SuperSliiiim! Este ano temos duas grandissimos avançados! Grande equipa!
Cherba para quando um post dedicado ao ENORMISSIMO ET, Sir William “Classe” Carvalho?
SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIING!
Tens toda a razão Cherba! Eu li-os na altura mas a cada jogo que o nosso craque faz até esquecemos tudo, tal como ele esquece tudo a sua volta quando tem a posse da redondinha.
Que craque, a sua classe recorda-me o enorme Zizou, parece tudo feito em supless como se estivesse a jogar no quintal com os irmãos mais novos
Trata-me por Manel cherba, aqui somos todos familia!
SPOOOOORTING! Nunca mais é sábado dass…
Inovação, Marketing, promoção do clube de forma positiva, criando um “elan” que só nos pode levar no sentido que os nossos “pais fundadores” queriam … “Queremos ser tão grande como os maiores clubes da Europa” …
Eu estou a adorar a viagem!!!
Grandissimo ‘poster’ de parede Cherba! Totalmente merecido!
Muitos dirão que não é nada, mas esta foto no site no facebook do Sporting já vai com 3.319 likes desde as 12h40. O nome do nosso grande clube voa por esse mundo fora assim!
Pergunta: Algum dia dois buçais como o Orelhas e o Bufas conseguiriam sequer chegar perto do fundador do FB? Bruno de Carvalho é o protótipo do dirigente moderno, que aproveita as plataformas online sabendo que o futuro está aqui. Aproveito para agradecer ao empresário sportinguista que fez a ponte.
Come on, Markinho! Let´s invest in the most powerfull sportsclub in Portugal!
Só por curiosidade, o tal de Josh Miller que é nem mais nem menos do que o fundador da Branch, empresa que foi recentemente comprada pelo Facebook, comentou no FB acerca desta foto o seguinte:
“Not only did you give me and Mark a jersey but we also defeated Porto!!! Does this mean I’m a good luck charm?”
Pormenor delicioso o do “WE also defeated Porto” 🙂
Grande, grande Slimani! Como o futebol é por vezes imprevisível. Nos primeiros meses da época sentíamos que o Montero era o nosso goleador, agora não hesitamos em dar esse estatuto ao Slimani.
Fantástico jogador, Fantástico wallpaper, a frase q o acompanha é sublime. A disponibilidade deste argelino para jogar em prol da equipa deixa me rendido ! Sou seu fã incondicional !
Destes venham mais por favor.
Em relação ao Slim Shady no dia 5 de Dezembro respondi assim a um amigo Sportinguista que no gozo chamava o argelino de predestinado:
“Só um aparte ( as minhas deculpas às senhoras e lampiursos presentes que nada se interessarão com este bate-papo,
Ponto prévio:
Bem sei que no intervalo do jogo com o Marítimo assistimos à natural rabia entre os suplentes na qual o argelino não saíu do meio uma única vez!!! Fiquei na altura perplexo e até algo preocupado…
Dito isto,
Vou arriscar um raciocínio, esse sim, só ao nível dos predestinados:
O “Super-Slim” tem neste momento 4 golos em 170 min de jogo com o Manto Sagrado.
Se dividires esses 170 min por 90 ( jogo completo) dá 1,89 jogos completos. Ora bem, 4 golos em menos de 2 jogos dá uma média de golos de 2.2 p/jogo.
É neste momento o jogador mais eficaz do Planeta!!! Isso sim só está ao nível dos predestinados…
Não fazia a mínima ideia de quem era e nem sou apologista de ver vídeos no youtube, mas acho que na altura da contratação, foi publicado um vídeo aqui na tasca, ou no antigo cacifo (salvo erro) e fiquei apaixonado. Golos como aquele que marcou em Arouca, ou o de Domingo (em que faz a quebra e vai buscar por trás) são motivos de sobra para acreditar que temos ali um 9 puro, que já não tínhamos desde o tempo do Jardel (Liedson não era um 9 puro para mim). Continuo a achar que é um crime ter Montero no banco e agrada-me a ideia de o ver a jogar atrás do Slim, talvez na posição do André Martins que, apesar da assistência no Domingo, teve algumas dificuldades em impor o seu jogo.
PS; Já agora, adicionem lá este gif à tasca. Slimani no chão a tapar caminho, mais 3/4 adversários e o homem sai dali com a bola como se nada fosse. Fez-me lembrar o Iniesta em “the Phone booth.”
Permitam-me a repetição do que postei anteriormente mas com novos tópicos, os outros acabam por ficar esquecidos 🙁
Sou só eu que acho que não ter o Montero a jogar no 11 inicial é um crime futebolistico ?
Como é que um gajo com o toque de bola que tem, que não sabe jogar mal , é esforçado a defender e tem a garra ao nivel dos melhores, não joga a titular ?????
Percebo que o Slim seja titular, até concordo com isso pois é um ponta de lança puro e tem outro tipo de jogo (util) que o montero não tem.
Só consigo perceber a sua ausencia do 11 titular por não termos equipa para o Montero !!! O futebol que produzimos (pouco criativo) não resulta para o montero pois as bolas simplesmente não chegam lá à frente…como no inicio da época.
Agora passo a bola para o jardim pois terá de inventar na proxima época uma tatica que permita que isso aconteça.
Montero tem de ser titular !!!
È uma boa teoria, mas eu que sou fraco treinador , inclino me mais para a explicação do M. Pereira, ou seja, as bolas nao chegam em condições para o estilo de jogador que é o Montero.
Com o Sli a ideia é colocar bolas na area a qq custo que ele faz o resto.
Tb estou de acordo . Montero de fora é um atentado ao futebol.
Mas LJ é que sabe.
Nada contra o Montero, pelo contrário, mas ele está em baixo de forma, e o Slimani está em forma e a resolver, desculpem, mas por muito talento que um jogador tenha, não acredito em lugares cativos. O grupo só ganha quando se põem os que estão em melhor forma no campo, o Sporting também.
