Esta é a pergunta que todos nós queremos fazer depois do resultado e exibição no derby.
Bom, posso-vos dizer o que NÃO mudou.
1) Competência do treinador
O treinador é o mesmo que nos levou até aqui de forma quase imaculada. E por isso ganhou crédito para “inventar” num ou noutro jogo. E, convenhamos, ele tem um problema para resolver. Tem dois pontas de lança completamente diferentes no seu estilo de jogo e um deles merece jogar e o outro é muito importante nas ideias de jogo do treinador, que passam por futebol apoiado com uma boa circulação de bola. Posso dizer que ir ao galinheiro jogar ao ataque com 2 avançados agradar-me-á sempre. Mas teríamos de ter William atrás. E esse foi o grande erro do mister. A ausência do nosso 14 deveria ter ditado o regresso ao 4-3-3. No pasa nada. Acontece.
2) Qualidade dos jogadores
Isso também não mudou. A maioria tem qualidade para estar no plantel, existirão sempre dúvidas em relação a um ou outro. O que mudou foi o rendimento. Montero é o caso mais visível mas há outros como Adrien, Wilson, André Martins e Capel, que na primeira volta juntaram muitos golos e assistências e neste início de ano ainda não o fizeram. Normal. O único gajo no mundo capaz de manter o rendimento sempre alto e constante chama-se Ronaldo. E por isso este é o momento de outros emergirem. Os reforços Shikabala e Heldon, os suplentes Carrillo, Vitor, Mané e Slimani e, quem sabe, subir mais um miúdo como o Iuri ou Esgaio. Temos muita qualidade que apenas anseia por uma oportunidade e o mister não pode nem vai ter medo de os lançar.
3) O apoio dos adeptos
Não vou mentir, odeio perder derbys desta forma, levando um banho, como tantos que já temos dado aos porcos, a maioria sem resultados práticos no score final. Mas foram 3 pontos perdidos num terreno onde já sabíamos que não éramos favoritos. Tal como foi perder no ladrão. Não aceito isto como inevitável ou normal mas também não vou cortar os pulsos. Já o empate com a Acadêmica, isso já é outra conversa. Ainda assim, Esta equipa merece que a gente caminhe com ela, seja lá para que lugar for. E que bom é saber que o pior cenário possível é ficarmos em terceiro! Diz muito de como estávamos e de como estamos agora.
4) O histórico
O carnide ter 5 pontos de vantagem não me preocupa. Aliás, estamos a entrar no período onde eles são mais vulneráveis. Que é quando ganham um derby de forma clara e cimentam a liderança. Vai começar a bazófia, as reservas de monumentos e todo o folclore que já conhecemos. Sejamos honestos: o carnide fez o melhor jogo da época contra nós. Andou a maior parte da primeira volta a a sofrer para ganhar jogos por 1-0 sem jogar a ponta de um corno e precisou de ajuda “externa” para vencer muitos desses jogos sofríveis. Essa é a realidade que mesmo um derby quase perfeito não muda. Os corruptos, idem. Com o aliciante de ter um treinador que está na profissão errada. Por isso, o histórico diz-me que os nossos rivais ainda vão perder muitos pontos, tal como nós. Resta-me esperar confiante que os pontos que nos separam sejam recuperados ao longo desta 2 volta, em face do calendário mais favorável que temos em relação a eles.
Quem pensa que isto mudou tudo, engane-se. Nem os rivais estão no céu nem nós estamos no inferno. Os pontos que nos separam foram oferecidos nas ultimas 3/4 jornadas na primeira volta pelos velhos bois de sempre. Essa é A diferença. Os pontos que perdemos nos confrontos directos com os rivais recuperamo-los e ainda aumentamos nos outros jogos com os pequenos. Até que, nas ultimas 4 jornadas, coisas estranhas aconteceram, que em vez de aumentar a nossa vantagem pontual, diminuiu-a.
Estamos na luta, reforçámos o plantel e tudo se mantém igual. Os objectivos não mudaram e estamos nos lugares cimeiros. Perdemos um objectivo que nos foi roubado por um boi e poderemos perder outro porque estamos na república das bananas onde contornar as regras é permitido. Não tenho absolutamente nada a apontar ao percurso feito até agora.
Espero que todos nós tenhamos a capacidade para perceber isso e, sobretudo que Saibamos agir em conformidade. E isso significa encher Alvalade contra o olhanense.
EU ACREDITO!
* todas as sextas, directamente de Angola, Sá abandona o seu lugar cativo à mesa da Tasca e toma conta da cozinha!
14 Fevereiro, 2014 at 14:45
Falou e disse! Não estou nada preocupada com os 5 pontos. Serena. Com muita calma vamos recuperar. No fim faz-se as contas, sem nada a temer. Sem nada a provar.
