Não há como fugir ao que se passou no Domingo, perdemos dois pontos frente a uma equipa medíocre, que se limitou a evitar o nosso golo ao invés de tentar marcar o seu. Os nossos bravos leões não jogaram mal, não podemos dizer que fomos geniais, mas fizemos mais que suficiente para enfiar lá dois ou três golos, como aconteceu, por exemplo, frente ao Belenenses.
Leonardo Jardim apostou nos que têm estado melhor, sim Wilson e Mané têm sido os melhores extremos (têm três golos marcados em dois golos), e deixou no banco as incógnitas Capel e Carrillo. Muitos torceram o nariz, acharam demasiado arriscado, mas não poderemos pedir um clube formador e depois de ter 7 jogadores da casa a jogar pedir em vez disso um estrangeiro que ainda provou pouco em três temporadas.
Não vale a pena esmiuçar mais esta questão, o que se passou em Alvalade foi o futebol no seu maior esplendor. Nem sempre o melhor treinador, os melhores jogadores, os melhores adeptos e a melhor táctica vencem. Por vezes o não jogar futebol corrido é quem leva a melhor sobre os virtuosos técnicos. Muitos chamam-lhe “jogo de resultados”, eu chamo-lhe cobardia, falta de carácter e pouca imaginação táctica. O Conceição ficou feliz, levou de Alvalade um precioso ponto e nem sequer teve de jogar futebol para o levar, bastou aparecer em campo.
Posto isto, se tanto nos chateia que a pior equipa tenha levado consigo dois pontos que fariam de nós líderes nesta altura (como me custou ver a cara de Dier assim que terminou o jogo, mesmo à minha frente no estádio) cabe também ao Sporting garantir que é a melhor equipa a vencer o próximo jogo.
Quem tem o melhor plantel? Os milhafres. Quem tem a vantagem de jogar em casa? Os lampinos. Quem tem o dinheiro e hipoteca jogadores para sustentar a dívida? Esses mesmo, todos sabemos. Tudo isso é genial na teoria mas, tal com a Académica nos mostrou no Domingo, o facto de alguém ser favorito não faz dele vencedor.
Somos melhores em campo, temos o melhor guarda-redes português, o melhor treinador, a melhor massa adepta e o melhor futebol em Portugal., etc etc etc. Está na altura de reagir, provar quem são os melhores, dar resposta a todos os penalties não marcados, golos anulados, faltas e cartões mal tirados, toda a luta de Guimarães e Arouca, a força do Cédric ao minuto 86 em Braga.
Tudo isso não é suficiente para sonharmos? Claro que sim, temos nós de pedir o Sporting campeão, lá em cima a lutar pela título. Os jogadores e direcção não o podem fazer, por motivos de discurso, daqui a pouco ninguém diz e a onda verde esfuma-se.
Eu acredito na vitória na Luz, não há cá empates nem gerir resultados. Para cima deles, somos melhores!
Ps: A última vez que vencemos na Luz (para a Liga), as duas personagens da foto ainda não tinham dado a facada nas costas. Está na altura de limpar a sua memória, com os verdadeiros heróis leoninos!
texto escrito por Maria Ribeiro
* duas cozinheiras, dois temperos. O toque de Leoa, dado pela Maria Ribeiro e pela mbc. Às terças, na Tasca do Cherba.
4 Fevereiro, 2014 at 13:34
Nem digo mais a nada a não ser…:eu acredito…!!
SL
4 Fevereiro, 2014 at 13:43
Eu também acredito.
4 Fevereiro, 2014 at 14:14
eu também acredito!
4 Fevereiro, 2014 at 14:33
Contem comigo!
4 Fevereiro, 2014 at 13:37
Belo petisco Maria 🙂
Ainda ha pouco na minha pausa para almoco, tive a infeliz ideia de ir ao blog Visao de Mercado e ja fiquei nauseado para o resto do dia. E so bazofia lampionesca ao post sobre o proximo derby. Espero que cheguemos a ETAR e que vencamos pelo menos por 3 bolas para ver se esta bazofia acaba pelo menos por uns bons meses.
Caralho que nao somos piores que os Lamps….O dinheiro nao compra titulos!!! Somos o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!
4 Fevereiro, 2014 at 14:18
Belo post motivacional, Maria. Assim é que é! Nada de esmorecer.
