Há jogadores que se destacam pela sua classe, os Williams (nova definição de “craque”, in dicionário futebolístico-português). Outros pelo trabalho, os operários. Diego Capel estará algures no meio. E como todos sabemos, no meio é que está a virtude.
Gosto do Dieguito, sempre gostei já desde os tempos na Andaluzia. Aquele Sevilha com Capel na esquerda e Navas na direita fez-me recordar o Sporting dos extremos fantásticos. Quando garantimos a sua contratação fiquei eufórico. Conhecia-o bem e sabia que ele seria um elemento importantíssimo na nossa equipa, como tem vindo a demonstrar desde que chegou.
Capel é capaz de ser o jogador mais incompreendido do plantel e nós somos responsáveis por essa situação. Em Alvalade, é o único jogador que tem um cântico próprio, direito conquistado à custa do seu suor, mas quando ele não está bem toda a gente critica a sua forma de correr, com a cabeça no chão. O que é uma estupidez. Cada jogador tem as suas características próprias e a sua forma de ver o jogo. Aceitemos que Capel prefere ver o jogo ao nível do relvado, porque, vá-se lá saber porquê, consegue ver uma forma de retirar vantagens dessa peculiar maneira de correr. Se, na teoria, isto não faz muito sentido (já joguei futebol e sempre me disseram que a cabeça tem de estar levantada), na prática isso acaba por ser subjectivo. E vendo de outra perspectiva, eu pessoalmente, fartei-me da conversa do “temos de levantar a cabeça”. Pois bem, com Capel sabemos que isso nunca será dito pelo simples facto de que não consegue, o que por si só já é uma lufada de ar fresco. E já agora, se o Capel conseguisse fazer aquilo que faz com a cabeça levantada, provavelmente chamar-se-ia Lionel Messi, já que a forma como conduz a bola colada ao pé com aqueles toquezinhos tão característicos é típico do astro argentino. Por isso vos digo que a grande diferença entre os dois é que em miúdos, o Messi tomou hormonas para crescer (e provavelmente levantar o pescoço) e o Capel andou a acartar calhaus dentro da mochila que levava para a escola. O que faz do Messi um maricas e do Capel um Homem.
Uma coisa eu sei: quando Capel está num dia bom, ninguém lhe tira a bola. Ninguém. Capel é um gajo com tomates, não tem medo de ninguém e vai sempre para cima do adversário, chame-se ele Daniel Alves ou Briguel. Eu aprecio muito essa coragem, essa irreverência de dizer com a bola: “Pára me, se lo consigues, amigo!” Sim, “amigo”. Podia ser “coño” ou “cabrón” mas o espanhol é de um fairplay incrível. O twitter para o Helton tira quaisquer dúvidas sobre o gentleman que é Diego Capel.
Capel é um jogador que divide o seu futebol em duas fases: Primeira fase, correr. Segunda fase, cruzar. Muitos pensarão que isto é redutor, que é pouco inteligente, que é demasiado simples. Outros, como Montero (o da primeira volta) e Wolfswinkel pensarão na sorte que têm ou tiveram em ter um jogador assim. Recordo que na época passada, o espanhol foi o jogador com mais assistências do Sporting e foi um dos grandes responsáveis pelo Norwich ter oferecido 14M pelo holandês. Se não estivéssemos em dificuldades financeiras, ofereceria, de bom grado, uma comissão dessa transferência ao Dieguito. Ele merece.
Mas Capel (ou Cápel, como diz o mister) não é só isso. A sua principal virtude, aquilo que o distingue dos demais, é a forma como encara cada jogo. A sua vontade de jogar é tal que entusiasma o mais desconfiado dos adeptos. Neste tempo todo com o manto sagrado vestido, nunca vi um jogo em que o Capel não tivesse dado tudo o que tem. E costuma-se dizer que quem dá tudo o que tem, a mais não é obrigado. E já que nós exigimos “apenas” entrega e atitude aos nossos jogadores, achei necessário fazer este texto a homenagear aquele que melhor encarna essa nossa exigência.
