Estou surpreendido por, só agora, estar a escrever sobre o meu jogador favorito no plantel do nosso Sporting. A verdade é que os últimos meses têm sido tão férteis em acontecimentos, o que me levou a adiar este texto. Pois bem, André: Não te faço esperar mais.
Para falar de André Martins, tenho de falar em 3 coisas em separado. Talento, Percurso e Compromisso com o clube.
Quanto ao talento, creio que é unânime a existência dele, o que nos divide é a forma ou a frequência com que este é apresentado. Há razões para isso mas é preciso querer ver. Abordarei isto mais á frente.
O percurso do jogador demonstra que nada lhe foi oferecido e que tudo foi construído a pulso, o que revela carácter e determinação, características que estão bem presentes na personalidade do jogador. Nunca deixou de acreditar e, apenas este ano se assumiu como titular (quase) indiscutível no Sporting. Com quase 24 anos, à semelhança do Adrien.
O compromisso com o clube é evidente, tendo em conta o seu sportinguismo sempre assumido sem receios e de forma pública.
Depois de uma primeira volta, onde o André foi fundamental principalmente na primeira metade, com golos, assistências e boas decisões dentro de campo, hoje estamos a jogar pior e não falta quem justifique esta quebra exibicional com o rendimento actual do médio português. E isto só não é totalmente mentira porque todos estão a render menos, objectivamente. Adrien está a voltar ao tempo em que se agarrava demasiado à bola, Montero não marca há 8 jogos, Heldon ainda não acrescenta nada, Wilson idem, Capel já nem conta….enfim, por esta ou aquela razão, estão todos a render menos, à excepção de Mané e Slimani, que em sentido inverso, elevaram o seu jogo e a sua influência dentro de campo. Um exemplo disto é o facto de na primeira volta termos conseguido começar a resolução dos jogos no seu início e agora andamos a dar primeiras partes de avanço. Isto não é um problema de um só jogador mas de todos, incluindo o André.
Voltando ao caso específico do André Martins, acho que ele está a ser mais vítima do que réu. Primeiro, começou a época a jogar numa posição que não é a sua, embora possa fazê-la (nº10). Não é culpa dele nem sequer do treinador, que nunca teve um verdadeiro 10 à sua disposição, tendo que recorrer ao jogador existente que mais se aproxima desse perfil. André Martins não tem golo suficiente para essa posição embora compense como a sua inteligência e visão de jogo. Não me esqueço que, se Montero se revelou o fenómeno que todos presenciámos na primeira volta, em muito se deve à “sociedade com o André Martins”, o único jogador capaz de combinar com qualquer outro, devido à tal inteligência em campo que possui. Por isso, e isto é uma opinião pessoal, é que André Martins é um organizador de jogo e nunca um decisor. O médio não decide jogos mas ajuda a decidir. Porquê? Porque para alguém estar em posição de decidir (assistência ou finalização) é preciso o jogo “correr” de forma consistente, com estabilidade na circulação e qualidade no passe. É aqui que o rapaz entra. Se o extremo ganhou o corredor para cruzar para o golo, provavelmente foi porque alguém fez a abertura, se conseguimos estar durante muito tempo a dominar no meio campo adversário é porque alguém não perde a bola em posse e joga de forma simples e colectiva. Esse alguém tem sido Adrien e André Martins. E essas são as funções para que ambos estão talhados. Percebo quando dizem que com o André “jogamos com menos um”. É verdade. Para a posição que ocupa, o médio não decide. Não insiste no último passe e tem pouco golo. Mas, lá está, por isso é que ele não é um decisor. É um organizador. E provavelmente por causa disso é que fomos buscar o Shikabala (que é um decisor) e não contratámos outro médio centro (porque Adrien e André Martins são dois jogadores para a mesma posição).
Já tinha falado disto no Cacifo, o importante não são as posições. São as funções. Se, com bola, o André Martins tem a função de decidir os lances com passes de morte e finalizações, então o rapaz tem a função errada. Essa função adequa-se mais ao Montero (se jogarmos com 2 avançados, sendo o colombiano o mais recuado) ou até a Carrillo, que tem esse perfil apesar de não ser um 2º avançado de raiz. Acontece é que na função defensiva, o André Martins cumpre-a na perfeição, sendo o primeiro a pressionar e ajudando William e Adrien na recuperação de bola. Perdemos em acutilância ofensiva mas ganhamos em capacidade de ter bola e controlar os jogos. Acreditem no que vos digo, vamos ver magia do Shikabala mas também poderemos ver perdas de bola infantis e fussanços sem qualquer tipo de lógica. E esse “desequilíbrio”, o André não tem e por isso garante maior estabilidade nos processos, que o treinador tanto aprecia. Mais, a nossa pior exibição esta época (orc´s na pocilga) aconteceu porque fomos incapazes de ter bola e controlo do jogo. O facto de André Martins ter ficado no banco ajuda a justificar essa exibição.
