Vivemos num país em crise. Não sei se algum dia deixámos de ser um país em crise, cultural, financeira ou intelectual, mas a verdade é que os últimos anos têm sido especialmente duros.
Num país devastado, uma população espremida e a viver no limite do que muitos considerariam digno, formaram-se alguns dogmas. Coisas simples, que ouvimos no café, como por exemplo “Somos demasiado mansos, devíamos ir para a rua fazer barulho”, “É preciso um novo 25 de Abril”, “Os políticos são todos mentirosos e ladrões” ou mesmo “Andamos nós a pagar os disparates dos outros”. Nada contra este tipo de afirmações, são naturais e precisas para que o povo reaja. E aliás, muitos de vocês poderão questionar o que é que isso tem a ver com o Sporting.
No reino da hipocrisia, a que chamam Portugal, reclama-se que alguém se insurja contra a injustiça, escrevem-se músicas sobre o mesmo, pede-se que um grupo de revolucionários altere o que está mal. Numa das secções económicas/culturais do nosso país está o futebol. Esse ainda é um negocio que põe milhões a entrar e a sair do país, gera receitas e impostos e, talvez por isso, poucos são os bancos que abdicam que um clube de futebol deixe as suas contas.
Acho curioso então que as mesmas pessoas que no café se revoltam contra o “estado das coisas” e contra o sistema corrupto, pouco claro e bipolarizado da nossa política, são os mesmos que gostam de criticar a Primavera Leonina, ridicularizando o discurso de guerrilha adoptado por Bruno de Carvalho. Se o Estado tem regras pouco claras e facilmente contornadas, o futebol consegue exagerar nesses conceitos. Se no país se pede reacção, no futebol terá de se pedir o mesmo. Se a corrupção é um dos problemas do país e tem de se travar, no futebol, negócio de milhões e de paixões, esta tem de ser anulada.
A nossa Revolução, a nossa Primavera, já foi pedida por muitos. Por todos os amantes do Desporto Rei que aceitam o erro humano mas recusam que ele explique tudo o que parece estranho. Aqueles que amam o desporto por aquilo que nos provoca, pela futebolada ao domingo à tarde, pelas minis e caracóis, pelo verde e branco, já disseram presente. Queremos mudar o futebol português.
A ideia não é beneficiar o Sporting é tornar algo sagrado (sim, para mim só existe uma religião e veste verde e branco) em verdadeiro. A ideia é que os 90 minutos sejam o único critério e não os jogos de bastidores, como ter homens nos corredores do poder, árbitros pagos, nomeações esquisitas e promessas a jogadores de clubes inferiores.
Esse é o tipo de práticas que muitos adeptos dos clubes rivais criticam, mas apenas quando a eles lhes afecta. Os mesmos que gritam “São todos uns mentirosos” são os que chamam exagerada a reacção do Sporting, são os que gritam “Populismo” ao mínimo sinal de incómodo. Para eles Bruno de Carvalho e a sua equipa só quer desviar as atenções de que o Sporting já não é primeiro. Não quererão eles ganhar num mundo ético e onde quem pisa (nem precisa ultrapassar) a Lei é punido? Não gostariam eles de saber que o homem que lhes assalta a casa é preso? Claro que gostariam, da mesma forma que deveriam juntar-se a uma luta, onde está em causa o futuro do futebol português. O Benfica e o FC Porto fazem parte do futebol português e ainda bem. Ainda bem porque queremos ter rivais, porque gostamos de jogar os clássicos e os derbys, porque os nossos jogadores correm o dobro e dão o dobro nesses encontros. Mas queremos uma luta nas quatro linhas, que só pode existir quando a diplomacia funciona (parece irónico mas é verdade).
No Reino da Hipocrisia, clubes não aprenderam com o nosso exemplo. Continua o esbanjar de dinheiro por jogadores de qualidade duvidosa, chamando fracos aos nossos rapazes da Academia, dizendo-nos que não podemos vencer com tanta juventude e tanto B.I português. É quando tudo corre mal que se aclama o nosso clube. Quando os resultados não aparecem lá se pede a subida de um Cancelo, Cavaleiro ou de um Tózé. Depois ganha-se mais uns jogos e os rapazes ficam esquecidos nos corredores do Seixal, tudo porque o nível “é demasiado elevado”.
Não penso que o Sporting faz tudo bem, nem acho que devemos pensar que o nosso clube é perfeito e tudo o resto está errado. Sei apenas que o rosto da mudança tem o verde de esperança marcado e o Leão Rampante no Peito. Sei que temos um Presidente que grita e esperneia porque odeia o sistema de “favorzinhos” e “nomeações” que é dito por muitos como o mais justo. Um homem que tem por trás milhões, que viram as costas à corrupção e que dizem “Basta!”.
