Na semana que antecedeu a recepção ao Braga, disse, várias vezes e em diversos locais, que, atendendo ao calendário e aos jogos extra que vermelhos e azuis têm para disputar, íamos entrar nos cinco jogos decisivos para este campeonato. E que, caso conseguíssemos vencê-los todos, dificilmente deixaríamos de lutar pelo título até à última jornada.
Começámos bem, vencendo de forma sofrida mas convincente os arsenalistas, ficando com mais quatro jogos a disputar, para fechar esse ciclo decisivo: Setúbal (f), fcp (c), Marítimo (f), Guimarães (c). Aos nossos rivais, esse mesmo ciclo traz Belenenses (f), Estoril (c), Nacional (f), Académica (c), Braga (f), no caso do Benfica; Guimarães (f), Arouca (c), Sporting (f), Belenenses (c), Nacional (f), no caso do fcPorto, e o arranque foi dado, como eu esperava, aos soluços: o frutinhas empataram em Guimarães, os lampiões não empataram em Belém porque a equipa de arbitragem assim não quis.
No final desse jogo do Restelo, dizia-me o meu pai «o Sporting tem é que continuar a fazer o seu trabalho, a ganhar os seus jogos e, depois, logo se vê». O problema, respondi eu, é que o Sporting está a fazer o seu trabalho, mas, ao que parece, isso não chega.
E é este o grande problema. Aquilo que se passou em Belém foi vergonhoso, com a agravante de ter sido, apenas, mais um episódio sem decoro dos que temos tido oportunidade de assistir ao longo desta época. E, este, com direito a novela e tudo: Belenenses não quer adeptos encarnados na sua bancada de sócios; benfica mostra-se indignado; fazem as pazes deixando o melhor jogador pastel de fora e mais outros dois com ligações ao benfica. Nojo? É pouco.
Obviamente que, para o comum adepto do benfica, o que se passou foi ou perfeitamente normal, ou um ajuste de contas em relação à primeira volta, ou tudo isto não passa de conversa de quem não está em primeiro e eles são os maiores porque jogam muito à bola e até estão em todas as competições (lá está, a falta de vergonha na tromba fá-los achar normal a forma como, por exemplo, garantiram a continuidade na Taça de Portugal). Mas, sinceramente, estou-me a cagar para o que os adeptos rivais pensam. Estou bem mais preocupado com o que nós pensamos ou, mais especificamente, com o que o nosso presidente pensa.
Vê-lo abandonar, ontem, a reunião de clubes ao lado de LFVieira, deixou-me, senão preocupado, pelo menos incomodado. E quando ouvi o presidente encarnado afirmar que «o futuro do futebol português passa por Benfica e Sporting», soaram todos os alarmes. Eu não sei qual é a estratégia de Bruno de Carvalho e, que fique escrito, confio plenamente no seu trabalho. Percebo, até, que seja mais fácil virar o tabuleiro de jogo tendo uma parceria de peso. Mas, e é fundamental que nunca nos esqueçamos, não é por mandar as peças de cangalhas que o jogo deixa de estar viciado! Aliás, o maior desejo de LFVieira é, precisamente, que o tabuleiro vire para ocupar ele o lugar que, nas últimas décadas, foi de Pinto da Costa. É por essa “verdade desportiva” que o líder encarnado tem lutado ao longo dos seus mandatos. E é dela que está cada vez mais perto, com o bobo Jesus a animar as hostes com os seus “limpinhos, limpinhos” e as célebres e repetidas “foi uma excelente arbitragem”, de cada vez que lhe dão colinho.
E há outro pormenor do qual não podemos esquecer-nos: nesta luta pela “verdade desportiva” que mais lhe convém, o Benfica não está só. Há toda uma máquina montada, que os torna mais perigosos do que o clube da fruta. Essa máquina passa, obviamente, pela comunicação social, para quem a verdade jornalística e o apurar/noticiar factos, passou a traduzir-se em vendas ou audiências. Das manchetes do CM aos dias inteiros dedicados ao funeral de Eusébio, das capas patéticas como a que, hoje e mais uma vez, a Bola faz, passando pelas manhosices do Record ou por pormenores propositados como aquele com que o lampião Sobral nos brindou, no fim-de-semana, ilustrando uma goleada sofrida por Domingos, na Turquia, com uma foto em que ele aparece… de Leão ao peito.
No fundo, depois de termos feito frente ao sistema, temos perante nós um desafio bem maior: fazer frente a uma máquina que, à descarada, foi sendo oleada. Hoje, com Pinto da Costa encurralado nos seus próprios erros (ir buscar Marco Silva será passar um atestado de incompetência a si mesmo) e sem dinheiro para tentar um golpe de teatro, está aberto o caminho para LFV e sus muchachos avancem para a tomada do poder sem se preocuparem, sequer, em disfarçar as artimanhas. Afinal, andamos há mais de uma década a ser preparados para o que aí vem.
