está certo? Não está.
É a mesma coisa com a deontologia dos orgãos de comunicação quando tiram frases do contexto e as publicam. Está errado – deontologicamente não se pode enganar as pessoas voluntariamente. Quem publicou a fotografia sabia bem o que estava a fazer. Porque não teve o cuidado de se informar, o seu grau de vandalismo é tão grande como aqueles vagabundos que foram queimar os cachecois. A fotografia tem o condão de ser incendiária porque há pessoas que têm propensão para isso. E só serviu de lume para essas pessoas.
Como se costuma dizer em Direito, a ignorância da Lei não aproveita a ninguém.
Há séculos atrás substituimos a justiça popular pelos tribunais. Porque a justiça popular não garante os mesmos direitos à acusação e ao acusado.
Ratificar que não há nada de errado em toda a gente comportar-se como um bando de selvagens, porque alguém meteu uma fotografia na net sem ter tido o cuidado de averiguar o contexto da mesma não devia ser civilizacionalmente provável. E porque não devia ser provável nem tem qualquer razoabilidade, não pode ser defensável.
A indústria da web gere-se com cliques nas publicidades. Queria por isso ver alguém a olhar para a pessoa que tirou a fotografia e apontar-lhe o dedo. Aquilo não está bem feito, porque apenas foi feito parcialmente. E porque foi feito parcialmente, tem duas leituras: Ou houve incúria, e a pessoa tirou a fotografia sem pensar nas consequências, e sem ter a noção do efeito das redes sociais (mesmo assim foi apresentada rapidamente online) ou então houve maldade, pois quis mesmo postar a fotografia para incendiar os ânimos. E não, isso não desculpa quem vai atrás do boato ou rumor. É por isso que não basta gritar que a pessoa que está ao nosso lado é criminosa para essa pessoa automaticamente ir presa. É preciso prova, e essa,faz parte do Direito, porque decorre, como normalmente no Direito, do bom senso.
Querem falar da inocência do Eusébio? Ou do aproveitamento que a Direcção do Benfica está a fazer disso? Acrescentem mais um a essa lista -> o que tirou a foto.
A unica coisa que temos de fazer quando constatamos que não tivemos bom senso, não é justificar que tivemos razão para isso. A unica coisa de bom senso que se fazer nestas circunstâncias é reconher que errámos.
Agora o incendiário a dizer que não tem culpa por incendiar…
8 Janeiro, 2014 at 21:43
Ora aqui esta um exemplo de como se vira uma história.
Alguns adeptos sportinguistas decidem homenagear Eusébio colocado um cahcecol do seu clube.
Os lampiões decidem , com uma desculpa esfarrapada, retirar os ditos chacecois.
Alguem tira uma foto do facto.
A questão evidentemnete dá burburinho.
Moral da história: o culpado foi quem tirou a foto.
8 Janeiro, 2014 at 22:12
Pois é, a pessoa que captou o momento em que supostamente o segurança estava a “salvar” os cachecóis do Sporting, esse é que falhou, e não o devia ter feito porque aquilo era uma “operação secreta”… Quer dizer que os itens verdes eram mais inflamáveis, ou que os do benfica são à prova de fogo e de vandalismo? Já agora, quando edificarem a tal caixa/mausoléu, vai ser ali em torno do material que lá ficou? Calculo que essa seja uma ‘operação relâmpago’, porque se demorar muito nem mesmo os cachecóis do benfica (por mais resistentes que sejam) resistirão às imtempéries, e depois, quando forem repor os itens que agora dizem estar a salvar, eles não só estarão em excelente estado de conservação, como ainda ficarão por cima dos que agora lá deixaram. Ou vão arrumá-los “enterrados” debaixo de tudo o que lá está? E os que foram pendurados e amarrados no próprio corpo da estátua, ainda lá estão? ou espezinharam tudo para lá ir retirá-los? Hmmm… se calhar os tais “vândalos” fizeram um trabalho que tinha que ser feito,mas agora ficaram estigmatizados com a culpa… Mas também não faz mal, essa culpa não pesará a ninguém, porque a acusação foi lançada para o ar, e os culpados não foram fotografados pela tal pessoa que agora é para si a culpada de tudo.
É sabido que nem mesmo aos piores criminosos NUNCA faltam advogados que os defendam convictamente. E muitas vezes até conseguem inocentá-los com sua lábia, indo desencantar argumentos sabe-se lá onde. Deve ser por isso que na América costumam dizer que 300 advogados no fundo mar… é um bom princípio.