O mesmo posso dizer em relação a outros jogadores. Ainda é pior (aliás, viu-se no jogo do benfica) mudar a táctica para o plano “B”. Isso cria desequilibrios a meio campo. Por muito que não gostem, o A. Martins é essencial para os equilibrios/desiquilibrios a nosso favor a meio-campo.
Percebo o que dizes, Krpan, mas uma coisa é o plano B funcionar num jogo contra o benfas, ainda por cima não tendo King William para segurar o meio campo, outra coisa será o Montero jogar no lugar do AM, que lhe permite jogar um pouco mais junto ao Slimani, não perdendo nós capacidade de construção de jogo ( admito que pudessemos perder um pouco na pressão sem bola…) em jogos contra o Guimarães, em casa, ou contra o Paços etc…
Sim, claro, há jogos em que nos pode ser benéfico, no entanto, ficariamos sem ninguém, como alternativa, com caracteristicas de avançado no banco, no caso de lesão ou necessidade de tornar o futebol mais ofensivo.
Eu gosto do jogo do A.MArtins! desde junior que gosto da atitude dele…
é verdade que lhe falta físico para se conseguir impor como o wiliam consegue, e conseguir aguentar não só o choque como o slim ou levar todo o jogo no nível de intensidade do jeferson consegue… mas é esclarecido, tem raça e é leão até à raiz dos cabelos!!
é dar-lhe tempo e minutos e vamos ver o diamante que vai sair dai!!
mais ninguém reparou no pormenor do jogo do porto qdo ele saiu e se virou para o carrilho e lhe diz em tom de ameaça….
– é para correr pah!!
só isso vale por mil elias e 10.000 sonecas!!
Claro não ha lugar cativos…mas a minha teoria mais do que a baixa de forma do Montero (que aceito) é a pouca criatividade do nosso futebol.
As limitações da equipa limitam o futebol de Montero. Sli nao tira os olhos da baliza, a sua raça, força fisica e capacidade no jogo areo fazem dele um temivel avançado. O gajo tem o fundo da baliza no olhar.
Ontem o Guilherme Aguiar estava cheio de azedume, e a páginas tantas disse que o Helton se lesionou por causa do relvado de Alvalade. Eu vi muitas vezes as repetições e não vi nada que justificasse ter sido a relva a causadora. Não vi buracos, nem relva a soltar-se.
O gajo até chegou a dizer que era vergonha de relvado, que a relva até era pintada…
Quando se tem um Montero e um Slimani diria que a equipa terá de ser montada em 4-4-2 pois esses 2 avançados devem jogar. Ora para jogar em 442 teremos de ter extremos que façam a função deles e sejam mais criativos no meio campo de modo a poder abrir espaços (é isso que faz o benfas). Só uma correria louca até à linha e cruzar não chega.
Ou seja neste momento não nos é possivel jogar assim, a não ser que o Shika possa ser esse extremo organizador.
A. Martins tem potencial para tmb fazer isso mas neste momento está a faltar-lhe confiança no 1para1.
Da mesma forma teremos Adrien que terá de fazer o papel dele (8) e tmb ser mais criativo (8.5). Atenção que eventualmente poderia ser A. Martins a fazer de Adrien embora ache que Adrien (neste momento o motor da equipa) será melhor neste papel pois dá mais garantias a defender embora não seja um criador melhor que Martins.
Daí que o nosso amigo Leonardo terá de pensar muito bem como quer jogar na próxima epoca 🙂
Agora Montero no banco nem pensar !!!
E pensar que o ano passado o que nos deprimia era não ter um avançado de jeito !
Agora temos o melhor marcador do campeonato e outro que para lá caminha ….. um que é um génio a carregar e controlar a bola e outro que é um poço de força e eficácia.
Ainda bem que é apenas uma pessoa a escolher: Mr Leonardo Jardim.
Senão arriscávamo-nos a que não houvesse jogadores para satisfazer as opiniões diferentes de tantos adeptos.
Este ano, o importante era solidificar um esquema (4-3-3). Conseguiu-se mais do que isso ao encontrarmos um esquema alternativo (4-4-2). As sementes foram lançadas.
Para o ano, não tenho dúvidas que o Plano B poderá ser muitas vezes Plano A, sobretudo, em jogos em casa contra os mija na escada deste campeonato. A questão aqui prende-se com William Carvalho. Se ficar, temos todas as condições para partirmos para um esquema de 2 avançados porque Adrien e William são mais do que suficientes para segurar o meio campo. Se William sair, temo que seja impossível jogar com dois avançados de início. Foi isso que vimos na capoeira. Gostei da ambição do mister em começar com 2 avançados mas jogar assim sem William é um risco muito grande e pagámos por isso.
Outra questão tem a ver com os laterais. Temos dois que são muito, muito ofensivos. Num esquema de 2 avançados, os extremos são mesmo extremos e os laterais são, acima de tudo, defesas já que não podem subir muito para ajudar os 2 homens do meio-campo.
Não se trata apenas de meter mais um avançado. Trata-se, sobretudo, de encontrar a forma ideal para compensar a falta de um jogador no meio-campo. Todos queremos um futebol ofensivo mas as grandes equipas distinguem-se pelo equilíbrio e pela capacidade de controlar jogos. Foi isso que vimos no Domingo. Acho que nunca vi o Sporting a controlar tão bem um jogo contra um rival directo e, como o Krpan disse, André Martins foi fundamental nesse equilíbrio. Como tal, não estou disposto a abdicar desse controlo, por melhores que sejam Montero e Slimani. Não me choca ter de deixar um deles no banco em prol de uma maior eficácia no controlo dos jogos.
Vejam o jogo de Domingo e vejam o jogo na capoeira, está aí a diferença.
