Foi uma animação na cozinha, com a Maria Ribeiro e a mbc a cozinharem quase em simultâneo. Dois pratos, temperados com mestria com os assuntos mais actuais, servidos, em virtude do jogo desta noite, em modo de degustação. Façam o favor de empanturrar-se (com estilo)!
CR7 E A FORMAÇÃO, by Maria Ribeiro
Ouvi muitas vezes falar de grandes nomes. O meu avô contava-nos sobre os Cinco homens que davam música, altura que fez do Sporting o maior dos clubes nacionais. Depois o tal Yazalde, que nunca ninguém iria bater o número de golos. Pelo meio lendas do Sportinguismo, como Vítor Damas ou Duscher. Balakov e Cherbakov, seguidos do “nosso” Luís Figo (que nos ficou a dever umas quantas).
Fico feliz por assistir à era “Cristiano Ronaldo” e de saber que também eu um dia vou olhar com saudade enquanto conto aos meus filhos: “ele usou a verde e branca, na altura já sabíamos… ele ia ser grande. Só não imaginávamos que seria o melhor português de sempre, mas sabíamos que seria enorme. Foi com tristeza que o vimos ir para Inglaterra, mas nunca nos esqueceu. Até no ano que ganhou a segunda bola de Ouro, disse que faltava ser campeão pelo Sporting”.
Espero poder um dia completar esta fabulosa história, com o relato de como Portugal foi campeão do Mundo e ele o melhor marcador, depois vencemos o Europeu seguinte e, quando regressou ao Sporting, fomos tri-campeões , vencemos duas Taças e uma Liga Europa (para não abusar e dizer logo Champions).
Formar não é só fazer grandes jogadores ou grandes homens, com todas as dicotomias que apresentam as duas formações distintas, é também endeusar e embelezar o que é nosso. Muitos dos nossos rivais dizem que o sportinguista mal vê algum miúdo dar um chuto numa bola, vê logo o novo Cristiano Ronaldo. Pois bem meus amigos, vocês já viram o nosso termo de comparação? É o melhor do mundo, fomos nós que o vimos crescer, que batemos palmas ao magrinho que fintava com o diabo no corpo. Esse é o nosso Cristiano, este agora é o do Mundo.
Endeusar e embelezar faz parte da arte de ser sportinguista, levamos os nossos ídolos muito a sério, levamos os nossos juniores como verdadeiros homens, que nos enchem de esperança, assistimos a uma jogada da equipa B e pensamos para nós: “Porra, quando estes miúdos chegarem à equipa principal… uiii aí é que vai ser”. Muitas vezes não acontece, tornam-se jogadores normais (quem não se lembra de Ranato Neto nos juniores, uma máquina). Mas durante aqueles anos, foram acarinhados como mais ninguém e tiveram uma enorme responsabilidade nos ombros.
Podemos também lembrar que esse nosso “exagero” em relação ao que é nosso e feito em Alcochete nos deu algumas desilusões: Moutinho, Carlos Martins, Simão e, mais recente, Bruma e Ilori. Mas pensemos também que enchemos miúdos de esperança e, quando deixaram de servir, as sucessivas direcções descartavam por não fazerem parte “do projecto desportivo”. Exemplos como Amido Baldé, que a humildade e amor ao clube o levou a dizer que torceria até ao fim da vida pelo Sporting, Bruno Pereirinha (não era um estrondo mas não é ligeiramente superior a Magrão? É que faz as mesmas posições..) que jogou um jogo de braço partido apenas para nos ver despachar o City, Diogo Viana, tem lugar neste Sporting, e segue para o Porto para recebermos o Postiga.
A culpa não é dos adeptos, claro, mas sim do que o clube está disposto a oferecer aos seus atletas e definir qual o projecto para quem gosta de jogar por nós.
Gosto da nossa formação, gosto de ver os jogos dos mais novos e rio-me quando oiço “não, agora o Benfica é que tem os melhores jogadores”. Penso para mim, o Betinho vai desfazer esse Cavaleiro ao meio. Isso é ser sportinguista, os nossos são os melhores os outros são coitados, os nossos serão candidatos à Bola de Ouro, merecem quase todos ir à Selecção, são superiores a tudo. E enquanto honrarem aquela camisola e se lembrarem de quem os formou e lhes deu a carreira, serão acarinhados como ninguém.
Nani pode regressar, dizem os jornais. Rui Patrício, Cédric Soares, Eric Dier, Rúben Semedo, Adrien Silva, André Martins, William Carvalho, Carlos Mané, Wilson Eduardo já representaram o Sporting este ano. Com a possibilidade de chagar Nani, estrear Iuri (a dez, like a boss) e utilizar o nosso Betinho podemos chegar aos 12 (Esgaio vai emprestado).
Eu acredito Sporting, agora mais que nunca!
ESTAREMOS A EXIGIR DEMAIS?, by mbc
“Anda lá! Se ganharmos este jogo somos campeões!” Foi mais ou menos este o conteúdo da sms que enviei a um amigo, dias antes do Estoril-Sporting.
Ele estava a organizar uma noite de futebol em casa para ver o grande, desviando um grupo considerável de sportinguistas da Amoreira para o sofá. Estava convicta daquilo que lhe escrevera. Acreditava que, se o Sporting conseguisse vencer no campo da equipa que, a seguir a nós, melhor futebol pratica neste momento – conseguindo, com isso, obter vantagem sobre o Porto, o Benfica ou os dois – ganharia uma confiança e um embalo que nos levaria, todos, a festejar em Maio.
Porque é destes momentos e deste aproveitamento de oportunidades que também vivem os campeões. Ciente, portanto, da importância do jogo, mas nem por isso especialmente confiante no resultado (estava com um mau feeling, acentuado pela nomeação do Proença), lá segui para a Amoreira. Por entre as muitas bandeiras das claques, que se agitavam mesmo à minha frente, fui vendo a nossa equipa fazer uma exibição fraquinha.
