Slimani é um daqueles jogadores que nunca vão gerar discórdia e vai sempre arrancar um sorriso da cara de um leão. Disputa todos os lances com raça, usa e abusa da força física, impondo o caparro de forma engraçada até. É o jogador que todos querem ter num plantel, por tudo o que dá e deu à equipa e aos adeptos. Por bater no peito sempre que marca e correr para uma colega como um leão enraivecido. Para Slim o banco não chateia, motiva. Para Slim algo banal como a língua ou uma cultura tão diferente não impedem uma integração rápida.
Este é o argelino que voa como uma borboleta mas pica como uma abelha.
Estávamos em pleno Verão quando se voltou a falar de Islam Slimani (já na era Godinho tinha sido apontado) para o enorme Sporting Clube de Portugal. Na altura, fiz o costume: entrar no YouTube e ver afinal que toque de bola tinha o argelino. É certo, no YouTube todos são o Ronaldinho, mas também todos vamos lá ver. Pareceu-me logo o tipo de ponta-de-lança que gosto. Até há pouco tempo o melhor do mundo era, para mim, Mario Gomez, avançado possante que utiliza o físico em prol do processo ofensivo e é imperial no jogo aéreo. Slimani não é Mario Gomez, é melhor porque há dois anos jogava num clube praticamente amador.
Sempre preferi a trave ao virtuoso com a bola no pé, como tal não foi difícil sentir amor por Islam. Durante aquelas semanas fui seguindo o processo através dos sites desportivos argelinos, o namorado traduzia o que por lá se dizia. Surgiram imensos clubes, entre eles o SC Braga que tinha a cartada da Europa na mão, mas era o FC Nantes quem mais perto estava de garantir o nosso Talismani. “Quero jogar na League 1”, dizia o melhor avançado argelino da actualidade. Pelo meio perdi a esperança de que fosse possível contar com ele. O processo com o antigo clube arrastava-se e o FC Nantes aproximava-se do jogador, disposto até a pagar a pronto para passar à frente do processo judicial que atrasava a contratação.
Para nós, surgiam nomes como Edinho e Zé Love (dado certo por quase todos os jornais e pelo próprio jogador). Montero era já certo e fazia-nos sonhar, mas precisávamos de mais um, todos sabíamos. Até a uma bela semana em que voltei a pesquisar notícias sobre o avançado que domingo nos garantiu mais três pontos. “Slimani muito perto do Sporting”. Parece que alguém da estrutura leonina, o Director Desportivo, tinha conseguido convencer os agentes e jogador de que a dimensão do Sporting era maior do que aquele que parecia o seu destino. O jogador tinha ficado encantado com tudo o que lhe mostrava o dirigente leonino e, a caminho de Nantes para assinar, dá a volta e deixa uma sala de jornalistas à sua espera. Num ápice, e com a equipa em pré-temporada, Islam assina e faz os testes médicos, apenas dois dias depois de publicada aquela notícia no país dele.
A princípio não teve hipótese, Montero era uma máquina de fazer golos e marcava de qualquer forma. O fogo do cafetero foi-se apagando e provou agora que é um enorme jogador, com um toque de bola fora do normal, mas que é um avançado e não um nove puro. Com a equipa a perder o gás e a paciência para o jogo paciente, começou a entrar em acção o enorme número 9 do nosso fabuloso plantel. O resto todos vocês se lembram certamente.
Serve esta pequena história para provar duas coisas: Slimani estava destinado a ser leão, mesmo que ninguém soubesse, e que a nossa direcção para o futebol fez um trabalho fabuloso. Impressionante como se contrataram jogadores como Maurício, Jefferson, Slim, Montero, Heldon, por preços baixos e com certeza que qualidade. Que orgulho sinto no nosso plantel, onde todos têm um papel relevante, mesmo que não vejamos à partida.
Slimani será, se a sorte o quiser, nosso adepto, nosso goleador (bem apoiado pelo génio de avioncito) e nosso símbolo. Ele é o jogador que faz sonhar, que arranca uma gargalhada a qualquer um de nós na bancada e que bate no símbolo com orgulho.