Não sei se anda desmotivado por ter deixado de ser titular, mas o Montero deixou de ter “ganas”, entra triste e um pouco apático. O jogo no domingo foi elucidativo. Há um lance em que ele só tem de passar pelo Abdoulaye e faz uma finta tão denunciada que até eu conseguia tirar-lhe a bola. Titular com o papel de um dez, tudo bem. Como ponta de lança não me parece grande ideia.
Também, que é que esses gajos da Marca sabem de futebol? Aquilo é o Rascord da Espanha…
Elogiam tanto Falcão, mas foi o Porto quem o descobriu. Antes de o virem buscar não conheciam. E Montero é igual: marcou muitos golos em pouco tempo, e foi muito falado. Mas como não marcado ultimamente, já dizem mal.
Melhor assim, que é da maneira que não distraem o rapaz, e ele não sai de cá…
Slim tem sido, para mim, mais uma agradável surpresa, confesso que não dava muito por ele. Há muito que não tínhamos um jogador com as características que tem. Nem sempre perfeito em termos técnicos, mas compensa em atitude e eficácia, já leva 7 só no campeonato, nada mau !
Agora, que dá pena ver o Montero no banco, lá isso dá, mas acho que lhe vai fazer bem este descanso e, primeiro estão os interesses da equipa.
Primeiro ponto: O Slimani é um jogador que tem atributos técnicos banais. Temos na nossa primeira divisão muitos outros avançados iguais ou melhores que ele em atributos técnicos.
Segundo ponto: Fisicamente o argelino é um jogador forte e àgil. Tem muito boa entrega ao jogo, não se intimida com jogo físico e tem sido muito importante na “segunda fase” de jogo do Sporting este ano (refiro-me à alteração substancial de um modelo de jogo que dava prioridade à posse de bola e aos apoios frontais entre linhas, para um modelo de jogo muito mais directo).
Terceito Ponto: Tacticamente é um dos jogadores mais fortes do Sporting, a par de William Carvalho e André Martins ( sei que não é um jogador muito querido entre muitos adeptos, porém aquilo de que se mais se queixam é justamente pelo facto de o André ser o unico jogador do corredor central do Sporting que se aproxima daquilo que o João Moutinho fazia enquanto lá esteve -> oferecer apoios verticais longos ao portador da bola e diagonais de ruptura conjugadas com movimentos dos médios ala para interiores) . (Voltando ao Slimani) -> Defensivamente é um jogador abnegado ao máximo, gostei muito de ver o esforço e a concentração totais em obrigar o Porto na saída de bola a ter de lateralizar o jogo constantemente, e dá tudo pela equipa.
Quarto Ponto: Jogo Posicional -> muito bom, é aquilo que faz melhor e é também por isso que é muito importante nesta altura do campeonato para o Sporting. Tem muito bom sentido de baliza, tem escola de ponta de lança e cabeceia muito bem.
Quanto ao William Carvalho já agora, é um bombeiro no meio campo do Sporting. Joga 100 vezes mais do que qualquer outro no corredor central e é o único que sabe fazer compensações porque percebe quando é que tem de fazer cobertura e quando tem de fazer contenção. Diria apenas que na fase de construção ofensiva ainda lhe falta crescer em intensidade ou que pelo menos falta-lhe jogar numa equipa onde possa ter outras preocupações que não apenas o de equilibrar a equipa a defender e ser o responsavel pela primeira fase de construção. Tem pouca intensidade física nos duelos de corpo, e não é particularmente forte no jogo aéro apesar da sua altura. Contudo e repito, a defender e a equilibrar é “monstruoso”, e na saída de bola em posse é absolutamente invulgar para a idade que tem. É um jogador ainda mais cerebral do que físico, e penso que na justa medida do seu desenvolvimento motor vai dominar outros aspectos da sua influência na equipa. Imagino como muitos de vocês o William num campeonato mais competitivo e ao contrario do que a maioria aqui defende, a sua ida para Inglaterra não era o melhor. O melhor seria ir para um grande de Espanha onde ia crescer num campeonato onde há mais jogadores ao seu nível em vez do kick and run dos ingleses.
Lamento discordar da parte do william dar 100 a zero a qualquer outro medio.
O William tem tido uma ajuda preciosa do Adrien no meio. E o contrário tmb é verdade. Eles complementam-se muito bem !
No entanto, eu pessoalmente preferia ter 2 Adriens do que 2 Williams 🙂
E digo isto porque o Adrien é o mais parecido com o João Moutinho e essa posição é que verdadeiramente faz andar a equipa quer a defender em cima quer a iniciar o ataque.
O William é um monstro a jogar à bola na sua posição no entanto andamos a dar pouco destaque ao Adrien que tem corrido kms todos os jogos a tapar qualquer ataque do adversario.
ponto prévio… (não concordo muito com a comparação) mas se concordasse o montinho é que era parecido com o Adrien…
agora que já tirei isto de cima…
sim… muita da magia do nosso meio campo passa da forma simples como os nossos jogadores se complementam… mas são muito diferentes e não queria ter dois de nehum deles…
e sim o Adrien é um jogador brutal mas é discreto e as pessoas nem vêm o brilhante trabalho que ele anda a fazer… se calhar é por isso que o risco ao meio ainda não acordou para a vida…
Sou adepto apaixonado de futebol, e não tenho conseguido ver muitos jogos do Sporting ao vivo este ano. Contudo, ofereci ao meu sobrinho (que é sportinguista) um bilhete e lá fomos os dois ver o jogo no domingo.
