«O peso da “herança” que recebeu, o contexto económico adverso e as dúvidas e desconfianças que a sua figura suscitava entre um setor alargado da massa associativa tornavam, à partida, a sua tarefa muito difícil.
A primeira vitória de Bruno de Carvalho foi a concretização, em curto espaço de tempo, da reestruturação financeira, há muito prometida pela gerência de Godinho Lopes, mas que nunca chegou a conhecer a luz do dia. O próprio presidente do Espírito Santo Investimento (BESI), José Maria Ricciardi, que integrou o Conselho Fiscal na gerência de Godinho Lopes, elogiou a reestruturação financeira levada a cabo por Bruno de Carvalho, após duras negociações com o BES e o Banco Comercial Português (BCP), e o trabalho desenvolvido para a diminuição de custos a nível da estrutura administrativa e do futebol.
Antes desse acordo, todavia, Bruno de Carvalho entrou em rota de colisão com a Banca, dias após a sua eleição e jogou uma cartada de alto risco, ao convocar uma conferência de imprensa na qual ameaçou entregar a chaves do clube perante a irredutibilidade dos credores do clube em negociar um financiamento de um empréstimo, crucial para evitar a asfixia financeira da SAD.
Outro momento marcante do primeiro ano de mandato do presidente “leonino” foi o caso Bruma, um longo “braço-de-ferro” que manteve com os representantes do jogador, do qual acabou, também, por sair vitorioso com a decisão favorável da Comissão Arbitral Paritária, que considerou improcedente o processo interposto pelo jovem extremo para que o contrato fosse considerado nulo. Esta vitória valeu ao Sporting um encaixe financeiro de 10 milhões de euros, a que podem acrescer mais três, ao qual se juntou a venda do passe do defesa central Ilori, outro jogador em conflito com o clube, ao Liverpool por 7,5 milhões, o que representou uma mais-valia de 17,5 milhões.
Tal encaixe inesperado, de resto, foi determinante para que o Sporting tivesse apresentado um lucro de 7,2 milhões de euros no primeiro trimestre da época 2013/14, que contrastou com o prejuízo de 7,7 milhões registado no período homólogo de 2012/13.
No plano desportivo, o Sporting, com metade do orçamento da época anterior e um investimento substancialmente inferior aos dos rivais Benfica e FC Porto, surge a sete jornadas do final do campeonato ainda em condições de discutir o título, a sete pontos do Benfica, que lidera, e com cinco pontos de avanço sobre o FC Porto.
Para tal proeza, que se segue à pior época desportiva da sua história, foram determinantes as contratações do treinador Leonardo Jardim e de alguns jogadores de qualidade como Montero, Slimani, Maurício e Jefferson, por valores muito acessíveis, e a afirmação de jovens valores da formação como William Carvalho, Carlos Mané, Adrien, Cédric e André Martins.
A fase final do primeiro ano de mandato de Bruno de Carvalho fica marcada pelas propostas de alterações legislativas que fez para reformular o futebol português e pela denúncia dos prejuízos de que o clube se diz vítima, decorrentes de alegados erros de arbitragem e que, de acordo com o entendimento do presidente “leonino”, lesaram o Sporting em sete pontos no campeonato.
É neste contexto que o Sporting avançou com uma iniciativa inédita, ao instruir os seus serviços jurídicos para procederem litigiosamente contra todos os responsáveis pelas arbitragens que conduziram na época passada a que o Sporting ficasse fora das competições europeias e as que lesaram o clube na presente nos já citados sete pontos.
De destacar entre as propostas que avançou, o aumento da proteção dos clubes formadores, a maior profissionalização e transparência nos processo de nomeação e classificação dos árbitros e a regulamentação das apostas online como fonte de receitas desportivas»
texto retirado do site Notícias ao Minuto
21 Março, 2014 at 18:21
O texto é da Lusa. Como não poderia deixar de ser, o Luís Sobral (diretor do Maisfutebol, um constante crítico de BdC) não gostou que a Lusa tivesse escrito isto. Escreveu isto no twitter:
“Texto da Lusa sobre Bruno de Carvalho: e nós pagamos.”
