Oops, era eu a escrever, e tu a tratar do meu pedido.
Fiquei esclarecido… Aplica-se de novo a máxima de Pimenta Machado: “o que hoje é verdade, amanhã é mentira.”
Thanks
No entanto, a julgar pela notícia, já naquela altura, eles não consideraram a data da fusão dos dois clubes, que ocorreu em 1908, mas sim a do Grupo de Benfica: 1906.
E aquela da campa do fundador do Porto, que diz que ele nasceu 15 anos antes da fundação do clube? E nós aqui contentes com um presidente que é garoto…
Mas mais a sério: TUDO ISTO SÓ PROVA COMO ACTUALMENTE O CLUBE DE CARNIDE CONTROLA A ARBITRAGEM!!!
Senão vejamos: o Sporting é afastado duma acérrima disputa do título com as arbitragens e as mesmas arbitragens põem o clube da fruta com um pé fora da Champions…
Tal como nos policiais, é caso para perguntar: E quem é que realmente se beneficia com o crime?
Eu sei que esta é a nossa saída mais fácil. Mas analisando os jogos, dos 3 grandes o Porto é claramente o mais beneficiado em arbitragens. O benfica foi beneficiado em alguns, mas é verdade que também foi prejudicado noutros, especialmente no início do campeonato.
Eu sinceramente não me interessa muito saber se é o porto ou o benfica o mais beneficiado, o que eu quero é que o Sporting não seja prejudicado e acho que isso é o ponto essencial nesta discussão.
Podes não ser prejudicado nunca, mas se os outros continuarem a ser beneficiados, não serve de nada. A luta tem de ser total para a igualdade ser total.
off-topic, o blogue Com quem joga o Sporting descobriu uma pérola, uma revista de Julho de 1910 que mostra que nessa altura o SLB festejava o seu 4º aniversário, no dia da escritura da constituição do clube “Sport Lisboa e Bemfica”, ou seja 24 de Julho de 1906! É prova documental irrefutável que as histórias de 1904 são treta. A não ser que seja matemática de lampião 1910-4=1904.
O que são corridas de três pernas?!?
é a prova irrefutável que o Sporting Clube de Portugal é o clube desportivo mais antigo de Portugal.
Mas ainda assim eu acho que devíamos alterar a data da fundação do nosso clube para 5 de outubro de 1143, porque é a única maneira de não sermos ultrapassados no calendário de carnide e do porto.
Corridas de três pernas (atrás da putaria) são as que se faziam na Taberna do Infante, do Reinaldo Teles, quando os árbitros iam buscar o “pagamento” pelos serviços prestados…
PUMBAS!!!!! TOMA!!!! VÃO BUSCAR!!!
SHIKA está quase a chegar!!!!
Vocês vão ver o que é futebol espectáculo!!!
Se for convocado, marca o golo da vitória do meio campo!!! E vai festejar qual Gizé!!!!
Portanto estás a desdenhar que o SHIKA se estreie a marcar com golo olímpico na próxima jornada para depois se estrear em Alvalade como merece: Como o FARÃO!!!!
Maaaaaaaaaauuuu… Vamos ter chatice… vamos, vamos!
Quer dizer… agora queres ser invejosa e vê-lo só tu, não???
O nosso SHIKA é património mundial… tem de ser apreciado por todos! É ele e a esfinge de Gizé!
Deixa-te lá dessas cenas… Ele vai à madeira, marca do meio campo o golo da vitória e depois sim… ele estreia em Alvalade e marca lá 3 golos, faz 19 assistências e provoca 126 cartões amarelos!
E ficamos por aqui para a gente não se chatear… muito!
Já aqui contei isto mas volto a contar:
No jogo em Viseu quando o SHIKA (atenção com maiúsculas) entrou foi bastante aplaudido e ele virou-se para a bancada e agradeceu… gostei deste pormenor… outros dentro de campo virão a seu tempo 🙂
Os 8.6 valem muito… e se são indispensáveis para o Sporting (só espero que os saibam usar devidamente), muito mais são para o FeCePe. Uma estadia fora da LC era um golpe profundo, especialmente se forem verdadeiros os boatos acerca da sua tesouraria. Este plantel vale muito pouco, e a suposta “base” (mexicanos + Quintero) ainda não apareceu. Para lá de tudo, vão precisar de reforços (a sério, e não Licás) para a posição do Fernando, e Lucho, pelo menos… se sair um dos laterais… pior ainda, pois são ambos (os dois) peças fulcrais na manobra ofensiva da equipa. Para mais, não os estou a ver a realizar encaixes a la Monaco este defeso…
So neste pais a beira-mar plantado ‘e que um clube que durante os ultimos 20/30 anos roubou, corrompeu, agrediu e sabe-se la mais o que, consegue ter a lata de se vir queixar da arbitragem. Fosse Portugal um pais que funcionasse como deve ser e a maior parte desta malta ja estava toda presa. Vejam la se demorou muito para o Hoeness ir dar com os costados na cadeia na Alemanha…
Mesmo que recorresse, o mais provavel era ir la parar com os costados na mesma. O ele nao recorrer passa mais por estar num buraco sem saida do que propriamente uma questao de honra.
A ideia que a direcção do Sporting pretende, para reforma do atual futebol português é:
– Regras simplificadas, respeitadas e controladas
– Tecnologia no apoio às decisões que podem custar a verdade do jogo
– Verdade desportiva, jogos ganhos exclusivamente pelo que foi feito dentro de campo
A comunicação social, adversários e todos os órgãos em volta do futebol, fazem passar a mensagem:
– Sporting chorão, quer é ser beneficiado nos jogos que disputa.
– Começou já a ser beneficiado contra o porto.
Mas isto cabe na cabeça de alguém?
Alguém que assistiu a conferencias, leu comunicados, consegue perceber como é que os jornaleiros/comentadores/dirigentes chegam aquelas conclusões que nos chegam a publico ?
Distribuição de faltas não uniforme, aos 6 minutos de jogo o defesa central do olympiacos já estava amarelopressionado, os tempos mortos, e aquela historia do tempo de compensação dado, foi uma completa mentira.
5 minutos, dos quais só 2 é que foram jogados. ( Lesão do Persie ) e mesmo assim, tem a coragem de acabar 10 ou 12 segundos antes do relógio.
Garanto-te riga, alias já vimos N jogos em que isso sucedeu, a UEFA tudo faz para que os últimos 8 sejam sempre os ‘melhores’ últimos 8. E uma coisa é amanha sair, exemplo, um Dortmund x Man Utd, outracoisa é um Dortmund x Olympiacos.
Uma das regras a implementar seria a de paragem de relógio em situações longas como lesões, substituições, ou livres com “apito”, funcionando o 4º árbitro como cronometrista. Logo aí acabava-se com muita fantochada.
Outra era fazer como no andebol: após o apito, o jogador da equipa que comete a falta larga a bola no local onde está, sob pena de levar amarelo.
Controverso porquê? Vês andebol? Apito, a bola cai. Se é atirada, lançada para o ar, agarrada, whatever, 2 minutos. Não é muito diferente de chutar a bola depois do apito…
Onde está a controvérsia desta medida? Tem alguma coisa que saber? Para o pessoal que gosta de agarrar a bola e andar com ela para depois a mandar para o ar, acabava-se logo a festa.
like, acabava-se logo com o antijogo de queimar tempo.
se na pratica um jogo tem uns 40-50 minutos de bola corrida, porque não duas meias horas de relogio parado?!!
nuunca percebi esta… o futebol será dos “grandes” desportos colectivos o único onde isto não acontece!!