Para mim, Capel é insubstituível. Desenvolvi uma relação de carinho com este pequeno grande jogador. Encarna, na perfeição, o lema do nosso clube: Esforço, Dedicação, Devoção (a Glória virá com o tempo).Aprendi a compreendê-lo e ele aprendeu a gostar de nós, aprendeu a gostar do Sporting. Neste aspecto, comparo-o a Iordanov. Não me lembro de outro estrangeiro que, em tão pouco tempo, tenha conseguido estabelecer uma relação tão forte com os seus adeptos. A prova disso é quando ele é substituído, o estádio TODO (sim, a malta da central também) entoa o arrepiante: “Diego Capeeel, Diego Capeeel, Diegooo, Diegooo, Diego Capel!”. Um momento mágico de comunhão entre o ídolo e os seus seguidores.
Gostava de ver o Capel a terminar a carreira em Alvalade. A titular ou a suplente, pouco me interessa, isso dependerá do próprio e do treinador. Mas que ele é digno de vestir a verde e branca, disso não tenho dúvidas nenhumas. Espero que, com o tempo, ele seja capaz de distribuir por nós todos, parte daquele enorme peso que carrega nos ombros. Eu estou disposto a ajudar e ofereço-me para carregar o primeiro pedregulho. Quem está comigo?
* todas as sextas, directamente de Angola, Sá abandona o seu lugar cativo à mesa da Tasca e toma conta da cozinha!
21 Março, 2014 at 12:02
“Admiro a tua admiração”, Sá, e a dos restantes, mas desta feita não partilho do entusiasmo.
Ponto prévio 1: Capel mexe indiscutivelmente com a equipa quando está em forma.
Ponto prévio 2: é natural não estar em forma em todos os jogos de um campeonato.
Mas Capel eclipsou-se durante meio campeonato. Não um jogo ou dois, ou meia dúzia: MEIO CAMPEONATO! E isso é dificilmente admissível num jogador que pretenda o destaque que vocês lhe estão a dar.
O que aconteceu? Cansou-se? Fartou-se? Qualquer dos motivos é, para mim, mau.
Não tivéssemos nós bastantes opções para o lugar e não estaríamos aqui a louvar o seu regresso à boa forma actual. Estaríamos pelos cabelos da sua ausência nos 10-15 jogos anteriores, e a culpá-lo por eventuais maus resultados da equipa.
Isto porque acredito piamente que, se LJ não o pôs a jogar, é porque não merecia o lugar. Porque o lugar é obviamente dele, nisto estamos de acordo, sempre que na sua forma ideal.
O outro mochilas (aliás: “o mochilas”) jogava os jogos todos, excepto por lesão ou castigo. E sempre com a mesma intensidade.
Ou seja, ainda é cedo, muito cedo, para o podermos comparar ao mochilas (o autêntico).
A bem da memória….
21 Março, 2014 at 12:46
Percebo a tua preocupação, Placebo.
Acho que as razões do seu eclipse não são inteiramente da sua responsabilidade. E, de forma alguma, penso que estará cansado ou farto. Desmotivado por não ser titular, talvez. Mas a forma como encarou o jogo com os fruteiros indica que a vontade e o compromisso continuam lá.
Se leres bem, a comparação que fiz com o Iordanov (sim, o verdadeiro mochilas) prende-se apenas com a relação que tem com os adeptos e o clube. No resto, ainda tem um longo caminho a percorrer. Eu acredito que lá chegará.
O próprio treinador já disse que Capel tem melhorado e trabalhado bem (o que levou à sua titularidade no último jogo) por isso concluo que mesmo sendo suplente, não baixou os braços. Isso diz alguma coisa do seu carácter.
21 Março, 2014 at 22:09
Oxalá! 🙂
21 Março, 2014 at 12:04
Paris Saint-Germain – Chelsea de José Mourinho .Não gosto do PSG mas detesto mourinho allez PSG
Real Madrid – Borussia Dortmund Alla CR7
O Barcelona -At. Madrid. Venha o diabo e escolha …que percam os 2
O MU ja foi Bayern passa facil…detesto quase tanto o ribery como o mourinho
Sobe ao palco Luís Figo, o embaixador da final que se vai disputar no Estádio da Luz.??? Não é o rui costas?
21 Março, 2014 at 12:06
O Barcelona vai à final com o Bayern e ganha.
21 Março, 2014 at 12:09
Cruzes canhoto Alexia 🙂
21 Março, 2014 at 12:50
Gosto, mas não acredito… infelizmente
21 Março, 2014 at 12:52
Acredito eu e já tenho lugar marcado na Penya Barcelonista para ver o jogo 🙂
21 Março, 2014 at 13:58
Gostar gostar, gostava que fosse o United (ou Unáité, como preferirem)… mas não acredito.
