Em todas as competições de futebol disputadas por pontos e que esteja em causa o apuramento para a fase seguinte da respectiva prova, incluindo Liga dos Campeões, Liga Europa, Campeonato do Mundo, Campeonato da Europa, está sempre subjacente, em prol da verdade desportiva, um princípio basilar: todos os jogos da respectiva fase de grupos têm, obrigatoriamente, início à mesma hora.
Após a 2.ª jornada da 3.ª fase da Taça da Liga, tanto o Sporting Clube de Portugal como o Futebol Clube do Porto, no Grupo B, encontravam-se em igualdade pontual com 4 pontos, sendo determinante a última jornada para o apuramento para as meias-finais da prova.
Enquanto que no Estádio Municipal 25 de Abril, em Penafiel, o árbitro Marco Ferreira deu início ao jogo Penafiel-Sporting, impreterivelmente à hora marcada, 20h45, já no Estádio do Dragão, o árbitro Manuel Mota deu início ao jogo F.C. Porto-Marítimo, cerca de 3 minutos após a hora marcada.
Para situações de atraso nas duas últimas jornadas de cada prova, o Regulamento Disciplinar da Liga, tal como não poderia deixar de ser, é muito claro: o clube cuja equipa tenha impedido o árbitro de dar início à hora marcada a um jogo oficial de uma competição a disputar por pontos, será punido: ou com sanção de multa entre o mínimo de 25 UC (unidade de conta) e o máximo de 50 UC, ou com pena de derrota, se o atraso for praticado dolosamente com a intenção de causar prejuízos a terceiros.
Tendo o Sporting Clube de Portugal, na reunião preparatória do jogo, sido alertado pelo Delegado da Liga, para a absoluta necessidade do mesmo ter início à hora marcada, por se tratar de um jogo decisivo para o apuramento para as meias-finais da Taça da Liga, partimos do princípio que tal procedimento também foi adoptado no jogo que envolveu as equipas do FC Porto e do Marítimo. Acreditamos, por ser o procedimento habitual que o mesmo alerta na reunião preparatória tenha sido feito às equipas do Porto e do Marítimo.
Acreditamos também que, conforme habitual, em caso de atraso no momento de ida para o túnel, ambas as equipas tenham sido novamente alertadas para a sua comparência imediata. A ter sido cumprido este procedimento, e a obrigação de tal, estar descrito no relatório dos Delegados da Liga, por se ter verificado de facto um atraso, e se não constar no referido Relatório a menção clara da justificação invocada pelo FC Porto não poderá haver qualquer margem de dúvidas em classificar a conduta como dolosa, com a intenção de prejudicar terceiros. Para muitos esta foi, como se diz na gíria, mais uma jogada de mestre, sempre na mesma lógica, de não olhar a meios para atingir os fins pretendidos. E é isso que tem de acabar de uma vez por todas no futebol português.
O Sporting Clube de Portugal pugnará pela reposição da verdade, recorrendo a todos os mecanismos legais que tem ao seu dispor para ser assacada a responsabilidade disciplinar aos infractores, com todas as consequências daí decorrentes.
Nessa medida, o Sporting Clube de Portugal, verificando-se o acima exposto, deverá ser reconhecido como a equipa vencedora do Grupo B da 3.ª fase da Taça da Liga e receber o Sport Lisboa e Benfica, numa das meias-finais da prova, em detrimento do Futebol Clube do Porto, que violou de uma forma grave as obrigações regulamentares a que está obrigado.
Não podemos deixar de frisar que para além desta quebra grave do regulamento, também o FC Porto beneficiou na jornada anterior da prova, de um golo irregular, bem como de um penalty muito forçado no último jogo da 3.ª fase da Taça da Liga, contra o Marítimo, aos 94 minutos de jogo, factos estes que lhe conferiram, desde logo, vantagem no desempate, não sendo assim aplicável o critério de desempate seguinte, relativo à média etária mais baixa que daria vantagem ao Sporting Clube de Portugal. Este é mais um exemplo que demonstra que é absolutamente fundamental fazer uma revisão no que concerne à arbitragem e aos meios à sua disposição de modo a evitar que se continue, de forma recorrente, a desvirtuar a verdade desportiva.
Releva-se, ainda, que o Sporting Clube de Portugal efectivamente não solicitou, nem ao Delegado da Liga, nem à Equipa de Arbitragem, que a 2.ª parte do jogo Penafiel-Sporting recomeçasse com atraso, para não cometer o ilícito disciplinar previsto no art. 116.º do Regulamento Disciplinar da LPFP, passível de aplicação de sanção. O Sporting Clube de Portugal pugna pelo cumprimento escrupuloso dos regulamentos não os incumprindo só porque os outros o fazem em total desrespeito para com as competições em que participam, o fair-play e honestidade que todos deve guiar.
