Na semana que antecedeu a recepção ao Braga, disse, várias vezes e em diversos locais, que, atendendo ao calendário e aos jogos extra que vermelhos e azuis têm para disputar, íamos entrar nos cinco jogos decisivos para este campeonato. E que, caso conseguíssemos vencê-los todos, dificilmente deixaríamos de lutar pelo título até à última jornada.
Começámos bem, vencendo de forma sofrida mas convincente os arsenalistas, ficando com mais quatro jogos a disputar, para fechar esse ciclo decisivo: Setúbal (f), fcp (c), Marítimo (f), Guimarães (c). Aos nossos rivais, esse mesmo ciclo traz Belenenses (f), Estoril (c), Nacional (f), Académica (c), Braga (f), no caso do Benfica; Guimarães (f), Arouca (c), Sporting (f), Belenenses (c), Nacional (f), no caso do fcPorto, e o arranque foi dado, como eu esperava, aos soluços: o frutinhas empataram em Guimarães, os lampiões não empataram em Belém porque a equipa de arbitragem assim não quis.
No final desse jogo do Restelo, dizia-me o meu pai «o Sporting tem é que continuar a fazer o seu trabalho, a ganhar os seus jogos e, depois, logo se vê». O problema, respondi eu, é que o Sporting está a fazer o seu trabalho, mas, ao que parece, isso não chega.
E é este o grande problema. Aquilo que se passou em Belém foi vergonhoso, com a agravante de ter sido, apenas, mais um episódio sem decoro dos que temos tido oportunidade de assistir ao longo desta época. E, este, com direito a novela e tudo: Belenenses não quer adeptos encarnados na sua bancada de sócios; benfica mostra-se indignado; fazem as pazes deixando o melhor jogador pastel de fora e mais outros dois com ligações ao benfica. Nojo? É pouco.
Obviamente que, para o comum adepto do benfica, o que se passou foi ou perfeitamente normal, ou um ajuste de contas em relação à primeira volta, ou tudo isto não passa de conversa de quem não está em primeiro e eles são os maiores porque jogam muito à bola e até estão em todas as competições (lá está, a falta de vergonha na tromba fá-los achar normal a forma como, por exemplo, garantiram a continuidade na Taça de Portugal). Mas, sinceramente, estou-me a cagar para o que os adeptos rivais pensam. Estou bem mais preocupado com o que nós pensamos ou, mais especificamente, com o que o nosso presidente pensa.
Vê-lo abandonar, ontem, a reunião de clubes ao lado de LFVieira, deixou-me, senão preocupado, pelo menos incomodado. E quando ouvi o presidente encarnado afirmar que «o futuro do futebol português passa por Benfica e Sporting», soaram todos os alarmes. Eu não sei qual é a estratégia de Bruno de Carvalho e, que fique escrito, confio plenamente no seu trabalho. Percebo, até, que seja mais fácil virar o tabuleiro de jogo tendo uma parceria de peso. Mas, e é fundamental que nunca nos esqueçamos, não é por mandar as peças de cangalhas que o jogo deixa de estar viciado! Aliás, o maior desejo de LFVieira é, precisamente, que o tabuleiro vire para ocupar ele o lugar que, nas últimas décadas, foi de Pinto da Costa. É por essa “verdade desportiva” que o líder encarnado tem lutado ao longo dos seus mandatos. E é dela que está cada vez mais perto, com o bobo Jesus a animar as hostes com os seus “limpinhos, limpinhos” e as célebres e repetidas “foi uma excelente arbitragem”, de cada vez que lhe dão colinho.
E há outro pormenor do qual não podemos esquecer-nos: nesta luta pela “verdade desportiva” que mais lhe convém, o Benfica não está só. Há toda uma máquina montada, que os torna mais perigosos do que o clube da fruta. Essa máquina passa, obviamente, pela comunicação social, para quem a verdade jornalística e o apurar/noticiar factos, passou a traduzir-se em vendas ou audiências. Das manchetes do CM aos dias inteiros dedicados ao funeral de Eusébio, das capas patéticas como a que, hoje e mais uma vez, a Bola faz, passando pelas manhosices do Record ou por pormenores propositados como aquele com que o lampião Sobral nos brindou, no fim-de-semana, ilustrando uma goleada sofrida por Domingos, na Turquia, com uma foto em que ele aparece… de Leão ao peito.
No fundo, depois de termos feito frente ao sistema, temos perante nós um desafio bem maior: fazer frente a uma máquina que, à descarada, foi sendo oleada. Hoje, com Pinto da Costa encurralado nos seus próprios erros (ir buscar Marco Silva será passar um atestado de incompetência a si mesmo) e sem dinheiro para tentar um golpe de teatro, está aberto o caminho para LFV e sus muchachos avancem para a tomada do poder sem se preocuparem, sequer, em disfarçar as artimanhas. Afinal, andamos há mais de uma década a ser preparados para o que aí vem.
Não admira, por isso, que me chame a atenção ouvir um vice do Estoril, a dois dias de ir à Luz, afirmar que o jogo vai ser muito complicado porque “O Benfica aprendeu muito com o que aconteceu a época passada. Hoje a equipa tem alternativas para gerir a sua vantagem”.
Claro que tem alternativas ao futebol de merda que vem jogando e que a comunicação social (lá está) transforma num Benfica “mais maduro e mais virado para o resultado do que para o espectáculo”. Essas alternativas ficam bem explícitas no passado fim-de-semana. E, a julgar pelo discurso canarinho, podem voltar a ser utilizadas já nesta jornada.
A nós, cabe-nos ganhar em Setúbal, com onze Leões em campo e milhares nas bancadas. Desejando que, mesmo que nos impeçam de chegar às tão desejadas conquistas, a nossa direcção perceba todo este jogo de bastidores em que, tal como aconteceu no passado em que os azuis nos quiseram como parceiros, os senhores que buscam conquistas a qualquer preço apenas nos olham como um aliado perfeito na tomada do poder.
artwork: Ricardo Tadeu
8 Março, 2014 at 9:30
Grande texto Cherba. Concordo com o que dizes e posso-te dar também mais uns dados para confirmar a parte de que ” o benfas será mais perigoso quer o porto por causa da máquina montada – comunicação social”.
