Os acontecimentos de hoje na Luz motivaram comentários, humor e disparate com fartura.
É natural que, no geral, as pessoas não tenham tido a percepção do que se passou – nem todos são técnicos, nem todos têm conhecimento técnico.
Ouviram-se, no entanto, as coisas mais incríveis, que foram desde a profunda ignorância de que a lã de rocha é perigosa pelas suas propriedades inflamáveis (do brilhante… Miguel Guedes!) até um senso generalizado de que tudo se deveu ao “azar” de umas condições climatéricas que o “bom senso” diz extremas e inesperadas.
No geral, foi assustadora a falta de noção do real perigo e da verdadeira responsabilidade do que aconteceu no estádio.
Antes de mais, vejamos resumidamente, em termos técnicos, o que andou a voar: a estrutura da cobertura do Estádio da Luz é revestida por paineis chamados “painéis sandwich”. Cada painel é composto por uma manta de lã de rocha envolvida por chapas metálicas. (Um “à parte”: a lã de rocha só por si não põe ninguém em risco nem é nociva ao contacto).
1- Há umas “coisas” a voar!
Para que a lã de rocha apareça a voar sobre o relvado, é porque a chapa superior se soltou.
Para que a lã de rocha apareça naquela quantidade, é porque há uma área considerável de chapas abertas e na iminência de se soltar.
A queda de uma altura de 30m de uma só dessas chapas, pode causar a morte imediata a várias pessoas! Como disse o Presidente da Liga, foi evitada uma tragédia uma vez que cairam diversos paineis, entre os quais um com 40m2!!!
O que não disse, e talvez nem percebeu, é que isso se deveu a pura sorte, tão confrangedora foi a inépcia na identificação do problema e a eternidade que demorou a reacção de segurança.
Será que não estava nenhum técnico no staff do jogo com competência para perceber isto de imediato e alertar as autoridades e a protecção civil?
Por que motivo foram precisos 40 minutos para se perceber que era urgente evacuar as bancadas desde há 40 minutos atrás?
Por que motivo foram deixados espectadores no recinto até 1 hora depois desses 40 minutos? Os primeiros paineis metálicos caíram quando ainda estavam pessoas a sair. Não morreu ninguém por puro acaso. Têm caído 5/10 minutos antes, e a “sorte” seria outra!
2- As “outras” pessoas
Houve adeptos que ficaram retidos mais 1 hora após os “eternos” 40 min. O que leva a incompetência das autoridades e dos organizadores para um patamar acima:
Que garantia havia de que o problema não se estava a verificar noutras zonas da cobertura?
Que garantia havia de que os paineis que se iam soltando, e em certos casos chegaram a voar certa de 60/70m na horizontal, não chegariam também a essa zona?
Sabendo-se que 1 ano antes (em 19/01/2013) o problema tinha acontecido justamente nesse outro topo, e em extensão ainda superior, que garantia havia que não se iria passar o mesmo?
Não havia técnicos de manutenção, de segurança ou da protecção civil para explicar à polícia que naquele momento o mais urgente era remover esses 3 mil adeptos para segurança debaixo das bancadas (e isso não implicava que saíssem para a rua)?
Também aqui a incompetência escolheu, consciente ou inconscientemente, a via da sorte!
E deu-se prioridade de segurança ao eventual perigo de desacatos ao invés do perigo potencial de morte por chapas a voar descontroladas.
3- A culpa… também foi com o vento?
Da organização do jogo, ao presidente da liga, dos “doutos” comentadores ao adepto comum, ficou a sugestão implicita ou explicita de que tudo foi causado pelo vento.
Vejamos o que diz a lei:
No Regulamento das Condições Técnicas e de Segurança dos Recintos de Espectáculos e Divertimentos Públicos (DR 34/95 de 16/12), diz:
Artigo 15.º
Resistência estrutural
1 – Os recintos destinados a espectáculos e a divertimentos públicos devem ser dotados de elementos estruturais estáveis, com resistência mecânica adequada às acções e às solicitações a que possam ser sujeitos nas condições de utilização mais desfavoráveis.
2 – Na construção dos recintos improvisados ou itinerantes devem ser previstas as acções das intempéries, nomeadamente dos ventos.
Por sua vez, do Regulamento de Segurança e Acções para Estruturas de Edifícios e Pontes (DL 235/83 de 31/5), e através de umas primeiras contas rápidas, retira-se que os valores considerados médios para a acção do vento sobre da cobertura do estádio andarão por volta dos 100km/h em períodos constantes de 10 minutos.
A este valor, acrescerão os coeficientes de segurança obrigatórios para situações extremas que elevam esse valor em aproximadamente 50%, ou seja:
A estrutura deve resistir a rajadas de cerca de 150 km/h.
Por volta das 18 horas, as rajadas verificadas andavam muito abaixo do valor “normal” dos 100km/h, quanto mais dos 150km/h.
(Os valores reais do vento aquela hora podem ser obtidos nos registos do IPMA.)
Ou seja:
O problema não foi o excesso de vento!
O problema foi que a estrutura não aguentou o que devia aguentar.
O sistema construtivo/execução do Estádio da Luz não cumpre com os regulamentos de segurança e coloca em perigo objectivo todos aqueles que o frequentarem!!! Basta para isso haver um vento um pouco mais forte!
