MAGNÍFICO. Sou super fã dos Ena Pá, Irmãos Catita, etc…
Letras fantásticas, músicos e artistas de eleição (escondidos atrás de uma fachada boémia) incompreendidos numa sociedade que com vistas demasiado curtas…
Tenho um enorme apreço pelo Leonardo Jardim, pelo trabalho que está a realizar, opor-me-ei visceralmente a qualquer movimento para o mandar dar uma volta, mas era o que faltava que isso significasse que teria de o idolatrar, imunizá-lo da crítica, tratá-lo como o mais recente anjo a pisar a face da Terra. Mal vi a formação incial, torci o nariz. Pensei logo que, com aqueles, andaríamos pelo menos meia-parte à nora. Como não reivindico uma especial clarividência futebolística, concluo que a teimosia é porventura a qualidade do Leonardo Jardim que menos aprecio.
E não quero estar para aqui sempre a bater no ceguinho: Wilson Eduardo, André Martins, etc.
Todos mandam bitatites, todos têm opiniões, no entanto, aquele que nos tem levado a a fazer uma grande época, é o jardim. Os resultados estão à vista!
Percebo perfeitamente por exemplo, a escolha do Wilson, o campo pesado e esburacado, contra uma equipa física, entre todos os alas parecia o mais indicado, mesmo que isso não se tenha aplicado na pratica..
Todos temos as nossas preferências (o LaS não pode com o Rojo, tu não gostas do Wilson como outrora não pudeste com o Polga, e eu preferiria outra opção ao AMartins de há 10 jogos para cá)… o LJardim tem as dele e é impossível que as dele coincidam com a de todos os Sportinguistas. Mas ele é o treinador do Sporting Clube de Portugal. Como tal, e já o demonstrou vezes sem conta, ele é que sabe (até porque treina com os jogadores todos os dias e sabe mais disto a dormir que todos os tasqueiros acordados) e eu confio no que ele decidir.
Não é exactamente não gostar do Wilson Eduardo, é não gostar dele a extremo. Aí sei que não dá nada. Com campos mais ou menos pesados, esburacados, o que for. Tenho uma suspeita de que, bem treinado, poderá dar um finalizador bastante interessante. Desde que não lhe peçam mais do que um toque na bola, de preferência na dircção da baliza adversária.
Um apitador de Braga quando o Braga é o próximo adversário do Sporting, sabendo-se da desonestidade habitual dos árbitros e da APAF, só podia dar o resultado que deu: Montero e Adrien não jogam contra o clube bracarense. Espalham desonestidade todas as semanas, e ninguém os pune. Uma vergonha. Os cartões amarelos ao Mané e ao Montero são ridiculoss
O meu 11 é o que entrar em campo, o meu 11 é o que LJ decidir, e é esse 11 que vou apoiar e defender do primeiro ao ultimo minuto!!!! E se for preciso a mandar para o caralho o assobiador da cadeira ao lado!!!!
As restantes opiniões são como as vaginas, quem quiser dar, dá.
Epá, Carrillo de início?? Para mim, serve para agitar na última meia hora, quando os adversários já começam a sentir as pernas pesadas (e se o peruano fizer o favor de mexer as suas…)
No papel gosto desse seis, também gostava de o ver jogar de início.
Mas já vi jogar o Slim de início. E o Carrillo também, um monte de vezes. E nenhum deles fez, de início, a diferença que fazem quando entram na meia hora final – o Carrillo já interiorizei que NÃO pode entrar de início, e TEM que entrar na segunda parte.
O que me faz pensar que pode haver alguma injustiça quando comparamos jogadores que entram frescos contra adversários já com algum desgaste, e numa altura em que a equipa sente a obrigação de se balancear no ataque, com outros que apanham os mesmos adversários ainda frescos, numa altura em que a equipa ainda “gere” o jogo.
Parece-me que a equipa está sobretudo a acusar o desgaste de um jogador (Adrien) que nos habituou (e à equipa) a uma rotação altíssima. O primeiro a ressentir-se disso parece-me o AMartins, que não tem estofo para “pegar” na equipa e a empurrar. A seguir ressente-se o WEduardo, que sem a pressão que o meio-campo exercia no início da época, deixou de ter os espaços que tinha – ele é muito razoável a centrar e a rematar, mas não o consegue fazer no 1×1 (definitivamente não é um extremo, e está a queimar-se…).
Há males que vêm por bem, o Adrien vai ter duas semanas para recuperar. Mas no “seis” deste post vão faltar dois jogadores no meio campo no próximo jogo. Noutras circunstâncias talvez o AMartins ficasse de fora, assim é certo que joga. E quem é o outro? Vítor? Magrão?
Foda-se. Deixem-se lá de sermos bipolares. O título em CAPS LOCK e a dizer PERCEBESTE é um exagero total, até mesmo a roçar a estupidez. Até parece que o homem é burro e sem experiência de treinador e que não sabe o que faz.
Então agora o Carrillo já merece um lugar no onze inicial? Quando joga de início é tudo a dizer que o homem só faz merda e esteve 45 minutos a mais no jogo.
Quando o André Martins não jogava caía o Carmo e a Trindade porque era isto e aquilo e era um jogador do caralho (mesmo eu nunca ter visto nada de especial no rapaz). Quando o Wilson Eduardo estava emprestado a mesma coisa… Deixem-se lá de bipolaridade.
O Leonardo Jardim trabalha com eles diariamente, sabe quais são os melhores para cada adversário. Se as coisas não estão a correr bem é para isso que existem as substituições. Até há 1-2 meses atrás jogavam os mesmos e as coisas corriam bem e eram só elogios, não se mexia em táctica e jogadores, etc. e agora já são todos uma merda (incluíndo o treinador que precisa de um PERCEBESTE)?
Like! Esse é o nosso melhor ataque neste momento. E a César o que é de César para os bons e maus momentos. Se elogiamos Leonardo nos bons momentos temos de ter o mesmo critério nos menos bons! Teve mal, apontamos o erro, a partir de hoje espero que deixe de ser teimoso e faça o que é evidente. Cá estaremos tb para o elogiar nas próximas vitórias!
Ambiente muito bom em Vila do Conde….
Bancada nascente repleta de sportinguistas!!!!!!
Primeira parte fraca… R Patrício e Dier muito bem !!!!!!
Segunda parte: a mudança operada com a entrada do Mané foi fundamental… Mas Slimani e Carrillo também entraram muito bem… Sobretudo o primeiro!
Adrien jogou bem… Não entendo as críticas de que foi alvo… É verdade que, sobretudo, na primeira parte o nosso meio campo não carburou bem mas foi incansável …. Quem viu o jogo ao vivo percebeu o que ele correu… Acabou o jogo esgotado …
Preocupa-me a substituição no jogo contra o fcp C…. Não temos substitutos “naturais” do Adrien e do William….
Para o ano teremos um João Mario mais maduro e, espero, bem mais intenso (luta com Adrien…)
Para o William tenho pena que não tenhamos conseguido adquirir o Anderson do Leixões… Fokobo se renovar e lhe emprestarem alguns neurónios…. Zezinho continua a ser um jogador que aprecio…
William, apesar de alguns erros (sim é verdade ele também comete erros…) teve uma 2 parte muito boa…
R Patrício: gostava que ele fosse um símbolo do nosso SCP… Custa-me sentir que há sportinguistas (?!) que não o valorizam… Meus caros que erro crasso!!!!
Acho que a lição que trazemos de vila do conde é que o André Martins não está confiante, e se o adversário o aperta ou o pressiona mais ele ressente-se e isso afecta toda a equipa. É normal, a meu ver não é nem vai ser um craque. Confiante é no máximo um bom jogador.
Mané.. adoro a sua apetencia para o golo!
Slimani.. com este homem em campo, acredito sempre no melhor.
William.. não há palavras para o descrever.. KING WILLIAM! Acho que esta alcunha merecia pegar.. ele merece!
Jefferson.. borraste a pintura hoje, mas não é isso que te faz menos jogador, o Sporting sem ti, é muito menos.
Mauricio.. o auto-golo não estraga a bela exibição, não tivesse metido o pé e a bola ia para ao outro gajo completamente sozinho. A tua entrega merece aplausos.
Wilson.. começou bem a época, mas está autenticamente a carimbar a sua saída.
Carrillo.. digo o que sempre disse.. se quiser, pode ser o melhor do campeonato.. se quiser.
