Durante anos (décadas?) os Sportinguistas mostraram descontentamento com a crise de identidade, rumo e resultados que imperava no clube. Os adeptos tinham três grandes exigências:
- Dirigentes competentes que defendessem o clube;
- Jogadores esforçados que honrassem a camisola;
- Adeptos unidos.
Hoje, volvido um ano de mudanças completas, começo a chegar à conclusão que talvez os Sportinguistas não estejam ainda preparados para ter dirigentes competentes que defendem o clube, jogadores esforçados que honram a camisola e adeptos unidos em torno de um ideal. Outros problemas se levantam:
1 – A notória competência na gestão do Sporting tarda em traduzir-se num número satisfatório de novos sócios. Bruno de Carvalho e a sua direção devolveram ao clube a sua identidade, fecharam a torneira que jorrava gastos irresponsáveis, arregaçaram as mangas e lideram, nesta altura, um clube credível e confiável.
Quem coloca, hoje, dinheiro no Sporting, sabe que com ele está a ajudar o clube e não a encher os bolsos a um trafulha. Sabe que está a contribuir para o Sporting atingir rapidamente um rumo bem traçado que tem uma meta que todos os adeptos desejam. Mas ainda poucos perceberam que não são apenas os outros que têm de contribuir. São todos. Não basta ter bons líderes, é preciso ter uma tropa inteira que seja capaz de cerrar fileiras e marchar pelo clube. E isso ainda não aconteceu.
2 – Uma equipa de miúdos da cantera, raça, ambição e vontade de ganhar. Hoje a equipa de Futebol do Sporting Clube de Portugal é feita destes ingredientes – exatamente os pedidos em anos anteriores. Com menos interferências extra-futebol estaríamos na liderança da Liga, isto no nosso ano zero. O que se pede mais?
Não sei. Mas sei o que eu pedia a menos: críticas. Assobios. Estupidez. Bipolaridade. É frustrante estar em Alvalade a gastar a voz e a palma das mãos para apoiar os nossos miúdos, para vir um qualquer frustrado estragar tudo em segundos com apupos. Será de assobios que o Carrillo precisa para se manter 90 minutos concentrado no jogo e perder alguma displicência? Será de insultos que o Wilson Eduardo necessita para controlar a sua ansiedade e ter mais calma na hora da finalização? Há quem ache que sim.
3 – Croquetes e Brunetes, Curva Sul e Curva Norte. Estas eram as fações do Sporting, que tinham diversos problemas entre si. A nova direção sanou-os. Com competência, com credibilidade e com confiança, uniu os Sportinguistas, convenceu os mais céticos e juntou todos os ultras na mesma bancada, recriando a maior Curva de Portugal. Mas foi suficiente?
No sábado voltámos a ver divisão. Não numa Curva, mas numa claque. Divisão que levou ao esquecimento do nosso propósito em Alvalade. Como podemos unir vozes entre grupos, se mesmo dentro de um grupo os adeptos não se entendem? Como podemos correr milhares de kms atrás do Sporting, se há quem não o faça PELO SPORTING mas sim por política e ideais extremistas?
Digam-me: é isto que é ser diferente? É que durante anos (décadas?) tudo o que nos orgulhou fomos nós mesmos, os “adeptos diferentes”. Hoje são os dirigentes e os jogadores que nos mostram o que é ser Sporting. Então e agora, orgulhamo-nos de quê?
Texto escrito por Diogo Bernardo / Sporting Fans
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
5 Março, 2014 at 16:21
É uma questão que merece realmente uma profunda reflexão.
Que haja exigência é perfeitamente normal e saudável, mas que haja tanta estupidez já é demais!
5 Março, 2014 at 16:35
Um belo texto sem duvida!
Haver exigência sim, quando temos planteis de milhões que não respondem em campo e direcções que esbanjam e não se vê resultados práticos no clube.
Agora…..quando temos direcção, equipa técnica e jogadores, que merecem mais que nunca todo o apoio, muito bom senso e paciência mesmo quando as coisas correm menos bem e os adeptos fazem o contrário….aí realmente não os merecemos!
5 Março, 2014 at 16:36
Diogo, excelente texto.
