Uns chamar-lhe-ão conspiração, outros desculpas de mau perdedor, e outros Calimeros. Expressão que ainda não entendi. O único Calimero que conheço é o que mantém uma relação promíscua com a Abelha Maia. Se por um lado não me é difícil identificar a(s) Abelha(s) Maia, por outro lado não entendo porque raio terei eu (enquanto Sportinguista) que lhe ir ao…… bom, vocês entendem!!!
Eu chamo-lhe factos. Demasiado óbvios para se fugir deles e não assumir a palhaçada em que está assente o nosso futebol. Uma falta de respeito pelo desporto, na sua essência. Pelo Sporting, na sua existência.
O exercício é simples e envolve, apenas, dois neurónios, o que permite a todos (ou quase) perceber a teia emaranhada do sistema de duas caras… Não vou esmiuçar os lances dos jogos alheios porque ai sim já seriam precisos, pelo menos, 4 neurónios o que limitava, para muitos, a análise dos factos.
Vamos a eles
À partida para a quinta jornada o fcp, mais à frente designado por “andrades”, leva 2 pontos de avanço sobre o Sporting e 5 sobre o slb, mais à frente designado por lã-piões.
Os andrades deslocam-se à Amoreira e não conseguem mais que um empate a 2. Já os lã-piões ganham pela margem mínima ao Guimarães. O Sporting recebe o Rio Ave e uma vitória coloca-o em igualdade pontual com os andrades e permite manter a distância de 3 pontos para os lã-piões. Resultado final?!? 1-1 com um penalti na cara do apitador a não ser assinalado. O apitador desculpa-se dizendo, em pleno relvado, “não vi”. Não disse “não foi”, disse “não vi”. Ora se a função do árbitro é ver, e se este apitador não viu, conclui-se que não pode exercer as suas funções. Ou então pode, desde que isso permita aos andrades manter a liderança e aos lã-piões encurtar distâncias.
Volvidas 8 jornadas e com o surpreendente Sporting isolado no comando com mais 2 pontos do que andrades e lã-piões, e com o jogo lã-piões – andrades no horizonte, surge mais uma “nota artística” dos apitadores. Os lã-piões vão a Setúbal vencer por 2-0, os andrades recebem e goleiam o Olhanense por 4-0 e o Sporting, que poderia manter os 2 pontos de vantagem antes do duelo dos sabotadores, esbarra na barreira do poder e empata a zero com o nacional, depois de um golo mal anulado a Slimani. Mais uma decisão do apitador permite avançar para a jornada seguinte com todos igualados na frente, agora com 33 pontos.
À partida para a 15ª jornada, joga-se um estoril – Sporting, na véspera do clássico. Não fosse o diabo (não o de gaia, mas outro qualquer) tece-las, envia-se o melhor apitador do mundo para o terreno de jogo. O jogo nada teve de especial tendo em conta que se trata de um apitador que teima em contrariar as leis do jogo sempre que o Sporting está envolvido. Foi um arrepiar de caminho conquistado pela mestria em apitar tudo contra uns e nada contra outros. Daquelas actuações habilidosas em que se trava uma equipa a meio campo não permitindo a discusão do jogo na linha da frente. Depois, o do costume. Um lance de mão na bola na área do estoril que, fosse ao contrário, não deixaria duvidas na sua ilegalidade. Resultado final, 0-0 e um alívio para as suas duas equipas do coração! O clássico dá 2-0 para os da casa deixando os lã-piões na frente com mais 2 pontos que Sporting e 3 que andrades.