Passou a ideia de que as propostas do Sporting se aplicavam aos clubes, o que não é verdade. Têm de ser apresentadas a diversas Entidades (Liga, FPF, Governo). A do uso de tecnologia terá de ser apresentada ao International Board. Será melhor se for apresentada como uma proposta portuguesa ao invés de uma proposta singular. Certo?
Só resulta se toda a gente colocar o bem de todos a frente do beneficio próprio.
Faz-me lembrar, e desculpem por trazer o tema para aqui, a Politica Portuguesa.
Todo o mundo sabe que só com um governo sem ser esquerda\direita é que chegaríamos onde queríamos. Mas andamos todos muito mais entretidos em batalhas de partidos políticos em vez de andarmos preocupados com o futuro e atualidade da População Portuguesa.
” A Associação de Adeptos Sportinguistas (AAS) questionou o valor das multas aplicadas aos clubes pelo comportamento incorreto do seu público. Em comunicado, a associação referiu alguns exemplos do que considera ser um tratamento “inqualificável” aos adeptos.
A AAS refere que a multa resultante do dérbi com o Benfica foi igual para os dois clubes – 5.738 euros – apesar de o número de adeptos benfiquistas ser “dez vezes superior”. O mesmo aconteceu na receção ao FC Porto, onde estavam presentes “vinte vezes” mais leões.
O comunicado questiona, assim, “quais os critérios seguidos”, bem como “quem fez o quê, em específico” e quantas vezes”, alegando que os “adeptos não podem ser contribuintes da FPF”.
A AAS explicou ainda que o Instituto Português de Desporto e Juventude (IPDJ) é usado pelas forças de segurança “como alternativa para perseguir os adeptos que se encontram identificados”, aplicado multas semelhantes aos “valores relativos ao comportamentos de 60.000 pessoas”.
O ponto é precisamente este: Quem fez o que e isso equivale a quanto??? Isto faz lembrar os relatórios dos observadores aos árbitros… tudo envolto em muito bruma, tudo muito turvo e depois no final os mesmos de sempre é que se safam.
Já se esclarecia como se chegam a estes valores das multas. É que eu nunca percebi a “tabela”… e como diz a AAS: “os adeptos não podem ser contribuintes da FPF”.
Já tinha falado nessa questão algumas vezes aqui. Os critérios, pelo menos para os adeptos, não são conhecidos e ao compararmos várias multas não conseguimos perceber o porquê da disparidade e incongruência entre elas.
Nessas alturas dei exemplos mas entretanto já os perdi…
Retirado de um blog benfiquista que por sua vez usou fontes do blog anticorrupção (obviamente tiraram casos que envolviam o benfica), que serve para dar resposta aos morcões que se queixam de condicionamentos feitos pelo Sporting:
20 de Novembro de 1988 –
Apesar da sua avançada idade, Carlos Pinhão é barbaramente agredido em Aveiro, depois de jogo
Beira Mar-FC Porto, por elementos ligados ao FCP. Processo judicial acabará por ser arquivado por “falta de provas”.
No mesmo dia em que Carlos pinhão é agredido, Martins Morim, colega de jornal de Carlos Pinhão, é também alvo da fúria dos adeptos do clube da cidade invicta. Entre os agressores destacava-se Tónio Maluco, conhecido adepto portista. O guarda Abel diz aos jornalistas que «era melhor do que cair por uma ribanceira».
5 de Março de 1989 –
Eugénio Queirós, jornalista do Correio da Manhã/Record, é agredido no Estádio do Restelo por seguranças de Jorge Nuno Pinto da Costa, que o empurram violentamente para fora do corredor de acesso à cabine do FC Porto. O jornalista ainda apresenta queixa na PJ mas acaba arquivada por “não se conseguir identificar os agressores”.
24 de Setembro de 1989 –
João Freitas, jornalista de A Bola, é agredido barbaramente perto dos balneários do Estádio das Antas. Foi assistido no Hospital de Santo António e identificou Vergílio Jesus e um tal Armando entre os agressores. A queixa foi arquivada porque a estemunha principal, o agente da PSP Oliveira Pinto, disse que não se lembrava de nada.
4 de Outubro de 1990 –
Na véspera do jogo Portadown-FCPorto, Manuela Freitas do jornal Público foi ameaçada e insultada no ‘hall’ do hotel por integrantes da comitiva portista.
24 de Outubro de 1990 –
José Saraiva, chefe de redacção do Jornal de Notícias, é agredido à porta de casa por dois indivíduos. O JN tinha publicado uma notícia envolvendo Pinto da Costa no famoso caso “Aveirogate”. Nunca chegou a haver queixa judicial.
1990 –
Santos Neves, jornalista de A Bola, quase que se despista em plena estrada no Porto, por alguém lhe ter desapertado as jantes do carro. Nunca se provou quem foi o autor.
28 de Abril de 1991 –
Incidentes de violência no FC Porto – Benfica. Um dos clássicos mais quentes de sempre, o FCP recebe o Benfica naquele que é o jogo decisivo do título. O mote é dado logo à chegada da comitiva benfiquista, uma tarja com os dizeres “Ide sofrer como cães”(lembra-vos alguma coisa mais recente?) é pronúncio do que se vem passar a seguir.
Os jogadores do Benfica foram obrigados a equipar-se nos corredores, pois o balneário tinha sido empestado com um cheiro nauseabundo e tóxico.
Nesse dia o presidente João Santos e Gaspar Ramos são ameaçados de morte pelo guarda Abel, e a comitiva benfiquista é apedrejada logo desde a saída do hotel. Alheio a estes episódios, o Benfica de Erikson ganha este jogo por 2-0 graças a dois golos de César Brito, consequentemente sagra-se campeão poucas jornadas mais tarde.
Carlos Valente, o árbitro do clássico – só a muito custo consegue sair do estádio, no meio de insultos e algumas agressões que o deixaram a cambalear. A escolta policial consegue, por fim, retirá-lo do estádio.
1 de Setembro de 1992 –
António Paulino, jornalista do Expresso é agredido à porta do seu jornal na redacção do Porto, segundo o próprio, por Pinto da Costa, o filho e Joaquim Pinheiro. Tudo acontece porque queriam sabem que teria sido o jornalista responsável pela notícia sobre um processo de Alexandre Pinto da Costa.
10 de Março de 1993 –
Agressões à equipa da RTP (Paulo Martins/Pedro Figueiredo) no relvado nas Antas no final do Porto-Famalicão, o jornalista Paulo Martins está no relvado a tecer os comentários finais a um jogo entre o FC Porto 0-1 Famalicão quando um elemento não identificado do público entrou pelo campo dentro e agride à palmada a equipa da reportagem da RTP. Tudo foi transmitido em directo, toda a gente viu, contudo o jornalista da RTP e a própria RTP não apresentaram queixa à Justiça. As frases de Pedro Figueiredo ficam para a história, «Estou a ser cuspido (…), estão a pôr em causa a minha integridade física»
1993 –
Pedro Figueiredo, jornalista da RTP1, é agredido no Estádio do Bessa no final de um Boavista-FC Porto. Não houve queixa judicial porque a empresa não autorizou.