8 Janeiro, 2014 at 22:19
Pelo que se vê na foto, ainda bem que foram rápidos a resolver o problema, que as pessoas que por lá estavam tinham todas um ar ameaçador.
Nós é comemos todos gelados com a testa e não percebemos que aquele comunicado saiu porque ao contrário do que eles pensaram , a informação chegou rapidamente.
Podes guardar o Código Civil no rabiosque.
8 Janeiro, 2014 at 22:40
Ah, aproveito para deixar aqui umas notas :
O meu cachecol está cá em casa e de cá só sai para acompanhar o ENORME!
Quando chegar “a minha hora”, não quero ir para o Panteão, ok?
8 Janeiro, 2014 at 22:50
A propósito: o tal lampião mal-criado que costumava vir cá sempre melgar (o tal Nunca-mas nunca…) não tem aparecido. Será que os ‘bosses’ o proibiram, até que finalmente tomem posse do Panteão de Santa Engrácia?
8 Janeiro, 2014 at 22:35
EH …
…isso tudo, e mais bla bla legais, presupondo que, realmente houve vandalizacao, e que o local nao e vigiado, e que a direccao do benfica nao esta a mentir para se desculpar por ter sido apanhada com a mao… nos cachecois.
E no fim os maus da fita foi quem tirou e publicou a foto. Que malandros, desculpa incautos.
Vai la com a tua feiticaria aka linguagem tecnocratica da treta, por os lampioes a dormir, que os leoes nao vao em ladainhas.
9 Janeiro, 2014 at 11:07
“Era uma vez um Escorpião que queria atravessar para a outra margem do rio, então pediu ao Sapo que o levasse até lá. O Sapo muito desconfiado, ainda disse:
Se eu te levar até lá corro o risco de ser picado por ti Escorpião.
O Escorpião com muita lábia, disse ao Sapo: Não temas “amigo” Sapo. Se eu te picar nós dois morreremos afogados, por isso podes confiar em mim…
O Sapo pensou… pensou…e viu que até tinha uma certa lógica. Então resolveu ajuda-lo.
Porém, no meio da travessia, o Escorpião picou o Sapo que agonizante e sem acreditar virou-se e disse:
Então Escorpião, tu prometes-te que não me irias picar…! Agora ambos vamos morrer afogados!
O Escorpião, com os olhos incandescentes, ainda teve tempo de dizer:
Desculpa lá ó Sapo…Mas esta é a minha Natureza.”
pode ser que te ajude a interpretar melhor a tal foto…e não quem a tirou.
8 Janeiro, 2014 at 22:40
Vá lá que eu pensava que o desgraçado do segurança a quem mandaram tirar os« ditos» viria a ser o bode expiatório, mas por nunca ser, pensaria que seria a pessoa que tirou a foto. Estes benfas« criam» cada coisa. Porque é que não te insurges com a borla com as mentiras que dizem todos os dias só para vos engrandecer. Vai pra outro essa já não pega.
8 Janeiro, 2014 at 23:27
Já que se posso ter alienado algumas pessoas por não ter optado por uma linguagem muito simples ou talvez por ter sido demasiado confuso esclareço resumidamente a minha opinião
– uns vândalos queimaram uns cachecóis durante a noite que estariam pendurados na estatua
– o Benfica tomou nota e mandou recolher durante a tarde os cachecóis mais susceptíveis de tornar a atrair os vagabundos
-alguém fotografa a retirada dos cachecóis do Sporting, e resolve publicar e partilhar o momento na sugestão que os responsáveis Benfiquistas se estavavam a comportar como umas bestas e a desrespeitar as homenagens feitas ao Eusébio por adeptos Sportinguistas
– a imagem circula no social media, e levanta-se um coro de ofensas de meia noite e acusações de falta de ética caracter nobreza, etc
– o Benfica manda o comunicado e explica o facto passado e esclarece que vai fazer alterações à estrutura da estatua
– conclusão : os gajos que queimaram são uns vagabundos, os gajos que acusaram sem razão e que nao se conseguem retratar do que disseram são umas crianças mimadas, e o tipo que tirou a foto e fez questão de a partilhar nos social media era interessante de ouvir.
De resto tudo como dantes, quem é desportista ficou provavelmente mais certo que tem razão, quem nao sabe ser desportista nunca percebera provavelmente o que leva a que o Eusébio seja futebolisticamente unanime.