E isto não tem a ver com clubite ou facciosismos: tem a ver com a segurança das pessoas!
Neste caso, quem correu maior e mais directo perigo de vida, até foram adeptos benfiquistas. A revolta e indignação é a mesma!!!
4- De olhos bem fechados?
O presidente da Câmara de Lisboa estava lá. Viu que o recinto apresentou condições de debilidade gritante e ao arrepio do que é regulamentar. Se um qualquer cidadão pode confundir o que aconteceu com uma “fatalidade” causada pela “natureza”, o presidente da Câmara não pode. Mesmo que só consiga intuir, consegue intuir que nenhum vento tão extremo aconteceu para justificar o sucedido e que o perigo foi real, pelo que é imperativo mandar averiguar!
A liga diz que vai haver uma averiguação da Martifer, uma empresa privada, por parte do Benfica. Sem querer duvidar dos técnicos dessa empresa, mas porque de um recinto público se trata, manda a situação que haja uma investigação por parte de entidades públicas ou independentes, de competência garantida, como o LNEC, por exemplo, e à cobertura toda.
As pessoas foram postas em perigo, o estádio não garante a segurança dos seus frequentadores (e até da 2ª circular, se o vento for de leste!), pelo que é obrigatório uma vistoria das entidades públicas competentes que atribuem o alvará de porta aberta.
A não ser que a ideia seja fechar uma vez mais os olhos, “safar” a coisa fazendo fé no prevaricador, para que um jogo aconteça seja lá como for, metendo as fichas todas na fé que vai tudo correr bem… até daqui a uma semana, um mês, um ano… quem sabe…!
Num país a sério, governado por gente séria, este recinto já estava com a licença suspensa a a aguardar uma avaliação completa. Fosse sábado, domingo, feriado ou dia santo!
E não era pela Liga ou pelo prevaricador reincidente: era pelas Entidades Públicas, pelo Estado! Em protecção dos cidadãos!
5 – Desenrasca aí o jogo
Há, pelo menos, uma manifesta incapacidade das fixações das chapas de cobertura do estádio. Quais? Quantas?
Tendo acontecido já em dois locais diferentes da estrutura, em datas diferentes, só se pode garantir a segurança vistoriando TODA a cobertura. O que se devia ter feito, aliás, logo na primeira vez que isto aconteceu, para não falar de quando foi construído e… licenciado!
Agora, não é possível vistoriar aqueles milhares de m2 em 2 dias!
Ou seja: Só é possível haver jogo se a aposta for em “safar a coisa”, sem vistoriar a totalidade de um sistema construtivo que apresenta graves debilidades, apostando na fé de que nada há-de acontecer, sem qualquer respeito ou garantias efectivas de segurança por todos aqueles que entrarem no recinto.
De novo, isto só pode verificar-se se à incompetência se juntarem muitos “olhos convenientemente fechados”, e uma incúria total de todas as entidades públicas “responsáveis”.
6 – Na catedral com…fé?
O Sporting deve exigir de todas as entidades intervenientes e responsáveis, públicas e privadas (como a CML e a Protecção Civil, entre outras), garantias expressas (escritas!) de que o recinto se encontra totalmente nas condições de segurança regulamentares exigíveis, não colocando em risco não só os seus atletas e dirigentes como também os seus adeptos.
Caso isso não aconteça, deve informar os adeptos de que essas garantias não foram dadas, para que os adeptos possam decidir se irão arriscar ou não, e deve ponderar muito bem se o clube irá comparecer ou não.
Caso as garantias não sejam expressamente dadas, é minha opinião que o próprio clube não deve comparecer. Se o recinto não tem as condições de segurança, não pode albergar um espectáculo, e o Sporting não pode ser conivente com isso.
Não gosto, nem quero, alguma vez ganhar qualquer jogo na secretaria. É do mais baixo que pode existir no desporto. Mas se não estiver garantida a segurança do espectáculo, o Sporting deve ser intransigente!
O jogo pode sempre ser marcado nos 15 dias após a primeira data, pelo que terão até aí para resolver a questão construtiva, caso contrário aplicar-se-á o que ditam os regulamentos da Liga:
Art. 94.º do regulamento disciplinar da LIGA
1.Quando um jogo oficial não se efectuar ou não se concluir em virtude do estádio não se encontrar em condições regulamentares por facto imputável ao clube que o indica, é este punido com a sanção de derrota e, acessoriamente, com a sanção de multa de montante a fixar entre o mínimo de 12 UC e o máximo de 50 UC e com a sanção de reparação à Liga e ao adversário das despesas de arbitragem, de delegacias, de organização e do valor da receita que eventualmente coubesse ao adversário.
2. Se um jogo não for realizado por falta de condições de segurança imputáveis ao clube que indica o estádio, o clube é punido nos termos do número anterior.
Anexo IV ao Regulamento de Competições da LIGA
Caberá também aos clubes juntamente com todas as pessoas responsáveis pela gestão dos respectivos estádios, a organização e a implementação das medidas necessárias para que antes, durante e após a realização dos jogos sejam prevenidas e evitadas quaisquer manifestações de violência e quaisquer situações de risco potencial para a segurança das pessoas nos estádios.
