As nossas tomadas de posição sucessivas começam a ganhar força, incomodar adversários, conquistar indecisos e isolar os inimigos. A tomada de posição depois do jogo de Penafiel, também ajudou a esclarecer as águas e a mostrar que o Sporting está nisto em todas as frentes. Claro que o parágrafo dos erros do árbitro era escusado, porque coloca em causa a mensagem que queremos passar: queremos seriedade no futebol português para todos por igual. Mas adiante.
Estou aqui a escrever por causa da comunicação social e afins. Gosto de tentar perceber as dinâmicas que presidem ao fluxo noticioso.
O clube com mais adeptos e com mais adeptos que compram jornais é, sem dúvida, o Benfica. O discurso demagógico dos dirigentes ajuda a fazer essa onda avassaladora de adeptos que gostam do seu clube. E está provado que os adeptos compram mais facilmente notícias favoráveis ao seu clube do que contrárias. Nós somos assim. Por isso é que comprava os desportivos apenas depois das vitórias do Sporting. Por isso, é natural que o jornal desportivo mais vendido dê prioridade ao Benfas, dando notícias positivas a seu favor. Ora, o terceiro jornal mais vendido tem sede no Porto e pertence à Olivedesportos (através da Controlinveste), pelo que é natural que vista a pele regional que o FCP assume como sua. Claro que há mais adeptos do Sporting e do Benfica no Porto que portistas, mas esses compram a Bola ou o outro desportivo. O Jogo fixa a sua clientela, tem acesso privilegiado às fontes do clube e alimenta a entourage. Chegamos então ao Record, durante anos o segundo jornal desportivo mais vendido. Por isso, era visto com simpatia pelos sportinguistas e até adoptado como jornal verde.
Ora, nos últimos anos, verificaram-se duas situações. O record começou a vender mais e a aproximar-se da Bola. E começou a existir uma política de grupo da Cofina, que terminou no CM TV. Ora, o CM, à semelhança do que a Bola faz nos desportivos, sabe que se tiver uma manchete (preferencialmente positiva) sobre o Benfica vai vender mais jornais. E se o CM não assumir essa política, o DN pode chateá-lo nesse sentido. Por isso, esse jornal verde que era o Record começou a mudar de tom. Pertencia a um grupo empresarial cujo líder era vermelho e tinha de tentar ultrapassar outro jornal desportivo vermelho. É normal que isso aconteça. E se eu gerisse o Record provavelmente faria esse mesmo percurso. Com menos atentados à ética e menos mentiras. Mas faria.
Agora o que é que eu sugiro à direção do Sporting. Se eles quiserem aceitar.
Antes de um Sporting TV, avancem já com um Portal Sporting. Os leitores dos jornais desportivos leem as páginas dos seus jornais e pouco mais. Ora, se o Record está a cagar em nós e se dos restantes não podemos esperar, o Sporting deve assumir-se, de facto, como o segundo maior clube português em termos de adeptos. Porque no resto, já sabemos que é melhor e a anos-luz. E se não tem canais de distribuição da sua mensagem, crie-os.
Eu percebo a sedução do Sporting TV. Se existir um operador que agarre no projeto, fixe. Mas bom era o Quintela investir numa equipa de quatro ou cinco putos jornalistas, com a direção de algum coordenador com experiência, e fazer um portal Sporting. Teríamos on time os convocados, entrevistas em primeira mão, crónicas das modalidades, avaliação dos jogadores de futebol e das modalidades (coisa que não há nos desportivos), estratégias de promoção de actividades, declarações, fóruns.
Agora, para garantir algum distanciamento em relação ao clube, é necessário que esse portal esteja alojado fora do site do clube. O site do clube é para coisas puramente institucionais, não para eleger o melhor jogador em campo. Tem de ser um espaço em que até possa picar jornais internacionais, quando são notícias sobre o sporting, por exemplo.
E esta mini-redação seria uma espécie de balão de ensaio para o futuro Sporting TV. Teríamos vídeos, resumos comentados, entrevistas exclusivas, análise estatística, memorabilia. Enfim, tudo aquilo que um sportinguista quer ler sobre o seu clube, com exceção das prováveis compras de jogadores (que isso nunca poderá ser divulgado por este site).
