“No final da época, se fizermos as contas, vai-se perceber que Sporting, Benfica e Porto foram beneficiados e prejudicados de igual forma.” – Mentira. Ultraje. Vergonha. Odeio que digam uma mentira tantas vezes que a passem a assumir como uma verdade. E esta é uma ENORME mentira.
Estive a pensar nos últimos casos de arbitragem e, para ser coerente com a minha descrição neste site, decidi falar mal da arbitragem. A verdade é que, sendo Sportinguista, nem teria qualquer hipótese de falar bem, depois de gastar rios de dinheiro para, em dois jogos consecutivos para a Liga, assistir a resultados viciados.
Ora, a verdade é que falando do critério de faltas adotado pelo Pedro Proença ou pelo Manuel Mota não vou conseguir convencer absolutamente ninguém de que o Sporting é a equipa mais prejudicada em Portugal. E correndo o risco de continuar a não convencer ninguém, vou falar do “erro” que mais me revolta num jogo de futebol: um golo mal anulado.
1 – 11 de Novembro de 2004. Corria uma das épocas em que melhor futebol se via em Portugal, por parte do Sporting de José Peseiro, que alternava derrotas pesadas (Porto 3 – 0 Sporting) com vitórias gordas (Sporting 6 – 1 Boavista). À entrada para a 14ª jornada, o Sporting estava a 1 ponto do Porto, que era líder, mas tinha o melhor ataque (29 golos), longe de Porto e Benfica (19 e 21), jogando um futebol atrativo e dinâmico que empolgava as bancadas de Alvalade.
A jornada abriu com o Porto a receber o Beira-Mar. Os Aveirenses causaram surpresa ao bater os azuis e brancos no Estádio do Dragão, abrindo caminho para a liderança isolada do Sporting, que ia receber o Braga.
Muitas vezes se falava do facto do Sporting não aproveitar as escorregadelas dos adversários e tinha aqui uma hipótese para contrariar a teoria. Perto do Intervalo, Hugo Viana fez este golo (golo mal anulado) anulado pelo auxiliar, quando estavam 3 jogadores do Sporting 2 metros em jogo. O árbitro foi Paulo Baptista (decorem o nome). Nesta jornada, o Benfica perdeu por 4-1 no Restelo e foi o Boavista que acabou por assumir a liderança.
2 – 13 de Agosto de 2011. Uma direção nova que tinha trazido 20 novos jogadores, alguns deles contratações sonantes que faziam os adeptos acreditar. Uma Onda Verde que, dividida pelas atribuladas eleições, aparecia timidamente, enchendo Alvalade para o primeiro jogo da época. O desastre estava montado: Carlos Xistra* a arbitrar um jogo que Wilson Eduardo, emprestado pelo Sporting, fez pender para o lado do Olhanense. A arbitragem fala por si aqui, com mais um golo anulado, desta vez a Hélder Postiga. O Sporting perdia assim 2 pontos.
3 – Na jornada seguinte, Paulo Baptista (lembram-se dele?), recusou-se a arbitrar um jogo do Sporting por, alegadamente – segundo uma notícia do jornal Record – a sua nomeação ter “gerado mal-estar em Alvalade. Mais uma jornada volvida e urgia retirar o Sporting definitivamente da luta pelo título. Jogo em casa com o Marítimo e quando o Sporting está empatado 0-0, é anulado um golo limpo a Evaldo. O Sporting viria a adiantar-se no marcador e a terminar o jogo com 2 golos. No mínimo, teria empatado este jogo, mada nada leva a crer que deixaria fugir uma vantagem de 2-0.
Mais 3 pontos roubados em Alvalade, ao Sporting, que embalaria depois para 11 vitórias consecutivas. Fomos jogar ao Estádio da Luz com 1 ponto de atraso, quando deveríamos ter jogado com 4 de avanço, o que é uma diferença gigante. No final da época, apenas 3 pontos separaram o Sporting da Liga dos Campeões. O árbitro foi Pedro Proença*.