Eu sou um dos leões que vive o nosso clube fora do pais. Vivo perto de paris. Tenho RTP internacional e pago à parte para ter a SIC internacional. Como cliente de canais portugueses, recebi da empresa que me fornece o serviço de televisão um email a informar que a partir deste mês já posso ter acessão um novo canal – o Benfas tv. Ora, e apesar do tema não me interessar minimanente, foi-me impossível de ignorar o que vinha escrito no topo do email… Cá vai:
Branchez-vous sur l’Estádio da Luz !
Avec l’option Benfica TV, entrez au cœur d’un club de légende et rejoignez les 14 millions de supporters du Benfica de Lisbonne.
Não será preciso perceber muito de francês para perceber a referência aos 14 milhões de adeptos do clube de carnide. Ou seja, no exterior a falta de vergonha ainda é maior!
Tudo isto precisamente para reforçar a ideia do texto. Não quero o meu clube misturado com esta gentalha. Temos de seguir o nosso caminho sós, orgulhosamente sós.
Ps: um email extenso de reclamação seguirá ainda hoje para esta empresa e o motivo que me fizesse mudar de operador já existe.
8 Março, 2014 at 16:57
Qualquer dia são mais que chineses, indianos e indonésios junto…
8 Março, 2014 at 9:34
Oh bichano mais lindo do papai… (tou a falar da foto, claro!)
8 Março, 2014 at 9:55
Qual foto?!? 🙂
8 Março, 2014 at 10:00
Do bichano… Não da bichana! 😛
8 Março, 2014 at 10:31
só me apetece miaaaaaaaaaaaaaaaar!
8 Março, 2014 at 12:41
Só para não haver dúvidas… 🙂
8 Março, 2014 at 11:53
Tive o prazer de a montar ( a foto com a frase e logo, claro)
8 Março, 2014 at 9:36
Em primeiro lugar o Bruno Carvalho não saiu com o Vieira…saiu antes…
Aliás foi o 1º a mandá-los à fava…com o Vieira veio o outro…o da Madeira…!
Estou certo de que BC não “anda distraído” e sabe bem que “se um domina o sistema”, na verdade o outro tem “a máquina” na mão…
A verdade é que o Sporting sózinho não vai conseguir mudar o “sistema” e muito menos “a máquina”…
É necessário “trazer” para a luta o Benfica e aproveitar as “suas forças” dominantes…: a Comunicação Social…
Com o Benfica “a fingir” que luta contra a corrupção no futebol, a CS não vai deixar de colocar enfase nesse “esforço” e isso é bom para “a luta” do Sporting, pois vai mostrar “ao país do futebol”, as lbrasas com que se cozem estas caldeiradas…
O meu voto completo de confiança para o trabalho de Bruno de Carvalho…em defesa da transparencia do Futebol Luso…!!
Sporting Sempre…!!
SL
8 Março, 2014 at 9:36
100%
Só uma nota, o BdC e o LFV não sairam juntos. O nosso Presidente saiu discretamente, penso que depois de ver ao que os outros vinham e perceber a peixeirada em que aquilo se ia tornar. O LFV saiu depois, a dar show aos jornaleiros; numa jogada, com as declarações que faz, de passar a imagem de líder e de colar o Sporting aos lãzudos. Sabendo como trabalha a CS, isto irá ser repetido até ser tomada como a verdade.
Pois o nosso Presidente vai ter que pensar muito bem como joga o xadrez nos próximos movimentos. Não que mova mal as peças, fá-lo com a coluna direita; mas de um lado e doutro há quem se torça todo para lhe forçar as jogadas.
SL
8 Março, 2014 at 9:37
mas alguém achava mesmo que o presidente ia conseguir sozinho mudar as coisas? claro que precisa de “aliados” e a luta vai ser entre quem quer mudar de presidente da liga e mudar mesmo o futebol português e quem quer mudar de presidente da liga e deixar tudo como está.
E apesar do cepticismo( normal) desta pseudo aliança com o benfica repara que naquela catrefada de medidas propostas pelo Sporting, o benfica concorda com 90% delas.
E acho que temos que olhar para as coisas ( e aqui percebo a visão do presdiente neste caso) não como uma tentativa de alguém querer o poder, mas como um conjunto de clubes que querem mudar o futebol português para melhor.
mas se preferem olhar para a arvore( benfica) e não para a floresta num todo( futebol português)
8 Março, 2014 at 9:40
Oh Cherba, pelo que lí, BdC saiu sozinho e antes do Vieira (este sim, ao lado do Carlos Pereira).
Não esquecer que foi BdC que disse: “Quem quer ser líder não se alia”… E da ambição de BdC estamos mais que conversados. Não se deixem minar com jornalixo… Essa da parceria com o Lãfica está bem identificada de onde vem. É de quem estrebucha mais vai cair com estrondo…
8 Março, 2014 at 9:58
Excelente retrato do que passa neste futebol imundo…
8 Março, 2014 at 10:11
“Quis saber quem sou,
O que faço aqui,
Quem me abandonou…”
Boa pergunta: Q
http://www.maisfutebol.iol.pt/sporting-tales-tales-de-souza-brasil-internacional/531a5337e4b039545a55e75c.html
8 Março, 2014 at 10:12
Ups…
Boa pergunta: Quem trouxe este rapaz? Quem o abandonou? A troco de que?
Minha rica Auditoria…
8 Março, 2014 at 10:42
E triste isto acontecer
8 Março, 2014 at 11:28
Coitado do puto. Fiquei impressionado que tivesse treinado triatlo em vez de se perder num beco qualquer. Só aí já tem valor.
8 Março, 2014 at 12:49
verdade: pode não ter grande valor pró futebol, mas tem carácter!