Heldon.. muita vontade, pouco discernimento.
Os restantes, sem darem nas vistas cumpriram e bem.
É verdade que o Jefferson “burrou” uma parte da pintura…
Mas aquela “pincelada” para o golo do Slimani…parecia o Da Vinci a pintar as bochechas da Mona Lisa…!!
Cherba: percebo perfeitamente o post pois é assim que a equipa tem respondido melhor. Mas o LJ tem ganho muitos jogos a partir do banco (3? 4?) e com esse onze, se ele se vê num aperto, não tem como “abanar” o jogo. O Carrillo, por exemplo, parece-me que joga sempre melhor quando sai do banco. Já o Mané penso que tem estofo de titular. O Slim ainda não percebi se é para ser titular, pois acho que começa a ter um factor psicológico importante. Pensa assim, se és um treinador ou jogador da equipa adversária e aos 70 minutos entra um gajo que te vai dar um trabalho terrível e que pode meter uma lá dentro de um momento para o outro, pelo menos tem o efeito da equipa encolher-se e dar maior oportunidades de massacrar (hoje isso aconteceu). Penso que é uma questão que o LJ tem muito presente na cabeça dele e que tem tido muitos resultados.
Se fosse o vercauteren ainda fazia sentido: aí estava um tipo que precisava urgentemente que lhe fizessem um desenho. Já o Leonardo não merecia. Então depois deste jogo, se alguém tem direito a dizer “perceberam?” é ele. “Esta é a mesma equipa que empatou com o Rio Ave” …com o Slimani em campo! Esta é a mesma equipa que, por exemplo, goleou o Setubal, sem Slimani. “Perceberam que cada jogo é diferente, e que a cada vez mais extraordinaria Alma desta equipa não se esgota neste ou naquele onze inicial?”, perguntaria talvez o Leonardo…
…E como é um gentleman, escusar-se-ia de perguntar “E já perceberam que quem manda sou eu?”
Mas gostei da tag: “#eu acredito!”. Eu também! 🙂
Nunca deixei nem vou deixar de acreditar nesta equipa, toda (incluindo o André Martins).
Desde ontem à noite que não vinha à Tasca e vou comentar sem ler nada do que para aqui se escreveu neste e no ultimo post 🙂
Hoje foi grande dia, o meu puto fez anos. Começou mal no entanto com derrota no top eleven 🙂
Entre família e amigos, lampiões, tripeiros e sportinguistas, passando pelo Chelsea às 12:45 … Real às 15, Sporting B às 16 (gostei muito, só faltou o golo), Braga a levar na pá às 18 … veio o grande Sporting.
Desliguei o possível da festa e quando vi o 11, justa ou injustamente pensei: Foda-se … vamos dar outra vez uma parte de avanço.
Perdoa-me Leonardo, mas foi o que pensei.
2º pensamento da noite … “foda-se, Jefferson. Infantilidade, logo tu …”
3º pensamento da noite: Que puta de vitória, sacada a ferros, qd lampiões e tripeiros já cantavam de galo.
É verdade, as coisas não têm corrido bem a André e Wilson. Na próxima jornada, estamos desfalcados, mas Braga tb (custódio, Nuno e Joãozinho).
Tendo em conta o post do Cherba, é preciso um ponta direito para partir aquela merda toda.
No centro, jogaria com William, Magrão, Vitor mais à frente.
Sli é certo … nas alas … Heldon e Mané. Mas foda-se, Carrillo voltou a esforçar-se. E potencial é o nome do meio do gajo.
Sendo assim … Leo … faz o que quiseres e bem te apetecer. Não é por isso que não deveremos criticar, opinar, etc.
Mas “continua” a fazer o que bem te apetecer. Obrigado.
PS: Serra da estrela próximo fim de semana, vou falhar Alvalada. FODA-SE!
Não percebeu o Leonardo nem percebeu muita gente. Esse não é um bom onze inicial. É uma solução de recurso quando é preciso partir o jogo e arriscar mais um bocado.
Não pode jogar Slimani, Montero e ainda dois extremos. Fica a faltar gente que garante melhor posse.
Não te querendo ofender Cherba, isso é um onze à Jesus! 🙂
Falta quem segure a bola, é verdade. É uma equipa à “adepto”, e volto a dizer que gosto dela no papel. Mas eu não estou lá quando a coisa correr mal porque andamos a cheirar a bola, e quase não a tivemos.
Eu também gostei do onze inicial contra os encornados…
Acrescento que o falhanço do Jefferson num jogo que dá vitória trará os seus ensinamentos. Nas épocas mais recentes, um lance destes acabava com o jogo ali.
E até nisso estamos diferentes. Somos uma equipa …
Ps: O que não curti foi o resultado dos juniores …
A parte do ensinamento veio logo uns minutos depois… o Jefferson ensinou como é que se trocam os olhos e partem os rins ao adversário e depois se faz um cruzamento exemplar que vale meio golo.
Não concordo nada, com esses seis + os outros cinco, só se São Patricio passar a parede de 7,10×2,20, iríamos sofrer golos em catadupa, isto é apenas uma solução de recurso, não dá para jogar assim, os próximos dois jogos em casa* seriam duas derrotas, poderá tornar os jogos espectaculares, mas sem nenhum controle.
Espero sinceramente que o LJ não leia este blog, se ler que não se deixe influenciar.
* eu sei que não é possível no próximo devido aos castigos
Supostamente deveriam fazer o mesmo de inicio do que na segunda parte, mas nem sempre é assim, e o Jardim dentro daquilo que tem, anda a fazer boas resultados.
O Mané já foi decisivo nas duas vezes que entrou e o Slimani marca golos quando entra na 2ª parte.
No entanto a equipa que entra de inicio , dá alguma oportunidades para o adversário jogar, possivelmente e acredito que faça parte da estratégia.
Há ainda muita coisa a fazer, muito trabalho ….. é mais que certo estarmos na Champions, esta sim uma grande vitória com a equipa e orçamento que tivemos.
Jogadores terão de sair e haverá lugar para outros, o saldo vai ser muito positivo para as finanças do clube.
Há que continuar a APOIAR O GRANDE SPORTING
Cherba e restantes amigos. Vocês já se aperceberam que os critérios usados na invalidação de golos mudaram drasticamente num prazo tão curto como dois meses?
“Não deixa de ser curioso também que alguns clubes de primeira liga pediram ao Conselho de Arbitragem da FPF para, no início da temporada, designar alguns dos árbitros de 1ª categoria para irem aos respectivos centros de treino explicar aos atletas as novas alterações promovidas pela IFAB às leis do jogo. Coisa que, a meu ver, não faz o mínimo sentido quando, constantemente, assistimos ao uso do critérios dispares por parte dos senhores do apito da nossa liga.”
Sinceramente não concordo com a solução proposta dos dois pontas de lança como plano A, muito menos com dois extremos. Explico porquê.
Na única vez que jogámos de inicio com dois avançados fomos trucidados pelo Benfica, e só não fomos goleados porque não calhou. A equipa afunilou demasiado o jogo, e o jogo directo foi facilmente anulado por um adversário fresco e pronto para o embate, pois uma coisa é fazer isto com um adversário com uma hora de futebol nas pernas, outra é fazer isto de inicio. Pode argumentar-se que o Benfica não é o Arouca, mas duvido muito da eficácia da solução como plano A. Parece-me que é exactamente isto que Leonardo Jardim vê, e que é exactamente por isso que só aposta nesta solução nas meias horas finais do jogo, com o sucesso brilhante que se conhece.
Por outro lado parece-me que se jogamos com dois extremos não podemos jogar com dois avançados porque ficariamos condenados a jogar muitas vezes em 3 contra 2 no meio campo, e Adrien não é um trinco para jogar lado a lado com William. Uma equipa de futebol não pode pensar apenas no ataque, tem que ter harmonia, e tem que ser segura. Se uma boa razão há para sermos uma das defesas menos batidas da Liga é precisamente o trabalho do trio de médios.
A questão a meu ver é outra: André Martins. Está a atravessar um mau periodo da época, depois de um bom começo. Não defende bem, não recupera bolas, comete faltas, emperra o jogo. Parece-me que o Vítor seria uma solução interessante para a sua posição.
