Tinha sete anos e jamais me esqueci. Enquanto tentava perceber o porquê de estar a decorrer uma corrida num horário completamente diferente do nosso, tentava, também, perceber o estado de espírito dos adultos.
Uma televisão ligada, uma mesa com comida e bebidas, duas mãos cheias de adultos impacientes, vendo outros adultos a correr. Carlos Lopes, Carlos Lopes, Carlos Lopes. O nome ia-se repetindo e os meus olhos decoravam aquela figura magra que não parava de correr. Disseram-me que era Portugal que ali corria. «O teu país, o nosso país». «E o Sporting?», perguntei eu. Alguém me disse, meio de raspão, que aquilo não era futebol, mas que o Carlos Lopes era do Sporting.
Depois, vieram brindes e sorrisos. Adultos felizes, partilhando comigo uma alegria que eu sorvia ao ritmo de um Capri-Sonne. Portugal. Sporting. Sporting. Portugal. Carlos Lopes. O hino! O hino! Adultos ainda mais felizes, alguns de lágrimas no olhos. Adormeci tarde, mas acordei cedo. E numa manhã daqueles “agostos” que eram parte de férias de três meses, corri para a rua sem a bola debaixo do braço.
(parabéns por mais um aniversário, Carlos Lopes)
18 Fevereiro, 2014 at 17:08
A primeira palavra que me ocorre é ORGULHO!
18 Fevereiro, 2014 at 17:09
Parabéns Campioníssimo…!!
Recordo-me como se fosse hoje…: de pé…olhos fixos na TV as lágrimas a rolarem-me cara abaixo e eu a sentir um orgulho enorme de ser português…e sportinguista…!!
Obrigado Carlos Lopes…!!
Obrigado Campeão…!!
Sporting Sempre…!!
SL
18 Fevereiro, 2014 at 17:10
Ah e essa medalha veio no dia do meu aniversário!
18 Fevereiro, 2014 at 17:13
Tão bem que me lembro também. A entrada no estádio, então…
Que orgulho!
Parabéns e obrigado Carlos Lopes
18 Fevereiro, 2014 at 17:14
Respect por esse grande campeão e lenda sportinguista. Não acompanhei nenhuma das suas corridas, mas isso não me impede de ter um orgulho enorme!
18 Fevereiro, 2014 at 17:23
Parabéns, Campeão! Tantas alegrias nos deste. E o que eu gritei por ti naquela noite de 1984. Recordações que ficam uma vida inteira. Obrigada por tudo.
18 Fevereiro, 2014 at 17:31
Parabéns Carlos Lopes foste um ganda campeão!!!
18 Fevereiro, 2014 at 18:32
Tb vi, com a mm idade q tu e tb foi uma noite marcante para mim enquanto sportinguista e Português. O melhor do mundo, campeão olímpico era nosso! Uma verdadeira personificação do nosso lema. Que orgulho!
18 Fevereiro, 2014 at 18:33
ainda me lembro perfeitamente de ficar até ás tantas a ver…que orgulho!
parabéns Campeão!
emocionante ver o Sr. Atlétismo Moniz Pereira falar…
18 Fevereiro, 2014 at 18:36
Tal e qual e eu com dez anos lembro-me bem de o meu pai colocar uma cama na sala e eu e a minha irmã em delirio, vimos a corrida e na manhã seguinte nem para a praia fomos apesar do L123 so dar no mês de Agosto.
Obrigado por estas memórias.
18 Fevereiro, 2014 at 18:38
xiii….L123 🙂
18 Fevereiro, 2014 at 18:47
Por causa deste Sr. andei a correr durante largos anos, queria ser como ele.
Bem a Lourdes também influênciou mas isso é outra história.
Vi a corrida toda, e o orgulho no dia a seguir era mesmo o Homem do Sporting que ganhou o ouro!
Sou um bocadinho mais velho eheheheheheh .
Parabéns grande campeão
mas nunca queiras nada tão fraco,
como ir para o panteão
fica longamente neste barco
para ajudar o GRANDE Leão !
Parabéns Sr. Carlos Lopes.
Vida longa!
18 Fevereiro, 2014 at 18:53
Também vibrei bastante com o facto mas o que mais me impressionou, pela negativa, nesses jogos olímpicos, foi o facto de a maratonista chegar à meta quase a cair e depois estatelar-se no chão com um aspecto terrível, parecia uma boneca de trapos. Isso para mim não é desporto é só violencia.
