Slimani é um daqueles jogadores que nunca vão gerar discórdia e vai sempre arrancar um sorriso da cara de um leão. Disputa todos os lances com raça, usa e abusa da força física, impondo o caparro de forma engraçada até. É o jogador que todos querem ter num plantel, por tudo o que dá e deu à equipa e aos adeptos. Por bater no peito sempre que marca e correr para uma colega como um leão enraivecido. Para Slim o banco não chateia, motiva. Para Slim algo banal como a língua ou uma cultura tão diferente não impedem uma integração rápida.
Este é o argelino que voa como uma borboleta mas pica como uma abelha.
Estávamos em pleno Verão quando se voltou a falar de Islam Slimani (já na era Godinho tinha sido apontado) para o enorme Sporting Clube de Portugal. Na altura, fiz o costume: entrar no YouTube e ver afinal que toque de bola tinha o argelino. É certo, no YouTube todos são o Ronaldinho, mas também todos vamos lá ver. Pareceu-me logo o tipo de ponta-de-lança que gosto. Até há pouco tempo o melhor do mundo era, para mim, Mario Gomez, avançado possante que utiliza o físico em prol do processo ofensivo e é imperial no jogo aéreo. Slimani não é Mario Gomez, é melhor porque há dois anos jogava num clube praticamente amador.
Sempre preferi a trave ao virtuoso com a bola no pé, como tal não foi difícil sentir amor por Islam. Durante aquelas semanas fui seguindo o processo através dos sites desportivos argelinos, o namorado traduzia o que por lá se dizia. Surgiram imensos clubes, entre eles o SC Braga que tinha a cartada da Europa na mão, mas era o FC Nantes quem mais perto estava de garantir o nosso Talismani. “Quero jogar na League 1”, dizia o melhor avançado argelino da actualidade. Pelo meio perdi a esperança de que fosse possível contar com ele. O processo com o antigo clube arrastava-se e o FC Nantes aproximava-se do jogador, disposto até a pagar a pronto para passar à frente do processo judicial que atrasava a contratação.
Para nós, surgiam nomes como Edinho e Zé Love (dado certo por quase todos os jornais e pelo próprio jogador). Montero era já certo e fazia-nos sonhar, mas precisávamos de mais um, todos sabíamos. Até a uma bela semana em que voltei a pesquisar notícias sobre o avançado que domingo nos garantiu mais três pontos. “Slimani muito perto do Sporting”. Parece que alguém da estrutura leonina, o Director Desportivo, tinha conseguido convencer os agentes e jogador de que a dimensão do Sporting era maior do que aquele que parecia o seu destino. O jogador tinha ficado encantado com tudo o que lhe mostrava o dirigente leonino e, a caminho de Nantes para assinar, dá a volta e deixa uma sala de jornalistas à sua espera. Num ápice, e com a equipa em pré-temporada, Islam assina e faz os testes médicos, apenas dois dias depois de publicada aquela notícia no país dele.
A princípio não teve hipótese, Montero era uma máquina de fazer golos e marcava de qualquer forma. O fogo do cafetero foi-se apagando e provou agora que é um enorme jogador, com um toque de bola fora do normal, mas que é um avançado e não um nove puro. Com a equipa a perder o gás e a paciência para o jogo paciente, começou a entrar em acção o enorme número 9 do nosso fabuloso plantel. O resto todos vocês se lembram certamente.
Serve esta pequena história para provar duas coisas: Slimani estava destinado a ser leão, mesmo que ninguém soubesse, e que a nossa direcção para o futebol fez um trabalho fabuloso. Impressionante como se contrataram jogadores como Maurício, Jefferson, Slim, Montero, Heldon, por preços baixos e com certeza que qualidade. Que orgulho sinto no nosso plantel, onde todos têm um papel relevante, mesmo que não vejamos à partida.
Slimani será, se a sorte o quiser, nosso adepto, nosso goleador (bem apoiado pelo génio de avioncito) e nosso símbolo. Ele é o jogador que faz sonhar, que arranca uma gargalhada a qualquer um de nós na bancada e que bate no símbolo com orgulho.