Confesso que para mim, o jogo com a académica (ainda para mais fui ao jogo) foi um soco tremendo no estômago, do qual ainda estou a recuperar. Mas, depois como diz o masantos77, vou ao visao de mercado e é só ver a bazófia lampiónica a esvoaçar, o que me leva a pensar o seguinte: temos que voltar à base, ao ponto zero, que é a predisposição humilde (não falsa humilde) que nos tem caracterizado desde o início. E com essa humildade tem que vir a tão habitual tranquilidade que caracteriza o futebol da equipa e Leonardo Jardim. Pela primeira vez esta época, vi a equipa nervosa, e esse nervosismo/irritação foi notório no banco, principalmente em Bruno de Carvalho e até Leo Jardim. e passou para a equipa. E esse não pode ser o caminho, por mais natural e humano que possa parecer.
A chave do sucesso para o derby de domingo passa por uma postura tranquila, serena, confiante nas nossas mais valias e, de certo modo, expectante. Somos menos favoritos mas não somos menos capazes. Somos menos val€osos mas não temos menos valor. Somos GRANDES mas continuamos a crescer. Ontem, o Gigante Milionário Chelsea foi ganhar ao campo do Gigante Faraónico City e no final do jogo, Mourinho disse que “a equipa está a crescer”. E é isso que temos que assimilar: estamos a crescer, ainda não crescemos tudo. E nunca uma derrota no proximo Domingo poderá impedir ou pôr em causa esse crescimento. Não nos esqueçamos disso!
A questão é essa:
a pressão tem que estar do lado deles.
Eles :
É que têm que justificar o orçamento milionário e os 4 anos que levam sem ganhar tusto.
É que têm que justificar perante os seus accionistas os milhões que gastam e o zero de rendimento que têm.
É que têm que justificar jogadores com salários de 250k€/mês e treinador com um dos 10 salários mais elevados da Europa.
Nós:
virámos o campeonato com 2 pontos de desvantagem para eles, um ponto de vantagem para os outros, e 9 pontos para o 4º classificado (Estoril).
Agora, mantemos os mesmos 2 pontos de atraso, aumentamos um ponto de vantagem sobre os outros e estamos a 10 pontos do 4º classificado (Nacional).
Não me canso de repetir esta ideia, que nos deve nortear sempre: se estamos frustrados é porque
nos foi dado a oportunidade de sonhar. Na época passada por esta altura, à 17ª jornada, a única coisa que me passava pela cabeça, além da vergonha de ver a equipa jogar, era a ansiedade desesperante de esperar que não descessemos de divisão!
Na época 2012-2013, à 17ª jornada, tinhamos metade (!) dos pontos que temos hoje: 19 pontos e nas restantes 13 jornadas fizemos apenas mais 23 pontos (e, 39 possiveis). Acabámos a época com 42 pontos, apenas mais 4 do que temos agora, à 17ª jornada.
Se esta comapração é ridicula? não! tem todo o cabimento, porque, se as coisas do ponto de vista do resultado nao correrem bem no proximo domingo, vamos ter que nos lembrarmos de onde é que viemos. Saber o que esta equipa já conquistou e o cabo das tormentas que dobrámos.
As coisas na vida não são por acaso e o sucesso é tudo menos casual. E esta equipa está destinada ao sucesso, mais que certo. Saibamos nós mais uma vez esperar. Não podemos caír no marasmo do esquecimento.
O empurrão que todos nós sem excepção (sócios e não sócios) temos dado à equipa desde o primeiro dia desta época tem que ser mais forte nos momentos mais fracos. Não se esqueçam: aquilo que esta equipa já conquistou também é nosso. E nada no atual presente, mas nada mesmo, pode fazer-nos esqeucer que o melhor de tudo ainda está para vir!
Tenham memória.
VIVA O SPORTING!
O SPORTING É NOSSO!
4 Fevereiro, 2014 at 14:25
Este comentário era digno de um post 😉
Muito bom… Parabéns…
SL
4 Fevereiro, 2014 at 14:49
obrigado, Presidente. um elogio do Presidente é qualquer coisa! 😉
(ainda vou sugerir ao cherba, se ele quiser…:)
4 Fevereiro, 2014 at 15:11
concordo.
4 Fevereiro, 2014 at 14:29
Está tudo aqui :
“se estamos frustrados é porque nos foi dado a oportunidade de sonhar…”
Enquanto isso nas bilheteiras de Alvalade :
https://www.facebook.com/SCPSitedeApoio/photos/a.422790178121.195065.88564238121/10152045514883122/?type=1&theater
Porque estamos JUNTOS!
4 Fevereiro, 2014 at 14:31
grande comentário Converge!