Não queremos ganhar sempre, quantos de nós viram o Enorme Sporting ganhar muita coisa? Queremos perder com sentimento de justiça, sabendo que se não vencemos é porque o outro foi muito melhor e para o ano há mais! Não queremos perder quando não conhecemos critérios de nomeação de um árbitro, onde jogadores emprestados/ vendidos são impedidos de jogar ou onde um mau árbitro é protegido custando a um clube pontos sagrados. Não queremos perder num futebol onde não se valoriza a formação, mesmo sabendo que somos um país falido. Um futebol onde a segurança dos espectadores não está garantida e clubes não são punidos. Contas escondidas, jogadores vendidos mas que afinal não são (sim, Roberto ninguém vai esclarecer?). Um futebol onde um Presidente afirma “O mais importante é ter homens nos corredores do poder” mas que acusa outro de ser corrupto. Um futebol vendido e quase maçónico.
Orgulho é o que sinto, por saber que a última grande revolução do futebol português será chamada “Primavera Leonina”.
Texto escrito por Maria Ribeiro
* duas cozinheiras, dois temperos. O toque de Leoa, dado pela Maria Ribeiro e pela mbc. Às terças, na Tasca do Cherba.
25 Março, 2014 at 14:12
Em relação às selecções, eu tenho um sentimento e um sonho. O sentimento é de asco em relação a selecções portuguesas. O sonho é o de ver, de cada vez que um Cavaleiro fosse convocado e um Adrien não fosse (ou mesmo um Wilson, ou mesmo um qualquer jogador de primeira liga), ver uma iniciativa dos jogadores do Sporting: recusarem-se a jogar pelas selecções. A melhor versão deste sonho seria ver este protesto alargado a antigos jogadores do Sportng (CR).
25 Março, 2014 at 14:14
Isso é que era … mas não passa de um sonho.
Está muito envolvido e os jogadores não se querem queimar.
25 Março, 2014 at 14:22
Claro que é. No entanto, talvez haja coisas que o Sporting possa fazer, uma vez que as selecções se servem dos nossos jogadores para todas as coisas boas que fazem. Ou seja, eles têm muito mais a ganhar com a parceria com o Sporting do que o Sporting com eles. Por mim, convencia o William a jogar por Angola.
25 Março, 2014 at 14:27
O grande problema é que por exemplo Angola não serve de montra para a europa como serve a selecção de Portugal 😉
É muito difícil convencer algum jogador que sonha com a europa trocar a selecção de Portugal pela do pais deles, que normalmente são mais pequeninas.
Mas concordo em absoluto contigo, o Sporting devia pelo menos em alguns jogos mais importantes dizer que o jogador tal e tal está lesionado e não irem.
25 Março, 2014 at 14:32
O que disseste é verdade e prova quão ridículo é continuar a haver selecções nacionais a competir.
Contudo, montra a sério é a Champions. E o Sporting vai estar lá. Aliás, sem montras, o William já tem clubes desesperados para o contratar.
25 Março, 2014 at 14:34
Tens toda a razão, a champions é melhor montra para a europa que a selecção a jogar no Brasil 😉
25 Março, 2014 at 14:22
Acho que bastava só a recusa de um, Cristiano Ronaldo…
Mas o jogador quer jogar na seleção e estar no mundial, isso é mesmo só um sonho…
25 Março, 2014 at 14:28
Já sei: ninguém do Sporting passa a bola ao Cavaleiro! Estou a brincar, mas fico mesmo lizado com isto. Deve ser a primeira vez que um jogador da segunda liga é convocado.
25 Março, 2014 at 16:22
Já foi o Bruno Vale na 2ª B
25 Março, 2014 at 14:21
Não sou religioso, mas… Avé Maria!
Há sempre quem partilhe as mesmas ideias mas há também sempre quem as consiga colocar em letra da melhor forma.
A promiscuidade entre a Política e o Futebol já vem de outras Eras, mas está cada vez pior.
Da mesma forma que os Judeus controlam o mundo, na sua maioria, através do seu braço armado chamado Estados Unidos, e através dos Media, o mesmo se passa no nosso país com outras caras, umas conhecidas, outras escondidas desde sempre.
O problema é que a maioria das pessoas não faz a mínima ideia do que realmente se passa nos bastidores, e a lavagem cerebral que levaram durante tantos e tantos anos foi tal que qualquer coisa que lhe seja dita em contrário, não passa de histórias inventadas ou teorias de conspiração.