Caso o Sporting Clube de Portugal fique impedido de disputar as meias-finais da Taça da Liga, a partir da próxima época e não sendo possível a não participação na prova, serão incluídos na ficha de jogo somente os jogadores afectos à equipa principal exigíveis regulamentarmente, sendo os restantes oriundos dos seus escalões de juniores e juvenis. Para mais e também consequentemente será reforçado o âmbito da reforma do futebol português por nós proposto e que está a ser trabalhado em conjunto com 22 clubes da I e II Ligas, para ser mais abrangente no que ao Regulamento de Competições diz respeito, pois o mesmo deverá defender de forma clara o futebol e não servir para esquemas que desrespeitam e desvirtuam as competições.
A gravidade da situação é elevada e perante a mesma serão tomadas pelo Sporting Clube de Portugal todas as medidas que se entender por adequadas perante a Liga e a Federação Portuguesa de Futebol.
28 Janeiro, 2014 at 12:52
A intoxicação pública com mentiras e manipulações já começou.
A mentira nasceu torta no Domingo com o zero cego a dizer que a 2ª parte tinha começado ao mesmo tempo. Evoluiu ontem para a versão de que o Puerco entrou primeiro no campo na 2ª parte e esteve à espera do Marítimo para começar o jogo.
Até puseram um vídeo no jornal do pato que acaba com os jogadores do Puerco a regressarem primeiro ao relvado, mas curiosamente o vídeo acaba logo que os primeiros jogadores corruptos pisam o relvado. E acaba aí porque na realidade os jogadores do marítimo vieram logo de seguida aos dos porcos, com uma diferença de segundos.
É a táctica habitual destes mafiosos manipuladores.
Mas não se safam cabrões, o Leão está atento!
http://www.youtube.com/watch?v=_IASZ1XR-PU&feature=youtu.be
É ver que entre a entrada dos primeiros jogadores do Puerco e quando voltam a filmar o campo já com os marítimo todos no relvado, passam 30s.
Mais uma vez e sempre O Nojo a fazer campanhas de desinformação para os corruptos.
Estão todos a tremer caralho!
28 Janeiro, 2014 at 12:58
A cartilha é conhecida!
FALÁSIAS!!!
O Porco entrou em primeiro no relvado??? Tá bem… mas isso invalida em alguma coisa o facto do Maritimo ter ficado à espera deles no túnel de acesso? Foi isso que foi referido por alguém do “Muaritime”, uma espera “anormal”…
Gelados há muitos… e testas também.
28 Janeiro, 2014 at 12:57
nós entramos em alguns sites, como o fantástico visao de mercado (excelente barómetro para ver a lampionagem a masturbar-se ao vento) e é ver a hipocrisia que grassa para os lados da eusebiolandia.
andaram anos e anos a fritarem-nos a cabeça sempre com a merda de discurso que éramos alinhados com os porcos (se calhar até com alguma razão) e agora que finalmente temos um Presidente que já confrontou mais os porcos em 6 meses que os vigaristas dos presidentes deles fizeram em anos…qual é a reação deles? vejam os comentários e tirem as conclusões: “arrogante”, “mal educado” “incendiário” “prepotente” “calimero” “chorão” sao os piropos que mandam ao nosso Presidente, a maior parte deles são lampiões.
por isto é que eu digo que estão todos em conluio e merecem a merda de futebol que têm.
28 Janeiro, 2014 at 13:00
Pois eu tou bem descansado que tenham essas reacções! E agradeço que mais venham.
Pior era se não reagissem… agora, doí-lhes… e sai-lhes do pêlo!
Isto não vai lá com gentlemen pois não estamos a lidar com esse tipo de gente.
“Contra os cabrões, marchar… marchar!!!”
28 Janeiro, 2014 at 15:13
Caro Converge, desde quando é que os lampiões querem isenção?!?! O que eles querem é ficar com o “poder” de volta nas mãos deles…
Percebam isso, vamos para a luta, mas vamos sozinhos… Assim a vitória também será mais saborosa 😉
SL
28 Janeiro, 2014 at 13:35
O Sporting Lisboa e Benfica tem o prazer de anunciar o casamento dos seus filhos
Bruno Carvalho (noiva) e Luis Filipe Vieira (noivo) a realizar brevemente no Estadio da Luz:
As alianças serão levadas pelo João Malheiro e Rui Gomes da Silma e no final vamos assistir a um banquete de golos nas redes verdes e mais um ano sem títulos para que todos os convidados saiam satisfeitos.