11 de Dezembro de 1994 –
Marinho Neves, jornalista da Gazeta dos Desportos e autor do livro sobre corrupção na arbitragem “Golpe de Estádio” é alvo de uma emboscada à porta de casa por dois indivíduos. Processo judicial vem a ser arquivado na PJ do do Porto por “falta de provas”, apesar de haver cinco testemunhas que nunca foram ouvidas e de a queixa se fazer acompanhar com uma fotografia dos agressores.
5 de Março de 1995 –
No intervalo de um FC Porto-Benfica, José Pratas, o árbitro do encontro, é insultado e agredido no balneário. Quando volta ao terreno de jogo faz uma arbitragem absolutamente vergonhosa, beneficiando claramente a equipa da casa. O FCPorto vence o jogo por 2-1.
28 de Fevereiro de 1997-
Fernando Mendes, jogador do FC Porto, agride o bombeiro Joaquim Grilo, de serviço no Estádio José Gomes, após um empate a 2 bolas com o Estrela da Amadora.
22 de Março de 1998 –
O Benfica joga em Guimarães, para o campeonato, e o seu autocarro é apedrejado à passagem pela cidade do Porto por supostos adeptos portistas.
Junho –
Dia de FC Porto – Benfica em Hóquei em Patins, o Benfica sagra-se campeão nacional e os adeptos do Benfica invadem o ringue para festejar, Paulo Alves, então defesa azul-e-branco, agride um jovem na cabeça, deixando-o gravemente ferido.
20 de Setembro de 2000 –
Matt Fish, jogador de Basquetebol, é agredido por nove ou dez indivíduos nos escritórios da secção de Basquetebol do FCP. A agressão foi orquestrada e presenciada pelos dirigentes Fernando Gomes e Fernando Assunção.
30 de Outubro de 2000 –
O FC Barcelona sagra-se campeão europeu de Hóquei em Patins no Pavilhão das Antas, no final da partida, regista-se uma invasão de campo por parte dos adeptos portistas e registam-se algumas agressões, com o ministro da administração interna de então, Fernando Gomes, a assistir da bancada.
25 de Janeiro de 2005 –
Ricardo Bexiga, vereador do PS da Câmara Municipal de Gondomar é violentamente agredido no Parque de Estacionamento por dois indivíduos encapuzados, contratados pela ex-namorada de Jorge Nuno Pinto da Costa, Carolina Salgado.
6 de Abril de 2006 –
Carolina Salgado, ex-companheira de Pinto da Costa, é agredida por Pinto da Costa e dois indivíduos. Acaba por acusar Pinto da Costa, o seu motorista e um segurança de a terem agredido a pontapé na casa da Madalena, bem como à irmã grávida na altura. O motorista retirou um faqueiro da casa e ameaçou que lhe espetava uma chave num olho. Foram observadas no Hospital Santo Silva e apresentaram queixa na GNR.
27 de Janeiro de 2008 –
«Autocarro encarnado fugiu a emboscada. [no regresso de Guimarães]» – Jornal A Bola, 27 de Janeiro de 2008.
25 de Fevereiro de 2008 –
Após sair dos estúdios da SIC em carnaxide, o jornalista Rui Santos é atacado por 3 indivíduos encapuçados e armados com barrotes. O caso foi abafado quando se percebeu a quem os indivíduos estavam ligados. Após este acontecimento, Rui Santos não mais voltou a falar de algumas questões que tinha levantado sobre a questão financeira da SAD do Futebol Clube do Porto.
8 de Abril de 2008 –
Paulo Assunção foi abordado por 5 indivíduos que lhe disseram «… se não renovas até quarta-feira levas um tiro no joelho».
21 de Dezembro de 2008 –
O motorista da Liga, incumbido de acompanhar e conduzir os quatro integrantes da equipa de arbitragem – estava à porta do seu automóvel quando foi agredido por Rui Carvalho, assessor de imprensa do FC Porto. No mesmo dia vários jogadores e técnicos do Marítimo são agredidos no túnel de acesso aos balneários.
7 de Março de 2009 –
João Pedro Silva, jornalista da RTP, após entrevistar Jesualdo Ferreira, foi abordado pelo funcionário do FC Porto (e seu ex-colega da RTP) Rui cerqueira, que o acusou de fazer “perguntas encomendadas” e lhe disse, em frente a várias testemunhas: «és um filho da puta, um bardamerdas, és muito pequeno para mim».
1 de Maio de 2010 –
O autocarro do Benfica foi apedrejado na chegada ao Porto, na véspera do Clássico.
2 de Maio de 2010 –
Na madrugada do dia de Clássico FC Porto – Benfica, a Casa do Benfica de Gaia é vandalizada.
No percurso para o Estádio do Dragão, o autocarro do Benfica viria a sofrer novo ataque com pedras e bolas de golfe, uma das quais por sorte não fere Pablo Aimar com maior gravidade.
7 de Novembro de 2010 –
Autocarro do Benfica é atingido por pedras e bolas de golfe no trajecto para o Estádio do dragão. Vidro da frente fica partido.
2 de Fevereiro de 2011 –
Em vésperas de Clássico FC Porto – Benfica, a contar para as meias finais da Taça de Portugal, a Casa do Benfica em Gaia foi mais uma vez vandalizada, desta feita às 4 da manhã do dia do jogo.
Depois do Clássico FC Porto – Benfica, jogo que o Benfica venceria por 2-0, a viatura encarnada é apedrejada já na A1, antes das portagens do Grijó, no regresso a Lisboa. Um vidro partido, entre outros danos.
21 de Março de 2011 –
No regresso da deslocação à Mata Real, o carro onde Luís Filipe Vieira seguia foi atingido por um saco de pedras, ferindo o presidente encarnado e o motorista, na face e mão esquerda. O veículo seguia pela autoestrada que une Paços de Ferreira ao Porto quando foi atingido.
2 e 3 de Abril de 2011 –
Várias Casas do Benfica vandalizadas.
27 de Novembro de 2011 –
O presidente do FC Porto Pinto da Costa insulta um jornalista da TVI no final do jogo entre o FC Porto e o Sp. Braga, no Dragão. Tudo sucedeu numa zona do Estádio do Dragão vedada ao público. De acordo com testemunhas, o jornalista Valdemar Duarte, que narrou a partida em directo, foi confrontado por Pinto da Costa depois de descer da tribuna de imprensa. Nessa altura, o presidente portista, rodeado por elementos do clube, insultou o jornalista. Um pouco depois, uma das pessoas que acompanhavam Pinto da Costa agrediu Valdemar Duarte. Mais à frente, junto à entrada da sala de imprensa do Estádio do Dragão, seguranças ameaçaram fisicamente o jornalista, pressionando-o para que abandonasse de imediato as instalações. As ocorrências foram comunicadas a elementos da Polícia de Segurança Pública em serviço no Estádio.
5 de Abril de 2012 –
A poucos dias do dérbi em Alvalade, as Casas do Benfica de Quarteira, Faro e São Brás de Alportel são alvo de atos de vandalismo na madrugada, em Quarteira, a fachada foi pintada de verde e em São Brás de Alportel foram cortadas as bandeiras do clube.