Slimani sabe que mesmo sendo um pinheiro, não é maior que o Sporting, nem em bicos dos pés e, por isso, se quiser, será recordado.
Obrigada Super Slim, por saberes o que é o Sporting mesmo sem não o conheceres.
Texto de Maria Ribeiro
* duas cozinheiras, dois temperos. O toque de Leoa, dado pela Maria Ribeiro e pela mbc. Às terças, na Tasca do Cherba.
18 Março, 2014 at 10:52
Salvo as devidas comparações… não consigo deixar de pensar em Jardel quando vejo o Slimani ! O instinto matador e a astucia a cabecear são muito similares!
Depois, desconfio que a nível dos campeonatos de topo na Europa, Slimani deve ser o ponta de lança com melhor média de golos por minuto!!!
Foi um verdadeiro achado… que fique muitos anos pois é um verdadeiro leão em campo!
18 Março, 2014 at 10:55
Quanto à historia do nantes… o jogador viajou para frança, reuniu-se com os dirigentes do nantes e voltou para o hotel para descansar antes de fazer os exames medicos! À hora marcada nao compareceu nem atendia o telefone. Quando os dirigentes do nantes foram ao hotel já o jogador estava no aeroporto a caminho de lisboa! Foi por isso que os dirigentes do nantes ficaram tão agastados com a situação!
18 Março, 2014 at 11:53
Não é um maneira de agir muito bonita, mas olha, antes a eles do que a nós, não cruzando o limite da legalidade, fartei-me de ser menino nos ultimos anos.
18 Março, 2014 at 12:10
Sempre achei “estranho” essa fixação pelos Brasis e pelas Argentinas… sobrevalorizado!
Com um mundo tão basto, parecia-me quase sacrilégio não garimpar pelas Ásias, pelas Áfricas, até pela América Central… Veja-se o que resultou! Curiosamente foi do Brasil que vieram os que menos tem dado nas vistas: Weldinho e o Magrão!
Vamos lá continuar com esta filosofia… Voar fora do radar dos cabrões dos maiores empresários que só se querem encher à custa do trabalhos dos clubes!
Força Bruno, Inácio e Virgílio!
GREAT JOB!!!
18 Março, 2014 at 12:11
Quando a “paixão” é tão forte, muita coisa fica para atrás… 😛
18 Março, 2014 at 11:56
o Jardel, o melhor Jardel era o melhor Pl da europa e provavelmente do mundo a jogar dentro da área.
praticamente qualquer bola que lá aparecesse ele metia dentro da baliza
18 Março, 2014 at 10:58
Tenho que admitir (mais uma prova que as vezes ‘e preciso ser paciente) que das primeiras vezes que vi jogar o Slim, uma delas ao vivo num dos poucos jogos que pude assistir em Alvalade este ano, nao fiquei muito convencido sobretudo pelo jogo de pes dele. a bola parecia que batia num tijolo e ia para longe.
Escusado sera dizer que ele ja me fez ficar envergonhado dessa minha primeira impressao. Alias, nem era preciso revelar-se nao ser um tosco (que nao ‘e) porque a sua raca e vontade de ganhar seria para mim o suficiente. Acho que ‘e um pouco o que todos nos sentimos e fariamos se tivessemos a oportunidade de jogar, iriamos correr ate rebentar e o corpo dizer “nao da mais!”.
18 Março, 2014 at 11:03
“se tivessemos a oportunidade de jogar, iriamos correr ate rebentar e o corpo dizer “nao da mais!”
O grande problema no nosso Sporting (esta época quase não se nota) e no futebol em geral é já se encontrar muito poucos jogadores com vontade de suar a camisola.
18 Março, 2014 at 11:06
Pois hoje em dia é só vedetas que acham que correr é para os carregadores de piano.
Por isso gosto do Ronaldo dá tudo, trabalha que nem um cavalo, sua a camisola.
Mas há gajos que gostam é de Ronaldinhos e Ronaldos brasileiros, com a bola nos pés são os reis, mas correr para a recuperar tá de chuva.