Eu acredito em vocês! 🙂
Saudações Leoninas
14 Fevereiro, 2014 at 15:16
6. São 6…
14 Fevereiro, 2014 at 14:51
Eu também acredito em vocês, lá mais para o fim veremos como estamos.
14 Fevereiro, 2014 at 14:54
Então?
14 Fevereiro, 2014 at 15:06
Como assim, manydicksfuckyou?
14 Fevereiro, 2014 at 14:54
Eu acredito e vou acreditar sempre! Penso exactamente da mesma maneira, o Jardim errou, mas tem direito a fazê-lo, como todos os grandes que cometem erros. Não acho nada que tenha perdido algum estado de graça e como diria o simpático Jorge Gabriel depois de se transformar em super guerreiro: “morreu o caralho!”.
Nunca nos podemos esquecer que partimos para este campeonato sem as mesmas armas dos outros 2. Também sonho em ver o Sporting campeão, mas também sei que o bom trabalho não traz resultados tão fantásticos da noite para o dia. É preciso paciência. Para já, apostava no 2º lugar, porque o Porto está terrivelmente mau e ainda temos que os receber em Alvalade. Temos um calendário favorável, porque só temos 2 deslocações difíceis à Madeira. De resto, Estoril, Braga, Porto, Guimarães, é tudo em casa e é nesses jogos que temos que mostrar quem manda. Também estou de acordo que o empate com a Académica é mais frustrante que perder no Carnide, porque esse era um jogo em que tínhamos obrigação de ganhar. A equipa dará uma resposta no sábado, com certeza!
PS; Então o Jefferson não ia ficar no estaleiro 1 mês? Ou a CS inventou muito mais uma vez, ou então a recuperação foi demasiado rápida.
14 Fevereiro, 2014 at 15:12
Ora aqui está um comentário (e um post) que revela a real mudança do paradigma Sportinguista: reconhecer os erros.
Jardim, de facto, errou (e bem) mas não devemos tomar a nuvem por Juno. Nem nunca tudo esteve bem, nem agora, após esta derrota, tudo está mal.
O que me mais me magoa, e ainda me atormenta, é o facto de não temos jogado nada. Perder na Luz é sempre uma tragédia mas nunca será algo que não esteja nas previsões do Oráculo. Perder daquela forma, nem no pelado do Arribanches-de-Baixo.
Quanto ao post do Sá, apenas discordo quanto à apreciação da qualidade de certos jogadores. Nem todos os jogadores de banco têm a qualidade exigível para substituir titulares. E deveriam estar a rodar noutra equipa que não na B.
SL
14 Fevereiro, 2014 at 15:05
No fim se fazem as contas! A propósito o Montero já me enviou um email, diz k conta comigo para o jogo, allá voy!
14 Fevereiro, 2014 at 15:12
Também me mandou. Ele quer mesmo que nós assistamos ao regresso dele aos golos…
14 Fevereiro, 2014 at 15:14
yep, e vai molhar a sopa!
14 Fevereiro, 2014 at 16:00
O gajo também me mandou a mensagem.
Ai, eu respondi-lhe:
“Oh Fredy, ‘no me jodas, coño’!
Pára lá de falar tanto com o Patrício que já lhe andas a copiar as falas.
Vê lá é se metes umas ‘patatas alla dentro’ e te ‘dejas de mierdas’.
Amanhã não posso… Vais ter de te desenrascar ‘solito’.
Pergunta por mim ao Labreca se aquilo da puberdade já passou, tá?
Abraço, Fredy”
14 Fevereiro, 2014 at 15:12
Bora lá, Sporting! Eu acredito!
14 Fevereiro, 2014 at 15:14
Onde tens andado, pá? Desaparecido? 🙂
Nice words … agree.
14 Fevereiro, 2014 at 15:15
3 a 0 (ponto)
Vale uma aposta?
Agora vêm dois ou 3 jogos … Onde nos vão deixar ganhar, sem putarias … Tenho a certeza!
14 Fevereiro, 2014 at 15:45
Eu não sou tão optimista.
14 Fevereiro, 2014 at 15:25
Quanto aos vermelhos, se aquela gente tivesse o mínimo de tino, cag##am prás taças todas e a apostavam tudo no campeonato. Mas já sonham com o triplete, com o quadrilatero e a glória eterna e para eles arrumam já a questão este fds. O Jesus vai espremer tudo como de costume e vão chegar ao final a arfar.