8 Março, 2014 at 10:24
O que me pergunto muitas vezes, mas que merda de negocio foi este? Mas nao foi o unico como este houve muitos que vieram, nao para beneficio do clube mas sim de empresarios e outros merdas que nao se importam minimamente com o nosso grande clube que foi prejudicado durante decadas pelo sistema da corrupçao e da lãovagem de $. Mudando de assunto o nosso grande Leo ja anunciou os leoes que amanha vao a setubal? SL
8 Março, 2014 at 10:26
Ontem disse a um amigo benfiquista que näo sei qual era graca de ser dse um clube que já sabe antes das partidas quer vai ganhar… eu gosto mesmo de ser do Sporting.
8 Março, 2014 at 12:24
Porque assim nunca sabemos…Se nos “vão deixar ganhar”…
É o que se pode dizer…: em cada jogo um novo desafio…! 🙂
SL
8 Março, 2014 at 10:29
Epa so agora é que vi que os merdosos tambem jogam amanha a mesma hora que nos! Alguma razao em especial?
8 Março, 2014 at 10:30
eles jogam na Boificatv e nós jogamos na têvê do oliveirinha que aproveita para roubar espetadores aos lampiursos
8 Março, 2014 at 12:03
Concorrência! Acho que a iniciativa deve ter partido do lado do benfica que assim rouba espetadores a sport tv… O contrário já não se verifica tanto visto que os sportinguistas (a grande maioria) não têm benfica tv mas muitos benfiquistas têm sport tv.
8 Março, 2014 at 10:29
grande posta Cherba! mais uma para juntar às melhores! E ca granda foto ali ao lado! Vê lá se apresentas!!!
8 Março, 2014 at 10:40
Nao sei acho é que os gajos tao todos borrados e se estao a aperceber da pressao que nos lhes tamos a meter. Nao esquecer que viramos os ultimos 2 jogos que por sua vez foram um ou dois dias antes que os lã piursos, ainda vao dizer que o matic se ressentiu de uma lesao no aquecimento. Amanha 1-3 para o nosso amor ai o dia que nao passa e nunca mais sao 17 h
8 Março, 2014 at 10:41
off:
para quem estiver interessado hj as 15h no porto canal dá o jogo dos juniores contra o porto
8 Março, 2014 at 10:44
Ok riga obg
8 Março, 2014 at 12:04
Fixe! Infelizmente para ver os júniores temos de aproveitar estas oportunidades dadas pelos nossos rivais… Para nós o jogo é quase decisivo!
8 Março, 2014 at 10:42
Off ou in topic: Estive de manha no Bonfim. “Meus” somos 10 no choco frito. Ja se fala em abrir o topo norte.
Invasão a antiga…
Quanto ao texto, que e uma excelente analise ao que se passa e tem vindo a passar-se nos bastidores do futebol português, retiro a confiança em BdC. E também essa confiança que me “sossega”.
SL
8 Março, 2014 at 10:48
*reitero
8 Março, 2014 at 10:50
Não pode haver colagem aos lampiões.
Se o Sporting pretende combater para melhorar/dignificar/transparecer o futebol Português, deverá rapidamente dar nomes aos bois, e quando se fala em bovinos não podemos ir sempre às touradas do bimbo da costa, o orelhas tambem sabe pegar de “sernelha”, basta atentar a este ultimo jogo em belem, como vem citado no texto.
Mas a imagem que tem vindo a ser passada é de alguma ligação ao carnide e um corte com o clube da fruta. Não pode ser.
A não ser que isso seja estratégia do BDC, gostava que rapidamente desfizessem essa sensação, sob pena disso passar a ser uma realidade, mesmo que só nas mentes de alguns.
O carnide não quer nada transparente, o carnide só quer ver uma coisa nitida e clara, o caminho para ganhar tudo o que for possivel, sob qualquer meio. A diferença para o bimbo é que este montou o espetáculo há muitos anos e a festa ambulante já começa a dar sinais de degradação. O arraial do orelhas ainda está na fase de implementação, do aperfeiçoamento. Não podemos ser sempre nós a ajudar na montagem do show e depois ficar só com 20% dos lucros, isto quando os vígaros não se lembram de desaparecer com a “massa” toda.
8 Março, 2014 at 11:10
Bom texto, Cherba. Como já disseram acima, o Presidente saiu sozinho e antes do que vieram atrás dele, o que simbolicamente não deixa de ser relevante. O Sporting está a fazer o papel de ‘lebre’ desta corrida e a correr os riscos: desgasta-se e os outros aproveitam-se, colando-se a uma imagem e esforços de transparência que, no caso do Sporting, não duvido que sejam honestos e genuínos, enquanto que no do Benfica são falsos como eles próprios.
Mas se acho alguma coisa do nosso Presidente é que não é parvo. Admito até que não abra a boca contra o Benfica apesar da vergonha que tem sido este campeonato e continue a virar-se para a arbitragem. Porque os próximos anos vão-se jogar nas próximas eleições da Liga e é preferível ter um inimigo perto e a pensar que é mais espertos do que nós. Veremos…
8 Março, 2014 at 11:12
«Vê se pagas é o que deves!»
Ontem, segundo a imprensa, o presidente da agremiação corrupta terá soltado em jeito de desabafo e dirigindo-se ao presidente do Vitória de Guimarães:
“Já estou arrependido de ter emprestado dinheiro ao V. Guimarães. Vê se pagas é o que deves!”
Será este apenas uma ponta do iceberg da enorme teia montada pela agremiação corrupta que subjuga a grande parte dos clubes das duas ligas profissionais aos seus interesses.
Na mesma semana em que vimos confirmadas as suspeições à volta da ingerência na utilização ou não de determinados jogadores em jogos frente à agremiação corrupta; vemos também confirmada que essa ingerência vai para além dos jogadores, assumindo também a vertente de empréstimo financeiro.
Que favores foram pagos com este ‘empréstimo’ ?
Que favores esperava a agremiação obter com este ‘empréstimo’ ?
http://oantilampiao.blogspot.pt/2014/03/ve-se-pagas-e-o-que-deves.html
8 Março, 2014 at 11:26
Estava a pensar que era o único a achar estranho haver um “empréstimo” que desse direito a discussão na reunião de ontem.