SL
18 Março, 2014 at 11:08
Tudo dito Green 😉
18 Março, 2014 at 11:09
‘E verdade e ‘e essa uma das razoes porque o Rinaudo ‘e tao adorado em Alvalade.
18 Março, 2014 at 11:18
É bem verdade mas há jogadores que parece que não percebem isso.
Foda-se parecem os gajos dos jogos de amigos ao fim de semana, os famosos “mamões” ou “fuços”, só estão à mama para marcar muitos golos e serem as vedetas, correr é com os “pretos” da equipa.
SL
18 Março, 2014 at 11:36
Não me faças falar, car#$#$%.
18 Março, 2014 at 11:42
És “mamão” ou “preto”?
SL
18 Março, 2014 at 12:00
É mais pró escuro (e esta semana até comi um à moda do Abdoulaye).
Passa-me ver gajos que só correm quando têm a redonda no pé. O resto é parado ou a passo. Ou modo Sporting 2012/13.
18 Março, 2014 at 11:34
por falar nele, alguem sabe como lhe estao correr as coisas no cattania?
18 Março, 2014 at 11:35
Pelo que tenho lido é titular indiscutível.
18 Março, 2014 at 11:36
titular indiscutível, e parece que querem ficar com ele, mesmo apesar de a equipa como equipa estar a fazer um campeonato de merda
18 Março, 2014 at 11:55
É titular e gostam mesmo dele, ao ponto de querer ficar com ele. Se não me engano, são 5M de opção de compra. Não o querendo perder, retirar 5M de um jogador que custou 500 mil! O problema será um eventual parte do passe que já não nos pertence.
18 Março, 2014 at 12:11
Isso é preocupante… ainda mais nos casos do William, Patrício e Rojo, que devem ver a sua cotação subir no Mundial.
Li algures que o Rojo tinha uma clausula de recompra a ser accionada em Outubro, no valor a rondar um 1M de euros, sendo que a operação foi cancelada por falta de liquidez.
Alguém tem a noção de prazos e valores de recompras, isto é, se essas alíneas foram salvaguardadas por quem fez os contratos? Porque se não foi assim… eu como investidor, nunca vendia agora ao Sporting os meus 40% do William 😛
18 Março, 2014 at 12:14
Do Patricio temos 85% (Condicionado a aquela entrada da Holdimo na SAD… que gostava muito de saber se já avançou…)
18 Março, 2014 at 11:08
Belo texto, Maria.
A mim, o Super Slim faz-me lembrar o Iordanov.
Tal como ele, um avançado desconhecido quando chegou, tal como ele um jogador com uma entrega total ao jogo e à equipa, tal como ele um jogador com uma confiança ilimitada em si próprio, mesmo quando teimavam em ver nele apenas um jogador tosco. Aposto que se como ao Iordanov, um dia pedirem ao Slimani para jogar a trinco ou a defesa, a entrega vai ser a mesma, e vai ser o mesmo Slimani imperial que hoje vemos a demolir os defesas adversários.
18 Março, 2014 at 11:33
Like i said!!! 🙂
18 Março, 2014 at 12:56
Nem mais 🙂
18 Março, 2014 at 11:18
Que ricos “Pipis” Maria Ribeiro 🙂 curti a expressão “Talismani” 🙂 Viva o SPOOOOOORTING!!!
18 Março, 2014 at 11:22
as criticas que eu li a quem quando o Slimani foi contratado dizia que era uma grande jogador. Muita gente em vários blogues foi chamado de maluco e insultado por dizer isso
18 Março, 2014 at 11:31
É verdade. Os nossos rivais até gozaram entre risinhos, mas a verdade é que já marcou aos dois.
18 Março, 2014 at 11:35
maria, olhe que não estou a falar de criticas de rivais, estou a falar de criticas de Sportinguistas, que num blogue que sigo, um dos editores aquando da contratação( e antes) disse que o Slimani iria ser das melhores contratações este ano, e foi insultado de alto abaixo
18 Março, 2014 at 14:31
É verdade, mas calou todos com os seus golos.
O que gostei mais até agora foi contra o Arouca, que trabalhinho do pinheiro sem pés.