A Direção
28 Janeiro, 2014 at 14:04
Olha lá, sempre foste convidado para o casamento do Baía com o Quaresma? é que segundo o que se sabe não vai ser pela Igreja, porque pelos visto já se encavaram um ao outro. sabes que sexo fora do casamento é pecado…
28 Janeiro, 2014 at 14:17
Ó morca. Toma alguma coisa para esse congestionamento nasal, é que não consigo perceber nada do que tentas dizer. “Fummmm Fummmm Fummm Fummm Fummm Fummm”.
28 Janeiro, 2014 at 13:36
O BRUNO JÁ VESTIU O VÉU DE NOIVA PARA A ALIANÇA COM LAMPIÕES?
É UM DIA DE GRANDE FELICIDADE PARA A FAMILIA SPORTINGUISTA ELE HE HE HE…
28 Janeiro, 2014 at 14:19
És o inventor da massagem prostática. Devias ter registado a patente, assim que descobriste a pólvora.
28 Janeiro, 2014 at 13:38
O BRUNINHO FOI ENCONTRADO A CHORAR NO SEU GABINETE, PORQUE O PINTO DA COSTA NÃO LHE LIGA NENHUMA…”NEM UMA RESPOSTA, NEM UM COMUNICADO ELES ME RESPONDEM, SNIF SNIF”
28 Janeiro, 2014 at 14:26
Esta é letra é o teu hino seu poio de Dinossauro:
“Aqui estás tu,jovem delinquente
Acordado à espera do RSI
À espera do cheque
Difícil de encontrar na Ribeira
Na delinquência vive a nossa esperança.
No jogo a certeza
De mais um gamamço
Que tens de furtar
Que tens de gamar
Ai estes são os filhos da Podridão
Orgulhosos por fazer
Deste Porto uma Vergonha nacional
Em cada estádio nada a temer
No momento da decisão
A fruta é uma ordem
Ninguém pode quebrar
O nosso vício de gamar
Ser Dragão é uma aberração
Que não se pode justificar
Dá o cú pelo clube
Porque só o sabe borrar
Ai estes são os filhos da podridão
Unidos para gamar
Orgulhosos por fazer
Deste Porto uma vergonha nacional.”
28 Janeiro, 2014 at 13:40
O QUE PRECISAMOS É DE SEGUIR O RUMO DOS LAMPIÕES PARA GANHARMOS TANTO COMO ELES…
28 Janeiro, 2014 at 13:52
Epah, o rumo dos Lampiões não. Isso é mais com o teu clube de fruta de dormir…
Andaram tantos anos a chorar por causa do Calabote, e agora vêm fazer o mesmo.
28 Janeiro, 2014 at 14:27
Quando dizes ganhar, estás a falar… ganhar por fora, certo?
28 Janeiro, 2014 at 13:45
VAMOS À LUZ SERVIR DE TAPETE AO DREAM TEAM DO CHICLAS
28 Janeiro, 2014 at 14:21
Vai tomar Imodium morca! Ajuda-te a estancar essa diarreia intelectual.
28 Janeiro, 2014 at 14:26
Fiúza, és tu?
28 Janeiro, 2014 at 14:29
Agora, que já terminaste, já podes ir limpar o cú ao hipopótamo que tens lá em casa.
28 Janeiro, 2014 at 14:24
E este é só o Ano 0 meus amigos! Venham eles!!! Que orgulho. 🙂
Obrigado garotos por me fazerem acreditar e me fazerem orgulhar desta maneira.
28 Janeiro, 2014 at 15:20
Finalmente propomos nos a fazer alguma coisa …
Já deviamos ter cagado para a taça lucilio.
Se nada fizermos estamos a ser humilhados e isso não.
So nao sei se acho bem a ideia de colocar os juniores a jogar, isto porque estes podem achar com alguma razão que estão a ser lançados as feras. Esta questão deverá ser melhor pensada.
28 Janeiro, 2014 at 15:22
Isto da TMN passar a ser MEO ainda vai botar falatório…
Na grande probabilidade do delegado ao jogo do Porco ser lampião, está percebido o problema! O gajo confundiu o telemóvel com o comando! Aqueles merdas não se dão nada bem com comandos de televisão, como se sabe!
Está encontrada a nova teoria para o atraso do jogo…