4 Fevereiro, 2014 at 14:32
Parabéns Converge, muito bom comentário… Eu tambem acredito
4 Fevereiro, 2014 at 14:37
Livre directo à Balakov! Parabéns Converge! Há que acreditar!!!
4 Fevereiro, 2014 at 14:38
Converge, és o máior! Eu cá, se fosse o presidente e andasse por aqui (ele anda, ele anda), convidava-te para dares uma palestra motivacional à nossa equipa.
4 Fevereiro, 2014 at 14:49
Obrigado mbc, pelo elogio (e aos outros tambem). mas o mérito vai todo para o oportuníssimo post da Maria!
Viva o nosso Sporting!
4 Fevereiro, 2014 at 14:56
Bravo!
Apoiado.
4 Fevereiro, 2014 at 15:04
Eles vão justificar o investimento milionário de qualquer maneira, seja sonegando-nos um golo ou desfrutando de um penalty aos 92 minutos. A maneira como estamos fora da Taça é disso um real exemplo.
De qualquer maneira, “nós acreditamos em vocès!”
4 Fevereiro, 2014 at 15:20
Está a cheirar a “insolventes”… 🙂
4 Fevereiro, 2014 at 15:36
Excelente comentário Converge, sem tirar mérito ao post da Maria. Obrigado 😉
SL
4 Fevereiro, 2014 at 18:23
Caro ;converge chapeau . SL
4 Fevereiro, 2014 at 13:49
Bom texto! Único senão: os dois da foto não estão, nem de perto, ao mesmo nível da minha desconsideração.
4 Fevereiro, 2014 at 14:15
+1
4 Fevereiro, 2014 at 14:18
Temos todos de ter a noção que vai ser mt dificil de ganhar na etar, vai ser mt dificil, mas n vai ser impossivel, a n ser que o boi faça o trabalho que têm feito nos nosso ultimos encontros.
Vai ser um jogo mt dificil, e que na minha opiniao, se n levarmos um golo nos primeiros 30 minutos, ganhamos o jogo. Temos de ser mt inteligentes, mt pacientes e temos de ter uma boa dose de sofrimento.
Eu acredito, mas tenho os pés bem assentes no chão, está mais que visto que não é só quem jogar melhor dentro de campo que ganha, é quem joga tb fora deste, e nesse aspecto, nós levamos sempre de goleada.
Vamos a ver se o nosso avioncito está inspirado no domingo, eu acredito q sim, até pq cada jogo q passa sem este marcar, está mais próximo o jogo em que ele vai marcar!
4 Fevereiro, 2014 at 14:20
Se nao acreditasse passava o Domingo em casa com a familia e via na tv.
Mas eu acredito sempre no Sporting,e acredito sinceramente que vamos lá ganhar o jogo!
Por isso lá estarei em Alvalade,mais uma vez,pra me juntar a concentracao e gritar bem alto pelo nosso clube o dia/noite inteiro(a).
SL
4 Fevereiro, 2014 at 14:25
Bem dispensava a foto… bastava referir os seus nomes de “guerra”: Li€d$on e Montinho!
4 Fevereiro, 2014 at 14:31
A foto magoa, é verdade, Ricardo, mas temos de reconhecer que o moutinho dava tudo em campo, a cara de alegria dele na foto diz tudo… Achas que com esta direcção e não com aquele triste do bettencourt que o moutinho tinha saído do Sporting?
4 Fevereiro, 2014 at 14:50
Eu desse rapaz só reconheço a sua podridão enquanto homem… Tá morto e enterrado. Jogador que não dignifique o MANTO até ao final da carreira, em campo, e fora dele para mim só merece desprezo. Digo deste como digo do brasileiro que vendeu todo um passado de verde-branco como um dos melhores de sempre por seis meses a chafurdar na lama.
Para mim, valem zerinhos!… Sobretudo por tudo o que já valeram anteriormente aos meus olhos. Quem cospe assim no Leão não merece mais que o meu rotundo nojo e desprezo. Para mim valem tanto como um tal de Godo…
4 Fevereiro, 2014 at 14:54
jonascp, o que vou escrever muita gente não vai gostar, mas isso não me impede nem nunca impedirá: se houve jogadores que mereceriam festejar um título de campeões nacionais pelo Sporting nas ultimas épocas, esses jogadores só poderiam ser João Moutinho e Liedson. E mais, não digo.
4 Fevereiro, 2014 at 14:36
Como é que um empate contra a Académica no início da 2ª volta me deixou tão frustrado? Não decidiu nada mas senti que tínhamos perdido uma final. Foi mesmo uma desilusão tremenda. Acredito que no domingo a alegria vai ser na mesma proporção.