Acima de tudo acho que temos algo que não tinhamos há muitos anos: um grande treinador que sabe muito bem o que está a fazer. Os resultados estão à vista. Não me parece que tenha que ser Leonardo Jardim a perceber o que quer que seja, os adeptos do Sporting é que têm que perceber e ter paciência porque esta época foi planeada com a equipa que temos, com as soluções que temos, com os dinheiro que temos e com o plantel que temos. Pedir mais a toda a estrutura do futebol clube, a começar nos jogadores e pelo treinador e acabar no grande trabalho de arrumar a casa que o Presidente vem desenvolvendo, é ridiculo!
se a ideia é jogar assim de inicio, é mesmo vontade de jogar num 424 à la jesus.
Ontem o LJ teve mérito nas alterações, porque mexeu no sitio certo, para alem de tirar o andre martins( por muito que queiram fazer dele um 10, ele não é um 10 e ainda mais quando o adversário o obriga a receber a bola de costas é sempre abafado a nível físico e não causa desiquilibrios), fez o william avançar um poucoe o adrien recuar para a sua posição para poder lançar jogo.
o outro desequilíbrio foi ter 3 jogadores mais moveis atras do Slimani.
para o próximo jogo, sendo conservador entrará o Vitor para o lugar do adrien e irá continuar o andre martins a falso 10, mas se quiser desde logo aproveitar as previsíveis debilidades nas laterais do Braga( que não terão em principio laterais, especialmente no lado esquerdo), jogava com o andre martins na posição do adrien, ou seja mais recuado, e com uma linha de 3 atras do Slimani composta pelo heldon, mane e Wilson, 3 jogadores moveis em que todos podem ir rodando pelas 3 posições..
E demonstrares algum lampejo de “satisfação” com o resultado de ontem, ou até a sua importância no contexto da fase do campeonato em que estamos, NADA…
É só criticas bacocas, sugestões tácticas e….. muito ‘blog’ pá carola…….
Como todos os tasqueiros confio em Leo Jardim. Ele conhece melhor do que ninguém o momento físico, tático e psicológico de cada jogador e a especificidade futebolística de cada adversário. O “momento” é importante, mas não deve sobrepor-se ao “plano”. Por outras palavras, mais do que a dimensão conjuntural é essencial a dimensão estrutural.
Leo desenhou uma equipa que joga em 4.3.3 quando tem a bola, desdobrando-se em 4.4.2 quando a procura recuperar. Duvido que Leo esteja com vontade de mexer no xadrez, sendo importante (decisivo?) o jogo com o Braga.
A: Martins tem desempenhado um papel crucial na estratégia, assumindo uma função complexa: pressiona perto de Montero pela recuperação de bola, para além de percorrer um vasto corredor em auxílio do lateral direito. Com a bola necessita de grande colaboração do ala e do defesa. Nem sempre se saiu a contento, mas não é o único responsável.
O jogo com o Braga ajudará a perceber alguma coisa, mas penso que Leo vai manter a estrutura do meio campo, com um trico e dois médios mais ofensivos, com tarefas um pouco diferentes, continuando a não utilizar alguém com a função de um dez “puro”.
Leo foi professor, tem o prazer do estudo e da reflexão e o hábito do planeamento. Não me parece que vá mudar o modelo que laboriosamente construiu..
Com Confiança!
Então é assim, o leo jardim (daqui em frente apenas o homem) pega numa equipa esfrangalhada.
Esta equipa perde grande parte do plantel (a auto estima já perdera 20 jogos atrás…).
Entram 4 ou 5 gajos novos, felizmente com qualidade pelo menos metade.
Vamos lá ver e pensar na empreitada do homem..
Primeiro passo construir um onze base, para se assimilar processos
Como começou o homem esse processo? Posição a posição.
Aqui escolheu os que mais garantias davam, tendo uma ou outra surpresa dos treinos… Garantias significa experiência de primeira divisão tuga.
Ora bem, posição a posição:
Baliza, não há dúvidas, lateral direita, não há dúvidas. lateral esquerda, fácil, a máquina era a única opção além de experiência de primeira divisão e alto rendimento.
Centrais, telenovelas à parte, seriam (pensámos nós) rojo e dier.
Aqui está o colhao esquerdo do leo, o dier não entra, o rojo pelos vistos tem de jogar …
Maurício? Quem questiona? Tiram no para meter quem??
Rojo, pronto, tem de jogar.. Se calhar porque formou rapidamente parelha com o xerife, se calhar porque o Dier até tremeu um pouco nas poucas vezes que jogou.
Segundo colhao, meio campo , o lawson’s tira o lugar a Deus… Alguém tem alguma coisa a dizer?ah bem me parecia.. Segundo ah, foi o homem que o “descobriu”.
A acompanhar, obviamente o adrien, músculo e sabe jogar. perfeito para evitar jogar com duplo pivot verdadeiro, sim porque o William ainda não era o polvo para jogar só.
Ora bem, terceiro para o meio campo?? Com pés e com experiência? Não temos um dez.. temos a.Martins.
Aquele que durante 6 meses há pouco tempo atrás foi,a par do santo da baliza, o melhor jogador. Quando JOGOU NA POSIÇÃO DELE.. Tirem o adrien e metam o André.. Nem se vai notar.. Aliás, para a semana logo vemos…
Ponta, fácil o colombiano, além de ser o único, que descoberta do caralho…pois a seca, vai durar, pelo menos uma semana mais!!
Extremos, capel e Carrilho, pois claro.
Ah mas espera, então mas joga o Wilson?? Mas como? não sabem? Ah a tal amnésia selectiva aqui da tasca.
Terceiro colhao, sim o homem tem três, mané. Um diamante directamente dos juniores.
Se William é o rei, montero o valete, faltava o joker!!! (no bom que a palavra tem, sentida homenagem).
O problema, os centenas de comentários e até um post (cherba, não havia necessidade ), são porque além do trabalho fantástico em construir uma equipa, estavam a jogar para caralho. Foda -se foi eficiência a mais.
Ah, o sistema 433, parece-me (que não percebo nada), o sistema que mais garantias dá de equilíbrio defesa ataque, o sistema em que mais facilmente se metem peças
A EQUIPA está ainda a construir se. Para o ano sim, questionar o que quiserem.
Ano zero…ano zero…processos, a ganhar,estabilizar, evitar perder com toda a equipazinha deste campeonato.
Vão se foder todos os que questionam o homem.
Querem o que?
Com o merdica,Com o merdica, o arrojo do homem , é o maior, temos mister… Correu mal.. Cabrao do Leo, dos jogadores, está visto, não dá para mais, Porra pá, não aproveitámos Janeiro para ir buscar 5 titulares novos .
Agora, posição a posição porque vocês não percebem um caralho desta merda, e o Leonardo (Que TRABALHA TODOS OS DIAS COM ELES ) percebe
Obviamente, a dupla de centrais de ontem,é para mim a DUPLA. Mas meus comentadeiros tasqueiros, quantos mas quantos cascaram duro e feio no puto Dier já esta época? Ahn quantos? Ah, pois, o miúdo faz dois ou três jogos ao nível dele volta a amnésia selectiva… Se calhar, o Rojo tem jogado porque o homem o quis proteger.
Lá porque o miúdo esteve muito bem o ano passado não quer dizer que estivesse pronto.
Porra, lá porque as primeiras quecas que deram até correu bem, ainda têm que dar muito à anca, antes de serem uns fodilhoes..
Querem o slimani titular de caras??
O homem jogava na Argélia, caralho…
Saído da Argélia e do Ramadão é titular de caras? Ah ah ah ah não me façam rir.. Corria mal, perdia se uma época para o recuperar. Assim é o super slim que entra para resolver…
Extremos. Mas que merda, porque joga o Wilson, quando claramente é o extremo mais fraquinho.
Novidade : Wilson não é extremo. Mas é tão fraquinho que conseguiu disfarçar isso com 2golos e seis, seis, seis assistências no início do campeonato.
Fodei vos, que extremos querem? O carillo -sou-muita -bom-e-o-mister-já -me-deu -bué -oportunidades? Aquele que está a jogar bué porque sai do banco? Agora é titular de caras?? Ah, amnésia selectiva..
O mochilas? Sou fã. Mas tem que estar a 110% de forma, se não. Não dá.
Com que então queriam o mané titular? Assim de caras? Um puto que passa dos juniores para os seniores, que está a jogar bem porque o homem o foi buscar, viu opotencial e está a fazer oque deve, a protege-lo, a ganhar um jogador para a EQUIPA.