Isto para dizer que não tenho visto suficiente jogos do Adrien para necessariamente concordar ou discordar do que dizem ser o brilhante trabalho que ele anda a fazer. Neste aspecto o jogo do Adrien com o Porto foi muito discreto do ponto de vista da sua influência nas fases de construção do jogo. Notei muito mais que após o intervalo o Adrien baixou na zona de pressão tendo como função principal fechar o espaço interior esquerdo do meio campo impedindo que o Defour ou o Carlos Eduardo jogassem-> muito bem visto pelo Jardim. De resto achei que fez um jogo pouco intenso. Tenho sistematizado uma opinião sobre o Adrien que é um jogador muito empenhado mas pouco eficaz nas acções defensivas. Mesmo quando tem a responsabilidade de pressionar a primeira fase de construção do adversário é pouco objectivo porque muitas vezes encosta no adversário sem realizar que a sua principal função naquele momento é fazer contenção e não desarme. Já o vi várias vezes sair na pressão alta, tentar o desarme por pressão do lado cego do portador da bola e outras tantas vezes é ultrapassado em 1×1 e desiquilibra o corredor central do Sporting. Oferece sistematicamente a vantagem ao portador da bola. Acho que o Adrien precisa de alguem que lhe moa o juizo para perceber que a prioridade defensiva é obrigad o adversário a lateralizar o jogo para que depois aí sim seja feita pressão altíssima. o André Martins faz isso melhor, então o William Carvalho é um tratado a defender e a interpretar os principios da contenção e cobertura.
Dito isto, e denotando aqui alguma falta de “escola”, levar o Ruben Micael ao Mundial em vez do Adrien é criminoso. Há outras opções que tb podiam ser válidas neste lugar para a selecção -> sendo o Amorim ou André Martins escolhas com muito mais interesse para a selecção. Na circunstância de se estar a discutir se o Fernando vai ou não ao Mundial eu preferia que ele não fosse, e que ao invés tivessemos o Adrien e o Amorim na convocatória por exemplo.
comentário eloquente e bem fundamentado!
uma forma de elevar o nível aqui da nossa tasca !!
não falando Futeboles tactico-tecnico correntemente e sendo um mero treinador de bancada atrevia-me a dizer que a sua evolução desde o ano passado está na forma como melhorou o seu jogo sem bola, e este ano ele assumiu-se como um jogador de jogo simples, ( um pouco como o william) e sem medo de assumir a sua posição de lider em campo seja com quem for o adversário
Tem tido sido um poço de vontade e um inconformado em campo… e juntamente com o A.Martins tem sido o símbolo da nossa formação em campo, no sentido que sente o peso da camisola e se esforça por a honrar… é tão diferente quando um jogador joga motivado…
😀
18 Março, 2014 at 13:54
Já está colocada no monitor! Inchem lá!
18 Março, 2014 at 13:54
SuperSliiiim! Este ano temos duas grandissimos avançados! Grande equipa!
Cherba para quando um post dedicado ao ENORMISSIMO ET, Sir William “Classe” Carvalho?
SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIING!
18 Março, 2014 at 14:03
tens andado desatento, Manuel 🙂
toma lá dois, um deles com direito a Walltasca
https://atascadocherba.com/tens-pra-troca-william-carvalho/
https://atascadocherba.com/a-gomes-de-sa-the-william-effect/
18 Março, 2014 at 14:13
Tens toda a razão Cherba! Eu li-os na altura mas a cada jogo que o nosso craque faz até esquecemos tudo, tal como ele esquece tudo a sua volta quando tem a posse da redondinha.
Que craque, a sua classe recorda-me o enorme Zizou, parece tudo feito em supless como se estivesse a jogar no quintal com os irmãos mais novos
Trata-me por Manel cherba, aqui somos todos familia!
SPOOOOORTING! Nunca mais é sábado dass…
18 Março, 2014 at 14:00
Sir William “Aranha” Carvalho dispensa post dedicados porque … não há palavras para o descrever.
18 Março, 2014 at 14:04
claro que há, Alexia.
espreita acima
18 Março, 2014 at 14:06
Já tinha lido ambos quando foram publicados 😉
18 Março, 2014 at 14:13
E o marketing continua… é assim mesmo presidente!
http://www.sporting.pt/Noticias/Clube/notclube_clubecamioslafacebook_180314_125675.asp
18 Março, 2014 at 14:29
Isto, também, é o Sporting!
Inovação, Marketing, promoção do clube de forma positiva, criando um “elan” que só nos pode levar no sentido que os nossos “pais fundadores” queriam … “Queremos ser tão grande como os maiores clubes da Europa” …
Eu estou a adorar a viagem!!!
Grandissimo ‘poster’ de parede Cherba! Totalmente merecido!
SL
18 Março, 2014 at 14:38
Muitos dirão que não é nada, mas esta foto no site no facebook do Sporting já vai com 3.319 likes desde as 12h40. O nome do nosso grande clube voa por esse mundo fora assim!
18 Março, 2014 at 14:49
Mark Zuckerberg?????
Pergunta: Algum dia dois buçais como o Orelhas e o Bufas conseguiriam sequer chegar perto do fundador do FB? Bruno de Carvalho é o protótipo do dirigente moderno, que aproveita as plataformas online sabendo que o futuro está aqui. Aproveito para agradecer ao empresário sportinguista que fez a ponte.
Come on, Markinho! Let´s invest in the most powerfull sportsclub in Portugal!
18 Março, 2014 at 15:36
Próximo passo, plataforma do FB em tons de verde 🙂
18 Março, 2014 at 15:55
Só por curiosidade, o tal de Josh Miller que é nem mais nem menos do que o fundador da Branch, empresa que foi recentemente comprada pelo Facebook, comentou no FB acerca desta foto o seguinte:
“Not only did you give me and Mark a jersey but we also defeated Porto!!! Does this mean I’m a good luck charm?”
Pormenor delicioso o do “WE also defeated Porto” 🙂
18 Março, 2014 at 16:05
Like, like, like, like… 🙂
18 Março, 2014 at 18:55
isso é que era de valor! 🙂
18 Março, 2014 at 20:20
Se ainda não te deste conta, há uma onda de spam a atravessar o face, de nome “mude a cor do seu facebook”… 😉
18 Março, 2014 at 14:25
Grande, grande Slimani! Como o futebol é por vezes imprevisível. Nos primeiros meses da época sentíamos que o Montero era o nosso goleador, agora não hesitamos em dar esse estatuto ao Slimani.
