O Sporting Clube de Portugal, como é do conhecimento público, face aos factos que impossibilitaram a realização do jogo de ontem no Estádio da Luz e de acordo com a informação então disponível, bem como na promoção da tranquilidade necessária em situações destas, anuiu que o mesmo viesse a ter lugar amanhã, pelas 20h15.
Aquela decisão teve sempre como pressuposto fundamental que estivessem garantidas todas as condições de segurança de pessoas e bens. A segurança é e continua a ser a prioridade máxima para o Sporting Clube de Portugal e esta não pode de forma alguma, nem por qualquer pretexto, ser colocada em causa.
Face a novos dados e informação recolhidos, durante o dia de hoje, nomeadamente quanto à velocidade do vento e à resistência das infra-estruturas ao mesmo, o Sporting Clube de Portugal solicitou à Liga Portuguesa de Futebol e ao Sport Lisboa e Benfica que fosse efectuada uma vistoria adicional a toda a cobertura do Estádio da Luz por uma entidade independente, idónea e competente para o efeito que garantisse a segurança do mesmo para a realização de qualquer evento. Isto porque tais factos, agora do nosso conhecimento, também o deveriam ser de todas as entidades responsáveis pela organização e licenciamento de espectáculos desportivos e serem as mesmas a tomar a iniciativa de garantir, sem qualquer tipo de dúvidas, a inexistência de qualquer risco para a realização deste jogo ou de outro qualquer evento no citado recinto desportivo.
Enquanto se aguardava que fossem efectuadas diligências nesse sentido, o Sporting Clube de Portugal foi surpreendido por um comunicado do S.L. Benfica em que reafirma que o jogo irá mesmo ter lugar amanhã sem que tivesse havido a vistoria solicitada, hoje de manhã, pelo nosso Clube.
À luz destes factos e a serem confirmados pelas entidades responsáveis e sem a devida vistoria, o Sporting Clube de Portugal poderia evocar o Artigo 94º, do Regulamento Disciplinar da LPFP, pontos 1 e 2 que lhe dariam a vitória no encontro e que passamos a transcrever: «1. Quando um jogo oficial não se efectuar ou não se concluir em virtude do estádio não se encontrar em condições regulamentares por facto imputável ao clube que o indica, é este punido com a sanção de derrota e, acessoriamente, com a sanção de multa de montante a fixar entre o mínimo de 12 UC e o máximo de 50 UC e com a sanção de reparação à Liga e ao adversário das despesas de arbitragem, de delegacias, de organização e do valor da receita que eventualmente coubesse ao adversário.
2. Se um jogo não for realizado por falta de condições de segurança imputáveis ao clube que indica o estádio, o clube é punido nos termos do número anterior».
Tal não foi a nossa posição pois reconhecemos que, independentemente das responsabilidades que tenham de ser assacadas, o sucedido não teve o intuito de prejudicar o jogo em si. Neste caso, apenas movimenta o Sporting Clube de Portugal garantir que são asseguradas todas as condições de segurança para os seus sócios, seus adeptos, seus profissionais e todo o restante público presente no recinto desportivo, ao contrário do que sucedeu no jogo da Taça da Liga onde foi manifesto o dolo por parte do FC Porto em infringir deliberadamente as regras da competição.
O Sporting Clube de Portugal reafirma a sua pretensão em jogar o encontro, apresentando-se no Estádio da Luz, tal como o fizera ontem, ou em qualquer outro estádio que reúnas as condições necessárias para o efeito e com o acordo prévio do nosso Clube.
Os graves acontecimentos e a tragédia evitada ontem, como afirmou o Presidente da Liga Portuguesa de Futebol, não podem voltar a suceder seja por questões desportivas, económicas ou de qualquer outra índole.
Foram alertados para toda esta situação, e das preocupações do Sporting Clube de Portugal, o Sport Lisboa e Benfica, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional, o Ministério da Administração Interna e a Câmara Municipal de Lisboa. Está assim claro para todos a gravidade da situação que, para ser ultrapassada, exige uma vistoria global à cobertura por uma entidade independente e competente para o efeito. A manter-se a decisão da realização do jogo sem a referida vistoria, se algo acontecer no mesmo ou em evento futuro, consideramos que serão solidariamente responsáveis todas as entidades mencionadas, tanto como a empresa envolvida na construção e manutenção da referida cobertura.
11 Fevereiro, 2014 at 0:40
Sapo Miguel,
Fala-me do teu dirigente que colocou dinheiro na conta do árbitro e que a federação não teve tomates para ler os regulamentos e colocar o teu zbordin na segunda divisão. Falam muito mas não tem espelhos, falam do estádio e da lã mas não se lembram que em Alvalade infelizmente já morreram duas pessoas.
11 Fevereiro, 2014 at 0:44
E no estádio nacional também morreu um.
11 Fevereiro, 2014 at 0:56
Deve ser o mesmo:
O presidente do Sport Lisboa e Benfica tem no seu currículo uma passagem pelo Tribunal da Boa-Hora em Lisboa, onde foi julgado e condenado por roubo. Na altura e sem o protagonismo de hoje no mundo do futebol, o actual presidente movia-se no mundo obscuro do crime, tendo sido iniciada na PJ uma investigação relativamente ao tráfico de estupefacientes.