4 Fevereiro, 2014 at 14:30
Confesso que ontem acordei com a mesma frustração com que me deitei no domingo. Levantar-me da cama foi um processo difícil, mesmo para os padrões da segunda-feira. Ainda pairava na minha cabeça o empate da noite anterior, com um amargo sabor a derrota.
O dia foi… mais do mesmo. Consegui alguma empatia noutras caras leoninas tão carrancudas como a minha. Entre nós houve palavras de desânimo, desabafos e cabeça baixa. Todos tentámos não pensar no jogo. E este sentimento durou… até meio da tarde.
Podia dar-vos milhões de razões para a minha súbita mudança de atitude. Fosse o lúcido Presidente, os guerreiros jogadores, o mestre treinador, a nossa situação que é hoje incrivelmente melhor que a de há um ano atrás. Mas não preciso de razões.
Na próxima semana há um grande jogo? Há. Vamos jogador desfalcados? Sim, vamos. E vamos ser roubados? É provável. E então? Vamos entrar para perder?
Ou, como leões que somos, VAMOS CERRAR OS DENTES E FODER AQUELES CABRÕES?
Domingo há jogo. E eu, por AMOR AO SPORTING, já mudei o chip. Eu, por amor ao Sporting, estou com a fé toda. Por isso VAMOS, LEÕES, RUMO AO 1º LUGAR!
4 Fevereiro, 2014 at 16:37
… eu diria melhor:
VAMOS CERRAR OS DENTES LEÕES!!
E FODER AQUELES GRANDES CABRÕES!!
VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!!! SEMPRE!!!!!!!!!!!
4 Fevereiro, 2014 at 14:31
Vai ser dificil ganhar na “estrumeira”… se tivermos de “lutar” contra uns tipos que devem vestir de amarelo…
Contra esses é muito dificil “o combate”…
Com os outros, os “donos” do espaço… não é assim nada do outro mundo…
Se olharmos bem, os “artistas” deles tem um pé de cada lado, dois braços e uma cabeça (nem interessam “as miudezas”…)…
Os nossos são “tal qualzinhos”…
Que esperar então deste embate…?
Que ganhe o melhor é claro…e alguém tem dúvidas de que o melhor é mesmo o nosso Sporting…?
Agora, confesso que tenho receio por exemplo das”Maxi” entradas …
Das faltas no 1º andar do “feizão”…embora também tenha as suas “especialidades rasteiras”…
E sobretudo tenho receio…que aquando “dessas jogadas”…”os tais” de amarelo, possam “estar distraídos”…ou “a tirar uma pena do olho…”
Vamos a eles…dos fracos não reza a história e só é vencido…quem desiste…!!
Sporting Sempre…!!
SL
4 Fevereiro, 2014 at 14:33
Bom post Maria!
A bazófia lampiã está outra vez aos níveis de Maio passado, por isso é hora de o Sporting ganhar e dar o passo definitivo a caminho do título, provocando uma nova onda de melões.
Não duvido que os 11 leoes que vão entrar em campo vão comer a relva e lutar pelos 3 pontos do primeiro ao último minuto.
Apenas pedimos um árbitro sem medo para lhes mostrar que somos melhores que eles.
Força grande Sporting!
4 Fevereiro, 2014 at 14:39
Acho que vou repetir! Ganda petiscada! Parabéns à cozinheira! 🙂
4 Fevereiro, 2014 at 14:46
já agora, só mais um por(maior):
Para quem acha ridicula a comparação com a época anterior (com alguma razão , porque foi inédita), deixo aqui a nossa classificação nas ultimas 10 épocas, à 17ª jornada:
2011-2012/17ª j: 4º classificados, 32 pts ( a 13 pts do 1º)
(acabámos a época em 4º com 59 pts, a 16 pts do 1º)
2010-2011/17ª j: 3º classificados, 31 pts (a 16 pts do 1º)
(acabámos a época em 3º com 48 pts, a 36 pts do 1º)
2009-2010/17ª j: 4º classificados, 27 pts (a 15 pts do 1º)
(acabámos a época em 4º com 48 pts, a 28 pts do 1º)
2008-2009/17ª j: 4º classificados, 31 pts (a 4 pts do 1º)
(acabámos a época em 2º com 66 pts, a 4 pontos do 1º)
2007-2008/17ª j: 3º classificados, 30 pts (a 11 pts do 1º)
(acabámos a época em 2º com 55 pts, a 20 pts do 1º)
CONCLUSÃO: para derrubar esse mito de que esta época só é boa em comparação com a péssima época passada, estes são os numeros e os numeros não mentem: na nossa melhor época das últimas 6 (época 2008-2009) à 17ªjornada tinhamos menos 7 pontos do que temos agora.