18 Fevereiro, 2014 at 20:02
Orgulho é mesmo a palavra que me ocorre… 3 anos mais velho do que o Cherba, e as lágrimas de orgulho a correrem pelas faces do meu avô… é o que de melhor recordo desse dia…
A essa memória junto uma outra, mais recente, quando esse mesmo campeão me colocou o emblema dos 25 anos… orgulho, lá está…
Orgulho igualmente por este campeão (e tantos outros) me estarem sempre a recordar que o meu grande Sporting é muito mais que só futebol…
18 Fevereiro, 2014 at 20:05
Também fui daqueles que fiquei acordado para te ver conquistar a primeira medalha de ouro olímpica para Portugal!
Parabéns Campeão!
18 Fevereiro, 2014 at 20:40
Porra Cherba, isto não se faz…
Lágrimas nos olhos e pele de galinha. Tantos anos depois ainda me arrepio todo.
Cresci com referências destas, Carlos Lopes, Joaquim Agostinho, Manuel Fernandes, Victor Damas.
Sporting Sempre!!!
18 Fevereiro, 2014 at 20:57
Já não se fazem homens como o Carlos Lopes, e não há campeões como os nossos.
Este é dos maiores!
18 Fevereiro, 2014 at 23:02
Também eu tinha 7 anos nessa altura, mas sou sincero… não tenho memória desse acontecimento.
Mais tarde, pelas palavras do meu pai, soube o feito que o Carlos Lopes tinha alcancado para Portugal e para o nosso Sporting.
Isso enche-me de orgulho!
Já agora, e porque falo do meu pai…cerca de 1 mês depois de ter enviado a ficha de inscrição pelo correio, o meu pai recebeu hoje o cartão de sócio do Sporting! É uma enorme satisfação que sinto em o ter inscrito… aos 70 anos, nunca é tarde para entrar para esta grande família 🙂
18 Fevereiro, 2014 at 23:41
Lembro-me bem dessa noite e da alegria de ver o Carlos Lopes vencer! Para mim na altura já era mais Sporting que Portugal… mas confesso que ouvir o hino acrescenta qualquer coisa aquilo! E… que saudades! mas que saudades daqueles três meses de férias de verão! Foda-se!…
19 Fevereiro, 2014 at 2:57
Parabéns Campeão!!!!!!
Obrigado por tudo o que nos deste em termos desportivos como atleta! Espero que consigas redimensionar o NOSSO Deptº de Atletismo para voltarmos a disputar titulos europeus nessa fantástica modalidade!
SL
19 Fevereiro, 2014 at 10:58
10 aninhos tinha eu
Passei a noite acordado para ver a maratona do nosso Carlos Lopes, o plano inicial era eu e o meu irmão, ano e meio mais velho, dormirmos e depois alguém nos acordava para ver a prova, mas ouvimos os meus país a falarem entre eles que nos deixavam a dormir, e a primeira directa da minha vida foi feita 😀
nunca me hei-de esquecer, estávamos de férias no Algarve, e foi a única vez que vi o meu pai chorar de orgulho.
já nem me lembro a que horas terminou com direito a hino e medalha, mas quem estava a dormir nas vizinhas acordou com o barulho de panelas à janela que eu e o meu irmão fizemos a comemorar, passados instantes começamos a ouvir mais pessoas a fazerem barulho e a festejar
Foi a 1ª vez que senti o Sporting como algo maior do que o próprio Pais, ver um atleta Sportinguista a ganhar A medalha de ouro na maratona (prova ícone das Olimpíadas) , e pela forma como a ganhou, a certa altura decidiu acelerar e nunca mais ninguém o acompanhou, e bateu um recorde que perdurou até às Olimpíadas de Pequim em 2008
19 Fevereiro, 2014 at 11:08
Mas as olimpíadas são uma competição desportiva em que as medalhas contam para os vencedores individualmente ou países colectivamente ou contam para um clube? Essa medalha faz parte dos títulos do Sporting? Assim sendo a universidade do Phelps deve ter um rol de títulos olímpicos… e os chicago bulls, lakers, etc… também estão cheios de medalhas.
19 Fevereiro, 2014 at 11:31
Miguel, para mim esta medalha também faz parte dos títulos do SPORTING… essa questão nem se coloca! O Phelps e os chicago bulls, lakers, etc… que se fodam!
19 Fevereiro, 2014 at 15:41
Miguel se os clubes não apoiassem o desporto e não o desenvolvessem, e neste caso em particular o Sporting, não havia medalhas de porra alguma.
Se vejo os atletas Sportinguistas como representativos do pais? 90% dos casos não
Podia te dar mil exemplos, mas basta ver a vergonha que é a selecção de futebol.
20 Fevereiro, 2014 at 0:15
Cherba, não podia deixar de colocar isto aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=YmY6dPZJnYI
21 Fevereiro, 2014 at 4:23
Moniz Pereira é o maior Boss de sempre no desporto!