Siga que isto é Portugal e tudo o que é trafulhice ainda dá mais orgulho!
8 Março, 2014 at 11:51
Agora sabemos para que serviram os 17 M roubados aos Portugueses…
8 Março, 2014 at 13:43
Às vezes vou ver o teu blog, e gosto.
Pelo menos ninguém pode negar que te esforças por desmascarar a Agremiação Lampiã, e isso já não é nada mau.
8 Março, 2014 at 17:09
O antilampião levanta as questões correctas.
O Vieira saiu da reunião porque:
1º O Sporting já saíra ao ver a merda que se estava a cozinhar ali
2º Viu os seus recentes amigos Guimarães a colocarem-se novamente do lado do polvo corrupto portista
Temos assim um clube que anda a ser comprado, Guimarães e outro que certamente também o foi, Belenenses.
Falta saber quantos mais andam a receber dinheiro dos lampiões a troco de facilidades e silêncio…
8 Março, 2014 at 11:12
Lamento muito que a imagem que ontem passou foi de um alinhamento com a agremiação corrupta
8 Março, 2014 at 11:22
Gigante texto cherba.
É impossível concordar mais.
8 Março, 2014 at 11:26
Citando os enormes Moonspell “Virando costas ao mundo, orgulhosamente sós, glória antiga volta a nós!”
8 Março, 2014 at 12:19
O Salazar não diría melhor.
8 Março, 2014 at 12:44
lol
8 Março, 2014 at 15:22
Grande som!!! Não tem nada a ver com o Salazas, mas sim com o orgulho nacional de uma banda do Cacifo que dá cartas no Mundo!!!
8 Março, 2014 at 20:09
Triste não conhecer a origem do que citamos… essa frase é mesmo do Salazar… aquele que após ser destituido o sporting apenas ganhou 4 títulos nacionais.
8 Março, 2014 at 23:49
ganhou 5 palhaço, 3 dos quais ate 82
e o merdica 10
portanto, nao percebo muito bem onde queres chegar…
ah queres dizer que assim que o regime se foi, SCP ganhou titulos… ate começar a mafia futebolistica onde basicamente ganharam o porco e o merdica
e o SCP nao tem pelo menos mais 2 titulos apos 2000 por roubalheiras escandalosas…
ah, e verdade, cheiras mal
quem m
8 Março, 2014 at 11:34
Tambem confio no nosso presidente. Acho que as ações que já teve foram de forma a defender a verdade desportiva e não a tentativa de qualquer tomada de poder dum sistema que todos nós sabemos que é sujo e corrupto. Saibamos nos apoiar esta direção nessa tarefa muito dificil mas não impossivel.
8 Março, 2014 at 11:50
Essa imagem do Leão mais a frase fui eu que a criei… Antes do jogo contra o Benfica, que perdemos, de uma maneira “estranha”.
Pois eu acho que essa derrota tem a ver com a estratégia montada.
Primeiro deitar a baixo o sistema vigente – é o que estamos a acistir, o Pinto a cair aos poucos tipo camara lenta.
Com isto, garantimos uma ida aos milhões.
Para o ano que vem, atacamos o título.
Viva o LFV viva o Jesus e viva a super bock
8 Março, 2014 at 14:55
+1 pela Super Bock.
E pela imagem. 🙂
8 Março, 2014 at 19:28
Tchim tchim
9 Março, 2014 at 0:08
brindo convosco mas, por acaso, prefiro sagres! preta!!
9 Março, 2014 at 3:59
para a próxima diz-me logo que a pós-produção da imagem é tua, caraças 🙂
8 Março, 2014 at 11:52
1 passo de cada vez. Primeiro tirar o FdP ou limitar a acção do Vitor Pereira do conselho de arbitragem. Segundo diminuir fortemente o número de clubes da 1ª liga (para 12). Terceiro enrabar os lampiões quando menos esperam e deixar o FCP implodir por dentro.
Não ouviram o que o Jesualdo disse como o SCP actualmente tomava decisões. Entravam somente aqueles com poder de decisão (pelo que percebi 3 ou 4) numa sala fechada e só saiam de lá com a estratégia delineada, sem influências ou pressões de terceiros. Vamos acreditar!
8 Março, 2014 at 12:54
cuidado e com o 3. ponto… Um olho no burro outro no cigano.
Se bem que nao vejo competencia ao orelhas para montar um sistema como o bufas. Tem e uma maquina maior!!!
Acho acertado primeiro destronar o bufon, e mais de metade do trabalho. Auando o orelhas ainda estiver a aquecer o lugar do Polvo, sera mais facil de derrubar.
No final, o Leao nao se senta no “trono”, mas destroi-o (so BdC tera condicoes de resistir a tentacao!!)
https://www.youtube.com/watch?v=gKrmkHLYBug
De resto totalmente de acordo.
12 clubes na primeira parece ser realmente o numero ideal actualmente. Mas nao vai ser facil.
Os clubes de baixo da tabela nao vao querer, os do topo da segunda tb nao, e ainda ha o Boavista!!!!!
DEpois ainda ha a resistencia de um clube com 12 (a 3 voltas) e liga de segunda (como a Macron e marca de segunda!!), esquecendo que a realidade financeira, dimensao e negocio do futebol Portugues nao da para mais mesmo.
A luta vai ser longa.
SL
8 Março, 2014 at 15:29
Não concordo nada com a redução de clubes.
Acho até que se devia voltar de novo para 18. Temos muitas semanas de calendário onde não há jogos!!!
Não é bom para os atletas, é mau para os adeptos e para o espectáculo!!!
Daí a nada estamos tipo Escócia, não?? Roda o disco e toca ao mesmo…
8 Março, 2014 at 18:29
12 clubes. 22 jogos
6 primeiros – jogam para o campeonato e Europa – 10 jogos 2. fase
6 ultimos jogam para a manutencao – 10 jogos 2. fase
Total 32 jogos… 12 derbys
Dobro de jogos com as equipes medias.