4 – O caso mais recente, que data de 21 de Dezembro de 2013. Manuel Mota anulou um golo a Slimani em que nem ele próprio viu uma falta. O que ele viu foi o Sporting a fugir para a liderança isolada por 2 pontos, na jornada que antecedia um Benfica – Porto. O assunto foi tratado como se pode ver aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=oaIE6bOUwy0
Já vi o Sporting ser roubado e prejudicado muitas vezes, mas quando anulam mal um golo limpo, é porque há armadilha e desespero. Nunca vi e acredito que nunca verei Porto ou Benfica terem um golo anulado desta forma. O golo de Slimani foi o mais escandaloso por não ter qualquer margem de dúvidas, mas a verdade é que não me lembro de algum golo limpo que tenha sido anulado a Benfica ou a Porto (a não ser em confronto direto), muito menos me passaria pela cabeça ver tal suceder nas suas próprias casas.
Benfiquistas e Portistas que me desmintam e que me mostrem golos limpos que tenham sido anulados às suas equipas e que tenham custado pontos. Se não encontrarem, que tenham a honestidade de ver o porquê de o Sporting passar anos de seca de títulos.
P.S: no outro ano em que estivemos perto de ser campeões, desta vez com Paulo Bento, não tivemos golos anulados, mas perdemos um um jogo, também em Alvalade, com um golo com a mão, num ano em que ficámos a 1 ponto do título. O árbitro foi João Ferreira, apanhado a ser escolhido por Luís Filipe Vieira nas escutas do Apito Dourado.
*Xistra e Proença são, curiosamente – ou não – árbitros de 2 dos 3 jogos desta época em que os Sportinguistas mais razões têm de queixa (Rio Ave e Estoril). Sinal de que há mesmo um Sistema de que vai tendo homens encarregados de fazer o trabalho sujo ou… a 1000ª coincidência do Futebol Português?
Texto escrito por Diogo Bernardo
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
15 Janeiro, 2014 at 16:13
Como disseram em cima é muito importante fazer um arquivo dos erros arbitrais pelo menos dos jogos dos três grandes.
Para que não hajam lances censurados e rasurados, para que não se deixe cair em esquecimento os roubos claros e para que se possa aferir os critérios que um mesmo árbitro utiliza consoante os clubes que apita…
Com a possibilidade de gravar e rever os jogos que os operadores de tv cabo oferecem este trabalho, apesar de dantesco, tal a “qualidade” dos nossos árbitros, está facilitado.
Ainda há uns dias recuperei para a posteridade um fora de jogo mal assinalado seguido de agressão que não foi analisado em nenhum “tribunal” nem comentado por nenhum analista: http://www.youtube.com/watch?v=pIoHvkm5pSY
E esta “obstrução” que marcaram ontem ao Carrillo!
http://www.youtube.com/watch?v=f7wNS7WZup4
Quer dizer, o Carrillo protege a posição onde a bola vai cair, leva com o defesa nas costas e é marcada obstrução! Está bem!
15 Janeiro, 2014 at 16:55
Como diria o Gestor de Comunicação em Tempo de Crise, Vitor Pereira: You speak true from the heart! Hahahahahaha
15 Janeiro, 2014 at 22:18
Grande texto Diogo.
Como já tinha escrito anteriormente, nós temos a obrigação de não deixar que se esqueçam do que nos fazem! Continua a manter viva a nossa memória.
15 Janeiro, 2014 at 22:38
Muito bem! Só um aparte… Salvo erro, o árbitro que fez greve ao Sporting foi um javardo chamado joão ferreira parece-me…
16 Janeiro, 2014 at 0:00
Boas noites!
Quanto ao post, nada a dizer…simplesmente muito acrescentar. Mas como já aqui disseram isso daria para escrever um livro…grande, feio e mau.
A minha intervenção vem na direcção de comentar três assuntos que foram referidos por vários intervenientes.