Apesar disto tudo, o médio tem agarrado a oportunidade com as duas mãos. Sabendo que não está onde se sente mais confortável, está a dar tudo para “desenrascar” a 10. E, sejamos justos, conseguiu-o até certa altura. E por isso, acho muitas das críticas correctas, porque objectivamente o seu rendimento baixou, mas não totalmente justas porque nos esquecemos que não há mais ninguém para a posição, que ele está a desenrascar e que até foi fundamental na primeira metade da primeira volta, altura em que praticámos o melhor futebol que já exibimos esta época.
Para mim, se queremos ter um estilo de jogo baseado em posse e circulação de bola, André Martins é insubstituível. É o jogador, a par de William e Montero, que possui maior inteligência táctica para garantir esse estilo de jogo. Por isso acharei sempre um erro quando assumimos esta forma de jogar e deixamos um dos jogadores que melhor a interpreta no banco. Pelo menos até contratarmos ou promovermos outro que seja talhado para a função. Até lá, tenho total confiança no nosso camisola 8.
Assim sendo, se querem ir à loja do Mestre André à procura de golos do caralho, slaloms e magia, então estão a ir ao sítio errado. Mas, como sabemos, para construir uma boa casa, não é preciso só uma tinta jeitosa e uns acabamentos perfeitos. É preciso solidez na construção e eficiência no aproveitamento dos espaços. E isto temos de sobra na loja do Mestre André. E mais, se os jogadores mais cotados são vendáveis (William, Patrício, Mané), existem outros de menor cotação que podemos (e devemos) manter sob risco de perder identidade. André Martins e Adrien são dois deles. Tenho a certeza que ambos estão mais focados em fazer carreira no Sporting do que propriamente em ir para outro campeonato. E isso será fundamental no planeamento da próxima época e para a sua afirmação definitiva como os maiores talentos da sua geração.
Temos dois caminhos. O primeiro é acreditarmos que aquilo que que o médio produziu na primeira volta pode ser repetido. O segundo é cavarmos a sepultura de mais um menino que nós colocámos no mundo. Eu escolho o primeiro.
PS: Tenho pena que o André Martins tivesse integrado definitivamente a equipa na pior época de sempre. Tivesse ele a sorte de ser aposta séria a titular como o anão porco foi, ao lado de Rochemback, Barbosa, Sá Pinto e Liedson, tenho a certeza que hoje seria bem melhor jogador que o porco. E é aqui que tem estado um dos nossos erros do passado. Ou não construímos equipas com qualidade para suportar os jovens ou metemos os jovens talentos ao lado de cepos, acabando por queimá-los. Ou não renovamos com eles antes de os por a jogar, não é Go-Go e Ju-Ju?
* todas as sextas, directamente de Angola, Sá abandona o seu lugar cativo à mesa da Tasca e toma conta da cozinha!
28 Fevereiro, 2014 at 16:11
Não concordo com tudo, mas concordo com muita coisa. Também acho que o André pode ser um excelente “8”, mas nunca será um grande “10. Se pode lá jogar? Claro que pode. Mas “poder” até o Patrício podia..
Só uma nota: o André Martins foi titular na lixeira. Acho que foi o primeiro a sair, na segunda parte, para entrar o Capel.
1 Março, 2014 at 18:38
A.Martins não é nem nunca será jogador para o SCP.
28 Fevereiro, 2014 at 16:15
Embora goste do jogador, só concordo numa única coisa neste texto: não joga na posição dele, que é a 8 e não a 10… Mas se vais por aí, comparar o André com o Adrien, faz-me pensar que sendo assim o teu jogador preferido ia ver os jogos este ano a partir do banco…
28 Fevereiro, 2014 at 16:20
Força André! Também acho que a malta anda a ser super injusta. Também é dos meus preferidos no plantel.
