29 de Outubro , 1972 //Sporting Clube de Portugal 0 – Leixões 1// Foi o jogo mais rápido de sempre no campeonato português, durando cerca de sete minutos. O jogo mal tinha começado e num lance do ataque do Leixões o fiscal de linha marca fora de jogo mas o árbitro marca grande penalidade contra o Sporting. Vítor Damas defende… Mas o árbitro manda repetir. E o Leixões marca na segunda tentativa. Começam a chover as primeiras pedras do peão. Lance seguinte, um ataque do Sporting e o defesa do Leixões corta para canto… Mas o árbitro marca pontapé de baliza, que não chegou a ser concretizado. Os sócios e adeptos do Sporting, desde a Cabeceira, Peão e Central invadiram o campo linchando o árbitro em pleno relvado. Os jogadores temeram pela vida do árbitro, que viu a morte bem perto. O Estádio José Alvalade ficou interdito durante nove jogos. Mas os sportinguistas já estavam fartos… Fartos!!!
O árbitro chamava-se Carlos Lopes e deixou de arbitrar depois deste mesmo jogo, para ser visto com regularidade no Estádio da Luz.
[…]
A propósito deste acontecimento, recorda Alhinho:
«Foi um dos episódios que mais me marcaram em Alvalade. Aquele dia não correu bem ao árbitro e os adeptos perderam a paciência. Um pontapé de baliza mal assinalado foi a gota de água. Os adeptos começaram a saltar a vedação do lado da bancada nova, que ainda era peão, e desataram a agredir o árbitro. Eui fui o primeiro a chegar ao pé dele. Quando o homem já estava deitado no chão a levar pontapés na cabeça de quanto era lado. Deitei-me em cima dele e ainda levei algumas por tabela. Depois chegou o Yazalde e os outros colegas e tudo se acalmou. Quando o homem se levantou, deitava sangue da boca, do nariz e dos ouvidos. Acho que lhe salvei a vida. Fizemos um cordão e lá o retirámos do campo.
No final dessa época, o Sporting deslocou-se a Espanha para participar no torneio de Sevilha, onde também estavam o Benfica e duas equipas espanholas. No dia de folga fui dar uma volta ao El Corte Inglês e, num dos corredores, dou de caras com o senhor Carlos Lopes. O homem nem me deu tempo para estender a mão, “Oh Alhinho, estás bom pá ? Olha, deixa-me agradecer a grande ajuda que me deste naquele dia, já tinha tentado entrar em contacto contigo, mas não consegui, até disse ao teu sogro lá em Coimbra para te agradecer o facto de me teres protegido.”, Respondi-lhe que não se preocupasse, que o mais importante era a saúde dele, mas havia ali qualquer coisa que não batia certo. O Carlos Lopes em Espanha ? É que naquele tempo não era muito habitual encontrarmos portugueses no estrangeiro. Não resisti e perguntei-lhe: “Mas o que´é que estás a fazer em Sevilha ?”. O homem, com um ar orgulhoso, disparou convicto, “ora, Alhinho, vim ver o meu Benfica !.»
11 Março, 2014 at 12:58
Não consigo achar que a violência resolva o que quer que seja, pelo menos á descarada, nos bastidores talvez resolva mas isso é o que fazem os outros …
Mas depois, um gajo vê que para o jogo como o porto é o Olarápio que está nomeado e com tanta antecedência… só pode ser provocação !
Isto é provocação á espera que o Sporting ou os Sportinguistas cometam algum “deslize” …
11 Março, 2014 at 13:05
O “deslize” só pode ser irem lhe à tromba antecipadamente.
(Nós não sabemos porque lhe “lavamos” as trombas … mas ele sabe com certeza!
11 Março, 2014 at 13:16
É a solução guarda Abel.
11 Março, 2014 at 13:02
Duas em um.
T-shirts negras com o símbolo do Sporting e uma frase estampada nas costas a referir qualquer coisa sobre o roubo a um preço acessível a todos, tenho uma do dia verde mas desta vez pensem em todos os tamanhos que a minha cabem dois como eu lá dentro.