17ª jornada. andrades e lã-piões voltam a perder pontos. O empate dos lã-piões em Barcelos e a derrota dos andrades no Funchal, deixa o primeiro lugar à mercê do Sporting caso conquistasse os 3 pontos em Alvalade, diante da académica, e permitia ir para o próxima jornada, em casa dos lã-piões, em igualdade pontual. Escolhe-se um apitador com vinculo sentimental aos de carnide (digo-o com conhecimento de causa) e encomenda-se mais um resultado ajustado às necessidades de um e outro. 0-0 com mais um penalti claro por assinalar a favor dos da casa. O Sporting, pois claro. Para completar o serviço, mostra o quinto amarelo a William Carvalho, o melhor e mais influente jogador na manobra defensiva e transição do futebol leonino, de forma a ficar de fora na próxima jornada. Já tinha dito que a próxima jornada é contra os lã-piões?!?!?!? Já?!?!?! Ok!
Para terminar a apresentação dos factos, a última jornada. lã-piões estão na frente com mais 5 pontos do que Sporting e 9 do que andrades. Há um carnide-estoril que põe em risco o 3º lugar dos andrades e a vantagem para o segundo lugar. Joga-se às 17h. Em simultâneo 1º e 2º classificado. Havendo o risco de encurtar distâncias nos 2 da frente e manter os 4 pontos na luta pelo segundo lugar, em vésperas do Sporting receber os andrades, há que acautelar a situação e mandar a jogo alguém de confiança. Que dê garantias. Missão cumprida. Foi um autêntico circo aquilo a que assistimos no domingo. Daquelas que de habilidosas não têm nada, tal foi o descaramento. São estes apitadores que, a mando de uns e de outros, estragam o que de bonito tem o futebol. A luta, honesta. A disputa, aguerrida. A rivalidade, saudável.
Deu para tudo. Para anular golos limpos, para validar golos irregulares, para marcar penaltis duvidosos e inventar outros inexistentes. Foi um vê se te avias de vassalagem, que meteu nojo de tão descarado que foi. Resultado, 2-2 com lã-piões a fugir no 1º lugar e andrades a encurtar para 2, os pontos de distância para o segundo lugar.
Resta-nos esperar e acreditar que um dia poderemos voltar a ver um jogo e pensar que a parte mais importante e decisiva de um campeonato são aqueles 90 minutos em que a bola rola! Até lá, é assistir a este freak show a que chamamos futebol e acreditar, com toda a nossa ingenuidade, que são apenas coincidências. Eu não vou em cantigas e acredito que percebemos o nosso valor e a nossa grandeza quando nos tornamos incómodos e os outros utilizam todos os meios para nos derrotar.
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
12 Março, 2014 at 10:43
E mais nada, só não vê quem não quer! Ou como diz o outro “Eu não vi”!
12 Março, 2014 at 10:45
Grande resumo dos acontecimento! Acrescento que excluindo o empate com o lã-piões, em todos os outros empates o Sporting teve razões de queixa das arbitragens, pois até no jogo contra o Estoril houve uma grande penalidade por falta sobre o Montero. Não se pode dizer que esses penalties dariam as votórias, pois têm de ser concretizados, mas poderiam mudar o rumo dos acontecimentos.
Este campeonato é do benfas, é a homenagem ao “inzébiu”, não há volta a dar, mas perdeu-se totalmente a vergonha quando o SCP começou a ameaçar o 2º lugar, essa é a grande ameaça ao sistema…
12 Março, 2014 at 10:50
Tasqueiros do Norte ou Centro do país: alguém quer «boleia» para Alvalade? Pumba, sempre vais ver o jogo? Digam alguma coisa!
12 Março, 2014 at 10:53
Está aí tudo que infelizmente se passou…!
Não está ainda o que”se irá passar”…mas não seria de todo impossível…
“Completar” o guião deste filme de terror…!!
SL
12 Março, 2014 at 10:54
Boa posta Dugui! Muito bom!
12 Março, 2014 at 10:58
Que aconteça um novo vinte cinco de abril no futebol português por parte de todos nós Sportinguistas, se somos três milhões ai em Portugal, temos uma força descomunal para correr com todos esses corruptos que nos roubam há anos.
Mesmo aqui tão longe te amo e sempre te amarei meu amado Sporting Clube de Portugal.
