«O Sporting venceu o Marítimo nos Barreiros, onde Benfica e FCPorto tinham perdido. Exibição não foi brilhante, mas chegou e sobrou»
É desta forma, melancólica q.b., que o jornal digital gerido por um tal Sobral, o mesmo que foi para o Twitter criticar a Lusa por ter enviado um resumo do primeiro ano de mandato de Bruno de Carvalho, resume o que se passou na Madeira. O risco era grande, é verdade, e o sentimento de que podíamos tropeçar, complicando as nossas contas e facilitando a de outros, era maior no espírito dos «sobrais da vida». Acontece, e era isso que devia ser escrito, que o Sporting chegou aos Barreiros e deu um bailinho ao Marítimo. Assim, num repente, diria que o Sporting fez o seu jogo mais equilibrado e competente fora de portas (menos venenoso do que a goleada em Coimbra, por exemplo, mas mais constante e frente a uma equipa mais complicada).
A primeira parte, então, foi de um domínio total. Não fosse o estarmos a olhar para as luzes dos foguetes no céu, após o penalti (granda Márcio Rosário, és um cepo mas és um gajo às direitas que assume o que faz) convertido por Adrien, brincadeira que resultou no golo do empate (um bom golo), e Rui Patrício ter-se-ia limitado a defender com os olhos. Com Mané a jogar nas costas de Slimani, imprimindo velocidade, verticalidade e imprevisibilidade ao último terço de terreno, a equipa jogava solta. Capel a subir de forma, Heldon a respirar os ares de que gosta (alguém traga uma botija de oxigénio recolhido na ilha, para o homem inspirar durante a semana), Slimani a importunar e, claro, aquela dupla que só não é titular no mundial porque o seleccionador não quer: William & Adrien (é só juntar o Moutinho, ó Paulo). E o golo de William («William tira la bomba!», gritavam os italianos, recordando as pedradas que saiam dos pés de Sinisa Mihajlovic) apenas veio colocar justiça no marcador, antes do apito para o intervalo.
Enquanto Leonardo ajustava as coisas com dois ou três conselhos, Heldon estava de cabeça de fora, respirando os ares do oceano. O resultado foi uma entrada a todo o gás por parte do extremo que, primeiro em jeito, depois em força, tentou abanar as redes de Salim. E seria o guardião a brilhar, roubando um golo cantado a Slimani, depois de mais um roubo de bola de Adrien (e ainda há quem pingue a cueca quando fala em Ruben isto ou Ruben aquilo…). Foram dez minutos em que o Sporting podia ter sentenciado o jogo. Não o fez e passou a tentar controlá-lo, dando espaço a que o Marítimo fosse saindo do espartilho. Começaram a surgir cruzamentos para a área e, entre os 65 e os 80 minutos, mais coisa menos coisa, perdemos o controlo da partida, colocando-nos a jeito para sofrer um golo. Mas eis que surge Adrien (desculpa lá, Will, mas desta vez o prémio de melhor em campo vai para o Silva). Rouba uma bola e coloca, redonda. 1,2,3,4,5 segundos e vai buscá-la mais à frente. Jeffersson percebe o carrossel e arranca com a força de quem sobe o mítico Poço da Morte. Adrien coloca com conta peso e medida e embala o brasileiro para um final triunfal e um festejo tão tribal que até tiveram medo de abraçá-lo.
Slimani ainda faria o 4-1 (ai não contou?!? ora esta…), William veria mais um amarelo (é reparar na facilidade com que se passaram a mostrar amarelos ao nosso motor, depois de cumprir o jogo de castigo na luz. Aliás, é reparar no ridículo que é levarmos mais amarelos do que equipas que batem o jogo todo) e Pedro Martins (imagine-se), reconheceria o bailinho sem se queixar de terceiros. No balneário, os nossos Leões saboreavam mais um borrego (atenção, o Sporting já não ganha nos Barreiros há 12 horas!), deixando as batatas quentes para quem joga hoje e as caixas de comprimidos para a azia na mesa de cabeceira de todos os que não dormiram bem esta noite.