Talvez quantos golos anulados faltam para entrarmos no guiness?
11 Março, 2014 at 13:02
Dados do Olegário?? Alguém sabe a sua morada? telefone? local de trabalho?
11 Março, 2014 at 13:05
Manolo Vidal infelizmente já não nos pode ajudar.
Marinho Neves ainda pode.
11 Março, 2014 at 14:19
Já pensei nisso.
O Marinho Neves seria uma excelente ajuda para podermos antecipar algumas ocorrências…
O que ele escreveu no facebook depois de Setúbal:
«Como já é difícil destronar o Benfica, há que conquistar a qualquer preço o primeiro dos últimos porque essa posição dá acesso à Liga dos Campeões. Cuida-te “Esporting”»
E já hoje, a propósito do Boiquerença:
«Aqui vai um relatório: Olegário Benquerença é capaz de tudo para conseguir atingir os seus objectivos, mas mesmo tudo. Basta analisar a sua carreira e tomar conhecimento de como geriu todas as suas promoções. Para além disto, está em final de carreira e está preso por fios. Sabendo que vai enfrentar uma poderosa máquina de poder, em caso de dúvida beneficiará sempre o mais poderoso. Quanto ao Sporting, tem de cair na real e deixar o medo nos balneários acreditando sempre que é possível contrariar forças ocultas. Ser cuidadoso nas zonas perigosas, não dar baldas para que o o árbitro invente, obrigando-o a entrar no escândalo se houver intenção de benefício. Pensar sobretudo e somente no jogo. O árbitro sabe que vai estar sobre atenção redobrada e depois do escândalo no jogo do Sporting da semana passada, a pressão é ainda maior.»
11 Março, 2014 at 18:46
Este anda quase sempre um passo à frente se lhe derem os meios, ele trata do resto.
11 Março, 2014 at 13:05
O Olegário vai começar o “seu festival” em Alvalade…
Pela amostra sucessiva de cartões amarelos aos jogadores do Sporting…!
Depois… “amansado” o Leão, vai passar à segunda parte do “festival” que é “levar” o clube do bufas ao colo…!
No próximo jogo “a máscara” vai cair completamente…!!
Ahhh…e o Mota…? -É o fim da macacada…!!
O Vítor Pereira perdeu definitivamente a vergonha e o bom senso…!!
SL
11 Março, 2014 at 13:14
O arranjinho esta feito so falta mesmo o embrulho!
Solução marcar 4 golos para dois serem validados!!!
11 Março, 2014 at 13:17
P/ mim a solução era transformar o Alvalade num estádio à Inglesa: Fechar o fosso e retirar as vedações.
Os adeptos não são estúpidos sabem q uma invasão equivale a uma interdição. Mas os árbitros e sobretudo os fiscais-de-linha passavam o jogo todo a sentir o nosso bafo na nuca!!
Haviam de ver se não aumentava logo o respeitinho!!
11 Março, 2014 at 13:21
Ora vão lá ver quem apita o Nacional-benfica…
11 Março, 2014 at 13:41
manuel mota…
11 Março, 2014 at 13:23
Um promenor interessante..
Pedro Proença vai apitar o jogo do Estoril, apesar de todo o nojo que me dá todo este sistema, da um certo gozo ver o velhote de lá de cima borrado a este ponto1
11 Março, 2014 at 14:01
“Promenor” anotado.
11 Março, 2014 at 13:29
Se não querem prejudicar o nosso SCP, tudo o que sejam manifestações violentas concertadas (em grupo) dentro e fora do estádio está fora de questão. Em especial, uma invasão de campo (mesmo que esta fosse pacífica). Estão legalmente previstas elevadas multas para o Clube, a interdição do estádio e mesmo perda de pontos na classificação, ou seja, tudo o que nós NÃO queremos!!!
Em alternativa, a mobilização geral dos adeptos para uma mega manifestação junto da AR e da sede da FPF (onde está centralizado o poder de decisão relativamente às arbitragens), com o cortejo a sair do Marquês de Pombal às 14h em direcção a estas localizações, e o regresso a fazer-se até ao nosso estádio (às 17h para permitir a entrada atempada de todos).
