Uma futebol é uma montanha russa desgovernada e é por isso que gostamos tanto dele. O futebol transforma a nossa irritação, estado de alma ao intervalo, num grito que ameaça a saúde das cordas vocais e nos faz esquecer que, à conta dos nervos, envelhecemos mais uns dias.
Pouco importa, agora, que tenhamos feito uma primeira parte miserável. Pouco importa, agora, que milhares de Sportinguistas tenham passado minutos e minutos a exclamar «mete o Slimani!», «mete o Mané!», «mete o Carrillo!» (no caso deste último, pelo menos eu fartei-me de pedir a sua entrada). Pouco importa, agora, que se tenha insistido em soluções que já o foram, mas que, pelo menos de momento, não o são e nada acrescentam à equipa. Pouco importam, agora, as incontáveis críticas que, como que por magia (lá está, o futebol), se transformaram em largados sorrisos e em elogios.
Eu percebo quando me dizem que existem poucas alternativas no banco e que, sabendo disso, não podemos ir a jogo com todos os que têm sido solução. É um ponto de vista. Acontece, e há anos que o defendo, que eu sou de opinião que devem jogar os melhores (ou os que estão melhor, se preferirem) e que os jogos devem tentar ganhar-se de início e o mais rapidamente possível. E, mostram os últimos dois meses e meio, estamos mais perto de ganhar jogos com o desenho táctico que tem servido, muitas vezes em desespero, para virá-los e ganhá-los (e, atenção, o dérbi não conta. Querer aproveitar a presença de Slimani na área só com um extremo e sem centros, é a mesma que convidar a Monica Bellucci para jantar e esquecermo-nos da carteira em casa).
Para a semana, por força dos amarelos a Montero e a Adrien (o árbitro esqueceu-se do Maurício e roçou o pornográfico a forma como ignorou duas faltas do William para amarelo, deixando bem claro que tinha os alvo pré-definidos), voltaremos a entrar com o plano A e teremos um plano B improvisado. Depois, muito provavelmente, voltará tudo ao normal. Não me peçam para concordar com isto, o que não significa que esteja minimamente a colocar em causa as opções de Leonardo Jardim. Não é por dizer «o homem é que sabe e por mim está bem o que ele decidir», que sou mais acérrimo defensor do nosso treinador.
Mas, no fundo, esta conversa resume-se a algo muito simples (e lá vem o futebol, novamente, trocar-nos as voltas): ganhámos. E bem, com 35 minutos de futebol de alta rotação. Nada mais importa quando pensamos que, em equipa, vencemos o mundo que ameaçava desabar sobre a cabeça de Maurício; que Dier foi King Eric; que Jefferson e Cédric fizeram 20 minutos finais com a frescura de quem estava a jogar há cinco; que Adrien recuou para o lado de Sir William e permitiu-nos vê-lo pegar no jogo e, com arrancadas em super slow motion, desbaratar por completo a organização adversária; que Montero enfrenta com classe a sua própria angústia e é um jogador fantástico; que Slimani é um verdadeiro terror para qualquer defesa quando bem servido (a forma como ganha espaço, no ar, no lance do golo é brutal); que Carrillo pode fazer parte da elite se assim quiser; e que Mané joga futebol com a alegria com que um miúdo corre atrás de uma bola.
Se calhar, como diz Cédric, isto assim tem mais sabor. Não admira que, depois de mais uma noite de nervos, este continue a ser o plano B do nosso contentamento.
23 Fevereiro, 2014 at 14:08
Só espero que no próximo jogo, jogue quem jogar, os adeptos/sócios que forem ao estádio que NÃO ASSOBIEM após um passe mal executado, um remate disparatado, etc… Estes jogadores têm demonstrado uma vontade enorme em nos dar alegrias, têm orgulho em vestir as nossas cores, ao contrário de alguns jogadores que nos últimos anos envergaram a nossa camisola. O Wilson não é nenhum prodígio técnico, o André Martins não tem físico para a nossa liga, mas dão o que têm quando jogam. Podem estar em baixo de forma, mas não é com os adeptos a assobiarem na primeira vez que tocam na bola, que vão jogar melhor, pelo contrário. Por isso peço, se não vão para apoiar a equipa, ou fiquem calados durante o jogo, ou fiquem em casa.
23 Fevereiro, 2014 at 15:26
“…O Wilson não é nenhum prodígio técnico, o André Martins não tem físico para a nossa liga…”
Wilson não é SEMPRE um prodígio, mas por vezes também é. Já esta época o vimos marcar excelentes golos, de ângulo bem difícil, e em remates de primeira, que viraram jogos e deram victórias.
Quanto a André Martins não ter físico para a Liga Portuguesa, aconselharia todos a reverem o modo como André saiu de campo no final do jogo em Arouca, enlameado dos pés à cabeça. Se fossem precisas provas de ele está à altura de disputar um um jogo contra os mais manhosos veteranos do campeonato, seria esse jogo. Não se deixem enganar pela ‘fraca figura’ de André Martins, porque ele é um leãozinho de muita fibra, e tem muita técnica. Mr Jardim não é cego nem parvo, e se o escolhe recorrentemente para integrar a equipa, alguma razão deve haver.
Eu acho que o pessoal se devia refrear um pouco quando faz críticas públicas aos nossos jogadores. Devíamos guardar essa opiniões para quando conversamos uns com os outros em privado. Gente que se dedique a expor os defeitos e fraquezas dos nossos atletas e do nosso Clube, não faltam em Portugal.
Vamos mas é apontar a “artilharia” em direcção aos inimigos, e apoiar incondicionalmente as decisões do treinador e os nosso atletas, porque eles merecem.