Qual é a consequência disso? Provavelmente será contaminar os restantes clubes com esta estratégia. E levar os desportivos a terem de fazer notícias, de facto, sobre desporto e não a merda que costumam fazer. A guerra contra os jornais nunca a vamos ganhar. Pelas razões que referi acima. Mas com esta solução poderemos informar melhor os nossos adeptos e alimentar, mediaticamente, o universo Sporting.
Texto escrito por Ralph Meade
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
29 Janeiro, 2014 at 16:34
Pode ser um bom começo como dizes.
Aguardemos então pelos vídeos do Shikabala com o verde e branca no futuro portal…
29 Janeiro, 2014 at 16:36
Ralph,
acho que a ideia da SportingTv é, neste momento, irreversível. Assim sendo, podia era criar-se um portal associado ao canal, fazendo a ponte para o universo internet
29 Janeiro, 2014 at 16:51
E ficavas tu a tratar disso e com remuneração. Nada mais justo!!
29 Janeiro, 2014 at 17:12
🙂
29 Janeiro, 2014 at 16:45
Mais uma grande ideia apresentada nesta tasca.
Não são só servidos copos também se alimenta ideias.
S.L
29 Janeiro, 2014 at 16:51
Alguem a ver os B’s? Qual e o resultado?
29 Janeiro, 2014 at 16:53
http://www.acorianooriental.pt/noticia/santa-clara-sporting-b-minuto-a-minuto-1
não encontrei melhor ainda…
SL
29 Janeiro, 2014 at 16:57
Obrigadao A Silva 🙂
29 Janeiro, 2014 at 17:36
A perder 1 a 0 desde os 60 minutos de jogo. Segundo apurei no face.
29 Janeiro, 2014 at 17:52
Já fomos, acabou o jogo, perdemos 1-0!
29 Janeiro, 2014 at 17:56
Era previsível…
Tanta mexida na equipa e num jogo destes, só podia dar nisto.
29 Janeiro, 2014 at 18:09
Este mês tem sido um reboliço… vamos ver se as coisas acalmam a partir da próxima semana.
Uma coisa concordo contigo, Leão… Não tem havido sossego na B. Muita entrada e saída. Isso não traz estabilidade nenhuma. Mas fico a aguardar novidades do porque da entrada e saída de alguns (umas melhores que outras). Mas o tempo de fazer as coisas à toa já acabou. Isso é que me deixa descansado…
29 Janeiro, 2014 at 21:51
confesso que tenho algumas duvidas se no final da época não deveríamos re-pensar o Lugar do treinador dos B… parece-me que lhe falta alguma mistica e que tem dificuldades em lidar com a mentalidade dos jogadores mais jovens… não para já… mas no final da época era uma questão para o Inácio ponderar… alguém sabe por onde anda o Oceano?
29 Janeiro, 2014 at 16:52
O potencial disto é gigante. Se cada clube tem o seu meio de comunicação (seja oficial ou não), mais vale assumir isso e ler um jornal que vê as coisas à nossa maneira. Entre crónicas, programas de rádio, entrevistas e estatísticas tínhamos isso sempre em ebulição.
29 Janeiro, 2014 at 17:09
uma rádio, capaz de chegar “aos Futres” espalhados pelo mundo, era do caracinhas!
29 Janeiro, 2014 at 17:03
Sporting TV … não vejo a hora.
Modalidades, camadas jovens … foda-se … vai ser tão bom !
Um portal … teremos de manter sempre a dignidade e não fazer de um local próprio algo que não permite discussão, algo onde a informação é para quem tem palas, etc …
Adoro a ideia, mas sempre com o estilo que nos é conhecido.
Apoiamos, criticamos, etc …
29 Janeiro, 2014 at 17:06
off-topic, mas importante
“Demissão de Conselheiro Leonino”
http://www.sporting.pt/Noticias/Clube/notclube_clubelobatodemissao_290114_123411.asp
(à atenção de uns quantos que todos conhecemos…)
SL
29 Janeiro, 2014 at 17:07
Gostei do “O Sporting aceitou o pedido de demissão …” … lol
29 Janeiro, 2014 at 17:25
O que disse o artista? alguèm sabe?