Para ser justa, o Estoril também fez uma exibição fraquinha. As duas equipas anularam-se bem, jogaram muito a meio-campo e criaram poucas oportunidades de golo. O que ia satisfazendo o Estoril e enervando a única equipa que, mesmo com pouca chama, quis ganhar. Embarcámos na estratégia canarinha e não fomos capazes de nos desenvencilhar da teia que nos montaram. Não conseguimos circular a bola no meio campo, como tão bem costumamos fazer, o William e o Adrien tiveram muito mais trabalho do que o habitual e as alas, fulcrais no nosso processo de jogo, não existiram. Carrillo podia e não queria; Capel queria e não podia; Wilson não podia tanto como o Carrillo nem queria tanto como o Capel. Montero, tristonho, sem bola e sem alegria, não se conseguia movimentar e nem sequer chegava a falhar oportunidades – porque simplesmente não as tinha.
O grande problema é que, em jogos equilibrados, com treinadores que nos sabem ler bem (como é o caso do Marco Silva), ou temos jogadores que são capazes de, individualmente, desequilibrar, ou, por vezes, a organização colectiva não chega. Tínhamos que rematar muito e criar muitas oportunidades. Tínhamos de ser criativos. Mas nada disso aconteceu. E assim é difícil ganhar.
Mas o protagonista do jogo, ao invés de William, Montero, Patrício, Adrien ou Slim, haveria de ser outro. You guessed it! – o sorridente Proença. Quando o vi, ainda durante o aquecimento, a exibir a dentadura irritantemente branca às claques do Sporting, em resposta a uma provocação, percebi logo ao que vinha.
Sobre o lance do Montero não me vou alongar muito porque, verdade verdadinha, não acho que tenha sido escandaloso. Há um contacto, sim, e um aproveitamento. Poderia – e possivelmente deveria – ter sido penálti, mas não devemos colocar este lance no mesmo plano do golo anulado ao Slimani ou do “não vi” do Xistra, contra o Rio Ave, sob pena de descredibilizarmos as nossas (legítimas) queixas.
O que é verdadeiramente vergonhoso é que Proença, aquele moço simpático que deu abracinhos ao Vítor Pereira e, recentemente, disse que Duarte Gomes fez uma grande arbitragem no derby que nos arrancou a ferros da Taça de Portugal, deu uma grande lição de como viciar um jogo sem dar muito nas vistas. Colocou o jogo em ponto morto, parando-o constantemente. Ora para marcar faltas idiotas, ora para explicar as regras, em tom doutoral, aos intervenientes do jogo, ora para atravessar o campo a passo e obrigar um jogador do Sporting a colocar a bola escassos centímetros ao lado para a marcação de um livre, ora para deixar que jogadores do Estoril fossem assistidos em campo durante uma eternidade.
Tudo somado, o jogo não teve mais de 45 minutos de futebol jogado – e, mesmo esses, sempre com solavancos. E Pedro Proença – o lampião a quem os lampiões deram a possibilidade de trocar a dentadura – fazia mais anti-jogo que o próprio Estoril. Talvez seja o melhor árbitro do mundo – mas de um mundo em que Portugal não faz parte do mapa.
Terminado o jogo e, por todas as razões enumeradas – as condicionantes do apito e a nossa fraca exibição num jogo em que tínhamos de ganhar – uma pergunta martelava-me na cabeça, enquanto via os jogadores, pesarosos, a caminho do balneário: “estaremos a exigir demais?” O arranque impetuoso e inesperado no campeonato fez-nos sair da realidade (e a realidade é que estamos no ano zero, em clara fase de construção, e que ainda somos desrespeitados pelas instâncias que mandam no futebol). Começámos a sonhar com o título já esta época. A equipa, com as sua solidariedade, qualidade e ambição, foi dando corda aos nossos desejos que, num plano emocional, não se situam no terceiro lugar nem no acesso à Champions. Estando nós em segundo lugar (e tendo estado já em primeiro), é um contra-senso lutar para ser terceiro e assumir que o ‘downgrade’ é opção.
Mas seremos capazes? Deixar-nos-ão? É pedir demais?
Aguardo pelos próximos capítulos – ou seja, pelos próximos jogos (um deles já hoje) – para perceber com mais clareza se, com o nosso entusiasmo, estamos ou não a exigir demais à nossa equipa. Mas estou serena. Serena como há muito não estava. Temos um presidente, um projecto, um treinador, uma equipa e adeptos de dentes cerrados. E vamos lutar, todos juntos. Até porque isto ainda agora está a começar.
* duas cozinheiras, dois temperos. O toque de Leoa, dado pela Maria Ribeiro e pela mbc. Às terças, na Tasca do Cherba.
14 Janeiro, 2014 at 8:36
Não preciso de comer mais nada até à hora do jogo 😉
Que bela pratada !
14 Janeiro, 2014 at 9:20
Maria Ribeirio e mbc, parabéns pelos vossos pipis. Deliciosos!
14 Janeiro, 2014 at 9:40
Off Topic: Jornalixo Rascord no seu melhor.
14 Janeiro, 2014 at 10:41
Metem nojo! Que puta de capa!
14 Janeiro, 2014 at 11:18
A mesquinhez atingiu o seu ponto máximo.
Isto já atingiu uma proporção tal que, para mim, dá mais pena que propriamente raiva.
14 Janeiro, 2014 at 11:29
Valia mais mudarem o titulo de record para jornal do slb II
14 Janeiro, 2014 at 12:25
Uma vergonha. Tirando o sensacionalismo da Bola, com as suas noticias de venda do Rodrigo por 35 M, nunca pensei vir a assistir ao declínio do Record ao ponto de ser pior que a Bola. Uma autentica VERGONHA
14 Janeiro, 2014 at 14:28
Vinha aqui comentar isso mesmo. esse jornaleco que nem o nome me apetece dizer, só gosta de homenagear os mortos. Porque enquanto são vivos e são os melhores do mundo, nesse preciso instante o mais importante é falar na equipa do coração…UMA VERGONHA!!!!
Alguém tem o email dessa m**** de jornal para onde eu possa enviar todo o meu desprezo por escrito?????
14 Janeiro, 2014 at 9:41
A minha fé foi a mesma: “Mariana, se ganharmos isto somos campeões!”