12 Março, 2014 at 11:13
off topic
Este artista é o mesmo?
O zequinha que deu baile e caiu frente ao árbitro, que inventou um penalty contra o Sporting em Setúbal, é o mesmo que fez esta figura triste, este teatro vergonhoso? É que se for, temos o mesmo artista no palco e o mesmo encenador no banco. Vergonha.
http://www.youtube.com/watch?v=iklj-XhY8jE
12 Março, 2014 at 11:17
sim é o mesmo zequinha
12 Março, 2014 at 11:20
E na bola vem dizer «Mauricio tocou-me de raspão e caí »
Palhaço.
12 Março, 2014 at 11:20
É a escola tripeira no seu pior…
12 Março, 2014 at 12:11
É mesmo este FDP a quem devia “acontecer um acidente”!
12 Março, 2014 at 11:18
Excelente análise.
O branqueamento que se está a fazer é simples:
“O árbitro errou igualmente para os dois lados”
“O Sporting não tem equipa para ficar à frente dos rivais”
“Errar é humano”
O problema é que isto não são erros pontuais ou casos isolados. É uma TENDÊNCIA! E que está brilhantemente explicada pelo autor do texto. Se os erros pontuais são humanos (e são), os erros tendenciosos não são. A não ser que esse humano seja vigarista. É contra isto que nos queixamos, a tendência. Se nos anos anteriores essa tendência foi escondida pela nossa incompetência dentro de campo, este ano essa tendência tornou-se mais descarada que nunca precisamente porque hoje somos competentes. Já não dá para ser cirúrgico, porque o Sporting já demonstrou que é competente o suficiente para ultrapassar isso. Optaram pela via do descaramento, às claras, à vista de toda a gente.
12 Março, 2014 at 16:27
Coincidências, coincidências
Excelente análise.
A linha temporal dos prejuízos põe tudo numa perspectiva a que até os mais adversos à teoria conspirativa são obrigados a achar demasiada coincidência ou, como diz o nosso primeiro (BdC) é muito azar, é um azar do cacifo
Seria interessante comparar deste modo os benefícios directos ao porco e ao merdica
Vou tomar a liberdade de partilhar.
12 Março, 2014 at 11:21
Óptima cronologia que dará com certeza azo a estudos mais pormenorizados.
Também seria interessante haver uma análise aos jogos em que o Sporting ganhou (não obrigatoriamente tu, Dugui), principalmente aos jogados em Alvalade onde houve poucos em que o árbitro não tentou mostrar “arte”. Lembro-me do primeiro jogo no qual a primeira parte foi um chorrilho de parvoíce tal que o estádio ía indo abaixo no intervalo, alguém se lembra? Entre esses há muitos mais, havendo poucos que escapam, mas como a equipa lá safou a coisa, vai-se esquecendo dos roubos, do anti-jogo, dos cartões, enfim… de tudo o que faz um árbitro chegar onde quer.
O Sporting nas últimas décadas tem sido tremendamente prejudicado, mas esta época bateu todos os níveis em TODAS as provas em que participámos. E todos sabemos o porquê disso acontecer.
12 Março, 2014 at 11:22
Bom resumo, que até deve ter deixado escapar um ou outro desfalque. Tirando o amarela ao William de Carvalho, que por encomenda ou não, foi merecido, concordo com tudo.
Irrita-me é a onda queixinhas do Sporting, que espero vá mudando agora. Assiste-nos toda a razão, é certo, mas chega de oração e venha de lá a ação. Ás tantas, faz lembrar aqueles putos que estão sempre a levar nos cornos no recreio e a fazer queixas: ó pai, aquele menino voltou a bater-me, pela quinquagésima vez este semestre, o que é que eu faço? ó filho, foda-se, ganha colhões, usa os punhos, uma soqueira ou o que quiseres e rebenta as trombas a esse menino duma vez por todas que já não te posso ouvir!