27 de Fevereiro de 2013 –
O autocarro do Benfica é mais uma vez apedrejado, desta feita à saída de Braga, depois do jogo no Axa a contar para as meias-finais da Taça da Liga, do qual os encarnados foram eliminados. Vários blocos de cimento foram arremessados na direção do veículo, que seguia numa das variantes que dão acesso à saída da cidade, partindo um vidro partido numa zona lateral a meio do autocarro onde felizmente não seguia ninguém.
Esses factos servem de nada.
Primeiro não há provas de nada, logo não se pode ir por ai.
Tem-se é de , ativar mecanismos, para que no futuro, essas ‘ameaças’ e essas emboscadas não se realizem.
Eu faço aqui uma humilde pergunta:
Quem me diz, ou consegue provar, que o que aconteceu no talho do Mota, é obra de adeptos do Sporting?
Não pode ser obra de, por exemplo, um dos nossos rivais, para tentar provar, que os adeptos do Sporting estão a pressionar a arbitragem e com isso, arranjar motivos para pressionar a opinião publica contra o Sporting ?
Eu sei o que queres dizer, mas pensa comigo,
Imagina que é possível, e eu tenho a certeza que é possível, cagar em tudo o que ficou para trás, e criar leis / controlo que criem um impedimento lógico e eficaz para estas situações não acontecerem no futuro…
faltam aí o murro ao Proença, o ataque do “diabinho” e o talho do Mota.
E não sei quê do hoquei em que um tipo do Porto ficou em coma (a memória hoje ’tá curta)
Como alertei no inicio, isto foi re-estruturado num blog benfiquista, eles tiraram tudo o que lhes convinha, se quiseres o original, tens aqui: http://anticorrupcaopt.blogspot.pt/
20 Março, 2014 at 12:50
Ricardo Galvão, doi-te o bujão?
20 Março, 2014 at 12:53
Gosto tanto de ver os corruptos a protestarem com o elemento arbitral! ahahah
20 Março, 2014 at 12:59
a caricatura até está engraçada, podiam ter deixado la o autocarro que no fim do jogo era ver adeptos do porto a pedir a palavra
20 Março, 2014 at 18:22
ahah. not bad, riga
20 Março, 2014 at 13:09
OFF (ou não porque também de uma ilustração que se trata…)
Um vintém é um vintém, e um clube contrafeito é um clube contrafeito…
http://s9.postimg.org/a7x2gc2un/1924902_498044713632682_649002051_n.jpg
20 Março, 2014 at 13:16
Faltou referir isto:
in Os Sports Illustrados, nº 6, 16 de julho de 1910
20 Março, 2014 at 13:23
Era isso que me estava a escapar 😀
20 Março, 2014 at 14:29
Quem de 10 tira 4… hum…
Estas contas não me estão a sair “ben”…
20 Março, 2014 at 15:59
ah ah ah ah
contra fatos não há (ar)jumentos!!
enfim…
não há aqui “photoshop” e o ano de publicação é sem duvida esse?
é que vou curtir esfregar isso nas fuças de um ou dois amigos meus benfas
20 Março, 2014 at 13:18
Por acaso fiquei curioso para saber a data em que esse artigo foi publicado…
O ano bastava
20 Março, 2014 at 13:23
Oops, era eu a escrever, e tu a tratar do meu pedido.
Fiquei esclarecido… Aplica-se de novo a máxima de Pimenta Machado: “o que hoje é verdade, amanhã é mentira.”
Thanks
20 Março, 2014 at 18:32
No entanto, a julgar pela notícia, já naquela altura, eles não consideraram a data da fusão dos dois clubes, que ocorreu em 1908, mas sim a do Grupo de Benfica: 1906.
20 Março, 2014 at 13:49
agora é que vi que já tinhas metido aqui!
Muito bom 🙂
20 Março, 2014 at 13:54
isto é genial!
20 Março, 2014 at 13:55
o benfica é, na verdade, uma menfica
20 Março, 2014 at 14:18
Perdão, memfica. Ou memtica…
20 Março, 2014 at 14:25
talvez tiririca ficasse melhor, pois são na realidade uns palhaços
20 Março, 2014 at 14:20
Ahaha altamente
20 Março, 2014 at 14:23
E aquela da campa do fundador do Porto, que diz que ele nasceu 15 anos antes da fundação do clube? E nós aqui contentes com um presidente que é garoto…
20 Março, 2014 at 15:05
Conheço que se tenha demitido do Benfica porque o queriam obrigar a falsificar documentos históricos acerca da fundação. Também não percebo porquê, já que são tão antigos: http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=3769166&seccao=Biosfera
20 Março, 2014 at 16:19
Eh pá em que ano foi isto escrito? É que falam que o benfas faz 4 anos nessa altura, será que condiz com o número de anos que eles dizem que têm??
20 Março, 2014 at 13:09
Cheira-me que os adeptos do fcputas, neste momento, estão mais inclinados para dizer basta ao pintinho que aos erros de arbitragem!
Começou o declinio.
SL
20 Março, 2014 at 13:13
Andaste a ler o “Artista do Dia”… 🙂
http://oartistadodia.blogspot.pt/2014/03/os-melhores-comentarios-no-facebook-do.html
20 Março, 2014 at 13:49
Não há como chegar à tasca, pedir uma bebida e dar uma olhdela no artista do dia.
Perfect 😉
20 Março, 2014 at 13:15
LOL
O Ricardo Galvão, agora esteve bem.
Os do Porto aproveitaram o Palanque Basta para para vir chorar… heheh
20 Março, 2014 at 14:34
Filhos do Pinto só podiam ser… CALIMEROS!!!
20 Março, 2014 at 13:16
eheheheheh! Inchem agora porquitos!
Mas mais a sério: TUDO ISTO SÓ PROVA COMO ACTUALMENTE O CLUBE DE CARNIDE CONTROLA A ARBITRAGEM!!!
Senão vejamos: o Sporting é afastado duma acérrima disputa do título com as arbitragens e as mesmas arbitragens põem o clube da fruta com um pé fora da Champions…
Tal como nos policiais, é caso para perguntar: E quem é que realmente se beneficia com o crime?
20 Março, 2014 at 13:24
Eu sei que esta é a nossa saída mais fácil. Mas analisando os jogos, dos 3 grandes o Porto é claramente o mais beneficiado em arbitragens. O benfica foi beneficiado em alguns, mas é verdade que também foi prejudicado noutros, especialmente no início do campeonato.
20 Março, 2014 at 13:33
Eu sinceramente não me interessa muito saber se é o porto ou o benfica o mais beneficiado, o que eu quero é que o Sporting não seja prejudicado e acho que isso é o ponto essencial nesta discussão.
20 Março, 2014 at 13:36
Podes não ser prejudicado nunca, mas se os outros continuarem a ser beneficiados, não serve de nada. A luta tem de ser total para a igualdade ser total.
20 Março, 2014 at 14:29
Exacto!