23 Fevereiro, 2014 at 15:29
É isso tudo ARIEL… é isso tudo e um valente INCHEM’LÁ para corruptos e galináceos…
SL
23 Fevereiro, 2014 at 15:35
Entre eles o excelente golo contra o mesmo Rio Ave em Alvalade. Aí já ninguém o chamou de “coxo”.
23 Fevereiro, 2014 at 15:48
E aquele em que ele remata junto à bandeirola de canto, em arco por cima de toda gente, e de primeira, e faz um golo incrível?
Se tivesse sido um qualquer cavaleiro a fazer isso, seriam mais umas quantas capas do A Borla, de certeza….
23 Fevereiro, 2014 at 16:47
Foi aquele em que o gr do rio ave não intercepta a bola na zona lateral da grande área (fora da área) e o Wilson com um chapéu em arco faz um grande golo.
23 Fevereiro, 2014 at 16:54
exacto.
Estava-me a esquecer que foi o guarda-redes quem fez oposição
23 Fevereiro, 2014 at 16:00
Concordo plenamente contigo Ariel, só referi estes 2 nomes porque ultimamente são os que têm sido mais massacrados por alguns adeptos. Temos que estar todos a puxar pela equipa de inicio ao fim!
23 Fevereiro, 2014 at 16:36
Ora, até que enfim um comentário de se lhe tirar o chapeaux.
23 Fevereiro, 2014 at 14:36
o andebol dá na tv? alguém sabe?
23 Fevereiro, 2014 at 14:38
Esta chavalada ainda mata a velha!
SPORTTTTIIIIIINNNNNGGGGG!
23 Fevereiro, 2014 at 15:05
Se depois de aplicar o plano A se vai para o Plano B que assim seja!!! O que interessa é que se ganhe… e se possível sempre!! Seja com plano A ou Plano B!!!
23 Fevereiro, 2014 at 15:32
Carta Aberta a Leonardo Jardim no Blogue “Sporting Visto por Nós”:
Mister, primeiro que tudo tenho de lhe dar os parabéns pelo excelente trabalho que tem vindo a desenvolver ao serviço do Sporting CP. Sem dúvida que está a levar a cabo o lema do nosso Presidente: “fazer mais com menos”. Acho que falo pela maioria dos Sportinguistas quando digo que não esperava uma equipa capaz de lutar pelo titulo já na sua 1ª época, mas a verdade é que o estamos a fazer.
Talvez nos tenha habituado mal no inicio da época, talvez aquelas goleadas iniciais nos tenham feito sonhar demais, talvez a nossa equipa não seja tão boa como imaginávamos, mas o que se passou hoje durante grande parte do jogo (como nos jogos mais recentes) não pode voltar a acontecer.
Quantos jogos mais ainda serão precisos para que entenda que o Carlos Mané e o André Carrillo são os melhores extremos do Sporting CP? Quantos mais minutos precisa de ver do Wilson Eduardo para entender que, a extremo, ele não consegue acrescentar nada ao nosso futebol? É o mister que está com eles durante a semana – tudo bem, mas custa-me perceber (a mim e a 95% dos Sportinguistas) o que é que Wilson Eduardo mostra durante a semana que lhe garanta o lugar no 11 inicial, em detrimento de Carlos Mané e/ou André Carrillo. Com certeza que hoje reparou na diferença abismal no futebol do Sporting CP quando tem em campo extremos que conseguem desequilibrar no 1×1, através da sua técnica individual; então para quê sofrer tanto sem eles em campo?
Sei que gostava de ter outro tipo de médio-ofensivo no seu meio-campo (talvez seja Shikabala), mas não consigo compreender a insistência em André Martins. Não consegue desequilibrar no último terço do terreno, não tem “poder de fogo” para causar estragos, através de remates de longa distância e, tirando um ou outro movimento de ruptura, é uma nulidade quando o Sporting CP tem a posse da bola. É por ser o melhor médio a fazer pressão que joga sempre?
Assim como qualquer um que veja o jogo atentamente, já deve ter reparado que os jogadores estão a jogar excessivamente longe uns dos outros, quer em organização ofensiva quer defensiva, e ontem isso foi claramente visível. Espero que corrija isso já nos próximos jogos, ou vamos continuar a abusar do jogo directo como forma de construção, e a dar demasiado espaço ao adversário, principalmente nas transições. É visível em Adrien Silva algum cansaço, principalmente quando a equipa se encontra em transição ataque/defesa e, caso não reduza o espaço entre sectores, essa dificuldade vai continuar.
O mister é você – e tem todo o meu apoio, quero apenas ver resolvidos alguns destes aspectos, para que o nosso Sporting CP possa continuar a crescer enquanto equipa, e para que o nosso sonho se mantenha vivo. Mais uma vez, obrigado por todo o seu excelente trabalho durante está época.
Quase me esquecia que tenho um pedido para lhe fazer: pode perguntar ao William Carvalho de que planeta é que ele é? Saudações leoninas, mister Leonardo, e um grande abraço!
23 Fevereiro, 2014 at 16:19
Epá, tudo bem que todos somos treinadores de bancada e gostamos de mandar uns bitaites depois delas acontecerem, mas está-se a cair num exagero desmedido.
Então o Carrillo que nos últimos jogos que jogou a titular estava tudo a pedir a substituição à meia hora de jogo agora não joga porque o Leo Garden não quer “perceber” algo que é evidente para os treinadores de bancada?
Então o Wilson, extremo com melhores números esta época, só é titular porque o Leo é teimoso?
Está-se a criar um estigma e um preconceito sobre alguns jogadores que não estarão num bom momento de forma (W Eduardo e A Martins à cabeça) que vai acabar por desembocar em assobios e pressão extra para toda a equipa ao primeiro erro que cometam.
Chega-se ao ridículo de ter que se ler que o Wilson para o ano é para por a andar e o Martins nem para a 2ª divisão serve… Enfim, parece um regresso ao passado e aos tiros nos próprios pés, o que ainda é mais ridículo tendo em conta as expectativas com que começámos a época e a situação ainda muito difícil que o Clube vive.