Dobro dos Derbys, mais GRANDES jogos, aumento da competitividade e espectacularidade, aumento dos jogos dificeis e incertezas do resultado.
Mais e melhor futebol, mais receitas televisivas e de bilheteira, menos para dividir o bolo.
Melhor liga…
Win win (excepto para os Aroucas, Olhanenses e Moreirenses desta e da segunda liga)
SL
9 Março, 2014 at 0:16
por acaso tb nao concordo.
se e pelos derbys e pelo valor dos clubes, até se pode fazer 6 clubes, 6 rondas , para que playoffs??
assim temos 18 desafios grandes isso é que é bom!!
9 Março, 2014 at 0:29
no fundo o quero dizer é que não e por ai!
As melhores ligas, espanhola e inglesa são-no nao pelo numero limitado de clubes..
ya ya e por uma questão de dinheriro…. balelas
o que interessa é a mentalidade.
a liga inglesa sempre teve as correctas mentalidade e competitividade, o jogo pelo jogo, jogar para ganhar.. só não era tão interessante porque não tinha jogadores de jeito, era só ingleses… entretanto deixou de ser.., passou a ter muitos muitos continentais (e cantona tudo mudou…) . Podem dizer que é por ser uma liga com dinheiro (o que é verdade) mas passou a ser apetecivel quando se juntou a competividade \mentalidade inglesa ao futebol não inglÊs… is not about the money
e se laliga agora e uma liga riquissima, se se lembrarem bem , tudo começou antes dos super planteis, dos galacticos, etc, à base de superduper orçamentos.. começou com essa mudança de mentalidade, do sevilha, do vigo etc irem a madrid barcelona para tentar ganhar e não para empatar…
mudem a mentalidade e em portugal (com ajuda de mercado de segunda sul americanos + mercados africanos) há futebol que chegue para haver espectaculo e 16 ou 18 equipas… mudem a mentalidade, tornem o futebol mais atractivo\competitivo e o dinheiro vem a seguir….
o dinheiro vem a seguir à mentalidade e à tradição e qualidade …
se fosse apenas o dinheiro, não seriam a liga norte americana e a russa top FOUR?! hello
My humble romantic opinion
SL
9 Março, 2014 at 0:30
ah
last but not least!!
transparencia, acabem lá com a corrupção e tudo fica mais bonito e fácil!!!
9 Março, 2014 at 10:47
na “mouche”
9 Março, 2014 at 14:57
A liga Espanhola e das mais desiguais.
Este ano ate e excepcao, com o Atletico a intrometer-se.
Mas este seculo temos Real MAdrid Galaticos e o Super Barcelona com 100 pontos no final e o terceiro com 60/70 pontos.
A liga Inglesa e de facto excepcao. Todos jogam para ganhar em qualquer campo. Mas essa nao e a mentalidade do Sul, e nao parece que sera tao cedo!!!
E nos anos 80 a liga Inglesa era so pontape para a frente.
Se os clubes nao tivessem 100M de premios (pelos direitos televisivos) cada um, para atrair, os Ronaldos e Mourinhos com ordenados chorudos, continuavam no pontape para a frente e fe em Fito.
O nosso futebol precisa de ser mais competitivo e igual (financeiramente e desportivamente). Imaginem o que seria hipoteticamente o Sporting hoje com o meio campo William, monte de merda, e Ronaldo, Nani nas alas!!!! Ok estou a sonhar, mas ainda nao paga imposto.
Precisamos de transparencia? Sem duvida. E fundamental.
Mas precisamos que o Guimaraes nao esteja na bancarrota, e que o Sporting consiga manter os Williamas (pelo menos umas epocas), e que o Olhanense tenha os ordenados em dia….
Para isso e necessario aumentar as receitas (sobretudo televisivas que o grosso), e dividir por menos.
Enfim, concordaremos em discordar.
SL
8 Março, 2014 at 11:58
Cherba, andas a tomar umas “merdas”!! Que texto brutal, estás cada vez melhor!!! Que lucidez na análise… No entanto, tenho a certeza que BdC sabe perfeitamente o caminho que trilha!! Estamos em fantásticas mãos!!
Amanhã em Setúbal com mais milhares de sportinguistas para demonstrar a grandiosidade deste enorme clube!!
8 Março, 2014 at 12:01
Fdx, talvez a capa mais ridícula da história da imprensa a da Borla de hoje!
8 Março, 2014 at 15:32
Por um lado não deixa de ser interessante analizar o óbvio. Vêm aqui “picar”… : )
8 Março, 2014 at 19:29
Qual capa?
9 Março, 2014 at 15:02
Tb ainda não tinha visto, está ridícula…
http://www.abola.pt/wsab/wfotosdia/wdiag.jpg
8 Março, 2014 at 12:11
Meus caros, a reunião/batalha campal a que se assistiu ontem vai para além de uma possível aliança Lisboeta, com a qual discordo e mais, o próprio presidente discorda. O único que vê benefícios é Luis Filipe Vieira, porque sejamos sinceros, ele prefere mil vezes lutar pelo titulo contra nós, uma equipa com pouca influencia nos bastidores, sem capacidade financeira de lhes roubar jogadores através do Jorge Mendes e uma equipa que está no ano zero.
Ontem assistiu-se, e daí as palavras do orelhas, á ultima cartada de Pinto da Costa em recuperar os poisos. Esqueçam o treinador, o que ele precisa é do fantoche certo, o treinador será depois um extra. Os 3 presidentes que se opuseram foram o Bruno de Carvalho, Luis Filipe Vieira e o presidente do Maritimo. São 3 clubes independentes, os dois primeiros por razões obvias e o marítimo porque desde que foram enrabados pelos corruptos, resolveram começar a apostar em jogadores da sua cantera e a cagar de alto para negócios com o bufas.