Era aquela bola do Adrien, porra…
14 Janeiro, 2014 at 10:20
Nesse remate até saltei como uma mola… era golo fodasse
14 Janeiro, 2014 at 10:27
E a do Andre Martins? Era só devolver…
14 Janeiro, 2014 at 10:36
Para o Carrillo, né? Fds, o que praguejei!!
14 Janeiro, 2014 at 12:27
Eu nem isso consegui fazer…
14 Janeiro, 2014 at 13:42
Chamei-lhe tudo quando ele mandou um dos seus balões trademark… tem de aprender a rematar, fds!
14 Janeiro, 2014 at 10:50
Oh DIogo… Como não ganhamos, quer dizer que… que… hummmmm, não vou dizer!
14 Janeiro, 2014 at 11:31
Quer dizer que logo se vê. Se ganhássemos na Amoreira éramos campeões de certeza, só isso! 😀
14 Janeiro, 2014 at 9:52
Mas que rico pequeno-almoço que me serviram!
Muito bom mesmo!
14 Janeiro, 2014 at 9:55
Eu tb pensei isso , se ganharmos….não ganhámos.
Mas bem vistas as coisas ainda lá podemos ir. A segunda volta é , teoricamente, mais fácil.
Consiga a equipa voltar aos golos e ao futebol que mostrou contra o porto na taça lucilio
14 Janeiro, 2014 at 11:03
“A segunda volta é , teoricamente, mais fácil.”
Nem mais! Já fomos ao Dragom, Coimbra da Mota, Pedreira, Barcelos, D.Afonso Henriques. Na segunda volta falta-nos Choupana e ETAR.
O objectivo é o 3º lugar mas talvez consigamos alcançar uma classificação melhor. Continuo a ter esperança nesta equipa, com ou sem reforços (até prefiro manter este plantel).
14 Janeiro, 2014 at 11:57
são duas as viagens à madeira que faltam… perigosas, mas vai ser um bailinho.
14 Janeiro, 2014 at 12:30
O problema é que vamos ter mais jogos contra equipas que simplesmente não deixam jogar, em especial em Alvalade. Não é a postura defensiva que é complicada, é o anti-jogo e o cacete…
14 Janeiro, 2014 at 9:59
Grandes textos. Parabéns a ambas.
Li o da Maria c/ a emoção ligada ao orgulho por sermos o melhor clube formador do Mundo; e depois o texto da mbc trouxe-me de volta à realidade actual – cerrei os dentes – e mentalmente repeti p/ mim pela enésima vez o mote deste ano: “unidos, contra tudo e contra todos – SPORTING ALLEZ”!
14 Janeiro, 2014 at 10:17
OFF-TOPIC:
O futuro profissional do internacional brasileiro Elias, do Sporting, pode conhecer hoje desenvolvimentos importantes, para isso basta que o presidente dos leões, Bruno de Carvalho, aceite a proposta dos chineses do Shandong Luneng, na ordem dos oito milhões de euros, para resgatar imediatamente o passe do atleta.
A proposta chegou ontem a Alvalade, confirmada pelo empresário e pai de Elias, Eliseu Trindade. «Tenho conhecimento dessa proposta, vamos ver o que o Sporting pensa disso. O presidente Bruno de Carvalho chegou do estrangeiro [ndr Paris] e ficou de analisar amanhã [hoje] o documento. Vamos ver o que acontece», disse Eliseu Trindade a A BOLA, ele que tinha a viagem de regresso ao Brasil prevista para ontem mas que, dado os desenvolvimentos, teve de adiar.
De referir que nos chineses do Shandong Luneng já estão o treinador, Cuca, e o avançado Wagner Love, situação que pode ajudar a convencer Elias. «Ele quer competir e não está naturalmente feliz com a atual situação no Sporting. O tempo está a passar, os campeonatos estão a decorrer, e no Brasil estão a recomeçar, e esta situação tem de ser resolvida», realçou Eliseu Trindade.
Será?
14 Janeiro, 2014 at 10:21
8 M€ até eu carrego a mala…
14 Janeiro, 2014 at 10:23
Resta saber a que percentagem do passe os 8 milhões se referem…
se for aos 50% que temos, até o levo ao aeroporto embrulhado com lacinho ! Mas se a proposta passou pelas mãos do pai dele não deve ser grande coisa.
14 Janeiro, 2014 at 11:44
8 milhões?! Até lhe empurro o carrinho de rodas e seguro-lhe na garrafa do oxigénio!
14 Janeiro, 2014 at 10:46
Fodasse?! Para a China?
Só me enganaste nas primeiras semanas, seu Profeta do Real!
Tu queres é pilim… de carreira não queres saber um cú!
Agora qualquer “flamengo” da china já lhe enche as medidas…
8M€, se for por 50% do passe é um ACHADO! Venda-se ontem!!! (se forem 4M€ pelos 50%, pois que se faça…)
Pesetero fdp… como jogador é um cobarde, como homem um interesseiro. Já vai (imensamente) tarde…
Lá vais ter a “carreira” que tanto querias…
Wagner Love na China… dass!!! O que um gajo não faz por dinheiro…
14 Janeiro, 2014 at 10:58
8 milhões pago o taxi e meto um laço no rapazinho.
SL
14 Janeiro, 2014 at 11:06
Mais uma grande notícia 🙂
14 Janeiro, 2014 at 11:07
O Elias quer é guita. Toda a gente gosta de dinheiro mas o Elias é apaixonado pelas verdinhas.
Se os chinocas pagarem bem o Elias nem pestaneja. Assina já hoje.
14 Janeiro, 2014 at 11:10
Fito te ouça…
14 Janeiro, 2014 at 11:11
Calma…só não percebo a parte do comentário do pai :
«Tenho conhecimento dessa proposta, vamos ver o que o Sporting pensa disso. …”
O gajo ou está a gozar nas nossas caras? 8 milhoes?
14 Janeiro, 2014 at 12:36
8M mas É obvio q É o SCP so tem direito a 50%
Mas mesmo assim e um exelente negocio
14 Janeiro, 2014 at 13:20
Acho que devia ir. Xingdao, Shandong, local da equipe, e a beira-mar, cidade pequena para Chinesa, simpatica, quase Europeia, moderna, muita cerveja, ja la esta o Love, chinesas bonitas… e tal… ELIAS, BASA!!!