O que podemos tentar fazer, ou continuar a fazer neste caso, é informar os mais próximos e nunca desistir.
25 Março, 2014 at 14:25
muito bom texto Maria!…mais um 😉
25 Março, 2014 at 14:31
Excelente texto Maria! Che Maria Ribeiro 🙂 temos uma revolucionária de primeira nas nossas fileiras! Parabéns!
25 Março, 2014 at 14:43
Os melhores pipis que já comi na tasca, au point!
Esta luta depende também de todos nós, temos de nos manter firmes na posição e apoiar o Presidente e o clube!
1 ano orgulho Sportinguista como há muito não sentia, obrigado Bruno!
25 Março, 2014 at 14:45
Mesmo a calhar: http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=874575
Obrigado jaime, lol
25 Março, 2014 at 14:52
Bruno bem testa arrastar o futebol pela lama… para de lá o tirar!
Mas o pessoal gosta de chafurdar… Nem que seja a contragosto… mas vão sair!
25 Março, 2014 at 14:55
Foram-se há gajos que não têm noção do rediculo, e este jaime como todos nós já sabemos é um rato velho de esgoto!
Ele está com medo de deixar de comer, só pode.
25 Março, 2014 at 15:09
Há pouco apareceu nos noticiários da tarde a pedir a convocatória do cigano e do fernando para o mundial. Dizia esta besta que com aqueles dois somos candidatos ao título… O que tu queres sei eu, jaiminho!
Mais um fdp ao serviço do bufas corrupto. Estimo que te fodas.
25 Março, 2014 at 15:11
E vai uma apostinha que vão os dois ao mundial ??? 😉
25 Março, 2014 at 15:19
O arranjinho está feito, assim como o silvio, almeida ou o ivan o terrivelmente mau!
25 Março, 2014 at 16:01
Vocês dão demasiada importância a um gajo cujo unico contributo para o futebol tuga foi a filosofia de jogo “até ao pescoço é canela”. O Jaime está a enviar o CV aos corruptos, mai nada…
25 Março, 2014 at 14:48
Era oportuno perguntar a esse palhaço careca onde tem andado o futebol português estes anos todos … no lamaçal putrefato.
25 Março, 2014 at 14:51
O que eu sei é que o nosso presidente foi capaz de fazer algo que esta nódoa de governo não quis fazer durante os últimos 3 anos: RENEGOCIAR A DÍVIDA!
allez Sporting!
25 Março, 2014 at 15:14
O problema é que pessoas como o Jaime Pacheco “habituaram-se” há muito a chafurdar na lama, diria mesmo…na merda…
Daí que tendo “ainda bolinhas” nas sobrancelhas o homem nem se apercebe que na merda, ou seja na lama…já o futebol português anda há muito…
É necessário é algum esforço para o retirar de lá…BC bem tenta, mas está sozinho nesta luta insana…!!
Ó Jaime “faz um favor” a ti mesmo, para não seres ridículo…mantém-te calado…!!
SL
25 Março, 2014 at 15:04
Obrigado Maria pelas tuas sábias palavras.
Por falar nisso alguém sabe onde para o presidente da liga… ou ouviu alguma declaração do homem?
“Pais” de merda!
25 Março, 2014 at 15:15
Parabéns pelo texto…!!
SL
25 Março, 2014 at 15:20
Parabéns Maria RIBEIRO (vocês são tantas…) pelo excelente texto, e obrigado. hoje vinha curioso com o que seria o menu da tasca e caiu “que nem ginjas”…
“PRIMAVERA LEONINA” e um termo brilhante!!! (e não podia ser mais adequado a este ano 0 também no plano interno).
Isto é realmente um pais de merda em muitas coisas. Mas também tem muita coisa boa, e uma das melhores é o Sporting!
25 Março, 2014 at 15:27
Digam-me la se este caceteiro não é um monte de merda, coitadas das moscas, foda-se!!!
Jaime Pacheco: «Que Bruno de Carvalho não arraste o futebol para a lama»
25 Março, 2014 at 15:45
Sou obrigado a dizer: “Maria, que belo pipi”.
25 Março, 2014 at 15:56
Parabéns Maria, magnífico texto. Isto merecia ser emoldurado e colocado numa parede nobre da Tasca. Por tudo o que é dito, e porque o que é dito é intemporal.
Parabéns, mais uma vez.
SL
25 Março, 2014 at 16:05
Caros amigos tasqueiros,
Só agora pude vir aqui dar uma espreitadela do que se diz por entre mesas da nossa Tasca. Obrigada a todos pelas palavras, juntos somos mais fortes!