29 Janeiro, 2014 at 17:41
Disse umas merdas quaisquer sobre maus dirigentes, a propósito da taça da carica
29 Janeiro, 2014 at 17:43
Na sua página do Facebook, Luís Manuel Lobato escreveu: “Os directores do Sporting, continuam a ser otários, começam o jogo cinco minutos mais cedo e depois querem milagres. Para que tanta gente que se diz com experiência, para quando é preciso fazerem figuras de passarinhos”.
“O Porto mais uma vez mostrou como se faz, seus otários. Ser sério em Portugal não vale a pena, temos que jogar e ser mafiosos como os outros. Fomos eliminados por sermos OTÁRIOS”, acrescentou.
Depois de verificar o impacto e a revolta que as suas palavras causaram, Lobato explicou que tinha desabafado apenas “como adepto comum, sem pensar que era conselheiro”.
“Aceito qualquer decisão que tomem, mas nenhuma destas pessoas que agora me criticam sentem e amam o Sporting como eu. (…) se tiver que sair saio, mas continuo a apoiar o projecto do presidente Bruno de Carvalho”, escreveu, na mesma rede social.
29 Janeiro, 2014 at 17:51
pois o gajo esqueceu-se que representava o Sporting.
29 Janeiro, 2014 at 18:04
É o que dá este pessoal bicéfalo… que ora umas vezes pensa (e fala) como adepto, outras como conselheiro…
29 Janeiro, 2014 at 18:06
Tenho de concordar… Não sinto nem amo o CLUBE como esse senhor!
O desejo do Visconde de ALvalade, tanto quanto eu saiba, não era “Queremos ser corruptos, tão corruptos como os maiores corruptos da Europa”
29 Janeiro, 2014 at 17:30
Já não se fazem Conselhos Leoninos como antigamente…
29 Janeiro, 2014 at 17:35
O gajo era da lista do Severino…
http://www.sporting.pt/clube/orgaossociais/conselholeonino.asp
Parece que chamou de otários aos dirigentes do Sporting!
Diz o “exemplar” que temos de ser tão corruptos quanto os outros para ganhar… Ora aí está um bom exemplo de alguém a quem ainda não ensinaram o que é ser SPORTING!
29 Janeiro, 2014 at 18:00
Mais um otario fora do Clube. Ainda havera para la uns quantos no Conselho Leonino
29 Janeiro, 2014 at 17:16
Eu confesso que acho que não percebo o pessoal que compra os jornais desportivos.
Digo isto não só, mas tb, pelo facto de estes serem anti SCP até mais não. E este anti-SCP , não é de agora. Lembro perfeitamente de qd era puto , o pessoal mais velho , malhar no pravda até mais não.
Digo isto pq acho que, seja qual for o ponto de vista , aquilo é mau jornalismo.
OS gajos não confirmam fontes , não concedem o contraditório, não investigam. Eu não sou entendido em futebol, até tenho alguma dificuldade em perceber se uma equipa está a jogar em 442 ou 443. Para mim existe o Gr , os defesas, meio campo e avançados. A táctica deve ser sempre defender qd não se tem a bola e atacar quando se tem a bola (como diria o J. Toschak).
Percebo que pessoal entendido goste de discutir estas coisas, mas acho que a nossa imprensa dita desportiva de um modo geral repete lugares comuns, que ouvimos em qq conversa de café.
Tb percebo q haja quem goste de ler o ‘diz que disse’ , mas para isso basta ver 15 m dos programas dos paineleiros.
E depois ainda temos a net para procurar o que queremos saber.
Dito isto, acho que em matéria de comunicação estamos’ muito verdinhos’ e temos um logo caminho a percorrer.
29 Janeiro, 2014 at 17:41
Excelente ideia. Era trabalho para umas 5, 6 pessoas, que passariam todo o dia a produzir conteúdos como deve ser, isentos e com rigor.
O universo Sporting é tão rico e abrangente que haveria sempre novas noticias, artigos, estórias (como a do “Futre2 da Gunié), a diáspora leonina, os campeões do antigamente, a visão das claques, as modalidades… enfim podia ficar aqui toda a tarde a escrever.
