On-topic agora
Um grande senhor do futebol. Que descanse em paz…
Com 2 símbolos a desaparecerem na mesma época, agora é que o slmerda tem mesmo de ser campeâo.
Vi quando a tvi24 passou o jogo contra a Coreia o mês passado este Sr, que grande jogador naquele meio campo. que grande maestro. Por alguma razão todos o chamavam de Sr Coluna. Rip.
Mário Coluna merece uma respeitosa homenagem, sem dúvida.
Foi sempre uma pessoa coerente, e nunca negou o seu passado. Serviu Portugal no seu metier que foi o futebol, em grande nível, e dizem que foi um enorme centro-campista. Eu não me lembro dele, porque já sou de uma era que coincidiu com a sua retirada, mas o meu pai, que era grande sportinguista e sócio do nosso Clube, sempre o elogiou muito. Mais do que ao Eusébio…
Para mim sempre foi um Português, apesar de se dedicado a ajudar na construção da Pátria Moçambicana.
Este nunca vestiu a camisola do Sporting, mas foi um desportista exemplar, e isso basta para merecer a admiração dos sportinguistas.
Avé, Mário Coluna!
RIP
Este merece o meu total respeito. Sendo um puro benfiquista nunca ouvi que tivesse falado mal do sporting como o seu conterrâneo que se foi tb à pouco…
Faço votos para que o paços desça, e por duas razões:
– Servirá de exemplo a futuros casos onde a subserviência ao clube da fruta impera.
– Porque não gosto, e não gosto basicamente por causa da primeira razão.
Cada vez há menos símbolos. O Benfica vai perdendo os seus (década de 60) ficando ainda alguns tipo Chalana, Sheu ou Veloso (sem o mesmo carisma).
O Sporting segue o mesmo caminho (sobra pouca gente); e levanta-se uma questão: da actualidade, algum jogador será uma referência para a posteridade? Num futebol de transferências, de mercenários (no sentido de jogar por quem paga), é possível?
Carlos Lopes, Moniz Pereira, Mamede, Marco Chagas são símbolos.
São pessoas que fizeram a História do Sporting, e cuja própria História foi feita pelo Sporting.
Agora, digam-me dos últimos anos quem será referência do Sporting? Não me venham com Figos ou Ronaldos, por favor!!!
O único que vejo aproximar-se é o Patrício, mas duvido que fique por cá muito tempo.
é verdade que as referencias se estao a acabar.mas para o benfica, pela “lei natural da vida.claro, quem tem referencias da decada de 60 é natural que as veja morrer.e quem so tem referencias do futebol. Nós,ao contrario do que dizes e do que dizem os vesgos de mercado, nao precisamos do futebol para ter referências, porque nos somos os a Maior Instituicao Desportiva do País e uma das maiores do Mundo. As nossas referencias podem nao merecer um panteao (quem precisa dum monumento , pomposo? Mais vale deitar as cinzas ao mar é mais digno e mais português) mas os feitos desportivos de Prof.Moniz Pereira, Joaquim Agostinho, Carlos Lopes, Fernando Mamede, Francis Obikwelu, António Livramento,Peyroteo, Travassos, Manel Fernandes, Rui Jordao, Figo e Cristiano Ronaldo (sim!), merecem a Eternidade Suprema e cabem em mil Panteoes.
-estás erradissimo ao nao considerares Luis Figo e Cristiano Ronaldo como nossas referências. Ter jogadores da nossa formacao como melhores do Mundo é a maior das referencias , porque a formacao é a nossa essência, o maior dos nossos orgulhos. É o nosso ADN. Compreender isso é compreender o Sporting. Ta4lves por isso, o Ariel te tenha perguntado se es sportinguista Porque o Sportinguismo educa-se e aprende-se.
Discordo. CR e Figo não são referências. Na minha opinião. Não fizeram carreira no Sporting, o Sporting ajudou a fazê-los, mas não os “fez”.
Para mim, e não estou a ser irónico, uma referência é o Paulinho. Deu a sua vida ao clube, e é o que é também por causa do Sporting.
… e além disso o Sporting (o Clube que nasceu para ser Eterno) nunca há-de ter falta de referências. Vivas e mortas…
Até temos um espírito desencarnado que é perpetuamente o sócio número 3
Falei no molho referente ao clube associado ao nome que gerou o post.
O Sporting É eterno. Aliás, o Sporting é mais, bem mais do que atletas. São seccionistas, treinadores, roupeiros.