Se 15mil polícias deu o barulho que deu na CS, imaginem 30, 40 ou mesmo 50mil adeptos. Era inédito, épico e têm aí a projecção internacional pretendida. Faixas, cartazes, estandartes e cânticos de apoio ao SCP e de protesto contra a corrupção e a falta de verdade desportiva no futebol português. (Atenção que as autoridades devem ser avisadas com atencedência, nos termos legais)
No estádio, repetir em todos os jogos a acção dos 3 minutos de costas voltadas para o relvado, com tarjas e cânticos a acompanhar (depressa se pode tornar algo de especial).
Cherba, se assim o entenderes, a Tasca podia ser a percursora destas medidas, que decerto se espalhariam rapidamente nas redes sociais.
SL
11 Março, 2014 at 13:51
Sim acho q teria algum impacto, de facto!
11 Março, 2014 at 14:11
Sente se aqui uma voz que sabe de leis. Vamos acatar!
11 Março, 2014 at 15:45
Parece-me muito bem. E capaz de ser mesmo a melhor medida.
Algo com impacto nacional e internacional, sobretudo se se repetisse por vários jogos. Imaginem uma qualquer tv ou radio estrangeira: “Em Portugal, os adeptos do Sporting tem vindo a realizar manifestações sucessivas frente ao parlamento chamando a atenção para a corrupção que graça no futebol português, dizem, de há 30 anos para cá. O principal visado e o FC Porto, bla, bla, bla. Estes adeptos adoptaram também o ritual de em todos os jogos virarem as costas ao jogo durante vários minutos, como forma de protesto, bla, bla, bla…”
11 Março, 2014 at 13:31
Atenção .. concordo que o Sporting foi prejudicado admito perfeitamente, agora custa me a crer que um clube que é propositadamente prejudicado o arbitro marque um penalty no fim do jogo quando corria o risco de o Setubal nao fazer mais nenhum ataque. Nós nao queremos ganhar o caneco como os outros queremos ganhar da mesma maneira , é legitimo os adeptos dos dois clubes quererem o mesmo não? E Bruno de Carvalho pessoa que admiro e tenho como bastante inteligente ele já percebeu e por isso senta-se ao lado de lFV e nao ao lado do Pinto da Costa. E sinceramente acho que as coisas estão a mudar e axo que a entrada do Bruno de Carvalho a nao subserviencia ao pintinho como outros ex dirigentes vossos mais a benfica tv que retirou muita margem de manobra à Sport Tv estão acabar com esse império e espero que esteja acabar esse reinado e para ajudar a terminar com esse reinado era o porto nao ir a Champions segundo que sei que trabalho com empresas uma dessas empresas de segurança nao lhes pagam à 3 meses o que ajuda a perceber um pouco melhor a demissao do Angelino Vieira.
11 Março, 2014 at 14:08
Como te disse lá em cima….
Eu estava lá e a minha explicação é a seguinte:
1 – O fiscal invalidou o golo ao adrien
poucos minutos depois toda a bancada à volta do arbitro começa a gritar “gatuno” e o arbitro começa a ficar à rasca.
2- Há o lance do golo do slimani e o fiscal não teve coragem de voltar a prejudicar o Sporting. Depois de ver as repetições estou convencido que entrou e a melhor imagem até é, aquela onde se vê o fiscal.
Aqui o arbitro não teve influncia nestes dois lances pois seguiu a indicação do fiscal.
Durante a primeira parte o arbitro mostra amarelo ao rojo por uma falta igualzinha à do Capel.
3- Intervalo. Aqui os arbitros já sabem da merda que fizeram
4- Amarelou o Mauricio pois este fez falta e isso era o que o arbitro precisava. (assim de repente o nome Fejsa ,para não dizer Maxi e Quaresma vieram-me à cabeça)
5- penalty ao slimani por marcar que o arbitro fingiu que não viu
6- penalty sobre capel igualzinho à falta do rojo na promeira parte. O arbitro foi obrigado a marcar já eram muitos lances.