Com a segurança não se brinca. Desta vez não morreu ninguém, apenas porque não “calhou”. A sorte não é um critério aceitável, e o futebol não está acima dos regulamentos.
Já brincaram com a vida das pessoas. Agora… cumpra-se a lei!
Texto escrito por Alex Nogueira in Forum SCP.
10 Fevereiro, 2014 at 11:46
Excelente.
Permitam me que me foque no ponto 6.
Devemos exigir que todas as garantias que a realização do jogo na terça não colocará em risco, seja em que caso for, atletas e adeptos.
Sejamos intransigentes. Chega de olhar para o lado.
10 Fevereiro, 2014 at 12:28
+1
10 Fevereiro, 2014 at 11:46
(…) Num país a sério, governado por gente séria, este recinto já estava com a licença suspensa a a aguardar uma avaliação completa. Fosse sábado, domingo, feriado ou dia santo! (…)
Esta frase retirada deste excelente texto resume tudo o que se passou ontem.
10 Fevereiro, 2014 at 11:46
Temos de repetir isto até à exaustão: ontem não aconteceu nada de grave por uma questão de sorte. Eu volto a teimar na mesma tecla: estive lá. Foi uma vergonha como nos deixam fechados tanto tempo! Foi ridículo ouvir o speaker a pedir para nós, sportinguistas, abandonarmos o Estádio por razões de segurança, e alguém (Polícia, segurança do Estádio, não sei quem) não nos deixar sair.
Depois, agenda-se o jogo para 48 horas depois? Então é em 48 horas que se supervisiona uma estrutura daquelas e se corrigem as falhas?! Alguém acredita? Não brinquem! A nossa Direcção tem de estar atenta e não pode ser conivente com isto.
Por fim, permitam-me este desabafo, de um adepto que esteve lá: só a AAS é que emite um comunicado sobre a forma como nos trataram? Não há nenhum comunicado da nossa Direcção? É que esteve em causa a vida de 3.000 sportinguistas.
10 Fevereiro, 2014 at 11:49
confesso que estranho esse silêncio. Efectivamente, nada garantia que as placas não se soltassem no outro topo…
10 Fevereiro, 2014 at 11:54
Muito muito estranho, todo o silêncio à volta disto e a conivência com a situação.
10 Fevereiro, 2014 at 11:57
Contra os corruptos e por muito menos BdC falou. Só espero que o lanche a meio da tarde com o orelhas não o tenha feito mudar de atitude perante os lã-piões.
10 Fevereiro, 2014 at 12:06
Eu n quero acreditar, mas temo que o Sporting C.P. não tenha emitido qq comunicado para n criar anti-corpos na mudança que quer implementar no futebol Português. Acho que tem haver com isso a falta de um comunicado, pode ser que esteja enganado, e espero q sim, uma vez que n se pode aceitar o que se passou ontem na lixeira.
Gostaria de saber se fosse em Alvalade, como seria o tratamento dado ao nosso clube?!?
10 Fevereiro, 2014 at 12:30
Isto faz parte da mudança!! Se não fizer não sei se concordo com ela… Tem de haver um comunicado no mesmo tom expresso neste texto por parte da direção do Sporting. É obrigatório!!!
10 Fevereiro, 2014 at 12:15
Cherba,
Acho que não podemos só “estranhar”. Por muito que goste desta direcção, e em particular do nosso Presidente, é de lamentar todo este silêncio. A gravidade da situação impunha que já tivesse sido feito um comunicado não só em defesa dos nossos adeptos, mas também a exigir o apuramento das responsabilidades. Tenho a certeza que seria esta a postura caso isto tivesse acontecido no dragão, pelo que não compreendo o silêncio. Caso o jogo se realize amanhã será mais um episódio muito triste do nosso futebol, pois certamente será posta em causa a segurança das 60 mil pessoas, entre os quais 3 mil dos nossos, e o Sporting também será responsável por isso.
10 Fevereiro, 2014 at 12:19
escrevo “estranhar” porque acredito que o silêncio não vai manter-se.
E duvido, muito, que amanhã estejam 60 mil pessoas no estádio. Se estiverem 50 mil, é uma sorte
10 Fevereiro, 2014 at 12:20
é será incrível se o jogo se realizar porque, e posso afirmá-lo com certeza, soltaram-se mais de 15 placas de zinco só naquele sector. Resta saber quantas ficam presas por uma qualquer lã mágica…
10 Fevereiro, 2014 at 12:35
Qq engenheiro dirá q a cobertura não é segura. E portanto suponho q o LNEC irá declarar q o galinheiro só voltará a ser seguro qd a cobertura fôr retirada. Não faltam estádios em condições (Alvalade, Restelo, Estoril) p/ entretanto jogarem os jogos em casa até se despacharem a tirar a cobertura q ainda não caiu. Se se despacharem pode ser q nem fiquem muitas jornadas sem o seu estádio. Depois no verão se tiverem dinheiro, q ponham uma cobertura nova. Mas desta vez, esperamos todos q não tentem poupar nos parafusos!
10 Fevereiro, 2014 at 12:53
Espero que não se mantenha por muito tempo, até porque o branqueamento que está a ser feito pela comunicação social está a deixar-me doente! Todos os jornais referem que se “evitou uma tragédia”, mas ninguém quer apurar os responsáveis. Então se o aval para o jogo for dado apenas pela Martifer, que por ser responsável pela manutenção tem um conflito de interesses óbvio, começo a fazer as malas e vou para outro país.