Mas em relação ao futebol, duvido que continuem a ser geradas referências, isto a não ser que mudemos o conceito de referência (há quem ache o Figo uma referência). No futebol mercantilizado de hoje, é difícil que um jogador fique por cá tempo suficiente, aliás, no futebol mundial contam-se pelos dedos tipos como Giggs, Gerard ou Xavi.
Percebi…
Figo é uma figura de que gostamos, pelo sucesso que teve e por ter sido formado no Clube.
Mas de facto, quanto a sportinguismo, não nos inspira muito…
Mas temos muita gente para continuar a manter a chama acesa
Se tiver que sair, que saia para um clube nobre, como o Man United ou o Liverpool.
Mas que paguem bem, porque não é justo que a fábrica de talentos que o Sporting é, não tenha um retorno financeiro semelhante ao que o Porto tem tido, à custa do nosso trabalho.
Mas não gostava de o ver num clube caceteiro, e de novos ricos, como é o Chelsea
Repara bem nestas camisolas
Alinhadas ali à vossa espera
Olha, entre os punhos e as golas,
Há ali um fervor de Primavera.
Vocês não vestem apenas o tecido
Feito nas fábricas e nas oficinas,
Vestem todo um passado repetido,
Mesmo nas notícias pequeninas,
Que dormem no pó do esquecimento,
No silêncio das grandes prateleiras,
E que vocês repetem neste momento
Respirando as emoções verdadeiras.
Dentro destas camisolas bipartidas,
Ou no verde-branco das horizontais,
Há muitas horas acumuladas e vividas
No calor do sol, no frio dos vendavais.
Pensa sempre duas vezes na cabina,
Não vives só neste tempo moderno.
A camisola verde-branca pequenina É do Clube que nasceu para ser Eterno.
Este poema foi escrito pelo poeta José do Carmo Francisco, ex-colaborador do Jornal Sporting, e foi lá que o vi publicado, com a indicação de que estava emoldurado e afixado à entrada do balneário da formação leonina.
Ariel fiquei sem palavras agora!! Sabes pq? É o meu ti Zé! Era com ele que ia à bola ver os jogos ao domingo ao tarde. E com ele que vi muitos jogos dos juniores (daí hoje em dia ficar com um brilhozinho nos olhos cada vez que vejo um puto da formação na equipa principal!).
Puxa, José do Carmo Francisco é teu tio??
Que coisa fixe…
Ele faz falta no jornal.
Uma ocasião eu ia a entrar na estação do Metro do Largo do rato, e o teu tio vinha a sair. Eu reconheci-o, porque na altura eu passava todos os tempos livres no antigo Alvalade e sabia que ele era (de vista, claro). Vi-o a sair do Metro e dei-lhe um cumprimento afectuoso. Ele decerto que não se lembra, mas eu dou muito valor a momentos assim, por isso não me esqueço.
Um grande abraço para o teu tio, e outro para ti, claro.
SL
Obrigado! Fiquei mm contente com o teu comentário! Eheh
O meu tio foi muito culpado do sportinguista que sou hoje! Ele adorava trabalhar no Jornal do Sporting e fazer as reportagens dos jogos dos miúdos!
Eu já contei aqui. Um dia tavamos a ver um jogo dos juniores e andava lá um puto rebelde de fato treino a dar calduços aos outros putos da formação. E eu perguntei lhe quem era aquele miúdo da minha idade que n parava quieto. E ele disse me: “Vais ouvir falar dele, chama se Cristiano Ronaldo”.
Não Matias, pessoalmente não…
Mas habituei-me “a conhecê-lo” pelas suas crónicas semanais na Gazeta das Caldas e sei que ele é, se não estou em erro…de uma freguesia do concelho das Caldas, talvez A dos Francos, ou Vidais se não estou me engano…
Este sim foi um Senhor no futebol. Melhor jogador do benfas até hoje. Com um comportamento correctíssimo com todos os seus adversários. Nunca necessitou de se pôr em bicos de pés para ser admirado. Que descanse em paz.
Obrigada Ariel! Infelizmente só agora cheguei a casa do trabalhinho, não pude “conversar” na caixa de comentários com os tasqueiros, mas muito obrigada.
Esse é melhor, e não está fora de jogo…
E vendo bem, é melhor as rádios e os rascords não fazerem muita publicidade, senão ficamos sem jogadores.
Eu quero vê-lo a fazer muito disso.
…o melhor está para vir.
Vi este golo ao vivo. E o ultimo golo desse jogo também é muito bom. Eu só vi a bola quando entrou na baliza e acho que o guarda-redes do Liverpool nem aí a viu!
