Quase toda a minha família é adepta do benfica, pelo que desde muito pequeno fui “vítima” de pressão de tios, tias, avós, primos e até da minha mãe para que dissesse viva o benfica e coisas do género. E numa altura em que as minhas preferências clubísticas se resumiam a alinhar com quem fosse mais insistente, não é difícil perceber o porquê de ter inicialmente sido daquele clube, praticamente desde que comecei a falar, numa altura em que ainda eu não fazia ideia do que era ser-se de um clube.
Em contrapartida, por mais chapéus e bolas do benfica que me oferecessem, nada tinha mais impacto e me causava mais deslumbramento do que as idas com o meu pai ao velhinho estádio de Alvalade. Era impressionante para mim ver dezenas de milhares de pessoas ali reunidas, para ver umas pessoas pequeninas lá ao longe no relvado a pontapear uma bola de um lado para o outro, vibrava por dentro com os cânticos e no fundo adorava aquele ambiente de festa que se fazia sentir.
Tinha entre 3 e 4 anos quando o meu pai me colocou um ultimato: “Ou mudas para o Sporting ou não te levo mais a Alvalade.” Fazia sentido, afinal se eu dizia que gostava do benfica porque raio haveria o meu pai de me levar ao estádio do Sporting? Senti-me encurralado.
Não sei se foi a paixão pela bola já a despontar, sendo as idas ao estádio o contacto mais puro que tinha com o futebol ou se foi uma espécie de predestinação que me levaram a não hesitar sequer antes de anunciar com aquela inocência e simplicidade infantil “ok, então sou do Sporting”.
Na altura não imaginava o impacto que aquela decisão tão simples iria ter no futuro, mas os anos foram passando e a minha paixão pelo Sporting cresceu a cada golo marcado, a cada vitória e também a cada derrota em que saímos de cabeça erguida, a cada jogo e campeonato que nos impediram de ganhar, mas também a ver a forma como festejamos os campeonatos de 99/00 e 01/02, em que ainda criança vi uma festa em Lisboa de dimensões que nunca pensei possíveis. Foram apenas dois os campeonatos que vi ganharmos mas tenho orgulho de ser de um clube diferente, onde se prefere se prefere a honestidade e a dignidade às vitórias a qualquer custo.
Dezoito anos depois de com a sábia ajuda do meu pai me ter tornado Sportinguista considero que de tudo o que o meu pai me disse e transmitiu esta foi a frase que mais influência teve em mim, no que sou e naquilo em que acredito porque ser do Sporting é para mim algo quase inexplicável, muito mais profundo do que o simples desejo de ver a nossa equipa ganhar. É algo que faz parte da minha identidade provavelmente ao mesmo nível do que o ser Português.
Não posso dizer que ‘graças a Deus não nasci lampião’ mas estarei para sempre grato ao meu pai por me transformar num Leão. Obrigado Pai.
Texto escrito por Hugo Pimentel
19 Março, 2014 at 17:13
Caro Hugo, tú já nasceste Leão, só o descobriste mais tarde 🙂
19 Março, 2014 at 17:14
Estás perdoado, bem vindo à família!
19 Março, 2014 at 17:15
Que tal: ‘fui lampião , mas depressa me arrependi para o resto da minha vida?’
Obrigado Hugo pela partilha.
Nota- E o teu pai fez muito bem em colocar teo ultimato.
20 Março, 2014 at 1:44
Claro que fez, nem é bom pensar o que seria de mim se não o tivesse feito!
19 Março, 2014 at 17:15
Desculpem o off topic (e já agora, muitos parabéns a todos!) mas o Sporting já reagiu, o Presidente é entrevistado pela Renascença.
SL
19 Março, 2014 at 17:17
temos link para a entrevista?
19 Março, 2014 at 17:21
Acho que aparece apenas um pequeno excerto de uma entrevista mais extensa…
http://rr.sapo.pt/bolabranca.aspx
SL
19 Março, 2014 at 17:35
http://rr.sapo.pt/bolabranca_detalhe.aspx?fid=4&did=142585
Concordo com o 7-1, a entrevista completa deve ser dada na bola branca alargada da noite!
19 Março, 2014 at 17:41
Não me parece que o Presidente devesse ter respondido. Os 2 comunicados são tão ridiculos que era melhor ficarem a falar sozinhos…
19 Março, 2014 at 20:02
É importante para relembrar que o Apito Dourado foi reaberto.
19 Março, 2014 at 17:19
Este texto podia ter sido meu!
Cherba, se tens vendido pacotes de lenços hoje na Tasca, estarias rico.
19 Março, 2014 at 17:21
+1… Apre!