12 Março, 2014 at 11:26
Dugui, excelente análise e um belo final: já tinha saudades que precisassem de nos roubar desta maneira! 🙂
F&R!
12 Março, 2014 at 11:38
E é isto, sempre que os outros tropeçam, nós levamos com o boi do apito…coincidências
Excelente descrição, só não concordo com o penalti com o Estoril que, pra mim, foi igual ao penalti sobre o ghilas no jogo dos tripeiros contra o maritimo, na taça da liga, acho que nem um nem outro são penalti. De resto, nesse jogo como dizes, e bem, o arbitro controlou o jogo a meio campo.
Outra coincidência é os nossos jogadores apanharem sempre os amarelos “que faltam” antes de jogos importantes, p. ex. o Mauricio tem uma entrada no jogo com o braguinha que era para amarelo, levou-o aì ? Não…porque o não jogar em Setubal não fazia diferença…
Isto não vai parar enquanto não nos afastarem definitivamente do 2º lugar, os tripeiros não podem ter a ficar à espera de pré-eliminatórias da champion, aquilo rebentava tudo…
SL
12 Março, 2014 at 11:39
Tenho a dizer que a última frase resume muito o que se descreve no texto… Agora resta pegar nesta vergonha que se tem passado e começar a mudar as coisas
SL
12 Março, 2014 at 11:49
Sinceramente não gosto de vestir o papel de calimero, do adepto chorão.
Nós, os adeptos Sportinguistas, temos muito esse sentimento de que o mundo está contra nós e que em cada jogo entramos para defrontar todo o mal do mundo. Atenção que sou o primeiro a assumir que os erros de arbitragem têm-nos perseguido e que por vezes parecem demasiado “coincidentes”.
Poderemos capitalizar isso e tornarmo-nos MAIORES?! Acho que sim, e esse é o desafio deste NOVO Sporting.
Quantos dos que aqui escrevem e descarregam todo o ódio nessa classe “do apito”, conseguem racionalmente admitir que o Sporting não tem tido o mesmo comportamento que já mostrou no inicio da época? Observo os jogos e vejo uma equipa amorfa, sem ideias, pouco solidária, baseada muito no pontapé para a frente, que desperdiça “invariavelmente” 45 minutos, com vários jogadores em baixa de forma (como é possivel se só jogam ao fds?!)…Isto não retira todo o mérito do que foi feito até agora, mas se podemos melhorar? SIM, e muito!!
O que eu espero agora? Uma resposta afirmativa já no próximo jogo. Encarem-no como uma final (porque é!) que por nada deste mundo poderão perder!! Uma vitória sábado pode ser mais um passo rumo a um futuro que todos pretendemos vitorioso (e com menos queixinhas). Deixem-se de posts e fotos nas redes sociais e choradinhos e rebentem com esses tripeiros de merda!
12 Março, 2014 at 11:58
Não concordo. O que se passa é que no início da época os adversários não nos tinham respeito e achavam que podiam jogar abertos contra nós. A partir de certa altura já não. Defendem e vão lá pela certa, em contra-ataque.
A verdade é que temos feito o suficiente para ganhar. Isto não é patinagem artística. No futebol contam os golos.
12 Março, 2014 at 12:09
Ok, é a tua opinião.
Então achas mesmo que a equipa tem dado tudo? do primeiro ao último minuto?
12 Março, 2014 at 12:13
foda-se ó balboa…
elá porque a equipa esta em baixo de forma e nao está com a mesma intensidade, isso por si só é uma razao para podermos ser roubados á descarada pelos bois pretos??? a sério???
quantos jogos os gémeos nao tiveram sem atitude, sem intensidade e as vitorias lhes foram oferecidas??
há algum decreto de que o SCP só pode ganhar jogos se tiver a quantidade exacta de intensidade, de nota artistica e essas merdas todas?? vem nalgum manual??
tu trabalhas num sitio, se todos os dias te massacrarem, te maltratarem, te humilharem…continuas com a mesma motivacao??com o mesmo entusiasmo?? a mesma alegria ???
