Como gostava eu de escrever este texto a relatar a emoção que senti ao ver Heldon entrar, ver e marcar. Como gostava de contemplar-me com um hat trick de Montero ou um bis de Slimani. Seria tão bom referir como Eric encheu o meio-campo e nos afastou as dúvidas, sempre apoiado pelos guerreiros André e Adrien. A entrada do Mané e do Carrillo, que fintavam com o diabo no corpo e ajudaram a equipa a regressar ao ataque quando mais sofríamos. A grande defesa do Rei Patrício, que negou o golo ao Gaitan isolado e o que me ri com a lesão de Maxi, depois do Maurício lhe dar o tratamento primeiro e depois Rojo terminar o serviço (o argentino acabou expulso, só para não falhar a expulsão clássica dos clássicos)
Não aconteceu, todos sabemos que não aconteceu…
O derby mais esperado, que tanto queríamos assistir, não aconteceu por algo tão parvo como o vento que se fez sentir em Lisboa. Não me vou alongar com as questões da Lixeira da Luz e da sua espectacular organização e cuidado pela segurança. Os nossos leões não merecem que a nossa atenção se centre apenas à volta disto. Os nossos jogadores merecem que estejamos ainda mais expectantes de os ver em acção, merecem que nos concentremos ainda mais neles, no que podem e devem fazer.
Em termos tácticos o Sporting sai desta alteração a perder. Pelo menos na teoria assim é, o nosso treinador surpreendeu tudo e todos com a equipa que apresentou (quando ouvi os onzes na rádio parecia que já estávamos a marcar golo). Três goleadores na frente de ataque, provavelmente um Martins mais corredor, que teria de auxiliar Eric e ajudar o ataque para que Montero e Super Slim fossem presenças de área, Piris na lateral para não comprometer o processo ofensivo e, mais uma vez isto, três máquinas de golos (pensadores e executores) apontadas aos sarrafeiros vestidos de vermelho.
Na teoria ficamos a perder pois perde-se o efeito surpresa. Mas, conhecendo o génio do nosso Mister como acho que conheço, Leo Garden não vai mexer. Ele passou a semana a afinar os processos todos, provavelmente a obrigar Heldon e Montero a conhecer tão bem o Slimani que só pela cara sabem que o argelino tem fome. Passou a semana a limar o Eric e o Adrien para serem fortalezas, deu tanto na cabeça ao Rojo e ao Maurício que eles já se esqueceram do que é uma falta.
O homem deve ter treinado quinze variações de cantos e de livres. Setenta formas de cruzamento, oitenta formas de humilhar o Oblak. Não.. conhecendo o nosso Leo como conheço, metódico e perfeccionista por natureza, autêntico matemático do futebol, ele até agradece ter mais estes dias para garantir que tudo está perfeito. Assim o Heldon vai ter mesmo de marcar porque já tem mais quatro combinações no catálogo, o Eric vai estar mais confiante porque sabe que defronta o Feijão – Sérvio, e o Slimani tem oportunidade de rapar outra vez a careca para não perder o ângulo de cabeceamento que tanto o distingue.
Confiança caros leões, eles vão usar a nossa frustração em campo como se fossem um de nós. Eles vão lutar com tudo pelos adeptos que ficaram uma hora dentro de um estádio que ia deixando cair pedaços. Vão gritar como nós nas bancadas na hora do golo, vão honrar a camisola que têm e agradecer a possibilidade da usarem. Vão sair da Lixeira líderes e manter o estatuto de melhor defesa e melhor ataque da Liga. Pelo menos o Leonardo Jardim parece pensar que sim, se não não acredito que mostrasse o par de aço que mostrou. Se ele acredita e está lá todos os dias então eu tenho a certeza.
Hoje às 20.15h vamos mostrar qual é a força do Tsunami Verde!!
Ps: Se perdermos perdemos, nada nos afasta da luta nesta altura. Até Maio ainda rola muita bola.
Texto de Maria Ribeiro
* duas cozinheiras, dois temperos. O toque de Leoa, dado pela Maria Ribeiro e pela mbc. Às terças, na Tasca do Cherba.
11 Fevereiro, 2014 at 11:57
Off Topic!
A entrevista do BDC ao jornal deborla é simplesmente magistral.
Faz gato sapato dos corruptos! É obra prima! Nenhum bom advogado conseguia ter melhor retórica e invocar melhor os argumentos e provas. O Pinto putas e corrupção já deve estar a borrrar-se todo com esta entrevista.
A Fernandinha a ler-lhe a entrevista e ele a mijar-se todo não tem como se defender!
O tempo do quero, faço e desfaço começou a desfazer-ser em mil pedaços.
Já com o Bruma assim foi e o corrupto ficou a chuchar indo agora buscar o cigano.
11 Fevereiro, 2014 at 12:01
falamos disso no pós derby 🙂
11 Fevereiro, 2014 at 12:04
isso!