Mas, como sabes, Roma e Pavia não se Fizeram em um Dia…
É um descanso tremendo, saber que estamos tão bem entregues. Os resultados já começaram a aparecer. Mas nada se transforma de um momento para o outro. Aliás, de todos nós, poucos eram os que acreditavam que de um ano para o outro fosse possível fazer tanto.
Vamos remando. Passando a palavra. O clima económico, tal como os nossos resultados, estão a começar a querer ‘normalizar’, logo com calma vamos ver esses mesmos resultados. Alias se tivéssemos estatísticas de nº inscrições dia por mandato, creio que o atual mandato do Bruno, mesmo ainda sem títulos, já tinha números bastante interessantes para apresentar.
O da qualidade dos jogadores / nervosismo / vontade de ganhar ( tanto dentro de campo como em quem segue, na bancada ), ajudam a justificar isso. É normal. E vai sempre acontecer. Espero é que aconteça ( como acontece atualmente ) com bem menos frequência, é sinal que as coisas estão bem mas mesmo bem melhores.
Os desatinos da claque, arre, somos animais, racionais mas animais. Todos os dias temos desatinos muito por culpa do nosso espaço ou de querer conquistar novos espaços. Todos os dias vemos desatinos. Ligamos a tv e vemos desatinos. É normal. Não é o Sporting nem no Sporting que vai mudar isso. Aconteceu, decerto já foi resolvido e não tornará a acontecer.
A curva, a nossa curva, pelas cores, pelas raças, pelas nacionalidades, por tudo o que representa, é a curva mais bonita do pais, provavelmente, das mais bonitas e respeitadas pelo mundo ultras. Por isso, não é bem por aqui que as coisas estão a funcionar mal…
5 Março, 2014 at 16:40
Diogo,
retomo a expressão usada no tópico anterior. Não vale generalizar.
Acho que identificas os problemas muito bem, mas como em tudo o que merece ser eprcebido falta aí algo, que é como medir a forma de envolvimento dos sócios e adeptos.
O futebol é um mundo dificil e envolve milhares de pessoas com interesses muitas vezes antagónicos. As claques são um exemplo. Não deviam, mas o facto é que apesar de tudo são entidades diferentes.
Aos adeptos então aplica-se a máxima do cada cabeça sua sentença. E cada situação é diferente e as pessoas comportam-se de modo diferente.
O mais importante para mim é olhar para o quadro geral e no computo geral julgo que a resposta é bem positiva em todos os três pontos que referes.
Ponto 1. Faltam sócios. Atendendo às circunstâncias até acho que estamos muito bem. A crise do país até nos deveria estar a dar mais problemas, acho um feito extraordinário conseguirmos aumentar o número de sócios e manter o número de gameboxes vendidas nestas circunstâncias.
Ponto 2. Entre milhares de pessoas é impossível querer que uns quantos hoje não assobiem o Wilson, e que outros não assobiem o Carrillo amanhã. Não deviam, pois não. Mas não meço a entrega à equipa por isso. Afinal de conta estão lá e contribuem para que o ponto 1 não seja asssim tão mau 😉
Ponto 3. Os adeptos estão unidos. As divisões nas claques são normais. Basta pensarem que algumas apareceram precisamente por cisões … As pessoas têm ideias diferentes, novas, etc …
Estabelecer consensos não é fácil e merece algum trabalho de liderança. Aqui o papel de BdC é inestimável e o que se alcançou este ano não tem preço. Ainda não é perfeito … mas Roma e Pavia não se fizeram num dia….
Se repararmos nas assistências aos jogos da equipa dificilmente poderemos dizer que falta apoio (com ou sem divisões/diferenças).
p
5 Março, 2014 at 16:44
O que aconteceu na juve Diogo?
5 Março, 2014 at 16:46
Os cânticos contra os lampiursos durante o minuto de silêncio, provavelmente.
5 Março, 2014 at 16:54
que geraram confrontos
5 Março, 2014 at 18:42
Eu pessoalmente entendo que pelo menos a memória dos mortos deve ser respeitada…
Nalguns casos até pode ser mais ou menos ignorada (a memória de um Hitler, de um Staline e outros parecidos, devem ser ignoradas…não ignorando, para memória futura…as suas acções…)…
Um adversário desde que “se dê” ao respeito…deve ser respeitado…Coluna, sempre se deu ao respeito…
Por isso, não me parece ser demais, “pedir” de todos (mesmo discordando por questões clubísticas…) o respeito pelo mortos…
Depois voltamos sempre ao mesmo…:
Mas afinal os adeptos vão ao Estádio apoiar a sua equipa de coração, ou vão extravazar trumas pessoais…?