Mais amnésia selectiva : adrien
Há problemas? Claro que há. O plantel é curto. Alguns jogadores perderam gás, clarividência.
Alguns até devem ter pensado que éramos candidatos..
A equipa precisa de jogadas novas, não pode ser só bola no William e no Jeff.
O jogo começou a ser previsível e ainda vai dando porque os executantes são de facto muito bons.
É grave?? Não caralho, NAO. A equipa está sólida e em construção, essas alternativas começam a trabalhar se agora. E, mais importante, o Terceiro lugar está praticamente garantido..
Termino como um pensamento que já deixei aqui na tasca, que fito nos livre de sermos campeões este ano. Pois a amnésia selectiva tomava conta desta merda e para o ano queriam a champignon. Que se foda o processo, a filosofia…quero é ganhar, ganhar ganhar
PS é óbvio que me irritam, me enervam
É óbvio que acho que esta equipa pode dar mais.
Óbvio que gostava de ver o esgaio nesta equipa.
Óbvio que tenho saudades desta equipa marcar mais do que dois golos…..
Mas há fases que são isso mesmo, fases.
Fodasse … Capel tem de ser titular … Melhor que Heldon (ainda não entendi como chegou a titular..), que Wilson (não é extremo)…
Carrillo é bom (quando entra! quando joga a titular é raro fazer algo de jeito)…
Carta Aberta a Leonardo Jardim no Blogue “Sporting Visto por Nós”
Mister, primeiro que tudo tenho de lhe dar os parabéns pelo excelente trabalho que tem vindo a desenvolver ao serviço do Sporting CP. Sem dúvida que está a levar a cabo o lema do nosso Presidente: “fazer mais com menos”. Acho que falo pela maioria dos Sportinguistas quando digo que não esperava uma equipa capaz de lutar pelo titulo já na sua 1ª época, mas a verdade é que o estamos a fazer.
Talvez nos tenha habituado mal no inicio da época, talvez aquelas goleadas iniciais nos tenham feito sonhar demais, talvez a nossa equipa não seja tão boa como imaginávamos, mas o que se passou hoje durante grande parte do jogo (como nos jogos mais recentes) não pode voltar a acontecer.
Quantos jogos mais ainda serão precisos para que entenda que o Carlos Mané e o André Carrillo são os melhores extremos do Sporting CP? Quantos mais minutos precisa de ver do Wilson Eduardo para entender que, a extremo, ele não consegue acrescentar nada ao nosso futebol? É o mister que está com eles durante a semana – tudo bem, mas custa-me perceber (a mim e a 95% dos Sportinguistas) o que é que Wilson Eduardo mostra durante a semana que lhe garanta o lugar no 11 inicial, em detrimento de Carlos Mané e/ou André Carrillo. Com certeza que hoje reparou na diferença abismal no futebol do Sporting CP quando tem em campo extremos que conseguem desequilibrar no 1×1, através da sua técnica individual; então para quê sofrer tanto sem eles em campo?
Sei que gostava de ter outro tipo de médio-ofensivo no seu meio-campo (talvez seja Shikabala), mas não consigo compreender a insistência em André Martins. Não consegue desequilibrar no último terço do terreno, não tem “poder de fogo” para causar estragos, através de remates de longa distância e, tirando um ou outro movimento de ruptura, é uma nulidade quando o Sporting CP tem a posse da bola. É por ser o melhor médio a fazer pressão que joga sempre?
Assim como qualquer um que veja o jogo atentamente, já deve ter reparado que os jogadores estão a jogar excessivamente longe uns dos outros, quer em organização ofensiva quer defensiva, e ontem isso foi claramente visível. Espero que corrija isso já nos próximos jogos, ou vamos continuar a abusar do jogo directo como forma de construção, e a dar demasiado espaço ao adversário, principalmente nas transições. É visível em Adrien Silva algum cansaço, principalmente quando a equipa se encontra em transição ataque/defesa e, caso não reduza o espaço entre sectores, essa dificuldade vai continuar.
O mister é você – e tem todo o meu apoio, quero apenas ver resolvidos alguns destes aspectos, para que o nosso Sporting CP possa continuar a crescer enquanto equipa, e para que o nosso sonho se mantenha vivo. Mais uma vez, obrigado por todo o seu excelente trabalho durante está época.
Quase me esquecia que tenho um pedido para lhe fazer: pode perguntar ao William Carvalho de que planeta é que ele é? Saudações leoninas, mister Leonardo, e um grande abraço!
Sou benfiquista, mas reconheço muita qualidade em alguns dos vossos jogadores, especialmente no potêncial que possuem para melhorarem: Dier, Carrilo, William, André Martins, Esgaio e Montero (o melhor e mais maduro). Pena qe tivessem deixado sair o Ilori (melhor que qualquer central excepto Dier).
Assim o onze mais forte:
Patrício
Cedric – Dier – Rojo (o mais fraco) – Jefferson
William
Adrien André Martins
Victor Montero Carrillo
Equipa jovem com muito potencial. Victor trocando de posição ao longo do jogo com o André. Falta melhorar a qualidade da defesa (especialmente um novo central para o lugar do Rojo), infelizmente o Patrício é fraco a jogar com os pés, tirando alguma capacidade de controlo de jogo à equipa.
Pessoalmente não aprecio as qualidade do Capel, sendo o Héldon e o Esgaio melhores opções para entrar no jogo.
22 Fevereiro, 2014 at 23:41
Pessoal, desculpem o off topic mas chegou-me esta perola:
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=6Un_kZ5G83I
Como e bom para dedicar a quem nos tenta mandar abaixo achei por bem partilhar!
SL
23 Fevereiro, 2014 at 0:07
Não concordo, JACQUES BREL não merecia isto.
23 Fevereiro, 2014 at 3:53
MAGNÍFICO. Sou super fã dos Ena Pá, Irmãos Catita, etc…
Letras fantásticas, músicos e artistas de eleição (escondidos atrás de uma fachada boémia) incompreendidos numa sociedade que com vistas demasiado curtas…
22 Fevereiro, 2014 at 23:48
INCH’ALÁ!!!
22 Fevereiro, 2014 at 23:49
Tenho um enorme apreço pelo Leonardo Jardim, pelo trabalho que está a realizar, opor-me-ei visceralmente a qualquer movimento para o mandar dar uma volta, mas era o que faltava que isso significasse que teria de o idolatrar, imunizá-lo da crítica, tratá-lo como o mais recente anjo a pisar a face da Terra. Mal vi a formação incial, torci o nariz. Pensei logo que, com aqueles, andaríamos pelo menos meia-parte à nora. Como não reivindico uma especial clarividência futebolística, concluo que a teimosia é porventura a qualidade do Leonardo Jardim que menos aprecio.
E não quero estar para aqui sempre a bater no ceguinho: Wilson Eduardo, André Martins, etc.
22 Fevereiro, 2014 at 23:56
+1
Criticar não é o mesmo que mandar embora e dizer que não presta. É simplesmente ver o que está mal.
Quando isso acontece nas vitórias estamos todos felizes. É aqui que devemos parar para pensar, o que se aplica ao LJ neste caso.
23 Fevereiro, 2014 at 0:04
+1
23 Fevereiro, 2014 at 0:21
+1
23 Fevereiro, 2014 at 2:05
Todos mandam bitatites, todos têm opiniões, no entanto, aquele que nos tem levado a a fazer uma grande época, é o jardim. Os resultados estão à vista!
Percebo perfeitamente por exemplo, a escolha do Wilson, o campo pesado e esburacado, contra uma equipa física, entre todos os alas parecia o mais indicado, mesmo que isso não se tenha aplicado na pratica..
23 Fevereiro, 2014 at 10:24
Todos temos as nossas preferências (o LaS não pode com o Rojo, tu não gostas do Wilson como outrora não pudeste com o Polga, e eu preferiria outra opção ao AMartins de há 10 jogos para cá)… o LJardim tem as dele e é impossível que as dele coincidam com a de todos os Sportinguistas. Mas ele é o treinador do Sporting Clube de Portugal. Como tal, e já o demonstrou vezes sem conta, ele é que sabe (até porque treina com os jogadores todos os dias e sabe mais disto a dormir que todos os tasqueiros acordados) e eu confio no que ele decidir.
23 Fevereiro, 2014 at 12:18
É isso..