18 Março, 2014 at 11:26
Continuo na minha Slimani é como era o Raphael Meade, não consigo ver semelhanças com Jardel até porque Jardel que era soberbo não lutava 1/5 do que luta Slimani.
SL
18 Março, 2014 at 11:31
Ah o Jardel precisava tinha o talento natural para adivinhar onde a bola ia parar.
O Slim como todos tem de lutar mas sabe que assim tem mais hipoteses de ter sucesso.
SL
18 Março, 2014 at 11:30
Não queria deixar de dizer que contra o porco Montero e Carrillo entraram muito bem (são dois craques que precisam de ser elogiados)!
Carrillo atacou e defendeu com uma garra enorme e montero tem um pormenor de classe quando puxa a bola com a parte de fora do pé para o remate que fabiano defendeu (se tivesse dado para o carrillo que estava isolado era golo mas que classe de lance…).
18 Março, 2014 at 11:42
Cherba, se estiveres de acordo proponho uma nova rubrica. Uma vez por mês um post sobre um jogador que esteja a passar mais dificuldades (por uma razão ou por outra).
Resultou com o André Martins (penso que foi o grande Sá que escreveu e repara que as criticas foram muito mais razoáveis em vez de gratuitas) quando ESTEVE em pior forma e acho que por exemplo montero merecia um! Capel e Carrillo são jogadores com valor que precisam de confiança para jogarem bem mas na verdade o post nem é para eles (se bem que o andré martins lhes pode dizer o que vai para aqui escrito:-)), é para nós sabermos/lembrarmos o que já ofereceram e o que valem (Montero não marca há não sei quanto tempo mas mesmo assim é o segundo melhor marcador do campeonato e uma das razões pelas quais estamos na luta neste último terço, Dier apesar de estar no banco é uma pérola, rinaudo apesar de estar emprestado será sempre o capitão, esvaio apesar de estar na B é sempre lembrado, etc…)
SL
18 Março, 2014 at 12:17
Vítor… para mim um caso estranho de falta de adaptação a um grande!
Vai uma palmada nas costas do Vítor!!! ANIMA, RAPAZ!!! Estás no Sporting, caralho! Agora tens de fazer pela vida… ACORDA, CARALHO!!!
18 Março, 2014 at 12:24
Epá, eu tenho gostado de ver jogar o Vítor, das muito poucas vezes que o Leo o tem posto a jogar e acho que o gajo, depois de fazer 2 ou 3 jogos seguidos para ganhar ritmo competitivo, era uma mais valia para nós. Tirando o Shika, que eu ainda não vi jogar ao vivo, o Vítor é o jogador que nós temos com mais características de 10.
Só não percebo porque é que o Leo não lhe tem dado mais hipoteses. O magrão tem bons pés mas joga sempre a ritmo baixo. Mas o Leo é que os treina, por isso…
18 Março, 2014 at 11:30
O Slimani é um típico jogador de área, embora não seja tão mau como o pintam a jogar longe da baliza.
Não deixa de ser curiosa esta flutuação dos mercados; o Magrebe já foi bom fornecedor de jogadores (Abdel Ghani, Ziad, para não mencionar Naybet, Saber ou Madjer) e de repente os clubes viram-se para outras paragens. Sempre vi o Norte de África como um mercado atractivo, tem uma certa afinidade com o sul da Europa, são jogadores evoluídos tacticamente, e possuem um temperamento que se enquadra no espírito latino. Pode ser que, com o sucesso do Slimani e do Shikabala, volte a ser visto com outros olhos.
18 Março, 2014 at 11:35
Nem mais…basta ver que a quantidade de jogadores dessa zona que jogam, por exemplo, nos campeonatos francês e alemão. Nós, em Portugal, é que achamos que só os jogadores da América do Sul é que são craques…
18 Março, 2014 at 11:38
no campeonato francês tem logica, grande parte deles nasceu em França, ou são de países francófonos. os do campeonato alemão são filhos de emigrantes e já nasceram na alemanha
18 Março, 2014 at 11:49
Um dia apanhei um cruzamento do Saber na estação do metro… da Cidade Universitária.