Também vi pela primeira e única vez o Sr. Coluna a jogar quando passou o Portugal-Coreia na TVI24. Tenho a dizer que fiquei impressionado de facto.. dava para ver que era daqueles jogadores que só de estar em campo tinha uma presença e um carisma para além das habilidades físicas e técnicas. Ao estilo do Gerrard, se quiserem..
Gostei bastante de ver e sobretudo ter feito juz (e foi só um jogo…) àquilo que os mais velhos falam dele como jogador.
Um abraço dum sportinguista e que descanse em paz.
Já agora, não tendo nada a ver, achei os melhores em campo o Simões e o Jaime Graça. Belos jogadoris… o Eusébio “limitou-se” a enfiar a chicha lá dentro, basicamente.
Lembro-me de um documentário na TV sobre o Mundial de ’66, na qual um jogador inglês da altura (não me recordo o nome) disse o seguinte: “You can forget all about Eusebio… Coluna was the real deal.”
“Vahid Halilhodzic, selecionador da Argélia, anunciou a lista de convocados para o encontro de preparação com a Eslovénia, agendado para o próximo dia 5 de março em Blida.
Entre os eleitos estão Islam Slimani, avançado do Sporting, e Rafik Halliche, defesa-central da Académica.
De fora neste teste de preparação para o Campeonato do Mundo fica Nabil Ghilas, atacante do FC Porto que tinha entrado nas últimas convocatórias.”
Que descanse em paz. Foi um dos jogadores que figurava naquela grande equipa de 66, juntamente com Vicente,Hilário,Torres,Simões,Eusébio,Jaime Graça,Baptista,José Augusto,Morais e Carvalho. Infelizmente, nos dias de hoje apenas imperam os interesses de empresários como Jorge Mendes que colocam jogadores na selecção nacional a seu belo prazer.
De acordo com os nomes que enuncias mas acho que falta aí o José Carlos e claro Fernando Medes à época um dos grandes médios do futebol português e que se lesionou gravemente na Checoslováquia e ficou arredado do grupo de selecionados. Apesar de tudo acompanhou a seleção nacional para Inglaterra como o 23º jogador.
Não tenho a certeza mas julgo que Fernando Mendes era o capitão da seleção nacional e que Mário Coluna herdou o seu lugar devido à sua lesão.
Consta que sim, a ausência do Johnny Lourenço, uma tremenda injustiça.
Eu não sei, ainda não existia. Mas parece que é mesmo assim, uma tremenda injustiça.
?primeira versão do Paulo Bento?!
Era o Monstro Sagrado. E tinha um nível do caraças. Espero que o benfica esteja à altura das responsabilidades institucionais (uma vez que o Coluna não é tão rentável como o Eusébio: e digo isto no sentido mais neutro da palavra).
A dada altura no Coreia-Portugal (que vi, no outro dia, com os comentários do grande Fernando Correia), Coluna dá uma de calcanhar. Grande, grandíssimo nível e postura.
Enfim, que o nosso Hilário por cá fique muitíssimos anos, para contar histórias dele, deste e de outros.
25 Fevereiro, 2014 at 18:43
Que descance em Paz e que faca bons jogos com Eusbeio e… Peyroteu.
25 Fevereiro, 2014 at 18:44
On-topic agora
Um grande senhor do futebol. Que descanse em paz…
Com 2 símbolos a desaparecerem na mesma época, agora é que o slmerda tem mesmo de ser campeâo.
SL
25 Fevereiro, 2014 at 18:44
Boa viagem Senhor Coluna.
25 Fevereiro, 2014 at 18:47
Um grande nome do futebol Português. Que descanse em paz.
25 Fevereiro, 2014 at 18:48
Boa Viagem, Senhor Coluna. o Futebol Português ficou mais pobre. Descanse em Paz.
25 Fevereiro, 2014 at 18:53
Vi quando a tvi24 passou o jogo contra a Coreia o mês passado este Sr, que grande jogador naquele meio campo. que grande maestro. Por alguma razão todos o chamavam de Sr Coluna. Rip.
25 Fevereiro, 2014 at 18:53
Mário Coluna merece uma respeitosa homenagem, sem dúvida.
Foi sempre uma pessoa coerente, e nunca negou o seu passado. Serviu Portugal no seu metier que foi o futebol, em grande nível, e dizem que foi um enorme centro-campista. Eu não me lembro dele, porque já sou de uma era que coincidiu com a sua retirada, mas o meu pai, que era grande sportinguista e sócio do nosso Clube, sempre o elogiou muito. Mais do que ao Eusébio…
Para mim sempre foi um Português, apesar de se dedicado a ajudar na construção da Pátria Moçambicana.