23 Fevereiro, 2014 at 14:04
Não é exactamente não gostar do Wilson Eduardo, é não gostar dele a extremo. Aí sei que não dá nada. Com campos mais ou menos pesados, esburacados, o que for. Tenho uma suspeita de que, bem treinado, poderá dar um finalizador bastante interessante. Desde que não lhe peçam mais do que um toque na bola, de preferência na dircção da baliza adversária.
22 Fevereiro, 2014 at 23:57
Um apitador de Braga quando o Braga é o próximo adversário do Sporting, sabendo-se da desonestidade habitual dos árbitros e da APAF, só podia dar o resultado que deu: Montero e Adrien não jogam contra o clube bracarense. Espalham desonestidade todas as semanas, e ninguém os pune. Uma vergonha. Os cartões amarelos ao Mané e ao Montero são ridiculoss
23 Fevereiro, 2014 at 0:01
O meu 11 é o que entrar em campo, o meu 11 é o que LJ decidir, e é esse 11 que vou apoiar e defender do primeiro ao ultimo minuto!!!! E se for preciso a mandar para o caralho o assobiador da cadeira ao lado!!!!
As restantes opiniões são como as vaginas, quem quiser dar, dá.
S.L.
23 Fevereiro, 2014 at 0:09
Epá, Carrillo de início?? Para mim, serve para agitar na última meia hora, quando os adversários já começam a sentir as pernas pesadas (e se o peruano fizer o favor de mexer as suas…)
23 Fevereiro, 2014 at 10:25
+1
23 Fevereiro, 2014 at 0:09
No papel gosto desse seis, também gostava de o ver jogar de início.
Mas já vi jogar o Slim de início. E o Carrillo também, um monte de vezes. E nenhum deles fez, de início, a diferença que fazem quando entram na meia hora final – o Carrillo já interiorizei que NÃO pode entrar de início, e TEM que entrar na segunda parte.
O que me faz pensar que pode haver alguma injustiça quando comparamos jogadores que entram frescos contra adversários já com algum desgaste, e numa altura em que a equipa sente a obrigação de se balancear no ataque, com outros que apanham os mesmos adversários ainda frescos, numa altura em que a equipa ainda “gere” o jogo.
Parece-me que a equipa está sobretudo a acusar o desgaste de um jogador (Adrien) que nos habituou (e à equipa) a uma rotação altíssima. O primeiro a ressentir-se disso parece-me o AMartins, que não tem estofo para “pegar” na equipa e a empurrar. A seguir ressente-se o WEduardo, que sem a pressão que o meio-campo exercia no início da época, deixou de ter os espaços que tinha – ele é muito razoável a centrar e a rematar, mas não o consegue fazer no 1×1 (definitivamente não é um extremo, e está a queimar-se…).
Há males que vêm por bem, o Adrien vai ter duas semanas para recuperar. Mas no “seis” deste post vão faltar dois jogadores no meio campo no próximo jogo. Noutras circunstâncias talvez o AMartins ficasse de fora, assim é certo que joga. E quem é o outro? Vítor? Magrão?
23 Fevereiro, 2014 at 0:19
Está a faltar a contabilidade do Slimani vs gilas 🙂
23 Fevereiro, 2014 at 2:06
6 vs 1 ..respectivamente..
23 Fevereiro, 2014 at 0:20
Foda-se. Deixem-se lá de sermos bipolares. O título em CAPS LOCK e a dizer PERCEBESTE é um exagero total, até mesmo a roçar a estupidez. Até parece que o homem é burro e sem experiência de treinador e que não sabe o que faz.
Então agora o Carrillo já merece um lugar no onze inicial? Quando joga de início é tudo a dizer que o homem só faz merda e esteve 45 minutos a mais no jogo.
Quando o André Martins não jogava caía o Carmo e a Trindade porque era isto e aquilo e era um jogador do caralho (mesmo eu nunca ter visto nada de especial no rapaz). Quando o Wilson Eduardo estava emprestado a mesma coisa… Deixem-se lá de bipolaridade.
O Leonardo Jardim trabalha com eles diariamente, sabe quais são os melhores para cada adversário. Se as coisas não estão a correr bem é para isso que existem as substituições. Até há 1-2 meses atrás jogavam os mesmos e as coisas corriam bem e eram só elogios, não se mexia em táctica e jogadores, etc. e agora já são todos uma merda (incluíndo o treinador que precisa de um PERCEBESTE)?
Que caralho de bipolaridade.
23 Fevereiro, 2014 at 9:20
+1
23 Fevereiro, 2014 at 0:25
William-A.Martins
Vitor
Carrillo-Slimani-Capel
23 Fevereiro, 2014 at 0:27
sim esse devia ser claramente o nosso ataque
23 Fevereiro, 2014 at 0:28
Foda-se…
O ar de felicidade deste cabrão…
http://s7.postimg.org/n0ocq8r4b/image.jpg
23 Fevereiro, 2014 at 2:07
Fdx, uma encomenda autentica de Braga!
23 Fevereiro, 2014 at 10:19
E depois, a rir (parecia o Mutley, o cão dos desenhos animados do século passado), ainda deu uma palmadinha na cara do Montero…
Queria era com uma ‘bôla de carne’ pelas trombas…
Mas não foi das piores arbitragens que tivemos o desprazer de ter esta época…
SL
23 Fevereiro, 2014 at 0:37
Like! Esse é o nosso melhor ataque neste momento. E a César o que é de César para os bons e maus momentos. Se elogiamos Leonardo nos bons momentos temos de ter o mesmo critério nos menos bons! Teve mal, apontamos o erro, a partir de hoje espero que deixe de ser teimoso e faça o que é evidente. Cá estaremos tb para o elogiar nas próximas vitórias!
23 Fevereiro, 2014 at 0:55
LOL
23 Fevereiro, 2014 at 0:54
Ambiente muito bom em Vila do Conde….
Bancada nascente repleta de sportinguistas!!!!!!
Primeira parte fraca… R Patrício e Dier muito bem !!!!!!
Segunda parte: a mudança operada com a entrada do Mané foi fundamental… Mas Slimani e Carrillo também entraram muito bem… Sobretudo o primeiro!
Adrien jogou bem… Não entendo as críticas de que foi alvo… É verdade que, sobretudo, na primeira parte o nosso meio campo não carburou bem mas foi incansável …. Quem viu o jogo ao vivo percebeu o que ele correu… Acabou o jogo esgotado …
Preocupa-me a substituição no jogo contra o fcp C…. Não temos substitutos “naturais” do Adrien e do William….
Para o ano teremos um João Mario mais maduro e, espero, bem mais intenso (luta com Adrien…)
Para o William tenho pena que não tenhamos conseguido adquirir o Anderson do Leixões… Fokobo se renovar e lhe emprestarem alguns neurónios…. Zezinho continua a ser um jogador que aprecio…
William, apesar de alguns erros (sim é verdade ele também comete erros…) teve uma 2 parte muito boa…
R Patrício: gostava que ele fosse um símbolo do nosso SCP… Custa-me sentir que há sportinguistas (?!) que não o valorizam… Meus caros que erro crasso!!!!
Estou cansado, rouco, mas feliz cacifo!!!!!
Viva o SCP!!!!!
SL
23 Fevereiro, 2014 at 0:58
Acho que a lição que trazemos de vila do conde é que o André Martins não está confiante, e se o adversário o aperta ou o pressiona mais ele ressente-se e isso afecta toda a equipa. É normal, a meu ver não é nem vai ser um craque. Confiante é no máximo um bom jogador.
Oxalá esteja enganado.
23 Fevereiro, 2014 at 1:24
Algumas notas:
Mané.. adoro a sua apetencia para o golo!
Slimani.. com este homem em campo, acredito sempre no melhor.
William.. não há palavras para o descrever.. KING WILLIAM! Acho que esta alcunha merecia pegar.. ele merece!
Jefferson.. borraste a pintura hoje, mas não é isso que te faz menos jogador, o Sporting sem ti, é muito menos.
Mauricio.. o auto-golo não estraga a bela exibição, não tivesse metido o pé e a bola ia para ao outro gajo completamente sozinho. A tua entrega merece aplausos.
Wilson.. começou bem a época, mas está autenticamente a carimbar a sua saída.
Carrillo.. digo o que sempre disse.. se quiser, pode ser o melhor do campeonato.. se quiser.
Heldon.. muita vontade, pouco discernimento.