Vamos ter calma e confiar no Leo, até porque ele tem os resultados e a equipa do lado dele!
SL
23 Fevereiro, 2014 at 18:23
()
“”
=====
=====
=====
====
23 Fevereiro, 2014 at 15:33
Neste momento a equipa que eu espero que o NOSSO Treinador, Leonardo Jardim, apresente contra a “equipa que queria ser grande” seria:
Rui Patricio
Cedric MAuricio Rojo Jefferson
A. Martins W. Carvalho G. Magrão
Carrillo Slimani MAné
Bora Sporting! Pra cima deles, até ao osso!!!
SL
23 Fevereiro, 2014 at 15:34
Para mim o que tenho a ressalvar deste texto é o seguinte: “… (o árbitro esqueceu-se do Maurício e roçou o pornográfico a forma como ignorou duas faltas do William para amarelo, deixando bem claro que tinha os alvo pré-definidos).”
Tudo dito. Jogue quem jogar dará o seu melhor com certeza.
23 Fevereiro, 2014 at 16:30
O árbitro não se esqueceu do Maurício, o Xerife é que não lhe deu hipoteses…não tenho duvida que o boi estava mortinho por lhe dar o amarelo, tambem. Mas cheira-me que o Maurício vai levar um amarelo cirurgico no jogo em Setúbal já que a seguir vem o fcputedo…
23 Fevereiro, 2014 at 21:15
Por acaso, o Maurício só tem dois amarelos este ano (e igual número de caipirinhas :)), o que é digno de registo.
23 Fevereiro, 2014 at 15:39
Sem Slimani, o Sporting não tem um único ponta de lança. Teve (e tem) um fantástico jogador que por muitas cambiantes e alguma felicidade foi iludindo a realidade. Freddy Montero é um dos melhores armadores de jogo da Liga e junta a isso a possibilidade eminente de poder facturar em cada jogo. Mas não é um matador. Deverá por isso manter a titularidade juntamente com o Slim.
A surpresa Sporting do inicio de época aliada com a novela da candidatura ao título fazem com que os adversários que há uns tempos atrás tinham o topete de poder jogar de igual para igual, passassem a redobrar cautelas.
Depois a questão da intensidade. A física e a mental.
Estou em crer que o Leonardo sabendo das limitações do plantel tratou desde logo de apostar na carga máxima da equipa fazendo dela a que de todas as que disputam a prova fosse a anos luz a que mais disponibilidade física apresentava. Laterais e médios, em particular. A dinâmica apresentada era muito difícil de parar. O jogo para a Taça foi prova disso e só não aconteceu a tão propalada surpresa devido a quem todos sabemos a paga quotas a quem.
O pico de forma aconteceu no jogo da Taça da Liga em que a equipa da fruta descobriu um novo fenómeno na baliza.
Posto isto, a paragem. E com ela um inevitável abrandamento dos indices físicos.
Das pernas para a cabeça é quase instantaneo. A partir do jogo da Amoreira nunca mais nada foi igual. Se somarmos a isto o efeito apito, começamos a chegar à inevitavel conclusão de que além de nos ser penoso por querermos e não poder como antes é dramático por não nos deixarem.
O empate com a Académica foi tudo isso. A derrota na lixeira e a forma como aconteceu, a demonstração.
Caímos na obvia frustração e quase todos demos largas à tão proverbial bipolaridade leonina.
Entràmos pois na nossa fase cinzenta. O jogo com o Olhanense, a pior equipa da Liga, foi doente. Ressaca e dor. Mas ganhàmos. Serviços mínimos, foi dito. Para mim foi o possível.
Ontem, igual. Fraco, pouco intenso e com o nosso motor a dar a ideia de precisar de rectificação.
Mas nestes casos quando a restia de resistência é largada como uma nova esperança e a coisa resulta, os dividendos que se podem tirar em bom proveito são inquantificaveis.
Este é o ano zero de um NOVO Sporting.
No meio do cinzento de Vila do Conde, envolto pela “bruma” surgiu um NOVO Leãozinho. O mesmo que sem muito esforço arrancou a Excalibur da pedra de Olhão.
Nele revejo toda a vontade e qualidade do Sporting do inicio de época. E sabemos que há momentos de viragem que fazem do futuro, côr.
Vila do Conde, Estádio dos Arcos. 86 min. Carlos Mané.
Eu estive lá e voltei a acreditar.
23 Fevereiro, 2014 at 18:33
Boa análise
23 Fevereiro, 2014 at 16:04
Andebol: 40 min Sporting 25-15 Zomimak
23 Fevereiro, 2014 at 16:05
45 min 28-15
23 Fevereiro, 2014 at 16:08
Onde se pode ver o jogo?
23 Fevereiro, 2014 at 16:16
Ariel, só mesmo a marcha do marcador aqui: http://ticker.ehf.eu/match/?201411020804018
23 Fevereiro, 2014 at 16:18
Thanks, friend.
Porra, o Sporting ultimamente é com cada cabazada.
23 Fevereiro, 2014 at 16:22
Obrigado, José…
Deve estar a ser uma bela joga…e o Pedro Portela continua on fire…
CARREGA SPORTING !
23 Fevereiro, 2014 at 16:05
Acabei de reviver………. Pela enésima vez, a remontada de ontem…..
O golo do Slimani pos-me os pelos das pernas eriçados….. O golo do Mané deixou-me parece que tinha levado um choque de 220 vlts………..
No fim, o abraço do LEãonardo Jardim ao Jeferson e o do MArcelo ao Slimani, deixou-me uma lágrima no canto do olho…..Por fim, o NOSSO PResidente a bater palmas aos adeptos fez-me saltar e dançar à volta da cadeira!!!!!!!!!