19 Março, 2014 at 17:23
Eu ja pedi dois aqui às minhas colegas, tenho como desculpa a alergia da primavera.
19 Março, 2014 at 17:34
É pacotes de lenços e fosse isto uma tasca física, com grandes brindes. Já havia meia dúzia de homens feitos no canto do balcão a chorar rodeados de garrafas de aguardente….
19 Março, 2014 at 17:23
Fantástica historia !
Que grande pai !
19 Março, 2014 at 17:29
Desculpem o off-topic, mas é imperioso que os tasqueiros lancem em grande gargalhada:
Questionado por Bola Branca sobre o comunicado emitido na tarde desta quarta-feira pelo FC Porto, em relação ao tratamento dado pelos leões ao emblema nortenho em Alvalade, no domingo, Bruno de Carvalho reutiliza a referência dos portistas a Einstein para responder à referida nota.
“O Einstein era um homem extremamente inteligente. Tenho pena que não tenha conhecido Pinto da Costa e a comitiva que o acompanhava, porque em vez de falar de universo e estupidez, falará de uma frase célebre de um treinador português [Manuel Machado]: ‘um vintém é um vintém e um labrego é um labrego’.
19 Março, 2014 at 17:32
E outro Machado, o Pimenta, que disse: «O que hoje é verdade, amanhã é mentira».
Também é apropriado, se quisermos recordar a forma como as pessoas do Sporting foram recebidas na 1ª volta…
19 Março, 2014 at 17:29
Tu nasceste Sportinguista mas até aos 4 anos não sabias! Aconteceu-me o mesmo até aos 7 anos. Pais e irmãos benfiquistas tentaram convencer-me que eu era lã-pião. Mas ao 7 anos depois de vários sinais que eu começava a ver a luz verde, (sendo o mais óbvio o ter chorado em pleno estádio lã-pião depois de ver o Sporting perder um jogo), assumi o meu Sportinguismo sem nunca ter voltado para trás. No entanto, posso agradecer ao meu pai o facto de ter aceite a minha decisão e de alguns anos mais tarde ainda ter ido umas vezes comigo ao estádio de Alvalade ver o Sporting. Acho que foi lá matar saudades pois a minha Avó sempre disse que até aos 15 anos o meu pai era Sportinguista, como os meus avós, e que só mudou quando se tornou atleta do benfica.
19 Março, 2014 at 17:36
Off-topic – Cruzei-me com este texto que reflecte bem o que se está a passar desde o final do jogo de Domingo. Eu também detesto o roxo!
http://furialeonina.blogspot.pt/2014/03/o-roxo.html
19 Março, 2014 at 17:48
Tens de reconhecer que o teu pai não te fez nenhum ultimato, ele só queria o teu bem…
Epá, que histórias fantásticas, hoje, e ainda devem vir mais.
Eu não tenho filhos, mas tenho um sobrinho que está rodeado de lampionagem e que vai ser preciso levar a ver o trilho correcto. Pra já, é esta a minha missão de Sportinguista.
19 Março, 2014 at 18:04
Hugo Pimentel,
Conheço bastantes casos iguais ao teu. É engraçado que conheço mais pessoas que eram do benfica se tornarem sportinguistas do que o contrário.
Tenho 2 exemplos perto de mim. Um primo e uma sobrinha. Ambos viviam rodeados de benfiquistas que lhes prometiam mundos e fundos e equipamentos e etc, etc… Assim que cresceram e começaram a pensar por eles mesmos decidiram mudar para o Sporting….sem pressão de ninguém, sem chantagens, sem nada…
Hoje pergunto-lhes o que os fez mudar e ambos me respondem que a atitude dos sportinguistas que conhecem tem mais a ver com a maneira de ser deles. Por isso é como tu dizes, ser do Sporting é muito mais profundo do que o simples desejo de ver a nossa equipa ganhar. É algo que faz parte da nossa identidade. Que orgulho ser deste clube!!!
19 Março, 2014 at 18:08
“O Einstein era um homem extremamente inteligente. Tenho pena que não tenha conhecido Pinto da Costa e a comitiva que o acompanhava, porque em vez de falar de universo e estupidez, falará de uma frase célebre de um treinador português [Manuel Machado]: ‘um vintém é um vintém e um labrego é um labrego’ [‘um cretino é um cretino’, na transcrição factual das declarações de Manuel Machado]”, completa.
AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH………………..LINDO……;);)););););););););););););););););)
19 Março, 2014 at 18:20
off topic: quantos, meus amigos? quantos anos temos que recuar até que nos lembremos do último comunicado ressabiado do FC Corruptos a criticar o Sporting, esse clube tão conveniente e “amigo”? Quantos anos: 20, 30?