Houve uma pessoa que lhe perguntou se podia pôr o link, e o Luís Sobral respondeu: “Não vamos publicá-lo.”
21 Março, 2014 at 18:26
Era o comentário que ia fazer. Nojento esse Sobral.
O texto tal como aparece no Sapo Desporto tem um título e um ‘lead’ que antecede o texto citado pelo Cherba:
Leão voltou a rugir
Bruno de Carvalho excede expectativas mais otimistas no primeiro ano de mandato.
Leão voltou a rugir
O balanço do primeiro ano de mandato de Bruno de Carvalho na presidência do Sporting excedeu as expectativas mais otimistas, quer financeiramente quer desportivamente, depois de o clube ter vivido a pior época da sua história.
21 Março, 2014 at 19:18
Esse Sobral é o que se chama na minha terra de um ‘Monte de merda’
E mais não é preciso dizer
21 Março, 2014 at 20:25
Se fossem loas ao enfique, esse mastronço já não se importava que fosse com o dinheiro de todos nós. Atrasado mental do caralho.
22 Março, 2014 at 2:11
Um vintem é um vintem e um labrego será sempre um labrego!
22 Março, 2014 at 5:43
chico balas
acho que querias dizer:
Um vintem é um vintem e o Sobral será sempre um labrego!!!!
faz mais sentido eheheh
21 Março, 2014 at 18:37
Também saiu este, muito interessante, no relvado. Embora não concorde com tudo o que é dito, a mensagem está lá! Bruno a causar impacto:
Muito se tem dito, escrito e falado na última semana sobre arbitragem. Mais grito menos grito, o eco das palavras de Bruno de Carvalho, presidente do Sporting, não deixou ninguém indiferente. A “clubite” aguda com que muitos abordam a questão, de forma leviana e ao ritmo dos seus melhores interesses, tem transformado em ruído aquilo que deveria, antes, ser uma oportunidade de discussão e reflexão.
O clássico com o FC Porto veio confirmar, uma vez mais, o que Bruno Carvalho tanto falou na última semana. Em Portugal os árbitros têm um peso excessivamente decisivo nos resultados e, por inerência, nas classificações. Não estamos a falar de erros pontuais mas sim sistemáticos e de difícil explicação, e que ainda por cima têm o beneplácito das estruturas que dirigem a classe.
Depois de vermos em Setúbal o trio do apito fazer um “hat-trick” ou, se preferirem, um poker (considerando, aqui, o penálti sobre Capel), a equipa liderada por Pedro Proença voltou a ter um peso decisivo no jogo deste domingo, independentemente da superioridade (global) do Sporting em jogo jogado. O mesmo tinha acontecido entre o Sporting e o Nacional, o Belenenses e o Benfica (por duas vezes), o Estoril e o FC Porto, isto se não quisermos entrar na avaliação de grandes penalidades.
Poderão, os mais levianos, dizer que no final, entre o deve e o haver, tudo fica mais ou menos na mesma, mas feitas as contas não tem sido bem assim. Sobretudo nas últimas décadas.
Sobretudo na última semana, Bruno de Carvalho não se cansou de manter o tema na ordem do dia. Convocou uma conferência de imprensa para horário nobre, mas com um discurso vazio e sem ideias, apelando aos seus sócios e adeptos e mais tarde, através de comunicados, a instâncias judiciais e internacionais (FIFA). Esta poderia ser mais uma jogada de bastidores por forma a pressionar onde de direito conforme o futebol nacional nos tem infelizmente habituado e que os clubes e adeptos (infelizmente) já consideram normal e até justificado. Mas, neste caso, não o foi. Foi, antes, a última das medidas de recurso.
Recorde-se que o próprio Bruno de Carvalho apresentou, em primeiro lugar, um pacote de medidas em sede própria, sem que houvesse vontade dos outros clubes, da Liga e da FPF para, sequer, as discutir. E aqui há muita hipocrisia, sobretudo de outros clubes que sempre, alegadamente, se debaterão por um novo sistema mais competente e transparente no futebol português, mas que, neste momento, parecem ter perdido tal interesse. Porque, como defende Vítor Pereira, o futebol português está bem e recomenda-se… conforme se viu este domingo, em Setúbal e em tantos outros jogos por esse nosso país.