Os restantes, sem darem nas vistas cumpriram e bem.
23 Fevereiro, 2014 at 1:41
É verdade que o Jefferson “burrou” uma parte da pintura…
Mas aquela “pincelada” para o golo do Slimani…parecia o Da Vinci a pintar as bochechas da Mona Lisa…!!
SL
23 Fevereiro, 2014 at 1:24
Slimani 6 vs 1 Ghilas
23 Fevereiro, 2014 at 1:34
Cherba: percebo perfeitamente o post pois é assim que a equipa tem respondido melhor. Mas o LJ tem ganho muitos jogos a partir do banco (3? 4?) e com esse onze, se ele se vê num aperto, não tem como “abanar” o jogo. O Carrillo, por exemplo, parece-me que joga sempre melhor quando sai do banco. Já o Mané penso que tem estofo de titular. O Slim ainda não percebi se é para ser titular, pois acho que começa a ter um factor psicológico importante. Pensa assim, se és um treinador ou jogador da equipa adversária e aos 70 minutos entra um gajo que te vai dar um trabalho terrível e que pode meter uma lá dentro de um momento para o outro, pelo menos tem o efeito da equipa encolher-se e dar maior oportunidades de massacrar (hoje isso aconteceu). Penso que é uma questão que o LJ tem muito presente na cabeça dele e que tem tido muitos resultados.
23 Fevereiro, 2014 at 1:46
Não curti.
Se fosse o vercauteren ainda fazia sentido: aí estava um tipo que precisava urgentemente que lhe fizessem um desenho. Já o Leonardo não merecia. Então depois deste jogo, se alguém tem direito a dizer “perceberam?” é ele. “Esta é a mesma equipa que empatou com o Rio Ave” …com o Slimani em campo! Esta é a mesma equipa que, por exemplo, goleou o Setubal, sem Slimani. “Perceberam que cada jogo é diferente, e que a cada vez mais extraordinaria Alma desta equipa não se esgota neste ou naquele onze inicial?”, perguntaria talvez o Leonardo…
…E como é um gentleman, escusar-se-ia de perguntar “E já perceberam que quem manda sou eu?”
Mas gostei da tag: “#eu acredito!”. Eu também! 🙂
Nunca deixei nem vou deixar de acreditar nesta equipa, toda (incluindo o André Martins).
23 Fevereiro, 2014 at 1:50
Boa noite.
Desde ontem à noite que não vinha à Tasca e vou comentar sem ler nada do que para aqui se escreveu neste e no ultimo post 🙂
Hoje foi grande dia, o meu puto fez anos. Começou mal no entanto com derrota no top eleven 🙂
Entre família e amigos, lampiões, tripeiros e sportinguistas, passando pelo Chelsea às 12:45 … Real às 15, Sporting B às 16 (gostei muito, só faltou o golo), Braga a levar na pá às 18 … veio o grande Sporting.
Desliguei o possível da festa e quando vi o 11, justa ou injustamente pensei: Foda-se … vamos dar outra vez uma parte de avanço.
Perdoa-me Leonardo, mas foi o que pensei.
2º pensamento da noite … “foda-se, Jefferson. Infantilidade, logo tu …”
3º pensamento da noite: Que puta de vitória, sacada a ferros, qd lampiões e tripeiros já cantavam de galo.
É verdade, as coisas não têm corrido bem a André e Wilson. Na próxima jornada, estamos desfalcados, mas Braga tb (custódio, Nuno e Joãozinho).
Tendo em conta o post do Cherba, é preciso um ponta direito para partir aquela merda toda.
No centro, jogaria com William, Magrão, Vitor mais à frente.
Sli é certo … nas alas … Heldon e Mané. Mas foda-se, Carrillo voltou a esforçar-se. E potencial é o nome do meio do gajo.
Sendo assim … Leo … faz o que quiseres e bem te apetecer. Não é por isso que não deveremos criticar, opinar, etc.
Mas “continua” a fazer o que bem te apetecer. Obrigado.
PS: Serra da estrela próximo fim de semana, vou falhar Alvalada. FODA-SE!
23 Fevereiro, 2014 at 1:59
Não percebeu o Leonardo nem percebeu muita gente. Esse não é um bom onze inicial. É uma solução de recurso quando é preciso partir o jogo e arriscar mais um bocado.
Não pode jogar Slimani, Montero e ainda dois extremos. Fica a faltar gente que garante melhor posse.
Não te querendo ofender Cherba, isso é um onze à Jesus! 🙂
23 Fevereiro, 2014 at 2:11
Falta quem segure a bola, é verdade. É uma equipa à “adepto”, e volto a dizer que gosto dela no papel. Mas eu não estou lá quando a coisa correr mal porque andamos a cheirar a bola, e quase não a tivemos.
Eu também gostei do onze inicial contra os encornados…
23 Fevereiro, 2014 at 2:12
Não estou lá no papel de treinador…
23 Fevereiro, 2014 at 2:05
Acrescento que o falhanço do Jefferson num jogo que dá vitória trará os seus ensinamentos. Nas épocas mais recentes, um lance destes acabava com o jogo ali.
E até nisso estamos diferentes. Somos uma equipa …
Ps: O que não curti foi o resultado dos juniores …
23 Fevereiro, 2014 at 2:11
A parte do ensinamento veio logo uns minutos depois… o Jefferson ensinou como é que se trocam os olhos e partem os rins ao adversário e depois se faz um cruzamento exemplar que vale meio golo.
23 Fevereiro, 2014 at 2:23
Não concordo nada, com esses seis + os outros cinco, só se São Patricio passar a parede de 7,10×2,20, iríamos sofrer golos em catadupa, isto é apenas uma solução de recurso, não dá para jogar assim, os próximos dois jogos em casa* seriam duas derrotas, poderá tornar os jogos espectaculares, mas sem nenhum controle.
Espero sinceramente que o LJ não leia este blog, se ler que não se deixe influenciar.
* eu sei que não é possível no próximo devido aos castigos
23 Fevereiro, 2014 at 2:52
Supostamente deveriam fazer o mesmo de inicio do que na segunda parte, mas nem sempre é assim, e o Jardim dentro daquilo que tem, anda a fazer boas resultados.
O Mané já foi decisivo nas duas vezes que entrou e o Slimani marca golos quando entra na 2ª parte.
No entanto a equipa que entra de inicio , dá alguma oportunidades para o adversário jogar, possivelmente e acredito que faça parte da estratégia.
Há ainda muita coisa a fazer, muito trabalho ….. é mais que certo estarmos na Champions, esta sim uma grande vitória com a equipa e orçamento que tivemos.
Jogadores terão de sair e haverá lugar para outros, o saldo vai ser muito positivo para as finanças do clube.
Há que continuar a APOIAR O GRANDE SPORTING
23 Fevereiro, 2014 at 3:03
http://tudoaomolho.wordpress.com/2014/02/23/superbock-fresquinha-66/
Cherba e restantes amigos. Vocês já se aperceberam que os critérios usados na invalidação de golos mudaram drasticamente num prazo tão curto como dois meses?
23 Fevereiro, 2014 at 10:35
“Não deixa de ser curioso também que alguns clubes de primeira liga pediram ao Conselho de Arbitragem da FPF para, no início da temporada, designar alguns dos árbitros de 1ª categoria para irem aos respectivos centros de treino explicar aos atletas as novas alterações promovidas pela IFAB às leis do jogo. Coisa que, a meu ver, não faz o mínimo sentido quando, constantemente, assistimos ao uso do critérios dispares por parte dos senhores do apito da nossa liga.”
De facto…
23 Fevereiro, 2014 at 3:43
SPOOOOOOOOOOOOOOORTIIIIIIIING
23 Fevereiro, 2014 at 4:22
Muito bem Cherba!!
Não há que ter medo de dar opinião. Entra pelos olhos dentro de qualquer pessoa com 2 dedos de testa!!
Os melhores são para jogar de início!! Não podemos oferecer as 1ª’s partes TODAS, desde o jogo com o Arouca.
Quanto aos que dizem que ficamos sem plano B, eu respondo que 1º temos de ter um plano A e depois gerir o jogo!
Temos tido muita estrelinha nestes jogos!! Não vai ser sempre assim.
Se havia 1 jogo em que o Leo não deveria ter entrado com os 2 avançados de início era, como se viu, na Etar.
Mais:
Manafá é bem superior ao Wilson.