7- invenção do Zequinha nas barbas do arbitro. O Arbitro (que é do Porto, não esquecer!) tem a desculpa perfeita para nos roubar !
Quanto a mim parece-me claro !
11 Março, 2014 at 13:36
Todos a Alvalade vestidos de Negro.
Todos com um apito na boca.
E depois é só apitar quando quiserem!
😉
11 Março, 2014 at 14:47
Tb não é má ideia, um constante barulho insurcedor de apitos durante todo o jogo. Devia atrapalhar bastante a acção do árbitro, o q só pode benefeciar o Sporting …
Para além da mensagem clara!
E um apito é baratucho, e passa facilmente pelo controlo entre os colhões, mesmo dos menos avantajados!
11 Março, 2014 at 13:39
Vao fazer alguma coisa em relaçao a multa dos 300 euros? Uma ideia o Bruno de Carvalho podia passar nos ecrans imagens dos melhores momentos dos arbitros 😀 para todos verem o impacto audiovisual juntamente com o impacto dos assobios em massa sempre que o arbitro arbitrasse alguma coisa a favor ou contra por exemplo :X
11 Março, 2014 at 14:15
Não achas que ja estás a abusar do espaço ?
Se és benfiquista (repara que não digo lampião), porque andas aqui a opinar tanta vez ?
Não se arranja nada para os teus lados ? Se estás a querer mudar de clube…serás sempre bem aceite 🙂
Agora se preferes continuar de encarnado acho que dares ideias neste espaço não fazem muito sentido
Não te parece ?
Já percebi que tmb queres lutar contra o sistema instalado há 30 anos mas o teu presidente tmb não é flor que se cheire. Aliás entre os dois o Pinto ao menos já está na curva descendente. O Vieira parece que apenas quer substituir o sistema, não acabar com ele. Espero estar enganado e fico à espera que o Vieira apoie o Bruno de Carvalho nas medidas para o futebol português. Sem duvida todos teriamos a ganhar com isso.
11 Março, 2014 at 13:41
se tivermos acesso à conta de email do Vitor Pereira ou arranjarmos outra forma de conseguir os relatórios dos árbitros que como sabem são secretos, isso era o começo para começar a desconstruir a máfia. bastava enviá-los à comunicação social e comparar os erros com os relatórios e as notas. E isso não e tecnicamente dificil de conseguir.
11 Março, 2014 at 13:51
1)
-20 polegadas de pedaço de cana de bambu
-Lima
-Caixinha de filme plástico
-Vela
-Serra de enfrentamento
-Cabide de arame
-Fita adesiva
-Fios
-Tesoura
-Livro de areia de grão médio
-régua de 1 pé
-Cortador de fio
2)
molhar a ponta na barriguinha do Phyllobates terribilis
3)
Aulas de sopro
4)
MP3 – “Overture Tchaikovsky”
11 Março, 2014 at 14:00
ah, ah, ah
O problema da Phyllobates é q perde o veneno em cativeiro. Pareçe q a pujança do mesmo vem do q elas comem lá na floresta da Colômbia. Uma pena de facto … De qq modo talvez o Montero arranje um frasquinho 😉 Bastava uma sopradela bem sucedida, eh, eh.
11 Março, 2014 at 14:15
“Se 15mil polícias deu o barulho que deu na CS, imaginem 30, 40 ou mesmo 50mil adeptos. Era inédito, épico e têm aí a projecção internacional pretendida. Faixas, cartazes, estandartes e cânticos de apoio ao SCP e de protesto contra a corrupção e a falta de verdade desportiva no futebol português. (Atenção que as autoridades devem ser avisadas com atencedência, nos termos legais)
No estádio, repetir em todos os jogos a acção dos 3 minutos de costas voltadas para o relvado, com tarjas e cânticos a acompanhar (depressa se pode tornar algo de especial).”
PARECE UMA BOA IDEIA…. UMA BELA MANIF!
TODOS DE PRETO E APITOS NA BOCA!
TARJAS COM OS DIZERES ADEQUADOS!