Depois parte deste contéudos poderia ser usada nos diversos canais, rádio, tv, jornal, aplicações móveis.
Em termos de custos seria algo certamente que se pagaria com publicidade nesses suportes.
Uma ideia que faz sentido e que diria que tem pernas para andar.
SL
29 Janeiro, 2014 at 17:56
Mas já temos uma App parecido com isto nos smartphones android, eu recebo mais de 40 noticias por dia do sporting, tem de andar mais atentos
29 Janeiro, 2014 at 18:12
Antes de mais, saúdo a presença do Ralph Meade na Tasca, para mais a pôr a “mão na massa” – no post anterior em que se fazia o roll call dos tasqueiros, foi um dos que me lembrei que já não via há algum tempo.
Depois… Arrefoda-se. Esta noite acordei (e não é normal acordar durante a noite, nem com a leoa de seis meses que dorme no quarto ao lado) a pensar, na ressaca da enxurrada de “encomendas” na CS despoletada pelo arreganhar de dentes descarado do Matrix em que vivemos mergulhados na taça da liga, que precisamos urgentemente de um Zerozero ou um Maisfutebol que dê as notícias e vá fundo onde os outros não querem/podem ir. Que não tenha problemas em chatear os que não gostam de ser chateados, que abocanhe e não largue – estou farto dos que ladram baixinho só para disfarçar, e a seguir abanam a cauda à espera de um osso.
Concordo que não é pelos jornais.
E que não pode ter a “marca” Sporting – o portal do Luís Sobral também não tem a marca lampiã, mesmo se alinha pelos de Carnide.
Por isso mesmo, o que pensei foi em algo FORA da órbita dos canais oficiais de comunicação do Sporting. Algo que seja generalista, para extravasar os círculos de Sportinguistas. Que mereça, pelos conteúdos, o “like” de adeptos de outros clubes, e que lhes apareça nos feeds de notícias. E que fora dos círculos de Sportinguistas, coloque as questões que chateiam o Matrix, e que não as deixe cair por lhe atirarem um osso.
SL
29 Janeiro, 2014 at 18:21
like!
29 Janeiro, 2014 at 19:05
Agora compreendi (hoje estou lentinho).
Essas merdas de Maisfutebóis e Zero-cego fui lá uma ou duas vezes mas fiquei ciente do que ali estava, um chorrilho de lavagem cerebral vindo das “putas da bipolarização”. Se querem lamber cús esses sobrais e quejandos deviam montar um prostíbulo de bois onde pudessem mamar à vontade e não um “saite” ou uma “plantaforma” zarolha…
Isso só pode nascer com junção de forças interessadas num jornalismo isento, concerteza que não faltaria público que lhe garantisse viabilidade.
29 Janeiro, 2014 at 18:17
Amigos sportinguistas, acho que o melhor seria a Sporting TV. Não se esqueçam que à pessoal cota (como eu) que têm muitas limitações a lidar com estas novas tecnologias, também à outros que não têm acesso à internet. Mas uns e outros, gostam muito do nosso Sporting. Era por um lado para fazer frente a esses pasquins e por outro de chegar a todos os sportinguistas. Um abraço.
29 Janeiro, 2014 at 18:38
Concordo plenamente contigo eu sou uma que me incluo nesse lote de terem certas limitações em lidar com novas tecnologias. Essa do App e dos Smarfones androides ainda me fazem confusão. Já Estive para comprar um smarfone mas depois pensei: vou gastar dinheiro para o boneco, fica mas é com o que tens que já te chega.
29 Janeiro, 2014 at 18:43
Oh cara Ed.
Com tanto “androide” que por aqui pára e ainda não se habituou? 🙂
29 Janeiro, 2014 at 21:49
Se zmerding é sinal de fracas qualificações. Ó estúpido do caralho é “Smartphone” !
30 Janeiro, 2014 at 8:45
“Nuna” mais?
Espero que não…mas que a ironia não esmoreça!