E, last but not the least: temos sem dúvida o orçamento mais baixo da ultima década.
A MEMÓRIA É ESSENCIAL PARA NÃO ESQUECER, MAS MAIS AINDA PARA PODER CRESCER.
VIVA O SPORTING!
4 Fevereiro, 2014 at 14:48
Confesso que não estou super confiante. Não pela equipa, não pelo treinador, não porque o Montero marca menos ou porque os extremos fraquejam, não por jogarmos sem o king Willy e sem o guerreiro Jefferson. Não estou confiante porque o sistema que nos aleijou em momentos cruciais (Nacional, Slb para a taça, e Académica, principalmente), não dará todo o seu esforço por mal empregue. Deixar-nos ganhar significa deixar que uma equipa de jogadores portugueses e baratos supere, na tabela, uma outra, feita de galácticos sérvios – e ainda por cima, muito querida para as instâncias do futebol.
Agora….. Baixar os braços? Nunca! Mesmo pouco confiante num bom resultado, tomei a decisão de ir novamente à luz. Quero apoiar os nossos meninos, quero demonstrar-lhes o meu orgulho neles “no matter what”, quero que eles nos oiçam e que, a cada vez que o façam, renovem a sua garra e a sua luta. Sempre Sporting!!!!
4 Fevereiro, 2014 at 14:53
A equipa mediocre ganhou aos corruptos e todos sabemos como isso é dificil. Não ficava mal ter mais ponderação nas palavras q no fundo nos ajudam a diminuir
4 Fevereiro, 2014 at 14:57
Peço desculpa, não pretendia diminuir o Sporting mas, para mim, a Académica é uma equipa que joga mesmo muito pouco. E ainda assim empatou e verdade
4 Fevereiro, 2014 at 15:01
Academina para a materia prima q tem joga no maximo das suas capacidades e esta a fazer melhor campeonato do q equipas mais apetrechadas.
Cada equipa joga com o q tem. O Barça joga de uma maneira, o Real doutra, o chelsea de outra e o Bayern de outra, pode gostar-se ou não mas as coisas sao como sao.
E relativamente ao ultimo jogo contra academica devo dizer q em Coimbra fizemos menos remates, tivemos menos cantos e ganhamos, por quantos lembra-se?
4 Fevereiro, 2014 at 15:43
Muito bem, mas isso não faz da equipa um equipa melhor. Continua a ter um futebol mau, devido à matéria prima ou não.
O futebol do Sporting é melhor e existem equipas com o orçamento da Académica e com jogadores de valor parecido, com um futebol bastante superior, pelo menos fingem que jogam para ganhar.
Há quem defenda que ir jogar um resultado para conquistar um ponto é lutar com o que se tem. Eu não gosto dessa forma de ver as coisas, acho que um clube histórico com aquele não deveria ter aquele tipo de futebol onde o ataque é uma vez de 30 em 30 minutos.
4 Fevereiro, 2014 at 14:57
Sonhar devemos sonhar mas parece-me um excesso afirmar q o SCP tem obrigação de ganhar o jogo, pq tem q provar o quer q seja. Os jogadores tem q provar q são dignos de vestir a camisola do clube,por enquanto já é bom.
Os porcos quer se queira quer não tem jogadores mais experimentados e q jogam juntos à mais tempos, para além de jogarem em casa.
Por mim ficarei satisfeito se a equipa mostrar a mesma garra q mostrou no jogo da taça(ñ me refiro ao resultado obviamente)
4 Fevereiro, 2014 at 14:58
A Taça da Liga é mesmo uma merda de competição…
https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc1/t1/s403x403/578959_10152196148509828_547783081_n.jpg
PORTO E BENFICA FORA, JÁ!
4 Fevereiro, 2014 at 14:59
E para os mais distraídos:
https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/t1/p403x403/1535671_10152189750339828_1551643924_n.jpg
4 Fevereiro, 2014 at 15:33
É uma vergonha!!
Detesto ganhar na secretaria, mas foda-se…
Isto está a atingir proporções inenarráveis!!!
4 Fevereiro, 2014 at 17:16
é uma vergonha!