Se relativamente ao tráfico de droga não surgiram as evidências necessárias para o acusar e julgar já quanto ao crime de roubo foi efectivamente julgado e condenado pelo Tribunal da Boa-Hora em Julho de 1993 com uma pena de 20 meses de prisão.
No acordão divulgado pelo 3.º Juízo Criminal de Lisboa, o Juiz-Presidente, Afonso Henrique Cabral Ferreira refere com algum humor e ironia à mistura:
«esta história é digna da sétima arte»
11 Fevereiro, 2014 at 1:17
Estás com o cu tremido não é cabrão?
Espero que amanhã não haja jogo e te fodas com uma derrota na secretaria.
11 Fevereiro, 2014 at 2:50
Caro burro de merda, relembro que o nosso estádio não foi uma remodelação do antigo. Como tal, ao referir “Alvalade” estará certamente a falar do estádio antigo.
Vá, agora de volta ao galinheiro que estão a deixar tudo sujo com penas.
11 Fevereiro, 2014 at 0:48
Sapo Malevita,
Pois morreu um infelizmente e que devia estar vivo entre nós. A diferença é que nós não vos damos lições sobre esse tema, você têm a memória curta.
11 Fevereiro, 2014 at 10:04
Oh meu grandessisímo burro, em Alvalade morreram duas pessoas num acidente provocado por um excesso de pessoas encostas ao varandim. Como sabes ou deverias saber mas és um calhau do caralho (porra lampião raça burra!!!) tudo tem limites, até o que as estruturas podem suportar.
No Estádio Nacional não foi um acidente foi um assassinato, se não sabes a diferença, tira a merda do dildo do cu e começa a pensar (como se isso fosse possível)!
11 Fevereiro, 2014 at 0:48
Sapo Malevita,
Pois morreu um infelizmente e que devia estar vivo entre nós. A diferença é que nós não vos damos lições sobre esse tema, você têm a memória curta.
11 Fevereiro, 2014 at 1:04
http://www.youtube.com/watch?v=-ZsRZFh4GO0#t=146
Voçês sabem da lição toda.
11 Fevereiro, 2014 at 8:18
É um clube de ilegais…que queriam… que se pautassem pela legalidade…??
SL
11 Fevereiro, 2014 at 11:12
Karl Marx ou Barbas panascão?
11 Fevereiro, 2014 at 0:54
Oh paneleiro de vermelho, vai lá pros blogs dos teus amigos que passam a vida a bater punhetas com as fotos da puta da tua mãe porque aqui falta de inteligência não é bem-vinda. E quando voltares a falar em corrupção, lembra-te que o boifica há muito que devia de ter ido parar à 2ª divisão não fosse a ministra na altura ter assinado aqueles papéis que tirou do lixo e disse que eram acções do boifica. E lembra-te também que o orelhas, o parolo do teu presidente a quem tu davas o cú por 5 tostões, já esteve preso por tráfico de droga, e lembra-te também dos árbitros todos que te andam a comer o cú, a ti é à tua família, para a merda da tua equipa poder estar em 1º. Depois de te passar a dor no olho do cú é que podes vir aqui falar.
11 Fevereiro, 2014 at 4:13
Li o Comunicado e para mim ele é claro.
1- O Sporting exigiu que uma vistoria independeste fosse realizada, num país civilizado nem seria o Sporting a ter de pedir a própria proteção Civil teria de tomar essa posição, algo que o clube trata de focalizar no inicio do Comunicado.
2- É com espanto que o clube vê o Sport Lisboa a confirmar a data do jogo para amanhã sem que a dita vistoria fosse realizada;
3- Perante este cenário o clube trata de comunicar ás entidades responsáveis sobre a necessidade de uma vistoria á estrutura e que caso algo ocorra, quer o clube organizador quer os organismos advertidos estarão a assumir os riscos.
4- Após isto o clube irá-se apresentar amanhã para a realização do jogo, advertindo o organizador que ao assumir a responsabilidade de marcar o jogo sem um respaldo de uma vistoria independente está assumindo por conta própria os riscos. Com isso caso de semelhante ocorra amanhã ou eventos futuros já não se poderá esconder atrás da capa do acaso, e obviamente assumirá todos os riscos.
Ou seja o Sporting mete toda a responsabilidade para cima da direção do Sport Lisboa e caso ocorra algo e o jogo volte a não se realizar o clube organizador irá arcar com as devidas responsabilidades.
Foi isso que eu entendi do comunicado!
11 Fevereiro, 2014 at 12:00
OFF Topic
Camaradas Sportinguistas, saúdo-vos de Guimarães. Sou virgem nestas andanças, não sou pró nas novas tecnologias, mas vou tentar melhorar para me manter em contacto com o mundo VERDE e BRANCO. Acho muito interessante a tasca, gosto da decoração, dos petiscos da pomada (branco verde de preferência) e só me falta conhecer as cozinheiras…
Se me é permitido uma sugestão: Sempre que um boi preto nos roubar, colocar numa tarja permanente no estádio a foto do focinho do dito animal, para não esquecer. ASSIM quando o encontrarmos num Shopping podemos ter uma amena conversa sobre atualidade desportiva e gostos pessoais em próteses dentárias.
Saudações Leoninas