Este nunca vestiu a camisola do Sporting, mas foi um desportista exemplar, e isso basta para merecer a admiração dos sportinguistas.
Avé, Mário Coluna!
RIP
25 Fevereiro, 2014 at 19:07
As minhas condolências a um conterrâneo sem a consternação exagerada. Que descanse em paz.
25 Fevereiro, 2014 at 19:09
Boa viagem Sr. Mário Coluna. Que descanse em paz.
25 Fevereiro, 2014 at 19:13
Este merece o meu total respeito. Sendo um puro benfiquista nunca ouvi que tivesse falado mal do sporting como o seu conterrâneo que se foi tb à pouco…
25 Fevereiro, 2014 at 19:17
+1
E nunca falou mal de Portugal, de antes ou de depois do 25 Abril.
26 Fevereiro, 2014 at 9:54
Por isso era um Sr.
RIP
25 Fevereiro, 2014 at 19:20
Descanse em paz, Senhor Coluna. Alguém que nunca precisou de se pôr em bicos de pés.
25 Fevereiro, 2014 at 19:27
RIP Mário Coluna,
um exemplo de desportista que mesmo sendo do rival nunca precisou de dizer mal de ninguém para ser reconhecido como grande figura desportiva do país.
25 Fevereiro, 2014 at 19:37
OFF
Entretanto, mais a norte, os castores contrataram o bicho…
25 Fevereiro, 2014 at 19:37
Animais… 🙂
25 Fevereiro, 2014 at 19:50
Faço votos para que o paços desça, e por duas razões:
– Servirá de exemplo a futuros casos onde a subserviência ao clube da fruta impera.
– Porque não gosto, e não gosto basicamente por causa da primeira razão.
25 Fevereiro, 2014 at 20:23
Pensei que ia treinar os andrades.
25 Fevereiro, 2014 at 20:48
Vai o Nuno Espirito Santo e o Marco Silva nas galinhas! Aposto!
26 Fevereiro, 2014 at 0:48
O Marco Silva vai parar ao Dragoum. E será visto com mais uma jogada de mestre de Don Bufas
25 Fevereiro, 2014 at 19:44
Sinto mais esta morte, sinceramente.
25 Fevereiro, 2014 at 19:44
Cada vez há menos símbolos. O Benfica vai perdendo os seus (década de 60) ficando ainda alguns tipo Chalana, Sheu ou Veloso (sem o mesmo carisma).
O Sporting segue o mesmo caminho (sobra pouca gente); e levanta-se uma questão: da actualidade, algum jogador será uma referência para a posteridade? Num futebol de transferências, de mercenários (no sentido de jogar por quem paga), é possível?
25 Fevereiro, 2014 at 20:17
Nuno, és sportinguista?
25 Fevereiro, 2014 at 21:00
Carlos Lopes, Moniz Pereira, Mamede, Marco Chagas são símbolos.
São pessoas que fizeram a História do Sporting, e cuja própria História foi feita pelo Sporting.
Agora, digam-me dos últimos anos quem será referência do Sporting? Não me venham com Figos ou Ronaldos, por favor!!!
O único que vejo aproximar-se é o Patrício, mas duvido que fique por cá muito tempo.
25 Fevereiro, 2014 at 22:22
Nuno,
é verdade que as referencias se estao a acabar.mas para o benfica, pela “lei natural da vida.claro, quem tem referencias da decada de 60 é natural que as veja morrer.e quem so tem referencias do futebol. Nós,ao contrario do que dizes e do que dizem os vesgos de mercado, nao precisamos do futebol para ter referências, porque nos somos os a Maior Instituicao Desportiva do País e uma das maiores do Mundo. As nossas referencias podem nao merecer um panteao (quem precisa dum monumento , pomposo? Mais vale deitar as cinzas ao mar é mais digno e mais português) mas os feitos desportivos de Prof.Moniz Pereira, Joaquim Agostinho, Carlos Lopes, Fernando Mamede, Francis Obikwelu, António Livramento,Peyroteo, Travassos, Manel Fernandes, Rui Jordao, Figo e Cristiano Ronaldo (sim!), merecem a Eternidade Suprema e cabem em mil Panteoes.