Vamos Sporting Clube de Portugal! NÓS Acreditamos em Vocês!!!!!!!
SL
23 Fevereiro, 2014 at 16:07
Também sou dos que acham que a equipa que deve ir a jogo…deve ser sempre a constituída “pelos melhores” jogadores…
Mas como tenho uma grande confiança no trabalho do LJ, tenho para mim… que a melhor equipa, é aquela que o treinador entender colocar em campo…
Acho que se os primeiros escolhidos não forem capazes de levar a “carta a Garcia” (o adversário também conta)…o treinador deve ter no banco os jogadores necessários para poder levar a cabo a reviravolta necessária no decorrer do jogo…e ganhar os 3 pontos…!!
Por isso…acho muito bem que o Mané entre “para resolver “quando o LJ entender, até porque lhe será mais fácil então “torcer” os olhos aos adversários…
Acho muito bem que o Slimani entre “para resolver” quando o LJ entender, até porque quando parte dos adversários “já perdeu” a força anímica e fisica…será mais fácil “lá nas alturas”…escolher o melhor lugar para “arrumar a redondinha”…
Acho muito bem que o Carrillo entre “para torcar os olhos” aos adversários…no momento em que o LJ assim o entender…vocês já viram…: se nem nós “conseguimos adivinhar” aquilo que”la culebra” vai fazer…como ficarão os adversários todos “desaparafusados”…?
Vamos lá dando os nossos palpites…
Mas”não nos levemos muitos a sério”, porque quem verdadeiramente ” “sabe do produto” que tem entre mãos, é o Leonardo…
Eu confio no seu trabalho…!!
E agora venham mais 3 pontos a seguir…!!
SL
23 Fevereiro, 2014 at 16:11
Mr. Martins, bom dia.
Sei que você tem tentado publicar um avatar personalizado aqui nos seu comentários.
Deixo aqui uma dica que deve resultar. Experimente:
No post anterior, e em resposta a alguém que queria saber como se pode pôr nos comentários um avatar escolhido, publiquei o seguinte comentário, que volto a escrever porque talvez possa ser útil para alguém.
O procedimento que descrevo, resultou bem para mim, por isso espero que resulte para quem não tenha avatar personalizado e queira também ter:
É só acederes ao site Gravatar.
Escreves “gravatar” no Google, e depois crias lá uma conta (clicando em “sign in”), seguindo os procedimentos que eles indicam. Depois há-de aparecer a opção de criares o teu próprio gravatar fazendo upload de fotos que tenhas no teu pc.
Podes escolher várias, e optar por pôr a que quiseres, e mudar quando entenderes.
Depois disto feito, tenta escrever um comentário aqui na Tasca C, e no espaço onde se pede ‘Website’, escreves:
http://gravatar.com/
Assim que escreveres o comentário e clicares em “publicar”, aparecerá a foto que tu escolheste.
23 Fevereiro, 2014 at 16:35
Obrigado amigo Ariel…já tinha copiado para uma pasta os passos a dar…
Ainda não experimentei, mas fa-lo-ei um dia destes…
É o meu plano B…!!
E como colocam alguns de vocês os smiles…??
Abraço e SL
Max
23 Fevereiro, 2014 at 16:42
Eu só sei fazer 2.
O mais comum consiste em escrever primeiro dois pontos (:) seguido de um parentesis fechado ) . Isso é como 2 olhos com uma boca em sorriso por baixo.
O outro é , em vez dos 2 pontos, escrever o ponto e vírgula, que resultará como uma piscadela de olho.
Experimente
23 Fevereiro, 2014 at 17:48
ja agora, (:) com D e gargalhada de boca aberta 😀
23 Fevereiro, 2014 at 23:34
google it
23 Fevereiro, 2014 at 16:16
Sporting-37 Zimomak-21 perto do final
23 Fevereiro, 2014 at 16:20
Nem sei dizer o nome destes gajos que hoje forma cilindrados pelo Sporting, Zomimak! 39-22
23 Fevereiro, 2014 at 16:23
Já acabou ?
23 Fevereiro, 2014 at 16:27
Teste de gravatar!
23 Fevereiro, 2014 at 16:32
A seguir a isto: http://gravatar.com/… (onde estão os pontinhos) deves escrever o que aparece no endereço email que usaste para te registar no Gravatar.
por exemplo: http://gravatar.com/paulosilva
23 Fevereiro, 2014 at 16:45
Testing outra vez 🙂
23 Fevereiro, 2014 at 16:46
Testing…
23 Fevereiro, 2014 at 16:51
No teu endereço Gravatar, fazes copiar com o botão direito do rato, e depois no local acima da caixa de comentário onde fores escrever, no sítio onde se pede ‘website’ clicas de novo com o botão direito do rato, e depois dom o esquerdo clicas em ‘colar’.
Depois é “publicar” o comment
23 Fevereiro, 2014 at 18:06
Não é necessário preencher o campo “website”. Aliás, este campo é opcional e não vai influenciar em nada.
O que é necessário é preencher o email com que se registou no gravatar.
23 Fevereiro, 2014 at 18:26
Não sei. Se tu o dizes…
Comigo, se tentasse através do WordPress não resultava.
Mas quando o fiz através do Gravatar ficou tudo bem. Mas só apareceu o avatar quando preenchi o espaço “website”…
23 Fevereiro, 2014 at 16:46
Este emoticon 🙁 que é uma cara triste consiste em escrever por baixo dos 2 pontos um parentesis aberto, em vez de fechado.
…afinal sei fazer 3.
Sorry
23 Fevereiro, 2014 at 18:33
😀
Não sei se vou ter tempo de vida, para aprender parte do que vocês sabem…
Mas para quem aprendeu a escrever numa ardósia…já fiz alguns progressos…
Abraço do Max e obrigado pela paciência…
SL
23 Fevereiro, 2014 at 18:34
😉
23 Fevereiro, 2014 at 18:36
:O olha…e resultou…!!