23 Março, 2014 at 12:30
E espero um pouco mais do chaby…
23 Março, 2014 at 12:33
Está a dormir na vida…
23 Março, 2014 at 12:30
Grande jogo de Adrien só não vê quem não quer!!! Para mim o melhor ontem também. Simpatizo com o Marítimo, mas como costumo dizer nos jogos contra o Sporting: abaixa lá a juba Marítimo que não és do nosso campeonato! 🙂
Quando vi aquele golo logo a abrir, de repente vem-me à memória as minhas primeiras idas aos barreiros e os tempos de Manuel Fernandes, Jordão e companhia em que dominávamos do primeiro ao ultimo minuto e enchíamos sempre a barriga. Ontem poderia ter sido um jogo desses. Apesar de termos sofrido entre o 2-1 e o 3-1, considero que foi uma vitória à campeão. O Maurício acusou a pressão do jogo soberbo que o ERICBECKENDIER, fez contra o fcporco. SL
PS Sporting B 1-1 em chaves, 56′ e um camacheiro a jogar contra nós: João Gois LD (13) 🙂
23 Março, 2014 at 12:34
Onde e que tavas amigo camacheiro?
23 Março, 2014 at 12:49
Na central já não consegui bilhete para a lateral
23 Março, 2014 at 15:21
ERICBECKENDIER… 🙂
23 Março, 2014 at 12:31
Não há muito a acrescentar ao post, está tudo dito. Mas acho que neste jogo o Adrien ainda encheu mais o campo do que o William. Gostei de novo do Capel. Mané cada vez mais adulto na forma de jogar. Pela negativa, e custa dizer isto de alguém que dá tudo em campo, a insegurança de Maurício. Ontem foi o nosso Márcio Rosário.
23 Março, 2014 at 12:33
Mika sai lesionado, entra Enoh.
23 Março, 2014 at 12:39
Estes miúdos são muito burros. Fazem grandes esforços na recuperação de bola, para depois a entregarem de mão beijada ao adversária. Para eles o conceito de posse de bola é uma incógnita.
Abel e a sua mediocridade…
23 Março, 2014 at 12:41
Goooooolo Esgaio 1-2
23 Março, 2014 at 12:41
GOLO
ESGAIO
23 Março, 2014 at 12:41
GGGGGGGOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLOOOOOOOO
Esgaio 1-2!
Grande jogada!
23 Março, 2014 at 12:41
GOOOLOOOO !
23 Março, 2014 at 12:41
Achei graça foi ontem a um comentador da Sporttv a dizer que ainda havia muito campeonato por jogar, que nós temos jogos muito dificeis, que ainda temos de ir a Braga LOL…
Foda-se, os homens até querem que a gente vá jogar 2 vezes a Braga este ano. Por vontade dos gajos, nós até vamos jogar hoje a Madrid em vez do Barcelona. Todo o nosso cenário é negro. Vai me dar um gosto do caralho ficar à frente dos corruptos e ainda tenho uma esperança que se o carnide perde um jogo a casa vem toda a baixo e no último jogo do ano se estivermos a 2 pontos deles os corruptos enrabam a galinha sem vaselina no estádio do Ladrão.
23 Março, 2014 at 12:41
Golooooo, o que e que o esvaio faz na b?
23 Março, 2014 at 12:45
… E por falar em equipa B: que confusão de sistema táctico e disposição de jogadores! Tanto talento à deriva!! ( eu a escrever isto e Esgaio a marcar!! Ganda golo!!) porque é q jogamos sem ponta de lança? Se a B é um tubo de ensaio da A não devia jogar no mesmo sistema? Não deveríamos estar a trabalhar um jogador para eventualmente substituir WC? Da-sssse Abel!!! Quem é que te dá essa liberdade para inventares?!
23 Março, 2014 at 12:46
Três notas breves de desagrado.
Não gostei ontem do nosso silêncio perante a arbitragem habilidosa do sr. Sousa. É quando ganhamos, sem lances de bradar aos céus para protestar, que mais temos de insistir na denúncia das arbitragens manhosas.
Também os comentários inacreditáveis do sr. Acácio não podem passar sem reparo e, mais, sem represália. Um contrato com a Sporttv, não dispensa esta – antes pelo contrário – de respeitar o Sporting. Entregar os comentários de um jogo do Sporting a uma criatura que exerce a função ostensivamente a partir dos interesses e ponto de vista de um rival – FCP – não é admissível. E pode ser matéria para denúncia do contrato de transmissão dos jogos do Sporting em Alvalade.