Acho que quem não é capaz de “engolir” o assobio, deve por respeito ao Sporting e aos sportinguistas (e a si próprio)…ficar em casa…
Eh pá…era um favor que faziam…!
Bolas…se quando a equipa vem cumprindo, há sempre umas abéculas “penduradas” no assobio…
Se uma dia as coisas correm p’ró torto…vai ser uma catástofre…
Metam na cabeça que quando as coisas não correm bem, é muito mais dificil conseguir-se o que se quer sendo assobiado…do que sendo aplaudido…
Se não são capazes de aplaudir…ou fiquem no mínimo calados…ou fiquem em casa…ou vão embora…!
SL
5 Março, 2014 at 17:00
Não gostei dessa parte, mas isso é, como diz o Jesus, do forno interno de cada um. Ainda que tenha partido da mesma parte de adeptos, o que se passou de seguida foi pior.
5 Março, 2014 at 16:59
A parte superior da Juve, com tudo o que ela implica, passou a 1ª parte toda a puxar cânticos diferentes daqueles que estavam a ser cantados pela claque (que, como se sabe, já são difíceis de coordenar com as outras claques).
Por vezes também cantavam em ritmos diferentes. Sabes aqueles gajos que teimam em cantar os Parabéns num tempo atrasado só para avacalhar? Pois bem, foi isso que a malta da parte superior da claque fez toda a 1ª parte.
Até que deu molho com a “parte inferior”. A música que andou por aí a circular, a falar de uma claque unida que antes estava dividida, é realmente muito bonita, mas ainda não é bem assim.
5 Março, 2014 at 17:00
casualidades, Diogo. Casualidades…
5 Março, 2014 at 17:05
Exacto!
5 Março, 2014 at 17:01
Tens razão acho que os 1143 não se dão muito bem com os do pica pau e vice versa
5 Março, 2014 at 16:45
Ah e eu orgulho-me !!!
5 Março, 2014 at 16:48
Muito bem Diogo!
Pelo que soube, visto que no último jogo não fiquei na Sul, houve batatada entre facções da Juve Leo… Não tenho a certeza, mas amigos meus que foram para lá assim me disseram… Se alguém puder confirmar isto agrdeço…
De facto, Roma e Pavia não se fizeram num dia… E nem num ano de novo mandato, finalmente um Presidente do Sporting e para os Sportinguistas, seria possivel de refazer tudo o que em 15 anos outros andaram a destruir… Muito já foi, surpreendentemente, feito, mas o caminho é longo, e apela a muita calma e paciência… Muitos dos que há 8 meses atrás nos vaticinavam um 4 ou 5º lugar, na melhor das hipóteses, vêm agora emendar a mão com elogios a este NOVO Sporting… Mas são os mesmo que continuam com as facas afiadas para nos espetarem à primeira falha… Mas esses são os jornaleiros, paineleiros e outros quejandos… Serão, portanto, forças exteriores ao NOSSO SCP…
O problema é que, muitos dos que faziam parte das vergonhosas direcções que por lá andaram, sobretudo nos últimos 10 anos, agora não MAMAM mais nada… Vai daí é vê-los, espalhados pelas bancadas de Alvalade a envenenar tudo e todos ao minimo deslize de um jogador que enverga as NOSSAS cores… A esses desejo-lhes muita saúde, para verem os NOSSOS sucessos!!!
SL
P.S. – Temos que ir comer choco friiiitttteeeeeee a Setúbal!!!
5 Março, 2014 at 16:52
Excelente texto mas reforço a ideia do paulo: não devemos generalizar, se alguns (muitos ou poucos, depende) adeptos assobiam e criticam a equipa sem seguir qualquer critério racional, tal não quer dizer que TODOS os adeptos que vão ao estádio o fazem. Eu orgulho-me sempre do Sporting, quando ganhamos, quando perdemos e quando nem sequer jogamos. E às vezes critico a equipa, um ou outro jogador, até o Leonardo Jardim. Não vem daí mal ao mundo. Felizmente, a evolução deu-nos um cérebro para pensar e fugir ao estado normal do lampiurso: acefalia acrítica.