O Futre ate ajuda a alugar um charter e tudo….
8M (4M pelos 50% do passe + as pseudo dividas liquidadas) e um bom encaixe, e nao me parece que consigamos mais.
Mas como vinha na Borla, nao ma acradito.
SL
14 Janeiro, 2014 at 10:22
bons posts, continuem assim meninas, obrigado mais uma vez 😉
SL
14 Janeiro, 2014 at 10:23
Em Guimarães ganhámos sem “merecer”. No Estoril não o conseguimos.
A diferença para os directos rivais está mesmo nos desequilibradores: o único que temos, o peruano, joga de quando em vez. O colectivo vale bem mais que a soma das individualidades, e quando este é anulado (por perícia do treinador oposto, pelos apitos constantes, por monções, ou pela erva mal aparada), o poder da equipa baixa e muito.
Tenho um certo medo de alguma euforia, por uma simples razão: há quem tenha esquecido (o luso tem memória curta) o passado recente, enão tenha a percepção de que o pior NÃO PASSOU. O Sporting não saiu do buraco, está apenas a inciar a subida. E qualquer erro pode ser fatal.
14 Janeiro, 2014 at 10:47
O Carrillo está mais para desequilibrado do que para desequilibrador… Não há pachorra!
Duas épocas e meia e o melhor que se lhe viu foi precisamente na 1ª meia época.
Mil vezes o Esgaio. Ou mesmo o Iuri…
14 Janeiro, 2014 at 10:58
Acredita… Sempre tive muita paciência para o carrillo mas por mim chega, era ja vendido este mês. Um gajo que está no terceiro ano de sporting, tem 22 anos, e na melhor metade da epoca do sporting em muito tempo, onde so tem a competir com ele para o lugar de extremos 2 jogadores nao faz um cu, esta tudo dito. Para mim não passa disto, por alguma razao o mal do sporting sao os extremos
14 Janeiro, 2014 at 11:12
Cheguei a ver no Carrillo aquilo que ele nunca será por falta de querer: Um GRANDE jogador!
14 Janeiro, 2014 at 13:23
resta saber se ha propostas decentes…
Talvez esperar pelo defeso, agora podia ate mandar um mau sinal para o balneario, ja que o presi disse que nao saia ninguem (excepto por ofertas irrecusaveis!!).
SL
14 Janeiro, 2014 at 13:48
Aplausos.
14 Janeiro, 2014 at 13:35
Podem falar mal do carrillo à vontade… mas só se fala mal dele pelo potencial que tem… se formos justos e analisarmos as prestações dos nossos extremos nos últimos jogos, o resultado é mau… à excepção de… Carrillo contra o Porto… continuem a falar mal dele e não comecem a olhar para o desempenho do W Eduardo e do Capel que n é preciso…
14 Janeiro, 2014 at 10:27
OFF TOPIC:
Negocio À la GODINHO:
Quando Miguel Lopes foi contrato pelos leões, os porcos ficaram na posse de uma cláusula que estipula que o Sporting terá, independentemente do valor pelo qual possa libertar o jogador, de ressarcir o rival em 5 milhões de euros. E para salvaguardar uma posição futura, o emblema presidido por Bruno de Carvalho fixou a opção de compra do atleta no final da temporada nos 10 milhões de euros.
in RASCORD
14 Janeiro, 2014 at 10:43
“Sou muito duro a nogociar” Godinho dixit. Pena ser duro para o Sporting.
Capa do record, alguém viu?
Uma vergonha pegada, Eusébio morre, eles são lágrimas do céu, panteão e não sei mais o quê. Temos um português consagrado como melhor do mundo (2 bolas de Ouro para acabar com a discussão do melhor de sempre) e o que fazem metem o Renato Neto na capa.
Foda-se as capas do rascord devem ser editadas pelo anormal do Ricardo Araujo Pereira, aquele rapazinho tolerante das lésbicas e dos panascas.
SL
14 Janeiro, 2014 at 10:50
Já pensaste que para eles o melhor do mundo pode ser o Renato Neto???
Para mim é normal, dado o quanto se percebe de futebol para os lados daquele pasquim manhoso.
Ou então não tinham fotos do CR7 e à falta de melhor, lá vai o Renato… Coerente!
14 Janeiro, 2014 at 10:54
Pensava que era o Markovic o neo-messi o melhor, até estranhei o gajo não estar na gala.
Esteve aquele rapazinho das obras o Matic mas também veio de mãos a abanar.
Ah mas o próximo bola de ouro deve ser o Ivan Cangalheiro ou o Bernardo Silva, o melhor jogador do mundo que ninguém viu jogar.
SL
14 Janeiro, 2014 at 10:52
Oh pá, esse não é o Renato Neto homem! É o Luís Neto!!!
14 Janeiro, 2014 at 11:03
Baralhei-me logo de manhã é o Luís Neto, fosgasse tudo nomes parecidos e jogadores da treta.
14 Janeiro, 2014 at 11:04
Vê lá a fama que tem o jogador, que nem ninguém sabe o nome dele.
14 Janeiro, 2014 at 11:19
Mas consegue ofuscar a eleição do melhor jogador do mundo.
Que aliás só tem honra de aparecer na primeira página porque agradeceu ao Eusébio, logo foi mais uma homengem isso da bola de ouro é secundário.
Aliás se não fosse o Eusébio o Ronaldo não era bola de ouro.
SL
14 Janeiro, 2014 at 12:41
E o mitrovic e o steven vitoria a pensarem o que andam a fazer naquele clube.
14 Janeiro, 2014 at 13:30
E bem feito para aprender. Que os jogadores (inteligentes que deve haver alguns!) da liga pensei 2 vezes entre decidir entre o fifica ou o Sporting…
Esta muito bem nos Bs e dai nao deve passar. Vai acabar emprestado a um Olhanense deste campeonato e prontos… ou talvez va para as Arabias ou Espanhois…
O que vale e que o dinheiro abunda por aqueles lados. Tambem com perdoes fiscais e mais facil.