-estás erradissimo ao nao considerares Luis Figo e Cristiano Ronaldo como nossas referências. Ter jogadores da nossa formacao como melhores do Mundo é a maior das referencias , porque a formacao é a nossa essência, o maior dos nossos orgulhos. É o nosso ADN. Compreender isso é compreender o Sporting. Ta4lves por isso, o Ariel te tenha perguntado se es sportinguista Porque o Sportinguismo educa-se e aprende-se.
SL!.
25 Fevereiro, 2014 at 23:54
Discordo. CR e Figo não são referências. Na minha opinião. Não fizeram carreira no Sporting, o Sporting ajudou a fazê-los, mas não os “fez”.
Para mim, e não estou a ser irónico, uma referência é o Paulinho. Deu a sua vida ao clube, e é o que é também por causa do Sporting.
25 Fevereiro, 2014 at 21:01
Não, só cá vim ver a bola.
25 Fevereiro, 2014 at 21:43
Se não queres responder…
25 Fevereiro, 2014 at 21:48
Se me disseres o que é que ser do Sporting tem a ver com o que escrevi…
25 Fevereiro, 2014 at 21:52
Porque falaste num molho de gente que não é de cá
25 Fevereiro, 2014 at 21:54
… e além disso o Sporting (o Clube que nasceu para ser Eterno) nunca há-de ter falta de referências. Vivas e mortas…
Até temos um espírito desencarnado que é perpetuamente o sócio número 3
25 Fevereiro, 2014 at 22:02
Falei no molho referente ao clube associado ao nome que gerou o post.
O Sporting É eterno. Aliás, o Sporting é mais, bem mais do que atletas. São seccionistas, treinadores, roupeiros.
Mas em relação ao futebol, duvido que continuem a ser geradas referências, isto a não ser que mudemos o conceito de referência (há quem ache o Figo uma referência). No futebol mercantilizado de hoje, é difícil que um jogador fique por cá tempo suficiente, aliás, no futebol mundial contam-se pelos dedos tipos como Giggs, Gerard ou Xavi.
25 Fevereiro, 2014 at 22:05
Percebi…
Figo é uma figura de que gostamos, pelo sucesso que teve e por ter sido formado no Clube.
Mas de facto, quanto a sportinguismo, não nos inspira muito…
Mas temos muita gente para continuar a manter a chama acesa
25 Fevereiro, 2014 at 22:07
Já o disse, e repito: gostava mesmo que William Carvalho nunca tivesse que sair do sporting, e que fizesse por cá carreira. Patrício também…
25 Fevereiro, 2014 at 22:14
Eu também. E o Dier.
Por outro laado…
gostava de ver o William em Inglaterra nos grandes palcos, em vez de andar pelos ervados de Vila do Conde, se é que me faço entender…
25 Fevereiro, 2014 at 22:16
pq não dizer também João Benedito
25 Fevereiro, 2014 at 22:20
Se tiver que sair, que saia para um clube nobre, como o Man United ou o Liverpool.
Mas que paguem bem, porque não é justo que a fábrica de talentos que o Sporting é, não tenha um retorno financeiro semelhante ao que o Porto tem tido, à custa do nosso trabalho.
Mas não gostava de o ver num clube caceteiro, e de novos ricos, como é o Chelsea
25 Fevereiro, 2014 at 20:21
Por acaso não viste isso no Colhão de mercado?
25 Fevereiro, 2014 at 21:05
Li agora, e subscrevo. E?…
25 Fevereiro, 2014 at 19:48
Esse sempre respeitou e se deu ao respeito. Um senhor, que tenho pena que nao tenha sido dos nossos…
25 Fevereiro, 2014 at 20:32
Não conheci, obviamente, mas, pelo que dizem, foi sempre de uma grande estatura moral. Que descanse em paz.
25 Fevereiro, 2014 at 20:33
CAMISOLA DO SPORTING
Repara bem nestas camisolas
Alinhadas ali à vossa espera
Olha, entre os punhos e as golas,
Há ali um fervor de Primavera.
Vocês não vestem apenas o tecido
Feito nas fábricas e nas oficinas,
Vestem todo um passado repetido,
Mesmo nas notícias pequeninas,
Que dormem no pó do esquecimento,
No silêncio das grandes prateleiras,
E que vocês repetem neste momento
Respirando as emoções verdadeiras.
Dentro destas camisolas bipartidas,
Ou no verde-branco das horizontais,
Há muitas horas acumuladas e vividas
No calor do sol, no frio dos vendavais.
Pensa sempre duas vezes na cabina,
Não vives só neste tempo moderno.