Mas atenção… e fica escrito aqui: não acho que o Bayern passe a eliminatória assim de caras…
SL
21 Março, 2014 at 12:07
Ao contrário de muitos, Capel é dos jogadores que menos gosto (ainda por cima no péssimo momento de forma que está). Apesar de toda a vontade e disponibilidade que tem para o jogo, fá-lo muitas vezes de forma inconsequente.
Domingo foi só mais um exemplo, primeira parte péssima…melhorando bastante na segunda (mais em termos defensivos até!).
Aprecio o esforço, mas isso não chega!!
21 Março, 2014 at 12:08
Sou, fui e serei sempre defensor da titularidade do Capel (ainda mais agora, com o Slimani a titular!)
Jefferson e Capel na esquerda tornam esse o sector mais forte do SCP.
SL
21 Março, 2014 at 12:13
O Capel é um jogador que adoro pela qualidade e principalmente pelo espírito! Quando está bem, mais do que umas arrancadas, ele carrega (mais do que pedras) a equipa ás costas! Espero que seja titular amanhã (com Mané a jogar a 10 e com…um qualquer do outro lado…entre Wilson, Carrillo e Heldon para mim o melhor é o Esgaio mas pronto!)! Mas o Mister é que sabe e se ele achar que o melhor é jogar com o Magrão…vamos a eles!!! O Capel está em baixo de forma e está sem confiança e para qualquer extremo, quando isso acontece é desesperante! Mas porra…já tivemos Figo, Futre, Ronaldo, Nani, Simão, Quaresma…se não aprendemos isso com estes (e até estes tiveram tempos desinspirados em que era desesperante vê-los jogar) então nunca aprenderemos a apoiar e a acarinhar os nossos extremos!
21 Março, 2014 at 12:13
eu o que gostaria era ver o Shika a jogar ainda esta epoca (se estiver em condições) e o meu primo Montero a finalizar bem a mesma ,porque esta visto que não vai ao mundial,de forma a recuperar confiança para a proxima.
Quanto ao Capel creio que se relançou para fazer um fim de epoca a grande nivel
21 Março, 2014 at 12:18
Off Topic
Sorteio da Liga Europa:
AZ Alkmaar (Holanda) – lampmerd* (Portugal) –
Lyon (França) – Juventus (Itália)
Basileia (Suíça) – Valência (Espanha)
bimbos (Portugal)- Sevilha (Espanha)
21 Março, 2014 at 14:06
Um sorteio bom…foi porreiro! Espero que passem…da forma como penso espero que passem os 2 porque acho o cansaço poderá fazer das suas, especialmente no caso do Porto que tem um plantel pequenino!
21 Março, 2014 at 12:20
OFF topic :
alguém poderia meter aqui links e horários desses “programas desportivos” que passam em Portugal sff?
Eu estou em França, nunca vi nenhum desses tais paineleiros e gostava de ver ao menos uma vez o que por ai se diz do nosso clube
21 Março, 2014 at 12:22
Também não perdes nada não ver …
21 Março, 2014 at 15:01
Normalmente só vejo o “prolongamento” e os “sacanas sem lei”…os outros acho que só te vão fazer perder tempo…mas fica aqui a lista dos mais populares:
– Dia seguinte 2 feira às 22H com o rui oliveira e costa (sic notícias);
– Prolongamento 2 feira às 22:30 com o eduardo barroso (tvi 24);
– Trio de ataque domingo às 22 H com o jorge gabriel (rtp informação);
– Sacanas sem lei 4 feira com o josé pina às 21:30 (canal q);
Normalmente colocam as repetições dos episódios no yutube…
21 Março, 2014 at 15:43
obrigado ILLUMINATOR
21 Março, 2014 at 15:54
Ok na boa! Não percas é muito tempo com alguns…
21 Março, 2014 at 12:37
Permitam-me que coloque aqui os convocados para a difícil deslocação à Madeira para o jogo com o Marítimo:
“O Sporting parte para a Madeira na tarde desta sexta-feira, enfrentando o Marítimo, no sábado (19h00), em jogo da 24.ª jornada da I Liga.
Leonardo Jardim convocou 19 jogadores para o encontro, que se disputa no Estádio dos Barreiros.”