11 Fevereiro, 2014 at 12:03
E tens um link? Achas que conseguias postar aqui? E que estou em Inglaterra e nao tenho aqui acesso a edicao imprensa. Obrigado!
SL
11 Fevereiro, 2014 at 12:06
vou arranjar isso, 1906.
11 Fevereiro, 2014 at 12:13
Desculpa lá Cherba, antecipei-me 🙂
11 Fevereiro, 2014 at 12:23
Brutal… simplesmente acutilante e exato! Grande Presidente!
11 Fevereiro, 2014 at 12:02
Será mesmo que vai haver jogo ? é que a continuar assim a lixeira vai ser uma confusão tremenda. Galinhas nas bancadas , batatal no relvado, vai ser do melhor. Acho bestial a ideia dos nossos levarem os coletes reflectores , a nossa imaginação não tem limites.
Excelente texto da Maria Grande Leoa.
Vamos embora a eles.
SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING !
11 Fevereiro, 2014 at 12:05
Que bela posta, Maria, logo pela manhã, e concordo a 100% contigo: se é certo que se pode ter diluido um pouquinho o fator surpresa, entre as 48 horas que jorje jejuns teve para ajustar a tática (e nao vai alterar nada, continua na ignorancia) e as que Leo Jardim treve a mais para adquirir rotinas, a vantagem até poderá estar mais do nosso lado. Por isso, confesso, não vejo a hora de começar o jogo. estou em pulgas, porra!
já agora, ontem o Diogo Carvalho comparou Leo Jardim a Ludwig Wittgenstein, e que comparação feliz! deixo-vos aqui um aforismo dele sobre a filosofia:
“Filosofar é como tentar descobrir o segredo de um cofre: cada pequeno ajuste no mecanismo parece levar a nada. Apenas quando tudo entra no lugar a porta se abre.”
―Ludwig Wittgenstein –
Filosofar é, para Wittgenstein, o mesmo que treinar é para Leonardo Jardim. E logo à noite, a porta vai-se abrir…!
11 Fevereiro, 2014 at 12:20
Gostei.
Mas gosto mais de já conhecer um bocado o Jay-Zus, o efeito surpresa foi-se é verdade verdadinha o que torna tudo ainda melhor.
Jay-Zus já deve ter estudado e feito a palestra sobre as 1001 tácticas que só ele conhece para contrariar o 11 do Sporting.
Os jogadores dele já absorveram as palavras e neste momento só devem estar a tentar perceber se a salada é russa ou é de fruta quando na realidade só queriam mesmo era uns maravilhosos pipis.
Perfeito!
11 Fevereiro, 2014 at 12:57
Boa Maria (mais uma vez)
Vamos entrar em campo para ganhar, de certeza absoluta.
Força SPORTING
SL
11 Fevereiro, 2014 at 13:34
Foda-se, não ia haver um comunicado hoje às 11h para decidir se ia haver jogo ou não?
Para não existir um comunicado é porque andam a montar aquela merda com tubos de cola UHU. Devem fazer a vistoria 1 hora antes do jogo com lanternas quando já for de noite!
Até agora ninguém assinou o papel como eu estava à espera. Afinal quem é que se chega à frente? Temos jogo ou não?
11 Fevereiro, 2014 at 13:36
nop a reunião começava as 11h
entretanto já foram chamados elementos independentes para verem se está tudo bem
11 Fevereiro, 2014 at 13:42
Nunca vi uma coisa assim. Tudo isto porque os lã-piões querem à força que se jogue hoje para ficarem mais aliviados no calendário.
O que eu quero ver é quem assina o papel a dizer que está tudo bem e mete a cabeça na guilhotina se tudo correr mal.
11 Fevereiro, 2014 at 13:44
já assinaram
11 Fevereiro, 2014 at 13:45
Ok vi agora que sempre vamos ao galinheiro!
Spoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooorting!
11 Fevereiro, 2014 at 13:44
Pessoal, apenas uma pergunta, porque sinceramente eu já não percebo puto desta merda.
Já é um dado adquirido que vai haver jogo? Ou ainda estamos à espera do resultado da vistoria?
11 Fevereiro, 2014 at 13:45
já vai ao post mais recente aqui do estamine, no final da cx de comentários tens la o comunicado acabadinho de sair na pagina do facebook do Sporting
11 Fevereiro, 2014 at 15:22
Pa pessoal que for a luz.: Faxavor de levar colete refletor de prefencia verde…nunca se sabe o que pode acontecer numa obra mal Feita!! Até na Bosta ja comentam isso…era brutal 3000 gajos de colete. Bora la!
http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=459267
11 Fevereiro, 2014 at 15:56
“Ps: Se perdermos perdemos, nada nos afasta da luta nesta altura. Até Maio ainda rola muita bola.”
Sem dúvida!
11 Fevereiro, 2014 at 16:46
Belos pipis!!!
Rapaziada, todos à molhada que isto é futebol total….
11 Fevereiro, 2014 at 17:04
muito bom texto Maria!
“…que só pela cara sabem que o argelino tem fome. …” 🙂