O IA esta a ajudar o orelhas, nas proximas 2 epocas vamos ver muito mais esbanjamento e depois…. OCASO.
Entretanto vao vendendo jogadores a corruptos russos para lavar dinheirinho. Enquanto der, vao-se safando. Olha os porcos! o filao deles esta quase a esgotar-se.
Aceitam-se apostas de qual vai estoirar primeiro.
Eu aposto nos porcos!!!
SL
14 Janeiro, 2014 at 13:52
Esse é o Renato Neto? eu penso que é outro Neto, não me pareceu o Renato.
14 Janeiro, 2014 at 10:40
Parabéns ao C. Ronaldo. Como sportinguista, fico contente, muito contente. Continuo a preferir o Messi, e continuo a achá-lo mais jogador que o ” nosso ” Cris. Para mim, Maradona foi o melhor que vi jogar até hoje.
Ressalvo apenas a notícia que já vi por aqui hoje : A capa do jornal Record ! Lamentável !
14 Janeiro, 2014 at 11:11
A capa do Record fez-me ter vontade de comprar o jornal só para desenhar uma piça na cara do Manha.
14 Janeiro, 2014 at 11:18
És grande Leão 😉
14 Janeiro, 2014 at 11:46
Eis o pensamento do dia!
14 Janeiro, 2014 at 15:20
Bebe um café e pede um guardanapo de papel… desenhas na mesma, pedes uma fita cola e colas nas trombas do animal?
O que ganhaste? Um café, a sensação do dever cumprido e ainda levas troco…
14 Janeiro, 2014 at 11:12
A formação do Sporting é muito boa, diria mesmo mais, é excelente mas poderia ser ainda melhor, basta que os jovens jogadores do Sporting renunciem às selecções e se concentrem exclusivamente no Sporting com o objectivo de ascenderem ao plantel principal sénior.
14 Janeiro, 2014 at 12:34
Se o Ronaldo tivesse abdicado da Selecção, era gajo para meter 100 golos/ano, ganhar a Liga espanhola, a Liga dos campeões e a Liga europa num só ano, e ainda ter tempo para aviar a Irina, a Tamara Ecclestone e fazer um Ronaldinho à Floribella
14 Janeiro, 2014 at 11:28
Sinto-me completamnete indignado com a capa do record!!!!! Nunca pensei que um jornal descesse tão baixo!!! Eu, no lugar do Ronaldo nunca mais dava uma entrevista a este jornal, ou sequer admitiria que publicassem fotografias minhas!! Aquilo é vergonhoso!!! Deu-me vomitos!! Quem escolheu aquela capa devia ser obrigado a dar um mergulho com os pés enfiados em dois blocos de cimento.
14 Janeiro, 2014 at 11:34
Dass, “completamente”!
14 Janeiro, 2014 at 11:48
É um jornal de merda! Sempre carregado de erros e gralhas! Os cabrões vieram todos do semanário Maria para falar de futebol! Parem de fumar rena que isso dá-vos cabo do Feijão!
14 Janeiro, 2014 at 11:40
Desbafo do dia:
Não estou a gostar nada do zunzum acerca do Nani e do William C. no Manchester. Espero que isto seja tudo diz que disse.
Foda –se, os gajos se querem o William que se cheguem à frente. Por mim, o Nani pode ficar onde está.
Ainda para mais temos um protocolo assinado com MU, que penso que ainda está em vigor, e do qual nunca percebi qual era a vantagem…
14 Janeiro, 2014 at 11:49
se for o que se escreve hoje – o ManU paga os ordenados do Nani para ficar com direito de preferência sobre o William – não me parece grave. Depois, é só chegarem-se à frente com o dinheiro (nunca menos de 30 milhões)
14 Janeiro, 2014 at 11:59
Claro, é só pelo direito de preferência, só isso e já agora o Elias por 8M€ para a china era brutal.
14 Janeiro, 2014 at 12:19
bota brutal nisso….era da china.
Sonho com dia em que vou vir ao tasco pela manha e leio by Cherba:
‘Eleias nos chinocas por 7,5 milhões.’
(Sim, vamos fazer um desconto)
14 Janeiro, 2014 at 12:21
Podes crer vai já ser amanhã
14 Janeiro, 2014 at 12:28
Normalmente as pessoas vão aos chineses (salvo seja) e acabam por gastar muito dinheiro para trazer um produto de merda.
Nós ao fazer este negócio estamos a vingar todas essas pessoas!
14 Janeiro, 2014 at 14:26
Exacto o negocio do Matic, veio dar-nos uma boa perspectiva do valor do William.
Agora, é necessário que mais clubes se cheguem à frente…
Z
14 Janeiro, 2014 at 12:09
Se for só direito de opção não me choca. Não quero é saldos para os lados de Manchester…
14 Janeiro, 2014 at 12:32
Tu e eu. Ainda nao vi quais as vantagens do protocolo que temos com o Manchester
14 Janeiro, 2014 at 12:36
Esse “protocolo” (que penso ter caducado) deu-nos ao certo o quê?…
14 Janeiro, 2014 at 13:10
Deu-nos o Schemeichel
14 Janeiro, 2014 at 14:00
Tens a certeza?
14 Janeiro, 2014 at 13:11
Deu eles darem-nos mais do que a cláusula de rescisão…
14 Janeiro, 2014 at 15:18
Nani?
14 Janeiro, 2014 at 11:44
Record a merda do desporto nacional – deveria ser este o slogan desta merda de pasquim gerido pelo maior incompetente do jornalismo.
O nosso Imperador Ronaldo (sugiro que se passe a tratar assim pois vai pegar para sempre) é de longe o melhor jogador português de todos os tempos, e isso dói tanto na peida da lampionagem…
14 Janeiro, 2014 at 12:00
Claro… Imperador. Pois este está bem acima de um King!
14 Janeiro, 2014 at 14:31
Eu nem quero imaginar se o Cristiano Ronaldo tivesse sido formado nas escolas do Benfica…
14 Janeiro, 2014 at 11:49
Estes pipis estão um must!