20 Março, 2014 at 13:34
off-topic, o blogue Com quem joga o Sporting descobriu uma pérola, uma revista de Julho de 1910 que mostra que nessa altura o SLB festejava o seu 4º aniversário, no dia da escritura da constituição do clube “Sport Lisboa e Bemfica”, ou seja 24 de Julho de 1906! É prova documental irrefutável que as histórias de 1904 são treta. A não ser que seja matemática de lampião 1910-4=1904.
http://comquemsporting.blogspot.pt/2014/02/parabens-grupo-sport-lisboa_28.html
20 Março, 2014 at 14:09
O que são corridas de três pernas?!?
é a prova irrefutável que o Sporting Clube de Portugal é o clube desportivo mais antigo de Portugal.
Mas ainda assim eu acho que devíamos alterar a data da fundação do nosso clube para 5 de outubro de 1143, porque é a única maneira de não sermos ultrapassados no calendário de carnide e do porto.
20 Março, 2014 at 14:30
Ou é aquela coisa em dois tipos amarram uma perna um ao outro, ou é uma homenagem ao Reinaldo
20 Março, 2014 at 14:59
LOLOLOLOLOLOLOL
20 Março, 2014 at 14:36
Corridas de três pernas (atrás da putaria) são as que se faziam na Taberna do Infante, do Reinaldo Teles, quando os árbitros iam buscar o “pagamento” pelos serviços prestados…
20 Março, 2014 at 18:05
Olha o Captomente! Não sabia que ele já tinha um blog. Costumava lê-lo no Cabelo do Aimar, antes daquilo se tornar demasiado lampião para o meu gosto.
20 Março, 2014 at 13:57
Pessoal, parece que é este fim de semana que poderemos ver o nosso Faraó entrar em acção! 😀
20 Março, 2014 at 14:05
O Shikabala está convocado ?
20 Março, 2014 at 14:06
Jardim diz que vai ser avaliado hoje para ver se pode fazer part da equipa A
20 Março, 2014 at 14:10
🙂
Antes que chegue o Sampaio, aqui fica o meu :
SHIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIKA !!!!!!
20 Março, 2014 at 14:25
PUMBAS!!!!! TOMA!!!! VÃO BUSCAR!!!
SHIKA está quase a chegar!!!!
Vocês vão ver o que é futebol espectáculo!!!
Se for convocado, marca o golo da vitória do meio campo!!! E vai festejar qual Gizé!!!!
SHIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIKAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!
20 Março, 2014 at 14:27
Eu gostava que ele fizesse a sua estreia em Alvalade para o estádio vir abaixo com a sua entrada.
20 Março, 2014 at 14:33
Portanto estás a desdenhar que o SHIKA se estreie a marcar com golo olímpico na próxima jornada para depois se estrear em Alvalade como merece: Como o FARÃO!!!!
Tens em mim um inimigo visceral. Não te perdoo… 😛
20 Março, 2014 at 14:35
Nada disso, eu aposto tudo nele desde que chegou, sonho que seja ele o 10 que não temos há anos 🙂
Mas gostava de o ver estrear em Alvalade porque não vou à Madeira 😛
20 Março, 2014 at 14:40
Maaaaaaaaaauuuu… Vamos ter chatice… vamos, vamos!
Quer dizer… agora queres ser invejosa e vê-lo só tu, não???
O nosso SHIKA é património mundial… tem de ser apreciado por todos! É ele e a esfinge de Gizé!
Deixa-te lá dessas cenas… Ele vai à madeira, marca do meio campo o golo da vitória e depois sim… ele estreia em Alvalade e marca lá 3 golos, faz 19 assistências e provoca 126 cartões amarelos!
E ficamos por aqui para a gente não se chatear… muito!
Vá, agora pede desculpas ao SR. SHIKA…
20 Março, 2014 at 14:38
eu já vi o SHIKA ao vivo nhénhénhénhénhénhé
20 Março, 2014 at 14:45
…
20 Março, 2014 at 15:01
Moi aussi… Pena se ter avariado logo 🙂
20 Março, 2014 at 23:18
Também eu. Em Viseu.
20 Março, 2014 at 14:39
Vá, toma lá.. http://www.tvgolo.com/match-showfull-1395008152—39
20 Março, 2014 at 14:38
Por falar no nosso 7.. http://www.tvgolo.com/match-showfull-1395008152—39
Alguns pormenores que ficaram filmados no jogo da B.
20 Março, 2014 at 14:44
OBRIGADO!!!
OBRIGADO!!!
OBRIGADO!!!
OBRIGADO!!!
OBRIGADO!!!
OBRIGADO!!!
OBRIGADO!!!
SHIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIKAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!
E o cabrão do arbitro a mostrar um amarelo!!!
Há-de ser queimado pelo fogo sagrado de Alá, seu cabresto herege!!!!
20 Março, 2014 at 14:59
Já aqui contei isto mas volto a contar:
No jogo em Viseu quando o SHIKA (atenção com maiúsculas) entrou foi bastante aplaudido e ele virou-se para a bancada e agradeceu… gostei deste pormenor… outros dentro de campo virão a seu tempo 🙂
20 Março, 2014 at 14:04
Vendo este cartoon só me apetece dizer :
CARREGA NÁPOLES !!!
20 Março, 2014 at 14:09
Foi preciso o cartoon? 😉
20 Março, 2014 at 14:13
Ehehe…menos de 3 é derrota…
20 Março, 2014 at 14:23
Sai uma Napolitana aqui para a mesa do canto, Xôvor…
20 Março, 2014 at 14:09
Ricardo Galvão rima com:
dragão
lampião
melão
parvalhão
que são palavras que por acaso ligam com a pessoa em questão!
SL
20 Março, 2014 at 14:11
Um de nós interpretou mal a caricatura…
(ou ambos)
20 Março, 2014 at 14:16
não me parece Nuno, parace-me que é mais uma bicada ao Sporting e ao Movimento Basta que uma critica ao fócúpuorto.
20 Março, 2014 at 14:25
Foim assim que interpretei. Por isso fiz a pergunta que está na 1º coment. do post.
20 Março, 2014 at 14:26
pois Leão verde também foi assim que interpretei o Cartoon
20 Março, 2014 at 14:27
aliás, o significado principal deste cartoon é passar a imagem clara que o fócúpuorto foi prejudicado
20 Março, 2014 at 16:14
de facto, também não percebi se era pró ou contra.. penso que pode ser interpretado de qqr modo!
Lança-se o desafio?
interprete o cartoon, galvão pro ou contra corrupçao?
20 Março, 2014 at 14:40
Landrião.. uma junção de lampião com morcão..
20 Março, 2014 at 14:10
Os 8.6 valem muito… e se são indispensáveis para o Sporting (só espero que os saibam usar devidamente), muito mais são para o FeCePe. Uma estadia fora da LC era um golpe profundo, especialmente se forem verdadeiros os boatos acerca da sua tesouraria. Este plantel vale muito pouco, e a suposta “base” (mexicanos + Quintero) ainda não apareceu. Para lá de tudo, vão precisar de reforços (a sério, e não Licás) para a posição do Fernando, e Lucho, pelo menos… se sair um dos laterais… pior ainda, pois são ambos (os dois) peças fulcrais na manobra ofensiva da equipa. Para mais, não os estou a ver a realizar encaixes a la Monaco este defeso…
20 Março, 2014 at 14:10
Hahaha
Um cartoon muito bom mesmo!
E este recorde de 1910…um achado!