28 Fevereiro, 2014 at 16:24
Também acho o André um grande jogador. Dos mais evoluidos tecnica e tácticamente, não podia estar mais de acordo. Simplesmente acho que fisicamente é franzino é a minha unica critica.
Passa bem e sabe desmarcar-se bem, tem claramente uma inteligência acima da média, arrisco a dizer que me lembra, salvo as distâncias, o Xavi Hernandez que recordo que em 1999/2000 era um mal amado em Barcelona e esteve para ser dispensado.
SL
28 Fevereiro, 2014 at 18:39
Ou o Iniesta, que no início tambem se dizia que não era jogador para o Barcelona…
28 Fevereiro, 2014 at 16:28
estou baralhado…se a posição dele não é 10 (porque não tem talento criativo),
mas também não é o 8 (porque não tem pulmão/fisico), então qual é a posição dele?
se calhar é a mesma que a minha: na bancada.
ser sportinguista é uma virtude, mas não chega para ser titular. acho eu..senão éramos todos titulares.
1 Março, 2014 at 14:18
Quem disse que a posição não é a 8? Claro que é a 8, fds. Basta recordar os jogos de há 2 anos em Bilbao, ou até do ano passado que era dos poucos com clarividência.
Desde quando é que a falta de físico é requerimento obrigatório para essa posição? A 6 diria que sim, mas a 8 basta olhar para os plantéis lá fora e ver xavi, lahm, modric, etc a jogar perfeitamente bem sem terem um caparro impressionante.
Qt ao pulmão, vai ver o número de kms percorridos no final de jogo, e diz-me quem costuma tar no topo. Vê o jogo ao vivo, repara na qtd de sprints que o miúdo faz só na fase de pressão, e volta aqui para dizer que não tem pulmão.
28 Fevereiro, 2014 at 16:29
De acordo com o essencial.
Acho que o AM continua a ter muito potencial… e tem crescido muito em termos tácticos e defensivos, sendo irrepreensivel a esse nível.
Mas também acho que falta ali “rotação”, que ele desaparece longos períodos dos jogos… às vezes parecer que se “esconde”?
Tal como outros produtos da nossa escola, também me parece que precisa de trabalhar o “cabedal” e ganhar mais peso e força, aspectos essenciais no futebol moderno… e aí a macã podre tripeira tem larga vantagem, sempre foi muito rotativo e forte, apesar de baixo / pequeno.
Daí a assobiar o AM e fazer dele mais um produto queimado pelas exigentes bancadas de Alvalade, com todo o profissionalismo e sportinguismo que ele tem, acho que vai um universo de distância!
Espero que os adeptos o percebam e moderem o assoprar com lábios em forma de beijo… e que o LJ também perceba que o AM não pode ser sempre titular (com o fisico e rotatividade actuais não aguenta a época toda) e que tenha (ou consiga inventar) alternativas (Montero a 10, como tantas vezes falado na Tasca?).
SL
Lanterna
28 Fevereiro, 2014 at 16:30
Cumprimentos homonimo luso.
SL
28 Fevereiro, 2014 at 18:09
ehehehehe bem visto
28 Fevereiro, 2014 at 16:32
Positivo: inteligente (não só no campo mas sempre que fala na CS ou redes sociais), garra, técnica e espirito de equipa. A pressão que faz sem bola é notável.
Negativo: precisa de espaço e tempo para jogar. Não tem espaço e tempo no sitio onde joga. Franzino (nos juniores era o meu jogador preferido) para os “matulões” que apanha à frente. Finalização e remate à distancia mediocres.
28 Fevereiro, 2014 at 16:43
Gostei da análise e do texto. Parabéns.
28 Fevereiro, 2014 at 16:50
Nao concordo com algumas coisas.
Antes demais, e já o disse, o André é um excelente jogador, muito evoluido tecnica e tacticamente, excelente profissional e um grande Sportinguista.
Na minha opiniao o André está a ser vitima da quebra fisica, e de estar demasiado preso no jogo.
No desenrolar do jogo, quando o Adrien sobe, tem de ser ele a descer para vir buscar jogo, porque é aí que ele é bom, e nao o faz. De frente para o jogo e nao de costas como tem estado inumeras vezes.
Vejo-o como um jogador ao estilo do Xavi, sempre de frente para o jogo, bola no pé e sem medo de a ter, o pensador, o equilibrio do jogo.