14 Janeiro, 2014 at 11:54
Offtopic:
Outra perola no dia de hoje!
http://www.zerozero.pt/noticia.php?id=131403
14 Janeiro, 2014 at 11:55
Esse carimbou o seu insucesso ao sair como saiu do Sporting de forma precoce.
14 Janeiro, 2014 at 12:26
Era preferível que ele estivesse a ser mais útil ao Liverpool. Temos direito a 25% das mais-valias numa próxima transferência, e goste-se ou não, o Ilori é marca da nossa formação, convém que tenham sucesso no estrangeiro.
14 Janeiro, 2014 at 12:34
Do mal o menos, Espanha dá visibilidade também, Granada a meio da tabela sem muita pressão, e mal dele se não conseguir ser titular.
14 Janeiro, 2014 at 14:08
Ele é que quis assim, o Sporting era pequeno para ele,« não se importava de ficar 2 anos sem jogar», então que se lixe a mim não me importa nada. Se queria vingar que ficasse até acabar de crescer. O crescimento intelectual não acompanha o crescimento físico, aguente-se. É provável que já se tenha arrependido ao ver os eis companheiros a singrar e ele não, mas a escolha foi dele.
14 Janeiro, 2014 at 12:56
Vai para o Granada a ver se é agora que “explode”…
14 Janeiro, 2014 at 12:05
IMPERADOR RONALDO
14 Janeiro, 2014 at 12:20
Urso:
http://autogolo.com/noticia/platini-questiona-eleicao-de-cristiano-ronaldo
14 Janeiro, 2014 at 12:30
Por enquanto, esse anormal só pode controlar a ida da França a mundiais.
Pode ser que invente qualquer coisa para o ano.
O Ronaldo está de facto tão ligado ao Sporting, que tem de jogar o dobro que os outros para ganhar tangencialmente.
14 Janeiro, 2014 at 12:34
Belos pipis. Come-se e repete-se. Saio daqui cheio ja nem almoco
14 Janeiro, 2014 at 12:40
E o fato do Messi?
O gajo tem pouca mania tem… Parecia um penso higiénico caralho!
14 Janeiro, 2014 at 12:44
E o fato da Irina? E o que estava dentro do fato da Irina?
14 Janeiro, 2014 at 13:11
O gajo até nem se chegou para junto dos outros jogadores, no palco.
14 Janeiro, 2014 at 16:59
O Messi com aquele fato encarnado parecia o anão do Black Lodge do Twin Peaks. Hehehehe
14 Janeiro, 2014 at 12:45
Quem vai à bola hoje?
14 Janeiro, 2014 at 12:48
eeeeeuuu!
14 Janeiro, 2014 at 13:20
é? vou tentar sair daqui as 19h. rulotes? o algarvio vai?
14 Janeiro, 2014 at 13:35
não faço ideia! rulotes, sim! digo-te qualquer coisa quando estiver a ir para o estádio 🙂
14 Janeiro, 2014 at 13:57
Eu
14 Janeiro, 2014 at 14:17
Eu! 🙂
14 Janeiro, 2014 at 14:32
Também querooooooooooooooo 🙁 🙁 🙁
14 Janeiro, 2014 at 14:39
Eu 🙂
14 Janeiro, 2014 at 15:30
Eu também! 🙂
14 Janeiro, 2014 at 12:46
”Matic só sai pelo valor da cláusula de rescisão que é de 50milhões de euros” Vieira,23de agosto de 2013
Outro urso.
14 Janeiro, 2014 at 12:47
O Chelsea deu 50M pelo Matic, não duvido.
14 Janeiro, 2014 at 12:59
O Vieira fez grande esforço no verão para o segurar, depois vende-o em Janeiro. Genial.
14 Janeiro, 2014 at 13:41
Um pouco a sério… estivessem os vermelhos ainda na LC, duvido que saísse alguém agora.
14 Janeiro, 2014 at 13:58
Verdade. Mas é o que dá o investimento agressivo. Compra-se caro para se vender caro. Gaitan, Garay e Enzo e Rodrigo têm mercado, mas e depois? Markovic por 10M, Sulejmani por 7 M, Pizzi por 6 M… Tanto mono a mamar ordenado de estrela.
Uma não ida á CL dá logo barraca. Eu já tinha dito que Matic saia por menos de 30 M e sou capaz de acertar. A sair Garay ou Rodrigo… É por isto que fiquei mais chateado com o empate no Estoril do que com o Benfica em 1º.
Vai sair mais um dos titulares, aposto nisso!
14 Janeiro, 2014 at 14:40
Os tais que iam ser campeões europeus porque a fina é em casa …
14 Janeiro, 2014 at 14:13
O Mourinho tem-me metido um pó nos últimos tempos. Só dar dinheiro ao benfica.
Como treinador ele pode ser muito bom mas como manager é uma merda. O dinheiro que gasta é muito mal empregue.
14 Janeiro, 2014 at 14:40
Ele está-se a cagar para o guito.
Numa equipa diferente teria de gerir isso.
14 Janeiro, 2014 at 12:49
Off Topic : O “nosso” conguito :
http://desporto.sapo.pt/multimedia/videos/todos-os-videos-sapo-desporto/?id=WdUS7Zh4yJCEktJKD4Rgv
14 Janeiro, 2014 at 13:48
Grande César Prates! Ainda hoje conservo a fotografia que tirei com ele, em 1999, era eu uma chavalita.
Foi um grande mercado de inverno para o Sporting: André Cruz, Mpenza e César Prates.
14 Janeiro, 2014 at 14:19
Eu tinha um autógrafo! Não sei dele… 🙁
14 Janeiro, 2014 at 14:11
Lembro-me sempre de como, quando recuperava a posição depois de ir pela 50943895 vez á frente, e fizesse golo ou fizesse merda, vinha sempre a sorrir.
14 Janeiro, 2014 at 14:15
Também me lembro disso! 😀 são essas pequenas coisas que tornaram esse ano mágico…
14 Janeiro, 2014 at 14:20
E com aquele sorriso eu perdoava-lhe tudo. 🙂
14 Janeiro, 2014 at 14:42
E no ultimo jogo da epoca, ficou com a alcunha de Taxi.
Preto … com cabelo verde.