5 Março, 2014 at 16:55
A minha grande desilusão e nunca ter ido a Alvalade, mas quando vejo os jogos na televisão, não consigo suportar os assobios, e aposto que vem sempre das pessoas de mais idade, que ainda vem o futebol como um jogo que priveligia aqueles que são individualistas e não aqueles que o sendo dao tudo em prol da equipa. O exemplo do Carrillo, ele e um miúdo naquilo que faz, nota se que não sente pressão, o que ele sente e o desagrado dos adeptos cada vez que toca na bola e isso e desagradável para um jogador, a confiança moderada e fundamental em qualquer lugar, e o rapaz esforça se vindo atrás defender e até recupera bolas de vez em quando.
Quanto ao número de sócios não ter aumentado, tem de perceber que as pessoas, que apesar de se querem tornar sócias, não o conseguem fazer( o meu caso ). Mas estamos a ser liderados e bem liderados, como ha muito não se via.
Para acabar, não fazem sentido as guerras entre adeptos do mesmo clube, nem com ninguém, meus amigos, os outros so continuam se lhes serem atenção. A JL como parte do sporting devia continuar unida, nesta altura em que os nossos leões precisam de nos.
5 Março, 2014 at 18:44
Não pense nisso…os assobios “não conhecem idade”…
Eu tenho 71 anos…e pintava a minha cara de negro…se me pusesse a assobiar a equipa…!
SL
5 Março, 2014 at 16:55
respondendo à pergunta final, orgulhamo-nos do Sporting.
5 Março, 2014 at 16:56
Um off topic:
http://www.sporting.pt/Noticias/Clube/notclube_clubereuniaosocios_050314_125071.asp
Quem poder ir e contribuir é capaz de ser muito interessante, e já agora, se alguem for que diga como correu, é que o pessoal que vive longe tb gosta de estar a par da vida do nosso clube!
5 Março, 2014 at 18:34
Muito Bom!!
Transparência, participação e respeito pelos sócios!! 5 estrelas!!!!!
5 Março, 2014 at 17:02
Cherba penso que se deveria alertar, aqui neste post, para a reunião de sócios que vai ter lugar em Alvalade e que costa no site do Clube. Há muitps sócios em Lx que podem perfeitamente lá irem pôr as suas dúvidas.
5 Março, 2014 at 17:08
eu acho que merece um post próprio 🙂
5 Março, 2014 at 17:03
«consta»
5 Março, 2014 at 17:27
Mas quantos sócios acham que o Sporting pode aspirar a ter? A esmagadora maioria dos adeptos nunca se irá tornar sócia.
Neste momento o número de sócios estará pelos 107.000 e, sinceramente, acho que só crescerá significativamente se o Sporting for campeão.
5 Março, 2014 at 17:33
Em 3 milhões, achas que 107.000 é bom?
Quando forem aprimoradas certas questões (facilidade, oportunidade de se fazer online de forma mais rápida e fácil) já não haverão desculpas para não aumentar exponencialmente.
5 Março, 2014 at 17:59
Não é a questão achar bom ou mau, é de ter um número realista. Quanto achas tu que será? Os lãzudos quiseram ir aos 200k e, mesmo quase ganhando tudo, acho que não chegaram lá.
5 Março, 2014 at 18:33
Têm 235.000 sócios.
5 Março, 2014 at 18:38
Pagantes?? Quantos terão as quotas em dia?? Metade?? 50mil??
5 Março, 2014 at 19:14
E nós?
5 Março, 2014 at 19:15
Se estes 107000 pagassem todos cotas a tempo e horas já era muito bom.
Nas últimas eleições havia pouco mais de 32000 sócios com cotas em dia e em condições de votar.
Arrisco dizer que um bom objectivo, tendo em conta os números actuais, seria daqui a 5 anos termos 150000 sócio pagantes. Daria uma força tremenda às modalidades e dava para construir um pavilhão.