No que nos diz respeito, nada muda. Temos 2 derrotas, fora, e perante 1º e 2º. A equipa é curta, viu-se que Willy e Jefferson não têm alternativas, pelo menos em jogos a doer. Há ali “buracos” em termo de qualidade (sim, Andre, é contigo), mas queriam o quÊ, construir uma equipa de elite num único defeso?
O treinador é competente (no Domingo tudo dizia que aquele 11 era de génio) e eu até penso que o colectivo vale mais que a soma das partes, mérito dele.
O que espero até ao fim do ano, além de qualidade, é ver mais uns quantos miúdos a terem minutos, nomeadamente o Semedo, Mane e Chaby… ah, e o Culebra a fazer qualquer coisinha, já agora.
PS: ouvi zunzuns de que o ChicoBala ia jogar pela B, e para a semana subia… confirma-se?
14 Fevereiro, 2014 at 15:29
ya … pena não haver transmissão …
14 Fevereiro, 2014 at 15:50
Isso é o Fonte Segura que diz que «joga na equipa B no domingo» pode não ser verdade. Quando vir no site do Sporting então aí acredito.
14 Fevereiro, 2014 at 16:15
Teria algo a vr com o que ele terá escrito no FB… mas tb não sei arabês..
14 Fevereiro, 2014 at 16:17
O Chico Bala já escreve em português, pá! 🙂
14 Fevereiro, 2014 at 15:28
Alguma coisa de jeito finalmente … hummm … o teu comentário tem molho.
14 Fevereiro, 2014 at 16:02
fake…
14 Fevereiro, 2014 at 15:36
+1
14 Fevereiro, 2014 at 15:38
Z, ja arranjaste quem te ficasse com o lugar para amanhã?
14 Fevereiro, 2014 at 15:44
Caro Sá,
A razão de termos perdido no galinheiro, como se provou, é pela falta que fizeram Jefferson e o Patrick!!
Não vale a pena andarmos com mais desculpas de 4-4-2 ou plano A ou B.
Se para TODAS as outras posições temos jogadores que cumprem se forem chamados, para aquelas 2, de facto, não temos. Ponto final!!
Já alguém viu jogar o City sem o Yaya?? A Juventus sem o Vidal?? E a diferença que faz o Matic neste Chelsea!!!
Só há uma coisa em que culpo o Jardim – Expor o Patrick à inevitavel Lei de Murphy (tinha de ter levado amarelo em Arouca).
14 Fevereiro, 2014 at 15:45
Para os objectivos da época, a coisa está a correr bem.
Como disse o Presidente, “não se pode esperar que depois da pior época de sempre venha a pior época de sempre”.
O objectivo do início da época (Liga dos Campeões) vai ser atingido sem qualquer problema. Não nos podemos esquecer como começamos a época (sem dinheiro, sem dois titulares certos – Bruma e Ilori, em conflito com vários jogadores – Jeffren, Labyad, Elias…, etc., etc.), pelo que os recentes resultados (perdas de pontos e descida para o actual terceiro lugar) não são, definitivamente, argumentos para dizer que o SCP não está a cumprir os objectivos…
É verdade que, devido à excelente primeira volta do campeonato, começamos a acalentar o sonho de ser campeões já este ano. Natural. Como natural é agora refreearmos esse entusiasmo.
Neste momento voltamos a ser outsiders. Sem problema. Vamos ver os próximos jogos.
A estrutura está a trabalhar bem, o treinador é bom e o plantel dá confianças de constituir a base de uma equipe ganhadora.
SL
14 Fevereiro, 2014 at 16:07
“depois da pior época de sempre venha a melhor época de sempre”… My bad.
14 Fevereiro, 2014 at 15:52
Nem mais, Sá.
CARREGA SPORTING !!!!!
PS – O jogo da equipa B deve ser em Alcochete, não? ou será em Alvalade? estou farto de procurar e não consigo encontrar a informação…
14 Fevereiro, 2014 at 16:07
Domingo. 16 horas. Alcochete. Espera-se a estreia do Chico Bala.
14 Fevereiro, 2014 at 16:18
Ops! 15 horas! Sorry lá!
14 Fevereiro, 2014 at 17:10
Obrigado, Maria.
Já estou comó Sampaio…
SHIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIKKKKKKKKKKKKKKKAAAAAAAAAAAAAAA !!!
14 Fevereiro, 2014 at 16:01
fake…
14 Fevereiro, 2014 at 16:06
Mudou quase tudo para melhor, quase porque ainda não houve tempo para mudar tudo, mas com tempo muda!!
Para já mudou isto, Giuseppe Galderisi: «Vamos encontrar um ‘inferno’ em Alvalade», o respeito que têm por nós, que era uma coisa que não existia!