O jogo com o FC Porto vem dar ainda mais força a quem, como Bruno Carvalho, defende que os árbitros não devem ter um papel tão decisivo no desfecho de jogos e campeonato, em função da sua incompetência. Mais, essa incompetência não deve ser premiada, devendo haver mais honestidade e transparência nas nomeações e avaliações. É inconcebível, por exemplo, a Liga de Clubes ter aumentado a pontuação de Manuel Mota no Sporting-Nacional, na sequência de recurso apresentado pelos leões, argumentando que Slimani empurrou (para a frente) o defesa nacionalista que caiu… para trás!!! Pior, vimos árbitros a pedirem desculpas via Facebook por erros cometidos (Duarte Gomes, frente ao FC Porto), não tendo o mesmo critério quando o mesmo acontece em outras equipas. É inconcebível o corporativismo de toda uma classe perante um árbitro que se recusou a apitar (na época passada) um jogo do Sporting, não havendo o mesmo critério quando Vieira, Pinto da Costa, entre outros, gritaram com mais veemência.
Perante a passividade de todos os agentes do futebol nacional, só resta aos clubes inconformados gritar para fora deste eixo, mesmo com discursos vazios. Apenas manter o tema na ordem do dia lançando o alerta para as entidades extra-futebol nacional. Outra vez no domingo, no clássico, Proença construiu mais um resultado na nossa Liga (independentemente das exibições). Poderia ser um caso isolado e tudo seria normal. Não o é. Não o tem sido. E disso dá conta Bruno Carvalho mesmo sendo criticado, tal como, um dia, Dias da Cunha o foi por falar “demagogicamente” numa coisa chamada sistema. Quatro anos depois, explodia o Apito Dourado…
21 Março, 2014 at 19:22
Onde é que isto foi publicado?
21 Março, 2014 at 20:18
No relvado. Agora não sei o link, mas se pesquisares no google, encontras.
21 Março, 2014 at 18:43
“É inconcebível, por exemplo, a Liga de Clubes ter aumentado a pontuação de Manuel Mota no Sporting-Nacional, na sequência de recurso apresentado pelos leões, argumentando que Slimani empurrou (para a frente) o defesa nacionalista que caiu… para trás!!! Pior, vimos árbitros a pedirem desculpas via Facebook por erros cometidos (Duarte Gomes, frente ao FC Porto), não tendo o mesmo critério quando o mesmo acontece em outras equipas”.
E eu pergunto: Porque será?
21 Março, 2014 at 19:34
“Para lhe pagar” a boa prestação no jogo Sporting X nacional…!
SL
21 Março, 2014 at 19:06
Tão importante como o balanço, são as reacções da imprensa.
1) Cai por terra a função informativa da CS desportiva portuguesa. O texto refere-se a factos, facilmente comprováveis. Publicarem o texto é escolha dos editores. Não publicarem é escolherem não publicar algo que interessará não só aos sportinguistas (quer queiram quer não, somos parte importante deste negócio chamado futebol) mas também a outros dirigentes que, porventura, poderiam retirar lições de como gerirem os seus clubes de forma independente obtendo lucros desportivos e financeiros.
2) A azia do Sobral (e de muitos outros) confirma a “função clubística” que a imprensa executa na perfeição. O maisfutebol e o record são braços armados do clube de carnide e a sua tarefa é simples e resume-se em 3 palavras: branqueamento, ataque e exaltação. Branqueamento de factos que vão contra o seu clube, ataque a todos os rivais do seu clube e exaltação da performance do seu clube. Isto não é jornalismo. É uma autêntica claque de cheerleaders histéricas do carnide que, para além disso, são cobardes ao esconderem-se atrás do pc em vez de assumirem aquilo que os move.