Cumprimentos
8 Janeiro, 2014 at 23:34
Tu que és um tipo informado esclarece-me lá uma dúvida,sff. Há lá segurança à noite ou aquilo está ao abandono?
8 Janeiro, 2014 at 23:39
sabes porque que nao e unanime? se nao sabes le:
http://expresso.sapo.pt/antigo-jogador-desmente-eusebio=f691384
9 Janeiro, 2014 at 0:59
Nunca tinha visto esse desmentido, apenas o do Hilário:
http://expresso.sapo.pt/hilario-eusebio-fugiu-para-assinar-pelo-sporting=f689566
Tudo bate certo com estas declarações recentes de quem viveu esses tempos em Moçambique:
http://www.youtube.com/watch?v=hKoutbSsGiE
Imagino que esse desmentido factual e com datas do Braga Borges nunca tenha merecido comentários ou resposta do Eusébio.
Na minha opinião o Eusébio ao longo da sua vida deixou-se manipular por lampiões fanáticos. Na sua ânsia de renegar qualquer ligação afectiva que possivelmente um dia teve ao SCP (e que dado o curso da sua vida pode ter legitimamente mudado) e talvez justificar as mordomias e a adulação dos lampiões, inventou aquela mentira infame em que trocou tudo para fazer parecer bem a filial do slb e fazer o Sporting de Lourenço Marques, nossa filial e onde lhe deram a possibilidade de começar uma carreira, os maus da fita. Muito triste.
Tudo bate certo com as declarações de ódio e desrespeitosas para o SCP feitas na última fase da sua vida, contrastando com relatos do tempo em que jogava, de grande respeito entre Eusébio e os jogadores do SCP.
A corja lampiónica que rodeou o Eusébio nos últimos anos conseguiu manipulá-lo e influenciá-lo, transformou um benfiquista num lampião, aproveitando-se das suas fragilidades e fraquezas. Isto que se assiste nestes dias é apenas a continuação da manipulação e o colher dos frutos de quem ganha com toda esta pouca vergonha.
Espero que o grande futebolista Eusébio esteja finalmente a descansar em paz já que o homem que foi continua a ser usado despudoradamente.
9 Janeiro, 2014 at 1:17
Ahhh, e o Sr. Braga Borges além das datas e factos expostos diz que muito mais haveria para contar!
Pergunto-me, se dada a importância da figura do Eusébio e no interesse da verdade histórica, não valeria a pena algum jornalista indagar quem presenciou o começo da vida deste grande futebolista enquanto ainda podem fazê-lo em primeira pessoa…
Ou só vamos ter direito a histórias da carochina e à verdade lampiónica?
8 Janeiro, 2014 at 23:44
Unânime não, pelo menos este cidadão achou que o chuto foi fora da bola:
http://1.bp.blogspot.com/-EPYA69ygklk/UY_bi6NlvnI/AAAAAAAAOMk/cAq1NUEBBZU/s1600/Flama+12+Maio+67+eus%C3%A9bio.JPG
8 Janeiro, 2014 at 23:53
Já agora, qual é o clube que venceu mais vezes o benfica? Não é o Sporting?
Pois isso deve fazer do benfica a “nostradama” do Sporting.
Se não fossem os Capelas, Rosmaninhos, Paratys, Lucílios, Motas e outros Calabotes, era sempre a aviar cartuxo.
Vostramardeka rui gomes da silva também vê sempre tudo ao contrário.
Se calhar é ele mesmo, disfarçado…
9 Janeiro, 2014 at 0:09
Roubam a noite sai o comunicado a tarde, então a direcção lamp não podia emitir o comunicado de manhã, sabendo do sucedido na noite anterior!? Não, só o emitiu quando a foto circulou de tarde nas redes! Resumindo, algo não bate certo em tudo isto, resta saber quem são os verdadeiros vandalos no meio disto tudo!
9 Janeiro, 2014 at 12:06
Por mim, acho tão prematuro estar a fazer grandes considerações sobre o Eusébio ir “JÁ” para o Panteão como a questão de terem tirado os cachecóis. Tudo prematuro…
Não percebo a urgência de lhe meter o corpo, que mal arrefeceu (tanto quanto percebi, há um tempo próprio para transladação), no Panteão…
Não percebo a urgência de discutir os cachecóis quando eles serão (?) recolocados de novo no final da construção do tal Eusébiodromo… Caso não sejam recolocados, aí sim… chumbo grosso, e nem faço por menos… corte de relações institucionais com os lamparinas! Desrespeito tem limites…
Mas como digo, vou aguardando… mas não esqueço!