1.º Quando falam em debater futebol com benfiquistas ou portistas. Esqueçam. A não ser que consigam encontrar um exemplar raro que consiga debater futebol sem tentar favorecer a sua equipa azul ou vermelha…mas mesmo esse exemplar raro vai chegar a um ponto em que diz que o Sporting sempre foi mais beneficiado do que o azul ou vermelho. Eu nasci, cresci e vivi durante 27 anos no Porto, mais especificamente em Rio Tinto, muito perto do local onde nasceu o fcp, mais conhecido como o futebol clube Contumil, que é o bairro onde foi fundado o fcp. Não me lembro de conhecer um único portista, inclusivamente familiares, capaz de debater futebol de forma imparcial. Como a minha família tem origem em trás-os-montes, Viseu, Lamego, Vila Real, Régua, também tenho presente na família alguns elementos do slb. Esses, a discutir futebol são ainda piores do que os azuis…porque os azuis têm nocção que só sabem dizer Pinto da Costa, e que não têm inteligência para mais…os vermelhos, esses acham-se inteligentes, mas são dotados de uma cegueira fenomenal que nem lhes permite pensar aquilo que brotam da boca para fora. E isto não é ser exagerado, ou parcial, é mesmo verdade. O único desportista, adepto do desporto, adepto de futebol que eu conheço, capaz de falar da sua equipa de forma imparcial, criticando a equipa quando ganha mas jogou mal, criticando quando ganha mas beneficiou de um erro de arbitragem que acabou por ajudar a equipa, sabendo avaliar um jogo e dar valor ao trabalho da equipa adversária, é o adepto do Sporting. E depois vêm os outros dizer que nos achamos os aristocratas, os riquinhos, os inteligentes…meus amigos, temos muita pena, muita pena mesmo que essa seja a realidade da nossa sociedade, mas isso é verdade. Experimentem ver um jogo de futebol no nosso grande estádio e deixem-se levar pelo seu ambiente, que não existe em mais nenhum estádio deste país!!! Por isso, não se cansem, eu já cheguei à conclusão que não vale a pena chatearmo-nos, entrarmos em discussões em que somos obrigados a descer ao nível desses tristes indivíduos. Não vale mesmo a pena. A melhor maneira de responder a um ignorante é não lhe ligar nenhuma…pois mesmo perante a verdade ele não a vai perceber…a sua ignorância não lho vai permitir…por isso, na próxima vez que alguém vos disser que o Sporting é a equipa mais beneficiada, e que os outros são muito muito prejudicados, acenem com a cabeça, sorriam, e tentem encontrar alguém inteligente com quem possam ter uma conversa sobre qualquer outro assunto…ah, e dêem-lhe qualquer coisa de comer…coitadinhos!!!
2º Acosta, a situação que propões de realizar um arquivo de erros, hoje em dia é completamente desnecessário e não ia levar a nada. As arbitragens têm sofrido várias evoluções ao longo dos anos. Já lá vai o tempo em que o Chôr Bimbo da Costa dizia “marca aquele penalti ali no meio campo” e a coisa aparecia. O tempo em que não marcavam foras de jogo nitidos aos jogadores do fcp, em que inventavam 10 minutos de jogo para além da hora para o slb…esses tempo já lá vão. Hoje em dia a arbitragem é muito inteligente. Pequenas faltas que cortam o ritmo de jogo de uma equipa, foras de jogo duvidosos sempre marcados para uma equipa e nunca para as outras, devidamente apoiados por uma comunicação social treinada, penaltis duvidosos assinalados, e penaltis limpos por marcar (para equilibrar as coisas), mas o pior é que hoje em dia a arbitragem e a comunicação social pensam em tudo…até nessas estatísticas. E por isso vemos o fcp a ganhar por 3-0 a uma qualquer equipa e de um momento para o outro começam a cair amarelos mal atribuídos, faltas mal marcadas, foras de jogo mal marcados, penaltis por marcar, uma ou outra expulsão (quando dá jeito aquele jogador falhar o próximo jogo)…e na estatística ninguém vai falar de como e quando e o que influenciaram esses lances. Se quiserem fazer esse tipo de trabalho, então vão ter de apontar todas essas circunstâncias.