A camisola verde-branca pequenina
É do Clube que nasceu para ser Eterno.
Este poema foi escrito pelo poeta José do Carmo Francisco, ex-colaborador do Jornal Sporting, e foi lá que o vi publicado, com a indicação de que estava emoldurado e afixado à entrada do balneário da formação leonina.
25 Fevereiro, 2014 at 20:45
Ariel fiquei sem palavras agora!! Sabes pq? É o meu ti Zé! Era com ele que ia à bola ver os jogos ao domingo ao tarde. E com ele que vi muitos jogos dos juniores (daí hoje em dia ficar com um brilhozinho nos olhos cada vez que vejo um puto da formação na equipa principal!).
Obrigado!!!
25 Fevereiro, 2014 at 20:47
* tio Zé!
25 Fevereiro, 2014 at 20:53
Puxa, José do Carmo Francisco é teu tio??
Que coisa fixe…
Ele faz falta no jornal.
Uma ocasião eu ia a entrar na estação do Metro do Largo do rato, e o teu tio vinha a sair. Eu reconheci-o, porque na altura eu passava todos os tempos livres no antigo Alvalade e sabia que ele era (de vista, claro). Vi-o a sair do Metro e dei-lhe um cumprimento afectuoso. Ele decerto que não se lembra, mas eu dou muito valor a momentos assim, por isso não me esqueço.
Um grande abraço para o teu tio, e outro para ti, claro.
SL
25 Fevereiro, 2014 at 21:11
Obrigado! Fiquei mm contente com o teu comentário! Eheh
O meu tio foi muito culpado do sportinguista que sou hoje! Ele adorava trabalhar no Jornal do Sporting e fazer as reportagens dos jogos dos miúdos!
Eu já contei aqui. Um dia tavamos a ver um jogo dos juniores e andava lá um puto rebelde de fato treino a dar calduços aos outros putos da formação. E eu perguntei lhe quem era aquele miúdo da minha idade que n parava quieto. E ele disse me: “Vais ouvir falar dele, chama se Cristiano Ronaldo”.
Um grande abraço Ariel
25 Fevereiro, 2014 at 21:25
…esse Sr. José do Carmo Francisco é amigo dum meu ex-camarada da tropa …. como este mundo é pequeno!
… a respeito do Mário Coluna foi sim Senhor, para além de grande jogador, e um grande Homem (não pode ser de qualquer modo comparado ao outro) !!
25 Fevereiro, 2014 at 21:35
pelo que nao se pode falar resta o silencio.
obrigado Ariel.
25 Fevereiro, 2014 at 22:36
Obrigada, Ariel. Não conhecia. Vou imprimir para colar no meu posto de trabalho, junto à Santinha padroeira do Sporting Clube de Portugal 🙂
Obrigada também ao Sr José do Carmo Francisco.
25 Fevereiro, 2014 at 22:43
Não sei porque sou Leão
Mas motivo deve haver
E talvez alguma pista,
Mas estou agradecido
A esse destino atrevido
Que me fez Sportinguista.
Este também apareceu no Jornal Sporting, mas é dum sócio anónimo.
25 Fevereiro, 2014 at 21:03
José do Carmo Francisco…?
É boa gente…e ainda por cima…
Sportinguista e nascido por aqui pelo Oeste…!!
O meu desejo também… de um Descanso Eterno para Mário Coluna…este sim…
O verdadeiro motor benfiquista…!
Paz à sua alma…!!
SL
25 Fevereiro, 2014 at 21:14
É verdade Max! Também o conhece! 🙂
25 Fevereiro, 2014 at 21:21
Não Matias, pessoalmente não…
Mas habituei-me “a conhecê-lo” pelas suas crónicas semanais na Gazeta das Caldas e sei que ele é, se não estou em erro…de uma freguesia do concelho das Caldas, talvez A dos Francos, ou Vidais se não estou me engano…
Abraço do
Max e
SL
25 Fevereiro, 2014 at 21:53
Exactamente! Penso que continua a escrever na Gazeta. A freguesia é Santa Catarina!
Abraço!
25 Fevereiro, 2014 at 23:15
Acertei ao lado…!! 🙂
Sim ele ainda hoje escreve na Gazeta e são sempre crónicas com cabeça, tronco e mebros…!
É um senhor na escrita…!
SL
25 Fevereiro, 2014 at 21:13
Coluna sempre foi um senhor! Era O capitão do SLB, uma referência.
Que descanse em paz!