SL
23 Fevereiro, 2014 at 18:37
E eu a pensar que já dominava e…água…!!;)
23 Fevereiro, 2014 at 18:38
Desisto…!
SL :&
23 Fevereiro, 2014 at 18:40
Acontece…
Quero ver esse avatar
🙂
23 Fevereiro, 2014 at 18:50
Já comecei a tentar, mas inha que criar um novo email, porque o que uso, disse que já era usado, bem como om user name…Vamos com calma…
😉 eu tinha feito isso…mas falhou por uma qualquer razão..
SL
23 Fevereiro, 2014 at 18:55
É porque provavelmente já se tinha registado lá…
Nesse caso se apenas preciso dizer-lhes que perdeu a password, e eles mandam-lhe uma nova para o endereço de Email
23 Fevereiro, 2014 at 18:42
Tinha que clicar na tecla ‘shift’ (é a que tem a seta. Está mesmo abaixo da Caps Lock) para seleccionar o parentesis
23 Fevereiro, 2014 at 16:30
Acabou 39-22
23 Fevereiro, 2014 at 16:50
Enormes!
23 Fevereiro, 2014 at 16:51
Lembrar também que ontem em Hóquei em Patins vencemos em Tomar na estreia do novo técnico e saímos da zona de descida.
23 Fevereiro, 2014 at 16:36
Caro Gongasscp,
Mais importante do que o plano A ou B é esta tua frase. Em 2 linhas resumiste TUDO. Permite-me relembrar as tuas palavras que descrevem na perfeição o nosso problema:
“Ter um “numero dez” que Desarma melhor que ataca não é para o Sporting na minha opinião. Apesar de lhe reconhecer capacidade. Para mim André Martins é um excelente 8 e está a ser muito mal aproveitado. BORA SPORTING!”
23 Fevereiro, 2014 at 16:59
“Ter um “numero dez” que Desarma melhor que ataca não é para o Sporting na minha opinião. “
23 Fevereiro, 2014 at 17:00
Tipo Spam par ver se entra a ideia:
“Ter um “numero dez” que Desarma melhor que ataca não é para o Sporting na minha opinião. “
23 Fevereiro, 2014 at 17:50
SHIKA 😀
23 Fevereiro, 2014 at 16:55
se o LJquer insistir com o martins em campo então que pelo menos tenta uma troca de posição entre este e o adrien.
martins ao lado do william e adrien no apoio ao montero. mas para mim agora era heldon e capel nas alas, com wilson e montero na frente. slimani, carrillo e mané como armas para abanar os jogos.
o martins só deve ser opção para o meio, quer seja com o william quer seja a jogar com o adrien (como devia ter acontecido contra o benfica)
23 Fevereiro, 2014 at 16:55
Não querendo discutir A ou B, deixo apenas a nota de que é mais fácil a um jogador entrar e bater-se com adversários já desgastados, do que jogando de início. Isto para dizer que não sabemos qual o rendimento de Slimani se fosse titular (honestamente, toda a equipa jogou mal no 1º tempo), e se o Heldon não partia a louça entrando a meia hora do fim.
Mas factos são factos, e um facto é que do mesmo modo que os 99,9% dos adeptos que pedem a titularidade do Carrillo eram os mesmo que pediam que ele fosse recambiado para o banco quando jogava de início.
23 Fevereiro, 2014 at 17:03
Estava a ver os resultados dos inicados, juvenis e juniores e digo-vos, estamos a perder gás este ano. Será que o Benfas tem três fornadas superiores às nossas. É estranho, mas parece que estamos a piorar na formação. Hoje perdemos 4-2 em alcochete com os lampiões. Alguém sabe o que se passa?
23 Fevereiro, 2014 at 17:07
4-2??
Hmmm… não terá havido mãozinha marota, como de costume?
23 Fevereiro, 2014 at 17:13
Os gajos limparam os iniciados e juvenis na fase regular. Agora lideram todos os escalões na 2ª fase. A escola dos gajos começa a dar frutos. O Aurélio Pereira ainda está no leme, certo?
23 Fevereiro, 2014 at 17:21
Se não tiver havido nada de irregular, ajudas dos árbitros incluido, é tudo normal e só temos que aceitar.
De resto as nossa equipas têm ganho bastantes vezes ao benfica durante esta época, também.
No final veremos quem ganha
Aurélio Pereira, acho que está ‘ao leme’ mas é da prospecção. Mas posso estar enganado…
23 Fevereiro, 2014 at 17:33
Fui agora mesmo ver, e afinal o benfica tem exactamente os mesmos pontos que o Sporting, em iniciados.
Podemos perfeitamente ir lá ganhar como eles fizeram agora.
Como eu disse, no fim veremos quem ganha.
Se fores Sportinguista, aconselho-te a acreditares no valor da equipa de iniciados. Acho que serão uma das melhores fornadas de sempre…
Se fores de outra cor, o conselho é: não vás já atirando foguetes, porque podes no fim ter que apanhar as canas sem fazer a festa…
23 Fevereiro, 2014 at 17:38
Claro que sou sportinguista! Será que um gajo não pode fazer perguntas, que somos logo acusados de ser doutra cor. O que é demais já parece mania da perseguição. Desculpa lá se te fiz duvidar.
23 Fevereiro, 2014 at 17:41
É que temos de ter muito cuidado com o que escrevemos na net hoje em dia. Levam tudo a mal, lol.