“Cherba, se assim o entenderes, a Tasca podia ser a percursora destas medidas, que decerto se espalhariam rapidamente nas redes sociais.”
11 Março, 2014 at 14:19
Na minha opiniao o fosso fechado era meio caminho andado para os bois de preto nem se atreverem a cometerem um unico erro contra nos, mas fechar o fosso nao resolve tudo! Temos de ser espertos e fazer bem as coisas para nao prejudicarmos nem o clube nem nos proprios. Epa mas se for preciso arrear num desses bois vontade nao falta, para começar domingo era tudo de preto ate mesmo os jogadores no aquecimento e na entrada em campo, nos era descobrir a morada do Olarápio e nome dos filhos e cantar durante o aquecimento, é um começo pois se nos nao fizermos nada continuaram a gozar conosco. Ja nao ameaçaram o Presidente de morte e vandalizaramo carro ao Inacio? Foda se tambem nos temos de fazer alguma coisa ja que eles é que dao sempre o corpo as balas e muito boa gente so se queixa que somos anjinhos e nao jogamos nada e as substituiçoes e o caralho mas fazerem algo ta quieto. No que puder contem comigo a muitos anos que tou farto. SL
11 Março, 2014 at 14:32
Sugiro que todos os que vão ao jogo começem a enfardar leguminosas ao 12.00h, regadas com vinho tinto cascão, até às 15.00h!
A caminho do estádio mamem uma tablete de chocolate de leite!
Das 17.00h às 18.30h mamem cerveja com fartura!
18.45h, já dentro do estádio, bebam de penalti 2 cafés!
Por essa altura a tripa, que já sofreu o golpe de misericórdia, manifesta-se. Dirigem-se então ao lavabos mais próximo e enchem o saco preto de 15L, que previamente acondicionaram no bolso traseiro dos jeans, com toda a merda que conseguirem libertar.
Fecham o saco com 1 nó, que ajuste bem no dejecto, e dirigem-se ao vosso lugar.
Ao primeiro sinal de roubo, atiram o saco lá para dentro!
Atenção que o intuito desta acção é sobretudo dar realçe ao luto pela a arbitragem e pela podridão do futebol em Portugal, levando cada um de nós uma tarja preta no braço.
11 Março, 2014 at 14:42
Ainda se o jogo fosse no Ladrão … agora encher de merda o nosso estádio, acho mal!
PS- eu percebi q estavas a reinar, mas não vá alguêm levar a sério …
11 Março, 2014 at 14:34
Acabei de ouvir o Pedro Sousa e, em vez de ficar esclarecido, ainda fiquei mais confuso. Mas vamos por partes:
1) O primeiro ponto tem a ver com a qualidade geral dos árbitros em Portugal. Esta é a maior mentira contada e que serve interesses que explicarei mais à frente. Os árbitros são todos maus. Todos. Por várias razões: a) pura incompetência, b) são incapazes de despir a camisola do clube, c) recompensas. Ora, se a maioria é incompetente, a minoria que será competente acaba por apitar segundo o critério que lhe permite chegar a internacional (favorecer corruptos e prejudicar o Sporting) ou então são incapazes de despir a camisola. E o que eles nos contam, por exemplo o Proença, é que este futebol português não merece os “fantásticos” árbitros que tem. Começa aqui, o problema. Se eles julgam que são bons, para eles o problema está no dirigismo. E isso é inverter por completo a premissa. E qual é a premissa? Os árbitros são maus. Os factos comprovam-no.
2) Se os árbitros são todos maus (o que é diferente de serem todos incompetentes, ver ponto anterior), não é relevante se quem é nomeado é o internacional Olarápio ou se é o não-internacional Vasco Santos. Porquê? Porque todos eles são motivados pelos critérios de recompensa (favorecer corruptos e prejudicar o Sporting), sejam internacionais ou não. E se a um não-internacional interessa-lhe atingir esse estatuto, a um internacional interessa-lhe manter o mesmo estatuto.