Finalmente, mesmo que seja oficiosamente, tem de começar a haver tomada de posição dos dirigentes e responsáveis técnicos sobre o ostracismo a que o Adrien tem sido votado pelo Paulo Bento. Ele que convoque e dê tempo de jogo a jogadores medíocres, mas que não ignore um dos melhores jogadores do campeonato português – e nem me refiro só a atletas portadores de identidade nacional.
Neste capítulo não podemos fazer de conta que clube é clube e selecção é selecção. São coisas destas que (também) tornam o clube menos atraente para jogadores de qualidade.
23 Março, 2014 at 13:09
Gregor,
Discordo do teu primeiro ponto. O Sporting insurge-se quando os erros são grosseiros e sempre para o mesmo lado. Não creio que isso tenha acontecido ontem. Não se trata de ganhar ou perder. Trata-se dos erros em si. E ontem não vi nenhum erro grosseiro. O golo anulado pode ser entendido como pé em riste do Montero (embora não concorde) e a única coisa que foi, realmente má, foi o critério disciplinar.
Totalmente de acordo com o segundo ponto. Há contratos assinados e deveres de ética e isenção para cumprir. Se eles violam essas regras, também nós podemos rescindir o contrato (ou pelo menos estudar essa possibilidade). Ou então, estão a abrir a porta para que o presidente faça uma conferência de imprensa a apelar a todos os sportinguistas para cancelarem a sporttv.
Não concordo com o último ponto. Ou melhor, não concordo porque sei que quem selecciona é um gajo teimoso e casmurro chamado paulo bento. Se fizermos pressão, a probabilidade de ele ser seleccionado diminui drasticamente. Claro que acho uma injustiça tremenda o Adrien não ter sido ainda convocado mas é sobretudo no jogador que estou a pensar. Não quero ser eu a contribuir para que o rapaz não vá ao Brasil. Mesmo que tenha a razão do meu lado. Esperemos que o Adrien continue a dar, semana após semana, chapadas de luva branca ao risco ao meio e que no fim ele ceda.
23 Março, 2014 at 13:22
Sá,
na minha modesta opinião, podemos e devemos mostrar que os campos se inclinam não só com “erros grosseiros” de arbitragem. E não julgues que não tem impacto directo no próprio jogo. Se os jogadores do Sporting se convencem que não podem tocar no adversário sem verem de imediato a cartolina amarela, tendem a coibirem-se de meterem o pé nos lances divididos ou a refrearem “excessivamente” as suas entradas. Ontem terá sido bom exemplo disso. Não podemos selar os lábios lá porque o sr. Sousa é mais inteligente/competente que o sr. Mota.
Quanto ao Adrien, só uma questão: mas ainda há alguma réstia de esperança de que o Paulo Bento o convoque?
23 Março, 2014 at 14:27
Gregor, ontem bastava uma arbitragem mais habilidoso e saias de lá com um empate na melhor das hipóteses.
Houve amarelos a mais mas bastava ter assinalado as habituais faltas aos cortes limpos do adrien que já não tinhas golos para ninguém (vide jogo com o estoril). O lateral direito devia obviamente ter visto o cartão mas muitas daquelas faltas sobre o capel muitas vezes nem marcadas são…
O golo não é mal anulado para mim. Posto isto, para o que me habituaram este ano, fiquei satisfeito com o árbitro.
23 Março, 2014 at 13:20
Gregor, fazer pressão sobre o Paulo Beto é o que de pior pode acontecer aos jogadores que querem ser chamados. O Paulo Bento é uma anta, e é velho, velho, velho. Aquela cabeça é pura maldade. Depois de vermos quem são os eleitos, então sim, é gritar e cortar relações. E depois é preciso que os milhões de sportinguistas façam o resto, que é o mesmo que falar no boicote à selecção.
23 Março, 2014 at 14:00
Ok, Diogo, se bem percebo a tua ideia é confirmar primeiro aquilo que já sabemos que vai acontecer e só depois tomar posição. Pergunto-te: para quê, exactamente, se já sabemos que a hipótese do Adrien ir à selecção é ainda mais remota do que a de passarmos a fazer umas almoçaradas/jantaradas no Gambrinus?