PS: Sem intenções racistas 🙂
14 Janeiro, 2014 at 14:35
E com os calções pelo umbigo.
14 Janeiro, 2014 at 14:50
Por falar nisso… que saudades de ver um Marco Aurélio na defesa!
14 Janeiro, 2014 at 14:26
Quando ele saiu do Sporting, eu nem queria acreditar que isso era verdade. Deixou muitas saudades.
14 Janeiro, 2014 at 15:03
E tb me lembro daqueles especie de centros que iam parar a curva sul.
Independentemente disso deixou saudades …
Para mim fica registado o golo (de levre se a memoria nao me falha) que marcou em Braga no ano do titulo.
14 Janeiro, 2014 at 12:59
Chupa !
http://www.grandelata.com/video/nilton-ligou-para-a-fifa-apos-ronaldo-ganhar-bola-de-ouro-/21180
14 Janeiro, 2014 at 14:32
Desculpa a minha ignorância quem é este NILTON? Se usasse chapéu tirava-lhe o chapéu.
14 Janeiro, 2014 at 14:43
Foda-se, não conheces o Nilton????
Jà ligou para ele (entre muitos outros sitios) 3 vezes a gozar.
14 Janeiro, 2014 at 16:50
Fico na mesma, mas quem é. Para além de ligar par o estúpido como é que eu o posso identificar doutra forma.
14 Janeiro, 2014 at 17:01
É um dos tipos do 5 para a meia-noite.
14 Janeiro, 2014 at 18:34
Obrigada «companhêra».
14 Janeiro, 2014 at 13:18
Duas doses de pipis, bem saborosos, para iniciar o dia em que voltamos às vitória…Agora só falta o bloco de notas…parece que o Gabriel Alves ainda não entregou o escrito…
14 Janeiro, 2014 at 14:06
Gostei muito de ler estes dois textos! Bom trabalho…parabéns!
14 Janeiro, 2014 at 14:17
excelentes posts, meninas.
Deixo aqui o meu pensamento sobre 3 vertentes importantes: Formação, Metodologia de treinos e…Andrés Carrillo.
Formação: o que está feito é excelente. mas nao chega. Eu quero centro de alto rendimento a nivel especifico e individual ao nivel dos juniores. Quero planos de treino especificos para defesas, medios e principalmente avançados. quero trabalho de ginásio constante, não pontual. quero acompanhamento motivacional contante não pontual e redentor, mas proactivo. em suma: quero ver na formaçao de séc. XXI o trabalho com os jogadores que o Man United e outros colossos fazem. Nao quero ver os proximos Cristianos Ronaldos a jogarem na equipa principal todos lingrinhas, meios-meninos, meios homens. Quero que cheguem já com mentalidade competitiva e estofo físico aptos para serem craques. Não podemos (ouviste, Bruno?) esperar que de 20 em 20 anos apareça nas escolinhas do Sporting um ser humando excepcional, como Ronaldo. Não podemos depender disso, porque isso faz parte dos misteriosos designios do Ser Humano.Temos que ser nós, Sporting, a criar máquinas desde tenra idade. O talento está lá, temos é que o trabalhar. Em Portugal não se faz isso. O que vou escrever, doi-me, mas é a pura verdade: Se CR7 não tivesse saído de Portugal nunca seria o melhor jogador do Mundo. Obvio! Mas, porquê que é assim tão óbvio! Então a nossa Liga , não sendo competitiva como a espanhola ou inglesa é assim tão miserável que não merece um plano de treinos competente? Então, não temos os melhores treinadores do Mundo? E nós, Sporting, somos ou não somos um clube com história europeia ou não? Somos! então porque não carregamos isso para o plano de treinos.
Andres Carrillo: Enquanto continuarmos as er um clubezinho de 2ª linha ao nível do plano de treinos teremos sempre Carrillos. Não me fodam. Se não há dois Cristianos Ronaldos em cada canto, há um clube Mundial como o nosso que deve repensar totalmente a sua politica de treino.
Eu olho para o Carrillo e vejo nele um potencial técnico que nao vejo em mais lado nenhum,. Falta-lhe a velocidade, a vontade e acima de tudo a resiliencia. Estas estão ao nível dum gajo qualquer que joga futsal com os colegas de trabalho às quintas feiras. Mas quem é que está a dormir? Quem é que não vê isto? É assim tão desesperadamente insolucionável pegar num talento brutal de 22 anos e transformá-lo num Jogador de Futebol a sério? Então, porque é que nos vangloriamos da nossa formação? A Formação é diária e constante! E quando eu olho para o trabalho que Leonardo Jardim faz nesta equipa, concluo: fantástico, excelente, 5 estrelas! Mas falta ainda qualquer coisa. E essa coisa chama-se Carrillo. Alguem no Sporting tem que penetrar na cabeça de Carrillo e dar-lhe a vontade de jogar e a concentração competitiva que Wilson Eduardo e Capel têm. Quando isso acontecer, não precisamos sequer do Nani. (que a propósito se saúda o seu regresso, se acontecer, e até pode ser vantajoso para o peruano). Mas , voces dizem: foda-se e se o jogadordr não quiser? e eu pergunto: estamos a fazer os impossiveis para não lhe dar escolha? O gajo gostava de saír à noite e de ir às putas? foda-se, mas esta merda são os anos 70? Já tinha saído há muito, se eu mandassse. Mas não. Ficou. Então se ficou, tem que duma vez por todas se concentrar e focalizar: se tem um colega a dosi metors não vai passar ao outor de amarelo que está ao lado.!! nao se pode simplesmente a este nível numa equipa que joga para ser campeã, ter tantas e tão regulares falhas de concentração. No Carrilllo es´ta tudo na cabeça (ou não está!). O jogaodr quer, mas a obra não acontece. Porquê? Alguem que veja, por favor, que quando o Carrillo se ntransofrmar numa máquina constante, mental e fisicamente, nós vamos estar a falar duma futura Bola de Ouro e vamos ser campeões de certeza! estou a exagerar? Não me parece. Sabem porquê? Porque eu já vi o Carrilo fazer o que sabe e o que sabe é mais do que suficiente para ajudar decisivamente o Sporting a ganhar títulos. Carrillo é um caso perdido? Não sei, acho que não. Mas aquilo que se poderá fazer com ele, se for acertado e produtivo, servirá como matriz para o futuro do nosso Plano Técnico e Mental. E quando isso acontecer, poderemos ter vários CR´s, homens e jogadores feitos de Leão Rampante ao peito, a ganharem títulos nacionais e internacionais.