Contas por alto, entre efectivos A (a maioria, 12€/mês) e o resto das categorias, vou assumir uma quota média de 8 €/mês (conservador)
8*150.000=1.200.000 €/mês
1.200.000*13= 15.600.000€/ano
15,6 M€ por ano só de quotizações!
Se metade dos actuais sócios conseguissem convencer um adepto amigo a tornar-se sócio, estávamos lá!
SL
5 Março, 2014 at 17:36
Um texto que eu gostava de ter escrito. É uma reflexão muito importante, esta. Eu já fiz a minha, e acho que estou do lado correcto. Bruno, dá um murro na mesa e apela novamente às claques, como aconteceu depois do jogo com a Real Sociedad. As divisões agora são do mais básico e primitivo, uma espécie de ver quem tem a pila maior. Não se justificam. No contexto actual, não se justificam mesmo, e, a acontecerem, só mostram que há muito caminho ainda a percorrer.
5 Março, 2014 at 17:38
Ainda estou à espera desde Junho do ano passado, que me dêm respostas aos meus mails sobre dinheiros que penso estou em divida, será que não têm falta de €.
5 Março, 2014 at 17:40
Ed, vai lá à loja e atendem-te num instante. Eles lá conseguem ver o que tens em atraso, numa questão de minutos.
Eu também já enviei uma vez um mail e nunca tive resposta. Não esperes por isso. Se calhar é só um sector que simplesmente não funciona bem.
5 Março, 2014 at 18:07
Não foram 1 foram vários e para 2 endereços diferentes e até agora nada. Quando vou a Lx vou com destino certo e não tem dado para lá ir.
5 Março, 2014 at 17:54
Um belo texto, Diogo, a levantar questões interessantes e importantes.
A minha perspectiva:
1. “A notória competência na gestão do Sporting tarda em traduzir-se num número satisfatório de novos sócios.”
A competência da direcção do Sporting descansa os adeptos, abre-lhes perspectivas de um futuro à altura dos seus pergaminhos e que honre os desígnios dos seus fundadores, mas em Portugal o que leva os adeptos a tornarem-se sócios não é a confiança na gestão do Clube, é a “colagem” a uma equipa vencedora. Em Portugal não são as massas que conduzem um projecto ao sucesso, é o sucesso do projecto (neste caso o projecto desportivo, leia-se títulos) que atrai as pessoas. A questão é cultural, é idiossincrática nossa, enquanto portugueses – não é um exclusivo dos adeptos do Sporting. Os Sportinguistas são diferentes mas não é nisto, é em coisas que têm sobretudo a ver com cultura desportiva.
Resumindo, acho que o incremento significativo do número de sócios só acontecerá, paulatinamente, com a progressiva tradução da competência da gestão do Clube em sucesso desportivo regular.
2. “Uma equipa de miúdos da cantera, raça, ambição e vontade de ganhar. (…) Com menos interferências extra-futebol estaríamos na liderança da Liga, isto no nosso ano zero. O que se pede mais?
Não sei. Mas sei o que eu pedia a menos: críticas. Assobios. Estupidez. Bipolaridade.”
Voltamos à questão da idiossincrasia do português. Aqui acho que a questão se estende à “latinidade”. Não vale a pena sonhar com as bancadas de Alvalade (ou outro estádio em Portugal ou no Sul da Europa) a apoiar a equipa como vemos fazerem os adeptos de Liverpool, Dortmünd ou do Schalke 04, porque esse apoio resulta de uma cultura (não apenas futebolística) completamente diferente da nossa. Nós herdamos a cultura do Coliseu de Roma, em que se vai ao estádio para ver um espectáculo com a prerrogativa de levantar ou baixar o polegar aos “gladiadores”. Temos as nossas preferências, mas se o nosso campeão não está à altura somos implacáveis – em vez de baixar o polegar, hoje assobia-se ou acena-se com o lencinho…
Há as claques, claro, com uma mentalidade diferente, e há também muitos adeptos que não estão nas claques e que vão ao estádio para apoiar a equipa. Mas quando os outros assobiam, são eles que se ouvem. E “eles” vão existir sempre. Por muito que me irritem.