10 Janeiro, 2014 at 20:54
Antes de mais dizer que sou benfiquista. E concordo a 200% com este post (tirando o “Já sem joelhos para jogar, foi utilizado como bandeira de um clube ao qual faltam referências de nível mundial.” que me deu alguma vontade de rir) 🙂
10 Janeiro, 2014 at 22:23
Matemática é contigo…
Se dissesses 100%, estarias a concordar com tudo. Mas ao dizeres 200%, concordas a dobrar.
…mas quando dizes que tiras algo, aí estragas as contas todas.
Como dizem que a maioria dos portugueses são afectos ao teu clube, se perceberem de contas como tu, está aí o factor que explica porque razão os portugueses são espoliados. A maioria que tu representas não tem noção do que são percentagens, é por isso.
10 Janeiro, 2014 at 22:59
“mais uma acha para a fogueira”!!!!!!!
____________________________________________________________________________
Antigo jogador desmente Eusébio
Braga Borges, antigo jogador do Sporting de Lourenço Marques, desmente declarações de Eusébio feitas na entrevista ao Expresso publicada no passado dia 12 na Revista Única
15:37 Quarta feira, 30 de novembro de 2011
TEXTO A A Imprimir Enviar
Eusébio e as suas inverdades!
Não poderia, de forma alguma, ficar indiferente à entrevista concedida pelo Sr. Eusébio Ferreira à Revista Única de 12 de Novembro último, e justifico o que acima afirmo em poucas linhas.
Eusébio iniciou-se a jogar futebol federado em 1958, nos Júniores do Sporting Clube de Lourenço Marques (SCLM), onde jogava a interior esquerdo e eu a guarda-redes. Nascidos ambos em 1942 – ele a 25 de janeiro e eu a 25 de março – pertencíamos ao mesmo escalão, por isso sei do que falo. Quando diz que, com 16/17 anos, já jogava nos séniores do SCLM, porque não existiam escalões inferiores, isso não é verdade! E relembro-o que o seu, e meu, primeiro jogo oficial foi contra o Benfica de Lourenço Marques, onde vencemos por 2-0, no escalão júnior. A foto seguinte – relativa à época 1958/59 da equipa de juniores do Sporting de Lourenço Marques, tinha ele 16 anos – desmente-o.
Jogámos juntos a época seguinte, 1959/60, na qual também fomos campeões de Lourenço Marques pelo Sporting (ver segunda foto)
ESCALÃO DE JÚNIORES – ÉPOCA 1958/59 Braga Borges – André – Lino Alonso – Flores (Gomes) – Bessa – Cunha James – Manuel António – Ashok – Eusébio – Madala
ESCALÃO DE JÚNIORES – ÉPOCA 1959/60 Braga Borges – Leitão – Bessa – Sau – James (capitão) – Coelho – Delfim Madala – Roberto Mata – Eduardo – Eusébio – Morais Alves – Isidro
Na época de 1960/61 é que ele sobe aos seniores, já então com 18 anos. E, ao contrário do que diz, o escalão júnior existia! E o tal jogo a que se referiu na entrevista à Única, em que marcou três golos ao Desportivo de Lourenço Marques, foi como sénior. Também não é verdade que tenha chorado quando marcou ao Desportivo. Tal como a restante equipa, festejou, isso sim! E, no jogo da final, marcou os dois golos com que o Sporting de Lourenço Marques derrotou o Ferroviário, cujo guarda-redes era Acúrcio Carrelo, ex FCP. Era um tempo em que não existiam rivalidades doentias, apenas as saudáveis rivalidades desportistas.
O que eu duvido que existam são os tais irmãos engenheiros. Como conheci relativamente bem a família dele, ele que diga onde se formaram os irmãos, uma vez que na altura Moçambique não tinha universidades. Eu acho graça aos “pobres de espírito” que – sem desprimor por ninguém – julgam que ser engenheiro é chegar ao topo do Mundo.
Diz também o Sr. Eusébio que o pai foi internacional por Moçambique. Como, se Moçambique era uma província – e não uma nação? Havia, isso sim, as seleções de Moçambique e a dos Naturais da Província. Ele que diga em qual delas jogou o pai. Em nenhuma – afirmo eu!
