Não há como fugir ao que se passou no Domingo, perdemos dois pontos frente a uma equipa medíocre, que se limitou a evitar o nosso golo ao invés de tentar marcar o seu. Os nossos bravos leões não jogaram mal, não podemos dizer que fomos geniais, mas fizemos mais que suficiente para enfiar lá dois ou três golos, como aconteceu, por exemplo, frente ao Belenenses.

Leonardo Jardim apostou nos que têm estado melhor, sim Wilson e Mané têm sido os melhores extremos (têm três golos marcados em dois golos), e deixou no banco as incógnitas Capel e Carrillo. Muitos torceram o nariz, acharam demasiado arriscado, mas não poderemos pedir um clube formador e depois de ter 7 jogadores da casa a jogar pedir em vez disso um estrangeiro que ainda provou pouco em três temporadas.

Não vale a pena esmiuçar mais esta questão, o que se passou em Alvalade foi o futebol no seu maior esplendor. Nem sempre o melhor treinador, os melhores jogadores, os melhores adeptos e a melhor táctica vencem. Por vezes o não jogar futebol corrido é quem leva a melhor sobre os virtuosos técnicos. Muitos chamam-lhe “jogo de resultados”, eu chamo-lhe cobardia, falta de carácter e pouca imaginação táctica. O Conceição ficou feliz, levou de Alvalade um precioso ponto e nem sequer teve de jogar futebol para o levar, bastou aparecer em campo.

Posto isto, se tanto nos chateia que a pior equipa tenha levado consigo dois pontos que fariam de nós líderes nesta altura (como me custou ver a cara de Dier assim que terminou o jogo, mesmo à minha frente no estádio) cabe também ao Sporting garantir que é a melhor equipa a vencer o próximo jogo.

Quem tem o melhor plantel? Os milhafres. Quem tem a vantagem de jogar em casa? Os lampinos. Quem tem o dinheiro e hipoteca jogadores para sustentar a dívida? Esses mesmo, todos sabemos. Tudo isso é genial na teoria mas, tal com a Académica nos mostrou no Domingo, o facto de alguém ser favorito não faz dele vencedor.
Somos melhores em campo, temos o melhor guarda-redes português, o melhor treinador, a melhor massa adepta e o melhor futebol em Portugal., etc etc etc. Está na altura de reagir, provar quem são os melhores, dar resposta a todos os penalties não marcados, golos anulados, faltas e cartões mal tirados, toda a luta de Guimarães e Arouca, a força do Cédric ao minuto 86 em Braga.

Tudo isso não é suficiente para sonharmos? Claro que sim, temos nós de pedir o Sporting campeão, lá em cima a lutar pela título. Os jogadores e direcção não o podem fazer, por motivos de discurso, daqui a pouco ninguém diz e a onda verde esfuma-se.
Eu acredito na vitória na Luz, não há cá empates nem gerir resultados. Para cima deles, somos melhores!

liedson

Ps: A última vez que vencemos na Luz (para a Liga), as duas personagens da foto ainda não tinham dado a facada nas costas. Está na altura de limpar a sua memória, com os verdadeiros heróis leoninos!

 

texto escrito por Maria Ribeiro

 

* duas cozinheiras, dois temperos. O toque de Leoa, dado pela Maria Ribeiro e pela mbc. Às terças, na Tasca do Cherba.