18 Março, 2014 at 14:33
Duas GRANDES fotos hoje no placard da Tasca. SL
18 Março, 2014 at 14:39
الحمد لله (lê-se Alhamdulillah = graças a Deus) que temos Slimani para tornar calimeros tipos Miguel Guedes e ou MST…
18 Março, 2014 at 14:43
Cherba a propósito de “walltasca” que te parece da ideia lançada pelo Ariel ontem??
Malga de ouro??
18 Março, 2014 at 15:56
está anotada 🙂
18 Março, 2014 at 14:44
By the way, como anda a liga Sli-Ghillas? É q o nosso argelino tem marcado tanto q perdi a conta…
18 Março, 2014 at 14:50
Neste momento, se as contas não me falham está 9-1
18 Março, 2014 at 14:51
O Slimani até já lhe está a dar abébias. Decidiu que só marca de cabeça. Só para dar hipóteses.
18 Março, 2014 at 14:53
Leão,
Está uma abada das antigas… Nem vale a pena comentar… Até dá dó do ‘gilas’…
Gostei muito do termo “Talismani”… É mesmo o que o NOSSO Super Slimani tem sido!!!
Força SportinG!
SL
18 Março, 2014 at 14:58
Bem, o Ghillas nem se pode queixar. Ficou com a verde e branca do Super Slim no fim do jogo. Camisola tão mal empregue, “MY DOG”!
18 Março, 2014 at 14:56
Fantástico jogador, Fantástico wallpaper, a frase q o acompanha é sublime. A disponibilidade deste argelino para jogar em prol da equipa deixa me rendido ! Sou seu fã incondicional !
Destes venham mais por favor.
18 Março, 2014 at 15:01
Em relação ao Slim Shady no dia 5 de Dezembro respondi assim a um amigo Sportinguista que no gozo chamava o argelino de
predestinado:“Só um aparte ( as minhas deculpas às senhoras e lampiursos presentes que nada se interessarão com este bate-papo,
Ponto prévio:
Bem sei que no intervalo do jogo com o Marítimo assistimos à natural rabia entre os suplentes na qual o argelino não saíu do meio uma única vez!!! Fiquei na altura perplexo e até algo preocupado…
Dito isto,
Vou arriscar um raciocínio, esse sim, só ao nível dos predestinados:
O “Super-Slim” tem neste momento 4 golos em 170 min de jogo com o Manto Sagrado.
Se dividires esses 170 min por 90 ( jogo completo) dá 1,89 jogos completos. Ora bem, 4 golos em menos de 2 jogos dá uma média de golos de 2.2 p/jogo.
É neste momento o jogador mais eficaz do Planeta!!! Isso sim só está ao nível dos predestinados…
Beat that mother fuck€€€€€€€rrr!!!”
Abraço
SL
18 Março, 2014 at 15:02
Não fazia a mínima ideia de quem era e nem sou apologista de ver vídeos no youtube, mas acho que na altura da contratação, foi publicado um vídeo aqui na tasca, ou no antigo cacifo (salvo erro) e fiquei apaixonado. Golos como aquele que marcou em Arouca, ou o de Domingo (em que faz a quebra e vai buscar por trás) são motivos de sobra para acreditar que temos ali um 9 puro, que já não tínhamos desde o tempo do Jardel (Liedson não era um 9 puro para mim). Continuo a achar que é um crime ter Montero no banco e agrada-me a ideia de o ver a jogar atrás do Slim, talvez na posição do André Martins que, apesar da assistência no Domingo, teve algumas dificuldades em impor o seu jogo.
18 Março, 2014 at 15:17
+ 1
18 Março, 2014 at 15:05
http://2.bp.blogspot.com/-T38e2wlyh_E/UyYoDXzd_hI/AAAAAAAACOo/TJ0SWZsgZ5w/s1600/Sir.William.gif
PS; Já agora, adicionem lá este gif à tasca. Slimani no chão a tapar caminho, mais 3/4 adversários e o homem sai dali com a bola como se nada fosse. Fez-me lembrar o Iniesta em “the Phone booth.”
18 Março, 2014 at 15:22
Podia ficar horas a olhar para isso… ehehe
18 Março, 2014 at 16:24
Aos 3/4 minutos de jogo há um outro lance do William que também é espectacular.
18 Março, 2014 at 15:06
Permitam-me a repetição do que postei anteriormente mas com novos tópicos, os outros acabam por ficar esquecidos 🙁
Sou só eu que acho que não ter o Montero a jogar no 11 inicial é um crime futebolistico ?
Como é que um gajo com o toque de bola que tem, que não sabe jogar mal , é esforçado a defender e tem a garra ao nivel dos melhores, não joga a titular ?????
Percebo que o Slim seja titular, até concordo com isso pois é um ponta de lança puro e tem outro tipo de jogo (util) que o montero não tem.
Só consigo perceber a sua ausencia do 11 titular por não termos equipa para o Montero !!! O futebol que produzimos (pouco criativo) não resulta para o montero pois as bolas simplesmente não chegam lá à frente…como no inicio da época.
Agora passo a bola para o jardim pois terá de inventar na proxima época uma tatica que permita que isso aconteça.
Montero tem de ser titular !!!
18 Março, 2014 at 15:13
Ouvi algures uma explicação que faz sentido:
O Montero começou a a época em grande forma porque estava a meio da época (na colombia) e com os índices f+isicos no máximo.
Está a 16 meses sem férias, logo pelas razões inversas é natural que esteva agora a precisar de descanso.
De resto o Jardim pelas suas opções parece confirmar isso.