4 Fevereiro, 2014 at 15:02
Já agora, já vi as repetições dos lances do Sporting – Académica e do Gil Vicente – Benfica. No jogo do Benfica, o penalty aos 92 minutos é mal marcado, mas parece haver um penalty sobre o Rodrigo não marcado e o cartão amarelo dado ao Siqueira por simulação não devia ter sido dado. Por isso, nenhuma das equipas foi claramente beneficiada. No nosso jogo, o lance do Adrien claro que não é penalty, porque é puxado e depois o jogador atira-se para o chão (não deixem as pessoas falar deste lance como possível penalty, porque não é) e a mão que ia dando auto-golo é um penalty óbvio. Actualizando os jogos em que um dos 3 grandes foi claramente beneficiado ou prejudicado, quer isso tenha influenciado o resultado ou não. Porto: 3 a favor (Paços de Ferreira fora, Vitória Guimarães casa e Académica fora) e 0 contra. Benfica, 1 a favor (Arouca casa) e 1 contra (Belenenses casa). Sporting: 1 a favor (Olhanense fora) e 4 contra (Rio Ave casa, Nacional casa, Estoril fora e Académica casa). Curioso que o Porto foi beneficiado no princípio, como costuma acontecer, e que o Sporting tenha sido prejudicado em 3 das últimas 4 jornadas, depois de se ter confirmado que vamos estar a lutar pelos primeiros lugares.
4 Fevereiro, 2014 at 15:35
No penalty dos 92 minutos, fui o unico a reparar que o perna de pau (maxi), domina com o braço, e a bola fica com o …IC que faz o espalhafato que faz? Além que perto da área do boifica houve um jogador do gil vicente no chão a pedir assistência médica…
4 Fevereiro, 2014 at 15:38
Aquele lance do Rodrigo era penalty?
Pedro Barbosa, és mesmo tu?!
4 Fevereiro, 2014 at 15:47
O benfica só tem um a favor?
Em Olhão o jogo fica 2-3, um golo deles é em fora-de-jogo. Na minha perspectiva foram-lhes dados 2 pontos nesse jogo.
Contra o Arouca, há um penalty inexistente (mais um) que lhes dá 1 ponto!
Contra nós podem bem estrebuchar e falar eternamente do lance do fora-de-jogo do Montero. Mas para mim, quem foi realmente beneficiado foram eles. O Maxi Pereira tinha que ter ido para a rua ainda na 1ª parte e eu ainda sou daqueles que acha que jogar uma parte inteira contra menos um, dá mais jeito do que um golo.
E falo do Maxi mas podia falar também do Matic.
Aqui acho que se aceita o resultado como “justo” no meio de tantos erros.
Contra o Marítimo o 2º golo deles é fruto de um fora-de-jogo de um metro. Mas neste jogo penso que NÃO há influência no resultado.
Contra o Gil Vicente têm mais uma oferta aos 92 minutos. Será que querem transformar à força o minuto 92 numa espécie de talismã? Felizmente o Cardozo recuperou da lesão a tempo de entrar e falhar a oferta.
4 Fevereiro, 2014 at 15:48
E já nem falo do porto… Senão acho que me ficava com as teclas do teclado sumidas.
4 Fevereiro, 2014 at 16:02
Nunca vi o Pedro Barbosa a comentar arbitragens, mas se for tão genial como era jogador, é o melhor em Portugal. Eu tento nestas coisas ser tão objectivo quanto possível e, por isso, decidi só falar dos jogos em que não há dúvidas sobre uma equipa ter sido muito mais beneficiada do que a outra. Já não me lembro do Olhanense-Benfica, mas acho que foi nesse jogo em que anularam mal um lance por fora-de-jogo em que o Rodrigo e o Lima ficavam isolados. Se não foi, deve ter havido outra coisa qualquer. E nem conto com os foras-de-jogo como o do Montero em Alvalade contra o Benfica, ou o do Cardozo na Luz contra nós, porque é impossível para o árbitro perceber se é ou não, e as regras dizem para não marcar. O Benfica-Arouca está na minha lista. O Sporting-Benfica não, porque o Maxi (e se calhar o Matic) deviam ter sido expulsos, mas há um penalty do Maurício que não é marcado. No Benfica-Marítimo, um dos golos do Benfica é em fora-de-jogo, mas há um penalty sobre o Markovic, acho eu, que não é marcado. Agora, no Gil Vicente – Benfica, há lances duvidosos para os dois lados (não garanto que o penalty sobre o Rodrigo não seja e há quem ache que o do minuto 92 é). Com esta lista, não estou a dizer que só houve erros nestes jogos. Estou a dizer é que, nestes jogos, não há dúvida nenhuma sobre uma equipa ter sido prejudicada. E em qualquer discussão sobre arbitragem, se eu falar destes jogos, ninguém com um mínimo de cabeça vai conseguir dizer que é mentira que, como é costume, o Porto é o mais beneficiado e o Sporting o mais prejudicado dos 3 grandes. E, como isto acontece quase todos os anos, só pode ser de propósito.