18 Março, 2014 at 12:18
Marcaste, ao menos???
18 Março, 2014 at 11:37
Prevejo um jogo muito complicado na Madeira! Não dá jogar só 100%, tem que ser muito mais…
18 Março, 2014 at 11:44
+1
18 Março, 2014 at 11:42
Muito bom texto, Maria Ribeiro, é a ler estas belas prosas escritas por leoas fervorosas com tu que eu sinto que deveria ter casado com uma ( a minha diz que é lampiã, mas eu acho que é só para ser do contra… 🙂 )
O Slimani tem qualidade técnica, basta ver a forma como ele recebe jogo no meio campo e distribui para os companheiros, para se perceber que não é nenhum “carregador de piano”. Continuo a achar que não perdíamos nada em jogar com o Montero a fazer de segundo PL atrás do Slim.
Mas o que mais me agrada é a raça, não só do Slimani mas de toda a equipa. Salvo raras excepções, toda a gente deixa a pele em campo, e isso é um dos principais factores que nos levam a estar a fazer a época que estamos a fazer.
18 Março, 2014 at 11:42
Face visível e com superiores níveis de agressividade da corrupção no futebol português. Presidente da liga que tem feito frente ao loby da SporTV abalroado no meio da via pública.
http://sicnoticias.sapo.pt/desporto/2014-03-18-testemunha-confirma-que-o-carro-em-que-seguia-mario-figueiredo-foi-abalroado
18 Março, 2014 at 11:58
Karma..
18 Março, 2014 at 11:59
Wait.. confundi com o gajo dos 383€.
18 Março, 2014 at 17:07
Hoje andas muito esotérico! 😀
Sobre o caso em questão, cheira-me a típica intimidação da malta do Puerto!
Carro cheio de capangas ( seguranças nocturnos ), abalroam “sem querer” o carro do Mário Figueiredo!
O azar desta malta é que o carro “agressor” atascou mais à frente!
É por isso que não gosto de carros modernos. Um furinho no radiador e a ECU desliga o carro na hora… 😀
Não se esqueçam que o verdadeiro capo do Norte é Joaquim Oliveira ( Olivedesportos, Sporttv, O Jogo…), e não Pinto da Costa e seus capitães!
18 Março, 2014 at 17:16
Hmmm… não sei se será bem assim…
Já ouvi uma escuta do Apito Dourado, em que Pinto da Costa telefona para Joaquim Oliveira, e este quando atende e vê que é o PC, exclama: “Oh, Mestre, bom dia.”
Se lhe chama «Mestre», ficamos esclarecidos acerca de quem é o mentor da entourage.
18 Março, 2014 at 11:47
Alguém me sabe dizer quantas assinaturas foram recolhidas no Domingo?
18 Março, 2014 at 11:47
Esse pipi hoje foi muito bem temperado, Maria! (Adiante… é melhor não pensar muito no que acabei de escrever!)
Pode-se dizer com propriedade que os Tasqueiros estamos em fase de mudanças!
A nossa Maria Ribeiro “converteu-se” ao Islam…
O Ricardo Sampaio converteu-se à (Shi)Kabala…
Qualquer dia o LÀS vai converter-se ao comunismo e ver com outros olhos o “Rojo”…
18 Março, 2014 at 11:48
Com todo o respeito, belo pipi Maria 🙂
sinto o mesmo sobre o sli
so acrescento mais uma coisa, joga muito muito bem de costas para a baliza, a aguentar a subida dos colegas.