10 Fevereiro, 2014 at 11:57
Se ainda não disseram nada é porque estão a trabalhar em silêncio junto das entidades próprias. Aguardemos.
10 Fevereiro, 2014 at 12:19
Sim Diogo, mas com o jogo a ser realizado amanhã tem de haver um timing mais curto para a reacção. Não capitalizar isto, defendendo assim os interesses do SCP, na comunicação social é um erro de amadores.
10 Fevereiro, 2014 at 12:32
Diogo,
Aguardo com calma apesar de chamar que o timing ideal já passou. Ainda devem (é obrigatório!) dizer o que está no texto do post mas o timing ideal já lá vai há umas 12h…
10 Fevereiro, 2014 at 17:18
Ou voassem com o vento para cima dos nossos…
Ao menos à conta deste tempo consigo ir à bola, ontem não deu :p
10 Fevereiro, 2014 at 11:48
Nem mais uma virgula a acrescentar.
É mais do que óbvio que estamos perante um defeito construtivo.
10 Fevereiro, 2014 at 11:49
Clap Clap Clap.
Leiam releiam, Partilhem e Re-Partilhem.
10 Fevereiro, 2014 at 11:54
“Num país a sério, governado por gente séria, este recinto já estava com a licença suspensa a a aguardar uma avaliação completa. Fosse sábado, domingo, feriado ou dia santo!
E não era pela Liga ou pelo prevaricador reincidente: era pelas Entidades Públicas, pelo Estado! Em protecção dos cidadãos!”
O PSP que levou no lombo do Jesus riu-se…
10 Fevereiro, 2014 at 12:33
+1
Era importante alguém com algum poder na comunicação social fazer referencia a esse tipo de “incidentes”.
Isto ultrapassa tudo o que é desporto, clubites e facciosismo…
10 Fevereiro, 2014 at 11:56
Basicamente é isto.
10 Fevereiro, 2014 at 11:57
está tudo dito aqui: “E isto não tem a ver com clubite ou facciosismos: tem a ver com a segurança das pessoas! Neste caso, quem correu maior e mais directo perigo de vida, até foram adeptos benfiquistas. A revolta e indignação é a mesma! ”
É curioso, (e o destino tem destas coisas) que tenha sido logo no teste de segurança para a final da Liga dos Campeões. Mas como já ouvi certos artistas comentadores e paineleiros, a dizer que “bem até foi positivo porque deu para evacuar as pessoas em segurança!!”, eu já acredito em tudo….
Vamos lá a ver se os responsáveis da UEFA tambem acreditam que o vento levou tudo…até a culpa.
ps: quanto ao jogo, perdemos factor surpresa, mas ganhámos um plano B que acredito que vá resutar. Conclusão: estou mais optimista agora do que estava ontem às 17.45h…
10 Fevereiro, 2014 at 11:59
Este futebol é uma vergonha… Digo com toda a convicção, se isto tivesse acontecido em Alvalade, até programas especiais teriam feito nas televisões, nomeadamente nas sensacionalistas, mas como foi no clube que melhor domina a imprensa, a câmara, enfim quase tudo, parece que não se passou algo de grave…
10 Fevereiro, 2014 at 12:10
eu até ouvi na rádio (creio que na antena 1) a dizerem: “bem, isto até foi positivo, porque evacuaram o estádio sem problemas, num dia em que se testou a segurança para a final da LC…”
depois de ontem, bem se pode dizer: o benfica é mesmo a fina flor do …entulho!
10 Fevereiro, 2014 at 14:54
lol
10 Fevereiro, 2014 at 12:01
Já agora, ontem reflecti sobre esta evidencia atroz, e deixo aqui a pergunta:
Como é possível que no dia mais tempestuoso dos últimos longos anos, num dia em que a Protecção Civil emite alertas instruindo as pessoas A NÃO SAIREM DAS SUAS CASAS…se permite a organização de um jogo de futebol, com 60.000 pessoas, em campo aberto…?
(fico a aguardar resposta mas parece-me que não vai ser num comunicado do benfica ou da liga que a vou encontrar…)
10 Fevereiro, 2014 at 12:12
Muito bem reparado. Independentemente daquela merda estar a cair aos bocados.
A questão é mesmo a de saber como se podem juntar 60 mil pessoas em condições de segurança num espaço aberto, nun dia em que sao lançados avisoa para as pessoas permanecerem em casa?
10 Fevereiro, 2014 at 12:03
Excelente análise.
Tb continuo à espera do parecer oficial do nosso clube.
Deve estar a ser bem preparado. Desde o BC, o que é dito é com calma e faz sentido.
Antes de sair merda por fazer algo a quente.
10 Fevereiro, 2014 at 12:08
concordo contigo, Miguel. tem que se ter cuidado e pensar bem antes de se apontar o dedo, até porque a Direcção do Sporting aceitou ir a jogo, sabendo das condições metereológicas.
Agora, é obvio que há coisas que nós não adivinhamos, e uma delas é a debilidade da estrutura da dita “catedral”, que ontem se podia ter transformado num cemitério.