20 Março, 2014 at 14:12
So neste pais a beira-mar plantado ‘e que um clube que durante os ultimos 20/30 anos roubou, corrompeu, agrediu e sabe-se la mais o que, consegue ter a lata de se vir queixar da arbitragem. Fosse Portugal um pais que funcionasse como deve ser e a maior parte desta malta ja estava toda presa. Vejam la se demorou muito para o Hoeness ir dar com os costados na cadeia na Alemanha…
20 Março, 2014 at 14:15
A diferença não é o Hoeness ter sido condenado… está no facto dele não recorrer, e admitir o erro.
20 Março, 2014 at 14:30
Mesmo que recorresse, o mais provavel era ir la parar com os costados na mesma. O ele nao recorrer passa mais por estar num buraco sem saida do que propriamente uma questao de honra.
20 Março, 2014 at 14:16
E a mensagem continua por descodificar.
A ideia que a direcção do Sporting pretende, para reforma do atual futebol português é:
– Regras simplificadas, respeitadas e controladas
– Tecnologia no apoio às decisões que podem custar a verdade do jogo
– Verdade desportiva, jogos ganhos exclusivamente pelo que foi feito dentro de campo
A comunicação social, adversários e todos os órgãos em volta do futebol, fazem passar a mensagem:
– Sporting chorão, quer é ser beneficiado nos jogos que disputa.
– Começou já a ser beneficiado contra o porto.
Mas isto cabe na cabeça de alguém?
Alguém que assistiu a conferencias, leu comunicados, consegue perceber como é que os jornaleiros/comentadores/dirigentes chegam aquelas conclusões que nos chegam a publico ?
20 Março, 2014 at 14:17
a parte da tecnologia é muito bonito, mas a international board recusa
20 Março, 2014 at 14:21
Ontem também cheguei ao porque dessa recusa depois de ter tomado a decisão de ver o Manchester United x Olympiacos .
20 Março, 2014 at 14:27
hum porque?
20 Março, 2014 at 14:35
Distribuição de faltas não uniforme, aos 6 minutos de jogo o defesa central do olympiacos já estava amarelopressionado, os tempos mortos, e aquela historia do tempo de compensação dado, foi uma completa mentira.
5 minutos, dos quais só 2 é que foram jogados. ( Lesão do Persie ) e mesmo assim, tem a coragem de acabar 10 ou 12 segundos antes do relógio.
Garanto-te riga, alias já vimos N jogos em que isso sucedeu, a UEFA tudo faz para que os últimos 8 sejam sempre os ‘melhores’ últimos 8. E uma coisa é amanha sair, exemplo, um Dortmund x Man Utd, outracoisa é um Dortmund x Olympiacos.
20 Março, 2014 at 14:39
Uma das regras a implementar seria a de paragem de relógio em situações longas como lesões, substituições, ou livres com “apito”, funcionando o 4º árbitro como cronometrista. Logo aí acabava-se com muita fantochada.
Outra era fazer como no andebol: após o apito, o jogador da equipa que comete a falta larga a bola no local onde está, sob pena de levar amarelo.
20 Março, 2014 at 15:13
Concordo com o 1º onto. O 2º, já é mais controverso…
20 Março, 2014 at 17:27
Controverso porquê? Vês andebol? Apito, a bola cai. Se é atirada, lançada para o ar, agarrada, whatever, 2 minutos. Não é muito diferente de chutar a bola depois do apito…
20 Março, 2014 at 18:32
Onde está a controvérsia desta medida? Tem alguma coisa que saber? Para o pessoal que gosta de agarrar a bola e andar com ela para depois a mandar para o ar, acabava-se logo a festa.
20 Março, 2014 at 17:19
like, acabava-se logo com o antijogo de queimar tempo.
se na pratica um jogo tem uns 40-50 minutos de bola corrida, porque não duas meias horas de relogio parado?!!
nuunca percebi esta… o futebol será dos “grandes” desportos colectivos o único onde isto não acontece!!
20 Março, 2014 at 14:25
Passou a ideia de que as propostas do Sporting se aplicavam aos clubes, o que não é verdade. Têm de ser apresentadas a diversas Entidades (Liga, FPF, Governo). A do uso de tecnologia terá de ser apresentada ao International Board. Será melhor se for apresentada como uma proposta portuguesa ao invés de uma proposta singular. Certo?
20 Março, 2014 at 14:38
Só resulta se toda a gente colocar o bem de todos a frente do beneficio próprio.
Faz-me lembrar, e desculpem por trazer o tema para aqui, a Politica Portuguesa.
Todo o mundo sabe que só com um governo sem ser esquerda\direita é que chegaríamos onde queríamos. Mas andamos todos muito mais entretidos em batalhas de partidos políticos em vez de andarmos preocupados com o futuro e atualidade da População Portuguesa.
20 Março, 2014 at 17:17
sim mas isso nao interessa, não interessa quais as medidas
interessa que há que tomar medidas
para o pormenor, para as medidas não faltarão “cabecinhas pensadoras”
20 Março, 2014 at 20:29
EXACTO!
tenho andado com esta ideia no pensamento
20 Março, 2014 at 14:17
É bom ver que afinal a medida é bem acolhida por mais clubes… 😀
20 Março, 2014 at 14:20
Já agora um aparte que vale a pena reflectir:
” A Associação de Adeptos Sportinguistas (AAS) questionou o valor das multas aplicadas aos clubes pelo comportamento incorreto do seu público. Em comunicado, a associação referiu alguns exemplos do que considera ser um tratamento “inqualificável” aos adeptos.
A AAS refere que a multa resultante do dérbi com o Benfica foi igual para os dois clubes – 5.738 euros – apesar de o número de adeptos benfiquistas ser “dez vezes superior”. O mesmo aconteceu na receção ao FC Porto, onde estavam presentes “vinte vezes” mais leões.
O comunicado questiona, assim, “quais os critérios seguidos”, bem como “quem fez o quê, em específico” e quantas vezes”, alegando que os “adeptos não podem ser contribuintes da FPF”.
A AAS explicou ainda que o Instituto Português de Desporto e Juventude (IPDJ) é usado pelas forças de segurança “como alternativa para perseguir os adeptos que se encontram identificados”, aplicado multas semelhantes aos “valores relativos ao comportamentos de 60.000 pessoas”.
O ponto é precisamente este: Quem fez o que e isso equivale a quanto??? Isto faz lembrar os relatórios dos observadores aos árbitros… tudo envolto em muito bruma, tudo muito turvo e depois no final os mesmos de sempre é que se safam.
Já se esclarecia como se chegam a estes valores das multas. É que eu nunca percebi a “tabela”… e como diz a AAS: “os adeptos não podem ser contribuintes da FPF”.
20 Março, 2014 at 14:21
Aliás… não são os adeptos… são os clubes que acabam por dar a cara por eles.
Este era um assunto que o BdC nas medidas que apresentou para melhorar o futebol português podia lá “entalar” pelo meio.
20 Março, 2014 at 14:23
As multas são imputadas às claques.
20 Março, 2014 at 14:26
Olhe que não… Não se esqueça que há claques não oficiais constituídas por muito traficante.
Quem abarca são os clubes.