23 Fevereiro, 2014 at 17:21
Essa pergunta trás água no bico… e quem tem bico são as?…
O problema da formação do benfica e porto nunca foi a quantidade de títulos das camadas jovens. Basta ver o histórico de títulos de juniores por exemplo:
http://www.zerozero.pt/competicao_vencedores.php?id_comp=136
Aprecio que os rivais e os anti-SCP usem um resultado avulso ou números de títulos para tentar por em causa a superioridade do SCP em formar e lançar talentos para o futebol profissional. Significa que não percebem o que está em causa e vão continuar a cometer erros passados. Continuem…
Basta olhar para as equipas principais de ditas agremiações onde a excepção é o jogador português e quando lá aparece algum de jeito,…., foi formado no SCP.
23 Fevereiro, 2014 at 17:44
Peço desculpa também a ti se te fiz pensar que sou dos benfas. Acredita que só estava a questionar e comparar algo do qual não tenho muita informação. Quero eu que o Sporting ganhe sempre em todos os escalões. Que mal teve a minha pergunta?
23 Fevereiro, 2014 at 18:12
Não é nada pessoal mas essa pergunta inocente e essa linha de argumentação de “ganhámos um jogo de juvenis logo temos a melhor formação” tem sido uma falácia muito em voga nos últimos tempos por parte dos rivais e dos seus canais de comunicação (os paineleiros lãpiões andam a debitar esta cassete desde o início da época…). Uma clara cortina de fumo para ofuscar o mérito de um SCP que joga constantemente com mais de metade de jogadores portugueses e da formação, que lança regularmente jogadores de classe mundial e que não tem medo de apostar nos seus jovens. Os rivais pelo contrário ostracizam os seu jovens, enchem os bolsos a comissionistas e fundos com camiões de estrangeiros e vivem com orçamentos insustentáveis.
O que define a qualidade e efectividade da formação não é o número de títulos, às vezes vale a pena ouvir o que Aurélio Pereira diz sobre este assunto:
http://www.youtube.com/watch?v=bimFXQyG3d8
SL
23 Fevereiro, 2014 at 18:31
Um Senhor, o Mr Aurélio Pereira.
SL
23 Fevereiro, 2014 at 18:39
Conseguiste tornar a minha pergunta com um teor que nunca teve, e eu como um benfiquista. 🙂 As pessoas que me conhecem se soubessem disso nunca acreditariam.
23 Fevereiro, 2014 at 18:48
Eu não disse que eras. Equacionei as duas hipóteses…
O teu comentário levantou suspeitas porque pareceu pôr em causa o trabalho que se faz na equipa de iniciados, que se fores ver o registo desta época, tem estado muito bem e ganho vários jogos ao mesmo rival.
23 Fevereiro, 2014 at 18:55
A tua pergunta não faz sentido. Aliás, se pesquisares um pouco vês que o problema da formação de benfica e porto nunca foi falta de títulos nas camadas jovens. Sempre ganharam títulos e jogos, em alguns escalões até mais que o SCP.
Perguntaste pelo Aurélio Pereira e pus um vídeo onde ele aborda esse assunto de forma clara. O SCP forma jogadores, não funciona numa lógica de contabilidade de títulos.
Agora esta ideia de perdemos 2-4 em juvenis, logo estamos a piorar na formação e as fornadas dos rivais são superiores é uma falácia. Ainda ontem ganhámos um jogo da equipa principal com um golo de um jogador com idade de júnior! Jogamos constantemente com mais de metade de jogadores da formação, há vários jovens da equipa B e emprestados com reais possibilidades de integrar plantéis futuros, por isso respondo-te, a nossa formação está muito bem e talvez a comecemos a aproveitar como nunca!
SL
23 Fevereiro, 2014 at 19:07
Não funciona numa lógica de contabilidade de títulos mas sabe bem ganhá-los também 🙂
E nos últimos anos até aliámos as duas coisas, jogadores e títulos.
23 Fevereiro, 2014 at 17:04
Algures por aí:
“o problema do andré martins na minha opinião é ele não ter as caracteristicas necessárias para jogar naquela posição!
Não tem capacidade de drible, espontaneidade no remate, visão de jogo vertical, caracteristicas que estamos habituados a ver num numero 10. Compare-se com o Matias fernandes e dá para ter uma ideia.”
23 Fevereiro, 2014 at 17:08
A única posição não resolvida no plantel ( e no 11 titular), é a posição de a.martins. Daí surgem todos os problemas ofensivos. É aí que bloqueamos. Ninguém fura no meio, por isso temos obrigatoriamente de meter a bola nos extremos, para haver desequilíbrios e cruzamentos. Aí, Carrillo e Mané são os melhores. Héldon é rápido e bom, mas não tem tanta técnica. Gosta de correr, tocar para o lado e rematar.
Tivéssemos nós um jogador que completasse o tridente do meio-campo e éramos uma máquina trituradora. Mesmo no inicio de época, martins nunca me convenceu. Montero disfarçou bem com golos, e William disfarçou ocupando o espaço de 2 jogadores. Adrien levava Martins ao colo.
Logo ninguém deu pela falta de um médio-centro.
A questão dos extremos não é muito relevante, pois Jardim tem feito a gestão conforme as necessidades e os momentos de forma dos 4/5 extremos que tem à disposição. Agora o que ele não pode disfarçar mais é a ausência de um 3º jogador no meio-campo.
23 Fevereiro, 2014 at 17:21
Eu vi ontem o jogo da equipa B:
O A. Martins (24 anos, atenção) não tirava o lugar a nenhum dos que lá estão: 🙁
O Kikas é anão, mas tem mais nervo. Em técnica são parecidos.
O Esgaio tem mais remate, mais intensidade, mais GOLO, sim GOLO (já alguém ouviu falar disso)
O Wallyson é MAIS alto, tem MAIS poder de choque, tem MAIS visão de jogo, MAIS técnica, etc…etc…etc…etc…
23 Fevereiro, 2014 at 18:01
Talvez Martins mais recuado, a transportar a bola, daria (outro) ar da sua graca…
Talvez Eduardo mais ao centro, como falso avancado centro a fugir para a ala, jogue mais “no seu campo”
Sao os 2 EXCELENTES jogadores de plantel. Nao para o 11 inicial.