Mas, claro quando vemos comunicados do benfica a culpar o vento e o sr. mario figueiredo a bater no peito como a dizer: “sou um herói, ouviram?! salvei vidas!”, é mesmo para (des)acreditar em tudo. pobrezinho futebol portugues que já mete tanto nojo…
10 Fevereiro, 2014 at 12:12
Esse Sr. Mário Figueiredo esquece-se de dizer que a vistoria da liga deixou passar isto e concerteza que outras coisas. Andamos a brincar ao futebol e acima de tudo com a vida de pessoas.
10 Fevereiro, 2014 at 12:15
De facto, no antigo Alvalade houve esse ACIDENTE lamentável, motivado pelos próprios adeptos.
Mas também morreu um adepto noutro estádio, mas esse foi assassinado…
10 Fevereiro, 2014 at 12:16
oops…
era em resposta ao Siunão Sabrosa…
10 Fevereiro, 2014 at 14:42
Companheiro . É verdade. Mas o que se passou nessa triste tarde em alvalade não tem nada a ver com o que se passou ontem, como aliás penso que sabes.
10 Fevereiro, 2014 at 14:43
Tu ja tinhas dito isso , sorry. A pressa de ler.
10 Fevereiro, 2014 at 12:16
O jogo não se vai realizar amanhã.
Duvido q o BdC vá nisso.
Penso q o nosso Presidente está bem ciente de todas as questões aqui levantadas, e q o silêncio da direcção é pura e simplesmente pq para já é do interesse do Sporting não se deixar apanhar nesta ventania.
No entanto, caso as autoridades não façam o q lhes compete, estou quase certo q a nossa direcção tirará todos estes trunfos q por agora guarda na manga.
Mas eu acredito q o assunto é demaiado sério p/ mesmo a vendida LPFP não autorizar o jogo amanhã sem um parecer do LNEC.
Aguardemos!
10 Fevereiro, 2014 at 14:57
Tal como dizes, não acredito que arrisquem realizar o jogo amanhã sem o parecer do LNEC.
Nesse sentido, a “boa-vontade” da nossa Direcção é estratégica. Não podem apontar que o nosso interesse é ganhar na Secretaria, o que vai acontecer…
Não me agrada, mas as regras são para todos e tem que ser cumpridas!
10 Fevereiro, 2014 at 12:16
Vocês “são”…uns ingratos…!!
Eu posso ser “um pouco lerdo” nos pensamentos, mas de ontem até hoje “já consegui” alinhavar umas ideias com alguma coerencia…
De repente “fez-se luz” no meu pensamento (uma vez que a EDP não conseguiu assegurar-me parte da noite, o fornecimento que por contrato é obrigada… )…
E “recordei-me” quando foi feita “a gaiola” da lixeira de ter sido afirmado pelos (ir)responsáveis do galinheiro, que a rede era “para segurança” dos adeptos verdes…
Ora aí está…: eles já sabiam que mais tarde ou mais cedo o galinheiro se começaria a “desfribar” e era preciso acautelar as indemnizações por perdas e danos que pudessem ser causadas aos “nossos bravos” adeptos…
Uma vez que se “morrer” uma outra galinha no aviário isso é dado como um prejuizo a abater no balança geral final das contas auditadas…
Foi por isso “a pensar” no bem dos nossos, que foi “construída” aquela gaiola abortada…!!
Ingratos…!!
Sporting Sempre…!!
SL
10 Fevereiro, 2014 at 12:17
Eu tenho um colega meu lampião que disse que ainda vi alguns adeptos levarem com uma placa de aluminio de 40 cm.. ou seja, há quem tenha efectivamente levado com isso em cima e essa falta de informação mostra mesmo algum branqueamento com a situação. Perguntei se tinha ferido alguém, mas ele disse que não conseguiu perceber, até porque logo saiu de lá.
10 Fevereiro, 2014 at 13:01
A RTP também mostrou umas imagens de lampiões à porrada uns com os outros porque alguns não queriam sair do estádio.
10 Fevereiro, 2014 at 14:05
Algarvio, duvido que seja verdade… nós fomos os últimos a sair e ninguém levou com placas. Com os plásticos azuis e com a lã certamente, mas as placas só começaram a cair quando já tinham evacuado a bancada com a ajuda da polícia de intervenção (porque os no name não queriam sair). Do outro lado, nós queríamos sair e esperar no interior do estádio, mas a psp não nos deixou sair e ainda carregou bancada acima. Enfim…
10 Fevereiro, 2014 at 14:41
Juro que foi um lãmp que me disse, ele está mesmo aqui à minha frente no local de trabalho. E atenção, ele disse 40cm, que não é nada comparado com as outras grandes placas. E todos eles aqui (dois) dizem que antes de sairem já viam as placas a soltarem-se aos poucos. Ele até deu o pormenor de dizer que essa parte a cair ia a rodar ao invés de cair a direito.
10 Fevereiro, 2014 at 14:47
Ah, ok… nesse caso se eram pequenas é possível que sim e que nós no outro lado não nos tenhamos apercebido. Mas quando as grandes caíram já não estava lá ninguém.
10 Fevereiro, 2014 at 12:25
Mas vocês acham mesmo que o jogo se realiza amanhã? Acham que alguém no seu perfeito juízo assina de cruz por baixo de um qualquer relatório que diga que está tudo bem, vindo do clube e da Martifer.
