Uns chamar-lhe-ão conspiração, outros desculpas de mau perdedor, e outros Calimeros. Expressão que ainda não entendi. O único Calimero que conheço é o que mantém uma relação promíscua com a Abelha Maia. Se por um lado não me é difícil identificar a(s) Abelha(s) Maia, por outro lado não entendo porque raio terei eu (enquanto Sportinguista) que lhe ir ao…… bom, vocês entendem!!!

Eu chamo-lhe factos. Demasiado óbvios para se fugir deles e não assumir a palhaçada em que está assente o nosso futebol. Uma falta de respeito pelo desporto, na sua essência. Pelo Sporting, na sua existência.
O exercício é simples e envolve, apenas, dois neurónios, o que permite a todos (ou quase) perceber a teia emaranhada do sistema de duas caras… Não vou esmiuçar os lances dos jogos alheios porque ai sim já seriam precisos, pelo menos, 4 neurónios o que limitava, para muitos, a análise dos factos.

Vamos a eles
À partida para a quinta jornada o fcp, mais à frente designado por “andrades”, leva 2 pontos de avanço sobre o Sporting e 5 sobre o slb, mais à frente designado por lã-piões.
Os andrades deslocam-se à Amoreira e não conseguem mais que um empate a 2. Já os lã-piões ganham pela margem mínima ao Guimarães. O Sporting recebe o Rio Ave e uma vitória coloca-o em igualdade pontual com os andrades e permite manter a distância de 3 pontos para os lã-piões. Resultado final?!? 1-1 com um penalti na cara do apitador a não ser assinalado. O apitador desculpa-se dizendo, em pleno relvado, “não vi”. Não disse “não foi”, disse “não vi”. Ora se a função do árbitro é ver, e se este apitador não viu, conclui-se que não pode exercer as suas funções. Ou então pode, desde que isso permita aos andrades manter a liderança e aos lã-piões encurtar distâncias.

Volvidas 8 jornadas e com o surpreendente Sporting isolado no comando com mais 2 pontos do que andrades e lã-piões, e com o jogo lã-piões – andrades no horizonte, surge mais uma “nota artística” dos apitadores. Os lã-piões vão a Setúbal vencer por 2-0, os andrades recebem e goleiam o Olhanense por 4-0 e o Sporting, que poderia manter os 2 pontos de vantagem antes do duelo dos sabotadores, esbarra na barreira do poder e empata a zero com o nacional, depois de um golo mal anulado a Slimani. Mais uma decisão do apitador permite avançar para a jornada seguinte com todos igualados na frente, agora com 33 pontos.

À partida para a 15ª jornada, joga-se um estoril – Sporting, na véspera do clássico. Não fosse o diabo (não o de gaia, mas outro qualquer) tece-las, envia-se o melhor apitador do mundo para o terreno de jogo. O jogo nada teve de especial tendo em conta que se trata de um apitador que teima em contrariar as leis do jogo sempre que o Sporting está envolvido. Foi um arrepiar de caminho conquistado pela mestria em apitar tudo contra uns e nada contra outros. Daquelas actuações habilidosas em que se trava uma equipa a meio campo não permitindo a discusão do jogo na linha da frente. Depois, o do costume. Um lance de mão na bola na área do estoril que, fosse ao contrário, não deixaria duvidas na sua ilegalidade. Resultado final, 0-0 e um alívio para as suas duas equipas do coração! O clássico dá 2-0 para os da casa deixando os lã-piões na frente com mais 2 pontos que Sporting e 3 que andrades.

17ª jornada. andrades e lã-piões voltam a perder pontos. O empate dos lã-piões em Barcelos e a derrota dos andrades no Funchal, deixa o primeiro lugar à mercê do Sporting caso conquistasse os 3 pontos em Alvalade, diante da académica, e permitia ir para o próxima jornada, em casa dos lã-piões, em igualdade pontual. Escolhe-se um apitador com vinculo sentimental aos de carnide (digo-o com conhecimento de causa) e encomenda-se mais um resultado ajustado às necessidades de um e outro. 0-0 com mais um penalti claro por assinalar a favor dos da casa. O Sporting, pois claro. Para completar o serviço, mostra o quinto amarelo a William Carvalho, o melhor e mais influente jogador na manobra defensiva e transição do futebol leonino, de forma a ficar de fora na próxima jornada. Já tinha dito que a próxima jornada é contra os lã-piões?!?!?!? Já?!?!?! Ok!

Para terminar a apresentação dos factos, a última jornada. lã-piões estão na frente com mais 5 pontos do que Sporting e 9 do que andrades. Há um carnide-estoril que põe em risco o 3º lugar dos andrades e a vantagem para o segundo lugar. Joga-se às 17h. Em simultâneo 1º e 2º classificado. Havendo o risco de encurtar distâncias nos 2 da frente e manter os 4 pontos na luta pelo segundo lugar, em vésperas do Sporting receber os andrades, há que acautelar a situação e mandar a jogo alguém de confiança. Que dê garantias. Missão cumprida. Foi um autêntico circo aquilo a que assistimos no domingo. Daquelas que de habilidosas não têm nada, tal foi o descaramento. São estes apitadores que, a mando de uns e de outros, estragam o que de bonito tem o futebol. A luta, honesta. A disputa, aguerrida. A rivalidade, saudável.
Deu para tudo. Para anular golos limpos, para validar golos irregulares, para marcar penaltis duvidosos e inventar outros inexistentes. Foi um vê se te avias de vassalagem, que meteu nojo de tão descarado que foi. Resultado, 2-2 com lã-piões a fugir no 1º lugar e andrades a encurtar para 2, os pontos de distância para o segundo lugar.

Resta-nos esperar e acreditar que um dia poderemos voltar a ver um jogo e pensar que a parte mais importante e decisiva de um campeonato são aqueles 90 minutos em que a bola rola! Até lá, é assistir a este freak show a que chamamos futebol e acreditar, com toda a nossa ingenuidade, que são apenas coincidências. Eu não vou em cantigas e acredito que percebemos o nosso valor e a nossa grandeza quando nos tornamos incómodos e os outros utilizam todos os meios para nos derrotar.

 

Texto escrito por Dugui

 

*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]