3. “Croquetes e Brunetes, Curva Sul e Curva Norte. Estas eram as fações do Sporting, que tinham diversos problemas entre si. A nova direção sanou-os. Com competência, com credibilidade e com confiança, uniu os Sportinguistas, convenceu os mais céticos e juntou todos os ultras na mesma bancada, recriando a maior Curva de Portugal. Mas foi suficiente?”
Aqui discordo de ti, Diogo. Não se sanam os problemas que referes por decreto, ou com uma “conversa” com as pessoas. Especialmente quando o que está em causa é (muito) o ego de alguns. O que se conseguiu foi uma trégua, lembrando a algumas pessoas que a razão de estarem nos estádios era (é!) o Sporting, e que o apoio em bloco era neste momento crucial para conferir a estabilidade que a equipa, e por arrasto o Clube, necessitavam.
Mas não se “sanaram” os problemas.
“No sábado voltámos a ver divisão. Não numa Curva, mas numa claque. Divisão que levou ao esquecimento do nosso propósito em Alvalade. (…) Como podemos correr milhares de kms atrás do Sporting, se há quem não o faça PELO SPORTING mas sim por política e ideais extremistas?”
Lamento dizer isto, mas é a minha opinião. Para alguns dos responsáveis das claques – não estou a generalizar – o Sporting e o “espírito Ultra” são pretextos para canalizar mentalidades que não podem estar mais distantes do espírito desportivo e dos princípios em que o Sporting foi fundado. Acho que alguns ignoram mesmo quais são esses princípios.
Como disse, não estou a generalizar a idéia às claques como um todo, cuja esmagadora maioria dos membros acompanha a equipa unicamente com o “You’ll Never Walk Alone” em mente. Mas quando são os (alguns) líderes das claques a ter o Sporting como pretexto, é demasiado fácil acabar no “esquecimento do nosso propósito em Alvalade”, como referes.
SL
5 Março, 2014 at 18:07
Esqueci-me da resposta à questão de fundo…
Orgulhamo-nos do Sporting, sempre. Mas isso não muda de repente a mentalidade das pessoas. Continuo a pensar o mesmo que pensava quando o BdC foi eleito: os sócios e adeptos do Sporting são o maior capital do Clube, mas são o obstáculo mais difícil de superar. E este é o “ano zero”. Na próxima época o “Fight & Resist” vai ser ainda mais necessário.
6 Março, 2014 at 2:04
Obrigado! 🙂
5 Março, 2014 at 18:02
Diogo tens razao em todos os pontos que enuncias.
Mas, talvez ainda seja cedo…
Eu proprio me passo..
Passo-me com as criticas (e falta de solidariedade) com esta direcção, a qual, não descobriu a polvora, porra, mas fez em 6 meses mais do que a corja de merdagestores-eu-quero-é-festas-e -tacho-pós-amigos-e sacar-algum (muito!) em 20 anos.
APENAS, apenas aliando AMOR e COMPETENCIA
Passo-me com as criticas ao leo, à equipa dum modo geral,
com certeza se esquecem depressa…. como està vamos há um ano
obviamente nao devemos abraçar a medicridade, e só porque tinhamos dois pés na merda, ficamos contentes por só termos um agora, mas por favor, contextuaizem …CONTEXTUALIZEM!!
Passo-me com as criticas ao Abel e aos B, porra, ainda nao entenderam para que serve??
Há erros , epá com certeza, haverá sempre, mais agora que o processo\ a estrutura tem pouco mais de 8meses de trabalho.
a minha opiniao sobre a estupidez de atacar o abel já escrevi no post do crescer e aparecer (https://atascadocherba.com/crescer-e-aparecer/#comments)
Só que também temos de ter paciência com os reclamadores, é tudo muito recente , há muita desconfiança, suportada pelos ultimos anos de promessas e esperanças dilaceradas por roubo e incompetencia…
Há uma ou outra para termos reclamadores:
– o Bruno ainda não conseguiu afastar completamente (claro que ele nao tem culpa nenhuma) a aura de valazevedo\bimbo costa) que pairou sobre ele..
– as pessoas, pura e simplesmente, precisam de reclamar!! a vida está dura, é preciso extravasar\redirigir a raiva…
UM off:
até me passei quando vi isto!