O benfas arranjou a bonita. Seja lá se por má construção, se por incuria ou outra razao qualquer, o facto é que o benfas vai ser apertado pela UEFA. E esses não brincam. Nem o benfas com eles.
O Sporting fez o que tinha a fazer. Aceitar jogar dentro dos prazos legais SE (e eu ouvi isso ontem) estiverem reunidas todas as condições de segurança. Se isso não acontecer então aí sim o Clube está bem posicionado para exigir tudo o resto. Afinal em tudo isto quem não tem qualquer culpa somos nós.
Aquilo não se resolve com cuspe.
p
10 Fevereiro, 2014 at 14:48
O prazo legal são 30 horas… o Sporting vai jogar 50 horas depois.
10 Fevereiro, 2014 at 12:26
Às tantas aquilo do Gil Vicente esconde mais do que o mero relvado impróprio. Ou também acreditamos que foi em duas semanas que o relvado, com toda a chuva que tem caído, passou de impraticável, a praticável? Às tantas essa mudança de planos já traz também outras questões. Sei lá, eu já acredito em tudo, vindo dali. Às tantas, como digo, aquilo é barraca para ver os telhados fugir com frequência.
10 Fevereiro, 2014 at 12:29
E estive lá, gastei uma bela pipa de massa, perdi umas horas de trabalho, apanhei uma hora de chuvada, um fdp de um bófia ainda me empurrou sem eu ter feito nada; e agora? os meus amigos tão a trabalhar terça e vou ter k ir à lixeira sozinho, pronto menos mal, que vou ver o Grande Sporting – mas a questão que se impõe é a seguinte: devo confiar no Vieira/BPN que colocou em risco a vida dos seus próprios adeptos????? Recordo que a Protecção Civil já tinha desaconselhado a realização do mesmo…imaginemos se soubessem o que era aquele estádio! Devo confiar na falida Martifer (conhecida entre outras pela destruição dos ENVC)???? Se aquela merda cair, só por ser do Sporting, a minha vida vale menos?????
Como é que é o Benfica a decidir se o jogo se realiza e não qualquer entidade de segurança?????
E o que realmente me está a magoar: PORQUE É QUE O SPORTING AINDA NÃO DISSE NADA? Não vou entrar em especulações, porque esta Direcção tem o meu voto de confiança, atestado com factos, mas continuo à espera de esclarecimentos.
O artigo 94, concordemos ou não com ele, é letra de lei – portanto SÓ MESMO NESTE PAÍS DE BALDAS É QUE A LEI É PARA NÃO CUMPRIR. Não se trata de o Sporting beneficiar ou não ou querer ganhar em campo ou não. TRATA-SE DE PUNIR ONDE DÓI QUEM COLOCOU EM PERIGO A VIDA DE MILHARES DE PESSOAS!!!!!!!!
Fomos ao jogo, pagamos bilhete, A LIXEIRA NÃO TAVA EM CONDIÇÕES, O BENFICA QUE SE FODA.
10 Fevereiro, 2014 at 12:38
Já gostava do teu nick. Agora passeia gostar do q escreves:
“Fomos ao jogo, pagamos bilhete, A LIXEIRA NÃO TAVA EM CONDIÇÕES, O BENFICA QUE SE FODA.”
ah, ah , nem mais!!!
10 Fevereiro, 2014 at 12:49
Thanks. Abraço
10 Fevereiro, 2014 at 12:29
Não entrarei naquele estádio enquanto toda a sandes de lã e chapas não for removida. Arranjem outra solução, aquilo vai sempre empolar e esfarelar-se na cabeça de alguém.
No que nos interessa não vai haver jogo amanhã porque haverá nova borrasca com ventos de 100kmh.
10 Fevereiro, 2014 at 12:29
Por mim era aguardar mais um pouco…e depois é exigir todas as condiçoes e pareceres a autorizar da Proteçao Civil, CML e LNEC …como ninguem se vai chegar logo a frente…é exigir uma recalendarizaçao “a lixar” a lampionangem ou 3 pontinhos….penso que nao podemos chatearmo-nos com o FCPutas por causa dos 3 min e agora deixar-mos passar esta….Aguardemos portanto…
10 Fevereiro, 2014 at 12:30
1. A evacuação deveria ter sido decretada mal aquele material apareceu no ar; 2. O Benfica, como todos os clubes, tem um responsável pelo equipamento desportivo “estádio” que, faz parte das suas competências, tem de saber identificar todas as situações de deterioração que representem riscos reais para os utilizadores do equipamento; 3. A espera, a ver se o dano à reputação do estádio e do Benfica, “ficava por ali”, significou objectivamente o sacrífico doloso da segurança das pessoas; 4. Isto, em si, configura um crime e reforça as condições para que 5. o Benfica seja responsabilizado pela não realização do jogo e, assim, penalizado em conformidade: com uma derrota.
O Sporting não se pode prestar a branquear o que aconteceu dispondo-se a jogar noutra data. Seja em nome do que for. Porque até o melhor dos “nomes” fica inexoravelmente conspurcado se ficar subordinado à eficácia, no caso uma aliança conjuntural, de resto muito pouco promissora.