é inteligente, parece-me que toma sempre boas opçoes. claro que depois nao corre sempre bem, nao tem os pés mais virtuosos mas não deixa de ser um jogador com muita tecnica, tecnica nao é so reviengas e fintas e 300 toques sem a bola cair! Outarra dixit *;) . netse aspecto, fez um jogao com o porco, muita posse de bola foi retirado ao porco, porque o slim, sozinho lá na frente, nao a perdeu (alem do que correu atras dos defesas do porco).
adoro o montero (e para mim tb tem de jogar) mas se há jogador que me faz sentir confiança que mais cedo ou mais tarde vai marcar é o supersli talismani (acho q o argelino já tem um novo nick!)
e nao precisa de muito, porra, neste jogo teve uma grande oportunidade e marcou!! também é verdade que já falhou golos cantados mas é assim, é preciso saber estar no sitio para conseguir falhar. e se há que o sli faz bem, é saber estar no sitio!!
de qqr modo, isto nao é montero vs slimani, portanto:” te quiero mucho, avioncito”
off topic : ai , ai ,,, ai que descanso hoje esta equipa e as bolas paradas!!
no jogo com o porco dava por mim ajoelhado ao olhar para os cantos do porco etc mas na verdade não sentia o aperto que sentia nos ultimos anos! por isso, obrigado LEO
* “tecnica, claro que tenho tecnica, sei passar, sei receber sei rematar” !!!
18 Março, 2014 at 11:51
Slimani volta a pôr dilemas na cabeça de Jardim. Hoje é titular indiscutível, tal como Montero o foi no inicio do campeonato. Mas terei sido o único que vi Montero a entrar excelentemente bem no jogo contra o Porto? O homem se tivesse mais uns minutos quebrava o tão aclamado jejum. É este dilema que os treinadores gostam e que satisfazem os adeptos. Chegamos a conclusão que os dois de inicio ao mesmo tempo pode dar buraco e parece que André Martins volta a entrar nos eixos.
Contra o Marítimo, o onze será o mesmo à excepção de Capel. Fez um óptimo jogo e se o adversário fosse outro seria titular. A meu ver, Heldon, por conhecer a casa e pelo factor psicológico, deve assumir a ala esquerda.
SL
18 Março, 2014 at 12:22
E agora pergunto eu… Há quanto tempo não tinhamos nós este problema de ter um goleador em baixa de forma a ser prontamente substituído por outro EM FORMA???
Alguém se lembra???
18 Março, 2014 at 12:44
Shukran Kathir, Maria, por mais este belo retrato, tal e qual aquilo que sinto pelo nosso 9.
Alekum Salam!
18 Março, 2014 at 13:59
Sou só eu que acho que não ter o Montero a jogar no 11 inicial é um crime futebolistico ?
Como é que um gajo com o toque de bola que tem, que não sabe jogar mal , é esforçado a defender e tem a garra ao nivel dos melhores, não joga a titular ?????
Percebo que o Slim seja titular, até concordo com isso pois é um ponta de lança puro e tem outro tipo de jogo (util) que o montero não tem.
Só consigo perceber a sua ausencia do 11 titular por não termos equipa para o Montero !!! O futebol que produzimos (pouco criativo) não resulta para o montero pois as bolas simplesmente não chegam lá à frente…como no inicio da época.
Agora passo a bola para o jardim pois terá de inventar na proxima época uma tatica que permita que isso aconteça.
Montero tem de ser titular !!!
18 Março, 2014 at 17:10
O problema é que os nossos adversários aprenderam a “emperrar” a nossa circulação de bola e, consequentemente, Montero passou a ter menos espaço/bola/oportunidades…
Daí a mudança para um jogo mais directo com o nosso bombardeiro argelino na frente de batalha!
18 Março, 2014 at 14:09
Hummm, comi estes pipis com gosto… Maria, posso repetir???????
Talismani é mesmo o que ele tem sido nos últimos jogos, mas para ele assumir essa metáfora, temos que dar mérito a toda a equipa, que teve que jogar de forma diferente do que vinha fazendo… E isso, é mérito dos jogadores, mas sobretudo do Treinador e restante equipa técnica…
Vamos Sporting Clube de Portugal! Contra tudo e contra todos os que nos querem mal!
SL
18 Março, 2014 at 14:32
belos pipis…com todo o respeito claro!
Supa-Slim lembra-me o Iorda9,pela empatia com o clube,adeptos e colegas de equipa.
a forma como festeja é de Leão!
e como já foi dito mais acima,quando é que o SCP tinha opções de ataque desta qualidade?
Montero e Slim completam-se,são como as nossas cores.
SL