30 Janeiro, 2014 at 10:03
Eu “nuna” por “nuna” ia a um blog de lampiões, vulgo, aviário, perder tempo…
Tenho mais que fazer… “Nuna” me apanham lá…
Por isso, gaivota… Até “nuna”…
29 Janeiro, 2014 at 18:39
Não tendo nada a haver com o post….gostaria de saber a vossa opiniao sobre isto…
http://www.sporting.pt/Noticias/Clube/notclube_clubelobatodemissao_290114_123411.asp
29 Janeiro, 2014 at 19:29
A minha opinião é que o dito conselheiro achou que estava a mais e saiu. Fez bem, porque estar dentro do barco e não gostar da maneira como é comandado, e tentar amotinar a tripulação, é feio.
29 Janeiro, 2014 at 19:31
A isto só posso parafrasear o Manuel Machado: “Um cretino é um cretino…”
29 Janeiro, 2014 at 18:42
Excelente ideia.
Um portal oficial com link para blogs, foruns, noticias, videos, curiosidades, ate com link para o canal online, estatisticas, reportagens.
Iamos ver os desportivos (online pelo menos) a perder 30% dos cliques.
Acho que o projecto ate daria lucro…
E gostava de ver o Cherba (e a tasca) bem representada, como merece 😉
SL
29 Janeiro, 2014 at 18:46
Aumentem os dias para 36h e eu prometo que faço tudo o que pedes na SPORTING FANS.
29 Janeiro, 2014 at 18:49
Mbo pensou e descobriu um dos males do futebol português.
Para Mbo o futebol português sofre de gripe das bufas!!!
Mbo alerta dirigentes, jogadores, treinadores, comentadores, adeptos e os mais variados intervenientes no espectáculo podem ser afectados sendo o grupo de risco os meninos do apito.
Para esse grupo de risco Mbo aconselha a evitarem qualquer tipo de fruta de dormir pois esta pode causar cegueira e no limite alucinações.
A gripe das bufas afecta jogadores emprestados com súbitos sintomas de difícil explicação que tendem a desaparecer com o descanso de um jogo.
Treinadores com crises de arrogância e sensações de perseguição estão afectados.
Outro estirpe da gripe igualmente fedorenta afecta as orelhas com estas a crescerem descontroladamente em proporção às lavagens. Para estes casos Mbo aconselha a lavagens não tão impossíveis.
Para a prevenção Mbo pensa que visitas frequentes à tasca são a solução.
29 Janeiro, 2014 at 18:54
Caro Mbo…
Para lavagens de melhor qualidade, que marca de máquina de lavar aconselha? Zenit, Mónaco, Chelsea ou Zaragoza?
E uso pastilhas azuis ou vermelhas???
29 Janeiro, 2014 at 20:43
Olha, olha!
Fala-se de craiiiiques, pimba!!!
29 Janeiro, 2014 at 18:51
Toni de volta ao TRAAAAAAAAAAAAAAK-TOOOORRRRRRR!
O Hassan volta a sorrir!!!!
29 Janeiro, 2014 at 18:58
É uma ideia a considerar, sem dúvida! Já agora, Off-Topic: a minha entrevista está publicada no Jornal Sporting!
29 Janeiro, 2014 at 19:44
«Assim que ouvi dizer que “o Sporting é a nossa puta” nem pensei duas vezes e assinei logo.» – Ousmane Dramé
29 Janeiro, 2014 at 19:49
Desculpa lá se não me ri, mas… A estupidez geralmente não tem graça!
29 Janeiro, 2014 at 20:23
Isto hoje foi petiscos para todos os gostos…
Peço desculpa ao Ralf Meade, mas custou-me muito a tragar. Vale pelo esforço…
Pareceu-me que o Ralf estava a enaltecer mais o outro clube do que o nosso.