10 Fevereiro, 2014 at 12:40
+1
Nos teus últimos tres comentários levaste com um +1, por isso, +3
10 Fevereiro, 2014 at 12:44
🙂
10 Fevereiro, 2014 at 16:25
+10
10 Fevereiro, 2014 at 12:38
Bruno, se nos ouves, e eu confio em ti, lembra-te que não há qualquer possibilidade de aliança com gente daquela. Lembra-te que, por essas redes sociais, há sempre alguém que, ligado a este clube de merda (dir-se-á segundo clube da fruta), sobe ao relvado para nos sonegar penaltys e afins, como se não houvesse amanhã. Eu confio em ti, porque pensas como todos nós que vivemos o Sporting 24 horas por dia. Não há espaço a alianças. Trilhamos sozinhos e os dois clubes da famosa saga (quem roba mais) hão-de cair, e esperemos que para sempre. Por isso, sempre que houver tempo para um chá, lembra-te do presidente de associação de futebol de Lisboa, lembra-te do duarte gomes, do lucílio, e todo esse séquito.
10 Fevereiro, 2014 at 12:39
rouba*
10 Fevereiro, 2014 at 17:31
Mais nada Diogo, não precisamos de nos apoiar em ninguém, trilhamos o nosso caminho pelos nossos próprios pés
10 Fevereiro, 2014 at 12:43
BDC não pode deixar passar esta merda em claro.
Até por uma questão de coerência… Chocava-me menos que não se fizesse o alarido na liga devido aos 3 minutos de atraso dos corruptos do que por isto. Algo tem de ser dito e condições de segurança reunidas. Sob ponto de vista puramente desportivo (embora seja difícil pensar só nisso agora) devemos tentar apertar com estes lãpiões o máximo possível. Não quero cá alianças com ninguém mas especialmente com estes merdas, NUNCA!
10 Fevereiro, 2014 at 12:53
SE BRUNO DE CARVALHO NÃO TOMAR UMA ATITUDE, FICARÁ AOS OLHOS DE TODOS A NOSSA SUBMISSÃO AOS LAMPIÕES… UMA ALIANÇA ONDE SÓ LAMPIÕES SÃO BENEFICIADOS COMO SE VIU NA TAÇA!!!
VAMOS ESPERAR, AINDA ACREDITO NO NOSSO PRESIDENTE !!!
10 Fevereiro, 2014 at 12:49
LAMPIÕES QUEREM MARCAR ISTO TUDO MUITO RAPIDO PRA ESCAPAREM ÀS PUNIÇÕES, FAZEM OBRAS À PRESSA HOJE E AMANHA HA JOGO, SEM QUE MATERIAIS REPOUSEM E SEQUEM, SEM TESTES DE SEGURANÇA ! AINDA POR CIMA ESTA PRVISTO CHUVA E VENTO!! É A BALBURDIA TOTAL !!!
ALGUEM ACORDE O BRUNO DE CARVALHO SE FAZ FAVOR !!!
10 Fevereiro, 2014 at 14:05
Tem lá calma contigo, andas aqui a lançar veneno para que? Toda agente sabe qual deverá ser a posição do nosso presidente, não precisamos de colgumelos que só aparecem nestas alturas a tentar semear a revolta! Não enganas ninguém.
10 Fevereiro, 2014 at 15:00
Não percebes nada disto!
Faço aqui “copy-paste” do que respondi ao Rugido Verde:
“Tal como dizes, não acredito que arrisquem realizar o jogo amanhã sem o parecer do LNEC.
Nesse sentido, a “boa-vontade” da nossa Direcção é estratégica. Não podem apontar que o nosso interesse é ganhar na Secretaria, o que vai acontecer…
Não me agrada, mas as regras são para todos e tem que ser cumpridas!”
10 Fevereiro, 2014 at 16:32
Muito bem visto! Essa estratégia já faz mais sentido com a inteligência e tomates do BdC. E capaz de ser isso mesmo.
Confio no BdC. Lealdade e algo que não esta na natureza daquele clube de carnide. Não se fazem alianças com cobras venenosas, porque acabam sempre por morder.
10 Fevereiro, 2014 at 13:01
Acho que o texto não dá o devido destaque a um facto que só agora teve a importância que merece. Este não foi o primeiro incidente do género! Já tinha acontecido um episódio semelhante há cerca de um ano! Só que foi no “silencio” de um estádio vazio num jogo da equipa B. Provavemente até já aconteceu mais vezes em dias sem jogo…
Aqui reside a verdadeira gravidade de tudo isto e a total negligência do benfica. E por isso mesmo merecem perder o jogo na secretaria!
Z
10 Fevereiro, 2014 at 13:04
+1
10 Fevereiro, 2014 at 13:10
MAIS GRAVE É QUE FOI NOUTRA PARTE DO ESTÁDIO E LAMPIÕES DISSERAM QUE FOI DEVIDO AO FOGO CAUSADO PELOS ADEPTOS DO SPORTING…
ALGUEM ACORDE O BRUNO DE CARVALHO SFV!!!
10 Fevereiro, 2014 at 13:04
Tao a anunciar que a martfer deu luz verde para o jogo amanha …como é possivel isto?
10 Fevereiro, 2014 at 13:08
A Martifer é que certifica isso? Pensei que eles eram apenas os construtores…Fiscalizam-se a si próprios?