4 Fevereiro, 2014 at 16:13
Também há um penalty do Luisão sobre o William Carvalho e não é marcado…
Quanto aos penaltys eu estou à vontade para falar porque tento ser o isento o máximo possível. A meu ver, é óbvio que não é penalty nenhum, tal como o de Arouca não tinha sido, tal como o do porto-Guimarães não foi e tal como o do Académica-porto também não foi.
Também não achei que o do Montero contra o Estoril fosse caso para penalty. Ao contrário daquele contra o Rio Ave e agora contra a Académica. São demasiado evidentes para ninguém ver. Ah, e o golo anulado ao Sporting contra o Nacional (e nesse jogo acho que o mais grave nem foi o golo anulado, por isso vê o nível de arbitragem com que o Mota nos brindou…)
Feitas as contas, digo sem problema nenhuma: NÃO FOMOS BENEFICIADOS EM NENHUM JOGO E TEMOS MENOS 6 PONTOS QUE NOS FORAM ROUBADOS.
Já o benfica tem mais pontos do que aqueles que devia e o porto então nem se fala, se houvesse justiça estavam atrás do Estoril a fazer companhia ao Braga na classificação.
Ah, e também estamos fora das Taças e toda a gente sabe como e porquê
4 Fevereiro, 2014 at 16:20
Isso é verdade. Grande roubalheira na Luz (e é engraçado que, quando o Luisão dá um pontapé nas costas do Montero, toda a gente diz “ah, não tenho a certeza, pode ser ou não, não se percebe bem”, mas quando o Gaitán leva um pontapé nas costas contra o Gil Vicente, já não há dúvidas nenhumas). E, contra o Porto, o atraso dos 4 minutos foi claramente de propósito e o penalty sobre o Ghilas é muito parecido com o do Montero contra o Estoril (que tu achas que não é e eu acho que é). Para a Taça, já não podemos fazer nada, mas era muito bom que o Porto fosse desclassificado da Taça da Liga por causa do atraso, não para nós irmos para as meias-finais, mas para dar um sinal de que eles não podem fazer o que quiserem e que o período de controlo de tudo o que existe por eles está a acabar.
4 Fevereiro, 2014 at 16:23
Concordo. Era bom que essa desclassificação acontecesse para pôr os corruptos em sentido.
Só tenho pena que não se tenha alertado para o facto do benfica também não ter cumprido as leis.
4 Fevereiro, 2014 at 15:16
Se algum sinal positivo há (excluíndo o movimento virar costas contra a corrupção, claro) a tirar deste empate é o facto de se tornar decisivo ir ganhar ao galinheiro:
Tenho para mim que se lá fossemos com a liderança partilhada, invariavelmente acabariamos por jogar para o pontinho. Assim, e atenção aos ao critério de desempate, só a vitória nos interessa.
Este jogo vale 4 pontos!!
E como bem sabemos quem joga para o empate acaba quase sempre por perder…
4 Fevereiro, 2014 at 16:16
O Sporting de Jardim a jogar para o pontinho? epá, não o fez com o focuporto, não o fez no galinheiro para a Taça e ia fazê-lo agora?
Nós somos o Sporting, “não abdicamos da nossa identidade”, não somos os galinholas (a jogar em contra-ataque), nem somos os fruteiros (que se encolheram, encolheram…).
Não duvides, ou os galinholas vão correr, correr e, se o jogo durasse mais uma hora, ainda continuariam a correr, ou nós não perdemos.
Têm jogadores mais experientes? Pois têm;
e melhores jogadores? Sim, têm alguns.
Mas nós também temos alguns melhores do que os deles e temos melhor equipa,. no sentido de conjunto.
Por isso, se não aparecerem fatores extra a inclinar o campo, nós não perdemos o jogo!
4 Fevereiro, 2014 at 16:48
Já vi que não percebeste a argumentação. Paciência…
4 Fevereiro, 2014 at 15:44
Grande post Maria.