Eu não subscrevo que o Sporting seja o 2º Clube: quem, como eu teve que percorrer a pé as principais avenidas de Lisboa, desde o Estádio Alvalade até ao Cais do Sodré, e viu essas grandes avenidas congestionadas de gente (e quando digo congestionadas, nem sei se é o termo apropriado para definir uma multidão através da qual era difícil passar mesmo a pé), ficou esclarecido sobre quem é de facto o grande CLUBE POPULAR. Não só em Lisboa, mas em todo o Portugal e no estrangeiro, porque o mesmo congestionamento foi noticiado que aconteceu por todo o país e em algumas cidades estrangeiras, como Luanda. O facto de os adeptos do outro clube comprarem mais jornais isso não faz deles os mais numerosos. Pudera, toda a gente sabe que os sportinguistas deixaram de gastar dinheiro nesses papéis… Eu subscrevo a opinião que foi veiculada pela sondagem feita no tempo da Administração Sousa Cintra, de que o Clube com mais adeptos em Portugal é o Sporting. E essa sondagem, publicada pelo Jornal Sporting (devo ter o exemplar guardado, mas não sei onde) mostrava, aplicando um método científico reconhecido, que numa amostra da população que abrangia um intervalo alargado dos 12 aos 90 anos, o SCP é o Clube com mais adeptos. Hoje, passados mais de 20 anos, é natural que haja menos Sportinguistas, principalmente dos que eram mais idosos, mas não deve andar muito longe dos mesmos valores. Lembro-me de que a empresa que fez uma outra sondagem (essa sim pouco credível) encomendada pelo jornal A Bola, onde ‘out of the blue’ dizia que o benfica era o clube mais popular, contestou os resultados da sondagem encomendada pelo Sporting, mas ao ser desafiada para confrontar os seus próprios resultados com o método usado pela outra empresa, recusou sempre fazê-lo. Ora, quem tem confiança nas suas contas fez o desafio, e os outros, que apareceram com os resultados que sustentam até hoje uma teoria falaciosa, recusaram pôr à prova as suas contas. Na sondagem que Cintra encomendou, provava-se também que os adeptos leoninos são os que possuem maior nível de escolaridade, e também (a par do fcPorto) onde há mais gente com cursos superiores.
Ralf Meade também falou nas tiragens dos jornais desportivos, e disse que o Rascor era o 2º mais vendido. Ora aí está outra falácia: record era (até há pouco tempo, agora deve ser diferente) o 1º jornal desportivo: isto comprovado pela Associação de Controlo de Tiragens, não era algo caído do céu, uma mentira que de tanto ser repetida passa a ser verdade, como os 60% de benfiquistas, ou a supremacia do A Bola em relação aos outros. E mais, o próprio record encomendou uma sondagem (eu sei porque na altura comprava esse jornal todos os dias) em que se demonstrava que quem mais comprava o jornal eram os sportinguistas, e que a preferência dos benfiquistas recaía no A Bola. Hoje, esse panorama alterou-se, muito por culpa do próprio RASCORD que apesar de saber de onde lhe vinham os euros, decidiu com a sua nova linha editorial que fomenta o ódio ao nosso Clube, afugentar a “galinha dos ovos de ouro”, e por isso já foi ultrapassado pelo A Bola.
Outra coisa que Ralf Meade mencionou mais que uma vez, foi uma tal SportingTV, e isso também teimou em não querer ser engolido. Porque raio terá que ser esse o nome? Não pode ser Canal Sporting, por exemplo? Porque raio teremos que copiar o modelo do outro clube? O assunto nunca foi discutido pelo Sporting, por isso parece-me que estar-se a adiantar nomes desses é no mínimo pôr o carro à frente dos bois.
Tendo dito isto, reconheço ao Ralf Meade o seu lugar na cozinha da Tasca C, mas gosto mais de outros cozinhados. Uns com um tempero que promova mais os valores e a grandeza (insofismável) do Sporting Clube de Portugal, que é – apesar de estar demasiado tempo arredado das conquistas importantes no futebol – um Clube que nunca há-de ter crise de adeptos, porque os tem com fartura, e com qualidade.
Saudações Leoninas
29 Janeiro, 2014 at 20:39
ha ha ha aha aha ah ah este gajo droga-se… ou então está a ser encavado pelo dramé! Essa do método cientifico que prova que op zeborde é o clube que tem mais adeptos em portugal é para rir… fodasse mete mais tabaco nessa merda.
Tudo o que falas é especulação de lagartoide filho da puta, cornudo e paneleiro
29 Janeiro, 2014 at 21:12
Sim senhor, que nível! Ou é lampião ou é porco, é só escolher.