14 Janeiro, 2014 at 14:39
Clap clap
Muito bem dizido
14 Janeiro, 2014 at 14:46
Lembraste dum senhor chamado Vukcevic?
Pois… Quando a cabeça não quer… não há corpo, treino e concentração que resistam.
Achas que em dois anos, a culpa é de todo o clube?
Que o menino Carrillo não é o principal responsável da sua vergonhosa forma?
Ou se quer ou não se quer… não conheço nenhum GRANDE jogador que não o quisesse ser… que o fosse contrariado.
Carrillo não quer, e não é de agora… O que é preciso para mudar?
Uma lobotomia, digo eu…
14 Janeiro, 2014 at 14:48
Carrillo caminha a passos largos para substituir o Vuk na minha galeria das maiores desilusões que vertiram a verde-branca… por tudo o que poderiam ter sido e TEIMA(RA)M em não querer ser.
14 Janeiro, 2014 at 15:04
(agora no sitio certo)
já tentámos tudo, Ricardo? É só o que pergunto. É que se já tentámos tudo, então porque é que o jogador continua? Se é um caso disciplinar tão errático e tão insolucionável porque é que continua a ser titular? Acredito que ainda nao foi tudo feito tal como acredito que ainda não há um plano específico para Carrillo. se me dizes que nao vale a pena investir tanto tempo num jogador como ele, eu pergunto-te: tens neste plantel algum jogador como ele?
14 Janeiro, 2014 at 15:14
Isso de jogadores há muito!
Vamos cair de novo na mesma conversa: A qualidade do jogador.
Pergunto eu: De que me serve o CR7 no SCP se ele não quiser ser profissional?
Com o tempo fui percebendo que mais vale um jogador menos talentoso mas profissional que uma vedeta tecnicista que não quer saber.
Como já disse, por reconhecer talento, é que ele passa a substituir o Vuk na minha “galeria” de desilusões.
Porque ele ainda está no SCP? Boa pergunta. Por mim, nem tinha continuado… pelo que (NÃO) mostrou na ultima época e meia. E pelo que demonstra neste inicio de época vai pelo mesmo caminho… E assim como assim, pelo que me lembro temos mais um jogador com uma percentagem de passe RIDÍCULA (obrigado, mais uma vez, GODO). Estamos a apostar nele para que?
Pode ter a capacidade de ser um grande jogador mas se não tem a vontade… ele que volte para o Perú, se é para fazer o que anda por aqui a fazer… ou seja, pouco ou nada… além de estar a tapar um Esgaio ou, eventualmente, um Iuri Medeiros…
14 Janeiro, 2014 at 15:15
“mais vale um jogador menos talentoso mas profissional que uma vedeta tecnicista que não quer saber.”
Tens em Fito um bom exemplo disso mesmo… Não conto (imagino eu) 1/10 das pessoas que tiveram pena de ver sair Fito manifestarem-se da mesma forma sobre a Culebra, caso saia… Não, mesmo!
14 Janeiro, 2014 at 17:10
Ricardo,
Dou-te vários exemplos de jogadores moles e preguiçosos que se transformaram em jogadores de futebol exemplares: FIGO (passava a vida no chão no início, era um dos meus ódios de estimação e tornou_se num dos meus idolos), MIGUEL VELOSO (era um cú mole, hoje é um dos jogadores de selecção que mais deixa a pele em campo). No caso do Benfica, FÁBIO COENTRÃO (odiado por todos os lampiões no inicio, não driblava, perdia as bolas, etc), MATIC (estático no inicio, sem qualidade de passe, jogador banal), etc, etc. queres mais casos? DI MARIA, outro, com uma primeira época de fugir…queres outros? certamente que encontras. Estamos a falar de grandes jogadores? Estamos. Se calhar até menos bons jogadores no inicio do que Carrillo. Então, o que aconteceu? obra e graça do espirito santo ou trabalho específico? Estes jogadores de quem falei, nao quiseram ser grandes jogadores? o tanas? Carrillo não quier ser grande jogador?! o tanas! já lhe perguntaste? Repara uma coisa: eu não estou a desculpar o Carrillo porque a minha preocupação não é encontrar culpados, é valorizar um dos ativos com mais potencial que temos. Carrillo vem dum país sem cultura de alto rendimento e de alta competição. Se há no futebol espaço para treinos específicos, ao nivel mental e físico, então é para jogadores como Carrillo. Isso é formação também!
14 Janeiro, 2014 at 17:39
Oh pá… por mim, tudo o que seja apertar no Carrillo, por mim tá bom!
Para mim, ele não quer… mas oxala que haja quem lhe abra as pestanas para perceber onde se veio meter!
Para mim, um bom jogo em cinco é manifestamente pouco…
Toca a correr, cara… CARRILLO!
14 Janeiro, 2014 at 16:45
grande texto, converge!
Tocaste num ponto fundamental que deveria ser muito bem trabalhado no Sporting!
Seria como que subir para um patamar superior, em termos de excelência da nossa formação.
14 Janeiro, 2014 at 17:13
Jorge, estamos a anos-luz do que se faz lá fora.não é uma crítica é uma constatação. estamos na melhor epoca dos ultimos anos, com mais 16 pontos, a surpreender tudo e todos, já fomos aos campos mais dificeis, só falta a Luz e o Nacional, e ainda tems muito potencial, mas tudo isto pode e deve ser ainda mais melhorado. Ao ver a história de Ronaldo, só me vem à cabeça o seguinte: temos que dar o passo de excelencia. Já sabemso que temos os melhores olheiros e os melhores putos, a melhor academia. Mas falta-nos o mind work ao nível dos melhores da Europa. Roma e Pavia não se fizeram num dia,mas ontem já era tarde.