Estes 3 presidentes abandonaram a reunião porque a decisão estava tomada pelos seguidores do Bufas, todos quiseram antecipar as eleições e demitir o atual presidente da liga. É a vingança depois do caso da taça da liga. Carlos Pereira chegou mesmo a chamar de velho gagá ao bufas e a dizer que o Guimarães era o pau mandado do Porto. O núcleo duro das ligas está no Norte e muitas dessas equipas vê com bons olhos que os poderes permaneçam por lá, independentemente das enrabadelas a que são sujeitos.
O Orelhas ficou com certeza nervoso, ele é quem vai perder a influencia que tinha na liga e virou-se para o Sporting ( naturalmente) em desespero de modo a que alguém o ajude a não deixar o trono da fruta ser devolvido aos corruptos do norte.
Na minha opinião, enquanto o Porto não for afundado de vez, privado destas merdas de bastidores a que nos habituaram, o Sporting deveria focar atenções neles. São eles que ganharam tudo nos últimos 30 anos, são eles que mexem os cordelinhos deste futebol. ASSUMAM O CONTROL dizia a nossa curva, com uma imagem bem alusiva ao que se passa. O Benfica deverá ser sempre tratado a uma distancia segura, porque serão os primeiros a passar a perna assim que o trono da fruta fique livre outra vez. “Alianças só no dedo e é com a minha mulher”. Lembrem-se desta frase. NÃO FOI DITA EM VÃO. BRUNO DE CARVALHO VIU O BENFICA APROXIMAR-SE COM PROMESSAS DE ALIANÇAS ASSIM QUE SE TORNOU PRESIDENTE. E ele sabe que não pode ligar muito a que o orelhas diz. Aproveite a sede de poder do Benfica para derrubar o Porto, mas que vá preparando as costas para quando a facada nas costas surgir.
ENQUANTO HOUVER APENAS UM PRIMEIRO LUGAR, NÃO HAVERÃO NUNCA ALIANÇAS.
8 Março, 2014 at 14:59
+1. É isto.
8 Março, 2014 at 15:36
Facadas nas costas!! Mais cacifo!!!
Capelas, Duarte Gomes, etc…
8 Março, 2014 at 16:18
Eu digo em termos institucionais. Em termos desportivos recuamos 10 anos e temos os mesmos casos, constantemente. A única coisa que mudou foram as moscas ( e nem todas), a merda permanece a mesma.
8 Março, 2014 at 17:32
Está tudo ligado. Esta podridão é sempre a mesma!!
E é no campo que se vê os resultados institucinais. Aliança com as galinhas não nos tratá frutos em nada!!!
8 Março, 2014 at 15:53
“…ele prefere mil vezes lutar pelo titulo contra nós, uma equipa com pouca influencia nos bastidores…
Com esta frase resumiste a história do futebol português.
Boa análise.
8 Março, 2014 at 21:07
Grande Cherba e Grande Juve Boy… É isto tudo!
8 Março, 2014 at 12:14
E OFF-TOPIC
Cherba, que me dizes da capa da Borla? Bem original não é? Se ao menos nos tivéssemos lembrado daquilo primeiro pá…
8 Março, 2014 at 13:00
Fui ver de proposito.
LOLADA
8 Março, 2014 at 12:16
Não me parece que o Bruno de Carvalho se esteja a colar ao benfica. Penso que quem esteja atento ao seu discurso desde que se tornou presidente do Sporting pode perceber que para ele o benfica está ao mesmo nível do porto, ou seja, são adversários e não aliados. Dizer o contrário é entrar na carneirada anti-lampiões que nos levou que nem ovelhas durante décadas de croquettismo. O sistema neste momento é do porto mas de certo modo do benfica também. O que o Sporting quer não é colocar-se no lugar deles mas mudar as regras do jogo e para conseguir isso nunca o fará sózinho.
8 Março, 2014 at 12:36
Posta do Tascalho! Grande leitura. O sinal claro do que se avizinha está aí à vista. Conforme o Max diz, BdC foi o primeiro a sair da reunião, mas em toda a CS passa a imagem que viemos a reboque do Orelhas! Sem vergar a vertebral, O nosso Presidente tem de saber “jogar” neste xadrez. Esta onda de que andamos a reboque deles, a força renovadora, pode se-nos favorável. Como aqui disseram a 1a meta passa pela queda do bufas. Se calhar para que isso aconteça terão de haver preliminares com os cabeçudos! Mas é uma questão de nunca fechar os olhos nesse período, e quando o orelhas nos tentar meter a língua no lóbulo, já tem o punho todo metido lá dentro!
SL
8 Março, 2014 at 12:36
não me parece que haja colagem Sporting-Benfica, é algo apenas circunstancial.
sistema ainda é do porto, como se viu recentemente (na federação mandam Gomes e Herculano, homens do norte), na Liga mandam os clubes satélite que devem favores ao Bufas (Académicas, Guimarães, Paços, Bragas, Rio Ave) e que estão por todos os meios a tentar derrubar um gajo (Figueiredo) que não está a ir na corrente -.
A arbitragem neste momento não é de ninguém. Está a soldo. O “poder” do Benfica não está tanto no sistema, está na circunstância de muitos árbitros serem realmente lampiões (paratys, duartes gomes, proenças) e por outro lado, saberem que “errar” a favor do porto/benfica só traz benefícios às suas carreiras.
8 Março, 2014 at 12:39
Aos poucos, uma coisa aqui, outra ali, vão-se destapando panelas onde são cozinhados resultados.
Da arbitragem, já nós desde sempre soubemos; mas, agora, aparecem estas, sob a forma de cedência de jogadores em definitivo e empréstimos financeiros.
Bem, mas em Portugal “não se cozinham resultados”…
E a Liga que diz a isto?
E a Federação?
E o Ministério Público?
Ouvem e…fazem que não ouvem? Pois, é mais cómodo.
É fartar, vilanagem!!!