Não admira, por isso, que me chame a atenção ouvir um vice do Estoril, a dois dias de ir à Luz, afirmar que o jogo vai ser muito complicado porque “O Benfica aprendeu muito com o que aconteceu a época passada. Hoje a equipa tem alternativas para gerir a sua vantagem”.
Claro que tem alternativas ao futebol de merda que vem jogando e que a comunicação social (lá está) transforma num Benfica “mais maduro e mais virado para o resultado do que para o espectáculo”. Essas alternativas ficam bem explícitas no passado fim-de-semana. E, a julgar pelo discurso canarinho, podem voltar a ser utilizadas já nesta jornada.
A nós, cabe-nos ganhar em Setúbal, com onze Leões em campo e milhares nas bancadas. Desejando que, mesmo que nos impeçam de chegar às tão desejadas conquistas, a nossa direcção perceba todo este jogo de bastidores em que, tal como aconteceu no passado em que os azuis nos quiseram como parceiros, os senhores que buscam conquistas a qualquer preço apenas nos olham como um aliado perfeito na tomada do poder.
artwork: Ricardo Tadeu
8 Março, 2014 at 20:31
Penso que só pela amostra deste ano já se percebeu que alianças só na mão da esposa. Basta-me ver a capa do jornal do Sporting para ficar tranquilo que essa continua a ser a postura da Direcção.
O Presidente já tinha dito que queria discutir os temas e não as pessoas. Mas pelos vistos quem estava naquela reunião estava preocupado com questões pessoais. Se não havia nada que lhe interessasse, acho que fez bem em sair. Não saiu com o LFV (até porque saiu antes). O LFV é que talvez tenha sentido necesidade de o seguir, é compreensivel…
É que já se percebeu que esta Direcção e este Presidente fazem parte do futuro do futebol português e quem ficou naquela reunião está rapidamente a passar à história.
8 Março, 2014 at 20:53
Tomem lá…
Para abrir o apetite…
http://youtu.be/pHa7Tw-Krf8
8 Março, 2014 at 20:59
Vitoria perante o Aguas, e o Benfica caiu em Braga. Pode ser afinal haja 4 candidatos…
8 Março, 2014 at 21:29
só consigo ler metade do post… 😀
a 1ª parte do texto,imagino que esteja igualmente boa..bom!
8 Março, 2014 at 21:34
Não sei se já aqui publicaram isto, mas eu não resisto a fazê-lo.
http://leoas.tumblr.com/image/76110544910
Duarte Gomes: chutado para canto por duas vezes, segundo consta, por dois sportinguistas que se perderam de amores por esta leoa. Agora começa a fazer sentido. Ahahah, toma e embrulha, meu pulha de merda!
8 Março, 2014 at 21:59
essa cena do «estamos a ser preparados há mais de 1 década para o que ai vem» não me convence. É que se o nosso buraco de 200 milhões nos colocou fora de jogo… um buraco lampiónico de 400 milhões vai ter um efeito muito mais dramático. Aqueles gajos já estão a pedir empréstimos aos empresários (rodrigo e almeida).
8 Março, 2014 at 22:09
Fiquei desiludido com o emprestimo do betinho e do João Mário ao V de Setubal tal como está.
O contrato devia ter clausulas. Se jogassem contra o Sporting o V. de Setubal devia ter que pagar “mais” uns 400 mil euros pelo emprestimo por cada jogo que cada um deles fizesse. Isso já bastaria para os inibir de os colocar a jogar contra nós.
Nunca pensei que o BDC os “desse” de borla e ainda podessem jogar sem qualquer clausula para nosso proveito económico visto que não os podemos proibir de jogarem, porém, à clausulas económicas que poderiam ser assionadas e isso inibiria certamente a sua utilização.
8 Março, 2014 at 22:11
Hoje vinha no carro com a minha irmã e uma amiga. A minha irmã é leoa, mas a amiga é benfiquista. A dada altura, meto-me com ela: “então, T, que tal a vossa visita ao Restelo?”, ao que ela responde “então, ganhámos. Por mim pode ser sempre assim, porque eu quero é ganhar”. Portanto, por mais que goste dela, e gosto mesmo, dei por mim a pensar que até já estão iguais aos amigos do norte, no que a consentimentos diz respeito. É triste. Sozinhos em frente, por duas razões: temos força de sobra para isso, e porque fazê-lo de outra forma seria conspurcar caminhos e seguir a lógica do que queremos combater.