Uma coisa que ainda pode mudar é o apoio do público nos momentos de aperto como contra a académica, se tivesse havido um ambiente como houve contra o Bilbau por exemplo, tinhamos ganho o jogo. Um elemento a ter em conta!
Amanha vamos mudar os ultimos resultados e entrar num caminho de vitorias!
Vamos Sporting!!
14 Fevereiro, 2014 at 16:38
Tocaste num ponto brutal … aquilo que tantos anos fez de nós um público notável, sempre com a equipa.
Mesmo a jogar mal, mesmo a perder, apoiar até ao fim. Quem quiser, manifeste-se no final do jogo (com todo o direito).
Só não admito se houver falta de entrega. Mas havendo raça, pode sair tudo mal que estarei sempre com a equipa.
14 Fevereiro, 2014 at 16:10
mai nada!sem tirar nem por!é isto!
SL
14 Fevereiro, 2014 at 16:43
Na mouche
14 Fevereiro, 2014 at 16:51
Eu não sei se o carnide fez o melhor jogo da época, porque, simplesmente, não teve opositor. Isto, por vezes, sucede no desporto.
Para mim, não mudou nada, porque sou paciente e vou esperar para que as coisas sejam feitas alicerçadas em esteios fortes como os braços de Hércules. Só desta forma, poderemos decepar as múltiplas cabeças da Hidra de Lerna. Se tive paciência para aprender a ler com o tacto, como não iria ter paciência para esperar que os atuais dirigentes sportinguistas possam redificar o edifício leonino assente em sólidas fundações. E o conselho para ser paciente e não ter um comportamento ciclotímico, propenso a estados de alma opostos: euforia versus depressão. será não ler nem burlas nem rascords.
Depois do nosso jogo, não visitei nenhum site de notícias relacionadas com o jogo, porque sabia já à partida, qual seria a intenção das mesmas: provocar o desânimo, a descrença e a divisão no nosso ideal. Por tal facto, ainda fico espantado como os meus correligionários ainda dão alguma relevância às notícias desses pasquins.
Nós teremos que estar cientes que o nosso caminho é árduo e feito de dor, até chegarmos à terra prometida, onde jorra leite e mel, consubstanciando-se assim na anciada glória desportiva.
14 Fevereiro, 2014 at 16:53
Não mudou nada. Os adeptos (boa parte deles, anyway) continuam insensíveis à realidade, e continua a bastar que a equipa de futebol lhes devolva o orgulho por um momento, para embarcarem em sonhos irrealistas. Na verdade estou a contradizer-me, algo mudou realmente – hoje temos uma equipa (a todos os níveis, não apenas no plano desportivo) que nos devolveu o orgulho em ser Sportinguistas.
Infelizmente do orgulho ao irrealismo vai um passo pequeno demais para alguns.
SL
14 Fevereiro, 2014 at 16:55
Boas tardes tasqueiros, amanha 5-0 estou com uma fezada daquelas e claro sempre com muito apoio, ate que nos falte a vos… SL
14 Fevereiro, 2014 at 16:56
voz
14 Fevereiro, 2014 at 17:08
Caralhoooo grande texto!!! Amanhã lá estarei no meu lugar habitual! FORÇA SPORTING!
14 Fevereiro, 2014 at 17:25
O Eric Diying já foi operado aos olhos?? Já tem dador de rins ele?
14 Fevereiro, 2014 at 17:30
http://www.youtube.com/watch?v=0fIZZBjJyVo
14 Fevereiro, 2014 at 21:45
O que eu me fartei de rir!
14 Fevereiro, 2014 at 17:26
Como é estar afastado de todas as competições no dia dos namorados??
14 Fevereiro, 2014 at 17:30
http://www.youtube.com/watch?v=0fIZZBjJyVo
14 Fevereiro, 2014 at 17:27
O Enzo Perez manda-vos um abraço!
14 Fevereiro, 2014 at 17:30
http://www.youtube.com/watch?v=0fIZZBjJyVo
14 Fevereiro, 2014 at 17:27
Grande Sá, certeiro como sempre! Disseste tudo o que me vai na alma.
Amanhã lá estaremos! Spoooooorting!
14 Fevereiro, 2014 at 17:29
A lã de rocha deu muito mais trabalho ao Benfica, do que o próprio spor7ing… enfim!
14 Fevereiro, 2014 at 17:32
Penso que o bruno de carvalho tinha sido melhor a trinco que o Dier…
14 Fevereiro, 2014 at 22:53
Fala de jogadores portugueses que limpem a tua lixeira imunda.
14 Fevereiro, 2014 at 17:32
Mais um belo texto Sá!
Temos de acreditar e apoiar!
15 Fevereiro, 2014 at 4:11
🙂 hoje estou lá. topo Norte a estrear.