25 Fevereiro, 2014 at 21:32
Tive o prazer e o previlégio de passar um pequeno, grande, momento com ele.
http://donodaloja.blogspot.pt/2008/09/mrio-coluna.html
25 Fevereiro, 2014 at 22:30
Grande Francis.
Os sportinguistas, sempre a marcar a sua presença no mundo, com classe.
SL
25 Fevereiro, 2014 at 23:37
Ariel, foi um momento Kodak. Para mais tarde recordar. 🙂
25 Fevereiro, 2014 at 21:43
Descanso Eterno!
25 Fevereiro, 2014 at 21:50
E isto, é fixe ou não?
http://memegenerator.net/instance/46427204?urlName=I-Want-More-Coke&browsingOrder=New&browsingTimeSpan=AllTime
25 Fevereiro, 2014 at 21:53
Este sim foi um Senhor no futebol. Melhor jogador do benfas até hoje. Com um comportamento correctíssimo com todos os seus adversários. Nunca necessitou de se pôr em bicos de pés para ser admirado. Que descanse em paz.
25 Fevereiro, 2014 at 21:55
Grande jogador, os meus sentimentos à família.
Um símbolo.
25 Fevereiro, 2014 at 22:03
Paz à sua Alma.
Obrigado!
25 Fevereiro, 2014 at 22:23
Que descanse em paz, Sr Coluna. Nunca o vi jogar, mas as poucas entrevistas onde o ouvi, pareceu-se sempre ser um homem simples e muito simpático.
25 Fevereiro, 2014 at 22:23
Este sim, um grande senhor. Se a rivalidade é o gindungo do futebol, o respeito é o sal. Boa travessia, mestre.
25 Fevereiro, 2014 at 22:41
Enorme como futebolista e como Homem! Que descanse em paz
25 Fevereiro, 2014 at 22:51
off, desculpem lá ser no post de Adeus ao grande Coluna.
Tenho saudades, Matigol:
http://www.youtube.com/watch?v=AR9C9qouvJU
25 Fevereiro, 2014 at 22:54
Boa crónica a de hoje, Maria.
Muito bem escrita, como de costume…
25 Fevereiro, 2014 at 22:57
Obrigada Ariel! Infelizmente só agora cheguei a casa do trabalhinho, não pude “conversar” na caixa de comentários com os tasqueiros, mas muito obrigada.
25 Fevereiro, 2014 at 22:53
Malta viram ontem o golo do Markovic? Grande classe sem dúvida.
Agora vejam este de um menino chamado Mané…
http://youtu.be/S6lCwOhCalw
25 Fevereiro, 2014 at 22:57
Esse é melhor, e não está fora de jogo…
E vendo bem, é melhor as rádios e os rascords não fazerem muita publicidade, senão ficamos sem jogadores.
Eu quero vê-lo a fazer muito disso.
…o melhor está para vir.
25 Fevereiro, 2014 at 23:09
Vi este golo ao vivo. E o ultimo golo desse jogo também é muito bom. Eu só vi a bola quando entrou na baliza e acho que o guarda-redes do Liverpool nem aí a viu!
25 Fevereiro, 2014 at 23:15
Esta equipa deu um tratado ao Liverpool…
Que o Mané continue a ter momentos destes agora na equipa principal!
25 Fevereiro, 2014 at 23:46
Também vi ao vivo. O irmão do gajo que faz o passe (Stjoanovic) estava ao meu lado, tinha vindo da Sérvia para o ver.
25 Fevereiro, 2014 at 23:19
Mais um jogador que nunca vi jogar, mas pelo que li e ouvi dizer, parece-me que, para além de um enorme jogador, morreu um homem bom.
Paz à sua alma.
25 Fevereiro, 2014 at 23:39
…. o novo treinador do Braga quer começar bem e vir a Alvalade ganhar!!!
… talvez te fod……..s!!!
25 Fevereiro, 2014 at 23:46
Há um par de meses foi-se um bom jogador. Agora perdeu-se um Homem a sério.
25 Fevereiro, 2014 at 23:52
Também vi pela primeira e única vez o Sr. Coluna a jogar quando passou o Portugal-Coreia na TVI24. Tenho a dizer que fiquei impressionado de facto.. dava para ver que era daqueles jogadores que só de estar em campo tinha uma presença e um carisma para além das habilidades físicas e técnicas. Ao estilo do Gerrard, se quiserem..
Gostei bastante de ver e sobretudo ter feito juz (e foi só um jogo…) àquilo que os mais velhos falam dele como jogador.
Um abraço dum sportinguista e que descanse em paz.