E raras tem sido as vezes que o tem feito, talvez amanha tenha oportunidade de o fazer, no lugar que para mim faria mais sentido ser dele, organizador de jogo.
28 Fevereiro, 2014 at 17:28
Para ser um Xavi (guardadas as devidas distâncias) teria que jogar mais atrás… pois é aí que se joga mais tempo de frente para o jogo. Não vejo o André nessa posição aliás tenho bastante dificuldade em entender qual é a melhor posição para ele.
Z
28 Fevereiro, 2014 at 19:16
A melhor posição é no banco.
28 Fevereiro, 2014 at 16:57
O que é que o André Martins fica a dever ao Josué????
Não cospe e não manda caralhadas aos adversários?
Bento é a vergonha nacional.
28 Fevereiro, 2014 at 17:08
E ao Amorim? Que só calça no boifica quando o rei faz anos.
Isto é o Paulo Bento verdadeiro.
SL
28 Fevereiro, 2014 at 17:11
Exacto!
28 Fevereiro, 2014 at 17:12
off-topic: eu entendo quando se fala nas horas dos jogos e das distâncias, vejam este video de um adepto do Sporting polaco, já agora, pode ser que ensine algo a alguns assobiadores http://misticaleonina1906.blogspot.pt/2014/02/filip-jabonki-o-sportinguista-polaco.html
SL
28 Fevereiro, 2014 at 18:18
wow a nossa forca e brutal
28 Fevereiro, 2014 at 18:38
é mesmo Mr. Rui, é mesmo brutal
28 Fevereiro, 2014 at 18:44
Tudo bem que ele seja adepto Sportinguista. Mas pergunto eu: para vir ver o Sporting x porcos para que precisa ele de passar 8 dias em Portugal? Será que a razão é mesmo só essa? deixo a minha dúvida. E penso que comparar esta situação com as dos outros adeptos que com + ou – dificuldade, em termos de distâncias e dinheiro, dentro do país , se tentam deslocar a Alvalade para cada um dos jogos, não tem sentido nenhum.
28 Fevereiro, 2014 at 20:59
Então mas não é normal que possa ficar a conhecer melhor o País onde está o Clube do seu coração…??
Não acho nada mal…afinal…
O que são 8 dias…??
SL
28 Fevereiro, 2014 at 19:02
Grande LEÃO este Filip !
Este é o Sporting.
28 Fevereiro, 2014 at 22:31
Lembro-me desse miúdo quando há coisa de dois anos fomos jogar à Polónia para a Liga Europa, no ano em que fomos às meias. Golo do André Santos.
28 Fevereiro, 2014 at 17:23
Custa-me criticar os nossos, principalmente casos como os do André Martins. Para mim é um dos elos mais fracos do 11. Prefiro não me alongar mais.
Z
28 Fevereiro, 2014 at 17:24
Mas dou evidentemente razão ao que já li aqui em cima. Não fica atrás do josué, nem dos rubens!
Z
28 Fevereiro, 2014 at 17:26
por acaso até acho o Ruben Amorim um jogador que não sabe jogar mal e adapta-se a várias posições com algum interesse, mas o paulo Bento é uma besta no que respeita ás suas convocatórias, William Carvalho, Adrien e Cedric têm lugar de caras no lote de convocados para a selecção!
28 Fevereiro, 2014 at 17:30
O RA não acrescenta nem deixa de acrescentar. É mediano.
Concordo com Cedric e Adrien na selecção. Querer meter lá o AM é forçar a nota…
Z
28 Fevereiro, 2014 at 17:31
sim, isso também acho, apesar que o AM está a jogar fora da sua posição, contra o braguilha deve jogar no lugar de Adrein e aí vai ter a prova de fogo…veremos!
28 Fevereiro, 2014 at 17:33
Curiosamente dos 3 foi o único que o PB já pos a jogar na selecção…
Z
28 Fevereiro, 2014 at 17:36
claro…paulo bento no seu melhor, não fosse um tipo chamado Cristiano Ronaldo já ele não estava a treinar a selecção há muito tempo.
28 Fevereiro, 2014 at 21:00
Falta-lhe um bocadinho assim________
Ou seja assinar pelo Jorge Mendes…!!
Parece ser pouca coisa, mas aumenta logo as popssibilidades…!!