nao me fodam com essa conversa de merda acerca de intensidades e o car?&^%$, se sabes que vais para qualquer lugar em que te vao continuar a bater á descarada e nada podes fazer, nao será lógico que desanimes???nao terá sido essa a tatica de quem nos continua a puxar para baixo?? com o beneplácito de toda a CS???
porque será que a culpa é sempre da NOSSA equipa???
do nosso treinador??
da nossa direcao???
da nossa atitude???
seremos nós sempre os culpados de sermos ROUBADOS???
comentarios como estes espero ver em blogs dos corruptos e dos candidatos a corruptos, nao por aqui…
12 Março, 2014 at 12:00
Chamar-lhe Freak Show acenta com a perfeição do melhor alfaiate.
A única diferença é que eu olho para isto e vejo o Freak como sendo o Sporting,
Ontem chamei-lhe o corpo estranho.
Repito, como é possível ser normal estar semana após semana a ouvir e a ler que o normal é ter poder fora das quatro linhas?
Que o real problema do Sporting Clube de Portugal é ter-se afastado dos centros de poder do futebol nacional.
Ora isto para mim é o assumir que todos os campeonatos nacionais de futebol em Portugal estão, são, viciados, decidem-se fora do jogo em si, só o Sporting acha que não deve ser assim portanto, o comportamento é de um freak no meio da normalidade viciada e podre.
Mas isto vai mais longe.
Ontem soubemos com incrível antecedência quem foi o nomeado a apitar o nosso próximo jogo.
Prestei particular atenção às explicações de que tal nomeação fazia todo o sentido, não me surpreendeu ouvir o que ouvi e ler o que li.
Tem como forte pilar a defesa da nomeação de que o indivíduo em questão esta no fim de carreira e assim a sua nota não terá grande importância na sua carreira.
Pois.
Percebo e leio que caso ele erre grosseiramente não terá a mínima importância, vicia-se o jogo e isso serão “peanuts” pois o que interessa não é o jogo mas o facto de a nota não interessar mais para o sujeito.
Só falta saber é para que lado vão cair os erros grosseiros, tenho as minhas certezas mas não aposto.
Espanta-me é que mais uma vez todos achem isto normal e até o defendam menos, lá esta, o Freak que se prepara para 90 minutos quando devia era de preparar o caminho de poder contar com nomeações que lhe sejam favoráveis nos centros de poder ou seja fora de campo onde se decide quem ganha e quem perde.
Nada neste momento faz mais sentido do que foi dito pelo nosso Presidente.
Por favor enviem uma carta no inicio a informar que lugar nos esta reservado nestes campeonatos de poder fora do jogo de futebol em si.
12 Março, 2014 at 12:03
@jonasscp @leoaferrenha @liondamaia @sérgio algum de vós vai ver o jogo no Domingo? Tenhos dois lugares disponíneis!!!
12 Março, 2014 at 12:04
Alguém sabe o mail do Dia Seguinte?
Está na hora de correr com o bêbado. Eu vou mandar um mail. Daqueles fodidos.
12 Março, 2014 at 12:19
Eu já mandei há muito tempo. Nem responderam.
Gerson Negrão… Dass!!
12 Março, 2014 at 13:07
Porque não fazem o mesmo, mas para pedir para correrem com o Gomes da Silva? Esse incomoda-me mais…
12 Março, 2014 at 12:27
Been there, done that. Sem resposta, continuou o alcoolico.
12 Março, 2014 at 15:20
E o Rôgoo. Repetiu algumas 4 vezes. As 2 primeiras ainda dei o beneficio da dúvida, enfim…
12 Março, 2014 at 12:09
Vou ser sincero … cansam-me estes textos. Toda a gente sabe disto, todos sabemos disto. Não precisamos de andar sempre a fazer diagnósticos e pontos de situação.
O que faltam são propostas de acção, concertadas, duras, perenes, com impacto.