20 Março, 2014 at 14:28
Estou a falar no caso do Sporting e das suas 3 claques e confirmo que é assim 😉
20 Março, 2014 at 15:25
Já tinha falado nessa questão algumas vezes aqui. Os critérios, pelo menos para os adeptos, não são conhecidos e ao compararmos várias multas não conseguimos perceber o porquê da disparidade e incongruência entre elas.
Nessas alturas dei exemplos mas entretanto já os perdi…
20 Março, 2014 at 17:20
O numero de adeptos é irrelevante, a punição vai da acção, sendo 1 ou 1000 dadeptos é igual, eles tipificam a acção e isso tem valores diferentes.
20 Março, 2014 at 14:23
Retirado de um blog benfiquista que por sua vez usou fontes do blog anticorrupção (obviamente tiraram casos que envolviam o benfica), que serve para dar resposta aos morcões que se queixam de condicionamentos feitos pelo Sporting:
20 de Novembro de 1988 –
Apesar da sua avançada idade, Carlos Pinhão é barbaramente agredido em Aveiro, depois de jogo
Beira Mar-FC Porto, por elementos ligados ao FCP. Processo judicial acabará por ser arquivado por “falta de provas”.
No mesmo dia em que Carlos pinhão é agredido, Martins Morim, colega de jornal de Carlos Pinhão, é também alvo da fúria dos adeptos do clube da cidade invicta. Entre os agressores destacava-se Tónio Maluco, conhecido adepto portista. O guarda Abel diz aos jornalistas que «era melhor do que cair por uma ribanceira».
5 de Março de 1989 –
Eugénio Queirós, jornalista do Correio da Manhã/Record, é agredido no Estádio do Restelo por seguranças de Jorge Nuno Pinto da Costa, que o empurram violentamente para fora do corredor de acesso à cabine do FC Porto. O jornalista ainda apresenta queixa na PJ mas acaba arquivada por “não se conseguir identificar os agressores”.
24 de Setembro de 1989 –
João Freitas, jornalista de A Bola, é agredido barbaramente perto dos balneários do Estádio das Antas. Foi assistido no Hospital de Santo António e identificou Vergílio Jesus e um tal Armando entre os agressores. A queixa foi arquivada porque a estemunha principal, o agente da PSP Oliveira Pinto, disse que não se lembrava de nada.
4 de Outubro de 1990 –
Na véspera do jogo Portadown-FCPorto, Manuela Freitas do jornal Público foi ameaçada e insultada no ‘hall’ do hotel por integrantes da comitiva portista.
24 de Outubro de 1990 –
José Saraiva, chefe de redacção do Jornal de Notícias, é agredido à porta de casa por dois indivíduos. O JN tinha publicado uma notícia envolvendo Pinto da Costa no famoso caso “Aveirogate”. Nunca chegou a haver queixa judicial.
1990 –
Santos Neves, jornalista de A Bola, quase que se despista em plena estrada no Porto, por alguém lhe ter desapertado as jantes do carro. Nunca se provou quem foi o autor.
28 de Abril de 1991 –
Incidentes de violência no FC Porto – Benfica. Um dos clássicos mais quentes de sempre, o FCP recebe o Benfica naquele que é o jogo decisivo do título. O mote é dado logo à chegada da comitiva benfiquista, uma tarja com os dizeres “Ide sofrer como cães”(lembra-vos alguma coisa mais recente?) é pronúncio do que se vem passar a seguir.
Os jogadores do Benfica foram obrigados a equipar-se nos corredores, pois o balneário tinha sido empestado com um cheiro nauseabundo e tóxico.
Nesse dia o presidente João Santos e Gaspar Ramos são ameaçados de morte pelo guarda Abel, e a comitiva benfiquista é apedrejada logo desde a saída do hotel. Alheio a estes episódios, o Benfica de Erikson ganha este jogo por 2-0 graças a dois golos de César Brito, consequentemente sagra-se campeão poucas jornadas mais tarde.
Carlos Valente, o árbitro do clássico – só a muito custo consegue sair do estádio, no meio de insultos e algumas agressões que o deixaram a cambalear. A escolta policial consegue, por fim, retirá-lo do estádio.
1 de Setembro de 1992 –
António Paulino, jornalista do Expresso é agredido à porta do seu jornal na redacção do Porto, segundo o próprio, por Pinto da Costa, o filho e Joaquim Pinheiro. Tudo acontece porque queriam sabem que teria sido o jornalista responsável pela notícia sobre um processo de Alexandre Pinto da Costa.
10 de Março de 1993 –
Agressões à equipa da RTP (Paulo Martins/Pedro Figueiredo) no relvado nas Antas no final do Porto-Famalicão, o jornalista Paulo Martins está no relvado a tecer os comentários finais a um jogo entre o FC Porto 0-1 Famalicão quando um elemento não identificado do público entrou pelo campo dentro e agride à palmada a equipa da reportagem da RTP. Tudo foi transmitido em directo, toda a gente viu, contudo o jornalista da RTP e a própria RTP não apresentaram queixa à Justiça. As frases de Pedro Figueiredo ficam para a história, «Estou a ser cuspido (…), estão a pôr em causa a minha integridade física»
1993 –
Pedro Figueiredo, jornalista da RTP1, é agredido no Estádio do Bessa no final de um Boavista-FC Porto. Não houve queixa judicial porque a empresa não autorizou.
11 de Dezembro de 1994 –
Marinho Neves, jornalista da Gazeta dos Desportos e autor do livro sobre corrupção na arbitragem “Golpe de Estádio” é alvo de uma emboscada à porta de casa por dois indivíduos. Processo judicial vem a ser arquivado na PJ do do Porto por “falta de provas”, apesar de haver cinco testemunhas que nunca foram ouvidas e de a queixa se fazer acompanhar com uma fotografia dos agressores.
5 de Março de 1995 –
No intervalo de um FC Porto-Benfica, José Pratas, o árbitro do encontro, é insultado e agredido no balneário. Quando volta ao terreno de jogo faz uma arbitragem absolutamente vergonhosa, beneficiando claramente a equipa da casa. O FCPorto vence o jogo por 2-1.
28 de Fevereiro de 1997-
Fernando Mendes, jogador do FC Porto, agride o bombeiro Joaquim Grilo, de serviço no Estádio José Gomes, após um empate a 2 bolas com o Estrela da Amadora.
22 de Março de 1998 –
O Benfica joga em Guimarães, para o campeonato, e o seu autocarro é apedrejado à passagem pela cidade do Porto por supostos adeptos portistas.
Junho –
Dia de FC Porto – Benfica em Hóquei em Patins, o Benfica sagra-se campeão nacional e os adeptos do Benfica invadem o ringue para festejar, Paulo Alves, então defesa azul-e-branco, agride um jovem na cabeça, deixando-o gravemente ferido.
20 de Setembro de 2000 –
Matt Fish, jogador de Basquetebol, é agredido por nove ou dez indivíduos nos escritórios da secção de Basquetebol do FCP. A agressão foi orquestrada e presenciada pelos dirigentes Fernando Gomes e Fernando Assunção.
30 de Outubro de 2000 –
O FC Barcelona sagra-se campeão europeu de Hóquei em Patins no Pavilhão das Antas, no final da partida, regista-se uma invasão de campo por parte dos adeptos portistas e registam-se algumas agressões, com o ministro da administração interna de então, Fernando Gomes, a assistir da bancada.