28 Fevereiro, 2014 at 22:34
Quando nao tens nada de bom para dizer ficar calado é o mais correto
28 Fevereiro, 2014 at 17:31
Talento, Percurso e Compromisso …destes 3 itens concordo em absoluto que o André tem um compromisso Sportinguista vincado e faz um excelente grupo! Teve um percurso ascendente…mas o seu talento na minha opinião não é suficiente para ser titular do Sporting. Dentro do plantel há muito que defendo que o Vitor (é um jogador com mais capacidade técnica/inteligência jogo) tem qualidade para jogar na mesma posição a 8/10! Existe a ilusão que o Skikabala como 10 poderá fazer a diferença e agarrar o lugar, mas para isso para alem da criatividade de 10 a atacar, tem que terá obrigação de defender como um 8. Como é obvio, gostaria imenso que o André, me comprovasse o contrario e fizesse um resto de época espetacular. Sporting Sempre!
28 Fevereiro, 2014 at 17:47
Também pode ser por já não apostar fichas neste jogador, mas está cheio de contradições este texto.
Ainda só ia no primeiro parágrafo e lembrei-me de um jogador: Iordanov!!! Começou a avançado e acabou a central.
Já estou como Val Verde referiu…nem 8 nem 6 nem 10, neste momento era na bancada.
28 Fevereiro, 2014 at 17:59
Bom texto.
E, a propósito aqui está um outro:
“Onde anda esse prodígio chamado André Martins?”
Respondendo ao nosso leitor, o prodígio André Martins, anda por zonas onde a dificuldade em aparecer (pelo tipo de movimentações que lhe é imposto) é imensa. E isso é caso para eu perguntar, o que andas a fazer do André Martins oh Leonardo Jardim?
http://lateral-esquerdo.blogspot.pt/2014/02/onde-anda-esse-prodigio-chamado-andre.html
28 Fevereiro, 2014 at 18:28
acho que sim, alguem ja devia ter saido a defender o Andre,fui a lisboa e tive em alvalade a ver o olhanense, e ele correu o jogo todo roubou bolas fez jogar e mesmo assim no cacifo ouve pessoas que o criticarao ,tambem acredito que nao foi so ele que baixou de rendimento mas sim um conjunto de jogadores ,sendo isto o ano zero ,o que estarao certos Sportinguistas a espera ?
a que acreditar nos nossos jovens SL
28 Fevereiro, 2014 at 18:43
Off – topic
Alguém me poderia ajudar?
Como vejo quantos pontos tenho no cartão de sócio?
Esses pontos tem validade?
Obrigado
28 Fevereiro, 2014 at 18:48
E é golo caralho !
O facto de André Martins estar a jogar menos não é única e simplesmente da sua responsabilidade, ele não joga sozinho, nunca, joga numa equipa e este conceito foge demasiadas vezes a quem vê o futebol.
O galderias Bento nunca percebeu esta parte do jogo.
Equipa.
O que André Martins mais faz é trabalhar para a equipa mas isso de pouco vale a quem só quer “craques” e não olha para os trabalhadores.
28 Fevereiro, 2014 at 18:52
Acho que o André Martins está num mau momento de forma, mas nisso, como o texto refere e bem, não é o unico. Mais de metade da equipa está a ter um rendimento bem abaixo do que mostrou até ao jogo com o Nacional. Se calhar o AM é mais visado nas críticas porque joga numa posição onde nós todos esperamos que exista sempre magia, passes impossíveis e golos de fora da área. Agora daí a ter de ouvir amigos meus dizerem uma frase que me irrita que é a “não é jogador para o Sporting” vai uma grande distância. O Jogador não desaprendeu e se na primeira metade da época foi elogiado, não deixou de saber jogar, está é menos fresco…
A nível físico, AM tem ainda muito a fazer, e parece que ele precisa de um tratamento “à Messi”, que tambem era uma pena e agora, com ginásio e treino específico, está um carro de combate.
SL
28 Fevereiro, 2014 at 18:58
OFF
Alguem sabe se o Wallyson ja tem o contrato renovado?
28 Fevereiro, 2014 at 19:02
Para ser convocado, deve ter…
28 Fevereiro, 2014 at 20:46
Kun Aguero, a situação do jogador é problemática. Tem contrato até 30.6.2014, tendo o Sporting direito de opção.
http://www.transfermarkt.pt/pt/wallyson-mallmann/profil/spieler_257459.html
28 Fevereiro, 2014 at 22:30
“Ou não renovamos com eles antes de os por a jogar, não é Go-Go e Ju-Ju?” presume-se então que Wallison foi agora convocado só para fazer número e ficará na bancada.
