Na sequência do repto lançado pelo presidente do Sporting Clube de Portugal, Bruno de Carvalho, na conferência de imprensa de segunda-feira, foram centenas os Sportinguistas que se mostraram disponíveis e com vontade de fazer algo mais pelo seu clube.
Desse estado de alma e de forma espontânea, agendou-se um encontro que juntou os Grupos Organizados de Adeptos (Claques oficiais), grupos de apoio do Facebook, blogues, alguns Núcleos e a Associação de Adeptos Sportinguistas, na sequência do qual ficou a certeza que só unindo esforços será possível passar uma mensagem forte. Que só unindo esforços, será possível mostrar ao país e ao mundo o quanto os adeptos e sócios do Sporting Clube de Portugal estão cansados de ver o seu clube maltratado por quem devia preocupar-se, acima de tudo, em promover uma modalidade cada vez mais descredibilizada.
Nasce, assim, o Movimento BASTA! que, como o próprio nome indica, pretende ser um grito de revolta e de indignação de todos os Sportinguistas. Queremos dizer, bem alto, Basta! a quem, semana após semana, dia após dia, nos falta ao respeito. Queremos dizer BASTA! aos consecutivos erros de arbitragem. Queremos dizer BASTA! aos órgãos e entidades oficiais que, contrariando aquela que deveria ser a sua verdadeira função, promovem este insuportável clima de suspeição. E, não menos importante, queremos dizer BASTA! a todos os Sportinguistas!
Basta de guardarmos a nossa indignação e a nossa revolta para nós ou para o nosso círculo de amigos; basta de guardarmos o que sentimos para desabafos nas redes sociais, para textos nos blogues ou para manifestações, esporádicas, nas bancadas. Já percebemos que, dessa forma, nada mudará. Já percebemos que estar à espera de justiça é uma utopia. Já percebemos que se não formos capazes de unir-nos em nome daquele que cantamos ser o nosso amor, será impossível alterarmos o que quer que seja.
O Movimento BASTA! não é uma convocatória à violência física, verbal ou psicológica. É um convite, feito ao universo Sporting, para que nos façamos ouvir e tentemos obter respostas. Qualquer um pode e deve participar, acima de tudo porque o Sporting não acaba numa Direcção; porque o Sporting não é, apenas, uma massa de dirigentes. Somos nós, adeptos, que temos de decidir, de uma vez por todas, se vamos continuar a tolerar que nos roubem o prazer de ver um jogo de futebol e o prazer de apoiar a nossa equipa.
Apelamos, assim, a que, no próximo domingo, todos os Sportinguistas estejam presentes em Alvalade a partir das 14h30, para, naquele que será o primeiro passo deste Movimento, darmos voz a este sentimento que nos une. Não basta dizermos, não basta cantarmos, que o Sporting Somos Nós. Chegou a hora de prová-lo! Chegou a hora de recordar, a quem transformou o futebol nacional numa verdadeira selva, que o símbolo da nossa camisola é um leão!
12 Março, 2014 at 17:52
Já tem mais de 11.000 “likes”
Tudo a sugerir a página aos amigos… e a partilhar…
12 Março, 2014 at 18:20
Na selva não existem leões…estes habitam nas savanas.
12 Março, 2014 at 18:41
Epá vai-temborough! 🙂
12 Março, 2014 at 23:42
Wrong. Leões e tigres coexistiam nas selvas da Índia. Já não, mas isso acontecia.
12 Março, 2014 at 18:30
BASTA
Basta é o nome de um conhecido herbicida…
Muito a propósito para “atacar” as ervas ruins que sufocam o futebol português…!!
Ahhh eu…?
Eu sou o MaxMat…!!
SL
12 Março, 2014 at 18:46
Belas ideias. Bom brainstorming. Isto é o SCP.
12 Março, 2014 at 18:47
I am Batman!!!
Pinto da Costa = Pinguim ou Joker;
Vieira = Duas Caras;
Podem continuar a llistagem se quiserem!!!
12 Março, 2014 at 20:03
Aproveitando o momento e o pedido de mobilização do presidente, ontem, numa noite de insónias, enviei duas propostas para o site do nosso clube.
Vejam lá o que acham…
“Boas Noites a todos;
Nestes tempos conturbados em que vive actualmente o nosso querido clube, o nosso presidente apelou e bem à força e união da família Sportinguista.
De uma forma ou de outra se todos contribuirmos, a tarefa de reerguer o nosso clube será mais fácil.
Da minha parte queria apresentar-vos duas sugestões que penso, na minha humilde opinião, irão servir os superiores interesses do Sporting, passo a explicar:
1ª Sugestão
Um jornal diário desportivo pintado em tons de verde.
É por demais evidente a falta de respeito que grande parte da comunicação social nutre pelo nosso clube, nomeadamente a escrita, e mais precisamente a desportiva.
Não preciso nomear as cores que cada um (A Bola, O Jogo e Record) veste, pois isso é uma característica que nos últimos anos vêm a demonstrar cada vez mais, perdendo a vergonha e o já de si, pouco respeito que têm pelo Sporting.
Eu sou um leitor assíduo desse tipo de jornais, aliás, era, uma vez que, há cerca de um ano apenas mato, religiosamente esse “vício”, semanalmente com o jornal do nosso clube.
Este é um tema bastante rebatido nas redes sociais uma vez que, de uma regra geral os leitores Sportinguistas (e são muitos) estão fartos de dar de comer a quem nos quer mal, e tal como eu também eles deixaram o vicio do jornal de lado, sob pena de prejudicar indirectamente o nosso clube.
Foi desta forma que surgiu a ideia;…porque não um Jornal Sporting diário?!