25 de Janeiro de 2005 –
Ricardo Bexiga, vereador do PS da Câmara Municipal de Gondomar é violentamente agredido no Parque de Estacionamento por dois indivíduos encapuzados, contratados pela ex-namorada de Jorge Nuno Pinto da Costa, Carolina Salgado.
6 de Abril de 2006 –
Carolina Salgado, ex-companheira de Pinto da Costa, é agredida por Pinto da Costa e dois indivíduos. Acaba por acusar Pinto da Costa, o seu motorista e um segurança de a terem agredido a pontapé na casa da Madalena, bem como à irmã grávida na altura. O motorista retirou um faqueiro da casa e ameaçou que lhe espetava uma chave num olho. Foram observadas no Hospital Santo Silva e apresentaram queixa na GNR.
27 de Janeiro de 2008 –
«Autocarro encarnado fugiu a emboscada. [no regresso de Guimarães]» – Jornal A Bola, 27 de Janeiro de 2008.
25 de Fevereiro de 2008 –
Após sair dos estúdios da SIC em carnaxide, o jornalista Rui Santos é atacado por 3 indivíduos encapuçados e armados com barrotes. O caso foi abafado quando se percebeu a quem os indivíduos estavam ligados. Após este acontecimento, Rui Santos não mais voltou a falar de algumas questões que tinha levantado sobre a questão financeira da SAD do Futebol Clube do Porto.
8 de Abril de 2008 –
Paulo Assunção foi abordado por 5 indivíduos que lhe disseram «… se não renovas até quarta-feira levas um tiro no joelho».
21 de Dezembro de 2008 –
O motorista da Liga, incumbido de acompanhar e conduzir os quatro integrantes da equipa de arbitragem – estava à porta do seu automóvel quando foi agredido por Rui Carvalho, assessor de imprensa do FC Porto. No mesmo dia vários jogadores e técnicos do Marítimo são agredidos no túnel de acesso aos balneários.
7 de Março de 2009 –
João Pedro Silva, jornalista da RTP, após entrevistar Jesualdo Ferreira, foi abordado pelo funcionário do FC Porto (e seu ex-colega da RTP) Rui cerqueira, que o acusou de fazer “perguntas encomendadas” e lhe disse, em frente a várias testemunhas: «és um filho da puta, um bardamerdas, és muito pequeno para mim».
1 de Maio de 2010 –
O autocarro do Benfica foi apedrejado na chegada ao Porto, na véspera do Clássico.
2 de Maio de 2010 –
Na madrugada do dia de Clássico FC Porto – Benfica, a Casa do Benfica de Gaia é vandalizada.
No percurso para o Estádio do Dragão, o autocarro do Benfica viria a sofrer novo ataque com pedras e bolas de golfe, uma das quais por sorte não fere Pablo Aimar com maior gravidade.
7 de Novembro de 2010 –
Autocarro do Benfica é atingido por pedras e bolas de golfe no trajecto para o Estádio do dragão. Vidro da frente fica partido.
2 de Fevereiro de 2011 –
Em vésperas de Clássico FC Porto – Benfica, a contar para as meias finais da Taça de Portugal, a Casa do Benfica em Gaia foi mais uma vez vandalizada, desta feita às 4 da manhã do dia do jogo.
Depois do Clássico FC Porto – Benfica, jogo que o Benfica venceria por 2-0, a viatura encarnada é apedrejada já na A1, antes das portagens do Grijó, no regresso a Lisboa. Um vidro partido, entre outros danos.
21 de Março de 2011 –
No regresso da deslocação à Mata Real, o carro onde Luís Filipe Vieira seguia foi atingido por um saco de pedras, ferindo o presidente encarnado e o motorista, na face e mão esquerda. O veículo seguia pela autoestrada que une Paços de Ferreira ao Porto quando foi atingido.
2 e 3 de Abril de 2011 –
Várias Casas do Benfica vandalizadas.
27 de Novembro de 2011 –
O presidente do FC Porto Pinto da Costa insulta um jornalista da TVI no final do jogo entre o FC Porto e o Sp. Braga, no Dragão. Tudo sucedeu numa zona do Estádio do Dragão vedada ao público. De acordo com testemunhas, o jornalista Valdemar Duarte, que narrou a partida em directo, foi confrontado por Pinto da Costa depois de descer da tribuna de imprensa. Nessa altura, o presidente portista, rodeado por elementos do clube, insultou o jornalista. Um pouco depois, uma das pessoas que acompanhavam Pinto da Costa agrediu Valdemar Duarte. Mais à frente, junto à entrada da sala de imprensa do Estádio do Dragão, seguranças ameaçaram fisicamente o jornalista, pressionando-o para que abandonasse de imediato as instalações. As ocorrências foram comunicadas a elementos da Polícia de Segurança Pública em serviço no Estádio.
5 de Abril de 2012 –
A poucos dias do dérbi em Alvalade, as Casas do Benfica de Quarteira, Faro e São Brás de Alportel são alvo de atos de vandalismo na madrugada, em Quarteira, a fachada foi pintada de verde e em São Brás de Alportel foram cortadas as bandeiras do clube.
27 de Fevereiro de 2013 –
O autocarro do Benfica é mais uma vez apedrejado, desta feita à saída de Braga, depois do jogo no Axa a contar para as meias-finais da Taça da Liga, do qual os encarnados foram eliminados. Vários blocos de cimento foram arremessados na direção do veículo, que seguia numa das variantes que dão acesso à saída da cidade, partindo um vidro partido numa zona lateral a meio do autocarro onde felizmente não seguia ninguém.
20 Março, 2014 at 14:29
Esses factos servem de nada.
Primeiro não há provas de nada, logo não se pode ir por ai.
Tem-se é de , ativar mecanismos, para que no futuro, essas ‘ameaças’ e essas emboscadas não se realizem.
Eu faço aqui uma humilde pergunta:
Quem me diz, ou consegue provar, que o que aconteceu no talho do Mota, é obra de adeptos do Sporting?
Não pode ser obra de, por exemplo, um dos nossos rivais, para tentar provar, que os adeptos do Sporting estão a pressionar a arbitragem e com isso, arranjar motivos para pressionar a opinião publica contra o Sporting ?
20 Março, 2014 at 14:46
Não há provas? Algumas há, não interessa é ver..
20 Março, 2014 at 15:03
Eu sei o que queres dizer, mas pensa comigo,
Imagina que é possível, e eu tenho a certeza que é possível, cagar em tudo o que ficou para trás, e criar leis / controlo que criem um impedimento lógico e eficaz para estas situações não acontecerem no futuro…
20 Março, 2014 at 14:36
faltam aí o murro ao Proença, o ataque do “diabinho” e o talho do Mota.
E não sei quê do hoquei em que um tipo do Porto ficou em coma (a memória hoje ’tá curta)
20 Março, 2014 at 14:45
Como alertei no inicio, isto foi re-estruturado num blog benfiquista, eles tiraram tudo o que lhes convinha, se quiseres o original, tens aqui: http://anticorrupcaopt.blogspot.pt/
20 Março, 2014 at 14:47
Por falar em honestidade intelectual…
Foda-se, filtros com isso! Essa malta não é de fiar…
Quem mente sobre a data de nascimento já nasceu a mentir!
20 Março, 2014 at 17:51
loke it!