Aconselho também, quem puder, compre o Expresso do passado Domingo fez uma grande reportagem sobre Bruno de Carvalho e as suas propostas. Está isento e muito bem escrito, adorei ler apesar de não ter um tom tão verde 🙂
SL
25 Março, 2014 at 16:08
Alguém meter aqui as paginas do expresso pra lermos é que era de valor 😉
25 Março, 2014 at 16:09
“Está a publicar comentários com demasiada rapidez. Deixe passar mais tempo.”
Tipo… amanhã?
25 Março, 2014 at 16:25
O que me incomoda mais nem são os ataques à postura ou à estratégia da Direcção do Sporting. Não me revejo nos últimos passos seguidos, mas isso é outra “estória”. O que realmente incomoda é esta narrativa (palavra da moda) criada em que o futebol português nunca teve troca de insultos entre presidentes (basta ver os bate-bocas entre Pinto e Vieira, com epítetos de ladrão e burro, entre outros mimos), nunca houve “apelos” a um clima de violência (é bom lembrar as bolas de golfe, os ataques a árbitros no Colombo, os apertões a fiscais de linha), e os árbitros nunca foram intimidados (quando ainda há uns tempos vazaram infos privadas de contactos e telefones, metendo inclusivamente PJ ao barulho).
Esta memória selectiva, e limpeza do passado ao mais bom estilo Stalinista, juntamente com uma atitude de virgem ofendida é que me f###.
25 Março, 2014 at 16:38
Excelente, Maria! Apesar de achar que desta vez perdi mesmo o absinto para ti… 🙂 Mas, que se lixe! Ele fica muito bem entregue! 😛
25 Março, 2014 at 16:40
Excelente, Maria! Apesar de achar que desta vez perdi mesmo o absinto para ti… 🙂 Mas, que se lixe! Ele fica muito bem entregue! 😛
(Se o comentário está duplicado, azarito. Não nos dão condições nenhumas nesta tasca! )
25 Março, 2014 at 17:08
podes sempre contar com o pisang ambon! 🙂
25 Março, 2014 at 17:12
Ahahahahahah. Pisang Ambon é “pra meninos”! 😛
25 Março, 2014 at 16:56
teste 2
25 Março, 2014 at 16:59
continua a dar erro, mas podes comentar que eu vou aprovando…
25 Março, 2014 at 17:22
Maria, o seu texto parte de um princípio errado: o princípio de que Bruno de Carvalho quer mudar o futebol português. Não quer. A única coisa que quer é mudar os rostos do futebol português. Quer substituir Pinto da Costa, no fundo. Fazendo as mesmas coisas, dizendo as mesmas asneiras e seguindo os mesmos passos. Com uma (grande) diferença: acho que não quer comprar árbitros. No resto é igual. E o resto, infelizmente, é demasiado para ser pouca coisa.
25 Março, 2014 at 17:46
Não sei se o BdC quer ser califa em vez do califa, mas sei uma coisa: ao contrário dos outros papagaios, apresentou um conjunto de propostas concretas. Propostas essas que passam por alteração de procedimentos, e não mudança de caras.
Claro que o mundo do futebol, ou cagou, ou se mostrou contra.
Sim, dá mais resultado fazer confências de imprensa, emitir comunicados, ou simplesmente fazer barulho. Mas isso, penso ser culpa de quem lá está há mais tempo… ou como dizia a fábula, sempre foi assim por aqui…
25 Março, 2014 at 18:30
Caro Ricardo,
Não me parece uma afirmação justa. Penso que o objectivo de BdC não passa apenas por Pinto da Costa, mas sim por limpar a podridão. Essa vai muito mais além do presidente do FC Porto, envolve muitos clubes e organismos.
Penso que para tirar o Pinto da cadeira do poder, não precisava de ir à Assembleia da Républica, nem fazer reuniões com todos os clubes na nossa casa, nem ser recebido pelo Presidente da República.
Esta é a minha interpretação mas aceito que pensem diferente.
Acho que o Bruno quer mudar o futebol português
26 Março, 2014 at 9:59
Tu sabes por acaso o que acabaste de dizer ??
Isso é vontade de falar mal por falar … e quando assim é mais valia estares calado.
26 Março, 2014 at 10:06
Porque é que dizes isso?
E já agora, és sportinguista?
26 Março, 2014 at 10:09
Não sou do arrentela …
Mas quem é que ainda não percebeu que o BdC não quer ocupar os lugares pestilentos dos corruptos do futebol ??
Ele quer sim mudar o estado das coisas e ver se temos um futebol mais limpo … só não vê quem é cego ou não lhe apetece ver.
26 Março, 2014 at 9:55
Grande texto!