Não posso, afinal o rascord (nao se preocupem , nao compro um há 10 nos e já estive mais longe de simplesmente deixar e ler,… é do cafe da rua!) até realça e mostra a verdade, SÓ NAO FAZ CAPAS!!!!
https://drive.google.com/file/d/0B21juMo72MsvdTAxbWd3bURQVlk/edit?usp=sharing
Foda-se está lá, escrito por eles, clarinho, clarinho-: prejuizo de 5 pontos, estariamos em igualdade pontual!! e os vermelhuxos borradissimos!!! MAIS uma fonte diogo, para espetar nas trombas dos lampioes e esta donde eu nunca esperava!!!
5 Março, 2014 at 18:12
Sobre o OFF:
O simples facto de o pasquim de nome estrangeiro elaborar uma “Liga da Verdade” diz tudo sobre o que todos pensamos sobre a “Verdade da Liga”. Até o pasquim o reconhece.
Pergunto-me é se com a mudança de mãos a que estamos a assistir na condução da “Verdade”, na próxima época continuará a existir esta rubrica…
5 Março, 2014 at 19:11
yaaaa
nao tinha visto por essa perspectiva!!
5 Março, 2014 at 18:55
quanto ao OFF:
E deixam de fora o penalty fantasta do benfica-arouca que resultou num ponto a mais para o benfica! Assim sendo, deveríamos estar em primeiro com mais 1 ponto!
5 Março, 2014 at 18:10
Offtopic: Quando vejo o André Gomes dar um toque na bola, imagino de que moeda são os 20 Milhões…
Comentador RTP: “Parece-me que Bernardo Silva será o próximo 10 da Selecção, na senda de Rui costa e Deco!
5 Março, 2014 at 18:24
É a primeira vez que vejo o André Gomes com atenção ( até aos 24 m de jogo):
– Mole na recuperação de bola.
– No um para um, coitadito…
– Teve um remate à baliza, a passe de João Mário, que foi para Celorico ( de Basto)…
Enfim, um verdadeiro talento!
5 Março, 2014 at 19:16
É que não joga mesmo a ponta de um corno…se este gajo vale 15 milhões, o João Mário vale 40 milhões, pois na comparação direta neste jogo o lampião sai, claramente, a perder. O João Mário está a jogar bem, esta merda de relvado tambem não ajuda, o Mané já se lesionou, enfim…
PS-tive de começar a ver o jogo sem som a meio da primeira parte, já não aguentava a masturbação dos dois comentadeiros sempre que o “messi” do seixal pegava na bola…
5 Março, 2014 at 18:18
Boas noticias, Segundo o comentador Bernardo Silva é um diamante para JJ trabalhar nos proximos anos, bom sinal ele ficar mais alguns anos.
5 Março, 2014 at 18:25
Pelo que vi, tem a puta da mania que é vedeta. Até agora, só punhetas…nada de produtivo!
5 Março, 2014 at 18:26
Parece-me um bom jogador de …futsal!
5 Março, 2014 at 18:21
André Gomes…só por 15 milhões…em moedas de chocolate.
É mau demais…
5 Março, 2014 at 18:23
Fazer um jogo em Barcelos…com este relvado (que é o pior de portugal) é uma ideia brilhante.
5 Março, 2014 at 18:28
Na minha terra aquilo chama-se lameiro!
5 Março, 2014 at 18:36
Mané lesionado…
5 Março, 2014 at 18:38
É mesmo azar, foda-se um para se lesionarem é logo o C.Mané!!!
5 Março, 2014 at 18:38
*um – onze
5 Março, 2014 at 18:49
Há algum motivo especial para isto não estar a dar para comentar?
5 Março, 2014 at 19:13
Não
5 Março, 2014 at 19:02
1 – Sem dúvida é uma questão que me preocupa. Podem dizer que os tempos estão difíceis e que a crise está instalada mas conheço vários Sportinguistas que não são sócios porque pura e simplesmente não querem. Não é uma questão de distância, não é uma questão financeira, é porque não lhes “compensa”. OK mas então não exijam depois metas irrealistas, seja a nível de contratações, seja a nível de resultados. Porque naquilo que podiam fazer de modo regular, não o fazem.