8 Março, 2014 at 13:09
Off-SIDE!!!!!!!! “Se o Benfica for categórico na vitória deste Domingo, dificilmente o título lhe poderá fugir, face à diferença de pontos, à natural galvanização e à deficiente valia do plantel do Sporting. Os jogadores à disposição de Leonardo Jardi são explorados ao máximo – vários estão a jogar acima do que normalmente, noutras circunstâncias, valeriam ou valerão – mas, por mais que os sportinguistas estejam esperançados, não parece haver estofo para fazer um campeão. Como muito provavelmente se verá já amanhã em Setúbal, ou no próximo fim de semana frente a um F.C. das Putas já realinhado, seja pela mão de Luís Castro, seja pela de Marco Silva”
8 Março, 2014 at 13:12
Sabem quem assina este texto? O Otário Ribeirinhas… na sua coluna de opinião naquele jornal estrangeiro. Isto é um insulto. Só mesmo em modo Fight & Resist é que se consegue lidar com a porcaria que é vomitada todos os dias contra o NOSSO ENORME SPORTING!
8 Março, 2014 at 13:15
*Jardim
8 Março, 2014 at 18:48
Esse Octávio, além de ter um problema de saúde decorrente de excesso de aspiração nasal, é um sujeito de um anti-sportinguismo primário, que não se coíbe de destilar veneno contra o Sporting em público.
8 Março, 2014 at 13:10
Pessoal, queria pedir um favor.
Estou pela Serra, apenas com telefone … podem ir colocando o resultado do Andebol, Juniores (contra o porto) e Futsal?
Não sei de links que mostrem estes resultados ao minuto …
Se for possível … Assim vou acompanhando por aqui 🙂
8 Março, 2014 at 13:14
Gosto do texto e gosto da leoa… (adoro uma mulher com calções de ganga rasgados…. nhammmmm). É soltar os LEÕES!!!!!!!!!!!!!!!
8 Março, 2014 at 13:19
Felizmente que o “Bernardo”, o “Rui Santos” e tantos outros estarolas, que por cá passam diariamente, são veadões. Caso contrário, hoje iriam salivar como o cachorro do Pavlov. Íamos ter inundação na Tasca.
8 Março, 2014 at 13:54
Esses nomes todos, não serão alter-egos alternativos do mesmo
viado? (no Brasil escreve-se assim, quando se quer dar a conotação que tu queres dar)8 Março, 2014 at 14:26
Obrigado pela correcção Ariel 🙂
8 Março, 2014 at 13:16
Parece-me que estamos a misturar coisas diferentes. Relembro que ainda esta semana, o jornal do Sporting explicitava o roubo que aconteceu no fim de semana no Restelo. O Sporting está a fazer o seu caminho independente, defendendo os seus interesses e impulsionando um futebol mais limpo e mais justo. Se outros clubes cooperarem nessas mudanças, melhor e recomendável, mas não é possível estabelecer a colagem entre Sporting e Benfica. Temos relações institucionais e espero que assim se mantenham. Há muito tempo que andamos às guerras com o clube da Segunda Circular, quando o grande nojo e o enorme concorrente estava lá em cima. Recordo que ao longo dos tempos o Sporting “colou-se” ao FC Porto de forma ridícula e nojenta.
By the way, Congresso Leonino, alguém vai?
8 Março, 2014 at 13:27
Drame convocado para Setubal.
8 Março, 2014 at 13:35
convocados para amanha
Guarda-redes: Rui Patrício e Marcelo Boeck.
Defesas: Welder, Maurício, Jefferson, Marcos Rojo, Eric Dier e Cédric.
Médios: William Carvalho, André Martins, Adrien Silva e Gerson Magrão.
Avançados: Slimani, Montero, Capel, Carrillo, Wilson Eduardo, Heldon e Dramé.
8 Março, 2014 at 13:37
o Vitor passa de suplente utilizado a não convocado.
e até entrou bem com o braga
8 Março, 2014 at 15:44
Confesso que não percebo o que se passa com o Victor!!
Eu gosto do gajo. Temporiza bem, solta, não tem medo de ter a bola. Sempre que entra não faz pior do quem lá estava…
9 Março, 2014 at 15:04
Vai jogar a titular na B. Bem que precisa de minutos e confiança.
8 Março, 2014 at 13:36
O rigaboss com uma gaja destas, nunca mais aparecia por aqui. Nem por aqui, nem em mais lado nenhum.
8 Março, 2014 at 13:45
Acho que a nossa guerra declarada ao porto acabou por ser benéfica para o benfica.
Viu-se bem no dia do jogo da luz quando choveram partes do estádio, se o Sporting não estivesse com o caso das meias-finais da Taça da Liga às costas, será que o BdC tinha-se servido das leis para ganharmos os 3 pontos?
Essa é uma dúvida que sempre teremos (eu pelo menos tenho-a)…
Acredito que o BdC se calou porque achou que abrir uma guerra com o benfica lhe iria causar 2 problemas:
1- Perdia o apoio do Vieira nestas reuniões de clubes;
2- Perdia crédito aos olhos de todos os rivais por se “queixar por tudo e por nada”, sabendo-se logo que a CS nos iria cair em cima.
A minha opinião já a tinha dado, era entalá-los na altura, não jogámos naquele dia e 2 dias depois fizemos uma figura muito triste na luz, não sei se o Jejuns re-preparou a estratégia face ao nosso 11 inicial que ficou conhecido logo no dia da chuva metálica se outra coisa qualquer. O que é facto é que perdemos e podíamos ter ganho porque a lei estava do nosso lado.
Agora iremos levar com penaltys oferecidos ao benfica e golos anulados aos seus adversários até ao final do campeonato sem que haja grande contestação da nossa parte. Sim, eu li o nosso jornal, mas isso são “piners”.
8 Março, 2014 at 14:31
Á imagem do LOL de Portugal! Ganhar na secretaria pois ja se previa o Baile que foi, se bem que neste blog diziam-se coisas tais como: ” os lampioes com o Montero e o Muçulmano levam 3 ou 4! Leo garden rocks, etc!!! Tem juizo pá, andaste a mamar a pata ao velho pinto anos a fio e agora que te deslocaste dele ja estao á frente dele, o Benfica tem melhor plantel, mas voces com um made in estao na luta, e para o ano sera melhor ainda! A falta de inteligencia aqui é assustadora! O vosso presidente ja percebeu, voces ainda não! Iiióóhh
8 Março, 2014 at 16:49
Chupa-me no pífaro,
Passar os dias em blogues de sportinguistas significa que queres ser sportinguista.