23 Março, 2014 at 13:22
o acacio santos é director( ou pelo menos foi) de uma academia de formação no Qatar ou emirados
23 Março, 2014 at 14:03
Ai o sr. Santos é isso? Gostava de saber como (por mor de quem) lá foi parar. É que, além do viés, também inaceitável é o nível dos comentários técnicos do senhor. Aquilo não passa de conversinha (mole) de café. É muito, muito fraquinho.
23 Março, 2014 at 14:05
da aspire se não me engano
23 Março, 2014 at 14:21
Bom, Riga, pelo menos o estatuto de conhecedor enciclopédico do jogo ninguém te pode tirar. Não fazia a mínima ideia sequer da existência dessa academia.
23 Março, 2014 at 14:24
a aspire é uma academia de talentos no Qatar ( já vi na eurosport um torneio de sub 17 que eles organizam)
tive a pesquisar sobre o acacio santos e o que encontrei foi que foi adjunto no levadiakos e teve a treinar na malasia
quanto a isso da academia lembrei-me porque num dos fóruns sporttv que ele participou, lembro-me de alguém ligar para la e perguntar quem ele era.
23 Março, 2014 at 14:32
Não é certamente essa parte do currículo que “aliciou” a Sporttv. E insisto: mesmo considerando a minha irritação (admito que pondere), parece-me que abusa da mediocridade. Com este fulano não se aprende nada. Bem pelo contrário.
Obrigado pelas informações, Riga.
23 Março, 2014 at 14:36
e antes de ter ido para a malasia era treinador na af beja
também é um treinador novo: 33 anos
sinceramente dos comentadores da sporttv é o que menos conheço
parece-me ser um comentador ( pelo que vejo nos fóruns, mais do que nos jogos) que a nível de treino , da parte teórica parece-me que tem muitos conhecimentos
23 Março, 2014 at 14:42
Se os tem (conhecimentos teóricos) não transparece nas coisas que diz.
A última vez que apreciei comentários profissionais sobre jogos de futebol foi no Mundial de 2006. O seu autor? Um treinador com quem nunca fui muito à bola: José Peseiro.
23 Março, 2014 at 12:47
Este Sambinha é fraquinho…que é feito do Matias Perez que veio agora em Janeiro ? Vinha bem cotado…
23 Março, 2014 at 12:48
Foi raptado por aliens.
23 Março, 2014 at 12:51
🙂
23 Março, 2014 at 12:47
Muita papa cerelac ainda tem de comer o Chaby…
23 Março, 2014 at 12:54
As galdérias a chorarem o empate do Chaves é engraçado.
23 Março, 2014 at 12:55
Estes jogadores do Sporting B já treinaram juntos alguma vez?!?! Que miséria…só dá para ver alguns rasgos individuais, mas jogo coletivo, ZERO !!
23 Março, 2014 at 12:57
Fdx, esta equipa B não joga, incrível como não acertam 1 passo. Tirem de lá o Abel sff. O Chaby foi sempre assim? Se foi, não é grande coisa. O Dramé e o Iuri fazem a diferença.
23 Março, 2014 at 12:57
Os putos têm medo de meter o pé…
23 Março, 2014 at 12:59
DRAMÉ CARALHO
23 Março, 2014 at 12:59
Goooolo Dramé 1-3
23 Março, 2014 at 12:59
GGGOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOllllllOOO
Dramé. 1-3 Já ganhamos.!
23 Março, 2014 at 12:59
GOOOLAAAÇOOOO !
23 Março, 2014 at 12:59
GOLOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
Eddie Murphy!!!!
23 Março, 2014 at 13:00
Foda-se, a azia dos gajos da sporcotv não é só na equipa principal…
23 Março, 2014 at 13:04
Pois é… Kuca, do Chaves, o melhor em campo… Gente triste.
23 Março, 2014 at 13:00
Grande golo do Dramé. Lá está, ele e o Iuri têm sido os melhores.
23 Março, 2014 at 13:02
É uma vitória FELIZ, mas muito desagradado com GRANDE parte da equipa.
O que salvou isto foi o poderio dos dois centrais, e o espirito de sacrificio de gajos como Kikas, Esgaio e Dramé.
23 Março, 2014 at 13:02
E sim, o Sambinha é fraco, mas hoje cortou muiiita bola!
23 Março, 2014 at 13:03
Golo Chaves, Zé Marreco
23 Março, 2014 at 13:03
Foda-se !
O que foi isto?
23 Março, 2014 at 13:04
um guarda-redes a sério é que era!