Este “Manual de boas maneiras para viscondes” não é uma boa notícia, é uma EXCELENTE notícia!! E se a vitória em campo sobre os gajos foi a mais importante dos ultimos anos, a vitória fora de campo foi a mais importante das ultimas décadas. Eu próprio questionava e colocava em dúvida que, apesar do fabuloso trabalho desta Direçõa, faltava a última das montanhas que é o Poder e a Arbitragem do Futebol Portugues. Mas enganie-me: essa montanha já começámos a escalar, masi cedo do que estava à espera. Ah, grande Bruno, estás-te a revelar o William do dirigismo!!
http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2014/03/19/fc_porto_critica_boas_maneiras_.html
19 Março, 2014 at 19:13
Já agora…
Bruno de Carvalho acusa Luís Filipe Vieira de contar com um “reforço de peso” na luta pelo campeonato: as nomeações favoráveis de árbitros.
“Quando ele me falava de jogadores que custaram dezenas de milhões de euros, muitos dos quais que não jogam, que não são convocados, que jogam na equipa B e outros que são emprestados, de repente verificou que após fazer esse investimento todo, teve um reforço de peso, que foi um jogador chamado nomeações”, assegura em declarações à Rádio Renascença, revelando uma conversa que teve com o presidente do Benfica
Espero que isto ilumine algumas alminhas sobre o tal “braço dado” com o Boifica!!!
Acordem… O Sporting quer ser LIDER! Não se “alia” a ninguém!!!
19 Março, 2014 at 18:23
Hoje foi um dia a respirar Sporting, um grande dia na tasca.
19 Março, 2014 at 18:24
Einstein também era Sportinguista e não sabia: 😉
“Qualquer tolo inteligente consegue fazer coisas maiores e mais complexas. É necessário um toque de gênio – e muita coragem – para ir na direção oposta.”
SL
19 Março, 2014 at 18:31
excerto do comunicado dos fc corruptos “O que aconteceu foi que após verificar que os convites enviados pelo Sporting não respeitavam as mais elementares regras da urbanidade, colocando os administradores separados na tribuna, uma empresa comprou um camarote por dez mil euros e cedeu-o ao FC Porto, para que a Administração pudesse assistir toda junta à partida.”
19 Março, 2014 at 19:15
E vá, lá que ainda haviam cadeiras para se sentarem… coisa que a “urbanidade porquista” não percebeu nos balneários do Sporting na Putaria…
Nem os Monty Phyton me fariam rir tanto por estes dias…
Obrigado, BdC por fazer sobressair o “FERNANDO ROCHA” que há em cada Porquista!
“é pró bujómmmm”
19 Março, 2014 at 18:42
Hugo, por favor desculpa o off, mas quero só dizer uma coisinha:
‘DESESPERO E SENILIDADE”
I rest my case…
19 Março, 2014 at 18:42
http://mediaserver2.rr.pt/newrr/1848484983e7d1.mp3
19 Março, 2014 at 18:44
Reflexão do grande BdC:
«O Einstein era um homem extremamente inteligente. Tenho pena que não tenha conhecido Pinto da Costa e a comitiva que o acompanha porque em vez de falar de universo e de estupidez, falaria de uma frase célebre de um treinador português: um vintém é um vintém e um labrego é um labrego.»
19 Março, 2014 at 19:12
Se o Einsten era inteligente…era de certeza sportinguista…!
Aliás a teoria da relatividade deve ter ter nascido de um exercício de tentar perceber como “se transformava a fruta em vitórias”…!
E é claro que todos nascemos Leões…”alguns nunca conseguem é descobrir” essa realidade boa…!
SL
19 Março, 2014 at 19:23
“Só estranhamos as pessoas sentadas nos lugares adjacentes aos que estavam destinados aos nossos administradores, não pareciam saber francês, nem sequer tocar piano. Eram assim como que… qualquer coisa entre o pirata de argola na orelha e o rufia de filme de série B”
Por acaso esta parte meteu piada…
19 Março, 2014 at 19:26
Eu desde Domingo que não paro de me rir… Mas amanhã serei AZUL!
E amanhã quero jantar uma Napolitana bem carregadinha de MELÃO!!!
VINCI, NAPOLI!!!!!
19 Março, 2014 at 19:25
Eu também não fui sempre do Sporting…a primeira equipa pela qual torci, foi o brasil de 82, em que o Zico era o meu jogador preferido.
Depois , passados uns tempos, um vizinho, que era sócio do Sporting e tinha um filho da minha idade, é que me fez a cabeça 🙂 .
