É sempre questionável a eleição do «melhor jogador do mundo». Talvez fizesse mais sentido chamar-lhe «o jogador que mais se destacou ao longo de…», abrindo mais espaço, por exemplo, à eleição de um guarda-redes. Mas esta questão do melhor do mundo levou-me a um exercício mental sobre os grandes jogadores que vi jogar e que decidi guardar e publicar mesmo em cima da entrega da Bola de Ouro deste ano.
Não vi nenhum dos Cinco Violinos, nem vi Yazalde ou Azevedo. Também não vi Pelé, Garrincha, Eusébio, Di Stefano, Kempes, Masopust, Rivelino, Figueroa, Best, Puskás, Banks, Keegan, Rummenigge, Bobby Charlton, Cruyff, Beckenbauer, Cubillas, Passarella, Dalglish, Yashin… Fazem parte de memórias criadas a partir de resumos televisivos, muitos deles a preto e branco, que aumentaram a minha paixão pelo futebol.
Mas tive a sorte de ver muitos outros (e, atenção, vamos deixar os craques leoninos por razões óbvias). O nosso Balakov é figura obrigatória numa lista onde cabem Maradona (que grande cueca levaste do Douglas, ó Dieguito), Batistuta ou Zanetti, o bigodes Schumacher e os monstros Oliver Kahn e Peter Schmeichel (que orgulho, vê-lo de Leão ao peito), Luís Figo e Paulo Sousa, Redondo e Matthäus, Baresi, Maldini e Baggio, Jean-Marie Pfaff e Rinat Dasayev, os laranjas Marco van Basten, Dennis Bergkamp, Ruud Gullit e Frank Rijkaard, o grande Boniek e os não mais pequenos Hagi ou Stoichkov, os lendários jugoslavos Suker, Stojkovic, Stojanovic, Prosinecki, Savicevic e Pancev (daí ter sido tão fã do Ivkovic), o fenómeno Ronaldo e os seus compatriotas Sócrates, Zico, Falcão, Rivaldo, Ronaldinho e Romário, os manos Laudrup, os blancos Emilio Butragueño e Hugo Sánchez (bem secundados, mais recentemente, por Raul), os temíveis Weah e Thierry Henry, o incontornável Eric Cantona e o intratável Zlatan Ibrahimovic, os elegantes Enzo Francescoli e Andriy Shevchenko, o louco Higuita e o folclórico Valderrama, o pensadores Schuster, Nakata e Okocha, o bailarino Roger Milla e o Alessandro “eu não envelheço” Del Peiro, os franceses Platini, Zidane e Papin, o pequeno grande Messi e o seu colega Iniesta, o pé esquerdo do cabrão do Futre e o pé esquerdo do intemporal Giggs, o capitão Francesco «eu tenho amor à camisola» Totti e o pé direito teleguiado do Beckham… e termino a lista (que podia continuar mais um pouco) com um tal de Duckadam que entra na minha história do futebol depois de defender quatro penáltis na final de uma Taça dos Campeões, frente ao Barça.
E, depois, Ronaldo. O Cristiano. Cristiano nasceu para ser jogador de futebol, mas, parece-me, ao contrário da maioria dos nomes acima, quis ser mais do que isso: quis ser um superatleta. Trabalhou e continua a trabalhar nesse sentido. E é isso que ele é. A sua fisionomia não auguraria uma mistura de velocidade e técnica como a sua, mas ele contrariou tudo isso e joga a um ritmo que poucos acompanham. O direito é o seu pé, mas quem o vê rematar com o esquerdo questiona essa escolha natural. Salta tão ou mais alto do que os melhores cabeceadores (e cabeceia melhor do que muitos deles). Marca livres de forma única e assume as despesas do jogo quando assim tem que ser.
Sinceramente, estou-me a cagar para o quão irritante ele pode ser fora de campo, para os tiques ou para uma arrogância que, confesso, me parece justificada em certos momentos. Isso até podia levar-nos a falar sobre a forma como os jogadores se têm vindo a transformar, cada vez mais, em estrelas pop e na forma como numa sociedade em que o seu nome é o mais procurado na internet, CR consegue manter os níveis de concentração e, ano após ano, desafiar-se a ele mesmo rumo a novos objetivos. Deixemos, portanto, esse lado social. Estamos a falar de futebol. E assim sendo, independentemente do que venha a ser decidido daqui a pouco, na atribuição da Bola de Ouro, posso dizer que Cristiano Ronaldo é o jogador mais impressionante e completo que vi em campo até hoje!
13 Janeiro, 2014 at 18:50
Mas o Ronaldo é arrogante…?
Isso dizem as pessoas que têm inveja da sua conta bancária…!
O Ronaldo parece ser uma excelente pessoa tanto dentro como fora dos relvados…!!