3) E porque é que essa gente não gosta de Bruno de Carvalho? Esta é fácil. Porque o nosso presidente é tudo aquilo que eles gostariam de ter no seu clube e não têm. A todos os níveis. Bruno de Carvalho, em quase 1 ano de mandato, conseguiu meter uma sad que acumulava prejuízos a dar lucro, algo que o seu presidente nunca conseguiu fazer de forma constante. Depois, é o único presidente que percebe a realidade económica do país e adapta-se a ela reduzindo drasticamente os seus custos sem medo do impacto que isso pudesse ter no rendimento desportivo da equipa. Por último, o tal rendimento desportivo. Para essa gente, a azia de ver um clube com um orçamento 3 ou 4 vezes inferior do que o do seu clube, bater-se taco a taco com o mesmo, é insuportável.
4) Aparte disto tudo, Bruno de Carvalho tem uma imagem que eles não suportam. Jovem, acutilante, intransigente, inteligente e apaixonado pelo seu clube. O protótipo do dirigente moderno, totalmente antagónico com a imagem do seu presidente que, para começar, nunca foi adepto do seu clube, está envolvido em diversos escândalos, já acabou com um clube simpático (Alverca) e colecciona desaires atrás de desaires quer a nível desportivo como financeiro.
Portanto, azia é a palavra que resume isto tudo. E para isso há compensans e rennies.
21 Março, 2014 at 19:15
Na mouche!
21 Março, 2014 at 19:44
inspirado! 😉
22 Março, 2014 at 7:01
Não é só kompensans e rennies… Não te esqueças dos MELÕES, que essa gente carrega em cima dos ombros…
Excelente comentário Sá!!! Tá aí tudo!
SL
21 Março, 2014 at 19:08
Off Topic:
Foi o Penafiel que saiu hoje na UEFA aos lã-piursos?
SL
21 Março, 2014 at 19:12
HISTÓRICO!
21 Março, 2014 at 19:35
Esse Sobral escreve sempre desrespeitando Instituição Sporting…
É “um triste”…!!
SL
22 Março, 2014 at 7:03
É um dos “doentes mentais” que ajudou a bipolarizar o futebol em portugal nos últimos 4 ou 5 anos e a ajudar o ‘clube que queria ser grande’ a ser notícia…
21 Março, 2014 at 19:46
Excelente texto, isto é jornalismo. Não emite opinião, não ironiza, não faz juizos de valor…simplesmente expõe os factos e informa. Os meus parabens a quem o redigiu.
Quanto ao merdas do sobral, não percebo a vossa admiração. Eu tive de deixar de ler o destilar de odiozinhos de estimação que ele faz nas “crónicas” que escreve no maisfutebol, porque este senhor revela duas coisas: a primeira é que não é nem nunca foi jornalista, é um tarefeiro; a segunda é que é duma desonestidade intelectual sem limites. Só não percebo como que o grande Pedro Barbosa consegue partilhar o mesmo espaço, ou melhor, até perceb€€€€€ .
Só um aparte, o gajo que deu uma cabeçada nas trombas do melhor arbitro do universo e arredores, levou 18 meses de pena suspensa. A próxima vez que passar pelo roubarte gamas não vou perder a oportunidade… 🙂
21 Março, 2014 at 20:27
Cuidado…o “tal gajo” é benfiquista…
O Hugo…é sportinguista…
“E isso” faz toda a diferença..!!
SL
21 Março, 2014 at 21:53
Tem toda a razão, amigo Max, era só um desabafo… 🙂
22 Março, 2014 at 7:05
Isso em trabalho comunitário deve dar pra aí 6 meses a trabalhar aos sábados em alguma instituição de cariz social…
É, sem dúvida, uma opção interessante… Arruma-se com um ‘boi de apito na boca’ e ainda se presta serviço tipo voluntariado… Na prática será um 2 em 1!!!
SL
21 Março, 2014 at 20:01
A mim o que mais me impressiona nao é o sobral queixar-se que nos pagamos o que quer que seja. O que eu acho digo de case study é a tamanha e absurda estupidez de quem paga todos os meses um ordenado ao sobral. Isso sim, é caso de analise. Nao o sobral, porque um canalha é um canalha, mas o seu chefe prova aquilo que o rei bufas disse: a estupidez é realmente infinita e directamente proporcional ao tamanho do universo.