Guarda-redes: Rui Patrício e Marcelo.
Defesas: Cédric, Maurício, Rojo, Eric Dier e Jefferson.
Médios: William, Adrien, Gerson Magrão, Vítor Silva e Shikabala.
Avançados: Slimani, Montero, Capel, Carrillo, Heldon, Carlos Mané e Wilson Eduardo.
21 Março, 2014 at 12:38
Shikaaaabalaaaaaaaaaaa
21 Março, 2014 at 12:39
Aí está Shikabala em estreia numa convocatória. Em relação ao jogo, veremos.
21 Março, 2014 at 12:40
Já é sinal de que Jardim acha que ele está em forma para a equipa A.
Se jogar uns minutos melhor.
21 Março, 2014 at 14:07
Vamos ganhar no Maritimo com golo de SHIKA… do meio campo!
21 Março, 2014 at 12:45
Sem dúvida. Considero importante estar já nos convocados para gradualmente começar a competir.
21 Março, 2014 at 13:38
SHIKKKKKAAAAAA
21 Março, 2014 at 14:06
Ui… lá foi uma pinguinha! 😛
21 Março, 2014 at 13:53
E agora? Voltará Dier ao banco??
21 Março, 2014 at 17:16
that is, indeed, a great question!
21 Março, 2014 at 13:54
Grande posta Sá!
A minha admiração pelo Capel é a seguinte: para além dele, só tive a verde-branca com mais dois nomes nas costas: Balakov e o eterno Pedro Barbosa! Isto demonstra quanto gosto dele.
SL
21 Março, 2014 at 14:12
Para mim o Capel começou a perder força a partir do momento que cortou o cabelo…
Sansão rules!!! Coincidência ou não, largou a fita do cabelo e veio por aí abaixo…
21 Março, 2014 at 14:25
Capel é o maior.
21 Março, 2014 at 14:33
Grande posta Sá!
O Capel para render tem de ser titular. Fiquei satisfeito por se ter reencontrado na segunda parte do jogo contra os corruptos. Agora é esperar que não haja rotação entre os extremos, para ver se mantem a moral em alta!
21 Março, 2014 at 15:06
Para mim é o titular da esquerda neste momento com o mané à direita (neste jogo com a lesão do andré martins metia-o no meio…).
Gosto muito da atitude, raça e qualidade do capel e espero que volte a estar em alta… O jogo com o bilbau ficará para sempre na nossa memória!
21 Março, 2014 at 15:10
O Capel da primeira época é titular indiscutível, assim como o do último jogo. Mas se for o Capel de grande parte dos jogos desta época já tenha as minhas dúvidas. É que não basta ter vontade e garra, é preciso que o Capel cruze melhor e que não se agarre tanto à bola.
21 Março, 2014 at 15:24
Eu carrego o primeiro, o segundo, o terceiro… os que forem preciso pelo Dieguito. Nunca percebi o porquê de tanta gente criticar um jogador que faz, precisamente, aquilo que nós pedimos. Às vezes irrita? Irrita. Não escondo que, durante o jogo e enquanto a cabeça está quente, tenha dito que ele devia levantar mais a cabeça ou soltar a bola mais rápido. Mas isto é, durante o jogo, quando os nervos apertam. O que não se compreende é vir fazê-lo a frio, depois do jogo ter acabado, dizer-se, “ah, 5M por esse gajo e vai já!”.
Comigo o Diego tem sempre lugar. No jogo contra o Porto, foi ele que carregou muitas vezes a equipa para o ataque, beneficiando das subidas do Danilo, mas com cada piscinada que até fico parvo. Já quantas vezes o vimos fazer sprints aos 80 e tal minutos de jogo? Já perdi a conta. Um jogador que dá tudo, p’ra mim é uma mais valia. Já na ala contrária, temos um exemplo do contrário. Carrillo que tem todo o potencial e está-se mais a cagar.
21 Março, 2014 at 15:57
Caramba, Sá, és o maior!
O Capel é o único jogador, desde o Beto, cuja camisola carrego comigo para o estádio, a cada jogo (orgulhosamente).
É alma, é talento, é entrega, é sede de jogar. É Sporting!!
21 Março, 2014 at 18:29
O Beto??? Um jogador que, sendo capitão, agrediu um colega num treino?!