Não sei quem vai ganhar, mas para mim ele é o MAIOR…!!
Como disse o Figo do Eusébio,…o Ronaldo é o MAIS GRANDE…!
O resto…são os invejosos, os mesquinhos a manifestarem-se…!!
SL
13 Janeiro, 2014 at 18:53
Sem dúvida, o CR7 é o jogador mais completo que alguma vez se viu! Entre esses nomes que dizeste, ainda falta tantos, e é por isso que nós adoramos futebol, pq num só jogador vemos magia!
Savicevic, Boban, Romário, Sammer, Mathaus, (kat)Klisman, Lineker, e um sem número de jogadores que eram pura magia vê-los jogar! Não havia post onde colocar todos e mais alguns jogadores que vimos jogar!
13 Janeiro, 2014 at 18:55
O nosso sócio 100.000 só perde para D10S.
13 Janeiro, 2014 at 20:26
Agora estiveste bem!;) mas vou cometer um “pecado”: o melhor de sempre e Maradona, agora, mas CR7 vai ser o melhor de sempre quando acabar a carreira.vejo hoje CRISTIANO RONALDO como um prototipo (mas humano porque ate chora!) do que sera o jogador do sec.XXII! E esse o legado que CR7 nos deixa para o futebol: o atleta mais perfeito que jogou com uma bola nos pes. Um super atleta em que tudo, TUDO, combina na perfeita simbiose: cabeca, alma, espirito, pes, corpo, atitude, profissionalismo.. Nunca ninguem na historia do futebol associou estes predicados dum modo tao perfeito. CRISTIANO NAO TEM SIMPLESMENTE FALHAS.
E o meu coracao chora so de pensar que Cristiano Ronaldo possa terminar no Sporting.Saibamos nos merecer o regresso do nosso filho mais brilhante!
13 Janeiro, 2014 at 22:08
Estou de acordo que Ronaldo, a manter o ritmo, poderá vir a ser consagrado como o mais completo de sempre. Mas atenção… falta-lhe marcar um golo com a mão de Deus…. (ou será com uma das mãos que Deus lhe deu? Estou confuso…) 😉
13 Janeiro, 2014 at 18:55
Top!!
Logo tenho q ver em casa o jornal penso do rascord, q o entrevista dps dos 1º golos ao moreirense, onde lhe perguntam algo do genero:
– estreia de sonho, cristiano?
e ele responde..
– de sonho? ainda não viram nada!!!
TOP 😉
13 Janeiro, 2014 at 18:56
Vi bastantes dos que não conseguiste ver, não ao vivo claro, mas sim pela tv e sem pruridos confirmo aquilo que acabastes de frisar este é sem dúvida « o jogador mais completo que vi até agora».
Para mim ele merece essa bola mas, se estivesse em Inglaterra provavelmente seria dele, agora não sei, o parvalhão do francês quer o ribéri com a bola.
13 Janeiro, 2014 at 19:45
Já cá canta a 3ª. bola de ouro. SL
13 Janeiro, 2014 at 19:01
E agora, mais uma bola de ouro para o nosso sócio 100.000, o gigante Cristiano Ronaldo.
Sempre a bombar!
13 Janeiro, 2014 at 19:01
sem dúvida. ainda há pouco estive a ver mais um dos milhares de videos sobre ele. e assino por baixo: é o jogaodr mais completo da história do Futebol. ponto! sem dicussões!
….
e a Bola de Ouro de 2013 é…………………………………………………………………………………………………………………………………………………….CRISTIANO RONALDO!!!!
13 Janeiro, 2014 at 19:06
E pimba!
13 Janeiro, 2014 at 19:07
Parabéns Leão.
SL
13 Janeiro, 2014 at 19:09
Parabéns CR7!
Mereces!
SL
13 Janeiro, 2014 at 19:11
Parabéns CR7, mereces isto tudo e mais alguma coisa!
Um orgulho Sportinguista!
13 Janeiro, 2014 at 19:11
…faltou o “tosco mas marco que me farto” Jardel.
CR7 marca como um Jardel, rapido como um Henry, finta como um Ronaldo, mediatico como um Best, salta como um Pele, forte como um Beckenbauer, progride como um Figo, emblematico como… Eusebio(!) e treina como ninguem!!!
O melhor do mundo sim. Se e o melhor de sempre? Nao sei, mas esta na galeria…e ainda nao acabou a carreira … vai mais uma bola de Oiro (ou duas), uma Champions (ou duas), um titulo pela selecao (?!?) e porque nao, campeao pelo Sporting…
Senao e o mais completo de sempre, e o mais completo que vi jogar.
Grande socio 100 000. 🙂
SL
13 Janeiro, 2014 at 19:11
Viva, foda-se! parabéns, és o melhor de sempre!