O Wallyson tem já lugar a titular nesta equipa DE CARAS!!
Quanto ao André Martins… o Kikas riu-se muito.
23 Fevereiro, 2014 at 6:31
Spoooooooooorting!!!!
23 Fevereiro, 2014 at 8:46
O André Martins no lugar do Adrien vai fazer uma boa joga.
23 Fevereiro, 2014 at 9:17
Sinceramente não concordo com a solução proposta dos dois pontas de lança como plano A, muito menos com dois extremos. Explico porquê.
Na única vez que jogámos de inicio com dois avançados fomos trucidados pelo Benfica, e só não fomos goleados porque não calhou. A equipa afunilou demasiado o jogo, e o jogo directo foi facilmente anulado por um adversário fresco e pronto para o embate, pois uma coisa é fazer isto com um adversário com uma hora de futebol nas pernas, outra é fazer isto de inicio. Pode argumentar-se que o Benfica não é o Arouca, mas duvido muito da eficácia da solução como plano A. Parece-me que é exactamente isto que Leonardo Jardim vê, e que é exactamente por isso que só aposta nesta solução nas meias horas finais do jogo, com o sucesso brilhante que se conhece.
Por outro lado parece-me que se jogamos com dois extremos não podemos jogar com dois avançados porque ficariamos condenados a jogar muitas vezes em 3 contra 2 no meio campo, e Adrien não é um trinco para jogar lado a lado com William. Uma equipa de futebol não pode pensar apenas no ataque, tem que ter harmonia, e tem que ser segura. Se uma boa razão há para sermos uma das defesas menos batidas da Liga é precisamente o trabalho do trio de médios.
A questão a meu ver é outra: André Martins. Está a atravessar um mau periodo da época, depois de um bom começo. Não defende bem, não recupera bolas, comete faltas, emperra o jogo. Parece-me que o Vítor seria uma solução interessante para a sua posição.
Acima de tudo acho que temos algo que não tinhamos há muitos anos: um grande treinador que sabe muito bem o que está a fazer. Os resultados estão à vista. Não me parece que tenha que ser Leonardo Jardim a perceber o que quer que seja, os adeptos do Sporting é que têm que perceber e ter paciência porque esta época foi planeada com a equipa que temos, com as soluções que temos, com os dinheiro que temos e com o plantel que temos. Pedir mais a toda a estrutura do futebol clube, a começar nos jogadores e pelo treinador e acabar no grande trabalho de arrumar a casa que o Presidente vem desenvolvendo, é ridiculo!
SL
23 Fevereiro, 2014 at 9:17
se a ideia é jogar assim de inicio, é mesmo vontade de jogar num 424 à la jesus.
Ontem o LJ teve mérito nas alterações, porque mexeu no sitio certo, para alem de tirar o andre martins( por muito que queiram fazer dele um 10, ele não é um 10 e ainda mais quando o adversário o obriga a receber a bola de costas é sempre abafado a nível físico e não causa desiquilibrios), fez o william avançar um poucoe o adrien recuar para a sua posição para poder lançar jogo.
o outro desequilíbrio foi ter 3 jogadores mais moveis atras do Slimani.
para o próximo jogo, sendo conservador entrará o Vitor para o lugar do adrien e irá continuar o andre martins a falso 10, mas se quiser desde logo aproveitar as previsíveis debilidades nas laterais do Braga( que não terão em principio laterais, especialmente no lado esquerdo), jogava com o andre martins na posição do adrien, ou seja mais recuado, e com uma linha de 3 atras do Slimani composta pelo heldon, mane e Wilson, 3 jogadores moveis em que todos podem ir rodando pelas 3 posições..
ah e chamaria o esgaio para o banco
23 Fevereiro, 2014 at 10:30
E demonstrares algum lampejo de “satisfação” com o resultado de ontem, ou até a sua importância no contexto da fase do campeonato em que estamos, NADA…
É só criticas bacocas, sugestões tácticas e….. muito ‘blog’ pá carola…….
23 Fevereiro, 2014 at 10:37
Onde é que leste isso?
23 Fevereiro, 2014 at 10:01
Como todos os tasqueiros confio em Leo Jardim. Ele conhece melhor do que ninguém o momento físico, tático e psicológico de cada jogador e a especificidade futebolística de cada adversário. O “momento” é importante, mas não deve sobrepor-se ao “plano”. Por outras palavras, mais do que a dimensão conjuntural é essencial a dimensão estrutural.
Leo desenhou uma equipa que joga em 4.3.3 quando tem a bola, desdobrando-se em 4.4.2 quando a procura recuperar. Duvido que Leo esteja com vontade de mexer no xadrez, sendo importante (decisivo?) o jogo com o Braga.
A: Martins tem desempenhado um papel crucial na estratégia, assumindo uma função complexa: pressiona perto de Montero pela recuperação de bola, para além de percorrer um vasto corredor em auxílio do lateral direito. Com a bola necessita de grande colaboração do ala e do defesa. Nem sempre se saiu a contento, mas não é o único responsável.
O jogo com o Braga ajudará a perceber alguma coisa, mas penso que Leo vai manter a estrutura do meio campo, com um trico e dois médios mais ofensivos, com tarefas um pouco diferentes, continuando a não utilizar alguém com a função de um dez “puro”.
Leo foi professor, tem o prazer do estudo e da reflexão e o hábito do planeamento. Não me parece que vá mudar o modelo que laboriosamente construiu..
Com Confiança!
23 Fevereiro, 2014 at 10:07
Tanto sabedor… e depois quando o Carillo não dá nada (como é o costume quando começa de início) como é?
23 Fevereiro, 2014 at 11:21
Então é assim, o leo jardim (daqui em frente apenas o homem) pega numa equipa esfrangalhada.
Esta equipa perde grande parte do plantel (a auto estima já perdera 20 jogos atrás…).
Entram 4 ou 5 gajos novos, felizmente com qualidade pelo menos metade.
Vamos lá ver e pensar na empreitada do homem..
Primeiro passo construir um onze base, para se assimilar processos
Como começou o homem esse processo? Posição a posição.
Aqui escolheu os que mais garantias davam, tendo uma ou outra surpresa dos treinos… Garantias significa experiência de primeira divisão tuga.
Ora bem, posição a posição:
Baliza, não há dúvidas, lateral direita, não há dúvidas. lateral esquerda, fácil, a máquina era a única opção além de experiência de primeira divisão e alto rendimento.
Centrais, telenovelas à parte, seriam (pensámos nós) rojo e dier.
Aqui está o colhao esquerdo do leo, o dier não entra, o rojo pelos vistos tem de jogar …
Maurício? Quem questiona? Tiram no para meter quem??
Rojo, pronto, tem de jogar.. Se calhar porque formou rapidamente parelha com o xerife, se calhar porque o Dier até tremeu um pouco nas poucas vezes que jogou.
Segundo colhao, meio campo , o lawson’s tira o lugar a Deus… Alguém tem alguma coisa a dizer?ah bem me parecia.. Segundo ah, foi o homem que o “descobriu”.
A acompanhar, obviamente o adrien, músculo e sabe jogar. perfeito para evitar jogar com duplo pivot verdadeiro, sim porque o William ainda não era o polvo para jogar só.
Ora bem, terceiro para o meio campo?? Com pés e com experiência? Não temos um dez.. temos a.Martins.
Aquele que durante 6 meses há pouco tempo atrás foi,a par do santo da baliza, o melhor jogador. Quando JOGOU NA POSIÇÃO DELE.. Tirem o adrien e metam o André.. Nem se vai notar.. Aliás, para a semana logo vemos…
Ponta, fácil o colombiano, além de ser o único, que descoberta do caralho…pois a seca, vai durar, pelo menos uma semana mais!!
Extremos, capel e Carrilho, pois claro.
Ah mas espera, então mas joga o Wilson?? Mas como? não sabem? Ah a tal amnésia selectiva aqui da tasca.
Terceiro colhao, sim o homem tem três, mané. Um diamante directamente dos juniores.
Se William é o rei, montero o valete, faltava o joker!!! (no bom que a palavra tem, sentida homenagem).
O problema, os centenas de comentários e até um post (cherba, não havia necessidade ), são porque além do trabalho fantástico em construir uma equipa, estavam a jogar para caralho. Foda -se foi eficiência a mais.