Digo eu. Mas quem sabe e o LEO.
SL
23 Fevereiro, 2014 at 17:46
shikibala 😉
23 Fevereiro, 2014 at 17:53
sim…. deixem o Homem aquecer os motores
23 Fevereiro, 2014 at 17:11
O plano B do nosso contentamento…
Quanto mais penso nisto, mais acho que não há um plano B.
Andamos há demasiado tempo a ver a mesma sequência de alterações em cada jogo (o de carnide foi a excepção) para que ache que tudo se resume à teimosia de quem insiste em entrar em cada jogo com uma idéia, para acabar invariavelmente a dar a mão à palmatória e mudar de idéias.
Cada vez mais acho que o que há é um plano, consentâneo com um modelo de jogo, que compreende momentos diferentes do jogo.
Ultimamente, por vários factores (algum cansaço de jogadores, alguns castigos, o desaparecimento do efeito surpresa nos adversários, uma “marcação” mais cerrada das equipas da APAF) o segundo momento tem sido o decisivo – as coisas não se têm resolvido no primeiro momento, e o segundo momento deixou de servir apenas (como aconteceu noutras ocasiões) para dar minutos de jogo ou manter motivados alguns jogadores do plantel. Mas ele aparece, numa sequência lógica e natural, a seguir ao primeiro. Não é o plano B, é o segundo momento do jogo. E se esta minha percepção tiver alguma semelhança com a realidade, começar o jogo com aquilo a que se está a chamar “plano B” é muito mais que substituir alguns jogadores por outros. É, em última análise, alterar o modelo de jogo. É isso que podemos estar a pedir, a meio da época que marca o ano zero, em que o GRANDE OBJECTIVO declarado (porque é estratégico) é precisamente a consolidação de um modelo de jogo.
Talvez isto explique aquilo a que chamam a “teimosia” do LJ.
23 Fevereiro, 2014 at 19:13
Para mim este foi um grande golo.
Também acho que seja assim
23 Fevereiro, 2014 at 17:13
Em OFF:
Alguém sabe se isto é “oficial”?
http://sporting.colantes.com/
23 Fevereiro, 2014 at 17:24
Sim é. Tem estado no facebook do Sporting também.
23 Fevereiro, 2014 at 18:28
O supermorcão vai ficar satisfeito pelo inicio da aposta em merchandising
23 Fevereiro, 2014 at 19:26
Esse nunca está satisfeito. Não enquanto não apostarmos no papel higiénico e nas bolachas de baunilha…
23 Fevereiro, 2014 at 17:38
Eu aceito que há quem defenda o A. Martins e tudo isso, mas a verdade é que neste momento o nosso problema vem precisamente daí, temos falta de criatividade na posição 10, o Martins não faz um passe de rutura, não faz um drible, não causa desequilíbrios, nem sequer qualidade de remate tem, limita-se a receber a bola e esperar o choque e ganhar falta ou fazer um passe para trás ou para o lado, e na posição dele isto não serve. Acredito que na posição 8 rende mais, mas Adrien é dono e senhor desse lugar, logo a lógica é sentar Martins no banco.
Eis um exemplo do que nos tem faltado em termos de criatividade junto à área: http://www.youtube.com/watch?v=WyM4WGCuIN4 (min 2:55, o movimento que o Adrien faz)
23 Fevereiro, 2014 at 17:50
Começa a ser um bocado complicado “manter” o Slimani no banco… A verdade é que, ontem, o Super Slim pareceu um homem a jogar no meio de rapazes…
Sinecramente, gostaria de ver o SCP jogar, pelo menos uma vez, com uma organização ofensiva composta por WCarvalho, Adrien, Montero, Capel, Carrillo e Slimani (para aproveitar melhor as potencialidades do Slimani, nada como ter dois jogadores que sabem centrar – e, nisso, quer o Capel quer o Carrillo são os melhores – ou menos maus – do plantel).
Sonhos á parte:
– O Mané é um jogador muito interessante. Mas não é um extremo. Pelo menos não como o Heldon (que não tem jogado mal, mas não desiquilibra). O Mané pode jogar com um Avançado de início. Mas não com dois. Seja como for, estou a gostar muito desta nova “pérola da Academia”. Bruma? Quem é esse?
– Mesmo a contragosto, acho adequada a decisão do LeoJardim quanto aos centrais. o Dier será titular para o ano. Como o Rojo é para vender, tem que jogar;
– Parece-me que parte da ineficácia ofensiva do SCP no jogo de ontem deveu-se ao mau estado do terreno nas alas, onde Jefferson e Cedric não puderam apoiar ainda mais o ataque. E o SCP depende bastante das “idas à linha” de ambos, como se viu no golo do SuperSlim;
– O William Carvalho poderá vir a ser um jogador fenomenal. Na segunda parte, e talvez seguindo orientações do LeoJardim, arrancou várias vezes com a bola pelo meio-campo fora, “arrastando” a equipe para a frente. Gostaria de ver o William Carvalho a chegar mais próximo da área contrária com a bola (é underrated quanto à sua capacidade de passe);
– Infelizmente, o Wilson e o AMartins são jogadores esforçados, mas os piores do plantel (considerando os jogadores com mais minutos). Se quanto ao WEduardo há alternativas, quanto ao Martins não parece (o Vítor terá sido uma contratação falhada, e o Magrão não tem mostrado nada).