Gostava muito de ver aqui no Comando um post desses.
12 Março, 2014 at 12:15
Excelente post Dugui, é a dura realidade acerca do nosso futebol de merda.
SL
12 Março, 2014 at 12:46
Pessoal (em especial, cherba)
Tendo em conta as tentativas infrutíferas de tentar remover o bêbado do programa, tenho uma sugestão:
Combina-se um dia em que todos, e digo mesmo TODOS os tasqueiros, enviem um mail a pedir a remoção do ROC. Se forem mails pontuais, não tem impacto. Se formos muitos e no mesmo dia, o impacto não poderá ser ignorado.
Sinceramente, o último programa foi a gota de água. E o presidente fez um apelo.
12 Março, 2014 at 13:17
Tenho uma sugestao melhor: è deixar de ver esses programas. Sem audiencia, nao ha tv.
Sei que nao tens a mesma opiniao, mas nao percebo como ainda alguem perde tempo a ver “dias seguintes e afins”. è como assistir a uma conversa de bebados num bar, que percebem tanto de bola como eu de badminton: so vejo se estiver a beber com eles.
12 Março, 2014 at 16:31
Concordo
Algo como, os sportinguistas não se revêm nesse senhor
12 Março, 2014 at 12:49
Pela primeira vez a escrever na Tasca. Obrigado cherba pelo teu excelente trabalho na defesa do nosso Sporting.Contem comigo para a “luta”. O tempo não tem sido muito (ter dois putos sportinguistas em fase de crescimento não é facil), mas acredito, como diz o nosso Presidente, que podemos e devemos fazer mais e eu vou faze-lo.
12 Março, 2014 at 13:01
A teoria do 25 de Abril cai por terra quando percebemos que o 25 de Abril “real” apenas serviu para substituir uma corja por outra, isto descontando os que raparam o bigode dia 24 à noite e apareceram em cena no dia seguinte, de cara lavada.
Esta coisa de queixar dos árbitros, para mim, está mais que batida. É preciso ir à fonte. E a fonte é o senhor VPereira, que ao contrário de outros anos (em que fazia exposições mensais), tem andado bem caladinho. É preciso obrigá-lo a vir a terreiro explicar o porquê de só nomear Motas, Batistas e derivados, deixando os “melhores” reservados para o Farense-Alcabideche. O porquê de encostar alguns, como o Soares Dias, mas dar rédea solta ao Duarte Gomes. Ah, e porque é que o Proença não pode ir à Luz, mas o Duarte Gomes, que até tem (ou teve) litígios com o Sporting (para não falar de outras questões a roçar o taurino) continua a ir a Alvalade quando é preciso. É preciso carregar nos relatórios públicos. Denunciar os critérios de nomeação. Enfim, expor a merda. Não vale a pena dizer que cheira mal, é preciso colocá-la à frente dos olhos das pessoas.
Por fim, a violência nao é solução. Os mais idosos bem se lembram como o Sporting teve o estádio interdito, após arremesso de moeda no Bessa, e olho de falcão alentejano…
12 Março, 2014 at 13:16
“…É preciso obrigá-lo a vir a terreiro explicar o porquê de só nomear Motas, Batistas e derivados, deixando os “melhores” reservados para o Farense-Alcabideche.”
Seria um bom pedido de explicações, mas tendo em conta que que foi esse mesmo Vitor Pereira que validou um golo do benfica na final de Taça de Portugal (no jogo em que um adepto do Sporting foi assassinado), quando o Mauro Airez chutou para dentro da baliza uma bola das mãos do guarda-redes Costinha, que a tinha agarrada, parece-me que ele não precisa de dar mais explicações sobre os porquês, ou sobre qual é o seu clube preferido.
12 Março, 2014 at 14:27
Realmente, sintetizas muito bem os jogos chave da roubalheira!!!
Sempre que tivemos hipóteses de ficar na frente, aconteceu sempre algum “azar do apito”.
Coincidências do crl!!!