21 Março, 2014 at 20:14
Off-topic
Acabo de ver (pela enésima vez) mais um vídeo do Shikabala. E isto faz-me pensar…foda-se! Será que ele é mesmo isto? Terei a mioleira queimada se disser que este gajo pode ser o sucessor do melhor jogador de todos os tempos, Krassimir Genishev Balakov?
Puta que pariu! Nunca vi nada assim. Só chapéus já vi uns 5 ou 6. Livres directos mais uns 10 e balázios fora da área outros tantos…
Só me apraz dizer….FODA-SE!
21 Março, 2014 at 20:20
Apenas tenho uma duvida, se ele esta epoca conseguirá algo, porque devido à suspensão do campeonato egipcio, ele tem apenas uma duzia de jogos oficiais nas pernas, e isso pode influenciar muito em termos fisicos.
21 Março, 2014 at 20:29
Sim, esse é o principal problema.
Acho que o Slimani é o seu compincha no Sporting. Espero ver nascer um terrível tandem árabe Shika-Slim com o primeiro a cruzar e o segundo a finalizar. André Martins e Montero, o tandem latino. Shikabala e Slimani, o tandem árabe. Esta diversidade vai nos levar ao título para o ano.
Começo a entrar na onda do Ricardo Sampaio…(ou então serviram-me o saké de feijoka em vez da imperial)
21 Março, 2014 at 21:40
sim e verdade a muito tempo que estava sem competição mas não esqueceu
só vi alguns detalhes do ultimo jogo pelos B’s e percebe se que este homem tem muito futebol nos pes
resta saber se o ritmo competitivo e os índices físicos lhe vão permitir fazer alguma coisa este ano
mas na próxima época……
22 Março, 2014 at 12:00
Vocês acham que eu estou de brincadeira com a valia do Shikabala…
Se ele fizer metade do que mostra nos vídeos revoluciona por completo o jogo do SCP!!!
William a destruir e a lançar alicerces e Shika na fase de construção e acabamentos???? Que sociedade de construção!!!!
SHIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIKAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
21 Março, 2014 at 20:16
O nosso departamento juridico também tem que ter uam secção que se debruce sobre os sobrais deste País. E Assim, a pouco e pouco, iremos transformar a desordem global em ordem e colocá-los no sitio devido.
21 Março, 2014 at 21:24
E também podíamos ter uma Agência Secreta que se dedicasse (secretamente) a partir a tromba aos Sobrais que por aí andam…
Secretamente.
21 Março, 2014 at 21:59
Eu, secretamente, já vou defendendo soluções desse tipo há algum tempo…
21 Março, 2014 at 22:12
Secretamente, claro…
21 Março, 2014 at 22:31
Um gancho de esquerda secretamente nos secretos…
22 Março, 2014 at 4:04
Eu já desde os anos 80 que oiço secretamente que temos que pendurar um senão isto não pára, mas secretamente sempre…
21 Março, 2014 at 20:21
Cherba, qual é o mail do cacifo de ideias?
Eu tive uma ideia que queria enviar para lá
Acho que o equipamento de guarda-redes da próxima época deveria ser o Stromp!
Voltariamos a homenagear um dos 1 impulsionadores do SCP, seria estético e seria também a camisola de guarda-redes com maior número de vendas da nossa história.
21 Março, 2014 at 20:31
Acho melhor essa camisola ser uma homenagem aos muitos golos anulados durante as últimas decadas ao SCP ou aos árbitos e assistentes que não são isentos….para não ir mais longe
21 Março, 2014 at 21:21
Alguém sabe o que se passa com as acções dos lampiões ?
21 Março, 2014 at 21:28
Que é que se passa?
21 Março, 2014 at 21:41
subiram 80% ????
21 Março, 2014 at 21:42
Subiram anormalmente
21 Março, 2014 at 21:44
Mas as do SCP também subiram
alias são as acções dos clubes portugueses as que mais subiram na Europa
foi o que li hoje já não sei onde
21 Março, 2014 at 21:47
Sim nos foi num espaço alargado de tempo e temos explicações agora eles porque em 4 semanas
21 Março, 2014 at 21:52
efeito da venda do …ic la para o chelsea talvez e depois a liga Europa …penso eu não sei
ou talvez mais uma trafulhice….