Agora mandem pra cá o Nani, para a gente se entreajudar…
13 Janeiro, 2014 at 19:11
MELHOR DO MUNDOOOOOOOOOOOO!!
3 bolas de ouro para o Sporting!!
13 Janeiro, 2014 at 19:23
Caso único a nível Mundial!!!
Ainda por cima por se tratarem de ser jogadores sérvios…
13 Janeiro, 2014 at 19:12
Este Cristiano já me pôs a chorar, oh caraças!
13 Janeiro, 2014 at 19:14
O melhor de sempre!
(A cueca do Douglas!! Ahahaha muito bem lembrado Cherba :))
13 Janeiro, 2014 at 19:17
E só facto de falar em português, ainda faz dele MAIOR…!!
Obrigado Ronaldo, por tudo e por mais essa…!!
SL
13 Janeiro, 2014 at 23:29
e verdade falou em portugues ,fez me sentir 2 vezes mais orgulhoso
13 Janeiro, 2014 at 19:17
Tenho para mim que o super-atleta CR é antes de mais mental. De cada vez que vejo o que ele faz a seguir a cada rasteira que lhe tentam pregar, só me lembro da frase que acompanhava a publicidade da Tag-Heuer com o Ayrton Senna: “Don´t Crack Under Pressure.
A parte física do super-atleta é uma construção meticulosa feita pelo espírito com que encara cada desafio, que complementa na perfeição o dom natural para jogar futebol.
13 Janeiro, 2014 at 19:54
Sem duvida. Numa das primeiras entrevistas dele, lembro-lhe de lhe perguntarem qualquer coisa como até onde queria chegar no futebol e respondeu que a sua maior ambição era, quando já fosse velho, se lembrassem dele e dissessem: ‘Cristiano Ronaldo? Esse era craque’. Este gajo, acima de tudo, tem cabeça de campeão.
13 Janeiro, 2014 at 19:20
Foda-se e tem a mulher mais bonita com a lágrima no olho!
13 Janeiro, 2014 at 19:20
Parabéns Cristiano!
Obrigado Aurélio Pereira.
Obrigado Sporting Clube de Portugal.
13 Janeiro, 2014 at 19:20
Sporting tb já deu os parabéns!
http://www.sporting.pt/Noticias/Futebol/Fut_Prof/notfutprof_futronaldo_130114_122607.asp
13 Janeiro, 2014 at 19:21
CR28 é sem dúvida o melhor futebolista de sempre
13 Janeiro, 2014 at 19:27
Discursar (o pouco que conseguiu devido à emoção) em Português… faz dele o melhor do universo!
Cherba, fizeste-me reviver várias etapas da minha vida… que texto fantástico. E sendo eu da tua geração não podia estar mais de acordo!
“Cristiano Ronaldo é o jogador mais impressionante e completo que vi em campo até hoje!”
13 Janeiro, 2014 at 19:27
Parabéns Cris!
13 Janeiro, 2014 at 19:33
é bom de se ver: os lampiões dizem isto:
Bola de Ouro
Parabéns Ronaldo!
As palavras serão seguramente insuficientes para descrever a carreira e os feitos de um desportista ímpar que orgulha Portugal. A Bola de Ouro hoje conquistada, pela segunda vez, por Cristiano Ronaldo representa a consagração do talento, do empenho e da dedicação do futebolista mas representa muito mais, representa o orgulho de um país necessitado de celebrar feitos como este.
O Sport Lisboa e Benfica felicita Cristiano Ronaldo e todos aqueles que o ajudaram a chegar até aqui! É um dia feliz para o Desporto português e mais um incentivo para uma boa prestação de Portugal no Mundial 2014.
13 Janeiro, 2014 at 19:34
Giro giro ‘e ler a noticia que o filho da puta do Queiroz votou no Messi, monte de merda autentico este gajo.
Bora Ronaldo!
13 Janeiro, 2014 at 20:20
Ele já veio dizer que lá a decisão é tomada em grupo…
13 Janeiro, 2014 at 19:35
https://www.facebook.com/index.php?lh=a71abf791a14ca8df884bb608e7694c4&eu=opU2veVKfE7yHoO_V2u0zQ#!/photo.php?v=10152194549987164
13 Janeiro, 2014 at 19:40
És GRANDE Ronaldo.
Mais do que merecido!
Ronaldo é o Rei dos reis.
13 Janeiro, 2014 at 19:40
Grande Ronaldo caralho,és o maior e melhor de sempre,os invejosos são mesmo isso,uns frustrado!!Parabéns Grande Cristiano Ronaldo menino da nossa casa,que orgulho,fdx!
SL
13 Janeiro, 2014 at 19:47
Grande Ronaldo!
Também destaco o facto de falar em português. Já em 2008 o tinha feito. Cada vez que me lembro do Figo…