2 – Ano zero. Há muitos que já se esqueceram disso. Bastou chegarmos lá acima que foi tudo deitado fora. “Aposta na formação e plantel preparado para atacar apenas as competições internas? Quando é que isso foi dito? É que eu tenho cultura de exigência e bla bla bla. E já fomos de vela nas taças e mais bla bla bla.”
Nem quando as coisas são explicadas e quando somos afastados da maneira que fomos, há quem consiga ver mais além. A culpa é de A que não corre e do B que corre demais etc etc etc.
3 – O que mais me chateia nesta situação é que dizem que fazem tudo pelo Sporting Clube de Portugal mas se assim fosse, NUNCA teriam estado tanto tempo divididos. Teriam tentado chegar, no mínimo, a uma solução de compromisso em prol do Clube que dizem amar.
5 Março, 2014 at 19:03
Infelizmente não posso pagar cotas, ainda não. amo o Sporting mas também amo a minha familia, escolhas.
Orgulho-me de ser Sporting, sempre até depois de finar o serei.
5 Março, 2014 at 19:44
Caro amigo,quem fas aquilo que pode pelo nosso Sporting a mais não é obrigado! 😉
5 Março, 2014 at 19:45
*faz
5 Março, 2014 at 19:51
É um dos sonhos que tenho e chego lá.
🙂
5 Março, 2014 at 19:58
Orgulho-me do Sporting sempre!
E orgulho-me também destas pequenas coisas:
http://www.wort.lu/pt/view/nucleo-sportinguista-visita-heldon-antes-do-jogo-com-o-luxemburgo-531752f9e4b0eaeb861777dd
Cabo Verde vai jogar hoje com o Luxemburgo e o Núcleo Sportinguista e a Juve Leo Luxemburgo fomos receber Heldon e senti que ficou bem surpreendido e agradado.
5 Março, 2014 at 20:24
Grandes esta malta do Luxemburgo!!
5 Março, 2014 at 20:35
Ivan Cavaleiro titular.
Isto bateu no fundo… Mas ainda falta levar o Fernando!
5 Março, 2014 at 20:45
Coitado do William…vai ter trabalho a dobrar..daqueles 3 da frente nenhum defende nada de jeito…
5 Março, 2014 at 21:59
Belo texto Diogo.
5 Março, 2014 at 22:48
Fui ver o jogo, mas não estando na Sul, não me apercebi de nada. De qualquer modo, falando-se de “ideais extremistas e políticos” presumo que se trate de fascistas de extrema-direita? Caso assim seja, acho que gente dessa estirpe deve ser corrida do Sporting, à porrada se necessário. Ideais fascistas e racistas são proibidos pela Constituição de Portugal, e devem ser inadmissíveis num clube que queira ter uma dimensão ética e mundial.
SL
5 Março, 2014 at 23:48
Caro Diogo,
Gosto da maneira como escreves, creio que aqui na tasca a maioria do pessoal e na maioria bastante jovem, tem qualidade acima da média na maneira como expõem os ideias que vão no coração eu ao pé de vocês sou um aprendiz.
Em relação às claques e em particular à JL deixa-me dizer-te que fico triste com estas divisões uma vez que a Juveleo unida é das melhores claques que já vi em todo mundo basta crer, palhaços vão sempre existir, já nos anos 80 essas divisões existiam apenas não eram é tão evidentes e não existia tanto negocio, mas continuo a acreditar.
Em relação ao nº de sócios deixa-me dizer-te que o caminho faz-se caminhando, a merda que aconteceu estes últimos anos afastaram muita gente, dou-te o exemplo do pessoal que estava ao meu lado no estádio e desistiu de ser sócio e os próprios amigos que pura e simplesmente se fartaram tal foi a MERDA em que os nossos lideres nos atascaram (o Porko da Costa e o que ele representa também tem muita culpa nisto).
Para terminar apesar da grande maioria do pessoal da Tasca acreditar no BdC penso que à muita gente que só agora está começar a abrir a pestana, mas isso ainda vai levar algum tempo, se cada um de nós trouxer um de volta ou levar um novo é meio caminho andado.
Forte abraço.
Desde que o BdC chegou penso que comecámos
6 Março, 2014 at 2:12
Obrigado BigJuve! 🙂 Abraço