Desampara a loja paneleiro pois que por aqui não queremos saber nada sobre opiniões de merda como a tua.
8 Março, 2014 at 17:13
Essa de «ganhar na secretaria» fez-me lembrar aquela ocasião em que o Canigia agrediu o Peixe e o árbitro expulsou-o. O teu ‘clube’ não gostou, e como sempre teve gente nas secretarias da Federação (João Rodrigues, Romão Martins, et all) fez queixinhas e os lacaios mandaram repetir o jogo que o Sporting tinha ganho. Teve que vir a FIFA anular a artimanha e homologar o resultado do 1º jogo.
Também é por causa da influência que o teu ‘clube’ tem nas SECRETARIAS que o Luis Horta, Director do laboratório anti dopagem foi obrigado a calar-se e a deixar de fazer controles aos atletas dessa agremiação. O que diga-se de passagem, é muito estranho, depois de várias análises positivas e de ter morrido um atleta em campo. Desde que arranjaram maneira de destacar o Luis Horta para fora do país, por via das influências que movem nas SECRETARIAS, nunca mais ninguém se atreveu a perturbar o sossego dos obreiros do lampionismo.
O Engenheiro Fidalgo (outro homem das Secretarias) agora até passa a vida a aparecer na televisão em locais que não são da sua jurisdição, sempre em defesa dos interesses da lampionagem. Vai para dentro de campo acalmar o J.Jesus com grande familiaridade, e até dá palmadas amigáveis na peida do Raul José, e quando o telhado da barraca caiu, lá estava ele também em cena.
E já agora, vens falar em “ganhos na Secretaria”, deves estar a referir-te ao episódio que envolve o fcporto e o seu atraso propositado: quem é mostrou ter poder na Secretaria, tendo lá o Juíz Herculano e outros, a desfazer a decisão da Liga? Não é o Sporting, pois não?
8 Março, 2014 at 17:15
O lol de Portugal? Só pode ser a agremiação Corrupta que anda há tantas décadas a roubar à vista de toda a gente, e não acontece nada. Isso é que só dá vontade de rir, por ser uma situação tão caricata.
8 Março, 2014 at 17:45
Tens toda a razão com a questão do chop-chop. Olha agora o o caso do Messi. Não para de vomitar durante os jogos…
8 Março, 2014 at 17:46
E não foi o R. Amorim que foi apanhado??
8 Março, 2014 at 15:03
Partilho da mesma dúvida. Acho que não se quis abrir duas frentes ao mesmo tempo.
8 Março, 2014 at 15:50
É isso mesmo “à solta”. Só não vê quem não quer!!!
Parece óbvio que há uma certa aliança. Não me agrada nada. E sim, fomos muito brandos com a lã de vidro (material proibido, atenção).
8 Março, 2014 at 16:04
Não há aliança nenhuma. Não podemos é estar a abrir demasiadas frentes ao mesmo tempo. Em relação aos porcos o antagonismo é assumido, e a luta também. Em relação aos encornados é aos benefícios que têm vindo a colher, as baterias estão dirigidas às arbitragens. Não atacar directamente alguém não é o mesmo que estar aliado…especialmente se, ainda que indirectamente, há ataques que são feitos.
É óbvia a diferença de tratamento que tem sido dada aos porcos e aos encornados, porque com os porcos temos uma guerra aberta, e porque nós temos que concentrar num alvo de cada vez. Os encornados vão ter a vez deles, não se preocupem…
8 Março, 2014 at 17:40
Hic,
Não achas que fomos, vá lá, no mínimo simpácticos na remarcação do jogo??
Eu concordo com o Leão à solta. Quisemos apoio da liga para a taça da carica e trocámos isso por benovolência com os lãzudos.
Este momento resume esta argumentação de forma clara:
http://1.bp.blogspot.com/-FMPwkbbpi-M/UwJbLE_uAzI/AAAAAAAAALs/a9KZlNdyJpQ/s1600/M%C3%A1rio_Figueiredo_festeja_golo_do_Benfica_com_Lu%C3%ADs_Filipe_Vieira.jpg
8 Março, 2014 at 17:58
Claro que acho que fomos simpáticos. E também acho que só não tomamos outra atitude por duas razões:
1. Por muita razão que tenhamos (e temos), temos que ter consciência que o peso que temos actualmente nos centros de poder do futebol é nulo. Zero. E nestas condições, ter uma guerra aberta com os dois pólos de poder ao mesmo tempo é suicida. Parece-me bem mais inteligente atacar um dos pólos e obter o apoio tácito do outro – a disputa entre eles nunca esteve tão equilibrada, e atacar um deles resulta inevitavelmente na “colagem” do outro a esse ataque. É PRECISAMENTE O QUE ESTÁ A ACONTECER AGORA.
2. Se queremos expôr a vergonha que é o nosso futebol, e obrigar a CS a fazer o que nunca faz, que é colocar os assuntos incómodos na agenda de notícias e mantê-los lá, temos que o fazer com um assunto de cada vez e espremê-lo até ao tutano, desmontando-o meticulosamente, para a seguir passar ao assunto seguinte. Fazer barulho com vários assuntos ao mesmo tempo é só ruído, é uma amálgama de muita coisa que no seu todo não é nada de concreto. É a melhor maneira de diluir a importância de cada um dos assuntos, e permitir esconder os seus contornos.
Nestes pressupostos, se me perguntarem entre o caso da Liga e o caso da Lã, em qual é que eu preferia que tivessem pegado, por todas as razões direi que preferia que se tivesse pegado no caso da Lã. Mas como sabemos, o caso da Liga aconteceu antes…
8 Março, 2014 at 19:52
É isso tudo 😉