SL
4 Fevereiro, 2014 at 16:25
Os “lampinos”. Muito bom 🙂
Copypastando o que escrevi noutro post:
– Há uma jornada atrás, íamos a 2 pontos dos lamps, íamos 1 ponto à frente dos morcões, e íamos jogar ao galinheiro na jornada 18.
– Hoje, vamos a 2 pontos dos lamps, vamos 2 pontos à frente dos morcões, e vamos jogar ao galinheiro na jornada 18.
– Hoje, portanto, estamos melhor que há uma jornada atrás.
– Não vamos jogar com o William, nem com o Jefferson, no galinheiro. Na época passada também não jogamos com nenhum deles. E não foi por isso que perdemos, foi pelos mesmos motivos que esta época fomos postos fora da Taça. E vamos sempre ter que jogar contra isso, com ou sem William e Jefferson.
Continuo a pensar nas palavras do Camilo Castelo Branco, que me parecem encaixar como uma luva nos tempos que se vivem no Sporting:
“Os dias prósperos não vêm por acaso. Nascem de muita fadiga e muitos intervalos de desalento.”
4 Fevereiro, 2014 at 16:26
Maria, um prato só possível se confeccionado por uma cozinheira de excelência. Al dente! Parabéns.
4 Fevereiro, 2014 at 16:57
Ignorando tudo o que se tem passado nos nossos jogos e em outros campos … basta ver os ultimos min do nosso jogo e do jogo dos lampis … de um lado um penaltizito do outro um amarelo que vem mesmo a calhar … infelizmente acredito que o futebol cada vez e mais 11 contra 11 e 1 bola redonda 🙁
PS: Nao eh por isso que vou deixar de ir a alvalade fds sim fds nao 😀
4 Fevereiro, 2014 at 17:09
Muito bom!!! Depois do KO em Alvalade acho que já estamos prontos para o próximo…
Antes do jogo o empate é um mau resultado porque temos sempre de ir para a vitória…depois logo fazemos contas…
Eu acredito vamos ganhar! 1 a 0 montero. NÓS ACREDITAMOS EM VOCÊS!!!
4 Fevereiro, 2014 at 17:21
Bom texto, Cara Maria Ribeiro.
Para si também, Converge, pelo comentário supra.
Confesso que as últimas jornadas para a Liga (e os respectivos pontos perdidos) abalaram, em muito, a minha confiança.
É todo um deja vu de décadas: o SCP a ser prejudicado pelas arbitragens e, cumulativamente, não conseguir vencer desafios importantíssimos para ganhar momentum.
E dou por mim a pensar “****-se, outra vez este maldito desígnio! Mais uma vez me encho de esperança para nada”.
A regeneração demora um bocado. Mas, felizmente, acontece sempre.
Não me importo de ser underdog na lixeira. É verdade que o favoritismo é dos milhafres. O momentum é deles.
Mas o SCP tem equipa para conseguir bater-se de igual para igual com os milhafres. Não haverá William nem Jefferson. Mas haverá espaços para conquistar. Contra ataques para lançar. Mais liberdade de movimentos para o Montero. Uma ou outra arma no banco (nomeadamente o Slim Shady, que já mostrou ser capaaz de resolver jogos).
Começo a acreditar.
E, com o aproximar do momento do jogo, vou estar certamente convicto que ganharemos.
SL
5 Fevereiro, 2014 at 0:58
Bem cozinhado! Para cima deles!!!
11 Fevereiro, 2014 at 8:39
Maria não li nenhum comentário antes de escrever o meu. Isto para não influenciar o nosso olhos nos olhos… O teu cozinhado esta perfeito! Nem salgado nem insonso! Perfeito! Ainda não tinha comentado esta situação porque estava demasiado escandalizado com diversas opiniões a dos lampiões porque pronto são lampiões! Mas também com a de alguns Sportinguistas… Apesar desta paixão pelo nosso grande amor ser inesgotável! Para mim… Jamais o futebol estará acima de qualquer vida humana… E mais…Isto é futebol não é politica! Ganhar na secretaria? Ah e tal porque não mudaram datas no passado? Mas nós íamos mudar os nossos valores para sermos iguais a toda e qualquer agremiação de Carnide? Ou descermos ainda mais o nível para sermos como alguma associação corrupta de moradores de um bairro da cidade do Porto? Jamais! Somos o Sporting Clube de Portugal! Assim que haja condições… Vamos a jogo e vamos devora-los! Sportingggggg!
11 Fevereiro, 2014 at 9:46
Granda salganhada metiu eu lol! Misturei Vários posts num! Viva! lol Ficou a intenção!