3) E vem aí a profissionalização. Que, no fundo, não é mais do que passar um atestado de competência e qualidade a estes árbitros que, semana sim, semana não, contrariam esse atestado. Portanto, profissionalização DESTES árbitros é o primeiro passo para a morte do futebol português. O que, mais uma vez, revela uma total incompreensão do problema. Para os bois, o problema está na profissionalização, para o resto do país o problema está na qualidade dos bois.
4) Enquanto não se perceber e atacar o verdadeiro problema (qualidade dos árbitros), nada mudará. O mais surpreendente é que a profissionalização melhorará as condições dos árbitros. O que, para mim, é um escândalo porque se está a recompensar ESTES bois pelo mau trabalho que fazem. Profissionalização sim, mas com árbitros competentes. E aqui, só há uma solução e é radical. Correr com este quadro de árbitros, fazer captações (através de uma entidade independente), escolher os melhores e profissionalizá-los. Um processo novo, com pessoas novas.
5) Claro que isto não interessa a ninguém senão a nós, e por isso é que dificilmente as coisas melhorarão no curto prazo. Os dois rivais ADORAM ESTES árbitros porque, com corrupção ou sem ela, servem os seus interesses.
6) Percebo a ideia do Presidente em querer o sorteio. Mas….sortear estes???? Querer sortear ESTES bois é esconder o problema. Que é, como já disse, a qualidade.
7) Agora vejam o imbróglio: temos árbitros MAUS que, ainda por cima, são NOMEADOS de acordo com os interesses de uma pessoa (Vitó Pereira) em manter-se no poleiro. E que interesses são esses? Favorecer corruptos e prejudicar o Sporting. É isso que lhe garante a continuidade. A receita perfeita para a chico-espertice e, em última instância, para a corrupção. O facto do Sporting (era Engodo) ter apoiado este palhaço só demonstra que o shôr engenheiro nunca percebeu o problema. Espero que o BdC não faça o mesmo.
11 Março, 2014 at 14:52
Só vejo dois caminhos para resolver esta merda:
– De forma pacifica e pelas “autoridades competentes” e prendendo todos os corruptos e corrompidos, com penas exemplares, estilo Calciocaos ou
– à porrada.
E uma coisa é certa, NÃO NOS VAMOS CALAR!!!
11 Março, 2014 at 16:22
Grande post Cherba.
Por acaso sou de Coimbra e conheci muito bem o Sr. Carlos Lopes de alcunha ( xangai ) e o seu benfiquismo.
Não esquecer que que foi aos jogos do SPORTING que esses “profissionais” incompetentes fizeram a única greve.
Eu estive em Aveiro no jogo da greve.
Só vão parar quando já não tiverem qualquer tipo de influência no meio, até lá só vivem para nos prejudicar.
11 Março, 2014 at 18:41
Boas ,
Lembrei-me de algumas coisas , que não sei até que ponto será possível concretizar mas é uma ideia ;
– exigir árbitros e restante equipa estrangeira ,
– Hipótese de jogar no campeonato Espanhol ,
– Adeptos do SCP não irem a ao estádio quando jogamos fora .
Saudações Leoninas
11 Março, 2014 at 20:05
Como já vi sugerido por alguém aqui, o problema resolvia-se acabando com o fosso 😀
11 Março, 2014 at 20:45
No antigo estádio não havia fosso, mas a roubalheira era a mesma…
11 Março, 2014 at 20:31
Não posso escrever comentários?? 🙁
11 Março, 2014 at 20:32
excepto, talvez, fazer esta pergunta…
11 Março, 2014 at 20:33
Acho que a melhor ideia é a do Jel http://www.youtube.com/watch?v=T8DECj8QdG0
12 Março, 2014 at 14:36
Épá o próprio Alhinho também estava em Espanha para ver o Benfica. Toda a familia Alhinho é Benfiquista dos 7 costados!
12 Março, 2014 at 14:37
Calimeros do caralho ! Passam a vida a chorar-se ! A maioria de quem aqui comenta não viu o zeborde ser campeão mais de 3 ou 4 vezes. E há um gajo que tem 71 anos! Esse viu muitos títulos sim senhor. Sobretudo no tempo do fascismo !