Estou certo que transformar um jornal semanal de várias décadas, num diário, não será tarefa fácil, mas atendendo aos dividendos que o clube poderá alcançar a um curto/médio prazo, será certamente bastante compensador.
Um jornal desportivo em tons de verde que, obviamente falasse da actualidade do nosso clube, mas também do desporto em geral, de forma saudável e idónea.
Este criaria;
Para os Sportinguistas, uma alternativa aos habituais diários e o prazer de canalizar para o Sporting o dinheiro que iria ser gasto com imprensa tendenciosa.
Para o Sporting, uma nova fonte de receitas e uma chapada de luva branca sobre esses órgãos de comunicação social (a escrita…,no caso da TV,a direcção já está, e bem, a tratar do assunto)
2ª Sugestão;
Equipamento principal para a próxima época em modo de protesto.
Após o último roubo de que fomos vitimas, muito se falou do estado de profundo luto pelo estado viciado do futebol em Portugal.
Entretanto, nesse mesmo dia houve alguém (um adepto anónimo, apaixonado como eu) que, enquanto dava ideias (por acaso. muito boas) para os novos equipamentos do Sporting para a próxima época, houve um deles que sobressaiu para mim, uma camisola, em tudo idêntica à tradicional de listas verdes e brancas, mas neste caso concreto o negro substitui as tradicionais listas brancas.
Mais do que nunca, o Sporting tem de tornar publico este jogo viciado, demonstrando todo o nosso descontentamento.
Imaginem que o nosso equipamento principal para a próxima época seria este. Não só se trata de um equipamento muito bonito, mas mais importante de que tudo, seria a mensagem que traria nas tais listas negras, simbolizando por um lado o luto pela verdade desportiva, mas por outro, todo o nosso descontentamento e vontade de fazer as coisas mudar.
Este criaria;
Para os Sportinguistas, seria um belo equipamento para trajar, mas também uma forma de protesto por esse país fora.
Para o Sporting, seria uma forma inteligente de mostrar ao país toda esta podridão e um claro sinal de BASTA, por parte dos Sportinguistas.
Mas neste topo…falta ainda a cereja…
Para o ano estaremos por certo nas Competições Europeias, (qual delas, é um mistério que iremos desvendar em breve).
Por cá, no burgo, já sabemos que será difícil passar a mensagem, uma vez que, os vícios instalados vêm de muito longe, agora imaginem quando, num qualquer jogo lá fora, perante o estranho equipamento, os jornalistas estrangeiros se vejam na necessidade de explicar o porque desta repentina mudança de cor…
Parece que já estou a ver os responsáveis da FPF e da Liga a corar quando esta bomba estourar fora de portas…
E digo corar, mas de embaraço, porque de vergonha, essa já a perderam há muito, isto é, se é que alguma vez a tiveram.
(Gostava de colocar uma imagem da dita camisola, mas não sei como o fazer, de qualquer maneira ficaram com uma ideia e caso a queiram ver não será difícil encontrar a fotografia da mesma.)
Estas são as sugestões que tenho para ajudar o clube do meu coração.
Peço desculpa pelo tamanho do texto, e desde já obrigado pela a atenção prestada e paciência 🙂
Francisco Serra”
12 Março, 2014 at 20:52
Quanto ao ponto 1… isso tem DE CERTEZA um custo BRUTAL. Os diários desportivos que estão no mercado já lutam como cães por um osso que não dá para todos. E nós não estamos em condições de sustentar um sorvedouro líquido de dinheiro. Já não digo o mesmo de um portal tipo zerozero ou maisfutebol – mas também não sei se será exequível.
Quanto ao ponto 2… Parece-me uma excelente ideia. Eu comprava (a ideia e a camisola), e oferecia algumas (camisolas)…
12 Março, 2014 at 21:43
Quanto à ideia do jornal, reconheço que não será fácil, mas um estudo de mercado ( em principal, do Universo Sporting) poderia tirar muitas duvidas.
A ideia dos portais também me parecem muito bem!
12 Março, 2014 at 21:24
Não precisava de ser necessariamente um diário! Mas é bem esgalhado. Um jornal com conotação ao SCP! Era para roubar muitos leitores aos restantes. +1
12 Março, 2014 at 21:49
Era exactamente isso que se pretendia, uma vez que uma grande fatia de leitores desses jornais são Sportinguistas e desses, uma grande parte está descontente com o jornalismo tendencioso praticado por estes. Tenho a certeza que, caso o projecto fosse para a frente, os jornais “do costume” levavam uma grande machadada. Estes só não levaram ainda uma à séria, precisamente porque não existem alternativas.
No meio disto tudo, gerávamos, senão riqueza, pelo menos a sustentabilidade de um jornal nosso.
12 Março, 2014 at 21:46
Perdoem a minha ignorância, mas não percebi ao certo do que se trata este Movimento.
O que é que se vai realizar domingo a partir das 14h30?
Um protesto como o de virar as costas à corrupção?
Quem souber mais detalhes pode-me informar?
SL
12 Março, 2014 at 22:28
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10201441181623524&set=gm.620262598048666&type=1&theater
A camisola de que falo, é a que está no meio, a verde e preta.
12 Março, 2014 at 23:45
Bem, chego a casa e ponho a leitura em dia. Já vi que muito trabalho está feito. Parabéns a todos: diogo (sei que é o do meio), Cherba, jusko (pelo trabalho de sapa), e dirigentes das claques. Está criado o primeiro passo. Agora é marcar presença e esperar que a marcha a partir do Saldanha, em forma de protesto, aconteça mesmo. Acho que era genial e de um impacto imenso.
13 Março, 2014 at 1:09
FIGHT & RESIST, SPORTING SEMPRE!!!…