11 Março, 2014 at 1:29
Oh seu caralho, que não encontro outro nome para tamanha burrice…. O golo anulado ao Belenenses foi ao minuto 92??? Vocês são mesmo atrasados mentais… Então o vosso clube de merda tem um penalti fantasma ao minuto 85, e mesmo assim os merdas de Setúbal ainda empatam com outro penalti fantasma… ou seja 2 golos em 5 minutos, e no restelo o Benfica tinha 30 minutos para marcar um golo e não ia marcar? Como podem saber que isso iria acontecer? Já sei, porque os golos do Monteiro Sempre Adiantado 2 Metros, são todos legais….e o penalti do painel de publicidade sobre o Cedrico Merdoso Soares? Mas vocês comem merda às colheres????
8 Março, 2014 at 22:18
Excelente ‘post’, mais uma vez Cherba!!!
Bom, e para amanhã, quem vai?
Eu vou!!! E levo mais dois Leões! Estão a pensar em marcar algum lugar para a malta d’A Tasca se encontrar??? eu devo ir comer choco ao Leo dos Petiscos (no fim da Av. Luisa Todi a caminho das praias), Aí pelas 14 hrs!!!
Vamos lá apoiar o NOSSO Sporting Clube de Portugal!
SL
8 Março, 2014 at 22:44
Para mim essa história da suposta aliança é uma parvoíce. Por várias razões:
1) A declaração no início da época e após o roubo na taça: “Alianças só no dedo e é com a minha mulher”.
2) As exposição do roubo de Belém no jornal do Sporting precisamente no momento em que se fala da suposta aliança.
3) Isto tudo começou com a palhaçada que foi o conselho de presidentes. E como já foi dito, o primeiro a pôr-se a milhas foi o nosso Presidente. Se alguém o quis seguir, não é problema nosso.
4) Quem deu a entender isso foi o Orelhas, que à saída dessa mesma reunião disse que “o futuro do futebol português tem de passar pelo carnide e pelo Sporting”. O facto de desejarmos a mesma coisa num determinado momento (não compactuar com a subserviência dos clubes pequenos ao Bufas) não significa, nem de perto nem de longe, que queiramos as mesmas coisas no que diz respeito ao futebol português. E sabem qual será o principal ponto de conflito? Nós queremos sorteio de árbitros, eles querem nomeações. E de certeza que querem manter o Vitó Pereira no poleiro, pelos bons serviços prestados esta época. Basicamente, tudo o que tiver a ver com arbitragem, tenho a certeza que estaremos em desacordo. Mais, O facto do Orelhas ter falado do Sporting só me diz que o traficante já viu que ou anda a reboque do nosso projecto para mudar esta merda ou fica na “terra de ninguém”.
5) Não obstante disto tudo, obviamente que sozinhos mudamos uma piça. Todos os clubes que se quiserem associar a este movimento são bemvindos, chamem-se eles carnide ou Olhanense. Há muita merda para mudar e em alguns pontos estaremos de acordo, como por exemplo, remover os Ladrões d’Oiro dos centros de decisão (Herculanos e demais capangas), a questão dos impostos e outras. Mas, como já disse no ponto anterior, chegará o momento da discórdia (porque a chico-espertice está lhes nos genes) e nessa altura é que se verá se há alianças.
9 Março, 2014 at 13:08
Só há duas coisitas que não percebo:
1 – O Benfica não foi claramente prejudicado na primeira volta, onde o jogador do Belenenses marcou o golo do empate em nítido fora de jogo?
2 – O Sporting não ganhou ao Belenenses com um pênalti cometido fora de campo?
Nestes casos onde meteram a indignação e a denúncia?
Ah pois…
9 Março, 2014 at 13:43
Se não percebes, também não vamos ser nós a explicar-te.
Puxa pela cabeça pá…
10 Março, 2014 at 14:20
Oh Cherba desculpa lá mas és assim tão atrasado mental ou só gostas de falar em teorias da conspiração? O teu treinador diz que bateram o recorde de mais golos anulados, no entanto não diz que tambem bateram o recorde de maior numero de golos validados em fora de jogo. Já vais a caminho do setimo…lugar…outra vez.
11 Março, 2014 at 1:19
E falar de futebol??? Não falas? Não percebes? Ainda tens a lata de usar o diminutivo de um jogador que foi aldrabado e esquecido pelo teu clube? Mais vergonha que isso? Só uma varanda que cai e mata os próprios adeptos.
Queres ver futebol? Vai ao youtube, procura por Benfica x Sporting 18ª jornada e agradece a todos os deuses por não teres saído de lá humilhado. Aliás, foste humilhado…e se por um pequeno acaso tivesses levado 5 ou 6 (que era o resultado justo, não fosse o S.Patrício estar em dia sim) hoje nem falarias na hipótese de estar em 2º lugar, mas sim, em conseguir manter a Liga Europa, porque depois de uma humilhação, que seria merecida, enfiariam o rabinho entre as pernas e não ganhariam mais nenhum jogo…. Espero, sinceramente, que nesta próxima jornada, o fcp vos dê uma lição e os humilhe perante os vossos adeptos… Eu vou aplaudir, de pé! Porque é só isso que merecem…