Para o fim, reservo a parte que para mim é mais importante, aquela em que afirma: “SPORTING, CLUBE ELITISTA E RACISTA”
Se éramos um clube elitista e racista, ele que explique então porque saíram do “seu” Desportivo, para jogar no Sporting, o Satar e o Merali, que eram indianos, e o Sérgio Albasini, que era mestiço. Menciono apenas estes, mas havia mais jogadores que saíram de livre vontade, pois, como bem sabem, não existiam transferências à base de dinheiro. E, já agora, que diga também quem saiu do Sporting para o Desportivo. Eu não me recordo de nenhum – e os jogadores nada recebiam, o Sr. Eusébio era a exceção!
Clube racista, diz ele… O Sr. Eusébio é que fala em racismo. Será que se recorda? Eu avivo-lhe a memória: a dupla de centrais era composta por Satar (indiano) e Rangel (misto/chinês); o avançado centro, Maurício, era preto (para não falar do próprio Eusébio); havia ainda Morais Alves, Roberto da Mata, Madala, etc. etc. etc., todos de raças diferentes.
E porque o clube não era só futebol e integrava outras modalidades desportivas, entre as quais o basquetebol, relato aqui outro ponto que mostra bem o quanto éramos racistas. Reis Pires, basquetebolista preto, natural da Guiné e radicado na então Metrópole Portuguesa, quando cumpria o serviço militar foi transferido para Moçambique, onde recomeçou a jogar basquetebol, no Desportivo de Lourenço Marques. Mas ao fim de algum tempo quis ir jogar para o Sporting de Lourenço Marques, o tal clube que segundo o Sr. Eusébio era racista.
Racismo no SCLM? Mais uma vez o desminto. Então e quando o Sporting era convidado a participar em torneios na África do Sul (na época do apartheid) e uma das exigências para a participação era a equipa não incluir atletas pretos, o que é que os dirigentes do Sporting faziam? Não ia ninguém, declinava os convites! E, ao contrário de outros clubes, o Sporting é que era um clube racista, segundo o Sr. Eusébio…
Rivalidades? Na época, as rivalidades eram tantas ou tão poucas que, quando o Benfica foi campeão europeu, a direção do Sporting de Lourenço Marques disponibilizou veículos automóveis para que todos nós, do Sporting, pudéssemos ir para as ruas de Lourenço Marques festejar o acontecimento, o que fizemos com muita alegria e muito orgulho. É este Sporting, um clube respeitado, que engloba dirigentes, formadores, atletas e adeptos, que o Sr. Eusébio tenta denegrir? É bom que as pessoas saibam a realidade dos factos e que o conhecemos não de agora, mas de outros tempos…
A maioria dos atletas que defenderam, nas diversas modalidades, a camisola do Sporting de Lourenço Marques, felizmente ainda estão vivos e são as melhores testemunhas do que eu aqui afirmo. Muito mais haveria para dizer, mas fico-me pelo essencial.
Porque será que o Sr. Eusébio instiga ao rancor? Será para justificar o que o Benfica lhe paga? O amor à camisola não justifica tudo! E é feio “cuspir no prato onde se comeu”… Esta é uma outra forma de se ser Judas. O Sr. Camilo Antunes, o Sr. Elísio Pereira e o Vigorosa já devem ter dado muitas voltas no túmulo com tamanha ingratidão.
É que, para ser respeitado, tem de respeitar! Mostrou-nos uma faceta que lhe desconhecíamos e que, a meu ver, fragiliza a sua figura como Embaixador do futebol português. Eusébio Ferreira foi um excelente jogador, hoje confunde e diz inverdades. Não tinha necessidade! Sabes que eu tenho razão, Eusébio.
Braga Borges (antigo jogador do Sporting Clube de Lourenço Marques)
Ler mais: http://expresso.sapo.pt/antigo-jogador-desmente-eusebio=f691384#ixzz2q2UEpjPT
10 Janeiro, 2014 at 23:09
Pois, só faltava essa. Afinal sempre alinhou nos juniores…
Ainda por cima, mentiroso.
Oh, well… se calhar há lá outros no Panteão, cabe sempre mais um.
11 Janeiro, 2014 at 3:20
This web page is known as a walk-by means of for the entire data you wished about this and didn’t know who to ask. Glimpse here, and you’ll positively discover it.