Slimani sabe que mesmo sendo um pinheiro, não é maior que o Sporting, nem em bicos dos pés e, por isso, se quiser, será recordado.
Obrigada Super Slim, por saberes o que é o Sporting mesmo sem não o conheceres.
Texto de Maria Ribeiro
* duas cozinheiras, dois temperos. O toque de Leoa, dado pela Maria Ribeiro e pela mbc. Às terças, na Tasca do Cherba.
18 Março, 2014 at 11:42
Muito bom texto, Maria Ribeiro, é a ler estas belas prosas escritas por leoas fervorosas com tu que eu sinto que deveria ter casado com uma ( a minha diz que é lampiã, mas eu acho que é só para ser do contra… 🙂 )
O Slimani tem qualidade técnica, basta ver a forma como ele recebe jogo no meio campo e distribui para os companheiros, para se perceber que não é nenhum “carregador de piano”. Continuo a achar que não perdíamos nada em jogar com o Montero a fazer de segundo PL atrás do Slim.
Mas o que mais me agrada é a raça, não só do Slimani mas de toda a equipa. Salvo raras excepções, toda a gente deixa a pele em campo, e isso é um dos principais factores que nos levam a estar a fazer a época que estamos a fazer.
18 Março, 2014 at 11:42
Face visível e com superiores níveis de agressividade da corrupção no futebol português. Presidente da liga que tem feito frente ao loby da SporTV abalroado no meio da via pública.
http://sicnoticias.sapo.pt/desporto/2014-03-18-testemunha-confirma-que-o-carro-em-que-seguia-mario-figueiredo-foi-abalroado
18 Março, 2014 at 11:58
Karma..
18 Março, 2014 at 11:59
Wait.. confundi com o gajo dos 383€.
18 Março, 2014 at 17:07
Hoje andas muito esotérico! 😀
Sobre o caso em questão, cheira-me a típica intimidação da malta do Puerto!
Carro cheio de capangas ( seguranças nocturnos ), abalroam “sem querer” o carro do Mário Figueiredo!
O azar desta malta é que o carro “agressor” atascou mais à frente!
É por isso que não gosto de carros modernos. Um furinho no radiador e a ECU desliga o carro na hora… 😀
Não se esqueçam que o verdadeiro capo do Norte é Joaquim Oliveira ( Olivedesportos, Sporttv, O Jogo…), e não Pinto da Costa e seus capitães!
18 Março, 2014 at 17:16
Hmmm… não sei se será bem assim…
Já ouvi uma escuta do Apito Dourado, em que Pinto da Costa telefona para Joaquim Oliveira, e este quando atende e vê que é o PC, exclama: “Oh, Mestre, bom dia.”
Se lhe chama «Mestre», ficamos esclarecidos acerca de quem é o mentor da entourage.
18 Março, 2014 at 11:47
Alguém me sabe dizer quantas assinaturas foram recolhidas no Domingo?
18 Março, 2014 at 11:47
Esse pipi hoje foi muito bem temperado, Maria! (Adiante… é melhor não pensar muito no que acabei de escrever!)
Pode-se dizer com propriedade que os Tasqueiros estamos em fase de mudanças!
A nossa Maria Ribeiro “converteu-se” ao Islam…
O Ricardo Sampaio converteu-se à (Shi)Kabala…
Qualquer dia o LÀS vai converter-se ao comunismo e ver com outros olhos o “Rojo”…
18 Março, 2014 at 11:48
Com todo o respeito, belo pipi Maria 🙂
sinto o mesmo sobre o sli
so acrescento mais uma coisa, joga muito muito bem de costas para a baliza, a aguentar a subida dos colegas.