Esperemos que os milhafres e/ou os andrades percam pontos… Mas mesmo que isso não aconteça, o SCP fica já com ONZE PONTOS de avanço para o quarto classificado…. Pelo que será sempre uma boa jornada…
SL
23 Fevereiro, 2014 at 17:57
“quanto ao Martins não parece (o Vítor terá sido uma contratação falhada, e o Magrão não tem mostrado nada)”
SHIKA 😀
23 Fevereiro, 2014 at 19:24
Tenho para mim que o Shika quando entrar, não vai ser para o lugar do AMartins – apesar de achar que a equipa emperra o processo ofensivo quando a bola lhe chega, ele é importante na recuperação e na posse da bola. Parece-me, do que vi (pouco, é certo), que recuperação e posse não são os aspectos mais fortes do Shika, o que deixaria a equipa desequilibrada. Acho que a entrada do Shika vai mexer mesmo com o sistema de jogo, mais em 4-4-2.
23 Fevereiro, 2014 at 18:09
Teste avatar…
SL
23 Fevereiro, 2014 at 18:27
nice.
23 Fevereiro, 2014 at 20:02
Nice!!
23 Fevereiro, 2014 at 18:11
SL
23 Fevereiro, 2014 at 18:44
Já suspeitava, mas depois do jogo de ontem fiquei (quase…) com a certeza…
Quando o cabeleiras da Brandoa disse que, saindo o Matic jogava o Manel, ele queria dizer que jogava o Mané!
Só que o Mané é do Sporting e não do fifica…
SSPPPOOORRTTIINNGGG
23 Fevereiro, 2014 at 18:48
Carta aberta?
Está tudo a precisar de ir ao site da liga ver a classificação… mas não só da época passada. Ha duas épocas tavamos em 4 a mais de 10 pontos… e ha 3 épocas tavamos em terceiro… a 20 pontos… e ha quatro épocas tb a 20 pontos!!!!
Ganhem juízo.
No próximo jogo em Alvalade gostava de la estar (infelizmente tive de sair da zona de conforto) para sempre que André Martins e Wilson tocassem na bola eu os pudesse aplaudir.
Eu já estive em Alvalade com assobios ao (na altura) miúdo Rui Patrício e com colegas de bancada a dizer: Este miúdo a sair com os pés, este miúdo a sair com a mãos… e mais parvoíces do género…
Aconselho os sabidos da táctica a lerem este artigo com atenção!!
http://www.dn.pt/desporto/sporting/interior.aspx?content_id=1489407
Faltam 10 jornadas e 10 jornadas de aplausos é o que eu desejo para o meu Sporting (e com sorte ainda vejo 3 jogos lá… que jeito que dava o jogo não ser as 20..). Quero ganhar 10 jogos, mas não vou cobrar isso ao Jardim, nem vou assobiar quando esta equipa não estiver a jogar o mesmo futebol que jogava o Barcelona há 3 anos.
Deixo-vos com um pensamento: Ano Zero… lembram-se das expectativas? Da desconfiança? Agora imaginem o Ano 1, e o Ano 2!!!! A nossa força é brutal! Falta ser sempre positiva!!!!!
23 Fevereiro, 2014 at 19:00
Alright, Carlos.
Muito bem
23 Fevereiro, 2014 at 19:17
+1
Eu também me lembro dos assobios ao miúdo Rui Patrício, de muitos que hoje estão calados mas não perdem a oportunidade de um jogo menos feliz para voltarem à carga…
23 Fevereiro, 2014 at 18:54
Que melhor que isto http://www.youtube.com/watch?v=1fj9lJoNyyk para sonhar um pouco.
Também estivemos a perder, demos a volta. O estado do tempo não seria muito diferente, mas o que é hoje um batatal era na época um excelente relvado.
Ah, e claro, olhando para o banco vemos um “cromo” repetido além do Paulinho que certamente lá estava.
Esperamos que no final seja tudo igual!
23 Fevereiro, 2014 at 19:02
A propósito desse vídeo, deixo-vos este… http://www.youtube.com/watch?v=VM9ydHK9nIc …
Um dos melhores GR’s que envergou as NOSSAS cores…
Vamos SCP! NÓS Acreditamos em Vocês!
SL
23 Fevereiro, 2014 at 19:10
Ah, e eu fui um dos sessenta e tal mil que estive lá!!!
LALALALALALAL … LALALALALA … FORÇA SPORTING ALEZ … LALALALA
23 Fevereiro, 2014 at 19:29
Grande “Mãos de Ferro”
SL
23 Fevereiro, 2014 at 19:32
Martins, não se esqueça de clicar na própria foto, lá no Gravatar. Para validar a escolha
23 Fevereiro, 2014 at 19:51
Desculpa descordar de que é “um dos melhores GR´s que envergou as NOSSAS cores…”
Para mim é o melhor JOGADOR que já tivémos no Sporting (em lembrei de JVP, de Jardel, de Balakov e de outros). Claro que não vi os 5 violinos jogar, mas esses penso que seriam mais uma máquina trituradora do que estrelas/vedetas individuais.
23 Fevereiro, 2014 at 19:53
Então, não foi um dos melhores guarda-redes?
23 Fevereiro, 2014 at 20:00
Ok. Podes levar a bike.
Penso que foi entendível a minha opinião, porém…
23 Fevereiro, 2014 at 20:03
Ah, para ti foi o melhor jogador de todos…
Não tinha percebido isso…
…é uma opinião interessante, e invulgar. Mas temos que respeitar, claro
23 Fevereiro, 2014 at 20:10
Claro que não alguém que fez carreira, que deu muito ao Sporting, não é isso que quero dizer.
Algo como termos hoje o Ronaldo ou o Messi no nosso clube durante 6 meses. Claro que esses seriam muito melhores, mas do que tivemos até hoje… Cada vez que lembro que a ponta do cabelo do Rui Jorge ficava abaixo do braço do gigante. Aqueles defesas tinham medo, certamente!