A bailarina desdentada da côxa grossa está à sua espera com peça de fruta e um pneu queimado. Desande, se faz favor e não volte.
SL
29 Janeiro, 2014 at 21:18
Ou as duas coisas, o que é mais certo…
30 Janeiro, 2014 at 10:15
Cherba, não há mais leite para este #FascismoNunaMaias… fonix… ó Nuna deixaste-nos a todos de colhões vazios e ainda queres mais?! Vai pra casa antes que a tua mamã dê pela tua falta. E não te esqueças de apanhar os teus dentes que se encontram espalhados pelo chão. Foge, antes que chegue o Shaka… o Zulu e faça de ti uma espetada. Lol…
29 Janeiro, 2014 at 22:23
acho q a ideia do record era jogar em 2 tabuleiros… davam os adeptos leoninos como adquiridos (pq supostamente não tinham mais nenhum jornal que os defendia) e tentaram piscar o olho aos benfiquistas… mas tanto piscaram que perderam a base toda de suporte….
29 Janeiro, 2014 at 22:27
E deixaram de ser o mais vendido. O que comprova quem são de facto os adeptos mais numerosos
29 Janeiro, 2014 at 22:19
Ralph Meade já leio os teus comentários faz muito tempo e acho que normalmente tens uma visão ponderada e reflectida sobre as questões, mas sou forçado a discordar frontalmente contigo no que toca a este Post.
se por um lado concordo com a segmentação do mercado que tão bem explicas, esqueces-te do poder de chegar as massas que os jornais desportivos conseguem e como é difícil conseguir o mesmo impacto com um jornal on Line ( vê por exemplo o Mais futebol aquilo nunca deu em nada…). A verdade é que papel ainda é papel… e todos os diários desportivos estão inseridos em grupos de comunicação social bem mais abrangentes que utilizam as valências especificas de cada redacção para criarem noticias para outros órgãos de comunicação social.
A noticia pode ser emitida pelo jornal x ou y.. mas verdade é que pertence ao grupo cofina ou ao grupo imprensa e a perspectiva é q cada vez mais órgãos de comunicação social sejam agregados em grupos gigantescos de comunicação.
Tudo tem a ver com dinheiro e como ele se gera… se forem os lampioes quem mais compra (como tu bem disseste…) são eles que vão gerar mais receitas de publicidade e é para eles que as grandes empresas vão anunciar… (lembro-me de no final dos anos 90 ter dado grande falatório o facto de o anuncio de uma privatização sido publicado na bola e não nos jornais ditos serios (generalistas)… a resposta era facil… o target deles não comprava o dn ou o correio da manhã… dito isto das duas uma… ou começamos todos a comprar massivamente um jornal desportivo (escolhemos um qq…) e começamos a bombardear com cartas e e-mails a pedir para mudar a linha editorial… o cortamos definitivamente as ligações (nós adeptos… já que o clube nunca o poderá fazer oficialmente… apesar de indirectamente já muitas vezes o ter feito apelando à compra do jornal oficial…) honestamente não gosto de nenhuma das soluções….
A criação desde portal oficial que falas dificilmente teria impacto nas maquinas de gerar noticias porque dificilmente seria disruptivo e teria as novidades que fazem vender jornais.
Com isto o que te quero dizer é que um portal desses dificilmente teria mais impacto do que o nosso bem amado tasco onde muitos e verdadeiros leões se juntam para discutir aquilo que mais importa para o nosso clube. Seria muito mais facil para o SCP criar parcerias com os 2 ou 3 blogs verdadeiramente sportinguistas que existem e que são a verdadeira referencia da internet verde e branca e conseguir que por exemplo tenham acesso ao Inácio, que saibam em primeira mão uma novidade sumarenta do nosso clube (ou dos outros… pq não?) ou eventualmente uma entrevista informal ao treinador e esporadicamente a um ou outro jogador. Teria muito mais impacto em termos de informação premiar quem todos os dias dá o litro pelo seu grande amor e se esforça para conseguir criar algo de verdadeiramente novo… a aceitação do comando como o primeiro nucleo virtual e privilegiar o acesso aos socios seria uma verdadeira pedrada o charco.
Não gostavas de falar com o Jardim Cherba?