Quando foi da pala do antigo estádio Alvalade, era o LNEC que fazia as inspecções
10 Fevereiro, 2014 at 13:12
ELES QUEREM MARCA O JOGO A TODA A FORÇA PARA AMANHÃ !!! É PRECISO INSPEÇÃO INDEPENDENTE !!! SÃO NECESSÁRIOS TESTES DE SEGURANÇA !!! É A BALBURDIA TOTAL
10 Fevereiro, 2014 at 13:11
Calma, pessoal! Li no Público que a Martifer vai dizer hoje se pode haver jogo amanhã ou não! Não faz sentido estar a espingardar antes! Depois disso é que a Direcção deve pronunciar-se!
10 Fevereiro, 2014 at 13:14
A MARTIFER É CLIENTE DO BENFICA, NÃO É EMPRESA INDEPENDENTE, VAI FAZER QUE LAMPIÕES QUEREM !!! CLARO QUE VAI DIZER QUE HÁ JOGO!!!
ACHAS QUE LAMPIÕES QUEREM JOGAR NO ESTADIO NACIONAL OU RESTELO ?
10 Fevereiro, 2014 at 13:22
A Martifer tem tido a seu cargo precisamente a MANUTENÇÃO DA COBERTURA.
Como se comprovou já em 2 ocasiões diferentes, tem feito um mau trabalho. Por isso, não tem credibilidade para certificar nada.
A meu ver, estão credenciados para apenas para errar…
10 Fevereiro, 2014 at 13:17
Lá está! Depois de a Martifer dizer que pode haver jogo é que é o timing ideal para responder. Não é antes. Eu sei que estamos em Portugal mas…e se a Martifer dissesse que não havia condições? Tínhamos falado antes e ficávamos mal vistos!
10 Fevereiro, 2014 at 13:16
A DIRECÇÃO DOS LÃ-PIÕES SABIA das condições precárias da cobertura!!!
Leiam as declarações de Mário Dias, o “pai” do galinheiro, à bola:
http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=459129
Inacreditável a desfaçatez destes indivíduos
10 Fevereiro, 2014 at 13:18
NÃO SEI O QUE É MAIS GRAVE, SE É AREIA QUE LAMPIÕES E MARTIFER TENTAM LANÇAR PARA OLHOS DA COMUNICAÇÃO SOCIAL COM COMUNICADOS OU O NOSSO SILENCIO ABSURDO A ISTO TUDO…
10 Fevereiro, 2014 at 13:18
em A Bosta, Mário Dias diz que a cobertura estava em obras de manutenção que “não estavam concluídas”. Isto é de uma gravidade sem precedentes.
«Cobertura do estádio estava em manutenção» – Mário Dias
O antigo vice-presidente do Benfica Mário Dias, responsável pela supervisão da construção da nova Luz, e por muitos apelidado de pai do estádio, assistiu em direto, pela televisão, a todos os acontecimentos que levaram ao adiamento do derby. Pouco depois, falou sobre o sucedido com A BOLA, desde Angola, onde trabalha e reside há vários anos.
«É normal a cobertura ter uma chapa por baixo, outra por cima, e, no meio, uma manta térmica feita de lã de rocha, que é usada em todo o lado. Pelas informações que tenho, estava a ser feita a manutenção da cobertura, e essa manutenção demora sempre algum tempo, não se faz num dia. É provável que não estivessem colocados todos os rebites», começou por dizer, explicando em seguida, com mais pormenor, o que terá estado em causa.
«As chapas são fixadas em vários pontos, e se não estiverem fixados todos esses pontos, é normal que com o vento, sobretudo vindo de baixo, as chapas acabem por rasgar-se e a manta térmica de lã de rocha comece a soltar-se.»
Mário Dias concorda que o sucedido na Luz poderia ter assumido proporções bem piores caso o estádio não tivesse sido evacuado. «Felizmente, só a manta térmica é que começou a soltar-se enquanto a maioria das pessoas ainda estava nas bancadas, e que os pedaços de chapa da cobertura só começaram a cair depois dos adeptos saírem», sublinhou.
O antigo vice-presidente das águias fala na necessidade de «manutenção contínua» neste tipo de estruturas, embora sem querer colocar em causa a empresa responsável por essas intervenções. «Provavelmente, as chapas que se soltaram hoje não foram as mesmas que foram substituídas há um ano. As coisas têm de estar sempre a ser vistas porque o sol e a chuva corroem e enferrujam os materiais, podendo os parafusos soltar-se com ventos fortes, acima de 100 km/h. Volto a referir, porém, que, pelo que sei, não foi esse o caso, mas sim o facto de as obras de manutenção não estarem concluídas», analisou.
A terminar, Mário Dias defendeu que o adiamento do derby foi uma «decisão aborrecida mas acertada», e acredita que durante o dia de hoje «tudo ficará resolvido». Esclareceu ainda que «há 11 anos, quando o estádio foi construído, já não era permitido usar lã de vidro», pelo que o que se viu ontem, na Luz, a cair da cobertura, foi «lã de rocha, que não é tóxica».
10 Fevereiro, 2014 at 13:40
o vento ontem não só levou chapas e lã de rocha. Levou também a culpa. Inacreditavelemtne, o benfica nao vai ser responsabilizado por ter colocado, negligentemente, vidas em risco. Incrível.