Ah, o sistema 433, parece-me (que não percebo nada), o sistema que mais garantias dá de equilíbrio defesa ataque, o sistema em que mais facilmente se metem peças
A EQUIPA está ainda a construir se. Para o ano sim, questionar o que quiserem.
Ano zero…ano zero…processos, a ganhar,estabilizar, evitar perder com toda a equipazinha deste campeonato.
Vão se foder todos os que questionam o homem.
Querem o que?
Com o merdica,Com o merdica, o arrojo do homem , é o maior, temos mister… Correu mal.. Cabrao do Leo, dos jogadores, está visto, não dá para mais, Porra pá, não aproveitámos Janeiro para ir buscar 5 titulares novos .
Agora, posição a posição porque vocês não percebem um caralho desta merda, e o Leonardo (Que TRABALHA TODOS OS DIAS COM ELES ) percebe
Obviamente, a dupla de centrais de ontem,é para mim a DUPLA. Mas meus comentadeiros tasqueiros, quantos mas quantos cascaram duro e feio no puto Dier já esta época? Ahn quantos? Ah, pois, o miúdo faz dois ou três jogos ao nível dele volta a amnésia selectiva… Se calhar, o Rojo tem jogado porque o homem o quis proteger.
Lá porque o miúdo esteve muito bem o ano passado não quer dizer que estivesse pronto.
Porra, lá porque as primeiras quecas que deram até correu bem, ainda têm que dar muito à anca, antes de serem uns fodilhoes..
Querem o slimani titular de caras??
O homem jogava na Argélia, caralho…
Saído da Argélia e do Ramadão é titular de caras? Ah ah ah ah não me façam rir.. Corria mal, perdia se uma época para o recuperar. Assim é o super slim que entra para resolver…
Extremos. Mas que merda, porque joga o Wilson, quando claramente é o extremo mais fraquinho.
Novidade : Wilson não é extremo. Mas é tão fraquinho que conseguiu disfarçar isso com 2golos e seis, seis, seis assistências no início do campeonato.
Fodei vos, que extremos querem? O carillo -sou-muita -bom-e-o-mister-já -me-deu -bué -oportunidades? Aquele que está a jogar bué porque sai do banco? Agora é titular de caras?? Ah, amnésia selectiva..
O mochilas? Sou fã. Mas tem que estar a 110% de forma, se não. Não dá.
Com que então queriam o mané titular? Assim de caras? Um puto que passa dos juniores para os seniores, que está a jogar bem porque o homem o foi buscar, viu opotencial e está a fazer oque deve, a protege-lo, a ganhar um jogador para a EQUIPA.
Mais amnésia selectiva : adrien
Há problemas? Claro que há. O plantel é curto. Alguns jogadores perderam gás, clarividência.
Alguns até devem ter pensado que éramos candidatos..
A equipa precisa de jogadas novas, não pode ser só bola no William e no Jeff.
O jogo começou a ser previsível e ainda vai dando porque os executantes são de facto muito bons.
É grave?? Não caralho, NAO. A equipa está sólida e em construção, essas alternativas começam a trabalhar se agora. E, mais importante, o Terceiro lugar está praticamente garantido..
Termino como um pensamento que já deixei aqui na tasca, que fito nos livre de sermos campeões este ano. Pois a amnésia selectiva tomava conta desta merda e para o ano queriam a champignon. Que se foda o processo, a filosofia…quero é ganhar, ganhar ganhar
PS é óbvio que me irritam, me enervam
É óbvio que acho que esta equipa pode dar mais.
Óbvio que gostava de ver o esgaio nesta equipa.
Óbvio que tenho saudades desta equipa marcar mais do que dois golos…..
Mas há fases que são isso mesmo, fases.
23 Fevereiro, 2014 at 12:00
😀
23 Fevereiro, 2014 at 13:44
mais nada! 🙂
24 Fevereiro, 2014 at 10:17
Excelente comentário 🙂
23 Fevereiro, 2014 at 12:20
Fodasse … Capel tem de ser titular … Melhor que Heldon (ainda não entendi como chegou a titular..), que Wilson (não é extremo)…
Carrillo é bom (quando entra! quando joga a titular é raro fazer algo de jeito)…
23 Fevereiro, 2014 at 15:29
Carta Aberta a Leonardo Jardim no Blogue “Sporting Visto por Nós”
Mister, primeiro que tudo tenho de lhe dar os parabéns pelo excelente trabalho que tem vindo a desenvolver ao serviço do Sporting CP. Sem dúvida que está a levar a cabo o lema do nosso Presidente: “fazer mais com menos”. Acho que falo pela maioria dos Sportinguistas quando digo que não esperava uma equipa capaz de lutar pelo titulo já na sua 1ª época, mas a verdade é que o estamos a fazer.
Talvez nos tenha habituado mal no inicio da época, talvez aquelas goleadas iniciais nos tenham feito sonhar demais, talvez a nossa equipa não seja tão boa como imaginávamos, mas o que se passou hoje durante grande parte do jogo (como nos jogos mais recentes) não pode voltar a acontecer.
Quantos jogos mais ainda serão precisos para que entenda que o Carlos Mané e o André Carrillo são os melhores extremos do Sporting CP? Quantos mais minutos precisa de ver do Wilson Eduardo para entender que, a extremo, ele não consegue acrescentar nada ao nosso futebol? É o mister que está com eles durante a semana – tudo bem, mas custa-me perceber (a mim e a 95% dos Sportinguistas) o que é que Wilson Eduardo mostra durante a semana que lhe garanta o lugar no 11 inicial, em detrimento de Carlos Mané e/ou André Carrillo. Com certeza que hoje reparou na diferença abismal no futebol do Sporting CP quando tem em campo extremos que conseguem desequilibrar no 1×1, através da sua técnica individual; então para quê sofrer tanto sem eles em campo?
Sei que gostava de ter outro tipo de médio-ofensivo no seu meio-campo (talvez seja Shikabala), mas não consigo compreender a insistência em André Martins. Não consegue desequilibrar no último terço do terreno, não tem “poder de fogo” para causar estragos, através de remates de longa distância e, tirando um ou outro movimento de ruptura, é uma nulidade quando o Sporting CP tem a posse da bola. É por ser o melhor médio a fazer pressão que joga sempre?
Assim como qualquer um que veja o jogo atentamente, já deve ter reparado que os jogadores estão a jogar excessivamente longe uns dos outros, quer em organização ofensiva quer defensiva, e ontem isso foi claramente visível. Espero que corrija isso já nos próximos jogos, ou vamos continuar a abusar do jogo directo como forma de construção, e a dar demasiado espaço ao adversário, principalmente nas transições. É visível em Adrien Silva algum cansaço, principalmente quando a equipa se encontra em transição ataque/defesa e, caso não reduza o espaço entre sectores, essa dificuldade vai continuar.
O mister é você – e tem todo o meu apoio, quero apenas ver resolvidos alguns destes aspectos, para que o nosso Sporting CP possa continuar a crescer enquanto equipa, e para que o nosso sonho se mantenha vivo. Mais uma vez, obrigado por todo o seu excelente trabalho durante está época.
Quase me esquecia que tenho um pedido para lhe fazer: pode perguntar ao William Carvalho de que planeta é que ele é? Saudações leoninas, mister Leonardo, e um grande abraço!
23 Fevereiro, 2014 at 15:46
Muito Bem!!
23 Fevereiro, 2014 at 15:31
Eu confio no treinador, o homem é que sabe.
SL
23 Fevereiro, 2014 at 16:17
Sou benfiquista, mas reconheço muita qualidade em alguns dos vossos jogadores, especialmente no potêncial que possuem para melhorarem: Dier, Carrilo, William, André Martins, Esgaio e Montero (o melhor e mais maduro). Pena qe tivessem deixado sair o Ilori (melhor que qualquer central excepto Dier).
Assim o onze mais forte:
Patrício
Cedric – Dier – Rojo (o mais fraco) – Jefferson
William
Adrien André Martins
Victor Montero Carrillo
Equipa jovem com muito potencial. Victor trocando de posição ao longo do jogo com o André. Falta melhorar a qualidade da defesa (especialmente um novo central para o lugar do Rojo), infelizmente o Patrício é fraco a jogar com os pés, tirando alguma capacidade de controlo de jogo à equipa.
Pessoalmente não aprecio as qualidade do Capel, sendo o Héldon e o Esgaio melhores opções para entrar no jogo.