3º E para terminar, um comentário do smkman, falou e falou muito bem. Nós Sporting, para ganharmos temos de ser muito melhores que todos os outros. E é isso que eu tenho visto este ano. Eu já delirei quando vi o Sporting a jogar pelas mãos do Domingos, que se não nos tivessem roubado escandalosamente esse ano, e se a equipa tivesse o apoio directivo que devia de ter, tinhamos sido campeões e quem sabe o que teriamos ganho mais lá por fora. Nas mãos do Grande Sá Pinto a campanha que fizemos na liga europa (não esqueço nunca mais os jogos com o manchester city (que aniquilou o fcp) e com o bilbao) que era tão subtilmente apagada no campeonato com roubos de meia noite, mas mais uma vez não tinhamos o apoio da direcção que era necessário. Mas agora, com este grande Presidente, com, finalmente, um projecto de verdade ao nível da Instituição Desportiva que é o grande Sporting Clube de Portugal, nós vamos longe. Se não formos campeões não fiquem aborrecidos. Somos a única equipa que está a jogar um futebol verdadeiramente puro, tão puro que os tristes comentadores desportivos acusam os nossos jogadores de terem falta de experiência quando não simulam faltas ou não se atiram aos berros para o chão. Isso não é futebol, isso é a merda que o chôr bimbo da costa e os seus amigos implementaram no futebol português, e que só veio estragar este desporto.
Por isso vos digo mais uma vez, se continuarmos a jogar assim até ao final do campeonato, não fiquem tristes se não formos campeões. Claro que devem ficar aborrecidos, principalmente se continuarmos a perder pontos em jogos previamente pensados e alterados, mas não mostrem isso ao adversário. O que interessa é estarmos contentes com o futebol que é praticado pela nossa equipa. Gostarmos de ir ao estádio para ver a nossa equipa praticar bom futebol, futebol que nos orgulha e que nos prende ao lugar até ao último minuto. Continuem a encher o estádio mantendo a nossa equipa com a melhor assistência do campeonato. É claro que a equipa tem de puxar por nós, mas este ano eles estão a fazer isso, estão a dar-nos gosto de ver os seus jogos. Já lá vai o tempo em que eu adormecia no sofá a ver os jogos da nossa equipa. Mas agora não, agora o meu coração está constantemente a 1000 à espera do próximo golo. Vamos continuar a mostrar o nosso apoio à equipa, mas principalmente a toda a instituição desportiva (sim, porque nós somos a maior instituição desportiva deste país) pois eles estão a travar a maior e mais dificil luta de todas, a luta contra o bimbo da costa, o luis orelhas, a luta contra a corrupção desportiva. Para mim, a equipa até pode perder que eu vou continuar a apoiá-los, se percebi que eles fizeram tudo o que podiam para ganhar, e só não ganharam por azar ou por altercações do jogo provocadas pelos árbitros. O Sporting merece isso…nós merecemos isso.
Desculpem ter-me alongado tanto no texto. Vão todos chamar-me de maluco, mas tanto há para dizer que parece que nem todas as palavras do mundo são suficientes para contar esta história de luta contra a ignorância e contra a injustiça.
Mais palavras surgirão… =) Saudações Leoninas.
16 Janeiro, 2014 at 14:07
Muito bom!
16 Janeiro, 2014 at 0:58
Bem… se a questão é preservar a memória então recordemos a verdade do que se passou no jogo para a taça com aquela cambada que nem vou nomear.
Recupero um post meu. Uma situação que ainda hoje me enoja profundamente e que penso que ninguém viu como deve ser (e eu vi umas cem vezes, pelo menos).
“Foda-se e mais esta merda de branquear o que realmente aconteceu!!!! Aquela merda do Luisão nunca foi outra coisa senão uma simulação para cartão amarelo. Não há um ‘frango’ do Rui, há é um autêntico bruxedo na vaca incomensurável que aquela besta tem de, já estando no chão e a fingir, a bola lhe cair, literalmente na cabeça!!
O árbitro limita-se apenas a ‘aproveitar’ a ocasião para validar o golo e livra-se de marcar um penalti que, não existindo, seria sempre muito contestado.
Porque é que mais ninguém fala disto!!! É que aqui é que fomos mesmo prejudicados.
Eles não marcaram nenhum 4º golo!!
Não há qualquer falta de Rojo e aquilo é amarelo por simulação!! E disto ninguém fala!!!”
Escrito (em formato menos detalhado) em Nov 12, 2013 @ 2:24
Porque gosto de preservar a memória. E a sanidade.
SL