18 Março, 2014 at 15:34
È uma boa teoria, mas eu que sou fraco treinador , inclino me mais para a explicação do M. Pereira, ou seja, as bolas nao chegam em condições para o estilo de jogador que é o Montero.
Com o Sli a ideia é colocar bolas na area a qq custo que ele faz o resto.
Tb estou de acordo . Montero de fora é um atentado ao futebol.
Mas LJ é que sabe.
18 Março, 2014 at 15:40
+1 , Arriba Avioncito !!!
18 Março, 2014 at 15:44
Nada contra o Montero, pelo contrário, mas ele está em baixo de forma, e o Slimani está em forma e a resolver, desculpem, mas por muito talento que um jogador tenha, não acredito em lugares cativos. O grupo só ganha quando se põem os que estão em melhor forma no campo, o Sporting também.
18 Março, 2014 at 15:46
a ideia não passa por tirar o Slim, Krpan
18 Março, 2014 at 15:50
O mesmo posso dizer em relação a outros jogadores. Ainda é pior (aliás, viu-se no jogo do benfica) mudar a táctica para o plano “B”. Isso cria desequilibrios a meio campo. Por muito que não gostem, o A. Martins é essencial para os equilibrios/desiquilibrios a nosso favor a meio-campo.
18 Março, 2014 at 15:51
Desequilibrios*
18 Março, 2014 at 15:57
Percebo o que dizes, Krpan, mas uma coisa é o plano B funcionar num jogo contra o benfas, ainda por cima não tendo King William para segurar o meio campo, outra coisa será o Montero jogar no lugar do AM, que lhe permite jogar um pouco mais junto ao Slimani, não perdendo nós capacidade de construção de jogo ( admito que pudessemos perder um pouco na pressão sem bola…) em jogos contra o Guimarães, em casa, ou contra o Paços etc…
18 Março, 2014 at 16:06
Sim, claro, há jogos em que nos pode ser benéfico, no entanto, ficariamos sem ninguém, como alternativa, com caracteristicas de avançado no banco, no caso de lesão ou necessidade de tornar o futebol mais ofensivo.
18 Março, 2014 at 16:29
Isso é este ano !
Para o próximo o plantel terá de ter pelo menos 3 avançados para cobrir as varias frentes.
18 Março, 2014 at 16:35
Eu gosto do jogo do A.MArtins! desde junior que gosto da atitude dele…
é verdade que lhe falta físico para se conseguir impor como o wiliam consegue, e conseguir aguentar não só o choque como o slim ou levar todo o jogo no nível de intensidade do jeferson consegue… mas é esclarecido, tem raça e é leão até à raiz dos cabelos!!
é dar-lhe tempo e minutos e vamos ver o diamante que vai sair dai!!
mais ninguém reparou no pormenor do jogo do porto qdo ele saiu e se virou para o carrilho e lhe diz em tom de ameaça….
– é para correr pah!!
só isso vale por mil elias e 10.000 sonecas!!
18 Março, 2014 at 16:40
🙂 Também reparei nisso.
André Martins : sou fan
18 Março, 2014 at 17:04
O André é Sportinguista dos pés à cabeça. Só por isso já tinha um lugar especial no meu coração. 😉
(Não vi essa imagem! 🙁 O André a “crescer” para o Carrillo. Mas resultou, que o Carrillo correu! )
18 Março, 2014 at 15:53
Claro não ha lugar cativos…mas a minha teoria mais do que a baixa de forma do Montero (que aceito) é a pouca criatividade do nosso futebol.
As limitações da equipa limitam o futebol de Montero. Sli nao tira os olhos da baliza, a sua raça, força fisica e capacidade no jogo areo fazem dele um temivel avançado. O gajo tem o fundo da baliza no olhar.
18 Março, 2014 at 15:55
Eu quero é ver o Shikabala a jogar no Estádio Alvalade.
18 Março, 2014 at 16:10
por acaso já tarda 😉
18 Março, 2014 at 16:29
Ontem o Guilherme Aguiar estava cheio de azedume, e a páginas tantas disse que o Helton se lesionou por causa do relvado de Alvalade. Eu vi muitas vezes as repetições e não vi nada que justificasse ter sido a relva a causadora. Não vi buracos, nem relva a soltar-se.
O gajo até chegou a dizer que era vergonha de relvado, que a relva até era pintada…
18 Março, 2014 at 17:06
Um especialista que falou na TV, disse que o Helton se lesionou porque já tinha o tendão feito em frangalhos.
18 Março, 2014 at 20:22
Maria…
O André Martins é muito mais sportinguista do que apenas dos pés à cabeça… 🙂
18 Março, 2014 at 15:46
a mim, deprime-me ver o Montero no banco.
18 Março, 2014 at 23:17
E a mim.
Jardim tem de meter os dois. Nem que jogue com 12. Pode ser que não contem com quantos entramos em campo. 🙂
18 Março, 2014 at 16:27
Quando se tem um Montero e um Slimani diria que a equipa terá de ser montada em 4-4-2 pois esses 2 avançados devem jogar. Ora para jogar em 442 teremos de ter extremos que façam a função deles e sejam mais criativos no meio campo de modo a poder abrir espaços (é isso que faz o benfas). Só uma correria louca até à linha e cruzar não chega.
Ou seja neste momento não nos é possivel jogar assim, a não ser que o Shika possa ser esse extremo organizador.
A. Martins tem potencial para tmb fazer isso mas neste momento está a faltar-lhe confiança no 1para1.
Da mesma forma teremos Adrien que terá de fazer o papel dele (8) e tmb ser mais criativo (8.5). Atenção que eventualmente poderia ser A. Martins a fazer de Adrien embora ache que Adrien (neste momento o motor da equipa) será melhor neste papel pois dá mais garantias a defender embora não seja um criador melhor que Martins.
Daí que o nosso amigo Leonardo terá de pensar muito bem como quer jogar na próxima epoca 🙂
Agora Montero no banco nem pensar !!!