28 Fevereiro, 2014 at 23:19
Contrato até: – 30.06.2014 (está emprestado)
1 Março, 2014 at 10:36
O Wallyson tem acordo até 2018 se não me engano. Basta ao Sporting depositar os cerca de 300000 euros e o jogador é automaticamente nosso.
Tem também a cláusula pre estabelecida.
28 Fevereiro, 2014 at 19:12
É claro que me custa dizê-lo porque é nosso jogador, é sportinguista e até nasceu a meia dúzia de quilómetros de mim, mas o André Martins não é, atualmente, jogador para ser titular do Sporting.
1 Março, 2014 at 8:59
Actualmente, até aceito. Mas o que se tem dito dele é injusto. Rojo é mil vezes pior (noutro lugar, é certo) e muitos acham que é indispensável no plantel.
28 Fevereiro, 2014 at 19:23
O André vai fazer um jogão no lugar do Adrien
28 Fevereiro, 2014 at 20:50
é o que eu acho
28 Fevereiro, 2014 at 21:03
E eu também acho…
Vai calar por aqui muito boa gente…!!
SL
28 Fevereiro, 2014 at 19:24
Finalmente convocado! WALLYSON MALLMANN é provavelmente o melhor médio criativo no plantel profissional do Sporting – tirando a capacidade de Adrien nessas funções, e a superioridade técnica de um dos melhores médios do mundo que infelizmente não conta, Elias – . Oxalá jogue e faça recuar Martins para a posição habitualmente ocupada por Adrien. Mas continua a ficar de fora (aposta na formação?) um enorme talento que já merece uma oportunidade na sua posição… RICARDO ESGAIO. Porquê insistir no ‘malandro’ do Magrão? (O salário, os prémios… tinham dado para garantir Rafa, só para relembrar os mais desatentos).
28 Fevereiro, 2014 at 19:26
Iuri Medeiros
28 Fevereiro, 2014 at 20:40
Não vamos continuar a fazer de conta que não sabemos porque é que o Rafa foi para o braguilha, por favor. Sobretudo neste momento.
1 Março, 2014 at 3:10
Sinceramente o rafa merece… Tem feito boas exibicoes.
O mane tambem mas pronto
28 Fevereiro, 2014 at 21:05
Com o Rafa, deve ter havido “uma traiçãozinha do jasualdo” que o queria levar para Braga…!!
28 Fevereiro, 2014 at 22:39
O Feirense antecipou-se ao Rafa. Não havia nada a fazer. Conta-se que é inclusivamente sportinguista.
28 Fevereiro, 2014 at 19:25
FF no DN:
http://anortedealvalade.blogspot.pt/2014/02/cronica-sobre-os-maus-malandros.html
Braços no ar
Todos de pé
Vamos cantar
Carlos Mané
Carlos Manéééé
Carlos Manéééé…
28 Fevereiro, 2014 at 20:46
Brutal
28 Fevereiro, 2014 at 19:41
Sinceramente, acho o André Martins um jogador na linha do Wilson Eduardo… q.b. para um Sporting que se pode dar ao luxo de experimentar jogadores, e no máximo será isto na carreira dele… Perde muito no físico (não é por ser baixinho, simplesmente não tem nem armas nem capacidade de luta) e ao ataque depende demasiado dos colegas de equipa para ser perigoso… já o Adrien, nota-se que ainda está na casca de carvalho a ganhar qualidade apesar de ser já um bom vinho.
SL
28 Fevereiro, 2014 at 20:19
Sá,
O André Martins fez um jogo de tal maneira conseguido no derby que nem sequer te lembravas que ele tinha sido titular. Só isto, na minha opinião, seria o suficiente para questionar se merece ser titular no SCP, actualmente.
Sei que este é o ano 0, temos que apostar na formação – apesar de eu achar que ainda poderíamos apostar mais do que o que estamos a fazer – e quem não tem dinheiro não tem vícios: compreendo isto tudo. Agora repito, o AM neste momento, não merece ser titular.
Seja em que posição fôr, vemos que lhe falta sempre algo, seja poder de fogo, capacidade no 1×1 ou físico, para além de que Adrien e William são superiores a AM nas outras posições. Em todos os jogos mais exigentes a nível físico, desapareceu: derbies, clássico e Arouca por exemplo.