O que posso agradecer ao meu pai, de trás-os-montes e simpatizante do porto, mais conhecido por “equipa visitante”, ou futebol clube da fruta nos últimos 30 e poucos anos, é ter respeitado a minha escolha e ter-me feito sócio do Grande e inclusive a ele próprio para me poder acompanhar aos jogos.
19 Março, 2014 at 19:37
Essa “equipa visitante” foi muito bem metida!!!
O pessoal no estádio fartou-se de rir…
SL
19 Março, 2014 at 19:37
“Desespero e senilidade. Não me apraz dizer mais nada. Nesse caso respectivo, nem tem a ver com perpassar de estruturas, tem a ver efectivamente com desespero e senilidade pura. [Portanto, não está minimamente preocupado com um possível castigo?] Nem eu nem qualquer pessoa que fosse normal.”
“[O Sporting é] um clube que pugna pela diferença e por querer realmente que as coisas mudem. Depois há os «fait-divers» e as imbecilidades do costume que vão reinando no futebol português. Nós temos muito orgulho do trabalho que estamos a fazer. Temos muita consciência daquilo que estamos a fazer e também temos um bom arquivo onde, entre comunicados e intervenções, e factos que se sabem, como, por exemplo: receber árbitros na véspera dos jogos em casa… portanto nós também temos muita matéria para sabermos claramente o que é realmente coação e o que é apenas senilidade e desespero.”
“O Einstein era um homem extremamente inteligente. Tenho pena que não tivesse conhecido Pinto da Costa e a comitiva que o acompanhava, porque tenho a certeza que, em vez de falar de universo e estupidez, diria algo similar a uma frase célebre de um treinador português — e o que é nacional é bom — onde um vintém é um vintém e um labrego será sempre um labrego. É aquilo que eu achei depois de ler o comunicado.”
“[…]esquecendo-se claramente que o fcp tem um processo num tribunal administrativo, com um pedido de indemnização de 8 milhões, contra a liga e contra membros da liga por uma decisão que foi tomada contra o fcp no caso do hulk. Por isso, para além deste desespero e senilidade, isto apenas quer esconder o facto de terem perdido — e bem — com o Sporting Clube de Portugal, o facto do Sporting estar à frente deles 5 pontos, e o facto de realmente o Sporting ser neste momento um Clube que incomoda bastante por aquilo que está a fazer, quer a nível de gestão, quer a nível desportivo. Portanto, são as duas palavras que me vêm à cabeça [desespero e senilidade].”
“Muito mais grave será uma possível consequência do recurso que irá haver a nível das instâncias desportivas sobre o caso Apito Dourado. Como sabem (isto foi noticiado no dia 6 de Março) o concelho de justiça da fpf devolveu ao concelho disciplinar o processo, isto devido aos recursos interpostos pelo presidente do porto e mais elementos envolvidos, com fundamento na ilegalidade da utilização da transcrição de escutas telefónicas. Ora, aí pode ser um caso muito mais bicudo para o futebol português, porque, eu imagino, se a primeira consequência foi retirar 6 pontos num campeonato onde o fcp tinha ganho com mais diferença do segundo — portanto continuou a ganhar — se calhar aquilo que pode acontecer é serem-lhes aplicados alguns juros, 6 pontos passar para 12, ou quiçá para 18, e serem aplicados ainda este ano para serem campeões.”
“[…]quando ele [LFV] me falava de jogadores que custaram dezenas de milhões de euros, muitos dos quais que não jogam, outros que nem são convocados, outros que fazem uma temporada quase toda a jogar na equipa B e outros que são emprestados, e que, de repente, verificou que, após fazer esse investimento todo, teve um reforço de peso que foi um jogador chamado: nomeações com falta de senso.”
“Se estivesse à frente do campeonato com 7 pontos a mais, perante erros graves que prejudicaram o Sporting Clube de Portugal, eu também estaria de peito feito a ganhar aos meus adversários por 3 e 4 golos e a dizer que queria uma equipa muito forte. E pronto, depois o telefonema acabou comigo a dizer-lhe aquilo que já disse várias vezes, que não tivesse tão preocupado porque o título já está entregue à muito tempo.”
http://rr.sapo.pt/bolabranca_detalhe.aspx?fid=45&did=142585
http://mediaserver2.rr.pt/newrr/1848484983e7d1.mp3
19 Março, 2014 at 19:43
Esta é a transcrição possível da entrevista de hoje, feita pela RR ao Presidente do Sporting Clube de Portugal, visto que não existe uma versão do audio sem ser editada (e, mais uma vez, lá teremos que nos sujeitar ao critério editorial…).
SL
19 Março, 2014 at 19:45
Obrigado.
19 Março, 2014 at 21:52
Obrigado leão …