18 Março, 2014 at 15:50
E pensar que o ano passado o que nos deprimia era não ter um avançado de jeito !
Agora temos o melhor marcador do campeonato e outro que para lá caminha ….. um que é um génio a carregar e controlar a bola e outro que é um poço de força e eficácia.
Querem escolher. Boa sorte 🙂
18 Março, 2014 at 15:54
Ainda bem que é apenas uma pessoa a escolher: Mr Leonardo Jardim.
Senão arriscávamo-nos a que não houvesse jogadores para satisfazer as opiniões diferentes de tantos adeptos.
18 Março, 2014 at 16:16
Não estou preocupado.
Este ano, o importante era solidificar um esquema (4-3-3). Conseguiu-se mais do que isso ao encontrarmos um esquema alternativo (4-4-2). As sementes foram lançadas.
Para o ano, não tenho dúvidas que o Plano B poderá ser muitas vezes Plano A, sobretudo, em jogos em casa contra os mija na escada deste campeonato. A questão aqui prende-se com William Carvalho. Se ficar, temos todas as condições para partirmos para um esquema de 2 avançados porque Adrien e William são mais do que suficientes para segurar o meio campo. Se William sair, temo que seja impossível jogar com dois avançados de início. Foi isso que vimos na capoeira. Gostei da ambição do mister em começar com 2 avançados mas jogar assim sem William é um risco muito grande e pagámos por isso.
Outra questão tem a ver com os laterais. Temos dois que são muito, muito ofensivos. Num esquema de 2 avançados, os extremos são mesmo extremos e os laterais são, acima de tudo, defesas já que não podem subir muito para ajudar os 2 homens do meio-campo.
Não se trata apenas de meter mais um avançado. Trata-se, sobretudo, de encontrar a forma ideal para compensar a falta de um jogador no meio-campo. Todos queremos um futebol ofensivo mas as grandes equipas distinguem-se pelo equilíbrio e pela capacidade de controlar jogos. Foi isso que vimos no Domingo. Acho que nunca vi o Sporting a controlar tão bem um jogo contra um rival directo e, como o Krpan disse, André Martins foi fundamental nesse equilíbrio. Como tal, não estou disposto a abdicar desse controlo, por melhores que sejam Montero e Slimani. Não me choca ter de deixar um deles no banco em prol de uma maior eficácia no controlo dos jogos.
Vejam o jogo de Domingo e vejam o jogo na capoeira, está aí a diferença.
18 Março, 2014 at 16:20
A imagem do William abraçando o Jubas estás fantástica! A criação do Jubas foi talvez a melhor coisa do mandato do Cabeça de Giz (salvo erro).
18 Março, 2014 at 16:25
Não sei se anda desmotivado por ter deixado de ser titular, mas o Montero deixou de ter “ganas”, entra triste e um pouco apático. O jogo no domingo foi elucidativo. Há um lance em que ele só tem de passar pelo Abdoulaye e faz uma finta tão denunciada que até eu conseguia tirar-lhe a bola. Titular com o papel de um dez, tudo bem. Como ponta de lança não me parece grande ideia.
18 Março, 2014 at 16:29
A propósito do avioncito:
http://www.marca.com/2014/03/17/futbol/futbol_internacional/colombia/1395082568.html
http://www.marca.com/videosmarca/?v=0lKTgE55W1p
18 Março, 2014 at 16:36
Também, que é que esses gajos da Marca sabem de futebol? Aquilo é o Rascord da Espanha…
Elogiam tanto Falcão, mas foi o Porto quem o descobriu. Antes de o virem buscar não conheciam. E Montero é igual: marcou muitos golos em pouco tempo, e foi muito falado. Mas como não marcado ultimamente, já dizem mal.
Melhor assim, que é da maneira que não distraem o rapaz, e ele não sai de cá…
18 Março, 2014 at 16:36
*não tem marcado
18 Março, 2014 at 16:29
Slim tem sido, para mim, mais uma agradável surpresa, confesso que não dava muito por ele. Há muito que não tínhamos um jogador com as características que tem. Nem sempre perfeito em termos técnicos, mas compensa em atitude e eficácia, já leva 7 só no campeonato, nada mau !
Agora, que dá pena ver o Montero no banco, lá isso dá, mas acho que lhe vai fazer bem este descanso e, primeiro estão os interesses da equipa.
SL
18 Março, 2014 at 16:40
o Slimanin sempre me fez lembrar o Carsten Jancker… e eu sempre adorei o Janker!!!
:D:D:D
18 Março, 2014 at 17:24
Caros,
Primeiro ponto: O Slimani é um jogador que tem atributos técnicos banais. Temos na nossa primeira divisão muitos outros avançados iguais ou melhores que ele em atributos técnicos.
Segundo ponto: Fisicamente o argelino é um jogador forte e àgil. Tem muito boa entrega ao jogo, não se intimida com jogo físico e tem sido muito importante na “segunda fase” de jogo do Sporting este ano (refiro-me à alteração substancial de um modelo de jogo que dava prioridade à posse de bola e aos apoios frontais entre linhas, para um modelo de jogo muito mais directo).
Terceito Ponto: Tacticamente é um dos jogadores mais fortes do Sporting, a par de William Carvalho e André Martins ( sei que não é um jogador muito querido entre muitos adeptos, porém aquilo de que se mais se queixam é justamente pelo facto de o André ser o unico jogador do corredor central do Sporting que se aproxima daquilo que o João Moutinho fazia enquanto lá esteve -> oferecer apoios verticais longos ao portador da bola e diagonais de ruptura conjugadas com movimentos dos médios ala para interiores) . (Voltando ao Slimani) -> Defensivamente é um jogador abnegado ao máximo, gostei muito de ver o esforço e a concentração totais em obrigar o Porto na saída de bola a ter de lateralizar o jogo constantemente, e dá tudo pela equipa.