Está na altura de, quanto mais não seja, resguardar o André Martins. Afinal de contas, o que interessa é a equipa e ela precisa de outra solução enquanto o AM não volta ao patamar da primeira metade da 1ª volta.
O Carrillo, esteve mal e mereceu passar pelo banco. O André Martins, apesar de ser Sportinguista e um produto de uma das melhores formações do Mundo, também merece. Neste ponto, não é mais que o Carrillo, Capel ou Wilson Eduardo.
SL
28 Fevereiro, 2014 at 21:06
E quantos jogaram bem contra o benfas…?
Vamos lá a ter calma e apoiar os nossos…!!
SL
28 Fevereiro, 2014 at 22:53
Max,
Não confundir a árvore com a floresta. O que está em causa não é o último derby mas o que o AM tem feito nos últimos jogos.
SL
28 Fevereiro, 2014 at 22:40
Iep! Concordo.
28 Fevereiro, 2014 at 20:51
Vejam esta pérola…
E queríamos nós que os relatórios fossem publicos…!!
Uma vergonha…!!
RELATÓRIO DE ÁRBITRO (VERÍDICO)
Dá para entender porque é que não são públicos estes relatórios…
“O jogador da equipa visitada, Micolli, desmandou-se em velocidade tentando desobstruir-se no intuito de desfeitear o guarda-redes visitante. Um adversário à ilharga procurou desisolá-lo, desacelerando-o com auxílio à utilização indevida dos membros superiores, o que conseguiu. O jogador Micolli procurou destravar-se com recurso a movimentos tendentes à prosecução de uma situação de desaperto mas o adversário não o desagarrava. Quando finalmente atingiu o desimpedimento desenlargando-se, destemperou-se e tentou tirar desforço, amandando-lhe o membro superior direito à zona do externo, felizmente desacertando-lhe. Derivado a esta atitude, demonstrei-lhe a cartolina correspectiva.”
Extracto do relatório do árbitro Carlos Xistra relativo à apresentação do cartão amarelo ao jogador Micolli do Benfica.
28 Fevereiro, 2014 at 21:30
Se non è vero, è ben trovato.
28 Fevereiro, 2014 at 22:36
ahahahahahahah…Max, isso parece ter sido escrito pelo Jorge Jesus 🙂
28 Fevereiro, 2014 at 23:21
Foi escrito pelo Manuel Machado. Lol
28 Fevereiro, 2014 at 21:01
Concordo, o bacalhau está muito bom, o André martins é um 8 e o Sporting tem vindo a jogar com dois( Adrien e AM).
Só um reparo o AM jogou na luz, jogou foi na posição normalmente ocupada por Wilson Eduardo, este factor (afastar o AM do centro do jogo), mais a menor propensão do Montero para defender, e a ausência de WC (Dier jogou muito recuado quase um 3º central) levou a “falta de comparência” da equipa nesse jogo.
O AM é importantíssimo no esquema defensivo do Sporting numa 1º fase pressiona os centrais, quando a bola passa a essa linha ele recua e posiciona~se com interior direito. Nas bolas paradas ofensivas, quando as bolas ressaltam para fora da area é sempre o 1º a chegar a bola ou se a bola for para um adversário ele está lá para o importunar não permite cavalgadas ou que o 1º passe saia bem.
Penso que com as palavras de ontem o LJ quase que assegurou a sua titularidade para o resto da época, pois ele (e eu) prefere a equipa equilibrada. Só em último recurso (plano B), ou subida de forma do Vitor acontecerá o contrário. Shika quando recuperar, a entrar na equipa o mais provável e jogar com extremo e conduzir para dentro, a exemplo do Rames Rodriguez no porco de Victor Pereira.
28 Fevereiro, 2014 at 21:22
A ver vamos, mas parece-me uma visão limitada e demasiado facciosa de um jogador que me parece obviamente mediano.
O porco anão sempre teve qualidades como jogador que o André nunca demonstrou, e muito dificilmente lá chegará.
28 Fevereiro, 2014 at 21:24
Sá,
Reflete nas tuas próprias palavras:
“Acontece é que na função defensiva, o André Martins cumpre-a na perfeição”
Quando essa é a melhor característica de um jogador que joga na posição 10 no SCP, para mim está tudo dito!!!