25 Fevereiro, 2014 at 23:54
Já agora, não tendo nada a ver, achei os melhores em campo o Simões e o Jaime Graça. Belos jogadoris… o Eusébio “limitou-se” a enfiar a chicha lá dentro, basicamente.
26 Fevereiro, 2014 at 0:24
Sem dúvida um grande jogador e um grande homem.
Descanse em Paz
” eu era um autêntico Leão em campo” Coluna em entrevista na RR em 2008
26 Fevereiro, 2014 at 0:32
http://tudoaomolho.wordpress.com/2014/02/26/da-champions-12/ – OFF-Topic. O virus pega-se. Na conferência de imprensa de final do jogo no Petrovski, o Hulk afirmou que o “Bayern de Munique” entrou muito forte no jogo.
26 Fevereiro, 2014 at 0:37
Lembro-me de um documentário na TV sobre o Mundial de ’66, na qual um jogador inglês da altura (não me recordo o nome) disse o seguinte: “You can forget all about Eusebio… Coluna was the real deal.”
26 Fevereiro, 2014 at 1:05
mas o que é certo é que os ingleses meteram o styles em cima do eusébio durante os 90 minutos…
26 Fevereiro, 2014 at 6:51
Não faço ideia de quem tenha sido. Mas não terá sido o Bobby Moore?
26 Fevereiro, 2014 at 11:14
https://pt.wikipedia.org/wiki/Nobby_Stiles – andou atrás do eusébio em 66 e na final da Taça dos Campeões Europeus do ano seguinte.
26 Fevereiro, 2014 at 11:41
Não me recordo se foi o Moore, embora possa sempre ser uma opinião meramente pessoal, por alguma razão deve ter dito isso.
26 Fevereiro, 2014 at 1:00
OFF:
Slimani e Halliche chamados, Ghilas de fora. 🙁
“Vahid Halilhodzic, selecionador da Argélia, anunciou a lista de convocados para o encontro de preparação com a Eslovénia, agendado para o próximo dia 5 de março em Blida.
Entre os eleitos estão Islam Slimani, avançado do Sporting, e Rafik Halliche, defesa-central da Académica.
De fora neste teste de preparação para o Campeonato do Mundo fica Nabil Ghilas, atacante do FC Porto que tinha entrado nas últimas convocatórias.”
26 Fevereiro, 2014 at 1:02
Incha-lá!!! Querem ver que vão aumentar os problemas no balneareo do Ladrão??
26 Fevereiro, 2014 at 11:26
Qual balneário???
26 Fevereiro, 2014 at 1:13
Que descanse em paz. Foi um dos jogadores que figurava naquela grande equipa de 66, juntamente com Vicente,Hilário,Torres,Simões,Eusébio,Jaime Graça,Baptista,José Augusto,Morais e Carvalho. Infelizmente, nos dias de hoje apenas imperam os interesses de empresários como Jorge Mendes que colocam jogadores na selecção nacional a seu belo prazer.
26 Fevereiro, 2014 at 7:01
De acordo com os nomes que enuncias mas acho que falta aí o José Carlos e claro Fernando Medes à época um dos grandes médios do futebol português e que se lesionou gravemente na Checoslováquia e ficou arredado do grupo de selecionados. Apesar de tudo acompanhou a seleção nacional para Inglaterra como o 23º jogador.
Não tenho a certeza mas julgo que Fernando Mendes era o capitão da seleção nacional e que Mário Coluna herdou o seu lugar devido à sua lesão.
26 Fevereiro, 2014 at 9:00
*Fernando Mendes
26 Fevereiro, 2014 at 9:24
E também faltam Lourenço e Fernando Peres, pelo menos…
26 Fevereiro, 2014 at 23:36
Consta que sim, a ausência do Johnny Lourenço, uma tremenda injustiça.
Eu não sei, ainda não existia. Mas parece que é mesmo assim, uma tremenda injustiça.
?primeira versão do Paulo Bento?!
26 Fevereiro, 2014 at 2:52
Era o Monstro Sagrado. E tinha um nível do caraças. Espero que o benfica esteja à altura das responsabilidades institucionais (uma vez que o Coluna não é tão rentável como o Eusébio: e digo isto no sentido mais neutro da palavra).
A dada altura no Coreia-Portugal (que vi, no outro dia, com os comentários do grande Fernando Correia), Coluna dá uma de calcanhar. Grande, grandíssimo nível e postura.
Enfim, que o nosso Hilário por cá fique muitíssimos anos, para contar histórias dele, deste e de outros.