Quarto Ponto: Jogo Posicional -> muito bom, é aquilo que faz melhor e é também por isso que é muito importante nesta altura do campeonato para o Sporting. Tem muito bom sentido de baliza, tem escola de ponta de lança e cabeceia muito bem.
Quanto ao William Carvalho já agora, é um bombeiro no meio campo do Sporting. Joga 100 vezes mais do que qualquer outro no corredor central e é o único que sabe fazer compensações porque percebe quando é que tem de fazer cobertura e quando tem de fazer contenção. Diria apenas que na fase de construção ofensiva ainda lhe falta crescer em intensidade ou que pelo menos falta-lhe jogar numa equipa onde possa ter outras preocupações que não apenas o de equilibrar a equipa a defender e ser o responsavel pela primeira fase de construção. Tem pouca intensidade física nos duelos de corpo, e não é particularmente forte no jogo aéro apesar da sua altura. Contudo e repito, a defender e a equilibrar é “monstruoso”, e na saída de bola em posse é absolutamente invulgar para a idade que tem. É um jogador ainda mais cerebral do que físico, e penso que na justa medida do seu desenvolvimento motor vai dominar outros aspectos da sua influência na equipa. Imagino como muitos de vocês o William num campeonato mais competitivo e ao contrario do que a maioria aqui defende, a sua ida para Inglaterra não era o melhor. O melhor seria ir para um grande de Espanha onde ia crescer num campeonato onde há mais jogadores ao seu nível em vez do kick and run dos ingleses.
Cumprimentos
JMCoutinho
18 Março, 2014 at 17:52
Lamento discordar da parte do william dar 100 a zero a qualquer outro medio.
O William tem tido uma ajuda preciosa do Adrien no meio. E o contrário tmb é verdade. Eles complementam-se muito bem !
No entanto, eu pessoalmente preferia ter 2 Adriens do que 2 Williams 🙂
E digo isto porque o Adrien é o mais parecido com o João Moutinho e essa posição é que verdadeiramente faz andar a equipa quer a defender em cima quer a iniciar o ataque.
O William é um monstro a jogar à bola na sua posição no entanto andamos a dar pouco destaque ao Adrien que tem corrido kms todos os jogos a tapar qualquer ataque do adversario.
18 Março, 2014 at 18:44
ponto prévio… (não concordo muito com a comparação) mas se concordasse o montinho é que era parecido com o Adrien…
agora que já tirei isto de cima…
sim… muita da magia do nosso meio campo passa da forma simples como os nossos jogadores se complementam… mas são muito diferentes e não queria ter dois de nehum deles…
e sim o Adrien é um jogador brutal mas é discreto e as pessoas nem vêm o brilhante trabalho que ele anda a fazer… se calhar é por isso que o risco ao meio ainda não acordou para a vida…
18 Março, 2014 at 19:02
Caros M Pereira e Basuka:
Sou adepto apaixonado de futebol, e não tenho conseguido ver muitos jogos do Sporting ao vivo este ano. Contudo, ofereci ao meu sobrinho (que é sportinguista) um bilhete e lá fomos os dois ver o jogo no domingo.
Isto para dizer que não tenho visto suficiente jogos do Adrien para necessariamente concordar ou discordar do que dizem ser o brilhante trabalho que ele anda a fazer. Neste aspecto o jogo do Adrien com o Porto foi muito discreto do ponto de vista da sua influência nas fases de construção do jogo. Notei muito mais que após o intervalo o Adrien baixou na zona de pressão tendo como função principal fechar o espaço interior esquerdo do meio campo impedindo que o Defour ou o Carlos Eduardo jogassem-> muito bem visto pelo Jardim. De resto achei que fez um jogo pouco intenso. Tenho sistematizado uma opinião sobre o Adrien que é um jogador muito empenhado mas pouco eficaz nas acções defensivas. Mesmo quando tem a responsabilidade de pressionar a primeira fase de construção do adversário é pouco objectivo porque muitas vezes encosta no adversário sem realizar que a sua principal função naquele momento é fazer contenção e não desarme. Já o vi várias vezes sair na pressão alta, tentar o desarme por pressão do lado cego do portador da bola e outras tantas vezes é ultrapassado em 1×1 e desiquilibra o corredor central do Sporting. Oferece sistematicamente a vantagem ao portador da bola. Acho que o Adrien precisa de alguem que lhe moa o juizo para perceber que a prioridade defensiva é obrigad o adversário a lateralizar o jogo para que depois aí sim seja feita pressão altíssima. o André Martins faz isso melhor, então o William Carvalho é um tratado a defender e a interpretar os principios da contenção e cobertura.
Dito isto, e denotando aqui alguma falta de “escola”, levar o Ruben Micael ao Mundial em vez do Adrien é criminoso. Há outras opções que tb podiam ser válidas neste lugar para a selecção -> sendo o Amorim ou André Martins escolhas com muito mais interesse para a selecção. Na circunstância de se estar a discutir se o Fernando vai ou não ao Mundial eu preferia que ele não fosse, e que ao invés tivessemos o Adrien e o Amorim na convocatória por exemplo.
Abraços
18 Março, 2014 at 21:25
comentário eloquente e bem fundamentado!
uma forma de elevar o nível aqui da nossa tasca !!
não falando Futeboles tactico-tecnico correntemente e sendo um mero treinador de bancada atrevia-me a dizer que a sua evolução desde o ano passado está na forma como melhorou o seu jogo sem bola, e este ano ele assumiu-se como um jogador de jogo simples, ( um pouco como o william) e sem medo de assumir a sua posição de lider em campo seja com quem for o adversário
Tem tido sido um poço de vontade e um inconformado em campo… e juntamente com o A.Martins tem sido o símbolo da nossa formação em campo, no sentido que sente o peso da camisola e se esforça por a honrar… é tão diferente quando um jogador joga motivado…
😀