é inteligente, parece-me que toma sempre boas opçoes. claro que depois nao corre sempre bem, nao tem os pés mais virtuosos mas não deixa de ser um jogador com muita tecnica, tecnica nao é so reviengas e fintas e 300 toques sem a bola cair! Outarra dixit *;) . netse aspecto, fez um jogao com o porco, muita posse de bola foi retirado ao porco, porque o slim, sozinho lá na frente, nao a perdeu (alem do que correu atras dos defesas do porco).
adoro o montero (e para mim tb tem de jogar) mas se há jogador que me faz sentir confiança que mais cedo ou mais tarde vai marcar é o supersli talismani (acho q o argelino já tem um novo nick!)
e nao precisa de muito, porra, neste jogo teve uma grande oportunidade e marcou!! também é verdade que já falhou golos cantados mas é assim, é preciso saber estar no sitio para conseguir falhar. e se há que o sli faz bem, é saber estar no sitio!!
de qqr modo, isto nao é montero vs slimani, portanto:” te quiero mucho, avioncito”
off topic : ai , ai ,,, ai que descanso hoje esta equipa e as bolas paradas!!
no jogo com o porco dava por mim ajoelhado ao olhar para os cantos do porco etc mas na verdade não sentia o aperto que sentia nos ultimos anos! por isso, obrigado LEO
* “tecnica, claro que tenho tecnica, sei passar, sei receber sei rematar” !!!
18 Março, 2014 at 11:51
Slimani volta a pôr dilemas na cabeça de Jardim. Hoje é titular indiscutível, tal como Montero o foi no inicio do campeonato. Mas terei sido o único que vi Montero a entrar excelentemente bem no jogo contra o Porto? O homem se tivesse mais uns minutos quebrava o tão aclamado jejum. É este dilema que os treinadores gostam e que satisfazem os adeptos. Chegamos a conclusão que os dois de inicio ao mesmo tempo pode dar buraco e parece que André Martins volta a entrar nos eixos.
Contra o Marítimo, o onze será o mesmo à excepção de Capel. Fez um óptimo jogo e se o adversário fosse outro seria titular. A meu ver, Heldon, por conhecer a casa e pelo factor psicológico, deve assumir a ala esquerda.
SL
18 Março, 2014 at 12:22
E agora pergunto eu… Há quanto tempo não tinhamos nós este problema de ter um goleador em baixa de forma a ser prontamente substituído por outro EM FORMA???
Alguém se lembra???
18 Março, 2014 at 12:44
Shukran Kathir, Maria, por mais este belo retrato, tal e qual aquilo que sinto pelo nosso 9.
Alekum Salam!
18 Março, 2014 at 13:59
Sou só eu que acho que não ter o Montero a jogar no 11 inicial é um crime futebolistico ?
Como é que um gajo com o toque de bola que tem, que não sabe jogar mal , é esforçado a defender e tem a garra ao nivel dos melhores, não joga a titular ?????
Percebo que o Slim seja titular, até concordo com isso pois é um ponta de lança puro e tem outro tipo de jogo (util) que o montero não tem.
Só consigo perceber a sua ausencia do 11 titular por não termos equipa para o Montero !!! O futebol que produzimos (pouco criativo) não resulta para o montero pois as bolas simplesmente não chegam lá à frente…como no inicio da época.
Agora passo a bola para o jardim pois terá de inventar na proxima época uma tatica que permita que isso aconteça.
Montero tem de ser titular !!!
18 Março, 2014 at 17:10
O problema é que os nossos adversários aprenderam a “emperrar” a nossa circulação de bola e, consequentemente, Montero passou a ter menos espaço/bola/oportunidades…
Daí a mudança para um jogo mais directo com o nosso bombardeiro argelino na frente de batalha!
18 Março, 2014 at 14:09
Hummm, comi estes pipis com gosto… Maria, posso repetir???????
Talismani é mesmo o que ele tem sido nos últimos jogos, mas para ele assumir essa metáfora, temos que dar mérito a toda a equipa, que teve que jogar de forma diferente do que vinha fazendo… E isso, é mérito dos jogadores, mas sobretudo do Treinador e restante equipa técnica…
Vamos Sporting Clube de Portugal! Contra tudo e contra todos os que nos querem mal!
SL
18 Março, 2014 at 14:32
belos pipis…com todo o respeito claro!
Supa-Slim lembra-me o Iorda9,pela empatia com o clube,adeptos e colegas de equipa.
a forma como festeja é de Leão!
e como já foi dito mais acima,quando é que o SCP tinha opções de ataque desta qualidade?
Montero e Slim completam-se,são como as nossas cores.
SL