21 Março, 2014 at 22:05
Parece que o Berardo lançou uma OPA a 60% do capital da sad do carnide e que foi isso que fez disparar as acções.
Mas isto também pode ser uma manipulação ficticia (conluio entre um grupo de accionistas) para fazer subir as acções e atrair algum papalvo que pensa que pode ganhar dinheiro. E isto é ilegal.
21 Março, 2014 at 22:10
Se foi isso, já não seria a 1ª vez que ele faz isso.
CMVM é amiga…
22 Março, 2014 at 12:03
Verdade… já não é a primeira vez!
21 Março, 2014 at 22:09
Esqueçam, essa OPA foi em 2007.
21 Março, 2014 at 22:11
Ah, estava a ver que isso era à vontade do freguês…
21 Março, 2014 at 22:26
mas a CMVM é amiga na mesma… 🙂
21 Março, 2014 at 23:26
Off topic
acabei de ler isto:
“É do conhecimento público que, Carlos Manuel Rodrigues de Freitas foi o gestor de activos do Sporting que mais gastou em jogadores que não deram retorno ao Clube. Entre contratações, prémios de assinatura e salários, conseguiu que o Sporting tivesse prejuízos superiores a 150 milhões de euros no saldo entre jogadores por si contratados e vendidos.
O que ainda não é do conhecimento público é que Carlos Freitas, em Fevereiro de 2014, resolveu processar o Sporting Clube de Portugal – Futebol SAD no valor de 215 mil euros.
22 Março, 2014 at 7:13
Esse bandido “amigo do corrupto mor” foi do pior que passou em Alvalade. Um INFILTRADO da máfia nortenha, um crápula. Esse também merece levar uns valentes ‘abrunhos’ no focinho para ver se acorda com outras ideias…
E eu estou à vontade para o dizer, pois há muitos anos que, n’O Cacifo, o referi… Estou muito curioso para ver o que a Auditoria terá a dizer sobre a última passagem desta “miserável personagem” pelo NOSSO clube!!!
Este, se o apanho em algum lado vai ter uma surpresa!!!
SL
22 Março, 2014 at 12:04
Que sirva de abre-olhos a muitos dos que babaram pela dupla maravilha CF-LD…
21 Março, 2014 at 23:28
Epá, essa do palhaço do Sobral é demais. Não dá para o movimento Basta! ou mesmo a tasca criar o hall of shame com essas atitudes de merda desses rastejantes?
Era esse comentário que ele fez, ser afixado por aí para a malta mais desatenta saber o estrume que vai naquela cabeça. Artigo mais a foto do senhor, já não saia para a rua tão inchado.
21 Março, 2014 at 23:34
Boa ideia: Um Hall of Shame, ou um Most Wanted Galery
kick the bastards in the teeth
21 Março, 2014 at 23:42
http://media-cache-ec0.pinimg.com/736x/3f/fc/e0/3ffce0af4f013a127b27dfc55697439b.jpg
22 Março, 2014 at 7:21
Quanto ao jogo que hoje teremos pela frente, no estádio dos Barreiros, gostava de ver uma equipa com:
R Patrício
Cédric Mauricio Rojo Jefferson
William Carvalho Adrien
Mané
Carrillo Slimani Capel
Vamos Sporting! Vence por NÓS!
Porque NÓS acreditamos em vocês!
SL
22 Março, 2014 at 10:04
O Bimbo da Costa já pôs os cornos de fora outra vez. Esquece-se que se não fosse o milagre de Nápoles – porque não saiu de lá com um cabaz porque não calhou – também já não tinha com que se “entreter”. Deixa acabar o “gás” ao Quaresma (foi o “treino”, foi…) que vão ver o que jogam…
22 Março, 2014 at 10:35
Um pouco off-topic:
A Sporting TV (mais do nunca) faz muita falta.
Quando isso acontecer esse Luís Sobral e outros que tais…terão a resposta devida e adequada …e serão diluídos no tempo e no espaço….
SL a todos os sportinguistas da tasca-